Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2024


Recommended Posts

Em 06/02/2024 em 22:07, Eclipse POA disse:

 

 

se tava feia aquela projeção no accuweather, a do tempo.com conseguiu sair ainda pior pra Canoas (deve estar parecido pra aí, talvez com algumas máximas até mais elevadas):

 

image.png.9cde6c6174ae192520157310f3b125bb.png

 

Previsão para mais de uma semana são pouco confiáveis, mas o weather.us dá um cenário parecido: "refresco" com aumento de calor depois.

 

Agora tenho 33,3° com 64%. P.o. de 25,4° e sensação de 41,7°.

 

Dizem por aí que verão é bom, que o "verão é vida". Sei lá. Vá saber...

  • Like 3
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 07/02/2024 em 15:41, Marcos disse:

 

Previsão para mais de uma semana são pouco confiáveis, mas o weather.us dá um cenário parecido: "refresco" com aumento de calor depois.

 

Agora tenho 33,3° com 64%. P.o. de 25,4° e sensação de 41,7°.

 

Dizem por aí que verão é bom, que o "verão é vida". Sei lá. Vá saber...

 

Ainda estamos pelos 33 em Canoas, apareceu um pouco de vento que acredito ser SE, mas foi outra tarde ruim.

 

Entre sexta e a madrugada de segunda vai ser cruel.

  • Like 2
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 07/02/2024 em 11:46, Carlos Campos disse:

Falando em bitolagem, faz alguns dias que observei algo e sempre esqueço de comentar. 

No dia 8/1 a estação do INMET em Curitiba registrou a segunda maior temperatura da história climática da cidade naquele local, sendo 35,4°C, no entanto, no exato mesmo gramado a estação do SIMEPAR registrou 34,5°C.

Isso seria aceitável? 

não. Algum dos dois está muito errado.
Não sei sobre a estação INMET oficial, mas a do Simepar eu já conversei com o pessoal de Curitiba e o povo vie falando que a estação é alta demais e tals.

Outra coisa que incomoda muito nas duas: Precipitação registrada: quando compara-se com as pws espalhadas pela cidade, as duas oficiais sempre registram MUITO menos. Mesmo que a área da cidade seja grande, microclima e tal, diferenças grandes assim me incomodam.

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui no leste do Sudeste, um dia de CB's isoladas em meio ao predomínio de nuvens altas, que não provocam precipitações:

 

image.thumb.png.bba4f59785cd693c4a98454a419bfe15.png

 

Como se vê, são poucos os locais com raios e chuva forte neste fim de tarde. Em Juiz de Fora não houve qualquer sinal de chuva hoje até o momento, embora ainda possa ocorrer à noite. Foi um dia normal de verão, com manhã amena e tarde quente.

 

Na minha estação os extremos variaram entre 17,9°C / 31,1°C. Agora 25,7°C com 84% de UR...está abafado.

 

Nada de especial para os próximos dias. Seguem condições de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, temperaturas estáveis. Fevereiro com temperaturas dentro da média.

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 07/02/2024 em 17:22, Rafael Rezende de loyola disse:

não. Algum dos dois está muito errado.
Não sei sobre a estação INMET oficial, mas a do Simepar eu já conversei com o pessoal de Curitiba e o povo vie falando que a estação é alta demais e tals.

Outra coisa que incomoda muito nas duas: Precipitação registrada: quando compara-se com as pws espalhadas pela cidade, as duas oficiais sempre registram MUITO menos. Mesmo que a área da cidade seja grande, microclima e tal, diferenças grandes assim me incomodam.

Então, 0,9°C é uma diferença grande para estações lado a lado.

Apesar de não confiar no INMET (não sou o único), creio q está correto o 35,4°C pois condiz com a maioria das outras estações particulares e também com outras do próprio INMET no planalto.

Em casa, registrei 34,8°C porém o abrigo está ~8m acima do chão e estou mais a leste, onde a brisa contribuiu para um refresco antecipado.

Observando o pico de calor de Novembro passado, no dia 12/11, Curitiba INMET registrou 34,8°C e SIMEPAR 34,3°C.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

@jean10ljTem alguma estação confiável em Itapiranga?

 

> Final da noite de ontem e começo da madrugada de hoje, tivemos pancadas/trovoadas e uns 20/30 mm.

> Hoje as trovoadas estão um pouco mais extensas pelo estado, embora nada demais.

Rajadas máximas até o momento: 85,3 km/h em Concórdia/Centro

                                                                          81 km/h em Joaçaba

> Há um certo consenso que haverá um breve pico de calor entre segunda e terça-feira, com temperaturas reduzindo depois. Contudo, o calor voltaria depois...

  • Like 7
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Variação hoje  18,8°C 31,6°C

Dia seco e ensolarado, com muitos períodos de calmaria, o q tornou a tarde principalmente, desagradável.

Após às 17h as poucas formações de Cúmulos no lado NW foram se aglomerando e repentinamente temos uma enorme Cb eletrificada.

Ao cair da noite a instabilidade cresceu e produziu fortes tempestades principalmente no lado oeste de Curitiba. 

Formação da Cumulonimbus:

20240207_194906.gif.d9e5581771e81833dda4869aeedd17e7.gif

 

WipeOut54_07_2024_065451.793000.thumb.jpg.4aeb8432c5dc5523aad4351d9e9f57c1.jpg

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 07/02/2024 em 20:00, Edison Bocorny Jr disse:

O calor voltou com tudo em fevereiro aqui.

Hoje oscilou entre 22 e 35 graus e deve subir até os 39 graus domingo, com mínima de 25 graus na próxima segunda feira.

 

 

estou preocupado com relação a tempo severo pra próxima FF.

da última vez foi desastroso aqui, mas não sei se desenha um cenário de risco ainda.

  • Like 4
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Acumulados superaram os 50 mm com o temporal do início da noite no oeste de Curitiba.

Infelizmente a pág do Cemaden está off.

Foi um sistema amplo de temporal que ficou praticamente estacionado no oeste do município e se posicionou principalmente nos municípios do SW/NW da capital .

Aqui o acumulado foi 0,0 mm

Uma vista mais ampla da formação desse sistema incrível, infelizmente apenas visto daqui de casa 😔

20240207_222046.gif.294a60d31f4e25a657feb0c95727fe9a.gif

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 07/02/2024 em 17:23, Juzinho disse:

 

Amigo ...eu olhei em todas as estações do CGE , estão todas zeradas .

Choveu mesmo em algum lugar hoje ?

 

Só ouvi brevemente trovões longe perto das 15:00, mas não choveu pelo Ipiranga tbm não, chuva toda hoje se concentrou ao norte do estado e por minas.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 07/02/2024 em 18:45, Moretão disse:

jean10ljTem alguma estação confiável em Itapiranga

 

A da cidade parecia aceitável quando foi instalada, mas claramente pelos dados de vento está num lugar fechada e aquece

 

A de Santa Fé está estranha também 

 

A da Epagri sem comentários ultimamente 

 

Do Wolfgang deveria estar mais longe da casa/mais no aberto

 

Resta o abrigo do Felipe em Catres/Mondaí de mais confiável 

 

E Caibi como parâmetro oficial pra Itapiranga atualmente 

 

Janeiro 2022 (mês histórico) comparativo

IMG_20240208_091632_430.jpg.55d4f6735a3ce9ddb17fa363d5ea2d13.jpg

 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 08/02/2024 em 09:17, jean10lj disse:

 

A da cidade parecia aceitável quando foi instalada, mas claramente pelos dados de vento está num lugar fechada e aquece

 

A de Santa Fé está estranha também 

 

A da Epagri sem comentários ultimamente 

 

Do Wolfgang deveria estar mais longe da casa/mais no aberto

 

Resta o abrigo do Felipe em Catres/Mondaí de mais confiável 

 

E Caibi como parâmetro oficial pra Itapiranga atualmente 

 

Janeiro 2022 (mês histórico) comparativo

IMG_20240208_091632_430.jpg.55d4f6735a3ce9ddb17fa363d5ea2d13.jpg

 

Que verão! Mas apesar desses valores tão altos, devido a intensa radiação solar, já que foi um longo período de estiagem, diferem muito da estação de Santa Rosa, do outro lado da divisa, onde no mesmo período só houve 1 única máxima inferior a 30°C (29,3°C) enquanto acima dos 40°C foram 14, ou praticamente metade do mês ultrapassou 40°C.

Dessas 14, 9 foram acima dos 42°C e 2 acima dos 44°C (44,1°C e 44,3°C).

Eu particularmente desconsidero essa estação por achar os dados em geral tanto verão quanto inverno, bastante exagerados. Mas já fui criticado com os argumentos de que é uma estação bem representativa para a localidade, e por estar numa baixada, os valores são corretos e que é uma das melhores que haviam no mercado, na época da instalação, tipo o top das galáxias kk

De um modo geral as diferenças entre ela e demais estações padronizadas (oficiais) ali daquela região não seguem o mesmo padrão. É tipo uma loucura mesmo.

Então eu vejo um início de assunto sobre essas pequenas diferenças nas estações ali no vale do Uruguai/extremo oeste SC e me parece bobagem. Não estou dizendo que é bobagem, mas olhem Santa Rosa. 

*como não acompanho mais nenhum outro grupo de meteorologia, não estou ciente se é falado ou se já foi falado algo a respeito.

Abraço, vc simplesmente sumiu daqui, faz falta...

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 07/02/2024 em 20:00, Edison Bocorny Jr disse:

O calor voltou com tudo em fevereiro aqui.

Hoje oscilou entre 22 e 35 graus e deve subir até os 39 graus domingo, com mínima de 25 graus na próxima segunda feira.

 

Fevereiro, calorão e carnaval. A pior combinação possível.

 

Agora tenho 31,4° com 62%. Até achei que estaria mais quente. Parece até "razoável".

  • Like 1
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Mais uma tarde de calor em São Bento do Sul com 31,8ºC neste momento. Hoje fui dar uma fuçada no site do wunderground e percebi que o local que ele mostra a minha estação do bairro Rio Negro esta errado.

 

O local correto é no ponto em vermelho no mapa:

image.png.89a3d976b21ac0b2f76f3cb00522154e.png

 

É um terreno alto de onde tiro a maioria das fotos que posto aqui:

 

1599468128_WhatsAppImage2024-02-08at14_21_38.thumb.jpeg.7013634ff67b7dc250e59512860add73.jpeg

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Tarde chuvosa e amena em Belo Horizonte, com 21,0°C às 15 h:

 

IMG_6921.jpg.361d274e2e710e70d54f3ba80d636615.jpg

 

 

O dia foi predominantemente nublado, com poucas aberturas de sol, o que resultou em temperaturas agradáveis na maior parte do tempo, apenas com algum abafamento na segunda metade da manhã e início da tarde - o que nem senti, já que estive no escritório nesse horário.

 

A variação ficou em 19/20 a 27/28C de forma geral. O pouco calor que fez foi interrompido cedo com as instabilidades, que vieram moderadas a fortes com raios em certo momento, passando a chuva fraca intermitente em seguida.

 

Edited by LeoP
  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 08/02/2024 em 16:05, LeoP disse:

Tarde chuvosa e amena em Belo Horizonte, com 21,0°C às 15 h:

 

IMG_6921.jpg.361d274e2e710e70d54f3ba80d636615.jpg

 

 

O dia foi predominantemente nublado, com poucas aberturas de sol, o que resultou em temperaturas agradáveis na maior parte do tempo, apenas com algum abafamento na segunda metade da manhã e início da tarde - o que nem senti, já que estive no escritório nesse horário.

 

A variação ficou em 19/20 a 27/28C de forma geral. O pouco calor que fez foi interrompido cedo com as instabilidades, que vieram moderadas a fortes com raios em certo momento, passando a chuva fraca intermitente em seguida.

 


Confesso que já me cansei dessa dinâmica insossa e repetitiva, parece que todos os dias são iguais. Climaticamente, um mês morto. Pessoalmente , o melhor mês da minha vida (pois meu filho tá chegando aí, faltam só 10 dias agora). 👶🏻💙

  • Like 12
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Em 08/02/2024 em 11:42, Daniel85 disse:

Muito sol e temperaturas altas por aqui nessa quinta feira.

 

Pois é...

Fevereiro tinha começado bem... mas o tempo secou de novo na capital paulista.

Nos últimos 4 dias tivemos pouca ou nenhuma chuva, com muito sol o dia todo.

E, como não poderia ser diferente no verão, as temperaturas vêm subindo gradativamente, dia após dia.

E temos tido muitas nuvens altas aqui em Sampa também.

 

Hoje,

Mirante (Aut): 20,1°C / 33,1°C

Interlagos: 19,3°C / 30,1°C

IAG: 18,4°C / 32,1°C

 

E não deve mudar muita coisa até o início do carnaval, "mesmice" total...

 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 08/02/2024 em 12:03, Carlos Campos disse:

Que verão! Mas apesar desses valores tão altos, devido a intensa radiação solar, já que foi um longo período de estiagem, diferem muito da estação de Santa Rosa, do outro lado da divisa, onde no mesmo período só houve 1 única máxima inferior a 30°C (29,3°C) enquanto acima dos 40°C foram 14, ou praticamente metade do mês ultrapassou 40°C.

