Samihr Hermes Posted August 4, 2024 at 07:09 PM Share Posted August 4, 2024 at 07:09 PM Off topic: que merda o verão vai cair numa segunda feira. 5 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno D Posted August 4, 2024 at 07:53 PM Share Posted August 4, 2024 at 07:53 PM Euro 12z volta a sugerir um reforço do ar frio nos dias 12/13, acompanhando o GFS 12z, mas mostrando um pulso ainda mais suave, ainda assim, serviria para não ser um frio tão tiro curto. 12 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
wallace silva Posted August 4, 2024 at 08:36 PM Share Posted August 4, 2024 at 08:36 PM (edited) Em 04/08/2024 em 14:30, PabloMQL disse: En algun lugar lei que a los canadienses les gusta "hacerse ver" frente a todo el mundo como que son hiperresistentes al frio, es parte de su "idiosincracia" incluso frente a los europeos (franceses o hasta ingleses). Los quebequenses se burlan del "invierno" parisino y lo he visto en algunos foros. Pero no es tan lineal y te lo puedo demostrar, los rusos deberían de venir a Uruguay y andar en pleno julio de ropa de verano y havaianas, según ese razonamiento, pero no es así. Han llegado muchos recientemente y es increíble, pero todos remarcan el frio que sufren aquí (y que no esperaban): Algo interessante que ela fala é sobre o frio úmido e vento, na Sibéria o ar é bem estável e seco. Pessoas que conheço que já viajaram bastante e conhecem minimamente sobre clima já me falaram que em frio seco, abaixo dos 10°c pouco importa quanto está e que a sensação térmica é parecida, ou seja ela sentiu na pele esse frio úmido + Minuano tipico do Sul/Uruguai, msm lógica com calor, hoje bateu 30°c no Rio porém com vento e baixa U.R.A, está extremamente confortável, estamos vendo o jogo do Fluminense aqui e todo mundo vestido normal, fosse nos 30°c do verão sem vento e U.R.A estaria todo mundo "pelado" sem camisa e o chuveirão rolando solto... Algo a se considerar que já tinha comentado a anos atrás é sobre o preparo para condições estremas que aqui na América do Sul é nula, ela msm tocou no ponto de não ter calefação. Edited August 4, 2024 at 08:40 PM by wallace silva 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Maicon Posted August 4, 2024 at 08:40 PM Share Posted August 4, 2024 at 08:40 PM (edited) Em 04/08/2024 em 17:36, wallace silva disse: Algo interessante que ela fala é sobre o frio úmido e vento, na Sibéria o ar é bem estável e seco. Pessoas que conheço que já viajaram bastante e conhecem minimamente sobre clima já me falaram que em frio seco, abaixo dos 10°c pouco importa quanto está e que a sensação térmica é parecida, ou seja ela sentiu na pele esse frio úmido + Minuano tipo do Sul/Uruguai, msm lógica com calor, hoje bateu 30°c no Rio porém com vento e baixa U.R.A, está extremamente confortável, estamos vendo o jogo do Fluminense aqui e todo mundo vestido normal, fosse nos 30°c do verão sem vento e U.R.A estaria todo mundo "pelado" sem camisa e o chuveirão rolando solto... Algo a se considerar que já tinha comentado a anos atrás é sobre o preparo para condições estremas que aqui na América do Sul é nula, ela msm tocou no ponto de não ter calefação. Peguei -3°C nas baixadas de José Bonifácio. Em 2021... Em casa bateu 0°C neste dia, com 80% de UR. Mas ar estava bem estável e seco. Tanto que a UR na tarde anterior foi de 6%,5%. E 0, -3 não parece nunca com 10, 8 graus, mesmo com chuva, vento. Como foi numa das tardes em 2021. Abaixo de 4, 3 graus a pele queima nestas condições, literalmente. Negativo então... deve ser muito pior. Edited August 4, 2024 at 08:42 PM by Maicon 15 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted August 4, 2024 at 08:41 PM Share Posted August 4, 2024 at 08:41 PM O Ventusky prevê uma queda brusca de temperatura em Primavera da tarde para a noite de sexta-feira, às 14 horas a temperatura prevista é 28ºC, às 17 horas a temperatura prevista é 20ºC e às 20 horas a temperatura prevista é 14ºC, e 13ºC às 23 horas, pra Cuiabá, respectivamente 23ºC, 19ºC, 16ºC e 16ºC. 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
wallace silva Posted August 4, 2024 at 08:52 PM Share Posted August 4, 2024 at 08:52 PM (edited) Em 04/08/2024 em 17:40, Maicon disse: Peguei -3°C nas baixadas de José Bonifácio. Em 2021... Em casa bateu 0°C neste dia, com 80% de UR. Mas ar estava bem estável e seco. Tanto que a UR na tarde anterior foi de 6%,5%. E 0, -3 não parece nunca com 10, 8 graus, mesmo com chuva, vento. Como foi numa das tardes em 2021. Abaixo de 4, 3 graus a pele queima nestas condições, literalmente. Negativo então... deve ser muito pior. Concordo, agora imagina 2°c ou até negativas com a umidade e vento de Montevideo, segundo essa tabela do Pablo. Pelo que entendi umidade e falta de calefação foi o que ela mais reclamou, mas é claro que não dá pra comparar a insanidade dos -20 da Sibéria com os 3°c do Uruguai, Eu só acho que ela pensou que a diferença seria muito maior. Edited August 4, 2024 at 08:58 PM by wallace silva 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 4, 2024 at 09:00 PM Share Posted August 4, 2024 at 09:00 PM (edited) Passar frio também é questão de infraestrutura. Eu tive professores russos que me disseram que passavam mais frio em São Paulo, no inverno, do que na Rússia. Por lá o aquecimento é subsidiado pelo governo, além de usarem o calor que precisaria ser resfriado das usinas para aquecimento. Em geral, mesmo no inverno, as casas estão acima de 20 C. No Brasil deveria ser assim também, agora que todo o investimento e construção das hidroelétricas foram pagos (com dinheiro do contribuinte), parte do lucro deveria ser utilizado para subsidiar os custos de operação de ar condicionado. Edited August 4, 2024 at 09:03 PM by Samihr Hermes 15 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Maicon Posted August 4, 2024 at 09:03 PM Share Posted August 4, 2024 at 09:03 PM Em 04/08/2024 em 17:52, wallace silva disse: Concordo, agora imagina 2°c ou até negativas com a umidade e vento de Montevideo, segundo essa tabela do Pablo. Pelo que entendi umidade e falta de calefação foi o que ela mais reclamou, mas é claro que não dá pra comparar a insanidade dos -20 da Sibéria com os 3°c do Uruguai, Eu só acho que ela pensou que a diferença seria muito maior. Sim. Umidade constante e frio deve ser horrível! Ainda mais em apartamentos. Aqui em São Paulo até hoje apartamento está gelado do frio fraco e rápido do começo da semana. 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
wallace silva Posted August 4, 2024 at 09:05 PM Share Posted August 4, 2024 at 09:05 PM (edited) Em 04/08/2024 em 18:00, Samihr Hermes disse: Passar frio também é questão de infraestrutura. Eu tive professores russos que me disseram que passavam mais frio em São Paulo, no inverno, do que na Rússia. Por lá o aquecimento é subsidiado pelo governo, além de usarem o calor que precisaria ser resfriado das usinas para aquecimento. Em geral, mesmo no inverno, as casas estão acima de 20 C. No Brasil deveria ser assim também, agora que todo o investimento e construção das hidroelétricas foram pagos (com dinheiro do contribuinte), parte do lucro deveria ser utilizado para subsidiar ar condicionado. Programa minha casa meu Ar pela Ar-condicionadoBras Eu apoio com Rio, Cuiabá e Manaus como cidades piloto, ou baixar o valor da tarifa da luz que tá machucando demais aqui... Edited August 4, 2024 at 09:06 PM by wallace silva 3 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 4, 2024 at 09:08 PM Share Posted August 4, 2024 at 09:08 PM On 8/4/2024 at 5:05 PM, wallace silva said: Programa minha casa meu Ar pela Ar-condicionadoBras Eu apoio com Rio, Cuiabá e Manaus como cidades piloto. ou baixar o valor da tarifa da luz que tá machucando demais aqui... Eu apoio. E nem tô brincando, acho que é uma proposta séria a ser considerada. Isso cria emprego pros técnicos, pra indústria que fabrica os eletrodomésticos... Sei lá, acho que umas 8h de ar condicionado por dia deveria ser direito num país tropical como o nosso. 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Serrano Posted August 4, 2024 at 09:09 PM Share Posted August 4, 2024 at 09:09 PM (edited) Em 04/08/2024 em 14:30, PabloMQL disse: En algun lugar lei que a los canadienses les gusta "hacerse ver" frente a todo el mundo como que son hiperresistentes al frio, es parte de su "idiosincracia" incluso frente a los europeos (franceses o hasta ingleses). Los quebequenses se burlan del "invierno" parisino y lo he visto en algunos foros. Pero no es tan lineal y te lo puedo demostrar, los rusos deberían de venir a Uruguay y andar en pleno julio de ropa de verano y havaianas, según ese razonamiento, pero no es así. Han llegado muchos recientemente y es increíble, pero todos remarcan el frio que sufren aquí (y que no esperaban): Mas você pode pinçar vídeos como esse de russos/estrangeiros reclamando do frio até em São Paulo ou Florianópolis. Lembro de uma banda norueguesa que desembarcou em Curitiba em julho e também reclamou. Só que a reclamação não é do frio em si, mas especialmente da falta de preparo/infraestrutura do local. Lorenzetti fio d'água é ruim até com 15°C. Na prática essas pessoas vivem usualmente cercadas por uma infraestrutura bem melhor para suportar o frio - em casa, nos comércios, no trabalho. Só que não muda o fato de que quando deixa de fazer -30°C e faz um 10°C com sol irão até um parque esticar as pernas. Insanidade comparar isso com invernos com média de 8-10°C de temperatura. - Pra não fugir ainda mais do tema, máxima de 21,3°C hoje, pouco vento, céu esfumaçado. MP sambando nos modelos, mas o frio vem. Edited August 4, 2024 at 09:13 PM by Serrano 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RafaelBHZ Posted August 4, 2024 at 09:25 PM Share Posted August 4, 2024 at 09:25 PM (edited) Em 04/08/2024 em 18:08, Samihr Hermes disse: Eu apoio. E nem tô brincando, acho que é uma proposta séria a ser considerada. Isso cria emprego pros técnicos, pra indústria que fabrica os eletrodomésticos... Sei lá, acho que umas 8h de ar condicionado por dia deveria ser direito num país tropical como o nosso. Estou na reta final da faculdade de engenharia de produção, mas as vezes eu penso em entrar para esse ramo do ar condicionado. Para nós que entendemos um pouco sobre o clima e conseguimos antecipar algumas variações de demanda através de previsões de frio e calor a curto, médio e longo prazo, é um baita negócio. É uma das poucas formas onde vejo a possibilidade de juntar meu hobbie com o conteúdo da faculdade, que foca muito em gestão, processos e soluções e otimizações para problemas em geral. Na real, se eu tivesse a mentalidade de hoje, eu teria feito algum curso para aprender a instalar ar condicionado já no ensino médio, antes mesmo de entrar na faculdade. Hoje já estaria experiente e talvez ja teria minha própria empresa, ou estaria prestes a abrir uma, paralela a faculdade. Aqui na RMBH sempre tivemos ar condicionado em boa parte dos escritórios, mas hoje é muito mais comum ver ar condicionado até em bairros mais pobres ou em pequenas lojas do que 10 anos atrás. E é um mercado que tende a crescer cada vez mais, principalmente quando se trata de instalações residenciais. Edited August 4, 2024 at 09:34 PM by RafaelBHZ 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted August 4, 2024 at 09:44 PM Share Posted August 4, 2024 at 09:44 PM Passamos todo o domingo em POA com 15°. Tempo sempre fechado com garoa eventual e pouca chuva. Agora tenho 15,7° com 94%. Segue o vídeo de hoje. 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted August 4, 2024 at 09:50 PM Share Posted August 4, 2024 at 09:50 PM (edited) On 8/4/2024 at 6:09 PM, Serrano said: Mas você pode pinçar vídeos como esse de russos/estrangeiros reclamando do frio até em São Paulo ou Florianópolis. Lembro de uma banda norueguesa que desembarcou em Curitiba em julho e também reclamou. Só que a reclamação não é do frio em si, mas especialmente da falta de preparo/infraestrutura do local. Lorenzetti fio d'água é ruim até com 15°C. Na prática essas pessoas vivem usualmente cercadas por uma infraestrutura bem melhor para suportar o frio - em casa, nos comércios, no trabalho. Só que não muda o fato de que quando deixa de fazer -30°C e faz um 10°C com sol irão até um parque esticar as pernas. Insanidade comparar isso com invernos com média de 8-10°C de temperatura. - Pra não fugir ainda mais do tema, máxima de 21,3°C hoje, pouco vento, céu esfumaçado. MP sambando nos modelos, mas o frio vem. La chica habla específicamente del frio, de la sensación térmica en general, nombra la humedad y el viento, y , además de eso, habla de la infraestructura. Habla de la falta de calefacción dentro de las casas, pero, en realidad, eso es muy variable, hay edificios con calefacción central y doble vidrio para aislar del frio o como mi apartamento que dependo de una estufa eléctrica y una estufa a gas para calefaccionarme. Las casas antiguas suelen ser muy frías y las de construcción reciente mucho mejor aisladas y calefaccionadas. Tiene razón en ambos casos, pero no habla solo de la infraestructura. Estoy de acuerdo con usted que no se puede comparar el invierno en las latitudes subtropicales y templadas de America del Sur con el de la Siberia o Canadá, zonas extremas a nivel mundial. Pero hay otros factores, como el viento y la humedad que afectan nuestra sensación de "frio", no solo la temperatura. Tiempo seco y soleado, sin viento puede hacer muy soportables temperaturas muy bajas. Simplemente que , a mi entender, existe un umbral, universal, de confort térmico (18°C/20°C) bajo el cual los humanos, en general, de todo el mundo ya empezamos a sentir frio y necesitamos abrigarnos. Y para mi esa es la magia de los "veranicos" o veranillos, que los disfrute aquí y en Europa y era , básicamente eso, periodos de tiempo, en los cuales se superaban esos umbrales de temperatura, luego de estar mucho tiempo viviendo bajo ese umbral de confort térmico que considero universal. Yo cuando estuve en Ushuaia en verano (llegue a ver una nevizca) mientras la temperatura estuvo bajo ese umbral de temperatura el ambiente seguía siendo invernal, gente abrigada, tomando chocolate caliente, con gorros y guantes. Pero el par de días en los que la temperatura supero los 20°C....la gente estaba de fiesta, con ropa de verano, con ropas muy leves, tirada al sol, haciendo picnic, el ambiente cambio totalmente.... La gente no estaba con esa actitud cuando hacían 10°C. Y eso que para Ushuaia es una temperatura "padron" de verano. Probablemente, tengas razón, y luego de estar mucho tiempo con temperaturas de -20°C o -30°C llegar a 10°C un día se sienta muy bien, pero no creo que sea lo mismo que vivir un veranillo efímero con 20/25°C en cualquier lugar del mundo. Para no salir del tema: Temperaturas extremas el día de ayer sábado en la estación Melilla (Nimbus), máxima a comienzo del día (elevadísima) y mínima al finalizar del día (fría y normal para la época): Edited August 4, 2024 at 10:09 PM by PabloMQL 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tássio Gonçalves1515095449 Posted August 4, 2024 at 09:55 PM Share Posted August 4, 2024 at 09:55 PM Na atualização da 12z do Euro, se a previsão das máximas aumentou, a das mínimas despencou... E o calorão do final da grade foi postergado pelo reforço de ar frio no dia 12... Sinceramente eu gostei kkk... 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted August 4, 2024 at 10:04 PM Share Posted August 4, 2024 at 10:04 PM Com um pouco de atraso, aqui vão as médias de julho passado na capital paulista (Anomalias em relação à normal 1991-2020): Mirante Mínimas: 13,7°C (+0,9°C) Máximas: 23,9°C (+1,0°C) Média simples: 18,8°C (+0,9°C) Média compensada: 17,5°C (+0,3°C) Interlagos Mínimas: 12,9°C Máximas: 22,7°C Média simples: 17,8°C Média compensada: 16,3°C Mais informações no tópico de Resumos (Que ainda vou postar ). --------------- Em Sampa, mais um dia de sol, calor e ventos continentais a partir do final da manhã. Durante a tarde, formaram-se vários cumulus... mas... sem nenhuma consequência além de deixar o dia com um pouco de aspecto de verão. Os valores mínimos de umidade relativa ficaram entre 28 e 35% nas estações do CGE. Mirante (Aut): 16,2°C / 28,4°C Interlagos: 16,6°C / 28,9°C IAG: 13,4°C / 28,9°C O tempo deve seguir sem grandes mudanças até pelo menos a metade da semana que se inicia. Podemos "beliscar" os 30°C, o que é (Ou era...) bastante incomum na 1ª quinzena de agosto. Vamos acompanhando... 12 3 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel Lisboa Posted August 4, 2024 at 10:06 PM Share Posted August 4, 2024 at 10:06 PM (edited) Pela primeira vez neste inverno, o Euro devolveu o frio em vez de diminuir. E diria que devolveu bem. Edited August 4, 2024 at 10:30 PM by Daniel Lisboa 9 2 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted August 4, 2024 at 10:26 PM Share Posted August 4, 2024 at 10:26 PM (edited) Euro e GFS mantendo a MP do outro final de semana, mas oscilando na temperatura, especialmente o euro na mínima, além de tirar e colocar a segunda MP como mais e menos intensa. GFS continua menos extremado, agora coloca a segunda MP mais forte junto com o euro. Temperaturas extremas de hoje, 25.6 graus a meia noite a máxima, devido a virada brusca do tempo e 16.1 graus a mínima com chuva. Edited August 4, 2024 at 10:28 PM by Edison Bocorny Jr 13 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno D Posted August 4, 2024 at 10:39 PM Share Posted August 4, 2024 at 10:39 PM GFS 18z saindo intensificando a advecção do primeiro pulso, agora a isoterma de 0°C em 850°hpa cobre de maneira consistente boa parte da região sul (até o centro sul do Paraná, belisca a região de Curitiba), e ainda mantém um reforço adiante (dia 12). 14 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Pelisari Posted August 4, 2024 at 11:29 PM Share Posted August 4, 2024 at 11:29 PM Boa noite, aqui em Palhoça está uma noite quente para o mês, 19/20 graus. Posso estar totalmente errado mas acho que pode acontecer neve até quem sabe legal 09/10. Nas serras gaúcha região elevada e de SC 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 4, 2024 at 11:36 PM Share Posted August 4, 2024 at 11:36 PM Dia bem legal Variação 11,6°C e 26,4°C Entardecer, vista NW 13 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted August 4, 2024 at 11:38 PM Share Posted August 4, 2024 at 11:38 PM Em 04/08/2024 em 19:26, Edison Bocorny Jr disse: Euro e GFS mantendo a MP do outro final de semana, mas oscilando na temperatura, especialmente o euro na mínima, além de tirar e colocar a segunda MP como mais e menos intensa. GFS continua menos extremado, agora coloca a segunda MP mais forte junto com o euro. Temperaturas extremas de hoje, 25.6 graus a meia noite a máxima, devido a virada brusca do tempo e 16.1 graus a mínima com chuva. Negativas em POA nunca mais? Quando era criança/adolescente acompanhava o The Weather Channel pela TV, e algumas vezes aparecia -1ºC/-2ºC, isto no aeroporto. Agora até sub-5ºC no Aero daí tá um parto. A não ser que tenha mudado as estações... 2 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel Nogeira Posted August 4, 2024 at 11:52 PM Share Posted August 4, 2024 at 11:52 PM Em 04/08/2024 em 17:41, Leandro A M Leite disse: O Ventusky prevê uma queda brusca de temperatura em Primavera da tarde para a noite de sexta-feira, às 14 horas a temperatura prevista é 28ºC, às 17 horas a temperatura prevista é 20ºC e às 20 horas a temperatura prevista é 14ºC, e 13ºC às 23 horas, pra Cuiabá, respectivamente 23ºC, 19ºC, 16ºC e 16ºC. É efeito de ar polar 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 5, 2024 at 12:09 AM Share Posted August 5, 2024 at 12:09 AM On 8/4/2024 at 6:17 AM, Gabriel fontenelle said: Com máxima de 14 graus kkkk até capital Paulista vai ver neve então kkkk qual foi a maior temperatura já registrou queda de neve, já vi boatos de até 5 graus viram nevar.? Posso confirmar, vi neve cair com 5 graus no final do mês de abril aqui 10 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 5, 2024 at 12:10 AM Author Share Posted August 5, 2024 at 12:10 AM Em 04/08/2024 em 20:36, Carlos Campos disse: Dia bem legal Variação 11,6°C e 26,4°C Entardecer, vista NW jade degraus jade barbosa jadegraus geadade jade geada 4 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 5, 2024 at 12:12 AM Share Posted August 5, 2024 at 12:12 AM (edited) On 8/4/2024 at 4:25 PM, RafaelBHZ said: Estou na reta final da faculdade de engenharia de produção, mas as vezes eu penso em entrar para esse ramo do ar condicionado. Para nós que entendemos um pouco sobre o clima e conseguimos antecipar algumas variações de demanda através de previsões de frio e calor a curto, médio e longo prazo, é um baita negócio. É uma das poucas formas onde vejo a possibilidade de juntar meu hobbie com o conteúdo da faculdade, que foca muito em gestão, processos e soluções e otimizações para problemas em geral. Na real, se eu tivesse a mentalidade de hoje, eu teria feito algum curso para aprender a instalar ar condicionado já no ensino médio, antes mesmo de entrar na faculdade. Hoje já estaria experiente e talvez ja teria minha própria empresa, ou estaria prestes a abrir uma, paralela a faculdade. Aqui na RMBH sempre tivemos ar condicionado em boa parte dos