Matheus Vinicius Posted November 24, 2019 at 03:32 PM Share Posted November 24, 2019 at 03:32 PM 23 minutos atrás, JOÃO MARCOS disse: 18ºC ao meio dia em Guarapuava, com céu parcialmente nublado. Friozinho de novembro.😎 Em Curitiba permanece com 15° Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted November 24, 2019 at 03:44 PM Share Posted November 24, 2019 at 03:44 PM 17 minutos atrás, Lucas Venturini disse: Eu não reclamo de verão dentro da época. Eu reclamo a normal climatológica dizer que deve ser temperatura X, e todos os meses a temperatura ser Y sempre com anomalia positiva. Mês passado mesmo que a normal da máxima seria 23º e terminou com quase 27º, que seria a média para Janeiro e Fevereiro. Eskece a "NORMAL CLIMATOLÓGICA" q já estamos carecas de saber não passar de um apanhado geral de um período de 30 anos onde estão inseridos anos (e meses) com temperaturas brandas e anos (meses) com temperaturas ácidas. De nada adianta "cobrar" do clima algo q não nos agrada. Nós estamos por mera obra do acaso inseridos num pekeno espaço q faz parte de um espaço muito mais amplo. Se o clima nos prejudica aki hoje, está sendo benéfico em outra parte e depois, o contrário acontece. É claro q podemos reclamar sim, mas tendo consciência de q não temos nenhum contrato assinado com a atmosfera em q ela se compromete à manter um padrão ESTÁVEL ano após ano, simplesmente pq um dia tiveram a brilhante idéia de confeccionar uma NORMAL CLIMATOLÓGICA. Sobre reclamações, também as faço, eu sei... mas procuro não apontar o dedo para a tão utilizada (por vc) NORMAL CLIMATOLÓGICA e suas ANOMALIAS q eu chamaria de NORMALIAS, tendo em vista q, como já falei, contém períodos frios e kentes e depois das devidas contas e ajustes vira uma geral. Já ouviu falar em "DESVIOS"? 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted November 24, 2019 at 03:50 PM Share Posted November 24, 2019 at 03:50 PM 1 hora atrás, Matheus Vinicius disse: Por isso mesmo, o verão deveria ser geladinho, e o inverno totalmente congelante. Kkkkk Ai Matheus, Matheus...🙄 Como "verão geladinho" com o sol verticalmente sobre nossas cabeças? Aki é região do Trópico. Não moramos no paralelo 60..😳 5 2 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
sjmolive Posted November 24, 2019 at 03:50 PM Share Posted November 24, 2019 at 03:50 PM (edited) Aqui, as 12h45min , apenas 17,2 C - 9 graus abaixo de ontem. Esta tem sido a tarde mais fria que presenciamos desde o dia 21/10/19. A máxima do dia, até agora, continua sendo as 00h, com 17,7C. Edited November 24, 2019 at 03:52 PM by sjmolive 3 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted November 24, 2019 at 03:55 PM Share Posted November 24, 2019 at 03:55 PM Simepar apontando sensão de 7 graus para curitiba a noite... Será que procede?????? 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Venturini Posted November 24, 2019 at 03:58 PM Share Posted November 24, 2019 at 03:58 PM (edited) 15 minutos atrás, Carlos Campos disse: Eskece a "NORMAL CLIMATOLÓGICA" q já estamos carecas de saber não passar de um apanhado geral de um período de 30 anos onde estão inseridos anos (e meses) com temperaturas brandas e anos (meses) com temperaturas ácidas. De nada adianta "cobrar" do clima algo q não nos agrada. Nós estamos por mera obra do acaso inseridos num pekeno espaço q faz parte de um espaço muito mais amplo. Se o clima nos prejudica aki hoje, está sendo benéfico em outra parte e depois, o contrário acontece. É claro q podemos reclamar sim, mas tendo consciência de q não temos nenhum contrato assinado com a atmosfera em q ela se compromete à manter um padrão ESTÁVEL ano após ano, simplesmente pq um dia tiveram a brilhante idéia de confeccionar uma NORMAL CLIMATOLÓGICA. Sobre reclamações, também as faço, eu sei... mas procuro não apontar o dedo para a tão utilizada (por vc) NORMAL CLIMATOLÓGICA e suas ANOMALIAS q eu chamaria de NORMALIAS, tendo em vista q, como já falei, contém períodos frios e kentes e depois das devidas contas e ajustes vira uma geral. Já ouviu falar em "DESVIOS"? Você ta falando bobagem. Primeiramente não é obrigação o clima de qualquer lugar seguir a regra climática, mas ele tem que seguir as premissas daquela normal sim. Por se não fosse assim um ano Belém do Pará poderia está com clima de São Joaquim e no outro voltar a normalidade, o que sabemos que não acontece. Curitiba pode sim ter anomalias, como qualquer outra lugar, o que está fora padrão é não sei quantas meses a perder de vista apenas com anomalias positivas e sempre com números expressivos. Há algo muito errado com o clima de Curitiba e do planeta no geral, tem gente que prefere acreditar em besteiras de internet, teorias conspiratórias outras preferem acreditar na ciência o que é meu caso. Há uma aquecimento global que os motivos eu não sei, mas que há, e somente os lunáticos que acham também que a terra é plana negam. E isso diferente do que foi dito, já trás e vai trazer muito mais prejuízos mundo a fora principalmente aqui no Brasil que é o celeiro alimentício do mundo, a 2 ou 3 anos a safra agrícola brasileira quebrou com uma estiagem sem precedentes em quase todo o país, e isso que antes era cíclico se tornou rotina. Edited November 24, 2019 at 04:01 PM by Lucas Venturini 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Venturini Posted November 24, 2019 at 03:59 PM Share Posted November 24, 2019 at 03:59 PM 3 minutos atrás, Matheus Vinicius disse: Simepar apontando sensão de 7 graus para curitiba a noite... Será que procede?????? O Simepar fala muita besteira, até o termômetro deles acho meio esquisito, sempre abaixo do que realmente é. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sopron Posted November 24, 2019 at 04:18 PM Share Posted November 24, 2019 at 04:18 PM 2 horas atrás, Matheus Vinicius disse: Por isso mesmo, o verão deveria ser geladinho, e o inverno totalmente congelante. Kkkkk Eu entendi o comentário do colega, mas vou tentar imaginar o cenário Talvez o que falta no Brasil seria uma pequena cadeia de montanhas com altitude próxima dos 4000 - 4500 m, o lugar certo seria a Chapada Diamantina entre o norte de Minas e o centro da Bahia. Caso fosse no Sudeste ou no Sul, o clima do país ficaria muito mais seco e com variante extremas, as regiões jamais receberiam a umidade proveniente e as regiões produtoras não produziriam suficiente, há as questões de solo que aí é outro assunto. O clima do Brasil é perfeito, várias colheitas ao ano, temperaturas agradáveis e creio que muitos estrangeiros, sobretudo de climas mais frios gostariam de ter nas suas primaveras e outonos, invernos são terríveis, o gelo deixa a vida humana muito difícil em determinados lugares. O que debatemos aqui é a falta de invernos mais constantes com temperaturas dentro ou abaixo da média, mas tudo dentro da ordem natural. E que períodos de calor bastante acentuados se tornaram o padrão do nosso clima, mesmo no inverno. Ainda não sabemos, mas a realidade é essa. Quem sabe na próxima década, teremos surpresas, ainda que tardias. 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted November 24, 2019 at 04:34 PM Share Posted November 24, 2019 at 04:34 PM Agora, sjmolive disse: Aqui, as 12h45min , apenas 17,2 C - 9 graus abaixo de ontem. Esta tem sido a tarde mais fria que presenciamos desde o dia 21/10/19. A máxima do dia, até agora, continua sendo as 00h, com 17,7C. A máxima será sub-20 nos topos da cidade, a segunda desse mês. Acredito que no final da noite, nos topos, já estará na casa dos 13 graus e com vento. Excelente ! 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted November 24, 2019 at 04:53 PM Share Posted November 24, 2019 at 04:53 PM Aqui ainda beirando os 16°... Faz 15.9° A máxima prevista era de 17° Acho que vai ficar nos 16 mesmo. 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Venturini Posted November 24, 2019 at 04:59 PM Share Posted November 24, 2019 at 04:59 PM Domingo calmo, tépido, e vazio no centro de Porto Alegre: 24º 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted November 24, 2019 at 05:01 PM Share Posted November 24, 2019 at 05:01 PM 59 minutos atrás, Lucas Venturini disse: Você ta falando bobagem. Primeiramente não é obrigação o clima de qualquer lugar seguir a regra climática, mas ele tem que seguir as premissas daquela normal sim. Por se não fosse assim um ano Belém do Pará poderia está com clima de São Joaquim e no outro voltar a normalidade, o que sabemos que não acontece. Curitiba pode sim ter anomalias, como qualquer outra lugar, o que está fora padrão é não sei quantas meses a perder de vista apenas com anomalias positivas e sempre com números expressivos. Há algo muito errado com o clima de Curitiba e do planeta no geral, tem gente que prefere acreditar em besteiras de internet, teorias conspiratórias outras preferem acreditar na ciência o que é meu caso. Há uma aquecimento global que os motivos eu não sei, mas que há, e somente os lunáticos que acham também que a terra é plana negam. E isso diferente do que foi dito, já trás e vai trazer muito mais prejuízos mundo a fora principalmente aqui no Brasil que é o celeiro alimentício do mundo, a 2 ou 3 anos a safra agrícola brasileira quebrou com uma estiagem sem precedentes em quase todo o país, e isso que antes era cíclico se tornou rotina. Acho q com todo esse "conhecimento" expresso em palavras acima 👆 só me resta recolher-me aos meus aposentos... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted November 24, 2019 at 05:08 PM Share Posted November 24, 2019 at 05:08 PM Off topic. Olhem isso, verkhoyansk congelando! 4 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LucasFSopranos Posted November 24, 2019 at 05:16 PM Share Posted November 24, 2019 at 05:16 PM A tão sonhada ZCAS vem em dezembro? Bom, pelo menos pelas rodadas do CFS a tendência é de um dezembro com chuvas acima da média em quase todo centro-sul: 5 3 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nowcasting Posted November 24, 2019 at 05:35 PM Share Posted November 24, 2019 at 05:35 PM Milagre essa sequência interminável de chuva no sudeste. 7 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted November 24, 2019 at 05:35 PM Share Posted November 24, 2019 at 05:35 PM Ces falando aí de frio, inverno, vento gelado... Enquanto isso, em BH: Temos mais uma tarde de chuvas fortes e trovoadas. Máxima alcançou os 26 graus e mínima de 18. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RafaelBHZ Posted November 24, 2019 at 05:36 PM Share Posted November 24, 2019 at 05:36 PM Se o natal e o ano novo forem sem bloqueios no sudeste, vou soltar fogos. Mas por enquanto, não podemos criar expectativas pro final do mês. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
CloudCb Posted November 24, 2019 at 05:37 PM Share Posted November 24, 2019 at 05:37 PM (edited) Temperaturas que me chamaram atenção, às 14h nas automáticas do Inmet: - Pão de Açúcar (AL): 41,6°C - Jacobina (BA): 40°C - Cabaceiras (PB): 38,4°C Destacar que o recorde para Novembro em Cabaceiras é de 37,4°C e para todos os meses é de 37,8°C. Edit.: Tem muita cidade no interior do NE acima de 39°C, depois eu ou outra pessoa traz ela (a lista das cidades) completa. Edited November 24, 2019 at 05:42 PM by CloudCb 9 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Venturini Posted November 24, 2019 at 06:08 PM Share Posted November 24, 2019 at 06:08 PM 4 minutos atrás, Carlos Campos disse: Acho q com todo esse "conhecimento" expresso em palavras acima 👆 só me resta recolher-me aos meus aposentos... Que bom. Porque na tua visão que tem CONHECIMENTO é quem acredita em besteiras de conspiratórias de internet, meu " conhecimento" é pautado na ciência. Mas cada um acredita no que quiser inclusive inclusive em bobagens. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wagner97 Posted November 24, 2019 at 06:18 PM Share Posted November 24, 2019 at 06:18 PM 37 minutos atrás, RafaelBHZ disse: Se o natal e o ano novo forem sem bloqueios no sudeste, vou soltar fogos. Mas por enquanto, não podemos criar expectativas pro final do mês. Pra mim esse é justamente o único período do verão onde é aceitável termos bloqueio. Ninguém merece chuva nas festas de fim de ano 😑 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
sjmolive Posted November 24, 2019 at 06:57 PM Share Posted November 24, 2019 at 06:57 PM (edited) 2 horas atrás, Renan disse: A máxima será sub-20 nos topos da cidade, a segunda desse mês. Acredito que no final da noite, nos topos, já estará na casa dos 13 graus e com vento. Excelente ! E a tarde foi mesmo de SUB-20 aqui no topo da cidade: a segunda deste mês de novembro de 2019. A máxima hoje chegou a 18,3 C - 10 C abaixo de ontem e a menor máxima registrada aqui desde 21/10/19, que marcou apenas 17,1 C. Com isso, a média das máximas de novembro atinge amenos 25,4 C - um feito e tanto em um Brasil que tanto tem reclamado das altas temperaturas! A média do mês até agora, 20,2 C, está próxima da esperada para novembro. No momento, céu nublado, vento do quadrante sul, `as 15h45min, apenas 15,7 C - UR 86%. Até agora a mínima foi 15,4 por volta das 8 h - em pleno meio de tarde estamos a apenas 0,3 C de diferença da mínima do dia - vai ter mínima invertida. Edited November 24, 2019 at 07:00 PM by sjmolive 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted November 24, 2019 at 07:08 PM Share Posted November 24, 2019 at 07:08 PM 4 horas atrás, LucianoD disse: Madrugada foi fria p época, mínima de 15,8. Agora já faz 23,1 Será uma repetição do ano passado? Dezembro começando gelado e depois o calorão virá com tudo? Veremos. LucianoD, espero que não, continue as chuvas aqui no Noroeste, em dezembro e janeiro. Se janeiro de 2020 for quente e seco por aqui, vai ser o oitavo ano seguido de chuva abaixo da média e temperatura acima. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe S Monteiro Posted November 24, 2019 at 07:10 PM Share Posted November 24, 2019 at 07:10 PM (edited) Paraná 16h Pinhais 14,3° Curitiba 15° Palmas 21,3° Cascavel 25,7° Cianorte 28,4° Altonia 32,8° Palotina 33,8° Diferenças de quase 20° entre o leste e oeste do estado Edited November 24, 2019 at 07:11 PM by Felipe S Monteiro 2 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted November 24, 2019 at 07:10 PM Share Posted November 24, 2019 at 07:10 PM 4 horas atrás, Renan disse: Obrigado, Novembro. Sempre um mês excelente 🙏🙏🙏 Renan, após o calor recorde de máxima para novembro no dias 5 e 6 em Minas, Rio e ES.Veio a compensação tardes amenas e com chuvas. 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Enio Rezende Posted November 24, 2019 at 07:17 PM Share Posted November 24, 2019 at 07:17 PM Domingo nublado, chuva boa ao amanhecer acumulando 8mm, mínima de 18 graus Agora à tarde tempo apenas nublado, bastante vento e máxima de 22 graus No momento, 16:15, céu bastante carregado, vento um pouco frio, temperatura de 20 graus em Conselheiro Lafaiete/MG 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted November 24, 2019 at 07:23 PM Share Posted November 24, 2019 at 07:23 PM 1 hora atrás, LucasFSopranos disse: A tão sonhada ZCAS vem em dezembro? Bom, pelo menos pelas rodadas do CFS a tendência é de um dezembro com chuvas acima da média em quase todo centro-sul: Lucas FSopranos, se o CFS confirmar essa previsão de chuvas acima da média na Zona da Mata de Minas, é grande a chance de ter enchente na região da bacia do Rio Muriaé(Miraí, Muriaé, Laje do Muriaé, Itaperuna, etc) e outros rios na Zona da Mata. Já choveu muito na bacia do Rio Muriaé em novembro, na sexta por pouco o rio Muriaé não alagou a rua mais baixa daqui(faltou 0,40 centímetros). 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted November 24, 2019 at 07:25 PM Share Posted November 24, 2019 at 07:25 PM 1 hora atrás, Nowcasting disse: Milagre essa sequência interminável de chuva no sudeste. Nowcasting, muita chuva em Minas e muitos temporais em BH e arredores, vai ter muitos problemas. 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted November 24, 2019 at 08:05 PM Share Posted November 24, 2019 at 08:05 PM A previsão coloca chuvas bem acima da média, num mês em que a MÉDIA é 350mm. Junta isso com o fato de já ter chovido bem agora em novembro, a ausência de períodos secos e a anomalia positiva estar sobre uma cidade de 2,5 milhões de habitantes. Vai dar merda isso aí. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted November 24, 2019 at 08:09 PM Share Posted November 24, 2019 at 08:09 PM Agora, LeoP disse: A previsão coloca chuvas bem acima da média, num mês em que a MÉDIA é 350mm. Junta isso com o fato de já ter chovido bem agora em novembro, a ausência de períodos secos e a anomalia positiva estar sobre uma cidade de 2,5 milhões de habitantes. Vai dar merda isso aí. Talvez a natureza venha a compensar com juros e correção os últimos verões secos ? É o que veremos. Mas está pintando aí um verão chuvoso e ameno sim. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juzinho Posted November 24, 2019 at 08:18 PM Share Posted November 24, 2019 at 08:18 PM Tivemos hoje a 51 máxima sub 20 do ano no Sesc , espero q não seja a última do ano. Na madrugada tivemos muito vento e um mix de garoa e chuva fraca , e desde a manhã , apenas nublado , sem garoa. O sol nem arriscou mostrar as caras hoje aqui na ZS. Sesc com variação de 13,8 a 19,1 graus e as 17 h tínhamos 15,9 graus . 3 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RafaelBHZ Posted November 24, 2019 at 08:24 PM Share Posted November 24, 2019 at 08:24 PM 14 minutos atrás, Renan disse: Talvez a natureza venha a compensar com juros e correção os últimos verões secos ? É o que veremos. Mas está pintando aí um verão chuvoso e ameno sim. Olha lá, hein?! Da série "Novembro nunca falha", vem aí "Está pintando um verão ameno e chuvoso". Espero que você esteja certo novamente! Hahaha Por aqui, o dia está virando noite novamente e lá vem água! 6 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe S Monteiro Posted November 24, 2019 at 08:48 PM Share Posted November 24, 2019 at 08:48 PM Passados 24 dias de novembro, só choveu 28mm, o que representa 17,6% dos 158,4mm da média do mês, se o mês acabasse hoje este novembro só não seria mais seco que o histórico novembro de 1985 Um fato que mostra que as chuvas estão sendo só locais é que na estação do simepar acumulou 61,6mm em Outubro, e a que consta no Àguas Paraná só 21,5mm, e em Setembro acumulou 28,2mm no Simepar e 56,2mm no Águas Paraná 1 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted November 24, 2019 at 08:49 PM Share Posted November 24, 2019 at 08:49 PM Tarde maravilhosa em Curitiba! 4 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Patrick Ribeiro Posted November 24, 2019 at 09:02 PM Share Posted November 24, 2019 at 09:02 PM 37 minutos atrás, RafaelBHZ disse: Olha lá, hein?! Da série "Novembro nunca falha", vem aí "Está pintando um verão ameno e chuvoso". Espero que você esteja certo novamente! Hahaha Por aqui, o dia está virando noite novamente e lá vem água! Em Setembro deu ruim. kkkkkkkk 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted November 24, 2019 at 09:17 PM Share Posted November 24, 2019 at 09:17 PM Um dia predominantemente nublado e frio... Variação entre 12,1/17,3°C. Em vários momentos a garoa veio nos fazer uma visita rápida e sempre bem acompanhada com o inseparável vento leste. Saí pedalar às 14h e o céu anunciava algo a mais do q uma simples garoa, o q para minha felicidade não aconteceu. Mas passei frio em certos momentos, com 13°C e muito vento. Imagens desta tarde: 10 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guto Cesar Posted November 24, 2019 at 09:23 PM Share Posted November 24, 2019 at 09:23 PM 2 horas atrás, Felipe S Monteiro disse: Paraná 16h Pinhais 14,3° Curitiba 15° Palmas 21,3° Cascavel 25,7° Cianorte 28,4° Altonia 32,8° Palotina 33,8° Diferenças de quase 20° entre o leste e oeste do estado Infelizmente uma marítima não causa nem cócegas aí nessa região do PR. Essa primavera foi muito ruim mesmo no noroeste, mais do que qualquer região eu diria. 