Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Climática (ENSO/SST/AAO/PDO) 2024


LucianoD
 Share

Recommended Posts

Em 19/03/2024 em 13:25, Flavio Feltrim disse:

Será um bom teste para comparar o desempenho dos modelos em relação ao uso dos análogos para previsão! Lá em outubro vemos como foi, mas não estou otimista como essas mapas que postou pq o mundo não é o mesmo nem se comparado a 2016 que não está tão longe!

 

 

Concordo com você, Flávio.

 

A observação dos análogos serve para nos mostrar um caminho, uma direção, mas jamais pode ser encarada como uma antecipação simétrica do futuro em relação ao passado.

 

O mês de julho de 2022 está aí para provar que mesmo sob um cenário totalmente favorável com análogos, SST e demais indicadores, a tragédia poderá ocorrer.

 

Embora estejamos vendo bons indicativos para esse ano conforme a direção apresentada por análogos, teremos uma experiência nova, uma provável queda na anomalia que alcançará uma transição recorde de 4,2°C em Nino 3.4 em um espaço de meses se o CFSv2 acertar o prognóstico.

 

Esse diferencial possivelmente recorde da SST é outro fator no cardápio, inédito em relação aos análogos propostos, e que coloca muitas dúvidas e expectativas no comportamento da atmosfera para os próximos meses.

 

Em linhas gerais temos algumas pistas. Há um ingrediente importante na mesa e julho de 2022 assombra para tentar derrubar todas as teorias mais fortes em relação a expectativas e analogias.

  • Like 4
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Sobre 2022, julho de fato decepcionou muito, mas vale lembrar que a atmosfera, como um fluido, é aleatória demais para ser modelada com a precisão que a gente gostaria. Em que pese esse mês especificamente, olhando de forma mais ampla, aquele ano entregou o que tinha que entregar, na minha opinião. Maio registrou recordes de frio centenários no Brasil, com geada em Brasília e uma das menores marcas para maio em BH nos seus 112 anos. Nenhum JJ das décadas de 80 e 90, desde que a estação climatológica do município está no atual local, superaram maio de 2022. Isso com o aquecimento global em franca aceleração é muito notável.

 

Podemos ter algumas tragédias (decepções) com a La Niña, mas acredito que voltaremos a ter marcas expressivas de frio finalmente e períodos bem maiores sob anomalias negativas.

  • Like 7
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Em 25/03/2024 em 07:32, LucianoD disse:

Regiões niño, monitoramento semanal NOAA (variação em relação a semana anterior) [SST °C]

 

Niño 4: 1,0 ºC (+0,2) [29,2]

Niño 3.4: 1,3 ºC (+0,2) [28,6]

Niño 3: 1,0 ºC (+0,1) [28,3]

Niño 1+2: -0,1 ºC (-0,5) [26,3]

 

Parece que o El Nino não quer ir embora ...ganhou um pouco de força,  pelo menos é o que parece .

  • Like 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 11/03/2024 em 17:56, Flavio Feltrim disse:

Seria  incrível um novo inverno 2016! Mas ainda acho que estamos mais para 2010...

Tomara que seu "achômetro" faiê...

 

Eu só sei que período frio 2024 será melhor que 2023, o que será nada demais...

 

Mas ao menos, que saja um outono/inverno "DIGNO". Já tá valendo!

 

De duas, uma:

 

OU frio constante e contínuo, como 2011 (Imaginem um 96 ou 99? Uau!);

 

OU certo "calorzinho" fora época, PORÉM NECESSÁRIO SURGIMENTO DE CAVALO POLAR, como 2017; (quiçá 2013!!! Pai do Céu!!!)

 

P.S: Sei que, quanto a 2017, pessoal do Sul, com exceção NE de SC e PR, vão me matar

 

Mas, se for pelo "MEU GOSTO", que venha 1994, 2016, 2021, 2000, 2013... 

 

Fuerte Abraços

Edited by Caco Pacheco
  • Like 3
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 25/03/2024 em 13:22, Caco Pacheco disse:

Tomara que seu "achômetro" faiê...

 

Eu só sei que período frio 2024 será melhor que 2023, o que será nada demais...

 

Mas ao menos, que saja um outono/inverno "DIGNO". Já tá valendo!

 

De duas, uma:

 

OU frio constante e contínuo, como 2011 (Imaginem um 96 ou 99? Uau!);

 

OU certo "calorzinho" fora época, PORÉM NECESSÁRIO SURGIMENTO DE CAVALO POLAR, como 2017; (quiçá 2013!!! Pai do Céu!!!)

 

P.S: Sei que, quanto a 2017, pessoal do Sul, com exceção NE de SC e PR, vão me matar

 

Mas, se for pelo "MEU GOSTO", que venha 1994, 2016, 2021, 2000, 2013... 

 

Fuerte Abraços

2017 tivemos chuva congelada em Curitiba, mas no geral o inverno foi mediano... mas mantenho meu palpite pessimista de que esse ano será tipo 2010, assim não me decepciono e o que vier de melhor é lucro!

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 25/03/2024 em 11:54, Juzinho disse:

 

Parece que o El Nino não quer ir embora ...ganhou um pouco de força,  pelo menos é o que parece .

Esses aquecimentos de curto prazo são normais, o que vale mesmo é a tendência de longo prazo! Veja a tendência de queda (linha vermelha) e as oscilações para cima e para baixo em azul:

 

nino34.png.9e13759678442500b9b6910ade82e116.png

 

  • Like 5
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

Eu não gostei do inverno de 2016 por ter muitos dias de neblina aqui seguidos sem dissipar, isto que moro na RM Poa, nem estou falando da serra.

Gosto de sol e até dia chuvoso, mas aquela sequência de até 7 dias sem a neblina dissipar e vários outros, não me agradou.

Prefiro dias de bastante sol e até com vento, mesmo que seja lâmpada de geladeira.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 26/03/2024 em 10:18, Edison Bocorny Jr disse:

Eu não gostei do inverno de 2016 por ter muitos dias de neblina aqui seguidos sem dissipar, isto que moro na RM Poa, nem estou falando da serra.

Gosto de sol e até dia chuvoso, mas aquela sequência de até 7 dias sem a neblina dissipar e vários outros, não me agradou.

Prefiro dias de bastante sol e até com vento, mesmo que seja lâmpada de geladeira.

Te entendo... também sou da turma da lâmpada de geladeira que prefere ondas de frio com céu aberto! Claro, é de vez em quando é bom ter aqueles dias com céu cinzento e máximas baixas, mas prefiro que predominem os dias frio com céu limpo, até o humor fica melhor!

 

Sou da turma -1°C/18°C e não da turma 7°C/10°C 🤣

  • Like 12
  • Thanks 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 26/03/2024 em 10:18, Edison Bocorny Jr disse:

Eu não gostei do inverno de 2016 por ter muitos dias de neblina aqui seguidos sem dissipar, isto que moro na RM Poa, nem estou falando da serra.

Gosto de sol e até dia chuvoso, mas aquela sequência de até 7 dias sem a neblina dissipar e vários outros, não me agradou.

Prefiro dias de bastante sol e até com vento, mesmo que seja lâmpada de geladeira.

 

Aquela tarde do começo da terceira de Junho mal passou de 8 graus graças a essa neblina. Eu amei aquele inverno mas não lembro clde como me virei pra lavar e secar roupa. A conta da luz pela secadora deve ter me enforcado na época kkkkkk 

  • Like 2
  • Haha 4
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 26/03/2024 em 14:58, Juzinho disse:

2016 de Maio a Setembro foi perfeito ...para mim , so perde para o outono-inverno de 1996.

Quero mais desses dois.

 

Em Sâo Paulo foi tão maravilhoso assim ? Engraçado, aqui em Juiz de Fora o inverno de 2016 se concentrou principalmente em Junho. 

 

Os meses de Maio, Julho, Agosto e Setembro ficaram ou na média ou um pouco acima da média , ou seja, absoutamente sem relevância.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 26/03/2024 em 15:30, Renan disse:

 

Em Sâo Paulo foi tão maravilhoso assim ? Engraçado, aqui em Juiz de Fora o inverno de 2016 se concentrou principalmente em Junho. 

 

Os meses de Maio, Julho, Agosto e Setembro ficaram ou na média ou um pouco acima da média , ou seja, absoutamente sem relevância.

Maio foi muito bom por aqui, nem tanto pelo frio, mas mais por conta da chuva. Mas ainda assim fez um frio bem decente sim, principalmente no início do mês (ainda pegando os efeitos daquela mp do final de Abril), e também mais para o final do mês tivemos outra mp respeitável. Se não me falha a memória o mes terminou com maximas 1 grau abaixo da média, por conta da maior quantidade de dias nublado e chuvosos.

 

Agosto teve boas mps tbm, e assim como Maio, trouxe chuvas atípicas. Já Julho e Setembro foram meio franquinhos até onde eu me lembre.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 26/03/2024 em 15:30, Renan disse:

 

Em Sâo Paulo foi tão maravilhoso assim ? Engraçado, aqui em Juiz de Fora o inverno de 2016 se concentrou principalmente em Junho. 

 

Os meses de Maio, Julho, Agosto e Setembro ficaram ou na média ou um pouco acima da média , ou seja, absoutamente sem relevância.

 

Eu achei bom ...talvez os 3.5 graus do Mirante , tenham me deixado aluado o bastante pelo inverno todo hahahaha.

Mês de Junho foi maravilhoso.

  • Like 1
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Vamos aos números de 2016 (Anomalias em relação à 1991-2020)...

 

Renan tem razão, em Sampa foi bem parecido com Juiz de Fora:

Maio na média (-0,1°C na compensada)

Junho foi bom, bem abaixo (-2,0°C na média compensada, acho que é isso que ficou na memória do pessoal)

Julho acima (+0,5°C)

Agosto +/- na média (+0,2°C)

Setembro um pouco abaixo (-0,5°C)

 

E teve um destaque que foi bom para os tempos atuais: 18 mínimas sub-10 no Mirante.

Para os dias de hoje, é uma boa marca, embora não seja a maior do pós-2000.

 

E pensar que o Mirante já teve mais de 50 marcas sub-10 num ano, na década de 1960...

 

 

 

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 7
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 26/03/2024 em 14:30, Renan disse:

 

Em Sâo Paulo foi tão maravilhoso assim ? Engraçado, aqui em Juiz de Fora o inverno de 2016 se concentrou principalmente em Junho. 

 

Os meses de Maio, Julho, Agosto e Setembro ficaram ou na média ou um pouco acima da média , ou seja, absoutamente sem relevância.

Penso que para todos nós o período frio de 2016 ficou marcado pela volta da normalidade, já que nos dois anos anteriores a maioria das mPs ficaram restritas ao sul e oeste da América do Sul. 

Frio descomunal não teve, porém quase todos nós amantes de frio podemos desfrutar de temperaturas baixas.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 26/03/2024 em 19:56, klinsmannrdesouza disse:

Penso que para todos nós o período frio de 2016 ficou marcado pela volta da normalidade, já que nos dois anos anteriores a maioria das mPs ficaram restritas ao sul e oeste da América do Sul. 

Frio descomunal não teve, porém quase todos nós amantes de frio podemos desfrutar de temperaturas baixas.

Cara, SP teve simplesmente a menor mínima desde 1994 e uma semana inteira MUITO gelada. Diria que fez um frio descomunal sim, embora o restante do inverno tenha sido apenas "bom".

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 26/03/2024 em 22:09, Daniel Lisboa disse:

Cara, SP teve simplesmente a menor mínima desde 1994 e uma semana inteira MUITO gelada. Diria que fez um frio descomunal sim, embora o restante do inverno tenha sido apenas "bom".

 

Lembrando que em julho/2000 também tivemos 1 semana gelada.

 

O problema todo é o seguinte (Acho eu)...

Para quem observa o tempo a partir do final da década de 1990, realmente foi um frio "brabo".

Mas... quem viveu as décadas de 1990, 1980 e anteriores viu frios equivalentes ou até piores em Sampa. :D

 

 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 27/03/2024 em 18:09, Aldo Santos disse:

 

Lembrando que em julho/2000 também tivemos 1 semana gelada.

 

O problema todo é o seguinte (Acho eu)...

Para quem observa o tempo a partir do final da década de 1990, realmente foi um frio "brabo".

Mas... quem viveu as décadas de 1990, 1980 e anteriores viu frios equivalentes ou até piores em Sampa. :D

 

 


Minhas memórias meteorológicas começam em 1999, precisamente o evento de Agosto de 1999 foi o que despertou inicialmente minha paixão com o assunto. Lembro do calor pré frontal, da tempestade que veio logo em seguida e do dia seguinte com tempo nublado, ventoso e muito frio. 
 

E depois o Julho 2000, né …a última onda polar que foi capaz de trazer mínima abaixo de 5C lá no topão do INMET daqui… 

 

Fala-se muito de Junho-16, eu também adorei, mas…para mim, Julho-2021 superou para os padrões atuais. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Junho/2016 foi muito bom em Belo Horizonte pelo conjunto, um dos melhores meses invernais da década, sem dúvida. No entanto, como evento isolado, foi facilmente superado por outras ondas de frio recentes, como junho e agosto de 2010, julho 2017, maio 2019, maio 2022 e outras, se considerar máximas baixas com chuva etc.

 

Houve um evento de chuva histórico no começo do mês (cerca de 70/80 mm) com máximas baixas, seguida de forte pré-fontal (máxima de 30,5C) e uma segunda quinzena altamente invernal, com inúmeras mínimas de 10/11 e máximas de 20/22 na área central da cidade:

 

Belo Horizonte - centro:

 

2085794739_Semttulo.png.50441b075c1dd99e36ea6dee292eb4dd.png

 

Foi ótimo, me lembro de muitos dias sob vento gelado na rua, pois essas temperaturas vinham com muito vento e céu parcialmente nublado. Mas nada de histórico.

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 26/03/2024 em 17:50, Aldo Santos disse:

Vamos aos números de 2016 (Anomalias em relação à 1991-2020)...

 

Renan tem razão, em Sampa foi bem parecido com Juiz de Fora:

Maio na média (-0,1°C na compensada)

Junho foi bom, bem abaixo (-2,0°C na média compensada, acho que é isso que ficou na memória do pessoal)

Julho acima (+0,5°C)

Agosto +/- na média (+0,2°C)

Setembro um pouco abaixo (-0,5°C)

 

E teve um destaque que foi bom para os tempos atuais: 18 mínimas sub-10 no Mirante.

Para os dias de hoje, é uma boa marca, embora não seja a maior do pós-2000.

 

E pensar que o Mirante já teve mais de 50 marcas sub-10 num ano, na década de 1960...

 

Começo a crer que o aquecimento que tivemos a partir de ~ meados década de 90 (invernos 95, 97 e 98 começaram a me chamar a atenção...) nos fez a acostumar/habituar com um "novo clima" aqui na RMSP, partir ~ meados década passada.

 

Clima pré-2000 NO MAS EXISTE!

 

Será, Mano?

 

Se sim, F****!!!! 

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 28/03/2024 em 10:22, Renan disse:

 

Citar

 

Minhas memórias meteorológicas começam em 1999, precisamente o evento de Agosto de 1999 foi o que despertou inicialmente minha paixão com o assunto

 

E depois o Julho 2000, né …a última onda polar que foi capaz de trazer mínima abaixo de 5C lá no topão do INMET daqui… 

 

As minhas memórias meteorológicas brotam no início da década de 90

 

Início formação de geada (no final da noite!!!), não sei se 1990 ou 1991

 

1994 foi o BOOM!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 28/03/2024 em 16:04, Caco Pacheco disse:

Começo a crer que o aquecimento que tivemos a partir de ~ meados década de 90 (invernos 95, 97 e 98 começaram a me chamar a atenção...) nos fez a acostumar/habituar com um "novo clima" aqui na RMSP, partir ~ meados década passada.

 

Clima pré-2000 NO MAS EXISTE!

 

Será, Mano?

 

Se sim, F****!!!! 

Já era este clima. 

Tenho 45 anos, fui criança na década de 80 e adolescente nos 90 e aqui na RM POA mudou consideravelmente, especialmente o verão, mínimas e máximas mais altas, abril tropicalizou, mais aberrações em agosto, vejo menos geadas.

E nenhum sinal de retornar como era há pelo menos 30 anos atrás.

  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

A MJO (Oscilação Madden-Julian) tá em fase ativa (circulei em verde), por isso o El Niño não está se rendendo. Isso interfere nos alísios, que estão bem fracos nos últimos dias, dificultando levar as águas mais frias que já predominam na região 1+2 para as regiões 3 e 3.4:

 

uwnd850_cfs_eqtr.thumb.png.643a450e99d0dfc55aff70102cd42116.png

 

A previsão para a primeira semana de abril, porém, é de uma reversão dessa situação e a continuidade da queda na TSM. Desse modo, provavelmente a partir da segunda semana de abril já teremos um cenário mais favorável de resfriamento.

 

Edited by Flavio Feltrim
  • Like 7
  • Thanks 9
Link to comment
Share on other sites

Em 29/03/2024 em 11:05, Moretão disse:

nino12.png.2ad679e96f6a6083a40792c0e5d03e74.png

Não é esse resfriamento que interrompeu as ondas de calor? Em Cuiabá a chegada do outono astronômico trouxe chuvas mais regulares, e alguns dias de temperaturas amenas, após meses de calor quase permanente, enfim, vieram as águas de março e fecharam o longo verão térmico que teve início no fim de julho, em tese no inverno. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 31/03/2024 em 12:51, Leandro A M Leite disse:

Não é esse resfriamento que interrompeu as ondas de calor? Em Cuiabá a chegada do outono astronômico trouxe chuvas mais regulares, e alguns dias de temperaturas amenas, após meses de calor quase permanente, enfim, vieram as águas de março e fecharam o longo verão térmico que teve início no fim de julho, em tese no inverno. 

As regiões Niño interferem de forma diferente em cada parte do mundo. Não conheço estudos específicos para Cuiabá, mas pode ser que a região 1+2 influencie na capital mato-grossense sim. Sei, por exemplo, que a região 1+2 interfere nas chuvas de Lima no Peru e também em partes do Rio Grande do Sul. Já na costa leste da Austrália tem grande correlação com a região do Niño 4.

 

Mas quando se trata do El Niño como um todo, a região 3.4 é a mais importante, mais estável, e oficialmente é quem define a intensidade dos eventos.

 

Apenas lembrando as regiões Niño:

 

FIGURA-02-Localizacao-das-regioes-de-Nino-no-Oceano-Pacifico.png.bde4484dd5346acdee18da552b59f11d.png

  • Like 6
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 31/03/2024 em 09:26, Flavio Feltrim disse:

A MJO (Oscilação Madden-Julian) tá em fase ativa (circulei em verde), por isso o El Niño não está se rendendo. Isso interfere nos alísios, que estão bem fracos nos últimos dias, dificultando levar as águas mais frias que já predominam na região 1+2 para as regiões 3 e 3.4:

 

uwnd850_cfs_eqtr.thumb.png.643a450e99d0dfc55aff70102cd42116.png

 

A previsão para a primeira semana de abril, porém, é de uma reversão dessa situação e a continuidade da queda na TSM. Desse modo, provavelmente a partir da segunda semana de abril já teremos um cenário mais favorável de resfriamento.

 

 

Bom dia, Flávio. Quando possível, poderia nos explicar um pouco sobre a oscilação madden-julian ? Eu sempre escuto falar sobre ele, mas ainda não consegui entender direito. Acredito que esse tópico também serve para deixar registrado todas as explicações para os fenômenos que interferem no clima. Um abraço.

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 01/04/2024 em 10:25, Renan disse:

 

Bom dia, Flávio. Quando possível, poderia nos explicar um pouco sobre a oscilação madden-julian ? Eu sempre escuto falar sobre ele, mas ainda não consegui entender direito. Acredito que esse tópico também serve para deixar registrado todas as explicações para os fenômenos que interferem no clima. Um abraço.

Claro! Tentarei resumir da forma mais didática possível: a Oscilação Madden-Julian é uma onda de propagação lenta (30 a 60 dias) que dá volta no planeta aumentando a instabilidade atmosférica. Apesar de "dar a volta" ela quase não aparece no Atlântico, é mais intensa no Pacífico e no Índico. Cada posição dela no globo, que é dividido em 8 fases, favorece ocorrência de chuvas em algum lugar. Para nossa região, geralmente as fases 1 e 8 são favoráveis às chuvas.

 

Ela interfere basicamente nas Células de Walker, que são células da Circulação Geral da Atmosfera, de grande escala (global) e que tem papel fundamental durante eventos ENOS. Isso significa também que ela interfere principalmente na faixa tropical, entre 10 graus Sul e 10 graus Norte especificamente.

 

A passagem da fase úmida da MJO favorece a instabilidade na ZCIT e consequentemente vai influenciar a ondulação do jato subtropical, interferindo também na formação de bloqueios mais ao sul. Veja abaixo a posição atual da MJO e a previsão de posição até dia 15 de abril:

 

GFS e Ensemble:

 

combphase_noCFSfull.gif.b11cd43d3e2a5969c20db729e497b2c9.gif

 

CFS:

NCFS.png.79a0498cb890ea2bd7892aeea251f1b4.png

 

ECMWF Ensemble:

ECMF_BC.png.5667dcadd9d1b2159fd06746afbf39b3.png

 

Veja que hoje ela está na fase 1 indo para a 2, ou seja, está posicionada entre o leste da África e o oeste do Índico. A previsão dos 3 modelos diz que ela vai estar entre as fases 5 e 6 no dia 15 de abril, ou seja, entre o centro e o leste da Austrália. Ahhh, a distância que a linha fica do centro da imagem indica a intensidade! Ex: veja que no dia 17 de março, na parte de cima, ela estava bem positiva e posicionada na fase 6. Quando está no centro da imagem os efeitos são quase nulos.

 

O grande problema da MJO é que ela ainda é pouco compreendida pela meteorologia, inclusive as previsões não são muito precisas quanto à posição e influência da MJO. Enfim, espero ter ajudado!

 

  • Like 5
  • Thanks 11
Link to comment
Share on other sites

Em 02/03/2024 em 19:01, edsr97 disse:

Que isso gente! 

nino34Mon.gif

 

Em 25/03/2024 em 14:25, Flavio Feltrim disse:

Esses aquecimentos de curto prazo são normais, o que vale mesmo é a tendência de longo prazo! Veja a tendência de queda (linha vermelha) e as oscilações para cima e para baixo em azul:

 

nino34.png.9e13759678442500b9b6910ade82e116.png

 

 

nino34.png.7e0d71106e5e6e257d89ee1cfbe0f83a.png

 

fried2.jpg.15a3c2e413ea8699ba730d9ff0db97f6.jpg

  • Like 1
  • Thanks 1
  • Haha 10
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 03/04/2024 em 20:43, edsr97 disse:



Fim do sonho

HAHAHAHAHAHA! Não sejamos dramáticos! Vai esfriar, não se preocupe... alguns posts atrás eu até comentei que o processo não é contínuo, que teremos muitas oscilações positivas ainda até que a TSM entre num patamar neutro e frio depois. Temos que ser menos geração Z (ansiosa e impaciente) kkkkkkkkkk

  • Like 4
  • Thanks 2
  • Haha 5
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 01/04/2024 em 11:50, Flavio Feltrim disse:

Claro! Tentarei resumir da forma mais didática possível: a Oscilação Madden-Julian é uma onda de propagação lenta (30 a 60 dias) que dá volta no planeta aumentando a instabilidade atmosférica. Apesar de "dar a volta" ela quase não aparece no Atlântico, é mais intensa no Pacífico e no Índico. Cada posição dela no globo, que é dividido em 8 fases, favorece ocorrência de chuvas em algum lugar. Para nossa região, geralmente as fases 1 e 8 são favoráveis às chuvas.

 

Ela interfere basicamente nas Células de Walker, que são células da Circulação Geral da Atmosfera, de grande escala (global) e que tem papel fundamental durante eventos ENOS. Isso significa também que ela interfere principalmente na faixa tropical, entre 10 graus Sul e 10 graus Norte especificamente.

 

A passagem da fase úmida da MJO favorece a instabilidade na ZCIT e consequentemente vai influenciar a ondulação do jato subtropical, interferindo também na formação de bloqueios mais ao sul. Veja abaixo a posição atual da MJO e a previsão de posição até dia 15 de abril:

 

GFS e Ensemble:

 

combphase_noCFSfull.gif.b11cd43d3e2a5969c20db729e497b2c9.gif

 

CFS:

NCFS.png.79a0498cb890ea2bd7892aeea251f1b4.png

 

ECMWF Ensemble:

ECMF_BC.png.5667dcadd9d1b2159fd06746afbf39b3.png

 

Veja que hoje ela está na fase 1 indo para a 2, ou seja, está posicionada entre o leste da África e o oeste do Índico. A previsão dos 3 modelos diz que ela vai estar entre as fases 5 e 6 no dia 15 de abril, ou seja, entre o centro e o leste da Austrália. Ahhh, a distância que a linha fica do centro da imagem indica a intensidade! Ex: veja que no dia 17 de março, na parte de cima, ela estava bem positiva e posicionada na fase 6. Quando está no centro da imagem os efeitos são quase nulos.

 

O grande problema da MJO é que ela ainda é pouco compreendida pela meteorologia, inclusive as previsões não são muito precisas quanto à posição e influência da MJO. Enfim, espero ter ajudado!

 


Finalmente consegui entender esse gráfico , rsrsrs. Só mais uma pergunta: A passagem da fase úmida no caso dos setores 1 e 8 que são os nossos, então , favorece a instabilidade nas latitudes tropicais ? Diminui a chance de bloqueios atmosféricos? Em latitudes médias e altas a influência da MJO é qual ? 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 04/04/2024 em 14:59, Renan disse:


Finalmente consegui entender esse gráfico , rsrsrs. Só mais uma pergunta: A passagem da fase úmida no caso dos setores 1 e 8 que são os nossos, então , favorece a instabilidade nas latitudes tropicais ? Diminui a chance de bloqueios atmosféricos? Em latitudes médias e altas a influência da MJO é qual ? 

Que bom que conseguiu entender o gráfico de diagrama de fase, eu demorei um tempo pra entender! Quanto às suas perguntas, tentarei sintetizar:

 

- A passagem da fase úmida no caso dos setores 1 e 8 que são os nossos, então , favorece a instabilidade nas latitudes tropicais ?  Sim! A MJO interfere diretamente na faixa equatorial, na ZCIT e nas células de Walker. 

 

Diminui a chance de bloqueios atmosféricos? Ao interferir nas células de Walker, acabam influenciando na ondulação da corrente de jato subtropical, amplificando ou reduzindo os bloqueios. Quando a fase úmida está atuando em um local, um outro estará na fase seca justamente por conta de bloqueios e subsidências de altas pressões.

 

Em latitudes médias e altas a influência da MJO é qual ?  No restante do globo a influência é mais indireta, se somando a outros fatores que acabam tendo mais peso. Ex: Antarctic Oscillation, Southern Annular Mode, etc.

  • Like 6
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 04/04/2024 em 14:28, Flavio Feltrim disse:

HAHAHAHAHAHA! Não sejamos dramáticos! Vai esfriar, não se preocupe... alguns posts atrás eu até comentei que o processo não é contínuo, que teremos muitas oscilações positivas ainda até que a TSM entre num patamar neutro e frio depois. Temos que ser menos geração Z (ansiosa e impaciente) kkkkkkkkkk

 

Flavio, quanto você espera de delay da atmosfera da região 3.4? Considera 1,5 m?

 

A preocupação é com o fim do outono e com o inverno. Esse +1/+1,2°C vai refletir até quando?

 

Acredito que o mês de Maio já está na maior parte, comprometido, não?

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 04/04/2024 em 21:06, Moretão disse:

 

Flavio, quanto você espera de delay da atmosfera da região 3.4? Considera 1,5 m?

 

A preocupação é com o fim do outono e com o inverno. Esse +1/+1,2°C vai refletir até quando?

 

Acredito que o mês de Maio já está na maior parte, comprometido, não?

Cada área do planeta responde num momento diferente. Exemplo: o noroeste do Paraná tem um delay entre a TSM da região 3.4 e as chuvas de uns 3 meses segundo estudos. Outros locais o delay é de 1 mês, e por aí vai...

 

Eu acredito que a segunda metade de maio já será melhor para nós aqui no sul, não acredito que esteja totalmente comprometido!

  • Like 5
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 05/04/2024 em 17:26, Wagner97 disse:

Alguém sabe me explicar a diferença entre estes dois mapas?

IMG_8403.jpeg

IMG_8402.jpeg

A imagem de cima é a anomalia da TSM em relação a média do período 1981-2010. A imagem de baixo é a anomalia da TSM comparada a média global atual da TSM, ou seja: se a temperatura média global dos oceanos aumenta, as áreas que estão frias ficam mais frias porque a diferença é maior. Esse segundo mapa é bom para entendermos o contexto atual das anomalias em relação ao momento presente, o primeiro compara as anomalias com o contexto do passado.

  • Like 7
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

Em 05/04/2024 em 18:37, Flavio Feltrim disse:

A imagem de cima é a anomalia da TSM em relação a média do período 1981-2010. A imagem de baixo é a anomalia da TSM comparada a média global atual da TSM, ou seja: se a temperatura média global dos oceanos aumenta, as áreas que estão frias ficam mais frias porque a diferença é maior. Esse segundo mapa é bom para entendermos o contexto atual das anomalias em relação ao momento presente, o primeiro compara as anomalias com o contexto do passado.

Muito obrigado!

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 06/04/2024 em 18:48, Matheus b Santos disse:

Seasonal do europeu rodou ontem, as notícias não são nada boas, infelizmente o inverno tende a ser muito quente nas baixas latitudes. Seguindo o padrão (julho 23 para cá).

 

90AC29F6-7C05-4A2F-AF47-2A4DB5324609.thumb.png.a5b7c1c715aebe324d6dd6dcd4b8e829.png3A7A7215-61C3-4FE6-B6EB-47872BB07999.thumb.png.86f0f40ad46617c7b8e9708ed37b4af9.pngE73C3949-CB9E-4863-BCB7-0DC489AAAB56.thumb.png.95a60cde4f6f553f2c0bc71b2c115f1f.png7D7D13E4-81DD-475B-AF5D-5E13AE33E0CA.thumb.png.548c610a284988b043c11724174bfa0a.pngDE1C0154-109F-4F46-8B60-79749DFD7584.thumb.png.8ff744b103a706bdcc0476447d805135.png5C652C5F-5F20-4320-9E4D-69F6476E6EC8.thumb.png.f08d6ef6948d0e3f6eba7ad939e8d200.png
 

Chuvas:

 

01CA8EE1-DD87-42D0-87E8-57D222BE28B4.thumb.png.486a208dff93568cd151a3512c21dbb4.pngAA3CF39B-F7DE-4A74-849A-B80C45A9929A.thumb.png.c8e6924473b614f4515ceca92184d1e9.pngD6FF0285-465A-4E40-BBCA-F4D381C9FFA4.thumb.png.a7bd78618652a4742c9c45212c6cfb4d.pngCB0D50D4-7AFB-456E-82C4-58EBDB60ECA7.thumb.png.9aba206e52b06e4ad7e4340e7c9be42b.png

Nada azul nas cores das temperaturas e quase sem branco sequer de neutralidade.

Nenhuma semelhança com 2016 final de abril, maio e junho, mesmo com la nina fraca. 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.