escritórios, mas hoje é muito mais comum ver ar condicionado até em bairros mais pobres ou em pequenas lojas do que 10 anos atrás. E é um mercado que tende a crescer cada vez mais, principalmente quando se trata de instalações residenciais. Acho válido, mas veja se procura algum tipo de financiamento do governo se for seguir essa empreitada. Não vai se atolar em dívida. Aqui nos EUA eles chamam esse ramo de HVAC: Heating, Ventilation, and Air Conditioning, talvez valha uma pesquisa sobre antes. Tbm acho que do ponto de vista de gestão, a engenharia de produção é uma das mais abrangentes e te ensina coisa pra kct. Como dizem aqui: "Jack of all trades, master of none". Aliás no RN, especficamente, isso está aumentando bastante. Está tendo uma explosão de instalações de usinas eólicas e solares. Muitas pessoas estão adquirindo painéis solares e só pagam os 20 reais pra manter o ponto de energia. Então os ar condicionados estão se tornando mais comuns e provavelmente vão ficar muito mais comuns nos próximos anos. Edited August 5, 2024 at 12:18 AM by Samihr Hermes 8 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 5, 2024 at 12:15 AM Author Share Posted August 5, 2024 at 12:15 AM Dia bem cinza, feio e chato em Canoas, sem frio, só temperaturas amenas pela nebulosidade e períodos de chuva fraca. O máximo de aquecimento deve ter ficado pelos 17 graus à tarde, mas o começo de madrugada registrou a máxima oficial do dia, pelos 24 graus. Tivemos chuva mais encorpada pela manhã, e chuva fraquinha à tarde, mas todo o dia com uma inhaca de umidade que seguirá amanhã, porém com maior aquecimento. 11 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted August 5, 2024 at 12:52 AM Share Posted August 5, 2024 at 12:52 AM No Morro da Pedra Redonda nem parecia que estávamos em Porto Alegre. A mínima hoje ficou em 14,9°. A temperatura deu um pequeno salto em torno das 20h. Fazia 15,8° às 19h50 e 16,7° às 20h20. Agora tenho 17,0° com 95%. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted August 5, 2024 at 01:27 AM Share Posted August 5, 2024 at 01:27 AM São Paulo vem tendo uma noite quente em áreas bastante urbanizadas. Ainda temos aquela nebulosidade que surgiu durante a tarde, mas ela já diminuiu bastante. 9 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ernani de Paula Posted August 5, 2024 at 01:38 AM Share Posted August 5, 2024 at 01:38 AM Em 04/08/2024 em 13:03, Bruno D disse: AAO afundado no negativo, a antártica fervendo pelo deslocamento do vórtex polar, mas nenhum continente no hemisfério sul recebe esse ar polar deslocado no atual momento. Talvez seja prenúncio máximo do aquecimento global, mas acho estranho um evento ondulatório nesta magnitude, não gerar nenhum extremo frio em áreas continentais do hemisfério sul. O que se tem garantido é que um erupção polar atingirá a America do Sul nos próximos dias (com os modelos ainda corrigindo a intensidade), mas vai ser paradoxal demais, caso a MP seja uma moderada e corriqueira de inverno, isso com todos os fatores ondulatórios ativados, e a antártica fervendo pq o ar polar está sendo drenado pra norte, e com isso, a área que geralmente drena ar frio pra gente (Oceano a leste-sudeste da terra do fogo/península antártica) está congelando, com anomalias negativas muito altas, então um cavado/sistema de baixas minimamente descente vai ter muito ar frio pra sugar e jogar mais pra norte... Bruno D, as cinco estações mais frias na Antártida, estão fervendo de -55 até -61 em Vostok. Mas na estação Mc Murdo, no mês de julho já marcou -47, -37 e nos últimos 4 dias está na faixa de -16 a -19. No verão essa estação, registra temperatura positiva. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ernani de Paula Posted August 5, 2024 at 01:50 AM Share Posted August 5, 2024 at 01:50 AM Em 04/08/2024 em 16:02, Maicon disse: MUITO ESTÁVEL MODELO GEM. PARECE, MAS NÃO SÃO AS MESMAS IMAGENS DE ONTEM. E HÁ TEM UM CONSENSO DOS OUTROS MODELOS QUANTO A UMA BAIXA BEM POSTA PARA IMPULSIONAR AR FRIO. PELA ESTABILIDADE, FICO COM AS PROJEÇÕES DO GEM. AGORA É SÓ AGUARDAR! 1. SEXTA A TARDE 2. SÁBADO A TARDE 3. DOMINGO DE MANHÃ 4. TERÇA DE MANHÃ VERDADEIRA ONDA DE FRIO! Maicon, na rodada de 00Z de sábado, o GEM, indicava mínimas negativas no Sul de Minas e Mantiqueira, aqui no Noroeste do RJ, mínimas de 8 a 9 graus, foi a melhor rodada para Zona da Mata e RJ. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ernani de Paula Posted August 5, 2024 at 02:10 AM Share Posted August 5, 2024 at 02:10 AM Vi agora no OGIMET dados da Estação Bocatoma/Peru altitude de 4260 metros e latitude de 17 graus, desde o dia 7 de julho todas as mínimas negativas, variando de -1,2 até -13,2 as máximas de 8,5 até 15,3 e umidade média bem baixa, sensação de frio direto. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted August 5, 2024 at 02:15 AM Share Posted August 5, 2024 at 02:15 AM (edited) Um pouco dessa decepção com relação a 2024 é que outros anos de entrada de La Niña, como 2007, 2010 e 2016, foram mais marcados por um frio mais abrangente, enquanto 2024, só mais pro sul, mas voltando um pouco atrás, para os anos 90, os invernos mais fracos da década no Centro-Sul foram 1995 e 1998, justamente os anos de começo de La Niña, 1983 teve a enchente em Blumenau em julho, padrão El Niño full, e 1973 foi um dos seletos anos sem registro de neve em Santa Catarina, as grandes ondas de frio normalmente se dão em anos subsequentes ao da entrada da La Niña, vide 1975, 1984/85, 1996 e 1999/2000, existe o temor de um novo El Niño em 2025, mas sempre emergem águas quentes em anos que começam com La Niña, que costumam trazer uma neutralidade, normalmente de viés frio, no meio do ano, antes da La Niña rescindir no fim do ano, aconteceu em 2021, e esse é o provável cenário pra 2025, historicamente esse pode ser o ano marcado por uma grande onda de frio. Edited August 5, 2024 at 02:18 AM by Leandro A M Leite 7 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted August 5, 2024 at 02:19 AM Share Posted August 5, 2024 at 02:19 AM (edited) Em 04/08/2024 em 22:38, Ernani de Paula disse: Bruno D, as cinco estações mais frias na Antártida, estão fervendo de -55 até -61 em Vostok. Mas na estação Mc Murdo, no mês de julho já marcou -47, -37 e nos últimos 4 dias está na faixa de -16 a -19. No verão essa estação, registra temperatura positiva. Os "BAZianos" de Vostok vão à locura: "Esse bloqueio me faz sentir em Yakutsk num dia muito frio, não sei se teremos inverno em 2024. Não tivemos nenhuma mínima abaixo do ponto de congelamento do CO2 (-78ºC)". Edited August 5, 2024 at 02:21 AM by pindorama 2 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 5, 2024 at 02:50 AM Author Share Posted August 5, 2024 at 02:50 AM Em 04/08/2024 em 23:19, pindorama disse: Não tivemos nenhuma mínima abaixo do ponto de congelamento do CO2 (-78ºC)". tivemos sim em BH (sensação) e Primavera do Leste 1 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 5, 2024 at 02:52 AM Author Share Posted August 5, 2024 at 02:52 AM estou até otimista pra esse agosto. Faz tempo que não vem um agosto desastroso pra cá. Pelo tempo. com teríamos um frio moderado mas prolongado após as chuvinhas dessa semana. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 5, 2024 at 03:27 AM Share Posted August 5, 2024 at 03:27 AM Em 04/08/2024 em 21:15, Eclipse POA disse: Tivemos chuva mais encorpada pela manhã, e chuva fraquinha à tarde, mas todo o dia com uma inhaca de umidade que seguirá amanhã, porém com maior aquecimento. 😢 Não suporto ouvir os ruídos do cuco. Está quase a escurecer. A chuva abate as flores da pereira, feche-se bem o portão! 1 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted August 5, 2024 at 09:49 AM Share Posted August 5, 2024 at 09:49 AM Os três modelos vieram bem na 00z. Canadense insistindo rodada a rodada com neve e o Euro trouxe de volta uma sequência de 7 dias frios. GFS mais ponderado. 18 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 5, 2024 at 11:34 AM Share Posted August 5, 2024 at 11:34 AM Bom dia Manhã fresca e de céu (acredito eu) limpo, mas com aquela mistura de fumaça e nevoeiro. Fumaça mais acima e nevoeiro baixo, resultando numa coloração amarelo esverdeado do disco solar. 16 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 5, 2024 at 11:34 AM Share Posted August 5, 2024 at 11:34 AM 15 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 5, 2024 at 12:52 PM Share Posted August 5, 2024 at 12:52 PM Todas as últimas rodadas dos modelos foram boas. Mas agora está impecável. Acho difícil vir tão bom assim, mas frio decente é certo: 18 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted August 5, 2024 at 01:07 PM Share Posted August 5, 2024 at 01:07 PM Manhã de segunda feira com bastante sol em São Paulo. Com isso, as temperaturas estão subindo bastante. Pelas estações do CGE, temos 23/24 graus em toda a cidade. Já nos aeroportos (às 10 horas), faz 24 graus em Congonhas e em Cumbica. ---- Sobre essa MP, parece que agora realmente vai. Como o evento está próximo, já é mais difícil dos modelos enfraqueceram bastante ela. 13 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 5, 2024 at 01:22 PM Author Share Posted August 5, 2024 at 01:22 PM Agora, mais próximo do evento, realmente dá pra ficar mais otimista. E seriam dois pulsos fortes, com frio bem seco e mesmo assim esfriando muito às tardes (vide mínimas e máximas). Acho bem difícil que flope agora, seriam só questões de ajustes finos na intensidade: Canoas 10 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 5, 2024 at 01:34 PM Share Posted August 5, 2024 at 01:34 PM On 8/5/2024 at 7:34 AM, Carlos Campos said: O único do fórum que realmente gosta de frio 😂 3 7 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted August 5, 2024 at 02:00 PM Share Posted August 5, 2024 at 02:00 PM Além de indicar pouca chuva, euro mantendo este quadro e o GFS uns 2/3 graus a mais nas mínimas e máximas também baixas. 10 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted August 5, 2024 at 02:34 PM Share Posted August 5, 2024 at 02:34 PM (edited) Bom dia! Meteored prevendo mínimas entre 4 e 5°C pra São Paulo capital já no curto prazo. Não é fim de grande, mas para os próximos dias e ainda uma excelente sequência de mínimas abaixo de 10. Se confirmado, seria uma das maiores ondas de frio do século na cidade. Outros institutos sugerem soluções diferentes, mas há um consenso para o maior resfriamento do ano com folga. Pra cá, segue oscilando, mas todas as saídas mostram um bom resfriamento, o melhor do ano, com chance de chuva no sábado e mínimas baixando até os 9ºC no dia seguinte. Advecção de qualidade. Curioso que a previsão coincide quase que exatamente com o análogo que venho comentando aqui, de 1984, com a diferença de ocorrer cerca de 1 semana antes e com mínimas menores (naquele ano, deve ter sido mais úmido, com ótimas máximas e mínimas sem destaque). ------------------------------ BH seguiu o final de semana todo sob variação de nuvens, sol e vento. A temperatura subiu um pouco menos do que o que era previsto. Edited August 5, 2024 at 02:34 PM by LeoP 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel fontenelle Posted August 5, 2024 at 03:03 PM Share Posted August 5, 2024 at 03:03 PM Vamos tendo um dia de céu claro e calor suportável no Rio são 12h e temos 29 graus no cachambi, zona norte do Rio, segue a previsão de um bom resfriamento no final de semana e início da outra semana tô pensando em subir a serra para encarar um frio de verdade. 7 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted August 5, 2024 at 03:21 PM Share Posted August 5, 2024 at 03:21 PM Em 05/08/2024 em 10:22, Eclipse POA disse: Agora, mais próximo do evento, realmente dá pra ficar mais otimista. E seriam dois pulsos fortes, com frio bem seco e mesmo assim esfriando muito às tardes (vide mínimas e máximas). Acho bem difícil que flope agora, seriam só questões de ajustes finos na intensidade: Canoas Esperamos um MP com medalha de ouro, chega de derrota kkkk; 1 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 5, 2024 at 03:39 PM Share Posted August 5, 2024 at 03:39 PM Em 05/08/2024 em 10:34, Samihr Hermes disse: O único do fórum que realmente gosta de frio 😂 Eu entendi a ironia kkkk Mas nem todos entendem. Entendedores entenderão. E quem tiver olhos para ler (e entender), entenderá: Eu detesto frio. 2 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted August 5, 2024 at 04:05 PM Share Posted August 5, 2024 at 04:05 PM Em 05/08/2024 em 12:44, Eclipse POA disse: ou talvez venha uma merdalha Falei com o meu amigo borracheiro ontem e disse que a semana passada toda até sábado, dobrou o número de pneus furados desde a última semana de julho. Vem frio. 1 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts