Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2024


Recommended Posts

AInda estamos na metade de tarde, mas a máxima de hoje já foi.... 28,7°C.

 

Não há possibilidade da máxima de hoje ser alterada, pois estamos completamente tomados por nuvens altas que são restos de CB's que foram se decompondo. Mas ainda há algumas cortinas de chuva isoladas em alguns pontos, mas nada demais. Algumas trovoadas distantes também são ouvidas. Talvez ainda sejamos atingidos por alguma pancada forte aqui no bairro Bandeirantes, hehehe.

 

No momento faz 23,5°C. Bem agradável.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 05/02/2024 em 14:03, Marcieli16 disse:

Eu não esperava até esses dias que fevereiro fosse ser tão quente, queimei minha língua em afirmar que o padrão de dezembro e janeiro tinha ido embora, parece que ele voltou e com força.

 

Hoje, temperatura de 30 graus a 31 graus pela cidade, umidade de 47%.

Screenshot_20240205-140137~2.png

Eu havia zoado o Matheus Vinicius que o @coutinhocomentou num vídeo que poderíamos ter uma onda de calor em fevereiro. Bem no fim vem mesmo.

  • Like 5
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Um dia de verão quente, especialmente a mínima de 23 graus, batendo os 33 graus a tarde.

Amanhã fica nos 21/33, quarta em diante muito calor, chegando nos 40 sábado e 25/40 domingo.

O euro veio com um alívio na segunda feira e a outra semana. Já o GFS um alívio com nova sequência de calorão.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 4
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Em 05/02/2024 em 10:19, LeoP disse:

 

Eu achei interessante o acerto da previsão climática para esse verão que, lá em dezembro, mostrava o avanço da chuva para o centro-norte do BR após uma primavera quente e de pluviometria muito irregular. Bom, acho que ninguém esperava ZCAS e chuvas frequentes o verão todo, inclusive havia receio de repetir 2014, o que passou muuuuuito longe de acontecer, felizmente.

 

Sobre o avanço do verão, isso está bem claro pra mim. O mês de abril se tornou só uma extensão branda do verão, tanto que as chuvas aumentaram e hoje a média se aproxima dos 100 mm em BH. Trovoadas nesse mês estão mais comuns, inclusive. Setembro, outubro e novembro já são meses considerados quentes aqui, ou com calor brando sob chuvas ou com ondas de calor. Há de se considerar que ainda ocorrem ondas de frio nesses meses - o que os faz diferentes de um janeiro, por exemplo, mesmo atualmente - mas o 'verão' tem surrado com força o 'inverno' durante a primavera, que tá muito mais inclinada para janeiro do que pra julho do ponto de vista térmico. Na primavera de 2023, por exemplo, não usei casaco nenhuma vez, apesar de alguns períodos amenos. A última vez que senti frio pra colocar agasalho foi no último suspiro do inverno lá no final de agosto.

 

Ou seja, temos 3 estações do ano: outono/inverno, entre maio e agosto, semi-verão (abril, setembro, outubro e novembro) e verão pleno (dezembro a março). Meu receio é daqui algumas décadas a gente ter outono-inverno entre maio e agosto e verão total no restante do ano.

 

Acho que parte da explicação para isso seja natural e que o período de chuvas se desloca periodicamente entre o outono e a primavera, ora se inclinando mais para um ou para o outro. Atualmente, parece que a temporada de chuvas tem se atrasado, mas também demorado mais a passar, o que explica a queda de pluviosidade em outubro, o deslocamento das ZCAS mais para janeiro/fevereiro nos últimos anos e o aumento das chuvas em março e abril. Talvez a estação chuvosa recue mais para a primavera em breve e isso pode, inclusive, atenuar essa condição de ondas de calor no período. Bom, divagações não científicas aqui, só percepções minhas mesmo.

 

............

 

 

Hoje temos um dia "seco" e com cobertura de nuvens altas na RMBH. Acredito em 29/30C à tarde. Previsão de chuvas nos próximos dias.

 

Aqui na capital paulista, a impressão que dá é que a massa de ar quente do Brasil Central se expande lentamente, ano após ano.

Sampa sempre teve calorões na primavera, a gente vê isso até nos poucos dados disponíveis das décadas de 1890 e 1900.

Só que a frequência era bem menor do que atualmente.

 

Por exemplo, desde a abertura da estação do Mirante em 1945 até 2023, 40,0% das máximas absolutas anuais caíram nos meses de dez/jan/fev e 57,5% foram registradas em set/out/nov.

A diferença para 100% são duas ocorrências em março.

De 2000 até 2023 temos 29,2% em dez/jan/fev (E uma em março) e 70,8% em set/out/nov.

E isso num período de 24 anos, quase uma normal.

 

Outro fato interessante que a gente nota observando dados da estação do IAG, que opera no local atual desde 1932...

Até o final da década de 1950, acontecia com razoável frequência a chegada de massas polares fortes e tardias.

Há vários registros de 5,x° e 6,x°C nos meses de outubro e novembro naquele período.

Esses registros começam a escassear a partir de 1960, aproximadamente, até desaparecerem nos anos 1990.

 

--------------

 

Voltando ao monitoramento, Sampa teve um dia diferente hoje, como já comentado pelo Daniel.

Tivemos sol e poucas nuvens o dia todo, sem sinal de chuva.

 

Mirante (Aut): 17,6°C / 31,5°C

Interlagos: 17,1°C / 29,0°C

 

As previsões são de calor para os próximos dias.

Por enquanto, a expectativa é de calor normal, sem exageros.

Vamos ver...

 

 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Hoje foi aquele abafamento terrível apesar do calor menos intenso. A frente fria no oceano só fez o vento virar para SE. Resultado: entrou nuvem baixa, mas sem chuva. A mp só causa algum alívio lá em alto-mar, pois aqui foi um dia bem desagradável. Máxima de 31,4° sem baixar dos 65%.

 

Agora faz 25,6° com elevados 82%. Coisa porca. Vídeo desta tarde.

 

 

  • Like 8
  • Thanks 1
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Em 05/02/2024 em 14:03, Marcieli16 disse:

Eu não esperava até esses dias que fevereiro fosse ser tão quente, queimei minha língua em afirmar que o padrão de dezembro e janeiro tinha ido embora, parece que ele voltou e com força.

 

Hoje, temperatura de 30 graus a 31 graus pela cidade, umidade de 47%.

Screenshot_20240205-140137~2.png

São 2 então, pois também não contava com essa agora. 

Não somente acreditei q o pior da sauna já havia ficado para trás, quanto me amparei na normalidade histórica que diz ser Fevereiro um mês de certa tranquilidade. 

Enfim, teremos que aguentar mais alguns bons dias pra nos despedirmos dos 30 e tantos graus.

Hoje o clima se manifestou mais seco do que os dias anteriores e houve um longo momento quase sem nebulosidade. 

A brisa chegou forte no meio da tarde e trouxe um leve refresco, pelo menos aqui mais ao leste da capital. 

Por volta das 16h40 teve início um processo convectivo muito veloz e intenso, no lado norte.

Em poucos minutos o "nada" se ergueu na forma de uma Cumulonimbus gigantesca e muito eletrificada.  Essa nuvem ganhou uma dimensão de super-célula e despejou chuva e granizo à oeste da região de Curitiba. 

É impressionante a rapidez com que o sistema se agrupou e se tornou tão ativo, sobre algum ponto de Curitiba. 

Consegui obviamente registrar o acontecimento de casa:

 

 

20240205_195752.gif

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Continuando com o relato do dia de hoje, variação em casa 15,9°C 31,8°C.

Mesmo com uma mínima apenas 1,6°C inferior a de ontem, achei o amanhecer mais friozinho. 

Tão logo o Sol se ergueu, comecei a achar o dia bem mais desagradável do que ontem... O Sol estava venenoso. Poucas nuvens e um céu muito azul.

Como já havia comentado, depois de um certo período de calor tórrido e calmaria, a brisa veio refrescar. Soprou muito forte depois das 16h e várias formações promissoras de trovoadas na região serrana foram dizimadas em pouco tempo.

Mal se erguiam, eram estracalhadas pelo vento marítimo.

20240205_194802.gif.a621fe93984729324792ae157e34a82d.gif

No entanto, 2 células de grande porte tiveram maior durabilidade que essas acima e conseguiram produzir chuva torrencial no lado nordeste e no sul (a câmera não pegou essas duas).

É interessante que por Curitiba se situar mais a oeste, teve maior estabilidade no processo convectivo.

A imagem do radar do SIMEPAR mostra o sistema um pouco a oeste da cidade. Foi empurrado pela brisa uns 30/40 km depois das 17h.

Screenshot_20240205-180511.jpg.4b52fa1b9c138c4a1a5867e4a00af9dd.jpg

 

Screenshot_20240205-185238.jpg.a26dfbd4b9d6c93b6554a7852186b6d9.jpg

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Sumido do fórum, e por motivos claros, o oeste paulista está vivendo uma sequência climática mês a mês horrível, não bastasse o calor a chuva está extremamente irregular para se ter uma ideia choveu dia 12/01 e 13/01 102,5mm, foi uma chuva só em dois pancadões de noite/madrugada, aquele outro 50mm também foi um pancadão de madrugada, não vi mais pancadas isoladas de fim de tarde o que era muito típico aqui. 
 

O ano: 

 

363E00B3-15FF-40CA-91B8-E1BEAF2BF4CD.jpeg.cafe1a8d461c6f7db01e360eb2a6425f.jpeg

 

Já em chuvas:

 

19A97427-2B86-44F6-A9B5-6DBB2A94DB1C.jpeg.93d8d1467f7b755f556addd7995a4b46.jpeg

 

Choveu 4 dias acima de 10mm no verão. 
 

E os próximos dias não reservam nada de demais, se chover será isolada, o que não pode se duvidar de alguma chuva mais pesada em curto espaço de tempo. 

 

6197C0CE-5677-4F00-B114-1A059CFB36B1.thumb.png.21d7453ad1438e4049796836b16dc09c.png

  • Like 12
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Achei que viria chuva hj, mas flopou, só abafou mesmo.

Ali entre as 17:00 e 21:00 ficou até "agradável" pros padrões desses dias, mas depois a noite voltou a ficar quente e abafada.

Não parece tão ruim quanto ontem, mas também tá meio chatinho. E ainda nem estamos no pico dessa onda de calor, que será mais adiante na semana.

 

Variação de 24,1 / 32,7 °C na base aérea de Canoas. Começando a madrugada de terça com 24 °C.

  • Like 7
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 05/02/2024 em 21:22, Matheus b Santos disse:

Sumido do fórum, e por motivos claros, o oeste paulista está vivendo uma sequência climática mês a mês horrível, não bastasse o calor a chuva está extremamente irregular para se ter uma ideia choveu dia 12/01 e 13/01 102,5mm, foi uma chuva só em dois pancadões de noite/madrugada, aquele outro 50mm também foi um pancadão de madrugada, não vi mais pancadas isoladas de fim de tarde o que era muito típico aqui. 
 

O ano: 

 

363E00B3-15FF-40CA-91B8-E1BEAF2BF4CD.jpeg.cafe1a8d461c6f7db01e360eb2a6425f.jpeg

 

Já em chuvas:

 

19A97427-2B86-44F6-A9B5-6DBB2A94DB1C.jpeg.93d8d1467f7b755f556addd7995a4b46.jpeg

 

Choveu 4 dias acima de 10mm no verão. 
 

E os próximos dias não reservam nada de demais, se chover será isolada, o que não pode se duvidar de alguma chuva mais pesada em curto espaço de tempo. 

 

6197C0CE-5677-4F00-B114-1A059CFB36B1.thumb.png.21d7453ad1438e4049796836b16dc09c.png

Carnaval provavelmente sem muitos problemas com chuva por aqui, diferentemente do ano passado (aquela evento entre Bertioga e Litoral Norte foi marcante e trágico e ocorreu bem no final de semana de Carnaval, com muitos deslizamentos)

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Aparentemente a Alta da Bolívia está ausente. Não consigo identificar ela olhando os altos níveis. Tá bem esquisito.

Screenshot_20240206-213820.thumb.png.3072050b7812347d729b784e3b3df73b.png

 

Pelos modelos a chance de chuva aqui no sertão da PB vai aumentando gradualmente até o fim da semana, embora eu tenha minhas dúvidas. No início da madrugada de hoje até saiu Cb isolado na região, mas os acumulados foram baixos (na PB, no CE teve até 50 mm).

Screenshot_20240206-214339.png.09fef19d7778897a6fb21a4568fad20e.png

Satélite de 00h de 06/02

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 06/02/2024 em 21:36, Augusto Göelzer disse:

Foi só um delírio coletivo, nada aconteceu gente!

Segue o monitoramento.

Agora que eu voltei ao normal depois dos efeitos do chá de cogumelo posso dizer com clareza que hoje foi um dia de calor, mas não insuportável. Algumas trovoadas ao sul por volta das 14h30.

 

Máximas chegaram aoa 32,7°C.

  • Like 5
  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

Um dia com cara de verão aqui hoje.

A mínima foi de 22 graus com máxima de 32, nublando a tarde mas nada de chuva.

A partir de amanhã a temperatura sobe e na quinta inicia a onda de calor, que vai até domingo, com mínima de até 25 graus e máxima de 40.

Na segunda feira deve chover, baixando para os 30/32 de máxima. 

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 06/02/2024 em 22:01, Edison Bocorny Jr disse:

Um dia com cara de verão aqui hoje.

A mínima foi de 22 graus com máxima de 32, nublando a tarde mas nada de chuva.

A partir de amanhã a temperatura sobe e na quinta inicia a onda de calor, que vai até domingo, com mínima de até 25 graus e máxima de 40.

Na segunda feira deve chover, baixando para os 30/32 de máxima. 

 

 

se tava feia aquela projeção no accuweather, a do tempo.com conseguiu sair ainda pior pra Canoas (deve estar parecido pra aí, talvez com algumas máximas até mais elevadas):

 

image.png.9cde6c6174ae192520157310f3b125bb.png

  • Like 4
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 06/02/2024 em 22:33, atiliogobbo disse:

Boa noite a todos!

Desculpa fugir do tópico, mas o que houve com o Matheus e a outra menina?

Ninguém se matou não? Me desculpem, mas não entendi nada!

Hj em Taubaté meu termômetro oscilou entre 20.3°C e 30.5°C.

Dia de sol com calor normal da época e chuvas isoladas no meio da tarde!

 

 

resumindo, Matheus tá vivo e banido, ele era a menina tbm, e mandou todo mundo tomah naquele lugar.

  • Like 2
  • Haha 13
Link to comment
Share on other sites

Em 06/02/2024 em 22:34, Eclipse POA disse:

 

resumindo, Matheus tá vivo e banido, ele era a menina tbm, e mandou todo mundo tomah naquele lugar.

Nossa, que doidera!!!

O cara cria um fake pra falar que ele se matou!

Só faltava ele ser de Taubaté tbm, aqui já tem o parkour feminino e a grávida, aí teria o suicida que na verdade não se suicidou, mas se transformou em uma garota!

Obrigado pelo esclarecimento!!!

  • Like 1
  • Haha 12
Link to comment
Share on other sites

Em 06/02/2024 em 22:39, atiliogobbo disse:

Nossa, que doidera!!!

O cara cria um fake pra falar que ele se matou!

Só faltava ele ser de Taubaté tbm, aqui já tem o parkour feminino e a grávida, aí teria o suicida que na verdade não se suicidou, mas se transformou em uma garota!

Obrigado pelo esclarecimento!!!

 

Eu que te agradeço! Essa tua postagem após o evento me tranquilizou que o que aconteceu foi real e não um surto esquizofrênico de minha parte.

 

image.png.ae8cb40640e5df73d0faad57381bec8e.png

  • Like 1
  • Haha 7
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 06/02/2024 em 22:39, atiliogobbo disse:

Nossa, que doidera!!!

O cara cria um fake pra falar que ele se matou!

Só faltava ele ser de Taubaté tbm, aqui já tem o parkour feminino e a grávida, aí teria o suicida que na verdade não se suicidou, mas se transformou em uma garota!

Obrigado pelo esclarecimento!!!

 

image.png.5016be68d63cb10145469b8e26486337.png

  • Like 2
  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

É auge de verão, mas o dia começou ameno aqui em Belo Horizonte, com mínimas entre 18,6C (área central) e 15C (bairros serranos).

 

Durante a tarde, após uma máxima de 29/30 graus, muita chuva e inundações em diversas regiões:

 

IMG_6905.thumb.jpeg.44217111a7f1ea94c659b7da094018dd.jpeg

Fonte: BHAZ


 

Desde então, as temperaturas oscilam entre 19 e 21 graus, em noite de tempo mais aberto.

Edited by LeoP
  • Like 5
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Em 06/02/2024 em 22:39, atiliogobbo disse:

Nossa, que doidera!!!

O cara cria um fake pra falar que ele se matou!

Só faltava ele ser de Taubaté tbm, aqui já tem o parkour feminino e a grávida, aí teria o suicida que na verdade não se suicidou, mas se transformou em uma garota!

Obrigado pelo esclarecimento!!!

 

Screenshot_20240207-080029~2.png

  • Like 3
  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos. Antes de mais nada, quero deixar essa mensagem para o Matheus / Marcieli, seja lá qual for seu verdadeiro nome: 

 

Sei que você consegue ver essas mensagens aqui no tópico , pois elas ficam visíveis mesmo para quem não é usuário. Deixa eu te falar uma coisa: se cuida…você não está bem….eu já passei por longos problemas emocionais também. Foram 4 anos de medicação contínua e pelo menos uns 6 anos de terapia com psicólogos para tratar um transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e síndrome do pânico. E olha que esses distúrbios você não cura 100%,  mas sim aprende a lidar com eles e com suas emoções.

 

Então eu sei como é difícil. Busque ajuda com parentes e amigos, se precisar de ajuda aqui me procure, mas não fique assim. O que você fez foi sério, fingir o próprio suicídio ? Meu Deus ! Nunca mais faça isso! O BAZ não estava te fazendo bem, a internet provavelmente também não. Este é o momento de parar tudo e buscar a ajuda. Estarei orando por você, apesar de ter dito que é ateu (mas Deus ama a todos indistintamente). 
 

Essa é minha última mensagem sobre o assunto. Voltemos ao monitoramento agora. 

  • Like 9
  • Thanks 15
Link to comment
Share on other sites

Em 07/02/2024 em 09:03, Renan disse:

Bom dia a todos. Antes de mais nada, quero deixar essa mensagem para o Matheus / Marcieli, seja lá qual for seu verdadeiro nome: 

 

Sei que você consegue ver essas mensagens aqui no tópico , pois elas ficam visíveis mesmo para quem não é usuário. Deixa eu te falar uma coisa: se cuida…você não está bem….eu já passei por longos problemas emocionais também. Foram 4 anos de medicação contínua e pelo menos uns 6 anos de terapia com psicólogos para tratar um transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e síndrome do pânico. E olha que esses distúrbios você não cura 100%,  mas sim aprende a lidar com eles e com suas emoções.

 

Então eu sei como é difícil. Busque ajuda com parentes e amigos, se precisar de ajuda aqui me procure, mas não fique assim. O que você fez foi sério, fingir o próprio suicídio ? Meu Deus ! Nunca mais faça isso! O BAZ não estava te fazendo bem, a internet provavelmente também não. Este é o momento de parar tudo e buscar a ajuda. Estarei orando por você, apesar de ter dito que é ateu (mas Deus ama a todos indistintamente). 
 

Essa é minha última mensagem sobre o assunto. Voltemos ao monitoramento agora. 

Bom dia.. Irretocável esse post, Renan. Acredito que vários colegas aqui possam se identificar com esse tipo de problema, inclusive eu próprio me identifico.

No meu caso, posso dizer que esse transtorno age quase que exclusivamente na questão relacionada ao tempo/clima. Não especificamente quanto aos extremos de calor ou frio, mas na necessidade de registrar os acontecimentos (e isso já devem ter percebido, óbvio).  Meu Facebook só trata de assuntos relacionados ao tempo e o mesmo vale para o meu Instagram. Porém, com certo esforço consegui parar de atualizar essas duas redes sociais já há uns 2 ou 3 anos, pois foi ficando difícil conciliar redes sociais e fórum. Algo que me ajudou a silenciar de vez essas duas R.S. foi o entendimento de que a maioria dos "seguidores" não davam a devida importância para algo que pra mim era de extrema importância (pelo menos na minha mente distorcida).

Meu pensamento sempre foi: ou vc da valor ao popularesco (inclui tudo que possa existir na mídia em geral, coisas que não me interessam) ou valoriza a ciência natural, no meu caso, o clima.

Então acabava sempre me frustrando.  

Vc deve saber, pois já comentei aqui inúmeras vzs, que eu possuía um histórico das minhas observações particulares contendo dados diários de muitos anos.  Esses dados já não possuo mais, pois em determinado momento eu precisei me desfazer para que minha vida "normal" seguisse em frente. Aqueles registros e a incapacidade de conseguir parar de fazer os registros diários se tornaram um fardo que eu tinha q carregar ou (na minha mente) eu não teria razão para existir.

Houve uma época (não tão distante) em que eu saía de casa às vzs de madrugada para instalar meus sensores lá na baixada, um local escuro e perigoso. Se não fizesse isso, não dormia direito, meu dia virava uma inutilidade total e eu me tornava uma pessoa ansiosa e irritadiça. 

Pois parei com isso também. Hoje isso não tem a menor importância.

Lembro que passava horas fazendo filmagens de nuvens (principalmente no verão), às vzs sob sol escaldante ou outras vzs de noite quando haviam formações de trovoadas, eu dizia em casa: tô indo lá na baixada filmar os relâmpagos. Claro que ninguém ficava tranquilo em casa sabendo que eu estava lá na escuridão, cuidando de algo q era importante apenas para mim.

E ainda é (esse problema como vc disse, não tem cura). Mas achei uma solução intermediária que foi instalar câmeras no telhado de casa, para filmagens e agora as duas estações também em casa.  Essa solução foi bastante apropriada: se antes eu precisasse sair para resolver coisas do dia a dia, fazia isso de forma contrariada, pois na minha idéia eu estaria perdendo algo... e se chovesse, como eu iria registrar, estando em outro local?

É claro que mesmo tendo conseguido executar algumas mudanças, eu continuo de certa forma obcecado pelo tempo/clima, porém eu consegui facilitar um pouco a minha vida.  

Entendo que a necessidade de possuir registros climáticos e estudá-los ou simplesmente olhá-los diariamente é um distúrbio da mente, pois independente de saber ou não saber o que houve em outras épocas não irá mudar a nossa vida para melhor. Sei que alguns colegas já chegaram na mesma conclusão. 

Quando vc trata profissionalmente do clima, é outra história, pois é desses conhecimentos que provém o teu sucesso e consequentemente o teu sustento financeiro. Mas para meros aficionados por meteorologia a coisa é diferente e posso falar do meu caso, atrapalhou muito o meu "sucesso" como profissional, pois sempre me interessei pouco pelas outras coisas.

Bem, chega de tratar sobre "mim" e voltando ao problema que originou o tumulto ontem, é difícil uma solução. Tem todo o problema da idade, da forma da criação e educação do indivíduo e também da personalidade do mesmo. 

Aprender a aceitar e conviver com o "ruim" quando não há como mudar a realidade, não é uma das coisas mais fáceis. Creio que somente a maturidade poderia se encarregar disso, e talvez uma ajuda profissional eficiente. 

Certezas nunca teremos sobre a maioria das coisas, no entanto é certo que ficar dentro de um quarto abafado assistindo pelo notebook/celular "Sibéria ao vivo" não irá ajudar muito.

 

Temperatura agora de 28°C:

20868972_2024_02_07_11_08_35.thumb.jpg.e3dae380f394bf19f013f37a8ba14667.jpg

 

6135127485_2024_02_07_11_08_55.thumb.jpg.6d39398be23545e50e805175884cd388.jpg

  • Like 9
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 07/02/2024 em 11:11, Carlos Campos disse:

Bom dia.. Irretocável esse post, Renan. Acredito que vários colegas aqui possam se identificar com esse tipo de problema, inclusive eu próprio me identifico.

No meu caso, posso dizer que esse transtorno age quase que exclusivamente na questão relacionada ao tempo/clima. Não especificamente quanto aos extremos de calor ou frio, mas na necessidade de registrar os acontecimentos (e isso já devem ter percebido, óbvio).  Meu Facebook só trata de assuntos relacionados ao tempo e o mesmo vale para o meu Instagram. Porém, com certo esforço consegui parar de atualizar essas duas redes sociais já há uns 2 ou 3 anos, pois foi ficando difícil conciliar redes sociais e fórum. Algo que me ajudou a silenciar de vez essas duas R.S. foi o entendimento de que a maioria dos "seguidores" não davam a devida importância para algo que pra mim era de extrema importância (pelo menos na minha mente distorcida).

Meu pensamento sempre foi: ou vc da valor ao popularesco (inclui tudo que possa existir na mídia em geral, coisas que não me interessam) ou valoriza a ciência natural, no meu caso, o clima.

Então acabava sempre me frustrando.  

Vc deve saber, pois já comentei aqui inúmeras vzs, que eu possuía um histórico das minhas observações particulares contendo dados diários de muitos anos.  Esses dados já não possuo mais, pois em determinado momento eu precisei me desfazer para que minha vida "normal" seguisse em frente. Aqueles registros e a incapacidade de conseguir parar de fazer os registros diários se tornaram um fardo que eu tinha q carregar ou (na minha mente) eu não teria razão para existir.

Houve uma época (não tão distante) em que eu saía de casa às vzs de madrugada para instalar meus sensores lá na baixada, um local escuro e perigoso. Se não fizesse isso, não dormia direito, meu dia virava uma inutilidade total e eu me tornava uma pessoa ansiosa e irritadiça. 

Pois parei com isso também. Hoje isso não tem a menor importância.

Lembro que passava horas fazendo filmagens de nuvens (principalmente no verão), às vzs sob sol escaldante ou outras vzs de noite quando haviam formações de trovoadas, eu dizia em casa: tô indo lá na baixada filmar os relâmpagos. Claro que ninguém ficava tranquilo em casa sabendo que eu estava lá na escuridão, cuidando de algo q era importante apenas para mim.

E ainda é (esse problema como vc disse, não tem cura). Mas achei uma solução intermediária que foi instalar câmeras no telhado de casa, para filmagens e agora as duas estações também em casa.  Essa solução foi bastante apropriada: se antes eu precisasse sair para resolver coisas do dia a dia, fazia isso de forma contrariada, pois na minha idéia eu estaria perdendo algo... e se chovesse, como eu iria registrar, estando em outro local?

É claro que mesmo tendo conseguido executar algumas mudanças, eu continuo de certa forma obcecado pelo tempo/clima, porém eu consegui facilitar um pouco a minha vida.  

Entendo que a necessidade de possuir registros climáticos e estudá-los ou simplesmente olhá-los diariamente é um distúrbio da mente, pois independente de saber ou não saber o que houve em outras épocas não irá mudar a nossa vida para melhor. Sei que alguns colegas já chegaram na mesma conclusão. 

Quando vc trata profissionalmente do clima, é outra história, pois é desses conhecimentos que provém o teu sucesso e consequentemente o teu sustento financeiro. Mas para meros aficionados por meteorologia a coisa é diferente e posso falar do meu caso, atrapalhou muito o meu "sucesso" como profissional, pois sempre me interessei pouco pelas outras coisas.

Bem, chega de tratar sobre "mim" e voltando ao problema que originou o tumulto ontem, é difícil uma solução. Tem todo o problema da idade, da forma da criação e educação do indivíduo e também da personalidade do mesmo. 

Aprender a aceitar e conviver com o "ruim" quando não há como mudar a realidade, não é uma das coisas mais fáceis. Creio que somente a maturidade poderia se encarregar disso, e talvez uma ajuda profissional eficiente. 

Certezas nunca teremos sobre a maioria das coisas, no entanto é certo que ficar dentro de um quarto abafado assistindo pelo notebook/celular "Sibéria ao vivo" não irá ajudar muito.

 

Temperatura agora de 28°C:

20868972_2024_02_07_11_08_35.thumb.jpg.e3dae380f394bf19f013f37a8ba14667.jpg

 

6135127485_2024_02_07_11_08_55.thumb.jpg.6d39398be23545e50e805175884cd388.jpg

 

Resume ae tio

  • Like 2
  • Haha 8
Link to comment
Share on other sites

Em 07/02/2024 em 11:33, Eclipse POA disse:

 

Resume ae tio

 

Brinks meu amigo! Li com atenção e concordo com tudo.

E acho que isso se estende até pra outros assuntos além do clima. Quando há um forte interesse num assunto, em geral. O que geralmente é válido pra aprendermos e ensinarmos mais sobre algo, mas tbm pode nos trazer frustrações por desejos não correspondidos.

  • Like 8
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Falando em bitolagem, faz alguns dias que observei algo e sempre esqueço de comentar. 

No dia 8/1 a estação do INMET em Curitiba registrou a segunda maior temperatura da história climática da cidade naquele local, sendo 35,4°C, no entanto, no exato mesmo gramado a estação do SIMEPAR registrou 34,5°C.

Isso seria aceitável? 

  • Like 9
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 07/02/2024 em 09:03, Renan disse:

Bom dia a todos. Antes de mais nada, quero deixar essa mensagem para o Matheus / Marcieli, seja lá qual for seu verdadeiro nome: 

 

Sei que você consegue ver essas mensagens aqui no tópico , pois elas ficam visíveis mesmo para quem não é usuário. Deixa eu te falar uma coisa: se cuida…você não está bem….eu já passei por longos problemas emocionais também. Foram 4 anos de medicação contínua e pelo menos uns 6 anos de terapia com psicólogos para tratar um transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e síndrome do pânico. E olha que esses distúrbios você não cura 100%,  mas sim aprende a lidar com eles e com suas emoções.

 

Então eu sei como é difícil. Busque ajuda com parentes e amigos, se precisar de ajuda aqui me procure, mas não fique assim. O que você fez foi sério, fingir o próprio suicídio ? Meu Deus ! Nunca mais faça isso! O BAZ não estava te fazendo bem, a internet provavelmente também não. Este é o momento de parar tudo e buscar a ajuda. Estarei orando por você, apesar de ter dito que é ateu (mas Deus ama a todos indistintamente). 
 

Essa é minha última mensagem sobre o assunto. Voltemos ao monitoramento agora. 

Eu tive depressão profunda na minha adolescência, é algo muito sério mesmo, vem do nada, sem nenhum motivo e é diferente de tristeza, é simplesmente uma falta de sentimentos, um vazio interno muito grande, eu passava o dia todo no quarto, não saía nem pra ir na escola, cheguei a repetir de ano por ausência nas aulas.

Só consegui me recuperar através de remédios e fazendo tratamento psicológico durante um ano, hj vivo normalmente, mas sempre tem que estar alerta, pq é uma doença que não tem cura, somente é controlada.

Esse rapaz precisa urgentemente buscar ajuda pra poder se recuperar, desejo dias melhores a ele!

Hj em Taubaté, meu termômetro amanheceu marcando 20.3°C de mínima, agora já faz 29°C e sol está bem forte.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 07/02/2024 em 12:02, atiliogobbo disse:

Eu tive depressão profunda na minha adolescência, é algo muito sério mesmo, vem do nada, sem nenhum motivo e é diferente de tristeza, é simplesmente uma falta de sentimentos, um vazio interno muito grande, eu passava o dia todo no quarto, não saía nem pra ir na escola, cheguei a repetir de ano por ausência nas aulas.

Só consegui me recuperar através de remédios e fazendo tratamento psicológico durante um ano, hj vivo normalmente, mas sempre tem que estar alerta, pq é uma doença que não tem cura, somente é controlada.

Esse rapaz precisa urgentemente buscar ajuda pra poder se recuperar, desejo dias melhores a ele!

Hj em Taubaté, meu termômetro amanheceu marcando 20.3°C de mínima, agora já faz 29°C e sol está bem forte.

 

Outro ponto importante é esse que tu citou. Os tais gatilhos que podem do nada reascender a depressão, ou qualquer outro problema relacionada à saúde mental.

É muito difícil nós como leigos identificar os gatilhos, nem sequer conseguimos identificar quando alguém próximo tem depressão ou outra doença mental.

E a impressão que me dá é que até mesmo quem trabalha na área às vezes tem dificuldade no diagnóstico e tratamento, mas não necessariamente por incompetência e sim porque nosso cérebro é muito complexo e a ciência por trás tbm é. 

E lá em Curitiba não deve ter os grupos de parkour de Taubaté.

  • Like 3
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Em 07/02/2024 em 12:48, Eclipse POA disse:

 

Outro ponto importante é esse que tu citou. Os tais gatilhos que podem do nada reascender a depressão, ou qualquer outro problema relacionada à saúde mental.

É muito difícil nós como leigos identificar os gatilhos, nem sequer conseguimos identificar quando alguém próximo tem depressão ou outra doença mental.

E a impressão que me dá é que até mesmo quem trabalha na área às vezes tem dificuldade no diagnóstico e tratamento, mas não necessariamente por incompetência e sim porque nosso cérebro é muito complexo e a ciência por trás tbm é. 

E lá em Curitiba não deve ter os grupos de parkour de Taubaté.

Toda vez que estou tendo uma recaída, eu assisto o vídeo do parkour de Taubaté e fico felizão de novo 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  • Like 1
  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

  • Renan pinned and featured this topic
  • Renan locked, unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.