Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Carlos Dias

Mudanças Climáticas - Discussões Gerais

Recommended Posts

1- Eu acredito em mudanças climáticas.

2- Eu não acredito em mudança climática antropogênica.

3-Eu não acredito em "global warming" (mundo está 0,1C mais quente que o normal hoje).

Hoje a América do Sul está assim:

anomalia.thumb.png.894b9ff7f6b1e4c7210f2a06f75333be.png

anomalia.thumb.png.894b9ff7f6b1e4c7210f2a06f75333be.png

E o mundo está assado:

Mundo.thumb.png.4c3a199c6feb5332db99da0d9c89d1cd.png

O aquecimento global é no meu umbigo?

Pode ser... então que se enfatize isso.

Sobre o relatório do NOAA, só digo uma coisa: "interésses... e $$$$$".

Olhem a situação do Brasil nesse momento (13 hrs) por algumas estações do INMET:

Uruguaiana: 25C

Porto Alegre: 26C

Florianópolis: 30C

São Paulo: 33C

Era para estar exatamente o contrário. Enquanto São Paulo bate 35C/36C quase todo dia, a máxima absoluta de Uruguaiana nesse ano é de apenas 35,8C, apenas 2,8C acima da médias das máximas da cidade (33,0C).

Onde tem aquecimento global para alguns, há resfriamento para outros?

anomalia.thumb.png.f475e9dbe6e7702f1179c27866ace8f6.png

Edited by Guest

Ronaldo, pra mim há mudança no regime de neve no Planalto da Neve. Já são quase duas décadas de sem manutenção daquele regime mensurado pelo Rodolfo.

Temos algumas estações ao redor do globo que, mesmo sem efeito da urbanização, já apresentam alterações de cerca de 1C (para mais e para menos, mas muito mais exemplos para mais) em algumas estações do ano para novas normais.

Ronaldo, pra mim há mudança no regime de neve no Planalto da Neve. Já são quase duas décadas de sem manutenção daquele regime mensurado pelo Rodolfo.

Temos algumas estações ao redor do globo que, mesmo sem efeito da urbanização, já apresentam alterações de cerca de 1C (para mais e para menos, mas muito mais exemplos para mais) em algumas estações do ano para novas normais.

ISTO NÃO É MUDANÇA DE CLIMA NEM AQUI NEM NO XILINDRÓ! KKKK SIM VARIABILIDADE DE CLIMA. MESMO COM AUSÊNCIA NÃO SERIA, O TEMPO É CURTÍSSIMO PARA SE QUALIFICAR COMO MUDANÇA, QUE POR SINAL ESTÁ REVERTENDO.

VOLTO COM ITAPIRANGA, POIS TEM 80 ANOS E UMA PESSOA QUALIFICADÍSSIMA EM TERMOS DE OBSERVAÇÃO. JÁ TEVE 8 ANOS SEGUIDOS COM INVERNO PARA LÁ DE FRIO, ASSIM COMO JÁ TEVE INVERNOS BEM QUENTES (DADOS E NÃO ACHÍSMOS, CASO ESTEJA LENDO). MUDOU O CLIMA EM ITAPIRANGA NESTES 80 ANOS? NÃO. SIM TEVE VARIABILIDADES.

PARA MINHA SURPRESA S.J TEVE 3 VERÕES BEM QUENTES, 71/72/73, 43 ANOS DEPOIS PARECE ESTAR SE REPETINDO....

O PROBLEMA ESTÁ NO BICHO DE 2 PATAS! UNS QUEREM FRIO, OUTROS CALOR, OUTROS TEMPESDADES, ETC E ACABAM, POR AZAR, NASCENDO NO LOCAL ERRADO E AS VEZES CERTO.

Ronaldo, para mim se altera 1C em uma Normal de 30 anos, é uma mudança significativa. Temos qua qualificar a partir de que momento que é mudança climática, então. E concordo que está revertendo e tem tudo para reverter. O sol tá minguando...

Por fim, alguém me explica de onde vem tanta cara de pau na NOAA em emitir o relatório mostrado pelo Fantástico. O mundo hj nem de perto atinge o mesmo patamar de quecimento visto em 1998 e 2005...

Cara de pau...

ISTO NÃO É MUDANÇA DE CLIMA NEM AQUI NEM NO XILINDRÓ! KKKK SIM VARIABILIDADE DE CLIMA. MESMO COM AUSÊNCIA NÃO SERIA, O TEMPO É CURTÍSSIMO PARA SE QUALIFICAR COMO MUDANÇA, QUE POR SINAL ESTÁ REVERTENDO.

Coutinho, concordo contigo quanto ao curtíssimo tempo de observação e acredito nos ciclos. Em relação à GO, MG, RJ, ES, SP, as duas últimas décadas foram bem mais quentes. O frio do inverno foi sensivelmente diminuído nessas regiões, bem como a neve nas serras sulinas.

A neve tem dado sinais de estar voltando a essas áreas, mas não enxergo nenhum sinal positivo em relação ao sudeste e centro-oeste (espero que a ausência de chuvas por 2 anos seguidos seja um ciclo bem curto).

A comparação entre as temperaturas nos períodos de 31-60, 61-90 e 91 em diante mostra o quanto as regiões citadas aqueceram.

Tens alguma expectativa quanto à melhoras para nós?

:good: :good: :good:

EM ITAPIRANGA OSCILOU DE -2,++ A +2,0 EM DÉCADAS E NÃO 30 ANOS!!! MUDOU O CLIMA? NÃO, POIS O DESVIO PADRÃO LÁ É GRANDE. 1°C EM MANAUS É ERA DO GELO, 1°C NO UMBIGO É NADA OU QUASE NADA, 1°C NO PLANETA É UM ENORME VALOR, O MESMO 1°C VARIARÁ MUITO DE LOCAL P/LOCAL.

AQUI O INVERNO JÁ CAIU QUASE 0,5°C NA MÉDIA, É MUITO, PARA MIM NÃO.

COLOQUE ESTAÇÕES EM ÁREAS COMPLETAMENTE RURAIS COMO A NOAA FEZ, NA SURDINA, E VERÁS QUE O RESULTADO SERÁ BEM INTERESSANTE.

OS NOBRES VEM A PÚBLICO DIZER QUE NÃO TEM COMO PREVER NOS PRÓXIMOS 3 MESES PARA O SUDESTE E VEM DIZER QUE SC ESTARÁ TROPICAL EM 30 ANOS....PARA MIM ISTO DIZ TUDO!

COLOQUE ESTAÇÕES EM ÁREAS COMPLETAMENTE RURAIS COMO A NOAA FEZ, NA SURDINA, E VERÁS QUE O RESULTADO SERÁ BEM INTERESSANTE.

Estações rurais aqueceram muito pouco. Uruguaiana, por exemplo, aqueceu 0,3C na média anual entre a 61/90 e a atual semi-normal. Já a estação de NYC localizada no Central Park aqueceu 1,1C em um século. Se pensarmos no grande boom que teve a cidade em termos de construção civil, acho absolutamente atribuível à urbanização boa parte desse aquecimento.

A questão é a seguinte: mudanças climáticas não devem ser alvo de discussão só quando dizem respeito a aquecimento.

A atual discussão, e até aumento da crença da ação do homem nas mudanças climáticas, é visualmente motivada pelas temperaturas acima da média e padrão anômalo (já que o nosso verão é úmido e tem um calor brando, e raramente excessivo - no Sudeste). São dois anos já assim, mas para se estabelecer um padrão de mudança climática deveria-se observar este padrão por muitos anos, e não apenas dois. Vejam: março de 2011, dezembro de 2011 e janeiro de 2012, janeiro e março de 2013 tiveram um padrão tão anômalo quanto o atual, só que para frio. E é recente.

Sou da mesma opinião do Bruno. Acredito sim em mudanças climáticas provocadas por variabilidade natural, e não pelo homem. Na minha visão, o homem pode alterar o clima local, como em grandes cidades (SP, por exemplo). Mas basta sair do centro da metrópole e avançar para algum ponto periférico para notar a diferença. É tão localizada quanto uma pancada de chuva de verão.

Previsão de curto prazo não tem nada a ver com previsões gerais de aumento de temperatura global que são feitas meramente com extrapolação de dados já existentes e de amplo conhecimento no meio científico.

Grande Ronaldo...

Mas estou exatamente me referindo aos ciclos climáticos ao falar sobre essa anomalia atual no verão do Sudeste. Releia o texto. Acredito que não haja qualquer indício de mudança climática, mas sim de ciclos em alguns pontos do globo. Meu foco maior aqui, é claro, é o meu umbigo, no caso o Sudeste.

Já são dois verões bizarros seguidos, e isso me preocupa justamente porque nós não estávamos preparados para essa mudança, provavelmente de causa natural, de ciclo!

Como são feitas as previsões de clima para daqui 100 anos? São baseadas em modelos climáticos, correto? Então são cenários que não são confiáveis, pois os modelos não funcionam para 10 dias, imagine para 10-20-50-100 anos, mesmo que os modelos trabalhem de maneira diferente. Se não me engano, as projeções de 2005 já estão furadas 10 anos depois.

Até onde sei, a extrapolação é realizada através dos modelos.

O cenário pode ser pior ou melhor do que eles mostram, infelizmente não dá para confiar.

Quantas estações havia no mundo em 18 e bolinha?

Espacializações não resolvem nada, são dados extrapolados que não trazem boa definição.

O melhor seria trazer os dados por estações, ressaltando ainda se houve mudança de localização ou característica na estação e seu entorno. Comparar a evolução de cada estação nos traria um resultado muito mais preciso.

É só trazer a medição por satélite e ver como está o aquecimento.

Cadê as outras mensagens?

Desculpe, Rodrigo.

As mensagens foram transferidas para este tópico [ talvez o nome não seja o ideal] mas é o tópico que se mantém as discussões pertinentes.

A razão é não perder discussões importantes e interessantes.

Abraços

Para que não haja peso maior de qualquer um dos lados, mudei o nome do tópico, pois estava parcial demais. Agora sim faz mais sentido ;)

Colocaram o conteúdo do tópico que criei dentro deste e deletaram o original (algo que não pedi) sem ordem cronológica alguma...

Eu coloquei.

Se algo não lhe agradou...desculpe.

Tente via mp....esclarecer tua vontade.

Atenciosamente, Mafili

Quantas estações havia no mundo em 18 e bolinha?

Espacializações não resolvem nada, são dados extrapolados que não trazem boa definição.

O melhor seria trazer os dados por estações, ressaltando ainda se houve mudança de localização ou característica na estação e seu entorno. Comparar a evolução de cada estação nos traria um resultado muito mais preciso.

É só trazer a medição por satélite e ver como está o aquecimento.

Marcelo, graças as recentes arbitrariedades fica impossível saber se sua resposta é referente ao que eu postei, caso seja (ou não), sugiro que veja o vídeo, todo o seu questionamento é abordado no vídeo que postei.

Frost, a resposta foi em relação a mensagem do Bruno, sobre o aquecimento relatado pelo NOAA. Mas vou ver o vídeo.

Grande Ronaldo...

Mas estou exatamente me referindo aos ciclos climáticos ao falar sobre essa anomalia atual no verão do Sudeste. Releia o texto. Acredito que não haja qualquer indício de mudança climática, mas sim de ciclos em alguns pontos do globo. Meu foco maior aqui, é claro, é o meu umbigo, no caso o Sudeste.

Já são dois verões bizarros seguidos, e isso me preocupa justamente porque nós não estávamos preparados para essa mudança, provavelmente de causa natural, de ciclo!

ORAS BOLAS, PELOS DADOS DO ALDO, NÃO ACHISMO, FORAM 13 ANOS SEGUIDOS DE "SECA", RECLAMANDO POR APENAS 1,5!!! :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: