Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2020


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

12 minutos atrás, sjmolive disse:

Enquanto isso, na Antártida:

 

O maior montante de gelo dos últimos 5 anos...

 

791508353_CapturadeTela2020-09-27as18_57_43.thumb.png.221fd108d20924061ab09aadd69c0320.png

 

Cobertura de gelo na Antártida elevada até se comparamos com os anos 1980.

 

Vai entender...

 

1315937640_CapturadeTela2020-09-27as19_00_45.thumb.png.aef756254795ddcebe046f28f51e3c98.png

 

O frio está pegando é no sul da África e no leste da Austrália. Aqui, é só calor... e tristeza.

 

O Pacífico também está bem gelado. La Niña está em -0,8˚C.

1475839600_CapturadeTela2020-09-27as19_04_33.png.1cc8b60991b316cbef42ff55c30c0c90.png

 

Então não é razoável supor que a qualquer momento a chave do tempo pode virar e teremos condições bem mais amenas por aqui? 

 

Pegando um gancho no seu post, acho a explicação "desmatamento" e  "aquecimento global" muito vaga para o que o Brasil está enfrentando. Não estou negando, longe disso, mas o conhecimento sobre a dinâmica do planeta que temos ainda é pífio. O ar frio ainda está por aí e está intenso em alguns lugares, só não está aqui conosco pois está bloqueado. 

 

Espero que um dia a gente consiga explicar detalhadamente o porquê de cada uma destas diferentes dinâmicas atmosféricas ao redor do planeta e o que de fato motivou cada uma delas, inclusive estes bloqueios.

 

Foi mesmo a ação do homem a nível local? Foi global? Foi o magnetismo terrestre? Influência solar? É cíclico ou não? Enfim... São muitas teorias mas nada concreto ainda. Quero muito estar vivo no dia que for possível olhar pra trás e afirmar que progredimos bastante nosso conhecimento neste aspecto. 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

20 minutos atrás, sjmolive disse:

É verdade. Como a estação ficou fora do ar por algum tempo lá no EstaçõesdoBrasil, eu não captei este extremo.

Amanhã vc pode trazer essa tabela com as mínimas de cada estado, por gentileza? 

A PWS daqui de Anápolis foi aprovada no estacoesdobrasil e to mt feliz, afinal acordei 6 da manhã pra ir lá ver se realmente fazia sentido e vi que deu uma diferença gritante entre a estação que já existia no topo. Ela pode ser a menor mínima do estado já que hoje registrou 12,7C, menor que os 15,xC de Cristalina que frequentemente eh a estação do INMET com menor mínima daqui do Goiás. 

Edited by Alexandre Pereira
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em BH, dia escaldante, um vento quente "secador de cabelo" tomou conta do dia. Do lado de fora, um calor atípico para o costume belorizontino. Pelas oficiais do inmet:

 

Santo Agostinho........ 18,7 - 33,9

Pampulha................... 18,3 - 34,9

Cercadinho................. 17,0 - 31,8

 

Minha opinião: se for para, todo ano, passar por um período extremamente quente e seco após o inverno para, em seguida, termos um clima normal, com períodos de muita chuva no verão e alguns episódios de frio relevante de em MJJA (com eventualemente algumas marcas importantes, como a máxima de 15ºC em BH em agosto), dentro das limitações que o GW impõe, menos mal. Ficaria bem decepcionado se essas mudanças começarem a afetar o ano todo como tem afetado setembro e outubro, aí eu largaria a meteorologia da minha vida pois o clima seria de tal forma artificial que não inspiraria nenhum monitoramento. O lado "bom" disso tudo é que ganhamos dinâmica, desde que o inverno tenha marcas expressivas e que esse caloraço seja passageiro (restrito a esse período, até a atmosfera ganhar "jeito de verão", com as ABs e VCANs da vida).

 

@RafaelBHZ Também acho todas essas explicações vagas (embora sejam importantes como processo de entendimento). Até 2012, já havia muito desmatamento, muita urbanização, nada tão diferente do que temos hoje, mas houve uma mudança clara de dinâmica lá pra cá. Algo que me "tira o sono" também é o motivo de essas anomalias serem restritas a SO. No resto do ano (ainda bem), se consegue ter normalidade com frequência e as anomalias negativas conseguem aparecer (esse ano ficamos 4 meses seguidos abaixo da média, com um verão camarada e maio expressivamente frio). Vale lembrar que a região mais afetada pelo aquecimento global são as altas latitudes, pelo que tenho lido.

 

Na previsão do euro, há chuva pra BH no último dia da grade, 06/10. Espero que seja o padrão mudando para chuvas isoladas, o que era pra ser recorrente nesse período (algo como 1 ou 2x por semana).

 

19:30 e 27-28ºC em BH, bem quente.

Edited by LeoP
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

SÃO PAULO TEVE HOJE O DIA MAIS QUENTE DO ANO EM TODAS AS  ESTAÇÕES QUE EU MONITORO.
CGE:
36,2 ITAQUERA
35,6 TREMEMBÉ
35,5 CIDADE ADEMAR
35,5 PINHEIROS
35,4 FREGUESIA DO Ó
35,4 BUTANTÃ
35,4 MOOCA
35,3 SÃO MIGUEL PAULISTA
35,2 PERUS
35,2 IPIRANGA
34,9 VILA FORMOSA
34,9 VILA MARIANA
34,8 SÉ-CGE*
34,7 SANTO AMARO
34,6 PENHA
34,6 VILA PRUDENTE
34,5 MBOI MIRIM
34,4 ITAIM PAULISTA
34,4 VILA MARIA
34,2 JABAQUARA
34,1 ANHEMBI
34,0 SANTANA
33,9 SÃO MATEUS*
33,8 LAPA

33,7 SANTANA DO PARNAÍBA
33,5 CAPELA DO SOCORRO
33,5 RIACHO GRANDE
33,5 MAUÁ
33,4 PARELHEIROS
33,3 MARSILAC*

 

 

Excelente o resumo, e só complementando: a média das máximas nas estacoes do CGE hoje foi de 34,6°C. Vou fazer essa conta todos esses dias. Nas estacoes mais próximas de onde estou, mínima hoje de 18-19°C, máxima beirando os 35°C e temperatura atual em 29°C. Aliás, Sé e Mooca ainda tem 31°C, sendo quase 8 da noite:

 

image.thumb.png.9bac9f7d7905e33316ca98cc3c5e4162.png

  • Like 5
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

41 minutos atrás, sjmolive disse:

Enquanto isso, na Antártida:

 

O maior montante de gelo dos últimos 5 anos...

 

791508353_CapturadeTela2020-09-27as18_57_43.thumb.png.221fd108d20924061ab09aadd69c0320.png

 

Cobertura de gelo na Antártida elevada até se comparamos com os anos 1980.

 

Vai entender...

 

1315937640_CapturadeTela2020-09-27as19_00_45.thumb.png.aef756254795ddcebe046f28f51e3c98.png

 

O frio está pegando é no sul da África e no leste da Austrália. Aqui, é só calor... e tristeza.

 

O Pacífico também está bem gelado. La Niña está em -0,8˚C.

1475839600_CapturadeTela2020-09-27as19_04_33.png.1cc8b60991b316cbef42ff55c30c0c90.png

 

Então não é razoável supor que a qualquer momento a chave do tempo pode virar e teremos condições bem mais amenas por aqui? 

 

 

Isso pode ser um dos indicadores, que oq vem puxando os sucessivos períodos quentes e recordes de calor, são razões muito mais regionais e ambientais daqui do Brasil e do Continente, do que uma participação mais forte de algo mais Global.

 

É lógico que o mundo todo vem enfrentando aquecimento recorde, e tem sua parcela de participação nisso tudo, mas aqui no Brasil, o aquecimento está muito mais acentuado em todos os parâmetros, o que leva a crer, que existe outras coisas potencializando regionalmente, ainda mais o aquecimento que já está em curso em escala global 

  • Like 4
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, sjmolive disse:

Enquanto isso, na Antártida:

 

O maior montante de gelo dos últimos 5 anos...

 

791508353_CapturadeTela2020-09-27as18_57_43.thumb.png.221fd108d20924061ab09aadd69c0320.png

 

Cobertura de gelo na Antártida elevada até se comparamos com os anos 1980.

 

Vai entender...

 

1315937640_CapturadeTela2020-09-27as19_00_45.thumb.png.aef756254795ddcebe046f28f51e3c98.png

 

O frio está pegando é no sul da África e no leste da Austrália. Aqui, é só calor... e tristeza.

 

O Pacífico também está bem gelado. La Niña está em -0,8˚C.

1475839600_CapturadeTela2020-09-27as19_04_33.png.1cc8b60991b316cbef42ff55c30c0c90.png

 

Então não é razoável supor que a qualquer momento a chave do tempo pode virar e teremos condições bem mais amenas por aqui? 

 

Sim, ou pelo menos deveria ser, nas previsões climáticas é consenso isto. Mas está estranho, geralmente la nina atrasa o início das chuvas, mas costuma ser uma primavera mais camarada. Estes calorões pelo centro do país com bloqueios da chuva no sul, são mais associados a el nino. Certamente tem outras variáveis influenciando.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, alguém saberia informar se as imagens de RADAR que o SIMEPAR disponibiliza em seu site são acessíveis por outro local?

 

Eu estava monitorando a evolução das chuvas por lá, mas no momento em que a pancada chegou sobre Curitiba, o site do SIMEPAR saiu do ar. Como certeza não foi coincidência. Devem ter sido afetados por falta de energia ou algo do tipo.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Mais cedo eu comentei aqui que a máxima anual em Buenos Aires sempre é por volta de 36-38°C e isso nao muda ao longo das décadas. Hoje o @Augusto Göelzer (obrigado mais uma vez!) me passou os dados tabelados do OCBA até 2004, completei com os dados até 2020 e vejam como os dados comprovam isso. Estas sao as médias de maior temperatura por ano, dividido em décadas:

1910: 36,9°C

1920: 37,5°C

1930: 37,4°C

1940: 37,8°C

1950: 38,3°C

1960: 37°C

1970: 36,5°C

1980: 37,4°C

1990: 36,7°C
2000: 37,4°C
2010: 37,7°C

 

Dá uma média de 37,3°C. Em 110 anos, só variou entre 36,5°C e 38,3°C a média. Imagino que Sao Paulo tem tendencia de subida.

 

Extremo de frio já sao outros quinhentos, subimos de uma mínima anual média de -3,1°C na década de 1910 para 0,3°C na década de 2010.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Felipe F disse:

Algumas rajadas de vento registradas hoje em Santa Catarina:

 

115 km/h - Caçador (INMET)

107 km/h - Água Doce - Vinícola Villagio Grando

97 km/h - Caçador (EPAGRI)

93 km/h - Morro da Igreja

92 km/h - Chapecó

Aki (no norte de Curitiba), 117 km/h em Colombo

Screenshot_20200927-203815.png.f82af164a6006ce86acc5fcb3b68c96d.png

Edited by Carlos Campos
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Que satisfação em ver essas chuvas que não eram previstas pelos modelos estarem caindo nesses locais!

Espero que durante essa semana, enquanto estiver fazendo esse calor todo, tenhamos mais eventos assim.

Avegetação agradece, depois de tanto sofrer com essa secura toda.

A primavera sempre nos reserva essa surpresa de trazer uma chuva que não era prevista!

 

Bela linha de instabilidade no sudoeste de SP.

Não sei se ela poderia chegar aqui na capital mais para o final da noite ou início da madrugada, trazendo um pouco de alívio.

 

Screenshot_20200927-203927.png.0445c8dc88a584fd2f68d4d5334a1772.png

  • Like 13
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Amanhã saberemos...

Simepar fora do ar faz 1h ou mais... 

O site está instável, mas ainda está atualizando o Radar.

--

 

Que erro grotesco dos modelos, olhem a quantidade de instabilidade não prevista varrendo o sul de SP no momento, essa instabilidade toda se formou no Paraná.

image.thumb.png.1cd26114afb4911f86f2112864a17a17.png

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, RafaelBHZ disse:

Pegando um gancho no seu post, acho a explicação "desmatamento" e  "aquecimento global" muito vaga para o que o Brasil está enfrentando. Não estou negando, longe disso, mas o conhecimento sobre a dinâmica do planeta que temos ainda é pífio. O ar frio ainda está por aí e está intenso em alguns lugares, só não está aqui conosco pois está bloqueado. 

 

Espero que um dia a gente consiga explicar detalhadamente o porquê de cada uma destas diferentes dinâmicas atmosféricas ao redor do planeta e o que de fato motivou cada uma delas, inclusive estes bloqueios.

 

Foi mesmo a ação do homem a nível local? Foi global? Foi o magnetismo terrestre? Influência solar? É cíclico ou não? Enfim... São muitas teorias mas nada concreto ainda. Quero muito estar vivo no dia que for possível olhar pra trás e afirmar que progredimos bastante nosso conhecimento neste aspecto. 

Penso exatamente assim.

 

Há de se investigar todas as possibilidades à luz da Ciência.

 

Complementando: Na Idade Média houve períodos mais quentes que o atual - ex: a Groenlândia, cuja tradução é Terra Verde já teve fazendas e agricultura ativas. Hoje sabemos o que é.

 

E mais: O Brasil se firma progressivamente como potência mundial do agronegócio, com produtos competitivos e de qualidade e com sustentabilidade. Sim, sustentabilidade. Sabiam, por exemplo, que a maior experiência agroecológica viável do planeta é o plantio de soja que usa zero nitrogênio de fontes não renováveis pois quase 100% deste nutriente vai direto do ar para o cultivo? Sabiam que produzimos proteína animal  a partir da atmosfera, principalmente? Algo que muitos outros países e continentes não conseguem fazer? Tenho certeza que todos estudaram isso em aulas de geografia e ecologia (rsrsrs).

 

 O Brasil é um forte concorrente para a agricultura ainda subsidiada (e cara ao cidadão) da Europa.  Não dá para isolar esta questão comercial forte de toda a análise.

 

Ou seja, este assunto é longo, mas vou parar por aqui para não desvirtuar o fórum.

 

O calorão que vem por aí deve ser mesmo extremo. Temos que ter serenidade e sabedoria para entender suas causas sem superficialidade ou paixões. A ciência NÃO está estabelecida sobre este assunto. Sejamos sábios, sejamos humildes, apoiemo-nos às comprovações científicas. E, também, sejamos de fato brasileiros.

 

Aqui ainda não refrescou muito e a secura do ar permanece: 26,0˚C/ 49% (20h40min) 

Edited by sjmolive
  • Like 8
  • Thanks 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Matheus Vinicius disse:

Que venha o recorde histórico.

Aqui choveu bem pouco, quase nada essa noite, vamos ver pelas próximas horas e amanhã. 

Screenshot_20200927-170951_1.jpg

 

Eu estou duvidando muito desses 36 de Curitiba, acho muito improvável, já vi tantas ondas de calor em pleno DJF que penou pra chegar próximo de 34, mas penou muiiito pra chegar nisso, sinceramente não vejo o recorde fossilizado já sendo superado nesse evento.

Edited by RamirezFZ
  • Like 7
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, RamirezFZ disse:

 

Eu estou duvidando muito desses 36 de Curitiba, acho muito improvável, já vi tantas ondas de calor em pleno DJF que penou pra chegar próximo de 34, mas penou muiiito pra chegar nisso, sinceramente não vejo o recorde fossilizado já sendo superado nesse evento.

Mas se hoje já passou dos 34°...

  • Like 7
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Agora, Matheus Vinicius disse:

Mas se hoje já passou dos 34°...

Recentemente em 2014 e 2019 também chegamos algumas vezes a 34 e diversas vezes aos 33, isso durante ondas de calor seco e sem fumaça, basta ter fumaça que a temperatura já cai, dada a altitude do planalto.... É tanta coisa pra atrapalhar esse possível recorde, como a formação não prevista de cúmulos igualzinho ocorreu hoje, sinceramente não vejo o absoluto sendo redefinido, creio que a maior chance é a máxima mensal, que seja redefinida.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, RamirezFZ disse:

 

Eu estou duvidando muito desses 36 de Curitiba, acho muito improvável, já vi tantas ondas de calor em pleno DJF que penou pra chegar próximo de 34, mas penou muiiito pra chegar nisso, sinceramente não vejo o recorde fossilizado já sendo superado nesse evento.

 

Mas aí é que está o grande X: Em DJF, a bolha de ar quente não é tão forte e extensa quanto essa que abrange o Brasil central inteiro nesta época do ano. Não digo forte no sentido de altas temperaturas, pois nisso o sul é craque no verão, mas sim na capacidade de influenciar e alterar rapidamente a atmosfera em uma extensa área. 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, RafaelBHZ disse:

 

Mas aí é que está o grande X: Em DJF, a bolha de ar quente não é tão forte e extensa quanto essa que abrange o Brasil central inteiro nesta época do ano. Não digo forte no sentido de altas temperaturas, pois nisso o sul é craque no verão, mas sim na capacidade de influenciar e alterar rapidamente a atmosfera em uma extensa área. 

35 é bem possível mas 36 é um valor alienígena pra realidade de Curitiba hahaha, bom não vou me alongar, creio que isso foge um pouco do thread e não há muita coisa pra monitorar aqui agora que as chuvas cessaram, voltamos a estaca zero onde: queimada e fumaça nada acontece nem a chuva aparece 😆

  • Like 7
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Maicon disse:

 

Pode gerar microexplosões severas.

Esta condição será também amanhã para o extremo leste do estado de SP, oeste do estado e São Paulo e leste de MS. Mas são chuvas muito isoladas.

 

 

Aliás. Núcleo de chuva sob três lagoas, que têm 41°C.

 

63757127_Screenshot_20200927-143717_SamsungInternet.thumb.jpg.e0abc908b5f5f93a6526c283d2ba6a0c.jpg

 

Maicon,

veja a previsão para Três Lagoas nos próximos dias, no mesmo site que voce usa para divulgar de outras cidades.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.