Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2024

Recommended Posts

Em 16/06/2024 em 12:47, Leandro A M Leite disse:

Seria igual 1998? Naquele ano só teve um frio mais forte no Mato Grosso em setembro, dia 20, já entrando na primavera astronômica, mesmo com La Niña já configurada em julho, os efeitos da La Niña com relação ao frio no Brasil só se deram em 1999, com aquela nevada em São Joaquim em abril, depois um frio muito forte em agosto, e ondas de frio mais fortes no ano 2000, que se deram em julho com 4 pulsos. 

Talvez 1998 poderia ser um bom análogo realmente, mas não sei se tinhamos naquela época todas essas configurações desfavoráveis que temos esse ano mas tem semelhança... Já para 2025 acredito realmente que teremos um bom inverno, lá Nina já estabelecida a tempos e melhora nas demais variáveis... Que assim seja! Enquanto isso precisamos ser resilientes e aceitar o que temos para agora e torcer para que ao menos tenhamos uma boa onda de frio ao longo de todo o inverno... Ainda acredito em um bom agosto e setembro... 

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 5
  • Thanks 1

Em 16/06/2024 em 13:31, Daniel Lisboa disse:

@Leandro A M Leitetodos esses anos subsequentes que você citou eram de La Nina forte e prolongada. Em 2025, já há indícios de que estaremos em neutro quente pra El Nino durante o inverno. Então eu não contaria com esses análogos.

De resto, vc tem razão, e eu ainda incluiria 2020 nesse time. Tinha uma La Nina em desenvolvimento e só tivemos uma mísera MP de um dia no final de agosto.

2010 e 2016 são as exceções. Mas por enquanto não está com cara de que irão  se repetir...

Eu não afirmaria com tanta certeza assim que no inverno 2025 estaríamos em fase de neutralidade para início de El Ninõ... Um sofrimento por vez kkkkk... Vamos aguardar a situação das águas do pacífico equatorial no final do ano... Os modelos erraram e tem errado muito em previsões de longo prazo... 

• Like 3
  • Thanks 2

Previsão próximos 10 dias em Juiz de Fora. Segue o soninho, mas desta vez com máximas um pouco mais elevadas. Engraçado que nenhum modelo (nem o CMC) tem acertado as mínimas nas baixadas, elas têm estado abaixo do previsto em quase todos os dias de Junho.

image.png.7130f9d46bb6b88f1692e589bd379867.png

É um conforto térmico absoluto a perder de vista, mas eu lamento perdermos a melhor época do ano com esse tempo paradão. Com a maior inclinação solar do ano...poxa... 😥

• Like 11

Em 16/06/2024 em 11:10, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Temos um outro agravante que na verdade estaria intimamente ligado a essa configuração que é o Trem de Ondas de Rossby que está mantendo esse padrão e interligando o Índico ao clima sulamericano... Precisamos saber o seguinte? Já teremos alguma configuração mínima de La Ninã em Julho? Muito provável não... Essa interconexão pelo Trem de Ondas e sua influência direta no clima daqui continuará persistindo em julho? Gostaria de saber as previsões... E o Dipolo no Índico continuará em sua fase positiva? (o que é péssimo pra gente). Pela previsão que vi ele só começaria a entrar em neutralidade para a fase negativa entre agosto e setembro... Diante disso fica muito difícil, por todas essas variáveis, de termos algo no mínimo decente em julho inclusive... Alguém havia postado aqui que os modelos mostravam por volta do dia 02 de julho uma MP potente que conseguiria avançar pelo país... Vamos ver... Enquanto todo esse padrão persistir, ficaremos a mercê das bizarrices climáticas como as chuvas todas concentradas no sul e o calor e a secura no restante do Brasil... Eis o tempo em que imaginava que o clima do Brasil era regido somente por El Ninõ ou La Ninã, é tudo muito mais complexo do que se imagina... 

Aqui céu de brigadeiro sem qualquer nuvem e 25°C...

🚨 ALERTA DE TEXTÃO 🚨

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Olha, vou dar minha opinião mais sincera como alguém que não é um profissional da área de meteorologia, e gostaria que algum que atua nessa área pudesse me responder  de forma concreta se for possível. Mas na maior parte do tempo, minha impressão é como se estivéssemos em uma mesa de bar discutindo sobre futebol, no sentido de que temos bons argumentos, mas a maioria deles pautados no achismo e em um conhecimento raso. Não por culpa nossa ou dos profissionais, mas justamente por ser uma área que ainda carece de muitos estudos e investimentos. 

"Ah, esse ano vai ser assim porque tem La Nina"

"Está assim por causa do trem  de ondas de Rossby"

"Esta assim por causa da OMJ"

Beleza, são fatores que influenciam. Mas qual a origem deles?

O que provoca esse comportamento das temperaturas dos oceanos?

O que faz o trem de ondas estar de tal forma?

Porque a oscilação  de madden julian é da forma que ela é?

E como é a interação de todos eles?

E o Atlântico, como ele influência em tudo isso?

E no indico, como exatamente é o funcionamento do dipolo e suas variações?

Qual a parcela exata da influência do homem e como exatamente ela age nas mudanças climáticas?

Como era a configuração da atmosfera em outros momentos de aquecimento do planeta?

O que faz essa configuração alterar a cada momento e também determinar a posição e velocidade de deslocamento das altas e das baixas pressões?

Será que realmente é algo inédito tudo que estamos testemunhando?

Falamos tanto em anos análogos puxando o século XX, mas e se de repente houve um análogo lá nos anos 1000 que não sabemos? Ou mesmo em 2000 A.C?

Porque temos momentos mais quentes e momentos mais frios? 

Entenderam o que eu quero dizer? Temos muitas teorias, inclusive com grande embasamento em boa parte dos estudos, mas poucas respostas conclusivas, principalmente no que se refere ao dinamismo da atmosfera e na interação de todos estes fatores.

E é como dizem, sabemos menos sobre os oceanos e sobre o interior da terra do que sobre o universo. Ainda há um longo caminho a ser percorrido e por mais que seja uma angústia não ter certas respostas, é justamente esse "tiro no escuro" que me me ajudou a despertar um interesse muito grande pela meteorologia. E é ele que de certo modo transforma nossa rotina de monitoramento em algo muito interessante. 

Mas até chegarmos nesse nível de conhecimento e investimentos na área que possibilitem tais estudos e tais respostas, infelizmente vamos dar murro em ponta de faca e tomar olé a cada atualização dos modelos, que por sinal também demonstram sintomas dessa falta de um conhecimento mais amplo na alimentação de suas equações. É complexo evoluir, eu sei, mas devagar nós chegamos lá! 

Espero viver o suficiente para olhar pelo menos uma previsão extendida de 15 dias com uma confiabilidade perto de 100%. Mas imagina só essas previsões de até 90 dias com uma confiabilidade tão elevada, o quanto ajudaria a agricultura e também diversos setores da nossa sociedade? 

Mas enfim... até esse dia chegar vai ser tipo eu achar que o meu Cruzeiro com novo dono vai virar uma máquina, um argumento até sólido pelos fatos conhecidos, mas totalmente pautado na base do "confia". Assim como se eu falasse que 2025 será melhor por ter La Nina, ou que julho/2024 será melhor por alguma razão. Tudo no "confia" mas sem certeza alguma. 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 12
  • Thanks 5

Voltando a falar de médias aqui na minha região. Eu havia mostrado ontem pra vocês as tabelas das minhas estações no bairro Bandeirantes e no distrito de Ibitipoca, que ficam em baixadas, cujas médias de temperatura estão dentro do padrão para Junho (desvio negativo nas mínimas e positivo nas máximas).

Porém, isso não se aplica aos topos, que estão bem aquecidos. A estação de referência, a oficial do INMET, revela um mês quente até aqui, com desvios positivos tanto nas máximas quanto nas mínimas. O ano no INMET-JF está assim:

image.thumb.png.41049c19e82c8424e2a1baa7fb5896c0.png

Reparem no grande desvio positivo das mínimas em Junho. O topo está com um péssimo desempenho devido à falta de MP's e das advecções. 

Na verdade, se Junho-24 terminasse hoje, seria o mais quente desde 2020, empate técnico. PORÉM, CONSIDERANDO A PÉSSIMA PREVISÃO ATÉ O FIM DO MÊS, tudo indica que esse mês atual lá no INMET vai se equiparar a Junho-2003, portanto tem grandes chances de ser o mais quente em 21 anos no INMET !

Estou escrevendo isso para vocês verem que não há nada a se comemorar aqui no leste do Sudeste...o frio que tem feito aqui em Minas esse mês é um tanto falso e medíocre se comparado ao que podemos apresentar.

• Like 11
  • Sad 3

Em 16/06/2024 em 13:42, RafaelBHZ disse:

🚨 ALERTA DE TEXTÃO 🚨

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Olha, vou dar minha opinião mais sincera como alguém que não é um profissional da área de meteorologia, e gostaria que algum que atua nessa área pudesse me responder  de forma concreta se for possível. Mas na maior parte do tempo, minha impressão é como se estivéssemos em uma mesa de bar discutindo sobre futebol, no sentido de que temos bons argumentos, mas a maioria deles pautados no achismo e em um conhecimento raso. Não por culpa nossa ou dos profissionais, mas justamente por ser uma área que ainda carece de muitos estudos e investimentos. 

"Ah, esse ano vai ser assim porque tem La Nina"

"Está assim por causa do trem  de ondas de Rossby"

"Esta assim por causa da OMJ"

Beleza, são fatores que influenciam. Mas qual a origem deles?

O que provoca esse comportamento das temperaturas dos oceanos?

O que faz o trem de ondas estar de tal forma?

Porque a oscilação  de madden julian é da forma que ela é?

E como é a interação de todos eles?

E o Atlântico, como ele influência em tudo isso?

E no indico, como exatamente é o funcionamento do dipolo e suas variações?

Qual a parcela exata da influência do homem e como exatamente ela age nas mudanças climáticas?

Como era a configuração da atmosfera em outros momentos de aquecimento do planeta?

O que faz essa configuração alterar a cada momento e também determinar a posição e velocidade de deslocamento das altas e das baixas pressões?

Será que realmente é algo inédito tudo que estamos testemunhando?

Falamos tanto em anos análogos puxando o século XX, mas e se de repente houve um análogo lá nos anos 1000 que não sabemos? Ou mesmo em 2000 A.C?

Porque temos momentos mais quentes e momentos mais frios? 

Entenderam o que eu quero dizer? Temos muitas teorias, inclusive com grande embasamento em boa parte dos estudos, mas poucas respostas conclusivas, principalmente no que se refere ao dinamismo da atmosfera e na interação de todos estes fatores.

E é como dizem, sabemos menos sobre os oceanos e sobre o interior da terra do que sobre o universo. Ainda há um longo caminho a ser percorrido e por mais que seja uma angústia não ter certas respostas, é justamente esse "tiro no escuro" que me me ajudou a despertar um interesse muito grande pela meteorologia. E é ele que de certo modo transforma nossa rotina de monitoramento em algo muito interessante. 

Mas até chegarmos nesse nível de conhecimento e investimentos na área que possibilitem tais estudos e tais respostas, infelizmente vamos dar murro em ponta de faca e tomar olé a cada atualização dos modelos, que por sinal também demonstram sintomas dessa falta de um conhecimento mais amplo na alimentação de suas equações. É complexo evoluir, eu sei, mas devagar nós chegamos lá! 

Espero viver o suficiente para olhar pelo menos uma previsão extendida de 15 dias com uma confiabilidade perto de 100%. Mas imagina só essas previsões de até 90 dias com uma confiabilidade tão elevada, o quanto ajudaria a agricultura e também diversos setores da nossa sociedade? 

Mas enfim... até esse dia chegar vai ser tipo eu achar que o meu Cruzeiro com novo dono vai virar uma máquina, um argumento até sólido pelos fatos conhecidos, mas totalmente pautado na base do "confia". Assim como se eu falasse que 2025 será melhor por ter La Nina, ou que julho/2024 será melhor por alguma razão. Tudo no "confia" mas sem certeza alguma. 

Análise perfeita... 

• Like 7

Em 16/06/2024 em 13:32, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Talvez 1998 poderia ser um bom análogo realmente, mas não sei se tinhamos naquela época todas essas configurações desfavoráveis que temos esse ano mas tem semelhança... Já para 2025 acredito realmente que teremos um bom inverno, lá Nina já estabelecida a tempos e melhora nas demais variáveis... Que assim seja! Enquanto isso precisamos ser resilientes e aceitar o que temos para agora e torcer para que ao menos tenhamos uma boa onda de frio ao longo de todo o inverno... Ainda acredito em um bom agosto e setembro... 

Poderia ter tais configurações, mas não se tinha tamanha informação, internet era pra poucos, só tínhamos basicamente a previsão do tempo para o dia e o dia seguinte no telejornal, e só para as capitais, quando ia esfriar só sabíamos uns dias antes na TV. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 4

Hoje  o dia está sendo MUITO MENOS quente do que ontem aqui em Mongaguá, na Baixada Santista, litoral de São Paulo. Enquanto ontem eu tive máxima de 32,0 ºC aqui em casa, hoje a máxima parcial está em apenas 25,4 ºC.

Hoje estamos com nebulosidade de infiltração marítima, então deve ser essa a diferença com ontem. Agora são 14:25 e eu estou com apenas 25,1 ºC (calorzinho confortável para roupas de verão). Espero que a máxima de hoje nem alcance os 26 ºC.

• Like 6

1606.PNG.0d03aeb0b0ba92a3be6f8bdc85e900ed.PNG

Timbé do Sul nesta tarde. Praia Grande a vizinha, acumula 226 mm desde ontem.

12 Z do GFS fez a limpa no frio de novo no Vale do Itajaí. Nesse caso, o Vale do Itajaí terminaria o mês sem sequer uma única mínima na média. E mais umas 3 máximas abaixo da média. Acho que com folga seria o Junho mais quente dos registros.

• Like 3
  • Haha 1
  • Sad 8

Em 16/06/2024 em 11:17, Carlos Dias disse:

JUN 24 - DESVIOS (1a QUINZENA)

04,7 (+1,8) Bariloche 
16,4 (+4,7) Buenos Aires 
18,9 (+4,5) Porto Alegre
15,7 (+4,0) Sta Vitória Palmar
21,6 (+5,8) S Luiz Gonzaga 
19,7 (+6,3) Uruguaiana
18,1 (+5,9) Bagé 
19,5 (+5,3) Santa Maria
17,8 (+5,1) Caxias do Sul 
16,5 (+5,0) Canela
17,8 (+4,7) Passo Fundo 
14,5 (+4,4) S José d Ausentes
20,0 (+5,2) Chapecó
17,1 (+4,5) Campos Novos
11,7 (+3,6) Morro da Igreja
12,7 (+3,7) Urupema 
14,1 (+4,1) São Joaquim
15,2 (+3,6) Lages
19,6 (+3,3) Indaial
18,5 (+3,2) Urussanga 
17,6 (+3,7) Curitiba
22,5 (+4,1) Maringá
19,7 (+2,6) São Paulo
12,3 (+0,4) Campos do Jordão 
21,6 (+0,8) Rio de Janeiro VM
20,6 (+1,3) Belo Horizonte 
19,7 (+0,3) Brasília 
22,2 (+1,2) Goiânia
24,5 (+3,6) Campo Grande
17,3 (-0,4) Piatã BA

81/10 (Conv)

Indaial tem 19,3 (+2,9 na 91-20) pelo meu cálculo

Floripa/Itacorubi tem 19,9 (+2,7) na 01-20

Péssimo mês de junho no leste de SC, se acabasse hoje seria o mais quente já visto em ambas as estações.

Inclusive ontem teve recorde de máxima absoluta pra junho em Floripa: 32,4ºC na epagri, superando os 32,2ºC, ex-recorde de junho/2020.

Hoje o céu tá encoberto e tá bem mais confortável, faz 22ºC com uma leve brisa de sul

• Like 5
  • Thanks 1
  • Sad 11

12Z “brotou” essa MP marítima aí:

ad146501-ae39-426e-88d2-c79e064f6c3c.thumb.jpeg.b688a3ea7c25b42dc326c199c14905e7.jpeg

Eu tô aceitando o que vier, não importa a intensidade. Não tenho a pretensão de só considerar os eventos que compensem o calorão, até porque nos dias atuais isso não vai rolar nunca. Então, qualquer resfriamento, qualquer mudança de padrão , eu tô sendo “Gratiluz” 🙏

• Like 22
  • Thanks 11

Em 16/06/2024 em 15:07, Felipe Backendorf disse:

Indaial tem 19,3 (+2,9 na 91-20) pelo meu cálculo

Floripa/Itacorubi tem 19,9 (+2,7) na 01-20

Péssimo mês de junho no leste de SC, se acabasse hoje seria o mais quente já visto em ambas as estações.

Inclusive ontem teve recorde de máxima absoluta pra junho em Floripa: 32,4ºC na epagri, superando os 32,2ºC, ex-recorde de junho/2020.

Hoje o céu tá encoberto e tá bem mais confortável, faz 22ºC com uma leve brisa de sul

O estado inteiro, Lages com mínima de 9°C em junho, São Joaquim com 3,8°C (INMET).

Mesmo as mais frias da região estão custando a ter algo decente (Vacas Gordas com 1,2°C e Urupema 1,1°C).

Só mesmo aquelas baixadas "escolhidas a dedo" negativaram, de resto vergonhoso.

Fechar um junho sem uma mísera geada significava (abrangente) na região deve ser perto de inédito, por isso creio que vem algo antes de fechar o mês.

Mesmo anos ruins a péssimos tiveram geadas amplas em junho no planalto sul, como 2015, 2017, 2018, 2019 e 2023.

Edited by Serrano
  • Like 10
  • Thanks 1

Em 16/06/2024 em 16:14, Serrano disse:

O estado inteiro, Lages com mínima de 9°C em junho, São Joaquim com 3,8°C (INMET).

Mesmo as mais frias da região estão custando a ter algo decente (Vacas Gordas com 1,2°C e Urupema 1,1°C).

Só mesmo aquelas baixadas "escolhidas a dedo" negativaram, de resto vergonhoso.

Fechar um junho sem uma mísera geada significava (abrangente) na região deve ser perto de inédito, por isso creio que vem algo antes de fechar o mês.

Mesmo anos ruins a péssimos tiveram geadas amplas em junho no planalto sul, como 2015, 2017, 2018, 2019 e 2023.

Estive na serra catarinense em alguns meses péssimos para frio no Sul, como em Julho de 2008 e Agosto de 2015. Peguei alguns dias com máximas entre 20/22 graus em São Joaquim e mínimas entre 6/8 graus, realmente bem ruim pros padrões. Porém, em ambos os casos ocorreram alguns dias minimamente decentes pros padrões, especialmente em 2008. Será que Junho-24 quebraria todos os paradigmas ? Nenhuma mínima negativa de respeito, geadas fortes ?

• Like 6
  • Sad 4

MIRANTE DE SANTANA BATEU 28,6ºC AGORA A TARDE NA ESTAÇÃO AUTOMÁTICA.

ESTA É A 3ª MAIOR TEMPERATURA EM JUNHO DESDE A ABERTURA DA ESTAÇÃO EM 1943

MIRANTE DE SANTANA - JUNHO MAIORES MÁXIMAS (1943-2024)

28,8 - 08/06/1992
28,7 - 29/06/1999
28,6 - 29/06/1972 - 16/06/2024
28,5 - 05/06/1961 - 28/06/1999 - 24/06/2018 - 13/06/2020
28,4 - 12/06/2002

• Like 6
  • Thanks 4
  • Sad 16

Choveu praticamente sem parar o dia todo aqui em Santa Cruz do Sul, quase sempre chuva moderada. No Centro o acumulado até agora está em 86,3 mm!! Agora chove bem fraco e faz 16,7°.

Segue o vídeo desta tarde. Destaque para o Rio Pardinho, que está com a orla toda destruída devido à enchente da virada de abril para maio.

• Like 6
  • Thanks 1
  • Sad 8

Em 16/06/2024 em 14:43, Edison Bocorny Jr disse:

Apenas el nino ou la mina mesmo que intensos, não são parâmetros para definir volume de chuva e muito menos temperaturas aqui.

El Niño e La Niña são parâmetros para ESPERAR UMA TENDÊNCIA de certos padrões de chuvas e temperaturas no Brasil. Claro que não dá para CRAVAR que o ano será de tal forma devido à simples presença de uma La Niña no Pacífico equatorial. Porém, dá para esperar tendência de primavera mais fria, por exemplo. E o post original, do @RafaelBHZdeixou claro que a coisa é muito mais complexa do que simplesmente a La Niña ou El Niño.

• Like 7
  • Thanks 1

Em 16/06/2024 em 19:13, Daniel85 disse:

Mudança prevista da 12z do europeu na capital paulista lá pelos dias 25 e 26.

Screenshot_20240616-190731.thumb.png.9070d550a76055722a5b74eb2194a29e.png

A parte ainda melhor disso é que o sistema frontal poderá trazer um pouco de chuva para alguns locais do estado de SP, além do RJ e sul de MG.

xx_model-en-178-0_modez_2024061612_228_15124_63.thumb.png.bbc2541ad6b95b9442eaaa11f7346394.png

A mudança do padrão estava prevista para o dia 23. Vejo que está passando para o dia 24. Infelizmente, teremos apenas 1/4 do mês de junho (7 dias) com algo que lembre que estamos no inverno.

Espero que julho realmente fique dentro da média da normal em São Paulo capital (de acordo com aquele mapa da previsão do Coutinho).

Claro que esse "dentro da média" provavelmente será com anomalias de +4 em uma parte do mês e -4 na outra parte do mês, mas pelo menos seria na média.

Agora (19:42) tenho 23,4 ºC e 68% de umidade.

• Like 6
  • Sad 2

Em 16/06/2024 em 15:40, Renan disse:

12Z “brotou” essa MP marítima aí:

ad146501-ae39-426e-88d2-c79e064f6c3c.thumb.jpeg.b688a3ea7c25b42dc326c199c14905e7.jpeg

Eu tô aceitando o que vier, não importa a intensidade. Não tenho a pretensão de só considerar os eventos que compensem o calorão, até porque nos dias atuais isso não vai rolar nunca. Então, qualquer resfriamento, qualquer mudança de padrão , eu tô sendo “Gratiluz” 🙏

Por essa marítima do Euro teríamos um ótimo resfriamento em toda a porção leste do país influenciando desde o extremo sul da BA até o RS... Não é um sonho mas já promoveria uma grande mudança trazendo chuvas para cá e temperaturas mais dignas da estação....Na atual conjuntura eu me daria por extremamente satisfeito...

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 7
  • Thanks 4

Boa noite, convivas.

Vou trazer mais um registro de temperaturas da madrugada de ontem, pois já se passou um bom tempo e minha total perplexidade sobre o evento não arrefeceu.

Essas são as máximas entre 4 e 5h da madrugada, só pra ilustrar:

cLrD32k.png

j9oe5Gn.png

E esses foram os registros na automática do INMET daqui:

I22tyNM.png

Não tenho memória de um pré-frontal com características tão extremas. Não sei como a coisa funciona para que tenha-se chegado nessas temperaturas, ainda mais em uma madrugada de junho. Se alguém puder iluminar-me com a explicação, agradeço.

• Like 11
  • Sad 5

Em 16/06/2024 em 19:13, Daniel85 disse:

Mudança prevista da 12z do europeu na capital paulista lá pelos dias 25 e 26.

Screenshot_20240616-190731.thumb.png.9070d550a76055722a5b74eb2194a29e.png

A parte ainda melhor disso é que o sistema frontal poderá trazer um pouco de chuva para alguns locais do estado de SP, além do RJ e sul de MG.

xx_model-en-178-0_modez_2024061612_228_15124_63.thumb.png.bbc2541ad6b95b9442eaaa11f7346394.png

Tudo o que eu precisava, frio e chuva mas principalmente, em meio essa secura, chuvaaaaa !

• Like 7
  • Thanks 3

Em 16/06/2024 em 20:19, camilo79 disse:

Boa noite, convivas.

Vou trazer mais um registro de temperaturas da madrugada de ontem, pois já se passou um bom tempo e minha total perplexidade sobre o evento não arrefeceu.

Essas são as máximas entre 4 e 5h da madrugada, só pra ilustrar:

cLrD32k.png

j9oe5Gn.png

E esses foram os registros na automática do INMET daqui:

I22tyNM.png

Não tenho memória de um pré-frontal com características tão extremas. Não sei como a coisa funciona para que tenha-se chegado nessas temperaturas, ainda mais em uma madrugada de junho. Se alguém puder iluminar-me com a explicação, agradeço.

Camilo, acredito que as pré frontais devem se tornar cada vez mais agressivas por aí , na medida em que a massa de ar quente e seca do Brasil central, responsável pela ocorrência dessas pré frontais, também se torna mais intensa (e extensa) a cada ano.  

• Like 8
  • Thanks 2
  • Sad 1

São Paulo vem tendo uma noite com um pouco de nebulosidade alta.
Essa nebulosidade persiste pelo menos desde o meio da tarde.

Nas estações do CGE, as temperaturas variam de 13 graus nos locais mais frios (Capela do Socorro e Marsilac) a 21 graus nas áreas mais quentes.

Nos aeroportos da Grande SP, temos 21 graus em Congonhas às 22 horas e 18 graus em Cumbica e Campo de Marte, ambos às 21 horas.

• Like 9
  • Thanks 1

Em 16/06/2024 em 11:17, Carlos Dias disse:

JUN 24 - DESVIOS (1a QUINZENA)

04,7 (+1,8) Bariloche 
16,4 (+4,7) Buenos Aires 
18,9 (+4,5) Porto Alegre
15,7 (+4,0) Sta Vitória Palmar
21,6 (+5,8) S Luiz Gonzaga 
19,7 (+6,3) Uruguaiana
18,1 (+5,9) Bagé 
19,5 (+5,3) Santa Maria
17,8 (+5,1) Caxias do Sul 
16,5 (+5,0) Canela
17,8 (+4,7) Passo Fundo 
14,5 (+4,4) S José d Ausentes
20,0 (+5,2) Chapecó
17,1 (+4,5) Campos Novos
11,7 (+3,6) Morro da Igreja
12,7 (+3,7) Urupema 
14,1 (+4,1) São Joaquim
15,2 (+3,6) Lages
19,6 (+3,3) Indaial
18,5 (+3,2) Urussanga 
17,6 (+3,7) Curitiba
22,5 (+4,1) Maringá
19,7 (+2,6) São Paulo
12,3 (+0,4) Campos do Jordão 
21,6 (+0,8) Rio de Janeiro VM
20,6 (+1,3) Belo Horizonte 
19,7 (+0,3) Brasília 
22,2 (+1,2) Goiânia
24,5 (+3,6) Campo Grande
17,3 (-0,4) Piatã BA

81/10 (Conv)

A média dos 16 primeiros dias de junho/24 na minha estação no Jardim Olímpico em Goiânia está em 19,5°C e em Licínio de Almeida-BA está em 19,7°C, a mesma média do Mirante de Santana em SP, Indaial-SC, Uruguaiana-RS e Santa Maria-RS. 

Já a média de uma estação na cidade de Anápolis-GO está em 17,4°C, o equivalente às cidades de Curitiba e Caxias do Sul até o momento. 

Simplesmente bizarro.

Screenshot_20240616_220131_Samsung Internet.jpg

Screenshot_20240616_214754_Chrome.jpg

Screenshot_20240616_214639_Chrome.jpg

• Like 14
  • Thanks 2
  • Sad 1

🌤️🌥️☁️🌧️⛈️

Máxima: 26,9°C em Rio Negrinho/Centro

Mínima: 9°C em Joinville/Serra Dona Francisca

Menor máxima: 14°C no Morro da Igreja

Rajada máxima: 86,26 km/h no Morro das Torres

Precipitação máxima até o momento: 260,6 mm↑ em Praia Grande/Alvorada (das 23h de ontem até 22h de hoje)

> Muita chuva em Praia Grande. São 337,2 mm desde ontem de tarde. A estação já está com + de 2300 mm neste ano.

• Like 12
  • Sad 1

Em 16/06/2024 em 16:35, Rodolfo Alves disse:

MIRANTE DE SANTANA BATEU 28,6ºC AGORA A TARDE NA ESTAÇÃO AUTOMÁTICA.

ESTA É A 3ª MAIOR TEMPERATURA EM JUNHO DESDE A ABERTURA DA ESTAÇÃO EM 1943

MIRANTE DE SANTANA - JUNHO MAIORES MÁXIMAS (1943-2024)

28,8 - 08/06/1992
28,7 - 29/06/1999
28,6 - 29/06/1972 - 16/06/2024
28,5 - 05/06/1961 - 28/06/1999 - 24/06/2018 - 13/06/2020
28,4 - 12/06/2002

ESTAÇÃO CONVENCIONAL REPORTOU 28,8ºC MÁXIMA NA LEITURA DESTA NOITE.

ISTO IGUALA O RECORDE DE 1992. 

• Like 5
  • Thanks 3
  • Sad 16

Manhã fria hoje no DF, com RECORDE ABSOLUTO ANUAL sendo batido pelo segundo dia seguido em todas as regiões, incluindo os topos de planalto. 

A noite de ontem já iniciou mais fria, a máxima à tarde ficou em 24,8°C mesmo com céu limpo durante todo o dia, e já às 19h haviam estações com sub 18°C.

Seguem as mínimas registradas hoje:

Samambaia área rural (DF 190): 5,3°C
Parkway PWS (quadra 20): 6,2°C
Parkway Davis (quadra 17): 6,9°C
Parkway PWS (quadra 17): 7,0°C

Faz Malunga PADF (DF-120): 7,3°C
Planaltina INMET: 7,5°C
Faz Capão PADF (DF-320): 7,8°C
Ponte Alta INMET: 8,4°C

Tororó (Santa Mônica): 10,2°C
Sudoeste SEDE INMET: 10,6°C 
late Clube: 10,8°C
Aeroporto: 10,7°C
Lago Sul: 11,6°C

Brazlândia: 12°C

Paranoá: 12°C

Edited by Thiago_Farias
  • Like 12
  • Thanks 8

Em 16/06/2024 em 19:32, Augusto Göelzer disse:

Chuva parando no RS e sul de SC, acumulados bem expressivos desde ontem a noite:

image.thumb.png.d8d8f76923e27c991a9410a76c207fb1.png

Já há relatos de danos, alagamentos e algumas cidades começando a ter a enésima enchente desde maio.

Na Serra do Botucaraí, Vale do Rio Pardo e Grande POA choveu dentro do esperado para o domingo. Mas na Serra Gaúcha foi bem em alguns pontos acima e nos Aparados ainda mais!! 

Assim fica difícil...

Aqui em Santa Cruz do Sul está bem nublado com nevoeiro no alto dos morros, mas sem chuva. Faz 17,1°.

• Like 11
  • Thanks 1

Em 16/06/2024 em 21:25, Renan disse:

Camilo, acredito que as pré frontais devem se tornar cada vez mais agressivas por aí , na medida em que a massa de ar quente e seca do Brasil central, responsável pela ocorrência dessas pré frontais, também se torna mais intensa (e extensa) a cada ano.  

Bom dia, Renan

Eu não gosto muito dessa forma de analisar o clima da América do Sul, fica parecendo que o Brasil central está sempre fervendo - o que não é verdade. Nesse momento, não há uma massa de ar quente e seca anômala no Brasil Central, muito pelo contrário, a massa quente está nas latitudes subtropicais/temperadas da América do Sul. Óbvio que o termo "quente" aqui é relativo à cada região. Acredito que os mapas loucos do CFS contribuam para essa sensação.

Conforme dito pelos colegas acima, Brasília - que podemos dizer estar no "coração do Brasil", pela localização muito central seria a expressão máxima do tal "Brasil central"- teve máxima ontem abaixo de 25 e mínima de 10 no inmet hoje, valores abaixo da média para o mês e muito típicos de inverno pleno. Olhei rapidamente o inmet deles nesse mês e a maior máxima está em 26,8°C (para uma média de 25,3) e a maior mínima de 16,2 (para uma média de 14,2). A anomalia lá está muito baixa ou quase inexistente. Isso no médio prazo, desde o começo do mês.

----------------------

Por aqui, depois de um final de semana sob aquecimento - ainda sob bom resfriamento noturno, começamos a semana com 13,7°C na Pampulha, para uma média de 14,4. Não deve esquentar ao longo da semana e um razoável resfriamento noturno seguirá ditando as regras.

Uma imagem de ontem na RMBH, num dia espetacular de céu azul:

original_0eb0d7c3-ba19-48de-ba57-aaa22d2a0ff5_IMG_20240616_155206.jpg.7710445f4a09dc4fdf4b1863ee82617f.jpg

• Like 14
  • Thanks 7

Em 16/06/2024 em 17:26, Augusto Göelzer disse:

Apesar do junho terrível, o "sinal' de frio para os dias 24 a 27 está bem decente, em relação a probabilidade de ocorrência. Essa mp deve ser o suficiente para uma mínima absoluta não tão absurdamente fora do normal, pelo menos no RS e SC.

Qual modelo seria? Tenho acompanhado Europeu e GFS e até agora não encontrei nada. Mas claro, pode ser que eu tenha perdido alguma rodada. Pelo europeu, uma MP fraca e as mínimas não baixariam de jeito nenhum.

ecmwf-deterministic-SBFL-daily_tmin_tmax-8582400.thumb.png.9b7fb9162853080a6a162cb8bb08e325.png

ecmwf-deterministic-SBCM-daily_tmin_tmax-8582400.thumb.png.cdce08132c73b75afdea78c0b8596f3d.png

• Like 4
  • Thanks 1
  • Sad 2

São Paulo vem tendo uma manhã com bastante sol e temperaturas em elevação.

Nesse momento, temos entre 22 e 24 graus nas estações do CGE.

As mínimas ficaram entre 8,1 graus na Capela do Socorro e 17 e até mesmo 18 graus nos locais mais quentes da cidade.

Os ventos continentais estão voltando a soprar com mais força hoje.

A velocidade chegou aos 31 km na última hora no aeroporto de Congonhas.

Screenshot_20240617-100938.thumb.png.07eaecec1d4dff1c0f0623fce436448a.png

• Like 8
  • Thanks 1
  • Sad 2

Em 17/06/2024 em 10:04, Moretão disse:

Qual modelo seria? Tenho acompanhado Europeu e GFS e até agora não encontrei nada. Mas claro, pode ser que eu tenha perdido alguma rodada. Pelo europeu, uma MP fraca e as mínimas não baixariam de jeito nenhum.

ecmwf-deterministic-SBFL-daily_tmin_tmax-8582400.thumb.png.9b7fb9162853080a6a162cb8bb08e325.png

ecmwf-deterministic-SBCM-daily_tmin_tmax-8582400.thumb.png.cdce08132c73b75afdea78c0b8596f3d.png

Costumo acompanhar os ensembles dos modelos, principalmente do euro nesse prazo mais “longo”.

E claro, mesmo nele temos oscilações e mudanças de tendências, até ontem a tendencia do avanço do ar seco era mais animadora para SC, hoje leve recuada para o RS.

Água precipitável 00z na manhã mais fria:

IMG_3245.thumb.png.45e6f5e40af6503d1387fc867c38287c.png

Temperatura mínima pelos 50 membros do euro ensemble para Santa Maria:

IMG_3246.thumb.png.144f05083d53779eb40e2b90c98051a0.png

• Like 12

Em 17/06/2024 em 09:57, LeoP disse:

Bom dia, Renan

Eu não gosto muito dessa forma de analisar o clima da América do Sul, fica parecendo que o Brasil central está sempre fervendo - o que não é verdade. Nesse momento, não há uma massa de ar quente e seca anômala no Brasil Central, muito pelo contrário, a massa quente está nas latitudes subtropicais/temperadas da América do Sul. Óbvio que o termo "quente" aqui é relativo à cada região. Acredito que os mapas loucos do CFS contribuam para essa sensação.

Conforme dito pelos colegas acima, Brasília - que podemos dizer estar no "coração do Brasil", pela localização muito central seria a expressão máxima do tal "Brasil central"- teve máxima ontem abaixo de 25 e mínima de 10 no inmet hoje, valores abaixo da média para o mês e muito típicos de inverno pleno. Olhei rapidamente o inmet deles nesse mês e a maior máxima está em 26,8°C (para uma média de 25,3) e a maior mínima de 16,2 (para uma média de 14,2). A anomalia lá está muito baixa ou quase inexistente. Isso no médio prazo, desde o começo do mês.

----------------------

Por aqui, depois de um final de semana sob aquecimento - ainda sob bom resfriamento noturno, começamos a semana com 13,7°C na Pampulha, para uma média de 14,4. Não deve esquentar ao longo da semana e um razoável resfriamento noturno seguirá ditando as regras.

Uma imagem de ontem na RMBH, num dia espetacular de céu azul:

original_0eb0d7c3-ba19-48de-ba57-aaa22d2a0ff5_IMG_20240616_155206.jpg.7710445f4a09dc4fdf4b1863ee82617f.jpg

O Brasil Central sim está quase “sempre” fervendo, não é errado falar isso, mesmo que um dia ou outro no meio do mês esteja no “azul”.

Reanálise era5 até 11/06:

IMG_3247.jpeg.55daf4cdd827bcbf32cb128406153997.jpeg

Mesmo pegando o dia de hoje, temos sim uma grande massa de ar quente e anômala pegando latitudes baixas, e nos locais hoje em azul, daqui 3 dias já estarão no vermelho.

Anomalia de hoje:

IMG_3248.thumb.png.f010ae8e4ba41d50045aa1bdb0a4c944.png

Anomalia 19-26/06:

IMG_3249.thumb.png.430565ce5a63c82199c91cad25338f72.png

• Like 8
  • Thanks 2
  • Confused 2
  • Sad 6

00z do europeu piorou bastante a previsão da frente fria para SP.

Foi uma mudança completa.

Apenas as áreas mais próximas do litoral sentiriam alguma coisa. O interior do estado ficaria a ver navios.

850 hpa - anomalia de temperaturas - dia 26

xx_model-en-178-0_modez_2024061700_228_15124_617.thumb.png.27a4ca211b8e8c49514c505e9796dacd.png

Chuva acumulada em 24 horas - dia 25 pro dia 26

xx_model-en-178-0_modez_2024061700_228_15124_63.thumb.png.709385dde4ca93ee9b37f425bf97d979.png

Edited by Daniel85
  • Like 8
  • Sad 5

Caxias do Sul está quase alcançando a média anual de chuva só no primeiro semestre! 

Está a apenas 54,1mm da média anual. Se chover mais que isso até o final do mês, já ultrapassa com o ano ainda na metade. 

Tem cidades do RS que foram mais chuvosas que Belém do Pará desde junho do ano passado. 

• Like 8
  • Thanks 1
  • Sad 7

Em 17/06/2024 em 10:38, Augusto Göelzer disse:

O Brasil Central sim está quase “sempre” fervendo, não é errado falar isso, mesmo que um dia ou outro no meio do mês esteja no “azul”.

Reanálise era5 até 11/06:

IMG_3247.jpeg.55daf4cdd827bcbf32cb128406153997.jpeg

Mesmo pegando o dia de hoje, temos sim uma grande massa de ar quente e anômala pegando latitudes baixas, e nos locais hoje em azul, daqui 3 dias já estarão no vermelho.

Anomalia de hoje:

IMG_3248.thumb.png.f010ae8e4ba41d50045aa1bdb0a4c944.png

Anomalia 19-26/06:

IMG_3249.thumb.png.430565ce5a63c82199c91cad25338f72.png

Oi, Augusto

acima da média o mundo inteiro está, de forma geral no médio/longo prazo. Mas a força de expressão que usei ("fervendo") é em relação a isso aqui, anomalias de +6. Tudo publicado no final de maio (para junho):

cfsjunho.png.776b69e7c242e3b4825891612edda4ce.thumb.png.f3cddb993efd74f2c4df949c9e7a77aa.png

Screenshot_20240531_134638_Facebook.jpg.5eace3232d72f1411b581783798b2d70.thumb.jpg.3026dbaaad8c8a11667b0b4777b587af.jpg

como a legenda já diz, isso não necessariamente é a previsão deles, mas é o que o modelo - ferramenta do previsor - mostra.

Repare que o mapa mostra algo significativamente diferente do que tem ocorrido até aqui (talvez mude algo até o fim do mês, mas difícil alterar o panorama geral):

As maiores anomalias ocorreriam do MS para cima, mas estão ocorrendo do MS para baixo. O oposto. O único ponto sob alguma anomalia negativa/neutralidade na América do Sul é justamente o centro do Brasil.

Pra vocês mais ao sul isso pode passar despercebido, mas pra gente esse tipo de situação - corriqueira - chama a atenção, ou melhor, é gritante. Você olha um mapa desses enquanto vive temperatura perto do normal. Não dá. 

-------------------

Há um aumento de nuvens aqui hoje, o que eu não esperava. Isso deve deixar a temperatura mais baixa que ontem. Pampulha tinha 22,6°C às 11 h.

Edited by LeoP
  • Like 7
  • Thanks 2

Em 16/06/2024 em 22:11, Rodrigo-GO disse:

A média dos 16 primeiros dias de junho/24 na minha estação no Jardim Olímpico em Goiânia está em 19,5°C e em Licínio de Almeida-BA está em 19,7°C, a mesma média do Mirante de Santana em SP, Indaial-SC, Uruguaiana-RS e Santa Maria-RS. 

Já a média de uma estação na cidade de Anápolis-GO está em 17,4°C, o equivalente às cidades de Curitiba e Caxias do Sul até o momento. 

Simplesmente bizarro.

Ótima observação para avaliarmos o grau de degradação do nosso outono/inverno de 2024.

Um dos maiores senão o maior lixo climático já vivenciado neste período.

• Like 6
  • Sad 8

• Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.