Daniel85 Posted December 6, 2023 at 01:01 PM Share Posted December 6, 2023 at 01:01 PM Temperaturas e URA nesse momento em São Paulo. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
AugustoSP Posted December 6, 2023 at 01:08 PM Share Posted December 6, 2023 at 01:08 PM Essa segunda quinzena começa a preocupar. Na atual situação, creio em mais uma onda de calor, mesmo com os ventos com direção SE. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted December 6, 2023 at 01:27 PM Share Posted December 6, 2023 at 01:27 PM Bom dia. Começo o post com uma imagem sensacional de ontem, por volta das 17:30, quando tivemos um pequeno espetáculo no céu proporcionado por uma nuvem Pileus iridescente. Em questão de minutos a nuvem mudou de cor devido ao posicionamento da luz solar. Só peço perdão pela triste fiação elétrica: Essa CB estava desenvolvida, eletrificada e brilhou bastante durante parte da noite, mas não chegou a passar por Juiz de Fora. Na verdade, o deslocamento das tempestades ontem estava de NORDESTE para SUDOESTE, algo bastante incomum por aqui, devido ao giro anticiclônico em 500mb. Assim ficou essa CB de noite: - Finalmente, para alegrar o meu dia, novas instabilidades se formaram na parte da madrugada, começando por volta das 02:30 e indo até umas 5:00, e essas instabilidades passaram bem em cima da cidade. Praticamente não trouxeram relâmpagos ou vento, foi só chuva forte mesmo. Amanhecei com meu pluviômetro marcando bons 36,8mm e lá em Ibitipoca tive 59,2mm. No mapa do CEMADEN percebe-se volume de chuva por toda a cidade, mas ainda um pouco irregular: Em todo caso, esses foram os maiores volumes na cidade desde OUTUBRO, pois Novembro infelizmente fracassou neste quesito e eu já estava ficando bastante preocupado com Dezembro....AINDA ESTOU, mas um pouco mais aliviado. 15 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted December 6, 2023 at 01:31 PM Share Posted December 6, 2023 at 01:31 PM Nesta manhã, o padrão verão continua total. Agora eu já registro 26,9°C após uma mínima confortável de 18,4°C e existe possibilidade de novas pancadas pela tarde e noite: 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
adrianoresouza Posted December 6, 2023 at 03:03 PM Share Posted December 6, 2023 at 03:03 PM (edited) Não sei se postaram por aqui mas vi esse vídeo no X(ex-Twitter). Lá cita q é em Cascavel, e q é o inicio de um tornado. SAL_S8Ftmi46lpiW.mp4 Edited December 6, 2023 at 03:04 PM by adrianoresouza 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted December 6, 2023 at 08:42 PM Share Posted December 6, 2023 at 08:42 PM (edited) Registrada a maior rajada de vento da história. Só podia ser aqui do RS tchê. Chupa MI e Santa Barbara SC Edited December 6, 2023 at 08:43 PM by Edison Bocorny Jr 3 1 10 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno D Posted December 6, 2023 at 08:52 PM Share Posted December 6, 2023 at 08:52 PM (edited) Parece que tá virando clássico isso de Dezembro começar com a atmosfera preguiçosa em São Paulo. Geralmente com esses bloqueios mixurucas, que causa calor, porém nada extraordinário, mas são capazes de inibir as chuvas generalizadas. Agora já passou a primeira semana inteira do mês, e eu não vi uma pancada de chuva na cidade, nem aquelas localizadas, que cai apenas em uma região. Parece que Dezembros, com um número alto de dias chuvosos, tem ficado raro na cidade, oq acontece, é de um ou outro dia de chuva torrecial garantir que o mês feche na média, ou um pouco acima. Edited December 6, 2023 at 08:53 PM by Bruno D 8 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted December 6, 2023 at 09:34 PM Share Posted December 6, 2023 at 09:34 PM Estou num momento de muita concentração nos estudos da faculdade, por isso ainda não entrei no fórum em dezembro. Esse início de verão está sendo bem abafado aqui em Mongaguá, Baixada Santista - SP Mínimas entre 24 ºC e 25 ºC pautaram as manhãs dos últimos dias. As máximas estão entre 30 ºC e 31 ºC, com umidade acima dos 60%, o que traz índice de calor de 33 ºC a 35 ºC. Agora (18:34), tenho 28,6 ºC e 65% de URA. Hoje eu abri a previsão para 4 dias, e me deparei com isso. Devo começar a me emocionar? hahaha 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted December 6, 2023 at 10:31 PM Share Posted December 6, 2023 at 10:31 PM Hoje bati os 30,0° e a chuva veio aos poucos. A u.r. não baixou dos 79% e o p.o. bateu 24,2°! Tempo bem abafado!! Agora 24,9° com 92%. Parou a chuvinha. Segue o vídeo de há pouco. 