Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Agosto/2024

Recommended Posts

Em 05/08/2024 em 12:39, Carlos Campos disse:

Eu entendi a ironia 

kkkk

Mas nem todos entendem.

Entendedores entenderão. E quem tiver olhos para ler (e entender), entenderá:

Eu detesto frio.

Detesta frio e é o maior caçador de geadas do fórum.

1895511500_images-2024-08-05T130355_413.jpeg.5bbefa840a141acfca9a4d0dbfd36d02.jpeg

------------------------------------

Próximo MP deve ser a do ano msm no Sudeste, RJ com sua máxima sub20 inclusive com algumas áreas da região metropolitana podendo ter uma sub 16 a tarde. Por mais que possa não vir na intensidade que esperamos, acho difícil essa MP flopar como todo.

Edited by wallace silva
  • Like 4
  • Haha 10

Em 05/08/2024 em 14:04, Anderson Rezende disse:

Modelo Americano projetando neve fraca em toda serra gaúcha e catarinense entre a noite/madrugada de sexta e sábado. INTERESSANTE. Lembra muito o ocorrido no final de julho de 2021.

Screenshot_20240805-140018.png

Pelo Windy os três modelos (GFS, ECMWF e ICON) colocam possibilidade de neve entre sexta e sábado.

Longe ainda, mas agora temos uma convergência e não apenas um modelo doidão isolado.

• Like 16
  • Thanks 4

Em 05/08/2024 em 14:04, Anderson Rezende disse:

Modelo Americano projetando neve fraca em toda serra gaúcha e catarinense entre a noite/madrugada de sexta e sábado. INTERESSANTE. Lembra muito o ocorrido no final de julho de 2021.

Neve na serra do Mar em Terra de Areia, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul e Itati, naqueles morros ao lado da BR 101, 15 km linha reta do mar em Torres passear 

• Like 14

Em 05/08/2024 em 14:23, Serrano disse:

Pelo Windy os três modelos (GFS, ECMWF e ICON) colocam possibilidade de neve entre sexta e sábado.

Longe ainda, mas agora temos uma convergência e não apenas um modelo doidão isolado.

Canadense coloca neve no meio oeste de SC e região de Palmas.

• Like 18

Em 04/08/2024 em 23:15, Leandro A M Leite disse:

Um pouco dessa decepção com relação a 2024 é que outros anos de entrada de La Niña, como 2007, 2010 e 2016, foram mais marcados por um  frio mais abrangente, enquanto 2024, só mais pro sul, mas voltando um pouco atrás, para os anos 90, os invernos mais fracos da década no Centro-Sul foram 1995 e 1998, justamente os anos de começo de La Niña, 1983 teve a enchente em Blumenau em julho, padrão El Niño full, e 1973 foi um dos seletos anos sem registro de neve em Santa Catarina, as grandes ondas de frio normalmente se dão em anos subsequentes ao da entrada da La Niña, vide 1975, 1984/85, 1996 e 1999/2000, existe o temor de um novo El Niño em 2025, mas sempre emergem águas quentes em anos que começam com La Niña, que costumam trazer uma neutralidade, normalmente  de viés frio, no meio do ano, antes da La Niña rescindir no fim do ano, aconteceu em 2021, e esse é o provável cenário pra 2025, historicamente esse pode ser o ano marcado por uma grande onda de frio. 

Sempre falam que anos de la nina o segundo ano é sempre melhor pode ser que ano que vem tenhamos frentes frias fortes.

• Like 14

On 8/5/2024 at 12:04 PM, Anderson Rezende said:

Ummmm.... na torcida pelos colegas do sul.

Está projetando neve em La Paz também.

Edited by Samihr Hermes
  • Like 16

Em 05/08/2024 em 14:29, Edison Bocorny Jr disse:

Neve na serra do Mar em Terra de Areia, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul e Itati, naqueles morros ao lado da BR 101, 15 km linha reta do mar em Torres passear 

Acho que essa neve em lugares incomuns é falta de resolução, como em Nova Veneza e Siderópolis kkkk. Se for nevar será nas regiões tradicionais, Serra Gapúcha e Catarinense. 

• Like 12

Galera, estava analisando aqui os variados modelos.

- Raramente se observa uma convergência tão consistente para um evento de neve.

- Se o frio em altura ajudar, teremos um evento bem amplo entre o RS e SC, podendo pegar o sul do PR.

- Muita umidade sendo transportada pelo cavado em direção as serras com frio consistente nas camadas.

- Mas repito, não podemos perder o frio que o modelo mostra hoje. Particularmente eu gostaria de uma fortalecida em 850 pra cravar uma ocorrência por uma área mais extensa.

• Like 24
  • Thanks 6

Em 05/08/2024 em 18:29, Caio César disse:

Galera, estava analisando aqui os variados modelos.

- Raramente se observa uma convergência tão consistente para um evento de neve.

- Se o frio em altura ajudar, teremos um evento bem amplo entre o RS e SC, podendo pegar o sul do PR.

- Muita umidade sendo transportada pelo cavado em direção as serras com frio consistente nas camadas.

- Mas repito, não podemos perder o frio que o modelo mostra hoje. Particularmente eu gostaria de uma fortalecida em 850 pra cravar uma ocorrência por uma área mais extensa.

Eu fico me perguntando, onde Caio César estará hospedado da noite de sexta feira? 

Para registrar os primeiros flocos de neve ❄️!!!

• Like 14

Em 05/08/2024 em 13:08, wallace silva disse:

Detesta frio e é o maior caçador de geadas do fórum.

1895511500_images-2024-08-05T130355_413.jpeg.5bbefa840a141acfca9a4d0dbfd36d02.jpeg

Desafiador, não acha?

Tenho absoluta certeza de que o q me move a sair cedo observar a geada é não poder contar com um colaborador, alguém que faça isso por mim. Então eu vou.

Seria muito mais interessante e cômodo pra mim, nos dias em q existe a possibilidade de formar uma geadinha, mandar uma mensagem pra um dos meus "ilustres colaboradores" dizendo: "fulano, vai lá, e faça um bom trabalho... vou dormir até q o Sol já tenha derretido o último cristal ".

No entanto só posso contar comigo mesmo.

Não sou nem de longe o maior caçador de geadas. Mas caçador de geadas, sim: Do jeito que as coisas estão aqui para os lados paranaenses, tem q caçar mesmo, senão não se vê nada.

Se eu morasse próximo a alguma baixada em Soledade, teria geadas muito frequentes no meu quintal, e eu seria um fotógrafo de geadas, pois lá não teria que sair "caçando".

Temos q concordar, o lugar é legal! O q não tem de cristais caindo no telhado é compensado com cristais se erguendo do chão, falando de um modo pouco científico - eu sou das humanas.

Voltando a falar de mim como caçador destemido, eu me esforço pra apresentar uma coisa bacana aqui, neste espaço voltado justamente para frio, mas pouca coisa se vê neste respeito. Vamos ser honestos. 

Ao menos no meu caso, preciso do "visual", além do número.

Falando de você e vendo a tua foto, bem à vontade aí, sem camisa, até onde dá para ver kk, e com esse sorriso na cara, eu não precisaria saber q vc mora no Rio de Janeiro. Está estampado. Vc mora no Estado brasileiro que possivelmente possui o ponto com o maior número de dias com geada anualmente, no país. No entanto ninguém aqui vê, pq não tem ninguém que more lá no alto pra fazer os registros e de vez em quando apresentar aqui pra galera, o q é uma pena.

(Não me refiro às fotos de invernos passados, como se fossem atuais, como já vi). 

A pessoa certa, no lugar certo faz toda a diferença. 

Abraço 

• Like 9
  • Haha 4

Em 05/08/2024 em 11:34, LeoP disse:

Bom dia!

Meteored prevendo mínimas entre 4 e 5°C pra São Paulo capital já no curto prazo. Não é fim de grande, mas para os próximos dias e ainda uma excelente sequência de mínimas abaixo de 10. Se confirmado, seria uma das maiores ondas de frio do século na cidade. Outros institutos sugerem soluções diferentes, mas há um consenso para o maior resfriamento do ano com folga.

Pra cá, segue oscilando, mas todas as saídas mostram um bom resfriamento, o melhor do ano, com chance de chuva no sábado e mínimas baixando até os 9ºC no dia seguinte. Advecção de qualidade. Curioso que a previsão coincide quase que exatamente com o análogo que venho comentando aqui, de 1984, com a diferença de ocorrer cerca de 1 semana antes e com mínimas menores (naquele ano, deve ter sido mais úmido, com ótimas máximas e mínimas sem destaque).

------------------------------

BH seguiu o final de semana todo sob variação de nuvens, sol e vento. A temperatura subiu um pouco menos do que o que era previsto.

Na previsão de hoje, BH teria 7°C/24°C e depois uma máxima de 29°C. Deve ser daquelas que a umidade relativa do ar vai quase a 0%, além de tiro curto.

Florestal, Sete Lagoas e outras cidades da região central de MG devem registrar coisas bizarras como 0°C/30°C pelo andar da carruagem. Amplitude extrema. 

• Like 14
  • Thanks 2

Em 05/08/2024 em 17:50, pindorama disse:

Acho que essa neve em lugares incomuns é falta de resolução, como em Nova Veneza e Siderópolis kkkk. Se for nevar será nas regiões tradicionais, Serra Gapúcha e Catarinense. 

Nova Veneza é limite com São José dos Ausentes e Bom Jardim da Serra, chega ao menos perto de 1.300 metros. Siderópolis passa de 1.400 metros no limite com Bom Jardim da Serra.

12 Z de hoje:

ECMWF:

xx_model-en-179-0_modez_2024080512_114_15121_108.thumb.png.cd3890dc6683e9c49b3b0e157eba32c3.png

GFS:

xx_model-en-179-0_modgfs13_2024080512_115_15121_108.thumb.png.78f2ef9d60526691cbf65042eed18895.png

GEM:

xx_model-en-179-0_modcan_2024080512_120_15121_108.thumb.png.e55f1d0f52c71d4f3519060465118734.png

UKMO:

xx_model-en-178-0_modgbr_2024080512_117_15121_108.thumb.png.e7b0a25d8443e8716be98a5f7a5e9782.png

> ICON não coloca neve no chão, mas coloca neve para São Joaquim.

> Um raro momento que todos os modelos colocam neve. Deve mudar em breve.

> Na variação das rodadas, destaque para Urubici/Mundo Novo e São Joaquim/Cruzeiro. Áreas acima dos 1.400 metros estão mais presentes nos mapas.

1732641864_morrodaigreja.PNG.8db2eebd46fefdc231e81d999dfcc38e.PNG

> ^ Morro da Igreja

• Like 20
  • Thanks 1

Resumo dos 5 primeiros dias de agosto de 2024 na estação Bocaiúva do Sul / região metropolitana de Curitiba/PR.

08798220-b072-43c3-a61b-2ac42daffe0a.thumb.jpeg.a1000dbafc7081a51d9190b8a626bf59.jpeg

ESTAÇÃO BOCAIÚVA DO SUL/PR 1052m

2024
AGOSTO

1 11,9 21,8
2 11,6 22,0
3 10,6 23,9
4 10,3 24,5
5 10,4 24,0
MIN/MAX 11,0 23,2
MEDIA 17,10
EXTR MIN 10,3 21,8
EXTR MAX 11,9 24,5

A princípio sem nenhuma influência polar, e, a meu ver, está se saindo muito bem. Tanto nas mínimas quanto nas máximas.

Ansioso pelos dados da próxima MP que nos atingirá em breve.

Abraços.

Edited by Kato
  • Like 20
  • Thanks 4

Em 04/08/2024 em 23:15, Leandro A M Leite disse:

Um pouco dessa decepção com relação a 2024 é que outros anos de entrada de La Niña, como 2007, 2010 e 2016, foram mais marcados por um  frio mais abrangente, enquanto 2024, só mais pro sul, mas voltando um pouco atrás, para os anos 90, os invernos mais fracos da década no Centro-Sul foram 1995 e 1998, justamente os anos de começo de La Niña, 1983 teve a enchente em Blumenau em julho, padrão El Niño full, e 1973 foi um dos seletos anos sem registro de neve em Santa Catarina, as grandes ondas de frio normalmente se dão em anos subsequentes ao da entrada da La Niña, vide 1975, 1984/85, 1996 e 1999/2000, existe o temor de um novo El Niño em 2025, mas sempre emergem águas quentes em anos que começam com La Niña, que costumam trazer uma neutralidade, normalmente  de viés frio, no meio do ano, antes da La Niña rescindir no fim do ano, aconteceu em 2021, e esse é o provável cenário pra 2025, historicamente esse pode ser o ano marcado por uma grande onda de frio. 

Impressionante que em 2016 saiu de um El nino forte para neutralidade muito rápido até o começo de outono foi quente no mês de abril que teve aquela onda de calor parecendo que o verão não tinha acabado a partir de maio tem a presença de vários pulsos polares que inclusive tem a onda de frio de junho , o inverno daquele foi completamente diferente desse ano que teve calor porém intercalados com massas polares muitos fortes infelizmente esse ano não se repetiu aquele ano.

• Like 9

Boa noite! Buenos Aires no sábado:

Mínima: 13,1°C
Máxima: 26,1°C
Chuva: 38 mm

A máxima foi registrada no comeco do dia meteorológico, às 21h de sexta. Mas a madrugada de sábado comecou muito quente, com 25°C. Foi apenas depois das 2h que o tempo comecou a mudar, com chuva, trovoadas e queda de temperatura. A tarde foi mais de dez graus mais fresca que a de sexta; ficamos na faixa de 17-18°C.

• Like 12

Buenos Aires hoje:

Mínima: 11,9°C
Máxima: 16,1°C

Dia inteiro nublado, úmido e com vento leste, do rio. O OCBA chegou a registrar garoa, sem acumular. Agora está mais quente que o dia todo: faz 16,3°C. Só nao altera a máxima oficial porque o dia meteorológico finalizou às 21h. Temos RUA de 87% e vento leste a 5 km/h.

Para amanha, previsao de céu nublado e possibilidade de chuva, que pode ser forte. À noite o vento vira para sudoeste e as rajadas podem chegar a 50 km/h. Mínima de 14°C e máxima de 18°C, segundo o SMN. O sol nasce às 7h42 e se poe às 18h16.

• Like 12

Em 05/08/2024 em 19:18, Carlos Campos disse:

Desafiador, não acha?

Tenho absoluta certeza de que o q me move a sair cedo observar a geada é não poder contar com um colaborador, alguém que faça isso por mim. Então eu vou.

Seria muito mais interessante e cômodo pra mim, nos dias em q existe a possibilidade de formar uma geadinha, mandar uma mensagem pra um dos meus "ilustres colaboradores" dizendo: "fulano, vai lá, e faça um bom trabalho... vou dormir até q o Sol já tenha derretido o último cristal ".

No entanto só posso contar comigo mesmo.

Não sou nem de longe o maior caçador de geadas. Mas caçador de geadas, sim: Do jeito que as coisas estão aqui para os lados paranaenses, tem q caçar mesmo, senão não se vê nada.

Se eu morasse próximo a alguma baixada em Soledade, teria geadas muito frequentes no meu quintal, e eu seria um fotógrafo de geadas, pois lá não teria que sair "caçando".

Temos q concordar, o lugar é legal! O q não tem de cristais caindo no telhado é compensado com cristais se erguendo do chão, falando de um modo pouco científico - eu sou das humanas.

Voltando a falar de mim como caçador destemido, eu me esforço pra apresentar uma coisa bacana aqui, neste espaço voltado justamente para frio, mas pouca coisa se vê neste respeito. Vamos ser honestos. 

Ao menos no meu caso, preciso do "visual", além do número.

Falando de você e vendo a tua foto, bem à vontade aí, sem camisa, até onde dá para ver kk, e com esse sorriso na cara, eu não precisaria saber q vc mora no Rio de Janeiro. Está estampado. Vc mora no Estado brasileiro que possivelmente possui o ponto com o maior número de dias com geada anualmente, no país. No entanto ninguém aqui vê, pq não tem ninguém que more lá no alto pra fazer os registros e de vez em quando apresentar aqui pra galera, o q é uma pena.

(Não me refiro às fotos de invernos passados, como se fossem atuais, como já vi). 

A pessoa certa, no lugar certo faz toda a diferença. 

Abraço 

Minha cara sempre bronzeada não deixa esconder que sou Carioca mesmo kkkkkkkk... E realmente sou no sentido de viver o "estereótipo" que o cidadão de litoral tem e aproveito tudo que cidade e região metropolitana tem a oferecer. Aqui tem grupo de pesca em alto mar e na Baia de Guanabara (Eu sei os riscos de virar um Godzilla por fazer isso), e aproveitar as praias de Niterói e da Capital e ir nos points de Surf (não sou surfista, mas amigo de alguns), posso dizer a praia da Joatinga é um dos locais mais bonitos e alta classe do Brasil. Ao Sul do estado temos a Costa verde com todas as praias mais "selvagens" e nas encostas da serra do Mar como Angra e suas ilhas até Paraty quase da divisa com SP, ao Leste da capital temos toda região dos lagos que em épocas festivas e férias tem mais mineiros que gente local (saudade das mineiras), e N/NE da capital temos a região serrana que da pra curtir um frio bom, a sede da minha empresa é na serra então as vezes tenho que ir lá.
Em resumo Eu gosto daqui e do estilo de vida, o grande problema como todos sabem é a violência, nem vale a pena falar o quão absurdo é porque quem é de fora ou acha que é mentira ou acha que a gente tá "aumentando" os acontecimentos, mas graças a Deus ao menos na área onde Eu moro está tranquilo, mas sei que essa realidade não é a de todos na Região Metropolitana, e mesmo aqui onde é "tranquilo" se você for na direção errada ainda pode entrar em locais estranhos e bater de frente com os meninos de "vassoura" na mão...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje a RMRJ está mais quente que nos dias anteriores onde nesse horário as temperaturas variavam entre 17° e 20°

image.thumb.png.0c7236936ad4bc4726fc062d497e946a.png

• Like 9
  • Thanks 1

O bom agora que com a mídia focada nas olimpíadas, não tem previsões sensacionalistas de neve a rodo nos jornais. 

GFS 00z saindo, e parece incrementar bem o 2°pulso. Bom, agora é praticamente certo que a MP terá uma força significativa, e será a mais forte do ano em áreas do PR, SP, MS e Leste/Sul de MG. 

• Like 13
  • Thanks 3

A nota ruim fica por conta do euro, que secou, enfraqueceu e encurtou a janela de advecção em relação aos demais modelos.

Tomara que seja o outlier do momento.

GFS, ICON e CMC com boa convergência por algo melhor que o euro.

GFS do meu coração, nunca falei mal de você, meu melhor amigo 🙏🙌

Screenshot_20240806-054816_Chrome.thumb.png.1fcf63da46cf3b39e5cbf89d54d24c63.png

Obs: a rodada ainda está a +96h da ocorrência prevista. Tem espaço pra tudo ainda 😢🙏. Oremos.

Edited by Caio César
  • Like 17
  • Thanks 5

Como o Caio comentou, GFS 00z com uma segunda MP mais duradoura e forte que o euro. Todos modelos com as duas MPs na 00z, com suas variações.

Grade totalmente polar, muito bom. YR/europeu:

image.png.aa61ac940b7bcf5e379f0097a91d4e59.png

Interessante notar que no sul, tirando as precipitações da área de baixa pressão (sejam invernais ou não) da porção leste, é ar seco em cima de ar seco, o que costuma gerar mínimas interessantes. Sai uma MP e entra a próxima, sem chuva.

• Like 17
  • Thanks 1

Se 12Z de euro e GFS manter este cenário, já acredito que está consolidado o frio ao menos aqui no RS.

GFS veio com 6 graus e garoa no amanhecer de sábado e justamente neste terei que trabalhar, acordar 4:40 e começar as 6:15.

Vai ser difícil sair da cama.

Screenshot_20240806-083415~2.png

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 16
  • Thanks 2

Em 06/08/2024 em 08:02, jean10lj disse:

Como o Caio comentou, GFS 00z com uma segunda MP mais duradoura e forte que o euro. Todos modelos com as duas MPs na 00z, com suas variações.

Grade totalmente polar, muito bom. YR/europeu:

image.png.aa61ac940b7bcf5e379f0097a91d4e59.png

Interessante notar que no sul, tirando as precipitações da área de baixa pressão (sejam invernais ou não) da porção leste, é ar seco em cima de ar seco, o que costuma gerar mínimas interessantes. Sai uma MP e entra a próxima, sem chuva.

Frio seco e comprido, melhor cenário.

Esse inverno até agora teve no máximo uns 3 dias seguidos de frio seco, depois a nhaca voltava.

O problema é que esse calorzinho fez brotar (e florir) algumas fruteiras precoces, como pessegueiros. Com essas geadas fortes vai torrar tudo.

• Like 11
  • Sad 2

Em 06/08/2024 em 08:02, jean10lj disse:

Esse reforço no segundo pulso e, como bem lembrado, sem chuva entre o reabastecimento de ar frio e seco, é muito promissor quanto as mínimas absolutas. Possivelmente as menores marcas do ano em muitos pontos do centro-sul podem estar a caminho.

• Like 14
  • Thanks 2

Em 06/08/2024 em 09:06, JOÃO MARCOS disse:

Se confirmar esse -4ºC vou tirar fotos da geada de de bermuda e camiseta regata!!!😁

Se for guarapuavano raiz vai ter que rolar na geada

-------------------------------

A MP vai dar uma boa queda pra cá

image.png.ba8ddecc6b98f7596d94e89def15e0a2.png

Edited by JoaoAndre
  • Like 4
  • Haha 6

Que paulada senhores .... Atualizem suas carteirinhas de caçadores neve 🤩🤩🤩🥶🥶🥶🥶..  

Iso 0° chegando em ctba.. tudo congelado em todas camadas sem nada de inversão.. ta faltando aquele tiquinho de bafo do litoral com pra branquear tudo .. Screenshot_20240806-093343.thumb.png.db4618ed303c471f62dca21993e3fa5f.pngoverview_20240806_06_096.thumb.jpg.94bafbbe33cdde0068e5c51931d87d29.jpg

Screenshot_20240806-093251.png

Edited by carlex
  • Like 10
  • Thanks 2
  • Haha 1

Pra BH acho que praticamente  da para bater o martelo que terá menor temperatura do ano mas não vai passar de um peidinho polar seco, que em outros anos seria irrisório em agosto. E vale frisar, ao que tudo indica, ao invés de virar a chave para o frio, vai é dar início ao aquecimento pré primavera. 

Pra mim não restam dúvidas, se eu quiser despedir do inverno com frio de verdade, o caminho é o sul de MG no final de semana. Mas longe de ser algo histórico também. 

• Like 15

Expectativas altas para sexta/ sábado, me Corrigan se estiver errado, será uma baixa fria?

Quantos cm acreditam que possa acumular uns 5 ? Acima de 1500 metros, parece ser esse evento parecido com o de 2021

Aqui em Palhoça está agradável na casa dos 21 mas provavelmente será uma tarde quente 

• Like 10

A questão da quantidade de neve, é que nenhum modelo até o momento indica uma média acumulação, algo do tipo 10 cm em nenhum lugar.

Se este cenário do GFS se manter, uns 2 cm na maioria dos locais e 5 nos mais altos tipo o Distrito do Cruzeiro, mas já suficiente para branquear a paisagem.

O euro mostra secando mais rápido.

• Like 11
  • Thanks 1

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.