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tstorm Posted November 24, 2019 at 09:49 PM Share Posted November 24, 2019 at 09:49 PM (edited) Boa noite! Dia de calor absurdo aqui em Petrolina e em várias outras cidades do NE. Hoje a temperatura chegou a incríveis 40,1ºC, maior temperatura que Petrolina já alcançou. O recorde anterior era de 1º de dezembro de 81, na qual foi registrado a temperatura de 39,8ºC. Mas o calor não ficou restrito a cidade de Petrolina, abaixo estão as cidades que registraram mais de 39ºC no NE hoje: 41,6 em Pão de Açúcar - AL 41,1 em Floresta - PE 40,7 em Queimadas - BA 40,5 em Piranhas - AL 40,3 em Jacobina - BA 40,2 em Ribeiro do Amparo - BA 40,2 em Picos - PI 40,1 em Petrolina - PE 39,8 em Caicó - RN 39,8 em Nossa Senhora da Glória - SE 39,7 em Palmeira dos Índios - AL 39,7 em Jeremoabo - BA 39,7 em Ibotirama - BA 39,7 em Macajuba - BA 39,6 em Salgueiro - PE 39,5 em Floriano - PI 39,5 em Curaçá - BA 39,4 em Itaberaba - BA 39,4 em Sento Sé - BA 39,4 em Barras - BA 39,3 em Euclides da Cunha - BA 39,3 em Cabrobó - PE 39,3 em Carira - SE 39,2 em Sobral - CE 39,2 em Jaguaribe - CE 39,1 em Oeiras - PI 39,0 em Serrinha - BA 39,0 em Piripiri - PI 39,0 em Patos - PB 39,0 em Poço Verde - SE 39,0 em Ouricuri - PE Felizmente o calor é por um bom motivo, amanhã e terça há previsão de chuva em parte do sertão nordestino. Edited November 24, 2019 at 09:51 PM by Tstorm 11 4 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted November 24, 2019 at 09:50 PM Share Posted November 24, 2019 at 09:50 PM Só melhorando. 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted November 24, 2019 at 10:12 PM Share Posted November 24, 2019 at 10:12 PM Como bem colocado pelo @Guto Cesar, o interior do continente não sente a atuação das massas de ar marítimas. Mas eu diria ainda mais: a situação fica ainda pior no extremo oeste qdo há atuação de massas marítimas e isso ocorre pq o ar se torna ainda mais seco do q quando não existem sistemas importantes atuando. Hoje temos um bom exemplo disso q estou falando... O interior do Paraguai ferveu durante a tarde, e aki estão as máximas em algumas estações locais: 43,4°C - Rancho Mariachi/Victoria 42,1°C - Telesat - Loma Plata 40,3°C - Campo Vazu - Mariscal Estigarribia 40,1°C - Rancho Quemado - Lolita 39,8°C - Centinela - Boquerón 39,6°C - Picada 500 - Boquerón 39,5°C - Filadelfia Norte - Filadelfia 39,2°C - Rancho Kaí - Victoria 38,1°C - Oasis I - Mariscal Estigarribia 5 1 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted November 24, 2019 at 10:17 PM Share Posted November 24, 2019 at 10:17 PM Agora, Carlos Campos disse: Como bem colocado pelo @Guto Cesar, o interior do continente não sente a atuação das massas de ar marítimas. Mas eu diria ainda mais: a situação fica ainda pior no extremo oeste qdo há atuação de massas marítimas e isso ocorre pq o ar se torna ainda mais seco do q quando não existem sistemas importantes atuando. Hoje temos um bom exemplo disso q estou falando... O interior do Paraguai ferveu durante a tarde, e aki estão as máximas em algumas estações locais: 43,4°C - Rancho Mariachi/Victoria 42,1°C - Telesat - Loma Plata 40,3°C - Campo Vazu - Mariscal Estigarribia 40,1°C - Rancho Quemado - Lolita 39,8°C - Centinela - Boquerón 39,6°C - Picada 500 - Boquerón 39,5°C - Filadelfia Norte - Filadelfia 39,2°C - Rancho Kaí - Victoria 38,1°C - Oasis I - Mariscal Estigarribia Graças a Deus eu não nasci em nenhum lugar desses. 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
sjmolive Posted November 24, 2019 at 10:42 PM Share Posted November 24, 2019 at 10:42 PM Boa noite. Aqui ja estamos com 13,5 C as 19h30min, que é mínima do dia até agora. ❄☃️❄☃️❄☃️❄🍾🥂🍾🥂 5 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted November 24, 2019 at 10:46 PM Share Posted November 24, 2019 at 10:46 PM 11 minutos atrás, Matheus Vinicius disse: Graças a Deus eu não nasci em nenhum lugar desses. Q bom meu amigo... Recebi há alguns dias uma importante mensagem psicografada de um grande amigo climatologista q partiu desta pra melhor.. Se tratava, nada mais nada menos, do q a NOVA NORMAL CLIMATOLÓGICA DE CURITIBA, período 2011-2040 e acho justo compartilhar com vc. É algo inédito, então aproveite bem... Me parece q sacanearam com Novembro, no entanto não vejo mal algum nisso... já q Dezembro trará um pekeno alívio antes do verão se instalar definitivamente. Uma coisa é certeza...com esse novo padrão climático, reclamações sobre anomalias positivas, principalmente na kestão de MÉDIAS MÁXIMAS não farão o menor sentido pelos próximos 5 ou 6 anos... Depois disso, a gente pensa em alguma coisa... Abraço 2 1 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe S Monteiro Posted November 24, 2019 at 11:34 PM Share Posted November 24, 2019 at 11:34 PM 1 hora atrás, Carlos Campos disse: Como bem colocado pelo @Guto Cesar, o interior do continente não sente a atuação das massas de ar marítimas. Mas eu diria ainda mais: a situação fica ainda pior no extremo oeste qdo há atuação de massas marítimas e isso ocorre pq o ar se torna ainda mais seco do q quando não existem sistemas importantes atuando. Hoje temos um bom exemplo disso q estou falando... O interior do Paraguai ferveu durante a tarde, e aki estão as máximas em algumas estações locais: 43,4°C - Rancho Mariachi/Victoria 42,1°C - Telesat - Loma Plata 40,3°C - Campo Vazu - Mariscal Estigarribia 40,1°C - Rancho Quemado - Lolita 39,8°C - Centinela - Boquerón 39,6°C - Picada 500 - Boquerón 39,5°C - Filadelfia Norte - Filadelfia 39,2°C - Rancho Kaí - Victoria 38,1°C - Oasis I - Mariscal Estigarribia Estas baixas planícies super continentais do Paraguai realmente tem um clima insano, tanto que a diferença entre a máxima e a mínima neste território de 400mil km2 é quase a mesma do Brasil com 8,5 milhões de km2, o mais insano ainda é que os recordes do país de mínima e máxima é em uma só localidade, Pratts Gill 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted November 25, 2019 at 12:17 AM Share Posted November 25, 2019 at 12:17 AM Saindo uma quantidade legal de fumaça da boca. received_2384288345015563.mp4 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Venturini Posted November 25, 2019 at 12:21 AM Share Posted November 25, 2019 at 12:21 AM 3 minutos atrás, Matheus Vinicius disse: Saindo uma quantidade legal de fumaça da boca. received_2384288345015563.mp4 DRAGÃO 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucas Venturini Posted November 25, 2019 at 12:23 AM Share Posted November 25, 2019 at 12:23 AM 7 horas atrás, Matheus Vinicius disse: Off topic. Olhem isso, verkhoyansk congelando! Se tu tivesse lá, estaria debaixo de um aparelho de calefação 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted November 25, 2019 at 12:25 AM Share Posted November 25, 2019 at 12:25 AM 1 minuto atrás, Lucas Venturini disse: Se tu tivesse lá, estaria debaixo de um aparelho de calefação Sem dúvidas né... -52 é mortal. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted November 25, 2019 at 12:46 AM Share Posted November 25, 2019 at 12:46 AM Noite friazinha em São Paulo. Temperaturas entre 13 e 16 graus nas estações do CGE em pleno novembro. 5 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guto Cesar Posted November 25, 2019 at 12:51 AM Share Posted November 25, 2019 at 12:51 AM Errmmmm, peguei uns dados no inmet agora: Lagoa Vermelha/RS 23 UTC Máx: 23.0°C Mín: 21.0°C Vacaria/RS 23 UTC Máx: 16.9°C Mín: 14.0°C Chapecó: 23 UTC Máx: 25.1°C Mín: 24.1°C Caçador: 23 UTC Máx: 15.6°C Mín: 15.4°C Insano esse gradiente 2 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted November 25, 2019 at 01:08 AM Share Posted November 25, 2019 at 01:08 AM 14 minutos atrás, Guto Cesar disse: Errmmmm, peguei uns dados no inmet agora: Lagoa Vermelha/RS 23 UTC Máx: 23.0°C Mín: 21.0°C Vacaria/RS 23 UTC Máx: 16.9°C Mín: 14.0°C Chapecó: 23 UTC Máx: 25.1°C Mín: 24.1°C Caçador: 23 UTC Máx: 15.6°C Mín: 15.4°C Insano esse gradiente Insana essa variação Lagoa Vermelha x Vacaria q são próximas e uns 150m de diferença de altitude! 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts