Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2024


Recommended Posts

Mínima de 11 graus (subiu um pouco), e agora vamos para uma jornada de sol e máxima entre 26/28 graus na cidade. Os próximos 7 dias serão de SOL e aumento da temperatura. 

 

CINEBAZ APRESENTA:

 

image.png.2941727ff90de6b347200ba271b11bcf.png

 

- Após a sessão de cinema, temos o orgulho de apresentar nossa música de inauguração do inverno-2024:

 

image.png.985f4dab23428c6e5a711586daac0152.png

 

PROGRAMAÇÃO IMPERDÍVEL !!

 

 

  • Thanks 1
  • Haha 17
Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo suas primeiras horas da manhã com bastante sol e um pouco de névoa.

 

Temos entre 8,5 graus em Marsilac e 17 graus pelas estações do CGE.

Já nos aeroportos, temos 18 graus em Congonhas e 13 graus em Cumbica, ambos às 8 horas.

Claro que com esse sol forte e o ar seco, as temperaturas devem disparar nas próximas horas.

 

Screenshot_20240620-082706.thumb.png.75d96095a429d0b58b3f7e421f439542.png

  • Like 12
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

A última madrugada foi mais fria aqui na região, com mínima de 12,2°C em Matão, após uma máxima de 31,8°C ontem à tarde - a segunda maior do mês até agora. Aqui pela região tivemos mínimas bem baixas por pura ação do ar seco em alguns locais:

4,7°C Corumbataí (Ciiagro)

5,4°C Limeira (Ciiagro)

6,0°C Itirapina (Ciiagro)

6,0°C Terra Roxa (Ciiagro)

6,8°C Ibitinga (Ciiagro)

7,5°C Sertãozinho (Ciiagro)

7,5°C Viradouro (Ciiagro)

7,5°C Bebedouro (Inmet)

7,7°C Borborema (Ciiagro)

 

Saímos de abril direto para agosto!

 

Os próximos 10 dias ainda serão tensos aqui no estado, dias muito secos, com grandes amplitudes térmicas e tardes cada vez mais quentes. Algum alívio momentâneo deve ocorrer no sul e leste do estado no dia 25, e só. Até o dia 29 a expectativa é de subida gradual, e poderemos, assim como maio, experimentar marcas históricas de calor para junho - não tão acima dos recordes anteriores como em maio, mas possivelmente superiores. Aqui para Matão, espero máximas de até 33°C, algo sem precedentes para o mês.

 

Há expectativa de maior alívio na virada do mês e primeiros dias de julho, mas ainda muito incerto, e com maiores chances da temperatura se manter acima da média.

  • Like 14
  • Thanks 2
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Em 20/06/2024 em 07:49, Edison Bocorny Jr disse:

O tão sonhado friozão no final da grade manteve em 6Z  

Screenshot_20240620-074851.png

 

O prognóstico para início de julho foi animador nestas rodadas, mas cuidado com a cilada do bino e por isso mantenho meus dois pés atrás. Não vou estragar o seu entusiasmo e esperança pq o nosso sonho agora nem é de um julho nível 1975 ou 2000, e sim o reestabelecimento do "velho normal". Para vocês verem a situação que a gente está. 

 

 

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 20/06/2024 em 09:02, pindorama disse:

 

O prognóstico para início de julho foi animador nestas rodadas, mas cuidado com a cilada do bino e por isso mantenho meus dois pés atrás. Não vou estragar o seu entusiasmo e esperança pq o nosso sonho agora nem é de um julho nível 1975 ou 2000, e sim o reestabelecimento do "velho normal". Para vocês verem a situação que a gente está. 

 

 

 

Rapaz...nas circunstâncias atuais, eu to comemorando se Julho fechar com uma anomalia positiva de até +1°C. Já estaria de bom tamanho, pra você ver o limbo em que nós estamos,

  • Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Bem, por aqui seguiremos com temperaturas malucas até domingo 23/06 quando a máxima pode chegar perto dos 30ºC. Até lá a média já terá chegado perto dos +4ºC (estamos com +3,xºC), o quê é muito absurdo considerando região litorânea. Então pelas contas, para fechar nos +0.6ºC previstos no ECMWF (risos), os últimos sete dias terão que finalizar MUITO abaixo média .No final das contas acho que vamos ficar nos +1.5/2.0ºC. 

Edited by pindorama
  • Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Frio continua extremo no centro-sul argentino com o domínio do ar gelado polar. Minima hoje -17,4C em Rio Gallegos, sendo a mínima mais baixa desde o recorde absoluto de -20,2C em 1982. Baixa pressão cruza os andes jogando muita umidade para região oeste e com o encontro do ar gelado são registradas nevascas em diversas localidades, isoterma de 0C em 700m.

 

Estou em Villa la Angustura - Neuquen, onde neste momento faz -1C com neve moderada, durante a madrugada ja se acumulou mais de 15cm de neve, são previstos mais 15cm durante todo o dia de hoje, situação muito complicada nas rodovias....

 

 

 

 

20240620_112511.jpg

Edited by diogoperetti
  • Like 17
  • Thanks 10
Link to comment
Share on other sites

Acumulados de chuva nos últimos 7 dias superam os 150 mm em uma extensa área entre o sudoeste do Paraná e o centro-norte do Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados nesse período foram registrados no litoral sul de Santa Catarina superando os 400 mm.
 

📲 Dados disponíveis em tempo real: https://sigmameteorologia.com/sigmaweb/stations.php

chuvarada.thumb.PNG.ce513a15f80a1704c9faecaad130a041.PNG

  • Like 13
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Em 20/06/2024 em 13:43, fsorf9rj disse:

Ontem na agenda do meu filho veio dizendo que eles fizeram atividades para celebrar a chegada do inverno.

Eu fiquei pensando, mas que inverno não é mesmo? Aqui no RJ nunca teve. Agora então....

Mais um dia de mais do mesmo.

E nem faz sentido usar a data do solstício para celebrar o INÍCIO do inverno, pois o padrão de inverno começa no final de maio / início de junho. E ainda mais na latitude do RJ, praticamente não tem outono.

Eu vou ensinar para as minhas filhas que o inverno é o trimestre junho, julho e agosto. kkkk

  • Like 5
  • Haha 5
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 20/06/2024 em 13:43, fsorf9rj disse:

Ontem na agenda do meu filho veio dizendo que eles fizeram atividades para celebrar a chegada do inverno.

Eu fiquei pensando, mas que inverno não é mesmo? Aqui no RJ nunca teve. Agora então....

Mais um dia de mais do mesmo.

IMG_20240620_141757.thumb.jpg.112dab6135ff59e74677bbfca0e418d8.jpg

 

Mandaram esse recado da escola do meu filho, ele estuda a tarde, nem minha mulher que é totalmente leiga sobre clima entendeu pra que isso.

---------------------------------------

 

30°c com brisa, mesmisse de sempre.

Edited by wallace silva
  • Haha 16
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

A máxima chegou aos 27,9°C por aqui, e estou considerando a possibilidade de chegar aos 30C até o final do mês.

 

Dentro de casa tenho 22,5°C e me sinto totalmente confortável com roupas de meia-estação, algo impensável nos meses de Junho anteriores.

 

Como eu disse: Essas mínimas baixas nas baixadas são uma FRAUDE, não trazem sensação de inverno de verdade porque as tardes estão bem quentes e com muito sol, impedindo dos ambientes internos resfriarem. Nos topos a situação é ainda pior, pois não tem frio mesmo à noite.

 

Em Maio estávamos num eterno fim de verão....agora em Junho entramos num eterno meados de Abril, mas com mínimas um pouco menores. Estou com dificuldades de aceitar esse padrão no meu mês favorito, junto com Julho. É como se a espera de 1 ano tivesse sido em vão, pois as dinâmicas únicas desses meses simplesmente não vão acontecer.

  • Like 5
  • Thanks 1
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Temos um típico bloqueio omega no centro sul da Argentina, essa baixa no pacífico que provoca as nevascas no centro sul da argentina impede que o ar extremamente gelado que veio da península Antártica avance em direção ao brasil:

 

image.thumb.png.2deacfca24c61b9a91cebee3cb30c438.png

 

Por aqui em Villa La angostura continua nevando, varias rotas nacionais bloqueadas, um boeing 737 derrapou hoje de manhã no aeroporto de Bariloche, ate agora 30cm acumulados de neve nas ultimas 24h.

Edited by diogoperetti
  • Like 10
  • Thanks 2
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 20/06/2024 em 11:14, diogoperetti disse:

Frio continua extremo no centro-sul argentino com o domínio do ar gelado polar. Minima hoje -17,4C em Rio Gallegos, sendo a mínima mais baixa desde o recorde absoluto de -20,2C em 1982. Baixa pressão cruza os andes jogando muita umidade para região oeste e com o encontro do ar gelado são registradas nevascas em diversas localidades, isoterma de 0C em 700m.

 

Estou em Villa la Angustura - Neuquen, onde neste momento faz -1C com neve moderada, durante a madrugada ja se acumulou mais de 15cm de neve, são previstos mais 15cm durante todo o dia de hoje, situação muito complicada nas rodovias....

 

 

 

 

20240620_112511.jpg

 

Chega a ser revoltante. Onde já existe frio em abundância, as MP's estão fazendo a festa. E aqui a gente precisa raspar o fundo da panela para ver se consegue algo bom...

 

Então não falta MP com potencial de causar friozão e sim dessa configuração porca 100% anti-frio ser desmontada de uma vez por todas. 

  • Like 4
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Por aqui mais um dia desértico , elevada amplitude térmica e extremamente seco. De acordo com as medições da estação do inmet mínima de 10.8 e máxima de 31.9.c . É um frio vampiro  , sentido entre o final da noite e primeiras horas do dia no máximo até 8:30 da manhã.

 

 

Screenshot_2024-06-20-16-29-45-127_com.android.chrome.jpg

IMG_20240612_094810.jpg

Edited by Alberto Hanauer
  • Like 3
  • Sad 11
Link to comment
Share on other sites

Buenas tardes, por temas laborales y de estudio no pude participar durante los ultimos dias.

Para ponerme al dia les comparto que junio, como ya saben, se esta presentando bastante sobre el promedio.

 

Anomalia que conitnuara hasta fin de mes aunque un poco suavizada, junio ,hasta el momento, se viene desarrollando asi en Montevideo:

 

junioa.jpg.dfeeffdf72cedcd3117cc0d920428d4a.jpg

juniob.jpg.0a01cd2c396ac1264ba6393a06cee820.jpg

 

 

Edited by PabloMQL
  • Like 6
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 20/06/2024 em 09:46, atiliogobbo disse:

Bom dia a todos!

Achei interessante a mínima no INMET em Taubaté ontem, fez 7.7°C, em casa não baixou de 10.7°C.

Fico imaginando quanto foi a mínima lá em 30/07/2021 quando fez 2.7°C em casa.

Por curiosidade, alguém teria esses dados para poder verificar?

 

A estação automática de Taubaté estava fora do ar naqueles dias, muito provavelmente em pane.

 

----------------

 

A capital paulista secou mais hoje, com exceção da parte da zona sul mais próxima da serra do Mar.

No restante da cidade, as estações do CGE registraram entre 15 e 25% de umidade relativa mínima.

Os aeroportos Campo de Marte e Cumbica-Guarulhos chegaram a registrar 0°C de ponto de orvalho nas leituras horárias.

 

Até a estação do IAG, que fica num parque de 550 hectares (5,5 km²) com remanescentes de mata atlântica na sua maior parte, registrou 1,8°C de ponto de orvalho na leitura horária das 15 h, com 20% de UR.

 

A automática do Mirante chegou a registrar -2,2°C de ponto de orvalho, com UR mínima de 15%.

 

Quanto ao resto, o de sempre...

 

Mirante (Aut): 14,2°C / 28,0°C

Interlagos: 13,8°C / 27,0°C

IAG: 10,1°C / 28,2°C

 

  • Like 4
  • Thanks 1
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Em 20/06/2024 em 18:22, Daniel Lisboa disse:

É bem isso. Eu ando com MEDO (real) de olhar as previsões 

Bom, acabei de ver a 12z do Europeu e ela está bem melhor. Põe, finalmente, frio no fim da grade. Mas, até lá, está completamente demente. Intercala alguns refrescos com aquecimentos fortes e súbitos, como se estivéssemos em agosto. A ver.

  • Like 9
  • Thanks 1
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Em 20/06/2024 em 18:40, Aldo Santos disse:

 

A estação automática de Taubaté estava fora do ar naqueles dias, muito provavelmente em pane.

 

----------------

 

A capital paulista secou mais hoje, com exceção da parte da zona sul mais próxima da serra do Mar.

No restante da cidade, as estações do CGE registraram entre 15 e 25% de umidade relativa mínima.

Os aeroportos Campo de Marte e Cumbica-Guarulhos chegaram a registrar 0°C de ponto de orvalho nas leituras horárias.

 

Até a estação do IAG, que fica num parque de 550 hectares (5,5 km²) com remanescentes de mata atlântica na sua maior parte, registrou 1,8°C de ponto de orvalho na leitura horária das 15 h, com 20% de UR.

 

A automática do Mirante chegou a registrar -2,2°C de ponto de orvalho, com UR mínima de 15%.

 

Quanto ao resto, o de sempre...

 

Mirante (Aut): 14,2°C / 28,0°C

Interlagos: 13,8°C / 27,0°C

IAG: 10,1°C / 28,2°C

 

Muito obrigado por me informar!

É bem provável que nesse período tenha feito uma mínima menor que o recorde oficial da estação, que é de 0.9°C em 1994.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 20/06/2024 em 19:53, Andre varAD disse:

Olá! Tenho uma curiosidade, qual era a temperatura no mirante até a meia noite do dia 17-07-1975 naquela onda de frio que teve no Brasil? sei que a noite do dia 17-07-75 foi bem gelada em todo o brasil. qual era a temperatura até a meia noite aqui em SP-Mirante naquela dia?

Amigo, há uns anos eu recuperei esses dados para uma reportagem que eu estava fazendo e, SE NÃO ME ENGANO, o Mirante tinha 5,7°C às 21hs

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Situação preocupante no oeste paulista, hoje a principal estação da região Presidente Prudente bateu 32,1ºC de máxima (19utc), pode parecer um valor comum aqui para meados de junho por ser um local quente mas não é!

 

Até 2018 o recorde junho era de exatos 32,0ºC (01/06/1975), a temperatura voltou a alcançar 32,0ºC em 2018 justamente com o recorde de calor (33,2ºC - 10/06/2018), depois a temperatura voltou a passar de 32 em 2021 por duas vezes.

 

O ano até agora é drástico aqui, as anomalias ao invés de baixarem estão subindo...

 

image.thumb.png.8bb6fc0bad2c6c9a0a7c12dd920bd272.png

 

Junho está mais quente que maio algo completamente bizarro. 

 

Hoje tivemos provavelmente o dia mais seco do ano, impressionante a secura do ar nessa tarde, os INMET's da região registraram os seguintes níveis de umidade nos momentos mais secos do dia:

 

image.thumb.png.dbc7bf78aa74b200f718a1eaa4902dcb.png

 

Região oeste:

 

Valparaíso: 16%

Tupã: 17%

Presidente Prudente: 19%

Rancharia: 20%

 

A massa seca está justamente posicionada no sudeste, o que contribui com o novo episódio de chuva no sul.

 

ecmwf-deterministic-brarg-pwat_mm-8906400.thumb.png.e9ac8e9cedded4fb679c8bed599f885d.png

 

Com isso (temperaturas altas + secura) já tenho observado focos de queimadas entre Pantanal/Chaco e Centro do país, inclusive de forma bem antecipada, quero nem imaginar setembro com essa tendência de tempo seco.

 

image.thumb.png.ff0d7dd4648657e993c00a8d3942b4a9.png

Edited by Matheus b Santos
  • Like 6
  • Sad 12
Link to comment
Share on other sites

Felizmente hoje tivemos a entrada de brisa marítima em São Paulo à partir do final da tarde trazendo um pouco de alívio (umedecendo o ar, após essa tarde digna de agosto que tivemos, como mostra os dados postados pelo Aldo). Isso era até previsto pelas últimas rodadas do europeu inclusive.

 

Nas estações do CGE, temos entre 13 graus na Capela do Socorro e 19 nos locais mais quentes (ou menos frio da cidade).

Já nos aeroportos, fazia 18 graus em Congonhas e 15 graus em Cumbica, ambos às 21 horas.

 

-------------------

Sobre as queimadas, era mais do que esperado de que elas começassem a acontecer dessa forma tão precoce.

No último final de semana mesmo, vi um jornal comentado de queimadas no Pantanal. Notícias desse tipo começam a aparecer mais à partir de agosto.

  • Like 6
  • Thanks 1
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos 

 

Síntese dos primeiros vinte dias de jun/24 em duas localidades daqui do município de Juiz de Fora.

 

Alphaville - topo

13,6˚C/ 24,2˚C - 18,0˚C - mais de um grau acima da média esperada para junho.

 

Rosário de Minas - baixada

8,2˚C/ 25,8˚C - 14,6˚C - acredito que esteja próximo à média que seria esperada para a localidade.

 

Notável é o fato que na baixada hoje, pelo décimo dia consecutivo, registrou sub-10.

Daí esta média das mínimas de significativos 8,2˚C. É a força do frio de baixada aqui na região.

 

No momento aqui no topo, 18,4˚C.

A baixada já congela com 9,4˚C.

Bizarros 9˚C de diferença.

Edited by sjmolive
  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

O início do inverno teve apenas cara de inverno, porque a temperatura era de abril. Tive máxima de 20,1° hoje. Mas fiquei na faixa dos 20° apenas entre 12h e 13h30. Depois o tempo ficou mais escuro e esfriou um pouco. 

 

Agora faz 18,4° com 94%. Céu totalmente fechado e teto baixo.

 

Segue o vídeo do início da tarde.

 

 

Edited by Marcos
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 20/06/2024 em 19:10, Eclipse POA disse:

a partir do dia 28 vem um SONHO que espero que se REALIZE pra cá,  incluindo mínimas sub 5!!!

 

bom dia, sumiu tudo KKKKKKKKKKK 

 

o sonho virou uma baguete bem enfiada

 

 

e começou a chover novamente em Canoas

Edited by Eclipse POA
  • Like 2
  • Haha 1
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.