7 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted December 6, 2023 at 11:07 PM Share Posted December 6, 2023 at 11:07 PM (edited) No sábado achei que Cuiabá finalmente iria se livrar do calor intenso a partir da segunda-feira, quando previu máxima de não mais que 30 C na segunda e não mais que 34 C a partir de hoje, esse ano está assim, quando vejo a previsão e penso que finalmente não terá mais muito calor, em poucos dias a previsão se modifica e em menos de uma semana já tá o calor de volta, na segunda-feira mesmo teve 34 C, e uma chuva derrubou pra 24 C no final da tarde, e hoje, que no sábado só previa 34 C, já subiu pra mais de 38 C, a questão, é quando voltaremos ao padrão do primeiro semestre desde ano, quando apenas 44 dos 181 dias passaram dos 35 C? O primeiro semestre de 2024 terá mais calor que o primeiro semestre de 2023? De repente só a partir de maio que as temperaturas ficarão mais próximas da normalidade e a princípio entre maio e junho não teremos muitos dias de temperaturas mais elevadas, com o fim do El Niño, ondas de frio podem acontecer até em setembro do próximo ano favorecidas por uma nova La Niña, e no final de 2024 as temperaturas estarão mais agradáveis, poucas vezes passando dos 35 C, devido às chuvas mais regulares. Edited December 6, 2023 at 11:10 PM by Leandro A M Leite 8 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted December 6, 2023 at 11:09 PM Share Posted December 6, 2023 at 11:09 PM Em 06/12/2023 em 19:31, Marcos disse: Hoje bati os 30,0° e a chuva veio aos poucos. A u.r. não baixou dos 79% e o p.o. bateu 24,2°! Tempo bem abafado!! Agora 24,9° com 92%. Parou a chuvinha. Segue o vídeo de há pouco. Horrível o abafamento de hoje, tivemos variação de 21,2 / 29,2 °C na base aérea de Canoas. Bem diferente da agradável tarde de ontem, que não foi abafada e teve máxima de 24,6 °C. 5 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted December 6, 2023 at 11:14 PM Share Posted December 6, 2023 at 11:14 PM (edited) Em Cuiabá chover ou não chover faz toda a diferença, pode até chegar a 40 C ou perto disso, mas basta chover na mesma tarde pra em seguida cair pra 25 C mais ou menos, daí a noite já não vai ser quente, agora se não chove, quando chega perto de meia-noite, ainda não baixou dos 30 C, assim, se fizer calor, mas em seguida chover, ótimo. Edited December 6, 2023 at 11:15 PM by Leandro A M Leite 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted December 6, 2023 at 11:27 PM Share Posted December 6, 2023 at 11:27 PM (edited) Tudo bem, logo Deus irá desligar o aquecedor e ligar o refrigerador da gigantesca piscina que é o Oceano Pacífico, aí teremos um segundo semestre menos quente em 2024, com direito, quem sabe, a frio em setembro, teve em 1998 e 2016 no MT. Edited December 6, 2023 at 11:28 PM by Leandro A M Leite 4 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted December 6, 2023 at 11:29 PM Share Posted December 6, 2023 at 11:29 PM (edited) Máxima de 31 graus com abafamento, chuva e leve declínio para 24 graus agora. Amanhã chuva e na sexta a mesma cessa, baixando a temperatura. Já no sábado, previsão de clima primaveril 13/26, retornando a chuva no domingo com máxima de 22/23 graus. Final da grade GFS e euro, sinaliza uma onda de calor após o dia 16, com máximas superiores a 35 e mínimas superiores a 22. Creio que acertam por já estar se aproximando do Natal e ano novo, dificilmente não ocorre uma onda de calor na segunda quinzena de dezembro. Edited December 6, 2023 at 11:30 PM by Edison Bocorny Jr 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel fontenelle Posted December 7, 2023 at 12:18 PM Share Posted December 7, 2023 at 12:18 PM Mais um dia típico de verão no Rio, hoje o dia amanheceu bem claro e abafado às 5:00 no meu bairro obtive mínima de 26 graus no cachambi, agora são 9:15 já estamos em 33 graus, final de semana deixarei a casa toda escancarada pois teremos um alívio aqui no Rio de Janeiro no calor. Esse verão tem tudo para ser mais quente aquela onda de calor de novembro batemos os 42 graus e só para dar um gostinho, chuto mais acredito que esse ano teremos um mês inteiro aqui no Rio sem ter uma máxima sub 30. 5 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno D Posted December 7, 2023 at 12:30 PM Share Posted December 7, 2023 at 12:30 PM Bom dia Pessoal, 9h30 da manhã, e as temperaturas já em 30/31°C na cidade de São Paulo (tinha previsão pra tanto calor?). Sem falar na mínima equatorial de 23/24°C 6 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted December 7, 2023 at 12:49 PM Share Posted December 7, 2023 at 12:49 PM Em 07/12/2023 em 09:30, Bruno D disse: Bom dia Pessoal, 9h30 da manhã, e as temperaturas já em 30/31°C na cidade de São Paulo (tinha previsão pra tanto calor?). Sem falar na mínima equatorial de 23/24°C Mínima equatorial de 23 ºC / 24 ºC? Aqui em Mongaguá eu tive mínima de 26 ºC. haha Já alcançamos os 32 ºC, com umidade de 71%, o que joga o índice de calor para mais de 40 ºC. Tenho esperanças que as mínimas e máximas previstas para sábado e domingo irão se concretizar. Mínima de 20 ºC e máxima de 23 ºC no sábado e no domingo. 6 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bruno D Posted December 7, 2023 at 01:13 PM Share Posted December 7, 2023 at 01:13 PM Em 07/12/2023 em 09:49, BrunoSaoPauloCapital disse: Mínima equatorial de 23 ºC / 24 ºC? Aqui em Mongaguá eu tive mínima de 26 ºC. haha Já alcançamos os 32 ºC, com umidade de 71%, o que joga o índice de calor para mais de 40 ºC. Tenho esperanças que as mínimas e máximas previstas para sábado e domingo irão se concretizar. Mínima de 20 ºC e máxima de 23 ºC no sábado e no domingo. Hipérboles do dia a dia rsrs. A previsão era de aumento de nebulosidade depois dos Meio dia em São Paulo. Mas olhando as imagens de satélite, isso não parece muito sugestivo, acho que a máxima hj pode surpreender, se a nebulosidade demorar a chegar, ou se desenvolver na região. 3 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
n4rd3s Posted December 7, 2023 at 01:19 PM Share Posted December 7, 2023 at 01:19 PM A Base Aérea de Santos (Litoral de SP) registrou uma mínima bizarra de 30ºC! Agora, às 10h, já está em 35ºC. Como já foi comentado, a capital também está fervendo. O Mirante teve mínima de 24,1ºC e agora já registra 31,7ºC. Pra se ter uma noção, no dia 03/12 (dia que a aut. do Mirante bateu 35,0ºC) a temperatura estava em 30,6ºC nesse horário. E hoje provavelmente não vamos ter nem a brisa marítima para nos salvar. Tem previsão de chuva mais pra tarde, mas por enquanto o céu ainda está quase totalmente limpo por aqui. 5 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jrmartinisp Posted December 7, 2023 at 01:52 PM Author Share Posted December 7, 2023 at 01:52 PM (edited) Olhando as previsões do tempo, parece que a atmosfera vai resolver brincar de fim do inverno, pq a semana que vem seria praticamente toda seca e muito quente em SP ou pelo menos aqui pelo leste, eu ainda não vi os últimos vídeos do Coutinho para ver as tendências, mas de qqer forma Isto me chama a atenção pq são muitos dias previstos sem precipitação, vejo um repeteco de 2019, mas me preocupa isso virar um 2014. Historicamente o auge da chuva em sp costuma se dar entre 15 Dez e 15 Jan, costuma ser a época com maior chance de formação de ZCAS, mas mesmo sem ZCAS a atmosfera fica muito instável. Da segunda quinzena de Janeiro em diante o verão fica um padrão mais termodinâmico que vai se estendendo até Março qdo começa a falhar as vezes vai até Abril, geralmente é uma MP que põe fim a isto, bom voltando para o agora, me parece que a partir do outro fim de semana as coisas voltam para a caixinha certa, mas não deixa de ser um alerta, previsões com mais de 1 semana estão variando muito modelos divergindo, tá meio caótico as coisas. Hj tem previsão de chuva e até com bons acumulados na previsão, tem alerta para o leste de sp, mas no canal visível não tem nada, está um céu quase sem nuvens, vai ter que acontecer uma reviravolta e pipocar muita coisa até hj a tarde Edited December 7, 2023 at 01:56 PM by jrmartinisp 9 3 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted December 7, 2023 at 03:23 PM Share Posted December 7, 2023 at 03:23 PM Tive mínima alta por aqui também. 22 graus e agora faz 26 com chuva a vista e amenidades a frente. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted December 7, 2023 at 03:38 PM Share Posted December 7, 2023 at 03:38 PM (edited) Eu estou achando que Cuiabá hoje está com risco de quarentar pela primeira vez em dezembro, o que nesse mês costuma ocorrer em capitais como Porto Alegre e Rio de Janeiro, sábado mais uma vez a previsão me enganou, a princípio previa máxima de 30 C pra segunda e terça, e nos três dias seguintes 34 C, mas, ainda na segunda a previsão pra quarta já subiu pra 36 C, e na mesma segunda subiu pra 34 C antes da chuva que baixou pra 24 C, na terça pouco passou dos 34 C e já na quinta passou de 38 C, várias vezes foi assim, quando penso, finalmente não vai mais fazer tanto calor, a partir de tal dia, no último caso segunda, teremos temperaturas mais toleráveis, em dois dias a previsão já muda, e em quatro dias o calorão já está de volta, após dois dias menos quentes, o jeito é esperar esse menino dá o fora, a princípio, menos calor, com temperaturas não chegando a 35 C por dias ou semanas e na maioria dos dias do mês, no começo da estação seca de 2023, e depois na estação chuvosa de 2024/25, pra hoje meu aplicativo está prevendo 38 C, no sábado previa 34 C pra hoje, domingo chegou a prever 29 C segunda, a última máxima sub-30 foi em 14/09, que foi sub-25. Edited December 8, 2023 at 03:15 PM by Leandro A M Leite 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted December 7, 2023 at 05:23 PM Share Posted December 7, 2023 at 05:23 PM Em casa não baixei dos 22,9° logo à meia-noite. Passei toda a madrugada em 23° e agora tenho 25,9° com 84% lá em casa. Estou em Santa Cruz do Sul de novo. Aqui nublado, deu uma garoa leve e tenho 24,4° medido numa varanda. Estou a 97 m de altitude na Linha Travessa. Segue o vídeo de parte da viagem pra cá. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted December 7, 2023 at 05:39 PM Share Posted December 7, 2023 at 05:39 PM Núcleos pipocando no estado de SP nesse momento. Grande SP ainda sem nada significativo. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted December 7, 2023 at 07:00 PM Share Posted December 7, 2023 at 07:00 PM (edited) Em 07/12/2023 em 12:38, Leandro A M Leite disse: Eu estou achando que Cuiabá hoje está com risco de quarentar pela primeira vez em dezembro, o que nesse mês costuma ocorrer em capitais como Porto Alegre e Rio de Janeiro, sábado mais uma vez a previsão me enganou, a princípio previa máxima de 30 C pra segunda e terça, e nos três dias seguintes 34 C, mas, ainda na segunda a previsão pra quarta já subiu pra 36 C, e na mesma segunda subiu pra 34 C antes da chuva que baixou pra 24 C, na terça pouco passou dos 34 C e já na quinta passou de 38 C, várias vezes foi assim, quando penso, finalmente não vai mais fazer tanto calor, a partir de tal dia, no último caso segunda, teremos temperaturas mais toleráveis, em dois dias a previsão já muda, e em quatro dias o calorão já está de volta, após dois dias menos quentes, o jeito é esperar esse menino dá o fora, a princípio, menos calor, com temperaturas não chegando a 35 C por dias ou semanas e na maioria dos dias do mês, no começo da estação seca de 2023, e depois na estação chuvosa de 2024/25, pra hoje meu aplicativo está prevendo 38 C, no sábado previa 34 C pra hoje, domingo chegou a prever só 29 C pra segunda, a última máxima sub-30 foi em 14 de setembro, foi sub-25, #foraelniño, #venhaoutonoeinvernode2024,#maismecempaemenosmtceasas. Olha que este ano com toda esta chuva, nebulosidade e mps fracas entrando todas semanas, não duvido Porto Alegre ficar na máxima de 35/36. Os modelos indicam temperatura até ligeiramente abaixo da média no RS dezembro e janeiro. Edited December 7, 2023 at 07:41 PM by Edison Bocorny Jr 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted December 7, 2023 at 07:32 PM Share Posted December 7, 2023 at 07:32 PM Tá vindo! 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted December 7, 2023 at 08:06 PM Share Posted December 7, 2023 at 08:06 PM Em 06/12/2023 em 20:27, Leandro A M Leite disse: #maismecempaemenosmtceasas Verdade 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Rezende de loyola Posted December 7, 2023 at 08:09 PM Share Posted December 7, 2023 at 08:09 PM Em 06/12/2023 em 17:52, Bruno D disse: Parece que tá virando clássico isso de Dezembro começar com a atmosfera preguiçosa em São Paulo. Geralmente com esses bloqueios mixurucas, que causa calor, porém nada extraordinário, mas são capazes de inibir as chuvas generalizadas. Agora já passou a primeira semana inteira do mês, e eu não vi uma pancada de chuva na cidade, nem aquelas localizadas, que cai apenas em uma região. Parece que Dezembros, com um número alto de dias chuvosos, tem ficado raro na cidade, oq acontece, é de um ou outro dia de chuva torrecial garantir que o mês feche na média, ou um pouco acima. aqui está assim, também. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted December 7, 2023 at 08:37 PM Share Posted December 7, 2023 at 08:37 PM (edited) Em 07/12/2023 em 12:38, Leandro A M Leite disse: Eu estou achando que Cuiabá hoje está com risco de quarentar pela primeira vez em dezembro, o que nesse mês costuma ocorrer em capitais como Porto Alegre e Rio de Janeiro, sábado mais uma vez a previsão me enganou, a princípio previa máxima de 30 C pra segunda e terça, e nos três dias seguintes 34 C, mas, ainda na segunda a previsão pra quarta já subiu pra 36 C, e na mesma segunda subiu pra 34 C antes da chuva que baixou pra 24 C, na terça pouco passou dos 34 C e já na quinta passou de 38 C, várias vezes foi assim, quando penso, finalmente não vai mais fazer tanto calor, a partir de tal dia, no último caso segunda, teremos temperaturas mais toleráveis, em dois dias a previsão já muda, e em quatro dias o calorão já está de volta, após dois dias menos quentes, o jeito é esperar esse menino dá o fora, a princípio, menos calor, com temperaturas não chegando a 35 C por dias ou semanas e na maioria dos dias do mês, no começo da estação seca de 2023, e depois na estação chuvosa de 2024/25, pra hoje meu aplicativo está prevendo 38 C, no sábado previa 34 C pra hoje, domingo chegou a prever só 29 C pra segunda, a última máxima sub-30 foi em 14 de setembro, foi sub-25, #foraelniño, #venhaoutonoeinvernode2024,#maismecempaemenosmtceasas. Isso tá geral, não só aí. A diferença é que Cuiabá é uma cidade naturalmente muito quente e chama mais atenção. Aqui em Belo Horizonte, desde Agosto, temos uma atmosfera sistematicamente aquecida, com ondas de calor fortíssimas ou históricas em Agosto, Setembro e Novembro. Quando não há calor anômalo, segue acima da média via de regra. Poucos foram os períodos abaixo da média nos últimos 4 meses, se juntar tudo não dá nem 15 dias. Outubro não teve pico anômalo de calor, mas teve uma dificuldade enorme para ter mínimas abaixo de 20, característica que só é comum nos veranicos de verão. Toda essa primavera tá com mínimas de verão, o que é muito cansativo. A impressão é que perdemos uns 5 graus de latitude. Especificamente pra cá, não vejo um tendência de monotonia seca em dezembro, foram muitos anos recentes com chuvarada nesse mês. Dezembro de 2023, sim, tá irreconhecível, com chuva padrão 1ª quinzena de outubro, ou seja, isolada e em dias alternados, completamente fora da casinha para uma média de quase 350 mm. Hoje variamos entre 19 e 33 na Pampulha, com sol o dia todo. Em tese, uma máxima incomum e já muito alta para a época, mas que não tá chamando a atenção. Chuva: 32 mm (9,5% da média). Voltaremos a ter pancadas de chuva nos próximos dias, com raios e risco de tempestades pontuais, novamente a cara de outubro e uma sombra da chuva clássica de dezembro. Edited December 7, 2023 at 08:45 PM by LeoP 7 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted December 7, 2023 at 09:32 PM Share Posted December 7, 2023 at 09:32 PM Este início de dezembro está muito quente na capital paulista e bem estranho, mesmo em meio à doidicie dos últimos anos. As previsões de entrarmos num período mais típico de verão, com máximas menos quentes e chuvas à tarde, não se concretizaram. Continua um calor intenso e seco. As médias estão assim nestes 7 dias de dezembro até hoje (Anomalias em relação à normal 1991-2020), Mirante Mínimas: 21,3°C (+2,6°C) Máximas: 32,9°C (+4,6°C) Interlagos Mínimas: 20,1°C Máximas: 30,9°C O que "aliviou a barra" em Interlagos e na zona sul da cidade foram alguns dias de ventos marítimos, senão... estava na mesma "draga" que o Mirante, como ocorreu na onda de calor de novembro. ----------- Hoje, depois de mais um dia de calorão, tivemos algumas pancadas isoladas em partes das zonas norte e leste da cidade. Mas... por serem rápidas e isoladas, não resolveram nada... continua quente. É aquela velha história: a temperatura até tem uma boa queda na hora da chuva mas sobe de novo assim que ela pára. Mirante (Aut): 24,1°C / 34,1°C Interlagos: 22,9°C / 35,2°C Estou me sentido no litoral com essas mínimas. Tem previsões de um refresco neste fim-de-semana que se aproxima. Mas chuva que é bom, não parece ser muita coisa. Vamos observando... 6 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juzinho Posted December 7, 2023 at 09:34 PM Share Posted December 7, 2023 at 09:34 PM Iguape , no litoral Sul de SP bateu nos 39.8 graus . Maior temperatura na região desde a grande onda de calor que tivemos em Novembro. Idem para o Sesc Inmet , que bateu nos 35.2 graus. Essa primavera aqui no Sudeste , não está fácil. 3 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted December 7, 2023 at 10:29 PM Share Posted December 7, 2023 at 10:29 PM Em 07/12/2023 em 16:32, SandroAlex disse: Tá vindo! E veio... E ficou escuro... E deu uns ventos maneiros... E choveu quase nada! Só pirotecnia... 2 4 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted December 7, 2023 at 11:01 PM Share Posted December 7, 2023 at 11:01 PM Aos poucos vai entrando por aqui. Parece que o vento está de S ou próximo disso e o tempo abrindo. Registro 22,1° aqui na varanda do local onde estou. Vídeo dessa tarde aqui no interior de Santa Cruz do Sul. 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted December 7, 2023 at 11:26 PM Share Posted December 7, 2023 at 11:26 PM Dia tórrido por aqui, a variação foi de 19,7°C / 34,9°C. Felizmente, eu tomei a decisão de colocar um ar condicionado aqui para o meu quarto, e o resultado é que neste momento registro a temperatura interna de 20,5°C com 59% de umidade. PERFEITO PARA DORMIR. Tipo: Continuo sentindo calor assim que saio do meu quarto, mas pelo menos para dormir, a partir de agora, não terei mais desconforto. 10 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted December 7, 2023 at 11:53 PM Share Posted December 7, 2023 at 11:53 PM (edited) Aqui em Friburgo tb torrou. As 10 Da manhã o termometro colonial da incoterm no Centro de Nova Friburgo marcava 30°C. Calculo que deve ter chegado a 32°C na área urbana (uso meu termometro de casa só pra ver mínimas e atual, então ñ da pra saber) e pra variar a estação da UERJ ta fora do ar. Dentro de casa faz 27°C agora as 20:50, mas de madrugada está ficando abaixo dos 24°C o que considero confortável, mas de dia o ventilador é necessario. A mínima externa esta em torno dos 20°C. Hj choveu em pontos isolados na cidade, creio que deve ter chovido mais em área rural. Edited December 7, 2023 at 11:56 PM by Rafael 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ernani de Paula Posted December 8, 2023 at 12:08 AM Share Posted December 8, 2023 at 12:08 AM Em 07/12/2023 em 20:53, Rafael disse: Aqui em Friburgo tb torrou. As 10 Da manhã o termometro colonial da incoterm no Centro de Nova Friburgo marcava 30°C. Calculo que deve ter chegado a 32°C na área urbana (uso meu termometro de casa só pra ver mínimas e atual) e pra variar a estação da UERJ ta fora do ar. Dentro de casa faz 27°C agora as 20:50, mas de madrugada está ficando abaixo dos 24°C o que considero confortável, mas de dia o ventilador é necessario. A mínima externa esta em torno dos 20°C. Hj choveu em pontos isolados na cidade, creio que deve ter chovido mais em área rural. Rafael, tenho uma irmã que mora perto de Lumiar, uma amiga dela enviou uma foto de um termômetro gigante na praça de Lumiar, foi do dia mais quente lá, dia 18 nov, pelo que vi na foto, marcava 43 graus, acredito que marcou na realidade entre 38 e 39, Lumiar fica uns 600 metros de altitude. Aqui esquentou bem, mas para sexta o Meteored, indica uma tarde ainda mais quente. 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted December 8, 2023 at 12:23 AM Share Posted December 8, 2023 at 12:23 AM > Segunda e ontem choveu bastante em área de Rio das Antas, o que deixou algumas enxurradas por lá. ⛅⛅🌥️☁️☁️🌧️⛈️ Máximas: 37,7°C em Blumenau/Itoupava Central 37,5°C em Rodeio/Gávea 37,2°C em Brusque/Centro 37,06°C em Florianópolis/Carijós Mínima: 13,2°C no Morro da Igreja Menor máxima: 21°C no Morro da Igreja Rajadas máximas: 123,8 km/h em Brusque/Centro 116,7 km/h em Santa Rosa de Lima/Santa Bárbara 86,4 km/h em Praia Grande/Serra do Faxinal 80,6 km/h em São Joaquim/Fabrini 75,96 km/h em Indaial/Warnow 73,73 km/h no Morro das Torres Precipitação máxima: 78,21 mm em Iporã do Oeste/Linha São Vendelino > Hoje teve muito calor, principalmente no extremo leste. Oeste teve um dia mais ameno e nublado. > Trovoadas no decorrer do período. > Previsão indica dias amenos ainda, mas olhando a grade, se nota uma ascensão nas temperaturas. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ernani de Paula Posted December 8, 2023 at 12:29 AM Share Posted December 8, 2023 at 12:29 AM amanhã a PWS em Mimoso do Sul, deve quarentar, hoje marcou 39,2 no dia 4 dez marcou 39,4. 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted December 8, 2023 at 12:55 AM Share Posted December 8, 2023 at 12:55 AM O mesmo núcleo de chuva q atingiu Curitiba durante a tarde, visto de casa, setor NW: 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted December 8, 2023 at 01:03 AM Share Posted December 8, 2023 at 01:03 AM Choveu pouquíssimo aqui. Vista NE 16h15: 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted December 8, 2023 at 01:10 AM Share Posted December 8, 2023 at 01:10 AM Deu uma pancada de chuva agora há pouco aqui onde estou e esfriou. Acabou de entrar a frente fria. Ave! Agora tenho 20,0° e chove fraco. 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted December 8, 2023 at 02:16 AM Share Posted December 8, 2023 at 02:16 AM Canoas - tempo.com 9 5 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted December 8, 2023 at 09:38 AM Share Posted December 8, 2023 at 09:38 AM Em 07/12/2023 em 23:16, Eclipse POA disse: Canoas - tempo.com Finalmente o RS vai enfrentar uma onda de calor digna ? Na torcida … Nesse mesmo período da possível onda de calor aí , aqui ficaria ainda mais seco e a falta de chuva vai se agravando em MG. Meu Deus…. 7 1 1 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted December 8, 2023 at 12:12 PM Share Posted December 8, 2023 at 12:12 PM Em 08/12/2023 em 06:38, Renan disse: Finalmente o RS vai enfrentar uma onda de calor digna ? Na torcida … Nesse mesmo período da possível onda de calor aí , aqui ficaria ainda mais seco e a falta de chuva vai se agravando em MG. Meu Deus…. Quanta inveja menino, teu deus tá vendo hein kkkkkkkkkkkkk Por aqui refresco. Obrigado, frente fria!😍 4 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juzinho Posted December 8, 2023 at 12:34 PM Share Posted December 8, 2023 at 12:34 PM Em 08/12/2023 em 09:12, Eclipse POA disse: Quanta inveja menino, teu deus tá vendo hein kkkkkkkkkkkkk Por aqui refresco. Obrigado, frente fria!😍 Convenhamos que está sendo injusto ...O Brasil todo torrando desde Agosto...e vocês vendo tudo de camarote hehe . Estou na torcida também. 4 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted December 8, 2023 at 12:40 PM Share Posted December 8, 2023 at 12:40 PM A chuva decepcionou, pelo menos pra capital paulista, teve 2.2mm aqui no bairro, porém houveram núcleos a tarde e a noite ao redor da RMSP. Esperando os dados das represas, porém esquisito por enquanto dezembro em termos de chuva 3 1 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
fsorf9rj Posted December 8, 2023 at 12:54 PM Share Posted December 8, 2023 at 12:54 PM Dia começando mais uma vez quente aqui no RJ, porém nublado. Ontem a noite tava simplesmente insuportável. Eu estava sentado no sofá, com ventilado encima de mim e mesmo assim estava suando. Meu termômetro marcava 30º. Isso as 23:00 horas. Acho que foi o pré-frontal, já que hoje o tempo muda com a chegada de uma frente fria, com potencial de chuvas fortes e trovoadas. Vamos esperar. 6 1 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted December 8, 2023 at 03:38 PM Share Posted December 8, 2023 at 03:38 PM (edited) Em 08/12/2023 em 09:34, Juzinho disse: Convenhamos que está sendo injusto ...O Brasil todo torrando desde Agosto...e vocês vendo tudo de camarote hehe . Estou na torcida também. E as enchentes históricas e catastróficas com prejuízos incalculáveis? Muitas pessoas perderam tudo, casas, carros, prejuízos incalculáveis. Apenas uma enchente vitimou 51 pessoas numa região aqui do RS. Isto não seria nada legal para o resto do Brasil. O por isto de tantas amenidades aqui. Edited December 8, 2023 at 06:04 PM by Edison Bocorny Jr 3 2 2 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted December 8, 2023 at 03:48 PM Share Posted December 8, 2023 at 03:48 PM Em 08/12/2023 em 12:38, Edison Bocorny Jr disse: E as enchentes históricas e catastróficas com prejuízos incalculáveis? Muitas pessoas perderam tudo, casas, carros, prejuízos incalculáveis. Apenas uma enchente vitimou 51 pessoas numa região aqui do RS. Isto não seria nada legal para o resto do Brasil. O por isto de tanta amenidades aqui. Exatamente, esse pessoal que fica com esse papinho sem noção de "que eles torrem tbm já que a gente tá torrando" (o que por si só já é ridículo) se esqueceu de todos os transtornos que tivemos com as chuvaradas, enchentes e outras tragédias. Tem coisas que são tão ridículas que não dá pra entender. 2 1 3 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leandro A M Leite Posted December 8, 2023 at 04:07 PM Share Posted December 8, 2023 at 04:07 PM (edited) Ontem a chance de quarentar em Cuiabá pela primeira vez em dezembro foi literalmente por água abaixo, a máxima chegou a 39,2 C na convencional e 39,3 C na automática, estava perto, quando uma chuva após às duas horas da tarde derrubou a temperatura pra 26,5 C antes das três horas, e o resto da tarde ficou abaixou dos 30 C, uma outra chuva durante a noite derrubou a mínima pra 24,7 C hoje, na última atualização do INMET 33,2 C de instantâneo às 11 horas com 33,3 C de máxima, a convencional registrou 39,4 C em 1 de dezembro, nesse dia choveu no final da tarde, mas o tempo já mudou mais cedo, por isso não temos 40 C ou mais em Cuiabá em dezembro, e a possiblidade de ocorrer diminui com a consolidação das chuvas. Edited December 8, 2023 at 04:13 PM by Leandro A M Leite 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts