Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2023


Tavares
 Share

Recommended Posts

34 ºC na segunda as 9 da manhã? 😨. Não é só bug do windy mesmo, é a temperatura prevista para a tarde, mas ainda assim é um valor considerável. Tomara que se confirme mesmo, para aquecer um pouco dentro de casa e fazer uma limpeza, já que na sequência, de terça (12/09) a sexta (15/09) deverá ser de dias úmidos e frilolentos novamente.

 

tzntYmu.png

  • Like 6
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 08:15, Maicon disse:

 

Próximo a Lins, fez também 43°C, quase 44°C em Borborema.

Mas, Borborema é baixada, Ciiagro.

O que justifica o valor, pelo acúmulo de calor.

Mas ali em Lins, topo. É erro de medição mesmo.

Se lá batesse 43.5°C, Birigui e Araçatuba tinham batido 45°C, Pereira Barreto 46°C/47°C...

 

Enfim...

A imagem da localização da estação já diz tudo. Dum lado prédio, do outro arbustos, bem do lado, a sua, uma residência até com ar condicionado. Do lado da estação!

 

OBS: do outro lado da rua é o aeroporto. Seria melhor colocar lá esta estação. Não muda nada , pois a geografia é a mesma, e não tem estes obstáculos, que fazem acumular o calor ali.

 

Até pode ser erro de medição, mas na minha humilde opinião naquele episódio fez essa temperatura, porque foi uma situação totalmente atípica.

Normalmente Birigui e Araçatuba faz mais calor, isso é fato, mas naquela situação foi uma onde de calor que pegou o Estado inteiro por igual.

Eu fiz colegial dentro da faculdade de Engenharia, que é do lado do Aeroporto e te garanto que o fato de ser topo ali não faz muita diferença não, faz calor igual a cidade.

Agora concordo com vc quando diz que a estação deveria estar no aeroporto, faria muito mais sentido.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 12:16, Sandro C disse:

Inverno europeu, só na Europa.

Veja o exemplo, Curitiba só tem toda essa fama de fria porque está no Brasil, e é a capital mais fria do País, mas, sequer tem temperatura negativa ou máxima de um dígito todos os anos, este ano a única capital do Brasil que teve máxima de um dígito fica no meio do cerrado, trata-se de Campo Grande na onda de frio de junho. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

 

Em 09/09/2023 em 12:57, Garisto disse:

To passando o feriado aqui em Birigui e por incrível que pareça agora esta com tempo nublado, chuviscando e fresquinho, contrariando totalmente a previsão

 

Idem em JB.

1517977628_Screenshot_20230909-132704_VideoPlayer.thumb.jpg.ae44a7f619cd91bb105e7440f08f0293.jpg

Ventania, chuviscos e céu escuro.

21°C/22°C.

O previsto era 35°C!

Errou por pouco.

1030968722_Screenshot_20230909-133831_SamsungInternet.thumb.jpg.2e9b0b5639386ed8364f2171fbc00860.jpg

 

OBS: Agora garoa Spray. 20°C. São 15°C a menos que o previsto!

IMG-20230909-WA0011.thumb.jpeg.4c9577b04d3fb8f4eab122fa8f9abe8e.jpeg

 

20230909_134307.thumb.jpg.6a076e9bff39244a73c8c78e25992eb0.jpg

Edited by Maicon
  • Like 6
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 13:07, Leandro A M Leite disse:

Veja o exemplo, Curitiba só tem toda essa fama de fria porque está no Brasil, e é a capital mais fria do País, mas, sequer tem temperatura negativa ou máxima de um dígito todos os anos, este ano a única capital do Brasil que teve máxima de um dígito fica no meio do cerrado, trata-se de Campo Grande na onda de frio de junho. 

Eu como Curitibano nunca achei Curitiba fria, essa fama de Curitiba fria é até meio patética, sendo que no próprio Paraná tem muitos municípios mais frios que aqui, a sensação de passar calor ao decorrer do ano aqui é bem maior do que a de passar fro.

  • Thanks 1
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 13:36, Matheus Vinicius disse:

Eu como Curitibano nunca achei Curitiba fria, essa fama de Curitiba fria é até meio patética, sendo que no próprio Paraná tem muitos municípios mais frios que aqui, a sensação de passar calor ao decorrer do ano aqui é bem maior do que a de passar fro.

 

Screenshot_20230909-135320.jpg.2d973cbaaa8b4037be40b53af691eacd.jpg

 

Entre todas as capitais é a q possui as médias de temperatura mais suaves.

Nosso verão é o menos quente e nosso inverno está no mesmo nível que o de POA, com exceção de um ou outro ano em q a dinâmica é melhor lá no paralelo 30. Já em termos de mínima absoluta, Curitiba lidera todas as capitais com -6,3°C.

Já teve alguns poucos episódios de neve e é a única capital q teve o registro de -1°C ao meio-dia (17/7/1975).

Isso tudo não a torna uma cidade fria se comparada com boa parte da Europa e outros inúmeros países do Hemisfério Norte ou mesmo da Austrália Meridional/Nova Zelândia mas em termos de Brasil sim, um país onde quase 90% das cidades possuem médias anuais acima dos 20°C.

E até em termos estaduais, onde na maioria das vezes as cidades ditas por vc, mais frias, registram máximas elevadas se comparadas às de Curitiba.

