Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2024


Renan
 Share

Recommended Posts

Por aqui, sequer tivemos sol durante essa tarde. Ele tentou aparecer um pouco durante a manhã.

As nuvens baixas começaram a aparecer no final da noite de ontem.

 

Em relação aos ventos, eles estão soprando de sul desde o começo da manhã.

Até de madrugada, eles sopravam do continente (mesmo após aquela forte queda nas temperaturas na primeira metade da tarde de ontem).

 

Quanto as temperaturas, praticamente nenhuma alteração em relação ao post do A. Carlos

 

Imagem do satélite desta tarde de hoje mostra o estado de SP praticamente todo coberto por nuvens.

Se tratam de nebulosidade mais baixa.

1LSHqTe.jpeg

Edited by Daniel85
  • Like 13
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Um dia frio e cinzento, com temperatura entre 9.5 graus e com garoa de manhã nesta temperatura. Já a máxima foi 13.2 e agora faz 10.8 graus com tempo encoberto.

18Z GFS afrouxou mais ainda o tal super friozão que começou com extremas de 5/8 quinta, ontem 7/12 e agora 10/19 no dia 4, mas empurrou um 5/15 para o dia 5.

Entretanto o euro que não indicava nada forte e tão pouco absurdo, sequer baixando dos 10 graus e máxima de 17, veio com 4/13 no dia 3 e mínima de 3 graus no dia 4.

Vai entender, se revezaram no tira e bota, bota e tira.

Considero distante ainda 9/10 dias e jogo completamente aberto.

 

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 13
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas entre 22°c e 20°c (acredito alguns microclima até menos) e URA na casa dos 89% na grande Rio com uma garoa fina e um vento realmente refrescante, Excelente .

 

IMG_20240525_201654.jpg

-----------------------------------

Um Off de um debate que lembro que tivemos a uns 2 anos sobre o uso de casaco no "frio" onde onde parece que o povo do Sul em especial RS não se agasalha tanto, tenho um grande amigo passando férias em Buenos Aires e nas fotos que ele me mandou realmente chamou atenção, Buenos Aires estava por volta de 11°c o povo está a até de sobretudo na rua, casaco pesado msm, touca e luva, por outro lado vendo hoje uma resportagem sobre a tragédia que estava ao vivo em Bento Gonçalves (que hoje teve máxima sub10) em um centro de inteligência onde inclusive estava o governador, ou seja não estou nem falando de desabrigados, inclusive com filmagens externas, o povo parecia estar bem menos agasalhado, bem menos msm até com moletons genéricos kkkk, povo gaúcho sente frio não tchê ? Tá louco.

Edited by wallace silva
  • Like 10
  • Thanks 3
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

Em 25/05/2024 em 18:42, jayvillao disse:

Flop nos modelos de chuva nas Frentes frias pra SP de maio a setembro tem se tornado mato, comum. 

 

Agora 14.5, agradável, bastante.

 

Aqui estamos com pancadas de chuva.

Pancadinhas seguida de garoa, chuva fraca.

Vamos ver. Talvez vai melhorando ao longo da madrugada e amanhã também!

 

1346163644_Screenshot_20240525-200046_SamsungInternet.thumb.jpg.4ac7d8a646f9f251197351b79ff64960.jpg

Edited by Maicon
  • Like 18
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal...

 Agora tenho 15°C e céu encoberto aqui em SP porém com o vento a sensação é de mais frio... Porém, quente, ainda muito quente!! Srsr

 

E o euro voltou a dar uma melhoradinha na previsão pra cá e voltou a mostrar não só uma mínima sub10 como duas para semana que vem... Vamos ver se realmente se concretiza... 

1529845386_Screenshot_20240525-1935192.thumb.png.174bcd9557a5b1cf4e49ac6faaf72489.png

 

No geral um bom período sem calor que ajudará a reduzir as médias porém não conseguirá reverter o estrago... Mas, melhor do que nada... 

E amanhã promete ser o dia mais frio do ano até agora com uma máxima bem baixa, acredito inclusive que seja mais baixa que a previsão de 16°C... Bom, vamos ver ..

  • Like 14
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Depois que o Jean postou as máximas de hoje em Iporã do Oeste, resolvi olhar as máximas da região Sul de forma geral… e tivemos alguns valores muito gelados , nossa. Foi um dia de alto inverno de fato. 
 

Por aqui, ainda foi um Sábado de pouca influência de ar frio, o que já era esperado. As máximas variaram bastante na cidade em função da altitude , indo desde 24C no INMET a até 28C no Bandeirantes. Diferenças grandes devido ao início da entrada de ar mais frio em altura. 
 

A previsão insiste em volumes relevantes para Maio amanhã e Segunda-feira. Na torcida 🤞 

  • Like 21
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Hoje estou em Mongaguá (estou passando de segunda a sexta em São Paulo capital e venho para a Baixada Santista aos fins de semana). Aqui no litoral paulista o dia foi de chuva intermitente. Tivemos temperatura entre 19,2 ºC e 20,5 ºC à tarde. A chuva continua caindo até agora (22:14) e já estamos com 18,8 ºC. Já chegamos a 18,4 ºC de mínima (considerando as 24 h do dia no horário local). Espero que amanhã tenhamos uma máxima sub 20 (como está previsto).

  • Like 17
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 25/05/2024 em 21:44, Eclipse POA disse:

Dicas de cidade ae pessoal pfv pra eu me mudar kkk

Outro lado da BR 116 em Canoas mesmo é mais alto, acima de 30 m.

O lado oeste com exceção do Centro, tem somente 5 metros de altitude e mais próximo do rio, e se o rio transbordar, já sabemos o desfecho.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

🌤️🌥️🌥️☁️☁️🌧️

 

Máxima: 22,8°C em Garuva/São João Abaixo e São João do Itaperiú/Santa Luzia

Mínima até o momento: 0,8°C no Morro da Igreja

Menores máximas: 7,1°C no Morro da Igreja

                                       7,7°C em Palma Sola/Centro

                                       7,8°C em Dionisio Cerqueira

                                       8,16°C em Anchieta

                                       8,2°C em Iporã do Oeste/Linha São Vendelino

                                       8,4°C no Morro das Torres

                                       8,6°C em Novo Horizonte e Xanxerê/INMET

                                       8,8°C em Irani/Centro

Rajada máxima: 77,04 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta

 

> Destaque para o extremo Oeste que teve tempo fechado (chuva fraca inclusive), o que segurou as máximas.

> Oeste (mais ao leste e que é mais alto) teve máximas parecidas com o extremo oeste. Planalto Sul e litoral tiveram bons períodos de sol.

> Morro da Igreja teve bastante e sol e pouco vento, o que disparou a máxima. Morro das Torres ainda tinha 3,47°C ao meio dia. Depois abriu e a máxima disparou.

> No momento, noite nublada, as nuvens devem diminuir um pouco até parte de madrugada, mas voltam depois. Então não são esperadas grande mínimas.

  • Like 16
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Chuva chegou em parte do Noroeste do RJ, na PWS Instituto Biasse, começou a choveu ás 22 h 34, acumulou 10,7 mm até 23 h 14.

Na torcida para chegar aqui também, Laje fica a 51 km em linha reta ao norte de Itaocara. Muito calor hoje em Itaocara 18,8 e 34,7 graus.

Extremos de maio na PWS,  16,9 e 38,3

A PWS, fica em área rural, numa altitude de 37 metros.

 

 

 

 

 

 

Edited by Ernani de Paula
  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 25/05/2024 em 22:44, Edison Bocorny Jr disse:

Outro lado da BR 116 em Canoas mesmo é mais alto, acima de 30 m.

O lado oeste com exceção do Centro, tem somente 5 metros de altitude e mais próximo do rio, e se o rio transbordar, já sabemos o desfecho.

 

eu moro lado oeste, nessa cota mais alta, por isso nos dias de enchente não fui afetado.

 

Mas me dei conta nessa quinta, que teve aquela chuvarada que passou dos 100 mm, que o Arroio Araçá, que pega uma boa parte da metade oeste, e é bem onde moro, poderia também ter transbordado naqueles dias da enchente. E de fato, começou a transbordar nessa quinta, e só parou pq logo em seguida a chuva de quinta deu uma trégua por algumas horas.

 

Então,praticamente toda a cidade tem risco, talvez a parte mais tranquila seja no quadrante nordeste da cidade (a oeste, e mais perto de Esteio), e eu não descartaria me mudar pra lá (perto da ULBRA, bairro São José), caso um dia eu me mude.

 

Além disso, tenho uma memória afetiva muito forte daquela região, foi onde estudei e passei parte da infância na escola e meus amigos de escola (ensino fundamental) eram de lá, apesar de eu ter morado na Igara (que também seria uma boa opção);

 

 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 25/05/2024 em 20:47, Maicon disse:

 

Aqui estamos com pancadas de chuva.

Pancadinhas seguida de garoa, chuva fraca.

Vamos ver. Talvez vai melhorando ao longo da madrugada e amanhã também!

 

1346163644_Screenshot_20240525-200046_SamsungInternet.thumb.jpg.4ac7d8a646f9f251197351b79ff64960.jpg

O meteored nessa última atualização deu uma aumentada no volume de chuva previsto pra cá (RMSP) amanhã. Agora indica 21 mm. A previsão é que essas áreas de chuva que estão se formando no norte paulista avancem sobre o restante do estado no decorrer do domingo e segunda feira. Vamos acompanhando…

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 25/05/2024 em 23:40, Eclipse POA disse:

 

eu moro lado oeste, nessa cota mais alta, por isso nos dias de enchente não fui afetado.

 

Mas me dei conta nessa quinta, que teve aquela chuvarada que passou dos 100 mm, que o Arroio Araçá, que pega uma boa parte da metade oeste, e é bem onde moro, poderia também ter transbordado naqueles dias da enchente. E de fato, começou a transbordar nessa quinta, e só parou pq logo em seguida a chuva de quinta deu uma trégua por algumas horas.

 

Então,praticamente toda a cidade tem risco, talvez a parte mais tranquila seja no quadrante nordeste da cidade (a oeste, e mais perto de Esteio), e eu não descartaria me mudar pra lá (perto da ULBRA, bairro São José), caso um dia eu me mude.

 

Além disso, tenho uma memória afetiva muito forte daquela região, foi onde estudei e passei parte da infância na escola e meus amigos de escola (ensino fundamental) eram de lá, apesar de eu ter morado na Igara (que também seria uma boa opção);

 

 

 

Estive hoje em Canoas, mas no Mathias Velho, que continua quase todo ele alagado. A altura da água no alto da enchente foi uma coisa de louco!

 

Segue o registro.

 

 

  • Like 4
  • Sad 10
Link to comment
Share on other sites

Em 26/05/2024 em 00:23, Marcos disse:

 

Estive hoje em Canoas, mas no Mathias Velho, que continua quase todo ele alagado. A altura da água no alto da enchente foi uma coisa de louco!

 

Segue o registro.

 

 

 

 

Novamente obrigado por seus vídeos. Muito andei nessa rua, principalmente nessas primeiras quadras próximas à BR e ao trem. Nostalgia pega forte e aí vendo tudo assim, ou antes que tava ainda pior, é triste demais. E um monte de família perdeu tudo aí.

 

A uns 5 minutos a pé daí fica a Rua Gurupi, que cruza com a Av.Boqueirão logo após sair da Av. RGS por esse viaduto que vai por cima do trem. É onde eu morei na minha infância, por sorte lá não alagou, mas se a enchente fosse ainda mais extrema e conseguisse passar pelo trem e BR, não estaria longe de acontecer.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 25/05/2024 em 20:20, wallace silva disse:

 

Um Off de um debate que lembro que tivemos a uns 2 anos sobre o uso de casaco no "frio" onde onde parece que o povo do Sul em especial RS não se agasalha tanto, tenho um grande amigo passando férias em Buenos Aires e nas fotos que ele me mandou realmente chamou atenção, Buenos Aires estava por volta de 11°c o povo está a até de sobretudo na rua, casaco pesado msm, touca e luva, por outro lado vendo hoje uma resportagem sobre a tragédia que estava ao vivo em Bento Gonçalves (que hoje teve máxima sub10) em um centro de inteligência onde inclusive estava o governador, ou seja não estou nem falando de desabrigados, inclusive com filmagens externas, o povo parecia estar bem menos agasalhado, bem menos msm até com moletons genéricos kkkk, povo gaúcho sente frio não tchê ? Tá louco.

 

 

Com 18 graus eu quase sumo por baixo das roupas KKKKKKKKKKKKKKKK

 

só uso pouca roupa quando caminho ou corro por questão de praticidade e aerodinâmica, mas pra rotina diária, tipo sair pra trabalhar (boa parte eh home office, mas às vezes preciso sair da masmorra) essas coisas, eu quase viro um urso de tanto moletom, casaco, camiseta, camiseta interna. Pra dormir então, nem se fala. Sou friorento pra caramba. 

  • Like 5
  • Haha 8
Link to comment
Share on other sites

Em 25/05/2024 em 23:59, Daniel85 disse:

Previsão de chuva acumulada para este domingo no estado de SP

 

Europeu - 12z

3vsu6et.png

 

 

GFS - 18z

7oJDeCw.png

E a previsão está se concretizando! A chuva chegou no final da madrugada e tivemos pancadas até fortes. Logo após, tivemos uma pequena trégua, mas a chuva recomeçou tem uns 15 minutos e no momento cai com intensidade moderada. Faz 14°C. Que alívio essa chuvinha depois de tanto tempo de estiagem!

  • Like 13
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 25/05/2024 em 20:20, wallace silva disse:

 

-----------------------------------

Um Off de um debate que lembro que tivemos a uns 2 anos sobre o uso de casaco no "frio" onde onde parece que o povo do Sul em especial RS não se agasalha tanto, tenho um grande amigo passando férias em Buenos Aires e nas fotos que ele me mandou realmente chamou atenção, Buenos Aires estava por volta de 11°c o povo está a até de sobretudo na rua, casaco pesado msm, touca e luva, por outro lado vendo hoje uma resportagem sobre a tragédia que estava ao vivo em Bento Gonçalves (que hoje teve máxima sub10) em um centro de inteligência onde inclusive estava o governador, ou seja não estou nem falando de desabrigados, inclusive com filmagens externas, o povo parecia estar bem menos agasalhado, bem menos msm até com moletons genéricos kkkk, povo gaúcho sente frio não tchê ? Tá louco.

 

Eu acho que portenho que é exagerado demais pra se agasalhar e jamais vou entender isso! Porque os outros estrangeiros que vivem aqui, mesmo de lugares mais quentes, se agasalham bem menos (claro que cada pessoa é um caso, mas falando de um modo geral). Eu, por exemplo, jamais uso gorro e luva aqui. Uso as mesmas roupas que usava em São Paulo. Só que o casaco que usava com 7ºC lá, passei a usar com 0ºC aqui.

 

Para não fugir do tópico, hoje a previsão era de madrugada nublada e mínima de 7ºC, mas acabou baixando mais, pra faixa dos 4ºC. Não estou em casa agora, então mais tarde venho com os dados mais detalhados.

 

Agora céu parcialmente nublado, 6,3ºC e sensação de 4,8ºC!

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 17
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 25/05/2024 em 23:59, Daniel85 disse:

Previsão de chuva acumulada para este domingo no estado de SP

 

Europeu - 12z

3vsu6et.png

 

 

GFS - 18z

7oJDeCw.png

7mm ontem e mais 10mm hoje, sendo que a previsão dos maiores acumulados aqui seria para depois do almoço. Numa época em que normalmente chove quase nada até que está bom. 15,5⁰C por aqui. Friozinho úmido é um luxo.

  • Like 14
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Bom dia 

Aos poucos, lentamente, as temperaturas no Paraná vão se normalizando. 

Porém esse quadro observado na segunda quinzena é um normal para segunda quinzena de Abril, então estamos com 1 mês de atraso na chegada do clima mais frio.

Tabelei primeiramente algumas estações de menor altitude no oeste e no leste.

A cidade de Guaíra é um "meio-termo" entre o q ocorre no oeste catarinense e o oeste paulista. Teve um início de  mês bastante estável e acima do padrão térmico, como observado em todo o Centro-Sul. 

Esse "despadrão" começou a desaparecer no dia 13 com a passagem da primeira perturbação frontal do mês, derrubando a temperatura máxima uns 11°C de um dia para o outro.

Screenshot_20240526-100936.thumb.png.80bb07102fb4c6c9e4a72fe758e7f495.png

A região de Foz do Iguaçu e também de Planalto é a porta de entrada das frentes turbulentas vindas da Argentina e dos anticiclones frios que avançam trazendo o clima de inverno ao Estado. 

Numa análise rápida, eu diria agora (meio preguiçosamente), que é uma normalização comum geralmente observada uns 3 ou 4 paralelos ao norte, mas pelo menos está avançando aos trancos e barrancos.

Dessas 5 localidades acima, Guaratuba foi a que menos sentiu os efeitos do bloqueio persistente e teve muitas "quebras no despadrão" devido às frentes oceânicas. Então apesar de uns picos meio malucos de calor, apresentou um clima mais civilizado. 

Abaixo, algumas localidades de maior altitude, onde o calor é mais brando mas ainda assim foi muito incomum na primeira quinzena e os registros são muito elevados mesmo se fossem observados numa primeira quinzena de Abril, que dirá em Maio.

Screenshot_20240526-101015.thumb.png.d1bd46bf48649b15d5bd30991cca8538.png

Curitiba, no extremo leste ainda sem registrar mínima sub 10°C (chegou perto disso ontem, dia 25/5). 

Cascavel no extremo oeste teve 8,1°C ontem pela manhã (terceiro pulso de ar frio, até agora) e também sua menor máxima (13,9°C) no segundo pulso de ar frio, dia 19/5.

Em Entre Rios, região intermediária leste/oeste e próxima de Guarapuava (~1.100m de altitude) a mínima até ontem estava nos 7,0°C (em outros anos, já havia descido abaixo dos -3°C nessa altura do outono).

Palmas chegou aos 5°C na estação do @Rodrigog ou Rodrigo Ataíde. Fica acima dos 1.200 m de altitude e numa baixada, ao passo q a estação do Simepar também acima dos 1.200 m fica num topo ventoso. Então lá no comecinho do mês aparece uma grande diferença entre as mínimas nesses dois pontos do município, sendo o maior contraste diário verificado no dia 7/5, com registro de 8,4°C na baixada (Rodrigo) e 15,7°C no topo (Simepar). Ar muito seco e estabilidade noturna foram os principais responsáveis por essa aberração térmica noturna, algo bastante comum nas regiões serranas. Já as máximas nesse mesmo dia, por conta do vento e da movimentação atmosférica ficaram parecidas (25,8°C x 26,4°C).

Aguardando os registros dos próximos dias no Estado, que deverá ter inclusive marcas negativas nesta semana que se inicia.

  • Like 14
  • Thanks 5
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 26/05/2024 em 10:36, Andoni disse:

Finalmente choveu aqui em Barra do Piraí. A última chuva tinha sido em 18/04.
7,1 mm e chove fraco no momento. Temperatura em 18,1°C no momento.

Chuva diária:

1221688552_chuva2024.png.3d3a565755cb7517b0fb8d949d0d0fba.png

Esse foi o JFM mais chuvoso em 100 anos de dados e agora um AM extremamente seco 🤡 

Fico surpreso em saber que por aí teve os 3 primeiros meses do ano mais chuvosos dos últimos 100 anos de medição justamente em uma temporada chuvosa cujas ZCAS estiveram mais ausentes sobre o sudeste.

É como eu já comentei aqui no fórum uma ou outra vez, os primeiros meses deste ano foram uma redenção na parte sul do sudeste brasileiro, perto daquilo que foi setembro, novembro e dezembro de 2023.

-------

 

Imagem do satélite desta manhã.

Nota-se que as instabilidades que atuam sobre SP possuem pouco desenvolvimento vertical.

E uma coisa que chama a atenção são essas manchas mais claras, indicando a atuação da friagem, ocupando o sul de GO e grande parte do MT.

643501259_9k.thumb.jpg.15bbaf2c60a6dae7276d9af768d79fc7.jpg

 

 

Visível

599910909_2Q.thumb.jpg.fdf6dad4961cafb1ddb9f03a610d0808.jpg

  • Like 16
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Dia chuvoso e temperatura baixa no Rio de Janeiro, a frente fria continua atuando no Rio e hoje finalmente trouxe bom acumulados, ora chuvisco, ora chove fraco e ora pancada moderada, além do friozinho, são 11:37 faz apenas 19 graus aqui no cachambi, devido ao vento e alta umidade sensação térmica de apenas 17 graus.

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 25/05/2024 em 22:47, Moretão disse:

🌤️🌥️🌥️☁️☁️🌧️

 

Máxima: 22,8°C em Garuva/São João Abaixo e São João do Itaperiú/Santa Luzia

Mínima até o momento: 0,8°C no Morro da Igreja

Menores máximas: 7,1°C no Morro da Igreja

                                       7,7°C em Palma Sola/Centro

                                       7,8°C em Dionisio Cerqueira

                                       8,16°C em Anchieta

                                       8,2°C em Iporã do Oeste/Linha São Vendelino

                                       8,4°C no Morro das Torres

                                       8,6°C em Novo Horizonte e Xanxerê/INMET

                                       8,8°C em Irani/Centro

Rajada máxima: 77,04 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta

 

O Morro da Igreja, não reportava ontem depois das 19h. A mínima ficou em -1,1°C na leitura das 23h, depois subiu. Já o Domingo está com mínima de 0°C na Casa da Serra Araucárias, em Bom Jardim da Serra.

 

Hoje a situação está mais invertida em SC. Extremo oeste tem sol e Planalto Sul e litoral estão nublados. Mesmo assim tem sol em algumas áreas da serra.

 

Por enquanto a máxima no Morro da Igreja é de 4,9°C 5,4°C.

Edited by Moretão
  • Like 17
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

12:12 no momento e ainda não passou de 10°C no topo (São Vendelino), mesmo com sol.

 

Sem destaque nas mínimas, pelo mesmo motivo do destaque nas máximas ontem: nebulosidade. Madrugada toda ficou nublado por aqui.

 

Wickert 5,1°C
São Vendelino 5,1°C
Trevo (casa) 5,2°C
Flor e Ser 5,3°C

 

image.thumb.png.ddef2b020421d761d1180a97480ddc20.png

 

  • Like 16
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 25/05/2024 em 18:06, jean10lj disse:

Máximas hoje em SC

 

Grande parte do oeste teve máxima sub10ºC hoje.

 

Por aqui (Iporã do Oeste) máxima de 8,2ºC em São Vendelino (600m)

Em casa (580m) 6.3/8.7ºC

 

image.thumb.png.703c86aec819db48c679d00409414a33.png

 

Xanxerê 6.4/8.7ºC

Chapecó 7.3/9.6ºC 

Palma Sola 5.2/7.7ºC

 

O dia termina como começou

 

image.thumb.png.7c98e9afc880edb477aff79ca0fdc5bf.png

 

 

Para os curtidores de um clima frio constante, foi com certeza um dia incrível aí no oeste, com esses registros tão baixos durante a tarde.

Eu não curto frio quando não há formação de geada, mas admiro e fico bastante contente quando vivencio dias sem q a temperatura ultrapasse os 10°C.

Temos isso por aqui em algumas situações mas são bem menos comuns do que nos planaltos catarinenses. 

Olhei dados de ontem e observei que no meio oeste não fez tanto frio durante a tarde, pois vi uns registros de 10/11°C em cidades altas, como Fraiburgo que se situam acima dos 950m.

Em Caçador a máxima superou 12°C no INMET.Screenshot_20240526-121324.jpg.1fd796e0a75957ae3288bb5291d03692.jpg

Lembrei daquele fato q inclusive vc mesmo me deu um toque sobre o problema das cidades altas não conseguirem registros belíssimos de máximas diárias como seria o esperado: falta de suporte em altitude do ar frio, salvo quando se trata de grandes anticiclones polares.

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

Falando agora daqui, tivemos uma manhã com clima bem legal ao amanhecer, quando registrei 8,9°C por volta das 7h da manhã e céu limpo/vento sudoeste.

Mas infelizmente o ar frio e seco não avançou pelo leste do Paraná e com isso vieram nuvens do norte, modificando o quadro e trazendo inclusive chuviscos ao entardecer.

A máxima ficou nos 17,8°C.

Algumas imagens ao longo do dia de ontem com vista para N/NE:

5671834795_2024_05_25_22_13_59_0.thumb.jpg.1b2d4cb394aa0815892c861e916d8c1b.jpg

 

5671834795_2024_05_25_22_15_11_0.thumb.jpg.047e200284346a2805687b47f795e2dd.jpg

 

5671834795_2024_05_25_22_15_22_0.thumb.jpg.37e2560be6cf46ebc5fb869e26b83ab9.jpg

 

5671834795_2024_05_25_22_16_00_0.thumb.jpg.ed7c596ac1a90467eb2ac699bd9bf3b3.jpg

 

5671834795_2024_05_25_22_16_31_0.thumb.jpg.d0bee822d3808d47b3fca186d6f7353a.jpg

 

5671834795_2024_05_25_22_16_44_0.thumb.jpg.b013730481b4119574bdb2863f5020aa.jpg

Como da pra observar, o céu foi se enchendo de nuvens ao longo das horas.

Além dos chuviscos ao entardecer, tivemos depois chuva rápida durante a madrugada.

Aparentemente uma área de descontinuidade frontal esteve presente no Estado.

Hoje, um dia bem frio e nublado.

12h30 com apenas 12,4°C em casa.

75919.jpg.529fcd4167e3ae48e506539b49588db6.jpg

No extremo oeste, Foz do Iguaçu está com a mesma temperatura de 12°C e Sol.

  • Like 16
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 26/05/2024 em 00:32, Eclipse POA disse:

 

 

Com 18 graus eu quase sumo por baixo das roupas KKKKKKKKKKKKKKKK

 

só uso pouca roupa quando caminho ou corro por questão de praticidade e aerodinâmica, mas pra rotina diária, tipo sair pra trabalhar (boa parte eh home office, mas às vezes preciso sair da masmorra) essas coisas, eu quase viro um urso de tanto moletom, casaco, camiseta, camiseta interna. Pra dormir então, nem se fala. Sou friorento pra caramba. 

Quando praticamos atividade física, o nosso corpo esquenta. Então, se estiver fazendo uns 18 ºC e você começar a andar rápido na rua, mesmo usando roupas leves de verão, você vai sentir como se estivesse uns 22 ºC, que já é bem confortável. Eu me sinto extremamente confortável caminhando com uns 18 ºC a 20 ºC. Roupas de verão são suficientes. Mas quando começa a cair abaixo de 16 ºC, pra continuar confortável você precisa fazer uma atividade física pesada ou se agasalhar com mais roupas. haha

 

--------------------------------

 

No monitoramento, aqui em Mongaguá, na Baixada Santista, litoral de SP nós fomos dormir ontem ouvindo a chuva cair com moderada intensidade, e 18,5 ºC; e acordamos hoje ouvindo a chuva cair com moderada intensidade e 18,3 ºC. A chuva parou há mais de 2 horas e o céu está completamente encoberto. Estamos agora (12:36), com 20,6 ºC (um friozinho confortável, dentro da zona de conforto térmico).

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Também está chovendo aqui no Alphaville JF. Agora já acumulamos quase 7 mm - 4 mm só nos últimos minutos.

A chuva mais intensa desde março.

 

Até ontem as temperaturas médias do mês estavam assim: 17,2˚C/ 27,8˚C - 21,5˚C: anomalia de cerca de +3,5˚C.

Vamos ver o quanto diminui nestes últimos dias do mês.

Até agora a média mensal já caiu de 21,5˚C para 21,2˚C. Ainda uma forte anomalia.

 

Edited by sjmolive
  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 26/05/2024 em 12:22, Carlos Campos disse:

Olhei dados de ontem e observei que no meio oeste não fez tanto frio durante a tarde, pois vi uns registros de 10/11°C em cidades altas, como Fraiburgo que se situam acima dos 950m.

Em Caçador a máxima superou 12°C no INMET.Screenshot_20240526-121324.jpg.1fd796e0a75957ae3288bb5291d03692.jpg

Lembrei daquele fato q inclusive vc mesmo me deu um toque sobre o problema das cidades altas não conseguirem registros belíssimos de máximas diárias como seria o esperado: falta de suporte em altitude do ar frio, salvo quando se trata de grandes anticiclones polares.

 

É mais simples do que se possa imaginar.

 

O meio oeste ontem tinha uma camada de nuvens mais fina e estava mais seco na maior parte do tempo. No fim da manhã teve sol em várias áreas. Ficou bem claro no satélite. Por isso as máximas maiores. Diferente do extremo oeste que ficou muito nublado.

 

Caçador teve aí mais 800 Kj/m². Enquanto Itapiranga nem passou dos 200 Kj/m² de radiação.

 

Mesmo assim, Irani teve bons 8,8°C de máxima.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 26/05/2024 em 11:11, Carlos Campos disse:

Screenshot_20240526-100936.thumb.png.80bb07102fb4c6c9e4a72fe758e7f495.png

Guaratuba foi a que menos sentiu os efeitos do bloqueio persistente e teve muitas "quebras no despadrão" devido às frentes oceânicas. Então apesar de uns picos meio malucos de calor, apresentou um clima mais civilizado.

É bem interessante como dá pra ver a diferença de padrão entre o litoral e o continente só de olhar para Guaratuba e comparar com Foz do Iguaço ou Planalto. No litoral, as máximas do início do mês foram mais brandas, mas leves; enquanto agora no frio, as mínimas são mais brandas, menos frias.

 

Já nas cidades longe do litoral há mais extremos.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 26/05/2024 em 12:22, Carlos Campos disse:

Lembrei daquele fato q inclusive vc mesmo me deu um toque sobre o problema das cidades altas não conseguirem registros belíssimos de máximas diárias como seria o esperado: falta de suporte em altitude do ar frio, salvo quando se trata de grandes anticiclones polares.

 

Isso. O extremo-oeste é especialmente bom para essas máximas baixas pois tem uma altitude "média", entre 500-900m. Quando passa desses 900m já é bem difícil de pegar o ar frio raso, que é o que costuma causar essas máximas geladas no oeste. Por isso que Iporã do Oeste ou São Miguel do Oeste tem mais máximas abaixo de 10, na média, que essas cidades altas do meio-oeste. Em dias de neve ou com um anticiclone muito forte a região do meio-oeste consegue máximas baixíssimas, mas esses dias são menos comuns.

 

Temperatura em 950hPa hoje de manhã: 12C em Caçador e 5-6C no extremo-oeste.

 

image.thumb.png.8043c46289012bd283fca4a77289d184.png

  • Like 16
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 26/05/2024 em 11:17, Renan disse:

Para quem monitora e conhece o clima de Minas , sabe o quanto essa imagem de satélite atual é altamente representativa e típica da época , hehehe:

 

IMG_9869.thumb.jpeg.edf27a7d297c82881f08cda03ebc6ddb.jpeg

 

Quando uma MP continental chega em BH, o resto do Brasil já está em pré frontal aguardando uma nova. Isso quando chega, vide 2013. Mas ao meu ver, a situação de momento faz parte de um prelúdio para permitir a chegada de MPs marítimas, que são as melhores para a maior parte de Minas Gerais.

 

Graças a essa continental de pouca influência em MG, o bloqueio está quebrado e a porteira foi aberta para que MPs melhores possam vir e se maritimizarem ao longo do tempo. Não vou reclamar agora, mas nas próximas já vou querer minha fatia do bolo! 

  • Like 12
  • Thanks 1
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Em 26/05/2024 em 12:16, Rafael disse:

 No momento 18°C na area urbana.

Começou a chover aqui, tem muita neblina na cidade. A temperatura caiu mais e faz agora 16,9°C as 13:30 aqui em casa. To muito feliz, pois não vejo o tempo assim algum tempo durante a tarde.

 

13_30_26_05_24_NF.jpg

  • Like 12
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.