Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
André Luiz DS

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2020

Recommended Posts

12 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Tarde fria Kkkkkkkkk

Pra quem vive com tardes de 32ºC, 33ºC, uma quedinha de 5 graus é bacana, né não? 🤣

• Like 2
  • Haha 1

3 horas atrás, Lucas Busnardo disse:

Moro no bairro da Velha, Felipe. Há várias casas destelhadas por aqui. O clube Vasto Verde também sofreu severos danos, com o telhado do restaurante que foi destruído. Olhando as imagens do radar, vemos que a instabilidade foi gerada exatamente acima da minha região, pulando outros bairros da cidade. E o mais impressionante é que tudo aconteceu em questão de minutos.

Que azar...

E tem chovido pouquíssimo na região. Nos últimos 20 dias Indaial (INMET) acumula apenas 16mm e aqui em casa tenho 26mm, o chão ta bem seco. Últimos 15 dias na epagri:

image.thumb.png.41f719950ab5c2cd181d8fb2904a6acd.png

A temperatura está bem acima da média em 2020, no INMET até dia 07/01:

Média das mínimas: 21,8 (+0,9)

Média das máximas: 32,9 (+1,7)

• Like 4
  • Sad 4

Posted (edited)

Chove muito forte em Belo Horizonte neste momento. Aqui em casa e em regiões a oeste da capital, nada. Hoje está o retrato da última semana, de pouca chuva pra esse lado. Só que a linha de corte me deixou fora da chuva pela primeira vez. 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 2

8 minutos atrás, Pedro Victor P. disse:

Pra quem vive com tardes de 32ºC, 33ºC, uma quedinha de 5 graus é bacana, né não? 🤣

Sim.

Mas não é fria.

• Haha 2

Pelo radar Xpol pode estar chovendo granizo na região da Consolação em São Paulo.

Cidade inteira em estado de atenção

4l3WZRN.png

• Like 3
  • Thanks 1

Posted (edited)
3 horas atrás, Lucas Busnardo disse:

Moro no bairro da Velha, Felipe. Há várias casas destelhadas por aqui. O clube Vasto Verde também sofreu severos danos, com o telhado do restaurante que foi destruído. Olhando as imagens do radar, vemos que a instabilidade foi gerada exatamente acima da minha região, pulando outros bairros da cidade. E o mais impressionante é que tudo aconteceu em questão de minutos.

Lucas, eu estava num edifício próximo ao Forum, eu tive uma visão boa da trovoada, possivelmente um microburst mesmo, com direito a granizo pequeno, literalmente 1/2 min depois estava tudo calmo.

Edited by Beto Krepsky
  • Like 2

Posted (edited)

Boa noite, tem chovido quase todos os dias em Friburgo, até o momento foram 125 mm na área urbana neste 7 primeiros dias (dados da estação da UERJ). Hj fugiu do padrão e choveu nada na estação, fazendo com que a temperatura se elevasse bastante, principalmente dentro de casa. Hj variou entre 18,6 e 33,1°C. No momento temperatura ainda bem alta aqui, 24°C.

Eu sei que ta longe, mas o modelo global acoplado indica uma boa queda de temperatura no inicio de fevereiro no Rio, vamos aguardar pra ver se ainda muda. 

GA.jpg

Edited by Rafael
  • Like 5

1 minuto atrás, Beto Krepsky disse:

Exemplo perfeito de micrburst

Acabei de filmar uma da janela da cozinha.

• Like 5
  • Confused 1

EM MENOS DE 30 MINUTOS, 46 MILIMETROS NA VILA MARIANA!

Screenshot_20200107-221924.thumb.jpg.b7fa28b7474df0cb63fb4a97251ea467.jpg

• Like 6

Dia clássico de verão em Cons. Lafaiete

Amanheceu super ensolarado, mínima de 18 graus, a cara de janeiro

Aumento de nuvens de manhã, trovoadas ao meio-dia, mormaço à tarde, máxima de 29 graus, a cara de janeiro

Pancadas de chuva ao fim da tarde, acumulando mais 2mm

Noite parcialmente nublada, temperatura de 22 graus, realmente um dia típico de janeiro

Previsão se mantem nessa batida pros próximos 10 dias, tá perfeito! Podia apenas chover mais volume e fazer menos calor, mas é janeiro né...ao menos o calor tá na época dele e tenho que suportar

• Like 4

Quatro pontos intransitáveis já na Capital

dSJlWge.png

Estou profundamente desapontado com a chuva que cai no ABC.

• Like 6

Chuva intensa no Cariri da PB.

Screenshot_20200107-211904.png.e6a762c34d4fbc3a1ebed63563109c26.png

Imagem de satélite acima mostra um enorme sistema convectivo na região.

Screenshot_20200107-212029.png.d6950dc70a2dfc1ceb72089bade6dfcb.png

A estação do CEMADEN de Juazeirinho teve mais de 70 mm em 1h20 de chuva.

• Like 12
  • Thanks 1

47 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Que azar...

E tem chovido pouquíssimo na região. Nos últimos 20 dias Indaial (INMET) acumula apenas 16mm e aqui em casa tenho 26mm, o chão ta bem seco.

A temperatura está bem acima da média em 2020, no INMET até dia 07/01:

Média das mínimas: 21,8 (+0,9)

Média das máximas: 32,9 (+1,7)

Aqui em Brusque a chuva do dia 1° de um certo alívio e foi só. Hoje tivemos uma pancadinha que não serviu para nada.

A estação de Indaial está verdadeiramente quente neste Janeiro. Não sei o quão normal é estar assim. Estou calculando várias estações do nordeste este mês (Epagri e INMET), e das que estou calculando é a mais quente.  

A PWS do Centro de Brusque talvez esteja próxima, mas faltam dados por causa da trovoada do do dia 1°. Imagino que o AlertaBlu e Itoupava Central (que não estou calculando) possam estar mais quente. E claro Timbó.

De resto, não há nenhuma mais quente.

• Like 5

Agora mais 2 áreas da cidade entraram em estado de alerta.

Oz4o0nc.png

Radar de São Roque neste momento.

GnV526H.jpg

• Like 7

Aqui na Zona Norte nada de mais, não tivemos essa chuva que ocorreu em outras regiões e está menos intensa (no máximo moderada na região de Santana/Tremembé/Vila Maria).

Acho que o Sesc Interlagos deve ter chovido muito forte. Esse núcleo que provocou chuva intensa na região da ZL e ZS já deve estar se aproximando do litoral.

• Like 3

Posted (edited)

Um forte nevoeiro tomou contas da ilha de São Luís, capital do Maranhão surpreendendo os locais, já que esse fenômeno  tão comum aqui no sul do país, é raro no litoral quase a altura da linha do Equador. O aeroporto da cidade fechou e vôos foram desviados. 

Apesar do tempo carrancudo, não ouve chuva significativa e a variação da temperatura ficou entre: 23.9° ~ 28.7.

Edited by Lucas Venturini
  • Like 7

2 horas atrás, Matheus Vinicius disse:

Sim.

Mas não é fria.

Deixa de ser chato Mateus. Mas ainda reconsidero as bobagens que tu diz por ter apenas 16 anos.

O Brasil está com mais de 70% do território sobre clima tropical e quente, e quem nasceu e viveu a vida toda sobre ele acha sim temperaturas máximas abaixo de 30° friozinho.

É como temperaturas abaixo dos 5° aqui pra nós...

• Like 13

Aqui em Palmas, o dia foi de sol e muito calor, com chuvas muito isoladas na região. A temperatura máxima atingiu 32,5ºC. Minha impressão foi de ar mais pesado que em BH pois, além da temperatura alta, venta bem pouco e a sensação de abafamento é bem maior. Especialmente a noite, pois a temperatura não cai, mesmo com céu limpo.

Agora, faz 26ºC em Palmas e 22ºC em BH.

• Like 4

2 horas atrás, Felipe Backendorf disse:

Que azar...

E tem chovido pouquíssimo na região. Nos últimos 20 dias Indaial (INMET) acumula apenas 16mm e aqui em casa tenho 26mm, o chão ta bem seco. Últimos 15 dias na epagri:

image.thumb.png.41f719950ab5c2cd181d8fb2904a6acd.png

Acumulados muito bons na região próxima à Serra Geral no sul do estado, com mais de 250 mm. Possivelmente ajuda orográfica.

O Euro havia previsto >300 mm para 10 dias em Lauro Muller (até 10/1) ...

IMG_20200107_223858.thumb.jpg.8140237abf4be3a8e5d22851f0c267e4.jpg

mas já diminuiu a quantidade para 200 mm, ou seja...

Impressiona os mais de 650 mm previstos para Garuva e áreas próximas:

IMG_20200107_224543.thumb.jpg.f9e93e6ac70ac15624ddb4fb53cb0c3e.jpg

Piada? 

Parece q sim... Curitiba já teria superado a média mensal, se "previsão" fosse sinônimo de "realidade".

Mas...vamos acompanhando.

• Like 6
  • Haha 1
  • Sad 1

2 horas atrás, Beto Krepsky disse:

Exemplo perfeito de micrburst

Espetacular esse vídeo... Eu precisava de uma pancada dessa aki na vila...

• Like 1
  • Haha 2

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.