 

Sobre o comentário do Leandro, de q Curitiba perdeu para Campo Grande na máxima de 1 único dia dentro de 1 evento raríssimo, completamente irrelevante. É até um comentário plausível e interessante, não dá pra negar, porém foi interessante no momento do ocorrido mas ter q ler a mesma ladainha para o resto da eternidade é dose.

 

Em 09/09/2023 em 13:36, Matheus Vinicius disse:

 passar fro.

 

Eu nunca passei "fro", não sei do q se trata e então termino por aqui.

  • Like 4
  • Thanks 1
  • Haha 11
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 13:27, Maicon disse:

 

 

Idem em JB.

1517977628_Screenshot_20230909-132704_VideoPlayer.thumb.jpg.ae44a7f619cd91bb105e7440f08f0293.jpg

Ventania, chuviscos e céu escuro.

21°C/22°C.

O previsto era 35°C!

Errou por pouco.

1030968722_Screenshot_20230909-133831_SamsungInternet.thumb.jpg.2e9b0b5639386ed8364f2171fbc00860.jpg

 

OBS: Agora garoa Spray. 20°C. São 15°C a menos que o previsto!

IMG-20230909-WA0011.thumb.jpeg.4c9577b04d3fb8f4eab122fa8f9abe8e.jpeg

 

20230909_134307.thumb.jpg.6a076e9bff39244a73c8c78e25992eb0.jpg

A previsão errou por quase pouco….kkkkkkk

 

Edited by Garisto
  • Like 2
  • Thanks 1
  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

On 9/9/2023 at 2:13 PM, Carlos Campos said:

 

Screenshot_20230909-135320.jpg.2d973cbaaa8b4037be40b53af691eacd.jpg

 

Entre todas as capitais é a q possui as médias de temperatura mais suaves.

Nosso verão é o menos quente e nosso inverno está no mesmo nível que o de POA, com exceção de um ou outro ano em q a dinâmica é melhor lá no paralelo 30. Já em termos de mínima absoluta, Curitiba lidera todas as capitais com -6,3°C.

Já teve alguns poucos episódios de neve e é a única capital q teve o registro de -1°C ao meio-dia (17/7/1975).

Isso tudo não a torna uma cidade fria se comparada com boa parte da Europa e outros inúmeros países do Hemisfério Norte ou mesmo da Austrália Meridional/Nova Zelândia mas em termos de Brasil sim, um país onde quase 90% das cidades possuem médias anuais acima dos 20°C.

E até em termos estaduais, onde na maioria das vezes as cidades ditas por vc, mais frias, registram máximas elevadas se comparadas às de Curitiba.

 

Sobre o comentário do Leandro, de q Curitiba perdeu para Campo Grande na máxima de 1 único dia dentro de 1 evento raríssimo, completamente irrelevante. É até um comentário plausível e interessante, não dá pra negar, porém foi interessante no momento do ocorrido mas ter q ler a mesma ladainha para o resto da eternidade é dose.

 

 

Eu nunca passei "fro", não sei do q se trata e então termino por aqui.

Esse aí só vê o copo meio vazio.

Tinha que agradecer dia e noite por não morar num lugar de clima equatorial, no Brasil Central ou até mesmo em algumas cidades quentes de nosso estado, como: Foz do Iguaçu, Paranavaí, Umuarama, etc. Essas reclamações infundadas a todo momento que a cidade não é fria, etc, etc é puramente falta do que fazer.

Aliás, o que ele está fazendo para mudar o atual panorama e se mudar para uma cidade mais fria? Em nosso país temos várias, até mesmo no nível América do Sul. Aproveita enquanto é novo, se aventure, estude e se esforce para conquistar seu sonho de morar num lugar mais frio. Agora ficar reclamando do clima da cidade, que é desse jeito faz alguns séculos, ou até mesmo milênios, não vai mudar em NADA.

 

  • Like 4
  • Thanks 4
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 14:56, GabrielG. disse:

Esse aí só vê o copo meio vazio.

Tinha que agradecer dia e noite por não morar num lugar de clima equatorial, no Brasil Central ou até mesmo em algumas cidades quentes de nosso estado, como: Foz do Iguaçu, Paranavaí, Umuarama, etc. Essas reclamações infundadas a todo momento que a cidade não é fria, etc, etc é puramente falta do que fazer.

Aliás, o que ele está fazendo para mudar o atual panorama e se mudar para uma cidade mais fria? Em nosso país temos várias, até mesmo no nível América do Sul. Aproveita enquanto é novo, se aventure, estude e se esforce para conquistar seu sonho de morar num lugar mais frio. Agora ficar reclamando do clima da cidade, que é desse jeito faz alguns séculos, ou até mesmo milênios, não vai mudar em NADA.

 


Eu tenho alguns incômodos em relação não somente a Juiz de Fora, mas ao Brasil em si, e não me enxergo morando aqui pro resto da vida (e não, não tem a ver com o clima). Mas acha mesmo que vou perder meu tempo reclamando e lançando essa toxina mental para quem lê os comentários? Eu não ! Os outros não tem nada a ver com isso…se queremos mudança na nossa vida, isso só depende de nós mesmos. Olha , eu sinceramente espero que o garoto perceba isso algum dia, sem dúvidas há tempo para mudar. 
 

Por aqui, tarde quente, porém com nível de umidade tolerável e ambientes internos OK por causa da mínima de 13,2 graus. Temos agora 28,7C com 50% de umidade. É tipo, tolerável! 
 

@Maicon, estou surpreso com a quantidade de “flops do bem” que tem ocorrido no interior de SP nesta primavera. Parece que a umidade não está deixando o “Setembrão” chegar do jeito que ele quer chegar , com essa força de El Niño. Estamos esperando pelos recordes de calor , mas por enquanto nada. 

  • Like 9
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 15:50, Renan disse:


Eu tenho alguns incômodos em relação não somente a Juiz de Fora, mas ao Brasil em si, e não me enxergo morando aqui pro resto da vida (e não, não tem a ver com o clima). Mas acha mesmo que vou perder meu tempo reclamando e lançando essa toxina mental para quem lê os comentários? Eu não ! Os outros não tem nada a ver com isso…se queremos mudança na nossa vida, isso só depende de nós mesmos. Olha , eu sinceramente espero que o garoto perceba isso algum dia, sem dúvidas há tempo para mudar. 
 

Por aqui, tarde quente, porém com nível de umidade tolerável e ambientes internos OK por causa da mínima de 13,2 graus. Temos agora 28,7C com 50% de umidade. É tipo, tolerável! 
 

@Maicon, estou surpreso com a quantidade de “flops do bem” que tem ocorrido no interior de SP nesta primavera. Parece que a umidade não está deixando o “Setembrão” chegar do jeito que ele quer chegar , com essa força de El Niño. Estamos esperando pelos recordes de calor , mas por enquanto nada. 

Já escrevi num post em outro momento que o @Matheus Vinicius deveria fazer um concurso público numa das cidades dos sonhos dele e vazar de Curitiba (já que ali não é bom).

  • Like 3
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 16:03, SandroAlex disse:

Já escrevi num post em outro momento que o @Matheus Vinicius deveria fazer um concurso público numa das cidades dos sonhos dele e vazar de Curitiba (já que ali não é bom).

Outro detalhe é esse nível de informação errada! Fico feliz quando o @Carlos Campose o @stankevecz1trazem dados de Curitiba, pois de fato são confiáveis!

  • Like 2
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

16 graus agora em Canoas, frio leve com muita nebulosidade e umidade. Ontem chegamos a 23,3 °C mas com abafamento.

Um monte de sobe e desce nas temperaturas e na estabilidade da atmosfera nos próximos dias.

 

Ando sem tempo pra postar, mas acompanhei as notícias e foi tenebroso o que aconteceu naquelas cidades do RS.

Seria bom que as chuvaradas dessem uma trégua após a tragédia da semana passada, mas a atmosfera volta a instabilizar na terça. Que não venha nenhum excesso em acumulados nos próximos dias. 

 

 

  • Like 7
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Ontem: 16°C - 29°C, ensolarado, com nuvens cirrus ao longo do dia e a partir do meio da tarde, presença de cumulus.

 

Hoje, presença maior de nuvens médias e altas, já citadas pelo Daniel, variação parcial de 16,5°C - 25,5°C.

 

Neste momento, 20°C, céu bem "carrancudo", mas por enquanto nada de chuva.

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 10:34, Daniel85 disse:

Manhã de sábado lembrando o começo dessa última semana em São Paulo, ou seja, sol entre nuvens médias e altas e sensação de abafamento (parecendo que estamos em janeiro).

 

E o tempo nublou agora à tarde na capital paulista.

Tivemos bastantes ventos pré-frontais de ONO a N, com rajadas de até 41,8 km/h na automática do Mirante. 

E a condição pré-frontal também ocasionou uma elevação nas temperaturas mínimas.

 

As expectativas são de pouca ou nenhuma chuva.

 

Mirante (Aut): 19,1°C / 27,3°C

Interlagos: 17,0°C / 27,6°C

 

Agora, céu nublado e temperaturas agradáveis.

Às 17 h,

Mirante: 22,5°C

interlagos: 20,8°C

 

No início da próxima semana, devemos voltar à mesmice de calor e tempo seco...

                            

  • Like 4
  • Thanks 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 14:56, GabrielG. disse:

Esse aí só vê o copo meio vazio.

Tinha que agradecer dia e noite por não morar num lugar de clima equatorial, no Brasil Central ou até mesmo em algumas cidades quentes de nosso estado, como: Foz do Iguaçu, Paranavaí, Umuarama, etc. Essas reclamações infundadas a todo momento que a cidade não é fria, etc, etc é puramente falta do que fazer.

Aliás, o que ele está fazendo para mudar o atual panorama e se mudar para uma cidade mais fria? Em nosso país temos várias, até mesmo no nível América do Sul. Aproveita enquanto é novo, se aventure, estude e se esforce para conquistar seu sonho de morar num lugar mais frio. Agora ficar reclamando do clima da cidade, que é desse jeito faz alguns séculos, ou até mesmo milênios, não vai mudar em NADA.

 

 

Esquentou? Bacana, aproveita o calorzinho, vai num sítio, vai curtir uma cachoeira, uma praia, um clube, tomar um açai no capricho, sei lá. Esfriou? Show de bola, aproveita o dia pra sentir o vento gelado na cara enquanto faz uma caminhada, toma um chocolate quente, vai ver um bom filme debaixo da coberta, faz um passeio romântico com sua amada ou amado, e por aí vai. 

 

Agora, se ao invés de aproveitar as diferentes condições ficar só reclamando de tudo, que nada está bom, que só mudando de cidade que um dia TALVEZ vai ser feliz, sempre jogando a felicidade pro futuro ou pra algo que ainda não aconteceu ou que é escasso, aí é a receita pra viver sempre frustrado e de mal humor. E aí meu amigo, a vida que já é curta passa voando e com pouco tempo de qualidade. 

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 18:04, RafaelBHZ disse:

 

Esquentou? Bacana, aproveita o calorzinho, vai num sítio, vai curtir uma cachoeira, uma praia, um clube, tomar um açai no capricho, sei lá. Esfriou? Show de bola, aproveita o dia pra sentir o vento gelado na cara enquanto faz uma caminhada, toma um chocolate quente, vai ver um bom filme debaixo da coberta, faz um passeio romântico com sua amada ou amado, e por aí vai. 

 

Agora, se ao invés de aproveitar as diferentes condições ficar só reclamando de tudo, que nada está bom, que só mudando de cidade que um dia TALVEZ vai ser feliz, sempre jogando a felicidade pro futuro ou pra algo que ainda não aconteceu ou que é escasso, aí é a receita pra viver sempre frustrado e de mal humor. E aí meu amigo, a vida que já é curta passa voando e com pouco tempo de qualidade. 

Quem é pobre não pode aproveitar a vida, muito menos se mudar para outra cidade. 

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 15:50, Renan disse:


Eu tenho alguns incômodos em relação não somente a Juiz de Fora, mas ao Brasil em si, e não me enxergo morando aqui pro resto da vida (e não, não tem a ver com o clima). Mas acha mesmo que vou perder meu tempo reclamando e lançando essa toxina mental para quem lê os comentários? Eu não ! Os outros não tem nada a ver com isso…se queremos mudança na nossa vida, isso só depende de nós mesmos. Olha , eu sinceramente espero que o garoto perceba isso algum dia, sem dúvidas há tempo para mudar. 
 

Por aqui, tarde quente, porém com nível de umidade tolerável e ambientes internos OK por causa da mínima de 13,2 graus. Temos agora 28,7C com 50% de umidade. É tipo, tolerável! 
 

@Maicon, estou surpreso com a quantidade de “flops do bem” que tem ocorrido no interior de SP nesta primavera. Parece que a umidade não está deixando o “Setembrão” chegar do jeito que ele quer chegar , com essa força de El Niño. Estamos esperando pelos recordes de calor , mas por enquanto nada. 

 

Sim. Também estou impressionado como os modelos estão errando. 15°C hoje a tarde foi o erro!

 

Agora cerca de 19°C. Vento mais calmo. E tem umas pancadinhas leves pela região. Uma delas atingiu a cidade.

 

20230909_173543.thumb.jpg.5366d8a18137e0c72ea38a4c4b8dc318.jpg

 

20230909_174319.thumb.jpg.e94f19803ebf0e8ea5111f3265c7ea49.jpg

 

20230909_174510.thumb.jpg.0c39984b02f19d4c434cf9d2f0655e82.jpg

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

On 9/9/2023 at 6:04 PM, RafaelBHZ said:

 

Esquentou? Bacana, aproveita o calorzinho, vai num sítio, vai curtir uma cachoeira, uma praia, um clube, tomar um açai no capricho, sei lá. Esfriou? Show de bola, aproveita o dia pra sentir o vento gelado na cara enquanto faz uma caminhada, toma um chocolate quente, vai ver um bom filme debaixo da coberta, faz um passeio romântico com sua amada ou amado, e por aí vai. 

 

Agora, se ao invés de aproveitar as diferentes condições ficar só reclamando de tudo, que nada está bom, que só mudando de cidade que um dia TALVEZ vai ser feliz, sempre jogando a felicidade pro futuro ou pra algo que ainda não aconteceu ou que é escasso, aí é a receita pra viver sempre frustrado e de mal humor. E aí meu amigo, a vida que já é curta passa voando e com pouco tempo de qualidade. 

👏👏👏👏👏

On 9/9/2023 at 6:08 PM, Matheus Vinicius said:

Quem é pobre não pode aproveitar a vida, muito menos se mudar para outra cidade. 

 

Isso parte de você, se dar por vencido e achar que nunca vai mudar, é da sua mentalidade.

Você é novo ainda, tem uma vida inteira pela frente, para se esforçar e mudar esse cenário que você se encontra. Como os colegas acima citaram, tem várias maneiras de cultivar isso no dia a dia para mudar essa sua mentalidade. Uma solução boa foi que o @SandroAlexpropôs, tem concursos em várias cidades "frias" aqui do Brasil, e que pagam relativamente bem, basta estudar para passar.

E como os colegas do fórum citaram acima.

Ficar na negatividade, achando que é o fim de tudo e contaminando o ambiente não é legal.

Eu tenho um monte de coisas que não acho legal ao meu redor, mas que foge do meu alcance e que eu faço? Me adapto a situação e tento contornar ela.

Mas se continuar nesse estilo de pensamento, viverá eternamente frustrado.

 

 

Edited by GabrielG.
  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 18:04, RafaelBHZ disse:

 

Esquentou? Bacana, aproveita o calorzinho, vai num sítio, vai curtir uma cachoeira, uma praia, um clube, tomar um açai no capricho, sei lá. Esfriou? Show de bola, aproveita o dia pra sentir o vento gelado na cara enquanto faz uma caminhada, toma um chocolate quente, vai ver um bom filme debaixo da coberta, faz um passeio romântico com sua amada ou amado, e por aí vai. 

 

Agora, se ao invés de aproveitar as diferentes condições ficar só reclamando de tudo, que nada está bom, que só mudando de cidade que um dia TALVEZ vai ser feliz, sempre jogando a felicidade pro futuro ou pra algo que ainda não aconteceu ou que é escasso, aí é a receita pra viver sempre frustrado e de mal humor. E aí meu amigo, a vida que já é curta passa voando e com pouco tempo de qualidade. 

Concordo totalmente...

A vida é muito curta para ser vivida sempre a  reclamar e amargurado , já que há  fatores externos que simplesmente estão fora de nosso controle .Gostaria de ter tomado ciência disto um pouco antes , mas nunca é tarde de mais para recuperar o tempo perdido kkkkk .

Para não ficar off Topic, parece que este sistema vem avançado mais do que o previsto . Teremos surpresas? A ver!

 

 

IMG_20230909_181439.jpg

Screenshot_2023-09-09-18-14-01-717_com.windyty.android.jpg

Edited by Alberto Hanauer
  • Like 6
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 15:50, Renan disse:


Eu tenho alguns incômodos em relação não somente a Juiz de Fora, mas ao Brasil em si, e não me enxergo morando aqui pro resto da vida (e não, não tem a ver com o clima). Mas acha mesmo que vou perder meu tempo reclamando e lançando essa toxina mental para quem lê os comentários? Eu não ! Os outros não tem nada a ver com isso…se queremos mudança na nossa vida, isso só depende de nós mesmos. Olha , eu sinceramente espero que o garoto perceba isso algum dia, sem dúvidas há tempo para mudar. 
 

Por aqui, tarde quente, porém com nível de umidade tolerável e ambientes internos OK por causa da mínima de 13,2 graus. Temos agora 28,7C com 50% de umidade. É tipo, tolerável! 
 

@Maicon, estou surpreso com a quantidade de “flops do bem” que tem ocorrido no interior de SP nesta primavera. Parece que a umidade não está deixando o “Setembrão” chegar do jeito que ele quer chegar , com essa força de El Niño. Estamos esperando pelos recordes de calor , mas por enquanto nada. 

 

Está complicado acompanhar o clima no Brasil. As mudanças do clima, ocasionada pelo homem mesmo, em especial pelo desmatamento do cerrado, criou uma espécie de bolsao quente e seco no centro-norte do Brasil, meio que criando uma nova massa de ar, como nesta ilustração da seta amarela que fiz.

 

20230909_164343.jpg.f8769d9c48b9ef2b639d38bc7fabeb0b.jpg

 

Isto praticamente matou nosso inverno - em outras palavras, isto praticamente matou a Massa de Ar Polar Atlântica, que avança pela Bacia do Paraná. Em especial após anos 2000. Deu uma melhorada após 2011.

Mas, ainda está complicado.

 

 

Ano passado e este tivemos quase que uma total abstenção de massas de ar frio no miolo do inverno (JUNHO E JULHO).

Até nosso biôma (mata atlântica) sente, pois a flora que o compõe não resiste meses com ausência de chuvas.

 

Agora pra fechar o quadro que pessoalmente chateia-me...

Depois de todo bloqueio no miolo do inverno, vem FF continental já na primavera. Como esta prevista para daqui menos de uma semana. Aliás, a 2° deste ano, o que é muito ruim!

Porque não em junho ou julho isto abaixo?😪 

IMG-20230909-WA0029.thumb.jpg.ba4e746ba57527be20ac279f0f611024.jpg

Edited by Maicon
  • Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 18:29, Alberto Hanauer disse:

Concordo totalmente...

A vida é muito curta para ser vivida sempre a  reclamar e amargurado , já que há  fatores externos que simplesmente estão fora de nosso controle .Gostaria de ter tomado ciência disto um pouco antes , mas nunca é tarde de mais para recuperar o tempo perdido kkkkk .

Para não ficar off Topic, parece que este sistema vem avançado mais do que o previsto . Teremos surpresas? A ver!

 

 

IMG_20230909_181439.jpg

Screenshot_2023-09-09-18-14-01-717_com.windyty.android.jpg

 

Você tem uma Araucária na sua casa? 🤩

Aqui está nascendo pra todo canto.

Plantei monte de sementes pelo quintal. Só espero que meu cachorro não arranque denovo. Kkk

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 13:36, Matheus Vinicius disse:

Eu como Curitibano nunca achei Curitiba fria, essa fama de Curitiba fria é até meio patética, sendo que no próprio Paraná tem muitos municípios mais frios que aqui, a sensação de passar calor ao decorrer do ano aqui é bem maior do que a de passar fro.

concordo na parte que tem muito mais município frio para bater nessa fama de frio...
Agora na parte de sofrer bem mais com calor do que com frio... depende do ano, né?

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 14:13, Carlos Campos disse:

 

Screenshot_20230909-135320.jpg.2d973cbaaa8b4037be40b53af691eacd.jpg

 

Entre todas as capitais é a q possui as médias de temperatura mais suaves.

Nosso verão é o menos quente e nosso inverno está no mesmo nível que o de POA, com exceção de um ou outro ano em q a dinâmica é melhor lá no paralelo 30. Já em termos de mínima absoluta, Curitiba lidera todas as capitais com -6,3°C.

Já teve alguns poucos episódios de neve e é a única capital q teve o registro de -1°C ao meio-dia (17/7/1975).

Isso tudo não a torna uma cidade fria se comparada com boa parte da Europa e outros inúmeros países do Hemisfério Norte ou mesmo da Austrália Meridional/Nova Zelândia mas em termos de Brasil sim, um país onde quase 90% das cidades possuem médias anuais acima dos 20°C.

E até em termos estaduais, onde na maioria das vezes as cidades ditas por vc, mais frias, registram máximas elevadas se comparadas às de Curitiba.

 

Sobre o comentário do Leandro, de q Curitiba perdeu para Campo Grande na máxima de 1 único dia dentro de 1 evento raríssimo, completamente irrelevante. É até um comentário plausível e interessante, não dá pra negar, porém foi interessante no momento do ocorrido mas ter q ler a mesma ladainha para o resto da eternidade é dose.

 

 

Eu nunca passei "fro", não sei do q se trata e então termino por aqui.

a risada foi pelo passar "fro".
Mas gostei dos seus argumentos sobre Curitiba de uma maneira geral. Mas o Matheus não está 100% errado em falar que a fama de "fria" ser pra Curitiba é injusta, sendo que tem cidades mais frias e tal. Apesar de ser um número não muito elevado de municípios mais frios que aqui no território nacional.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 13:27, Maicon disse:

 

 

Idem em JB.

1517977628_Screenshot_20230909-132704_VideoPlayer.thumb.jpg.ae44a7f619cd91bb105e7440f08f0293.jpg

Ventania, chuviscos e céu escuro.

21°C/22°C.

O previsto era 35°C!

Errou por pouco.

1030968722_Screenshot_20230909-133831_SamsungInternet.thumb.jpg.2e9b0b5639386ed8364f2171fbc00860.jpg

 

OBS: Agora garoa Spray. 20°C. São 15°C a menos que o previsto!

IMG-20230909-WA0011.thumb.jpeg.4c9577b04d3fb8f4eab122fa8f9abe8e.jpeg

 

20230909_134307.thumb.jpg.6a076e9bff39244a73c8c78e25992eb0.jpg

Aqui tava previsto 32 e ficou 22 de tarde tbm. Até chuviscou. So que antes do meio dia o sol saiu e a máxima ficou em 26,1° ... 

 

------------------------------------------

 

Euro bota um dinamismo dos bons com direito até uma sub 10 que nem tava esperando mais Screenshot_20230909_193038_Chrome.thumb.jpg.a3d2bd1cfdfdcdbd7764460bb68ef1a1.jpg

Edited by Luke
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Um pouco de 🌧️ está noite pelo vale do Paraíba, 

Tenho reparado um comportamento estranho das chuvas na cidade de sp , mirantão tá com azar, com exceção do evento de sábado passado que alias não foi uma ff as FFs estão flopando a chuva na cidade, pelo interior e até mesmo nos vales seja do Ribeira ou do Paraíba andou chovendo na passagem, não aquela Brastemp, mas o suficiente para não deixar a vegetação voltar a secar.

 

 

Sobre estas previsões apocalípticas de calor.

Setembro/Outubro os modelos patinam bastante nas previsões por aqui, isto acontece pq a atmosfera está em transição e as condições mudam muito rápido a ponto de os modelos não conseguirem acompanhar, na minha opinião é a época com os maiores erros.

 

Mas..... muita calma e acompanhamento aí ,pq em 2020 os modelos  tbm começaram com isso de calorão e por fim concretizou, então eu não subestimo mais, no tópico da enso desde o Outono que digo que minha preocupação é o trimestre SON. Seja pela violência da chuva no sul, seja por alguma onda de calor agressiva por aqui, a chuva ja mostrou as caras, e acredito inevitável passar pelo menos uma semaninha infernal, mesmo que não seja de recordes de x anos, mas a maior temperatura do ano em Sp vai acontecer neste trimestre.

Se não estou enganado e aí me ajudem, a maior do ano ainda é 32,5°C de 16 de Janeiro?

Moleza isso aí ser batido com folga, ainda mais no pós 2000.

Resta saber se a força do calor vai ser boazinha tipo um 34,x , um mais malvadona tipo um 35 ou 36, x ou se vai tentar se aproximar da absoluta de 2014.

Parece cômico se não fosse trágico a expectativa pela renovação dos recordes de calor, :D

Pq de frio acho que é melhor esquecer

 

Mando tbm uma foto de uns Ipês Brancos que floriram por aqui

 

Screenshot_20230909-192205-524.png

IMG-20230905-WA0024.jpg

  • Like 8
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Dia escuro, ventoso e fresco por aqui. Tivemos máxima de 18,1°C em Garibaldi e 17,4°C em Lajeado.

 

Certa hora do dia a cidade foi completamente coberta pela neblina, que continua agora, porém um pouco mais fraca.

 

Agora temos 12°C e continua baixando relativamente rápido. 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Os extremos de hoje ficaram assim: 13,2°C / 28,9°C e sol o dia todo. Temperatura dentro de casa agora: 23,4°C.

 

Tudo bem Ok...Setembro com temperaturas acima da média, mas longe do pavor que foi o histórico Setembro-2020. Mas eu fico sempre abismado em ver como este mês é o mais afetado pelas mudanças climáticas por aqui. Pois às vezes podemos pensar que o Setembro do ano passado foi "espetacular" em termos de frio, quando na verdade a sua média simples que fechou em 18,0C era simplesmente a média normal do mês entre as décadas de 70 e 80...

 

 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 21:13, Renan disse:

Os extremos de hoje ficaram assim: 13,2°C / 28,9°C e sol o dia todo. Temperatura dentro de casa agora: 23,4°C.

 

Tudo bem Ok...Setembro com temperaturas acima da média, mas longe do pavor que foi o histórico Setembro-2020. Mas eu fico sempre abismado em ver como este mês é o mais afetado pelas mudanças climáticas por aqui. Pois às vezes podemos pensar que o Setembro do ano passado foi "espetacular" em termos de frio, quando na verdade a sua média simples que fechou em 18,0C era simplesmente a média normal do mês entre as décadas de 70 e 80...

 

 

Com certeza e não é empirismo, minha mãe falava que setembro era um mês frio a lembrança dos feriados sempre eram em sua maioria de frio.

Fazia algum calor, sim claro, a insolação é praticamente a mesma de março especialmente da segunda quinzena em diante.

Mas  a atmosfera ainda não está ou pelo menos não estava com o calor acumulado do verão, mas vejo que atualmente isto não acontece mais, e concordo com o que o Maicon falou um pouco acima sobre o Brasil central, me parece que esta acumulando mais calor, e esta mais expansivo, e isto vem influenciando outras partes do país nestas épocas quando a chuva ainda não está regular.

E repare que toda vez que o Aldo coloca suas tabelas seja com médias, seja com recordes não só de setembro, mas dá maioria dos meses os recordes de calor a maioria esmagadora é recente, tudo pós 2000.

Edited by jrmartinisp
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 13:36, Matheus Vinicius disse:

Eu como Curitibano nunca achei Curitiba fria, essa fama de Curitiba fria é até meio patética, sendo que no próprio Paraná tem muitos municípios mais frios que aqui, a sensação de passar calor ao decorrer do ano aqui é bem maior do que a de passar fro.

A temperatura média anual de Curitiba é entre 17 ºC e 18 ºC. Portanto, poderia ser considerada uma "cidade de 17 ºC". Então, o mais comum durante o ano seria as pessoas sentirem um frio leve, ainda não desconfortável.

 

Já São Paulo capital tem média anual de 20 ºC. Isso já está mais no meio do caminho.

 

Tanto São Paulo capital quanto Curitiba são conhecidas por serem cidades sem muitos extremos de temperatura, por pessoas que estão mais antenadas aos extremos que existem no planeta.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 18:08, Matheus Vinicius disse:

Quem é pobre não pode aproveitar a vida, muito menos se mudar para outra cidade. 

 

 

Amigo, vou lhe dar uma dica porque sei que vc ainda é novo e pode estar demorando um pouco pra enxergar algumas que nós, mais velhinhos aqui, já vivenciamos e enxergamos. Eu quero sinceramente lhe ajudar nisso.

É uma dica importante pra que vc não sofra tanto. Não vou me estender muito, apenas dar uma breve "palhinha" aqui, e sigo depois em mensagem privada se vc quiser.

Seguinte, a primeira coisa que vc precisa saber/perceber é que na vida nem sempre a gente - e isso é muito importante - que nem sempre ....Ler mais

  • Haha 9
Link to comment
Share on other sites

Ontem deu uma chuva serena de 20 min no fim de tarde aqui, só pra molhar as plantas e o asfalto, acordamos com o tempo parcialmente nublado, temperatura bem agradável (17°c) e úmido.

 

Vou deixar uma foto de um Ipê branco ali a caminho de Santos tirada no feriado. 

IMG_20230908_145550_431.jpg

Edited by jayvillao
  • Like 4
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 18:08, Matheus Vinicius disse:

Quem é pobre não pode aproveitar a vida, muito menos se mudar para outra cidade. 

 

Não queria fazer off topic aqui, mas as vezes leio coisas que se faz necessário. É a primeira vez que vejo alguém que reclama de calor em Curitiba.

 

 

Menino, vc mora em uma das melhores cidades deste país, Curitiba vive ranqueada por ai como uma cidade com boa qualidade de vida, além de ter um dos melhores climas do país tbm, vai por mim, eu não sou rico, já passei por vários perrengues na vida, vivi a maior parte da minha vida na cidade de SP, morei tanto na periferia quanto no centro e ambos os lugares tem vantagens e desvantagens. É difícil viver em SP, muita gente reclama, mas climaticamente falando SP foi o melhor lugar que ja vivi até hoje.

Não posso falar por Curitiba e mesmo outras cidades do sul ,pq só conheço de passagem, mas pelo que vi,  não me parece tão diferente assim de sp, é mais fria e um pouco mais subtropicalizada, ou seja é melhor para quem não gosta de calor.

Por necessidade, seja familiar, financeira ou por questões de trabalho fui obrigado a morar em alguns lugares diferentes, dentro e fora do país,.mas tendo o Brasil como referência, já morei no litoral do nordeste, no sertão do nordeste e no interior de sp, hj moro no vale do Paraíba,  cerca de 1hr da capital, que tem um clima bem parecido com o da cidade de sp, mas digamos um pouco mais extremado tanto para o frio quanto para o calor e pra mim, Ok.

Quando  morei no interior de sp morei em uma casa que era um forno quando fazia calor e não tinha AC, era muita noite mal dormida, já quando morei no sertão do nordeste tive o privilégio de ter AC no quarto que dormia, mas vai por mim não é saudável viver no AC além do mais, vc não tem idéia do que é um br-o-bró e de ficar meses sem ver uma chuvinha, o ar fica empoeirado e quando ela aparece da um alívio, mas nem comemore muito pq aparece junto um monte de mosquito e pernilongo. 

 

Sobre ir morar em lugares frios ,conheço pessoas que foram morar fora do país em lugares como Seattle, Toronto, NY e me lembro até de algumas falarem no começo que estavam gostando de inverno com frio de verdade, mas a lua de mel durou pouco, mudaram de ideia quando se deram conta de como é difícil conviver com neve que acumula, atrapalha andar de carro, imagine  ter que cavar a neve da entrada da sua casa para poder sair com o carro e ir fazer compras, a neve  é linda quando cai, mas se nao derreter logo ela empredra e fica dura, imagina lidar com isto, as vezes não tem neve mas tem temperaturas muitos graus abaixo de zero, aí o frio é de doer e é perigoso, isto te obriga a ficar muito mais tempo dentro de casa com tudo fechado para não perder calor e economizar aquecimento. O que faz ficar um ar viciado, temos o privilégio de poder ventilar nossas casas justamente pelo fato das temperaturas permitirem.

 

Enfim , estude, vc é novo, vc achando o clima da sua cidade ruim, se está ruim em Curitiba, o que dizer dr muitos outros lugares, vc tem muito o que viver e se nada do que disse aqui faz algum sentido, procure terapia, faz bem.

 

 

 

  • Like 4
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 09/09/2023 em 18:08, Matheus Vinicius disse:

Quem é pobre não pode aproveitar a vida, muito menos se mudar para outra cidade. 

 

Quem é pobre pode aproveitar tanto a vida quanto quem é de classe média, ou quem é rico. Não ter dinheiro não significa que não exista diversão. Muitas pessoas pobres se divertem até MAIS do que muitos ricos. Vão a rios mergulhar, sobem nas árvores para pegar frutas frescas, passeiam em parques da cidade etc. E para se mudar para outra cidade, basta ter bom planejamento. Eu mesmo, sou pobre e estou planejando me mudar para a Região Sul ainda em 2023, junto com minha esposa e filhas. Basta ter foco.

 

---------------------------

 

No monitoramento, hoje eu estou com um dia de céu completamente encoberto aqui em Mongaguá, Baixada Santista - SP.

 

O dia começou com temperatura em 21,1 ºC e já subimos até os 24,1 ºC. A temperatura vai ficar entre 23 ºC e 24,5 ºC durante grande parte da tarde.

 

Eu vou na feira comprar umas frutas, e gostaria que tivesse uns 21 ºC, mas me contento com esses 24 ºC. Ainda é bem confortável hahaha

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

*SETEMBRO- DESVIOS (9 DIAS)*

03,0 (-1,9) Bariloche 81/10
12,9 (-1,6) Rosário 81/10
12,8 (-1,9) Buenos Aires 81/10
13,2 (-0,1) S Vitória d Palmar 81/10
14,4 (-0,2) Bagé 81/10
17,7 (+1,0) Porto Alegre 81/10
15,6 (+1,4) Caxias do Sul 81/10
19,4 (+0,7) Florianópolis 02/22
10,6 (+0,7) Morro da Igreja 07/22
17,6 (+2,3) Curitiba 81/10
21,5 (+3,0) São Paulo 81/10
22,4 (+0,8) Belo Horizonte 81/10
23,6 (+1,5) Rio de Janeiro 81/10
26,0 (+0,1) Goiânia 01/22
 

Informações do Carlos Dias. 

  • Like 9
  • Thanks 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 10/09/2023 em 12:20, Renan disse:

*SETEMBRO- DESVIOS (9 DIAS)*

03,0 (-1,9) Bariloche 81/10
12,9 (-1,6) Rosário 81/10
12,8 (-1,9) Buenos Aires 81/10
13,2 (-0,1) S Vitória d Palmar 81/10
14,4 (-0,2) Bagé 81/10
17,7 (+1,0) Porto Alegre 81/10
15,6 (+1,4) Caxias do Sul 81/10
19,4 (+0,7) Florianópolis 02/22
10,6 (+0,7) Morro da Igreja 07/22
17,6 (+2,3) Curitiba 81/10
21,5 (+3,0) São Paulo 81/10
22,4 (+0,8) Belo Horizonte 81/10
23,6 (+1,5) Rio de Janeiro 81/10
26,0 (+0,1) Goiânia 01/22
 

Informações do Carlos Dias. 

O de Curitiba o pior, nada impressionante mesmo, muitos dias quentes. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Deixo aqui um trecho de vídeo, da METSUL, em que é muito bem ilustrado o que deve ocorrer nesta semana no Rio Grande do Sul.

Destaquei este trecho para enfatizar que isto é importante, pois esclareçe pessoas e autoridades sobre o que irá ocorrer.

 

 

ATENÇÃO: QUEM É DO RIO GRANDE DO SUL VALE A PENA ASSISTIR O VÍDEO TODO, E COMPARTILHAR COM AUTORIDADES LOCAIS (EM ESPECIAL DE DEFESA CIVIL), POIS É MUITO ELUCIDATIVO, DE FÁCIL COMPREENSÃO.

 

SEGUE VÍDEO LINK DO VÍDEO COMPLETO:

 

PARABÉNS À METSUL PELA INICIATIVA.

 

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.