Dessas 14, 9 foram acima dos 42°C e 2 acima dos 44°C (44,1°C e 44,3°C).

Eu particularmente desconsidero essa estação por achar os dados em geral tanto verão quanto inverno, bastante exagerados. Mas já fui criticado com os argumentos de que é uma estação bem representativa para a localidade, e por estar numa baixada, os valores são corretos e que é uma das melhores que haviam no mercado, na época da instalação, tipo o top das galáxias kk

De um modo geral as diferenças entre ela e demais estações padronizadas (oficiais) ali daquela região não seguem o mesmo padrão. É tipo uma loucura mesmo.

Então eu vejo um início de assunto sobre essas pequenas diferenças nas estações ali no vale do Uruguai/extremo oeste SC e me parece bobagem. Não estou dizendo que é bobagem, mas olhem Santa Rosa. 

*como não acompanho mais nenhum outro grupo de meteorologia, não estou ciente se é falado ou se já foi falado algo a respeito.

Abraço, vc simplesmente sumiu daqui, faz falta...

 

A estação de Santa Rosa deve ter algum aquecimento sim, já foi falado aqui. Porém não sei precisar o nível de aquecimento. Estava em um telhado. E muita casas de região e próximas parecem ter telhados de fibrocimento (que é bem quente).

 

srosa.PNG.e332259a0996518682885a8c8e0c6b84.PNG

 

Caso esteja nesta condição, acho difícil que não tenha ao menos (+ de) um grau de média máxima, em meses ensolarados. E em dias quentes (acima de 30°C), é provável que passe bem (+1,7°C, 2°C).

 

Em 08/02/2024 em 09:17, jean10lj disse:

 

A da cidade parecia aceitável quando foi instalada, mas claramente pelos dados de vento está num lugar fechada e aquece

 

A de Santa Fé está estranha também 

 

A da Epagri sem comentários ultimamente 

 

Do Wolfgang deveria estar mais longe da casa/mais no aberto

 

Resta o abrigo do Felipe em Catres/Mondaí de mais confiável 

 

E Caibi como parâmetro oficial pra Itapiranga atualmente 

 

Falando em calor, e a Linha Pavão? Lembro que comentaste sobre o local, que teria as máxima de Iporã.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 08/02/2024 em 18:59, Renan disse:


Confesso que já me cansei dessa dinâmica insossa e repetitiva, parece que todos os dias são iguais. Climaticamente, um mês morto. Pessoalmente , o melhor mês da minha vida (pois meu filho tá chegando aí, faltam só 10 dias agora). 👶🏻💙

 

Que ótima coincidência, Renan, minha sobrinha vai nascer daqui 10 dias também!

 

Sobre o tempo, eu tolero sem nenhum problema essa "mesmice" se for pra ter temperaturas perto de 20ºC num meio de tarde de fevereiro :D. Mas aqui, convenhamos, mesmice MESMO é o verão com sol, calor e sem chuva, né? Aí fica um troço... Pois, pelo menos aqui, por padrão, praticamente não há troca de massa de ar nessa época mesmo, então não tem escapatória: a dinâmica atmosférica é definida por fenômenos locais (convecção) ou mais abrangentes (corredores de umidade, cavados etc). E, pelo menos, as grandes formações de CBs são muito interessantes de acompanhar visualmente, coisa que o inverno não tem a mínima capacidade de oferecer em igual proporção.

 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Dia escaldante, desde antes da metade da manhã até o finalzinho da tarde.

Variação 19,9°C 32,7°C

Tivemos no lado sul, um pouco ao norte da divisa com Santa Catarina, uma boa formação com trovoadas e chuva. Esse sistema trouxe densa camada de Cirrus até aqui, mostrando uma circulação em altos níveis proveniente do sul.

Também houve chuva rápida com trovões ao norte, bem próximo daqui, mas não trouxe nada.

Uma outra célula, esta mais distante, se mostrou por inteira, bonita, típica de verão, mas igual às outras, não durou muito. 

20240208_193014.gif.488317be727a50487d6b25aafc65d84d.gif

 

Gallery_1707433162829.thumb.jpg.f6b4aaa0117b8ee92416743498f2ec9b.jpg

Edited by Carlos Campos
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 08/02/2024 em 19:20, Moretão disse:

Falando em calor, e a Linha Pavão? Lembro que comentaste sobre o local, que teria as máxima de Iporã.

 

Seguramente lá é o ponto mais quente do município, possivelmente até mesmo da região. Dei uma pausa no hobby pelas estações, a Davis de Aparecida está estragada (vento e caiu um raio), e a WS de Taquarussu a vaca derrubou e chifrou no meio. Pela falta de apoio e consideração nem faço questão de arrumar ou substituir elas, vai ficar por isso. Daí o ânimo pra colocar estações novas também é inexistente.

 

Ao menos a da Flor e Ser está funcionando normal agora, o local é ótimo (bem aberto) e tem sensor de relva, lá quero manter. Pra Aparecida vou continuar a série de dados com a estação de São Vendelino (também a 600m de altitude e topo) que é parecidíssima com Aparecida.

 

 

  • Like 5
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 08/02/2024 em 12:03, Carlos Campos disse:

Abraço, vc simplesmente sumiu daqui, faz falta...

 

Difícil dar conta de faculdade, trabalho, casa, esposa, vida social e hobby ao mesmo tempo. O hobby acabou ficando meio que de lado.

O custo e falta de consideração pelo trabalho com as estações desmotiva bastante. Só quem é aspirante na área que valoriza mais mesmo.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 08/02/2024 em 23:12, jean10lj disse:

 

Difícil dar conta de faculdade, trabalho, casa, esposa, vida social e hobby ao mesmo tempo.

 

É, por aqui, tirando que terminei meu relacionamento recentemente, estou na mesma. Essa semana já nem consegui interagir direito aqui, sorte que BH já está bem representada pelo Léo.  Se eu sumir do fórum ao longo desse semestre, já sabem 

 

--------------------------------------

 

No mais, tudo agradável em BH de janeiro pra cá, com pequenas exceções. Coincidentemente foi só o El Nino começar a enfraquecer que o clima daqui acompanhou e está aos poucos ficando "mais normal".

 

Hoje foi a primeira vez desde sei la quando que cheguei em casa 23:30 com um vento bem fresco, quase outonal. Saudades demais de poder caminhar sem ficar suado com facilidade. Enfim, que continue chovendo e que de março em diante já faça algum friozinho pra valer!

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 08/02/2024 em 16:30, Marcos disse:

Máxima de 34,9° aqui. Agora um vento E pra "refrescar" e faz 33,0° com 63%. P.o. em 25,0° e sensação de 40,6°.

 

 

Que céu azul bonito em  POA! Por aqui se ficar mais de 3 dias sem chuva o céu já perde o tom de azul profundo e fica esbranquiçado de poluição ☠️

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 08/02/2024 em 23:12, jean10lj disse:

 

Difícil dar conta de faculdade, trabalho, casa, esposa, vida social e hobby ao mesmo tempo. O hobby acabou ficando meio que de lado.

O custo e falta de consideração pelo trabalho com as estações desmotiva bastante. Só quem é aspirante na área que valoriza mais mesmo.

Entendo essa situação. Quando se trata de prioridades, uma escolha inteligente deve ser feita. E a grana pra conseguir manter essas prioridades não aparecerá todos os meses "do nada".

Vc ainda é muito jovem e está correndo atrás dos teus sonhos. Também, diria que em segundo plano, vem toda aquela necessidade de não decepcionar os progenitores, que esperam muito que vc consiga ir além do que eles próprios foram (quando se tem uma família tradicional).

É uma carga bastante pesada.

Eu não sou a pessoa mais indicada para dar opiniões sobre o que se deve ou não fazer.

Eu lembro que há algum tempo atrás, trabalhando numa empresa, costumava criticar bastante um colega (bem mais jovem) por este deixar todos os meses mais da metade do seu salário com os "pastores" da igreja que frequentava (igreja bastante conhecida, inclusive). Não vou falar sobre os meus argumentos, minha indignação, etc, quanto à isso pois não vem ao caso, no entanto sempre fiz minhas críticas com bom humor, até q em determinado momento, vendo que a situação financeira do rapaz estava indo de mal a pior, comecei a pegar com um pouco menos de humor. Ele era meio tímido e geralmente ouvia a minha tagarelice, calado. Mas um certo dia ele falou, e a sua resposta audaciosa me pegou tão de surpresa que eu tive um ataque de riso que foi difícil parar e ainda hoje dou muita risada ao lembrar do ocorrido: "Ah, Carlos... cala essa tua boca! Você nem é uma pessoa de sucesso pra falar o que eu devo ou não fazer da minha vida.

Eu ri muito pq ele estava correto. Eu vi inteligência ali e passei a respeitar esse rapaz desde então. 

Eu estava e sempre estive ciente de que a escolha do meu "hobby" como "observador não remunerado do tempo", em tempo quase que integral, havia anulado permanentemente minha chance de qualquer sucesso na vida profissional.  Desde então eu tenho pensado muito, antes de dar minhas opiniões sobre a vida alheia. Cada um sabe de si e das suas prioridades. Se eu não consegui até hoje, já há uns 40 anos, abrir mão dessa maluquice que se iniciou na pré-adolescência, como poderia sugerir coisas às outras pessoas?

O único conselho que eu posso oferecer é: faça o que te deixa feliz e não tente impedir que os outros façam o mesmo.  Mas tem algo muito importante também: cada pessoa possui sua própria personalidade e sua identidade neste planeta, então querer espelhar em si próprio "os sonhos dos teus pais" e não os seus, pode acabar anulando a parte "faça o que te deixa feliz ".

 

Adquirir e manter em pleno funcionamento uma estação automática de boa qualidade não deve ser tão simples. 

Acredito que se vc conseguir manter a estação da pousada em boas condições já será algo bem bacana. O local pega bem o frio de irradiação e neste aspecto se sai melhor do que a maioria das estações do oeste. E vc terá uma carga mais leve, não deixando de acompanhar/registrar o clima local.

Abraço

 

23°C aqui, numa manhã ensolarada:

20868972_2024_02_09_08_27_36.thumb.jpg.72ca6c435affaf36cc14924e2cb3641e.jpg

 

AirBrush_20240209083129.thumb.jpg.b3de0a215fa65f1d41d903d7e6092636.jpg

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 09/02/2024 em 00:11, RafaelBHZ disse:

No mais, tudo agradável em BH de janeiro pra cá, com pequenas exceções. Coincidentemente foi só o El Nino começar a enfraquecer que o clima daqui acompanhou e está aos poucos ficando "mais normal".

 

Hoje foi a primeira vez desde sei la quando que cheguei em casa 23:30 com um vento bem fresco, quase outonal. Saudades demais de poder caminhar sem ficar suado com facilidade. Enfim, que continue chovendo e que de março em diante já faça algum friozinho pra valer!

 

De fato, a automática da Pampulha registrava, desde às 21h de ontem, temperatura na casa dos 19°C com tempo firme e rajadas de vento. A sensação era de muito frescor ou até friozinho pra quem estava exposto na rua. Deixo minha janela parcialmente aberta e, ontem, fui dormir com a temperatura interna em 22,1°C. Só esteve mais fresco que isso na 1ª semana de janeiro, quando o tempo esteve chuvoso. Acredito que chegou algum ar de origem polar, até pelo tempo aberto e ventoso de hoje.

 

Hoje cedo, mínimas de 18°C com tempo bem mais aberto que ontem. Nos bairros serranos, 15,9C hoje cedo! Uma linda manhã de verão:

 

IMG_6934.jpg.e062d4ff37d9090dbd999260457a8d46.jpg

 

Às 10h, a Pampulha marcava 23,8°C.

 

Edited by LeoP
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

@LeoP, que bacana, parabéns pela sobrinha ! Sobre minha lamentação do clima em Fevereiro: Não ligue para isso, esse comportamento sempre me acontece quando chega essa época (ainda mais depois da primavera bizarra que tivemos). Eu fico escaldado com o padrão térmico, e passo somente a desejar o retorno da dinâmica de troca de massas de ar do outono. Mas você tem razão, a verdade é que eu esperava algum bloqueio forte nesse verão e até o momento ainda não tivemos nem um projeto de bloqueio. Tudo do pior possível ficou somente na primavera mesmo , e esse verão está super OK em Minas. 

 

No final da noite de ontem acabou caindo uma pancada mais forte de chuva, chegou aos 14,6mm no dia e em Fevereiro eu tenho agora 47,4mm. Ainda pouco, mas a previsão mostra que após o carnaval as chuvas voltam com força novamente. Os foliões estão alegres, pois vai predominar o calor e o tempo firme por aqui durante suas festas.

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 09/02/2024 em 10:25, Eclipse POA disse:

31 graus em Canoas às 10:00

 

🤡

 

Hoje levantei tarde, perto das 9h30, e minha estação cravava exatos 30,0°. Há dias que a gente não quer que comece, mas temos essas coisas no verão mesmo, quase inevitável.

 

Agora faz 34,2° com 58%. P.o. em 24,8° e sensação de 41,9°.

 

Estou só esperando a segunda-feira. 

  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.