Fábio De Nittis Posted August 16, 2024 at 12:29 PM Share Posted August 16, 2024 at 12:29 PM Hoje o tempo mudou em Buenos Aires. Temos tempo nublado e frio. Agora apenas 9,5°C e sensacao de 7,8°C, devido ao vento sudeste a 11 km/h. A máxima prevista é de 15°C. O sol nasceu às 7h31 e se poe às 18h24. 17 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 16, 2024 at 12:52 PM Share Posted August 16, 2024 at 12:52 PM Em 16/08/2024 em 08:35, Carlos Campos disse: Nessas horas de reflexão eu penso como seria legal ter realmente nascido antes. Ter visto mais coisas e saber mais... hehehehehe 11 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 16, 2024 at 12:54 PM Share Posted August 16, 2024 at 12:54 PM Muita fumaça 8 1 24 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Flavio Feltrim Posted August 16, 2024 at 01:01 PM Share Posted August 16, 2024 at 01:01 PM Em 13/08/2024 em 18:31, Peregrine disse: “meio broco” entenda com pouca habilidade. Quanto ao que vínhamos tratando, segue algumas réplicas: 1- ao contrário do que você falou, a aeronave em questão tem um histórico não muito bom. São mais de 60 acidentes registrados, inclusive um com maior número de mortes do que o de Vinhedo ocorrido anos atrás nos EUA coincidentemente no inverno. Aliás, alguns experts da aviação brasileira especularam a queda do avião por aqui ao mesmo problema ocorrido por lá. Outro relato também no Irã com características semelhantes. 2- não ficou muito claro sua comparação com o que especulei a um vaso sanitário, até porque entendo a força da descarga com centrífuga. 3- qualquer objeto em queda (lei da gravidade) num sistema de alta pressão tende a girar no sentido anti-horário. 4- por fim, percebo que você não teve a oportunidade de falsear o pensamento de Marcel Leroux, um AMP tem diâmetro aproximado de 3.000 km. Enfim, quanto as sinóticas,são análises aproximadas, de certa forma estáticas. Imagem de satélite são passíveis de interpretação, principalmente a que você compartilhou. Seria mais oportuna uma animação no mínimo de 6 horas nos baixos ou médios níveis. Mais uma vez, me ponho à disposição. Desculpe só responder agora, estou participando de um congresso essa semana e não tive tempo de entrar aqui no fórum! De qualquer forma, percebo que não terei condição de manter um debate de ideias contigo porque você não joga o mesmo jogo nem respeita as mesmas regras! Você parece desmerecer toda compreensão existente sobre dinâmica atmosférica que embasa a climatologia e meteorologia atuais. Na realidade, pela sua fala você desmerece até mesmo conceitos fundamentais da física comprovados experimentalmente e através de evidências, tangenciando o negacionismo! "Et non sicut ludens latrunculorum cum columbis". 13 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 16, 2024 at 01:18 PM Share Posted August 16, 2024 at 01:18 PM (edited) On 8/13/2024 at 4:31 PM, Peregrine said: 3- qualquer objeto em queda (lei da gravidade) num sistema de alta pressão tende a girar no sentido anti-horário. Não existe nada na Lei da Gravitação de Newton que diga isso. On 8/16/2024 at 8:01 AM, Flavio Feltrim said: De qualquer forma, percebo que não terei condição de manter um debate de ideias contigo porque você não joga o mesmo jogo nem respeita as mesmas regras! Basicamente. Edited August 16, 2024 at 01:19 PM by Samihr Hermes 7 2 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted August 16, 2024 at 01:19 PM Share Posted August 16, 2024 at 01:19 PM Em 16/08/2024 em 08:35, Carlos Campos disse: Mínima 5,0°C e finalmente terminou momentaneamente a temporada de geadas. Manhã de céu limpo mas com muita fumaça e partículas de sujeira em suspensão. A temperatura mínima na baixada, entre 6h30 e pouco após o nascer do Sol atingiu 2,3°C. Um amanhecer muito bonito, nem q pra isso necessite de poluição. Olha que legal. O local onde verifico relva já deve ter sido várzea do rio Iraí, séculos atrás. Ou talvez mesmo, o leito do rio, muito antes. Eu já encontrei há um tempo atrás aquelas conchas de mariscos de água doce no local e hoje sem geada pra me ocupar, concentrei minha atenção nesse musgo verdinho que não sofre com os efeitos das temperaturas negativas. Nessas horas de reflexão eu penso como seria legal ter realmente nascido antes. Ter visto mais coisas e saber mais... Voltando da baixada, subindo a estrada e pensando no café...no dia q terei pela frente, que será o mais quente deste Agosto, eis que encontro o @Eclipse POA. Minha falecida avó fazia chás com aquela erva que aparece primeira foto, a carqueja (como não lembrar do Coscarque??), pelo visto é resistente à frio tbm. 5 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
GBJ Posted August 16, 2024 at 01:21 PM Share Posted August 16, 2024 at 01:21 PM On 8/16/2024 at 9:54 AM, jean10lj said: Muita fumaça Por favor, onde é possível obter tais imagens? É de algum sistema proprietário/pago, ou é de algum serviço disponível livremente na Internet? 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Flavio Feltrim Posted August 16, 2024 at 01:28 PM Share Posted August 16, 2024 at 01:28 PM Em 16/08/2024 em 10:21, GBJ disse: Por favor, onde é possível obter tais imagens? É de algum sistema proprietário/pago, ou é de algum serviço disponível livremente na Internet? Aqui: https://rammb-slider.cira.colostate.edu/?sat=goes-16&sec=full_disk&x=14368&y=16184&z=2&angle=0&im=6&ts=3&st=0&et=0&speed=130&motion=loop&p[0]=geocolor&opacity[0]=1&pause=20240816130020&slider=-1&hide_controls=0&mouse_draw=0&follow_feature=0&follow_hide=0&s=rammb-slider&draw_color=FFD700&draw_width=6&map=1&lat=0 9 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 16, 2024 at 01:29 PM Share Posted August 16, 2024 at 01:29 PM Em 16/08/2024 em 10:28, Flavio Feltrim disse: Aqui: https://rammb-slider.cira.colostate.edu/?sat=goes-16&sec=full_disk&x=14368&y=16184&z=2&angle=0&im=6&ts=3&st=0&et=0&speed=130&motion=loop&p[0]=geocolor&opacity[0]=1&pause=20240816130020&slider=-1&hide_controls=0&mouse_draw=0&follow_feature=0&follow_hide=0&s=rammb-slider&draw_color=FFD700&draw_width=6&map=1&lat=0 @GBJessa que eu trouxe é desse link mesmo, mas também tem uma plataforma mais otimizada do CPTEC: https://www.cptec.inpe.br/dsat/ 11 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 16, 2024 at 01:33 PM Share Posted August 16, 2024 at 01:33 PM Em 16/08/2024 em 09:09, Peregrine disse: Espetacular o teu trabalho, já daria até para considerar a elaboração de uma Tese Científica sobre a Climatologia da tua região utilizando teus dados. Parabéns ! OBS: os registros de fotos também são importantes. Gentileza da tua parte. Obrigado querido. Antes de 1992 e já fazia anotações mas geralmente no período do inverno, por conta das geadas e (na minha cabeça) a possibilidade de nevar novamente como em 1975. Eu lembro como se fosse ontem, que por volta de 1984, ainda cursando a "6 série" como falavam na época, eu andei espalhando "fake news" de que em 1985 voltaria a nevar forte, pelo simples fato de que completariam 10 anos do ocorrido. Os meus colegas não entendiam absolutamente nada do q eu falava. Não entenderam e não aceitaram um desenho bem bacana que eu fiz, na aula de artes. O desenho era simplesmente de um céu noturno com lua e nuvens. A ignorância da parte deles chegou ao ponto de ficarem dias seguidos dando risadas da minha burrice, pois segundo os mesmos, era inconcebível nuvens no céu durante a noite. Sim, era algo fácil, provar o quão errados estavam, mas eu morava longe de tudo, era somente um menino, não tinha um celular pra fotografar o céu noturno e pra piorar, eles não estavam de fato interessados pela verdade. Lembro também que na mesma época eu recebia estudo bíblico de um senhor muito querido e atencioso. Ele era natural de Blumenau, mas morou alguns anos em Bento Gonçalves, na serra gaúcha e me contava sobre muitas coisas da época em q era jovem. Uma dessas histórias falava de um frio muito intenso que houve na região (hoje acredito se tratar de 1965) em que ele viu a água que escorria de uma calha no telhado aos poucos formar uma espécie de estalactite, conforme ia ocorrendo o congelamento. Achei aquilo incrível e não me segurando (hoje eu pensaria 2 vezes), contei para o meu melhor amigo e este me falou no dia seguinte: "eu acho que o pastor lá da tua igreja mentiu pra você". Quando se é jovem, inexperiente, a gente tem uma forma diferente de pensar: eu fiquei arrasado ouvindo aquilo, pois sabia que era verdade. E nunca mais a amizade foi a mesma. O tempo passou, a tão aguardada (por mim) nevada não aconteceu e eu fui me decepcionando. Mas não desisti. 1986 eu fiz a minha primeira estação, que consistia numa caixa com aberturas para circulação do ar e um pedaço de telha na parte de cima. O termômetro até que era bom, de mercúrio e eu anotava o registro todas as manhãs às 7h e depois que voltava da escola, com a tarde se aproximando. Vendo livros na biblioteca, enquanto os colegas jogavam bola, aprendi como fazer uma estação de verdade, e fiz. Mas ainda não possuía termômetro de máxima/mínima. Só fui de fato adquirir um desses em 1989. Em 1990 eu fui por conta própria para São Joaquim e levei meus livros e alguns termômetros na mochila. Essa história é longa e não vou mais contar, nem q vc insista. Mas foi lá na serra catarinense q eu finalmente vi uma verdadeira nevada, em mais de 1 ocasião. O tempo passou e já de volta pra Piraquara, comecei a registrar temperaturas de maneira, digamos, correta e ininterrupta, por volta de 1991. Em 2015, já fazia registros de 2 lugares diferentes aqui na vila. No meu quintal e no quintal da minha meia-irmã. De 2018 pra cá eu faço registros em 3 locais, também aqui na vila e eventualmente na baixada (hoje, só a relva por curiosidade). Mas, pra encurtar essa história, tenho consciência de que não sei muita coisa além do básico, então vamos esquecer "teses escritas por mim". Apesar disso, aprendi muito aqui no fórum, muitas vezes de maneira forçada e descobri que a gurizada de hoje em dia, os que de fato levam a coisa a sério, tem muito o q ensinar. Sim, muitos não são um exemplo de candura ou simpatia, mas isso não muda os fatos. Algo que não tem me agradado de um certo tempo pra cá é a consciência de que o clima já não é mais "natural". Está se modificando artificialmente numa velocidade incrível. Acho que devemos deixar para essa nova geração, o grande abacaxi para descascarem. Vou seguir acompanhando, pois é só o q sei fazer, mas a maior curiosidade que me move, não é entender um clima regional que já está deixando de existir e sim o desastre iminente. * Temperatura subindo na velocidade da fumaça. Comecei o dia com 7,8°C em casa, e já estou vendo aqui 22,1°C. Céu acinzentado, sem cor e feio. 15 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Victor Naia Posted August 16, 2024 at 01:40 PM Share Posted August 16, 2024 at 01:40 PM Em 15/08/2024 em 19:46, Carlos Campos disse: Isso está errado. Não há e nunca houve pomares de oliveira em Porto Alegre. Essa "Porto Alegre" é na verdade "Portalegre" no Interior de Portugal, numa região divisa com a Espanha (Alentejo). Aí faz sentido nevar em Janeiro. Veja na carta: "Portalegre". E que por sinal é um forno alegre no verão também rsrs. 3 4 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Victor Naia Posted August 16, 2024 at 02:05 PM Share Posted August 16, 2024 at 02:05 PM Em 16/08/2024 em 09:52, jean10lj disse: hehehehehe Os avós da minha namorada são da tua região e já comentaram sobre alguns episódios de neve. Eles vivem entre Descanso e Iporã. Altitude das terras onde moram vai dos 430m até os quase 600m. Pelo que pude extrair das conversas, o evento que eles mais recordam é em algum ano dos anos 50 e a famosa de 1965. Os nonnos vieram do Rio Grande do Sul nos 40´s, nonno de Guaporé e nonna de Bento Gonçalves. Passaram muito perrengue nos primeiros anos vivendo por aí, foram uma das família pioneiras. Por falar em episódios de neve em locais não habituais, chegou a nevar até mesmo em Apucarana no Norte Central Paranaense (750-870m), cuja média da zona urbana deve ser acima dos 820/830m. O ano: 1957 se não me engano. Acredito que deva ter havido precipitação também em Arapongas, Faxinal, Mauá da Serra e Tamarana (então distrito de Londrina). Em 1975 há relatos de neve na Serra do Cadeado, em Mauá da Serra. Em 2013, na memorável MP no finalzinho de julho, eu peguei chuva congelada chegando em Londrina, no município de Arapongas, lembro que o GPS apontava altitude acima de 800m. Fazia 2C no momento. 12 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 16, 2024 at 02:08 PM Share Posted August 16, 2024 at 02:08 PM Curitiba, é você? 8 7 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
GBJ Posted August 16, 2024 at 02:24 PM Share Posted August 16, 2024 at 02:24 PM On 8/16/2024 at 10:29 AM, jean10lj said: @GBJessa que eu trouxe é desse link mesmo, mas também tem uma plataforma mais otimizada do CPTEC: https://www.cptec.inpe.br/dsat/ Obrigado, @Flavio Feltrim e @jean10lj 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted August 16, 2024 at 02:27 PM Share Posted August 16, 2024 at 02:27 PM (edited) Em 16/08/2024 em 11:08, Carlos Campos disse: Curitiba, é você? Quase, até dia 23/08 Curitiba fará cosplay de Londrina. Edited August 16, 2024 at 02:27 PM by pindorama 4 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pauloribrj Posted August 16, 2024 at 02:35 PM Share Posted August 16, 2024 at 02:35 PM Ar polar foi embora de vez do RJ. 😥 Desde ontem a temperatura está aumentando gradativamente e deve passar de 30°C nesse final de semana. Na próxima semana será a vez de reclamarmos do calor e ar seco. 😥 Temperaturas ontem na cidade do Rio(15/08/2024): Vila Militar: 13,3°C/29,7°C Jacarepaguá: 12,3°C/28,0°C Marambaia: 14,2°C/28,6°C Outros pontos da RMRJ: Niterói: 15,3°C/28,9°C Xerém: 11,9°C/29,6°C Seropédica: 13,1°C/31,6°C (Dados do INMET) 12 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 16, 2024 at 03:17 PM Share Posted August 16, 2024 at 03:17 PM Em 16/08/2024 em 11:05, Victor Naia disse: Pelo que pude extrair das conversas, o evento que eles mais recordam é em algum ano dos anos 50 Minha avó era natural de Venâncio Aires/RS, e os seus pais cultivavam fumo na propriedade. Depois, casada, foi morar em Horizontina, região de Santa Rosa, onde minha mãe nasceu. Então, entre as histórias contadas por ela (tenho hoje a impressão de q ela não era uma grande narradora, pois eram histórias curtas, na hora do chimarrão) uma me chamou atenção por motivo óbvio: nevada no quente noroeste gaúcho. Fazenda uma avaliação temporal, percebi não se tratar da famosa nevada de 1965, pois nesse ano ela já havia mudado para Maravilha, oeste catarinense. Então tudo leva para a década de 1950, possivelmente 1957, talvez e muito provavelmente o mesmo evento polar q atingiu com severidade o norte do Paraná. Engraçado que sempre que eu tento imaginar como foi, as imagens surgem em preto e branco, talvez por só ter visto fotos antigas da família exclusivamente em p&b. Sobre a narrativa, ela contou que meu avô havia quebrado uma das pernas ao tropeçar num tronco de árvore que havia ficado coberto pela (aí então, a parte q eu me interessei) neve q havia caído durante horas. Aparentemente ela não se atinha por muito tempo aos pormenores. Não prolongava as histórias, como alguns fazem. Eu tinha q ficar perguntando. Para ela bastava a informação q meu avô quebrou a perna por culpa da neve e q as coisas q já não eram fáceis, com ele trabalhando na roça, pioraram. Relatos como o do Sr. Marino Mueller (do recorte do Jornal) são muito interessantes e tristes. Retratam uma época terrível, as pessoas sofriam, os pais era severos e insensíveis. Lutavam, literalmente para manter sobrevivência num ambiente hostil. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted August 16, 2024 at 03:37 PM Share Posted August 16, 2024 at 03:37 PM Em 16/08/2024 em 12:17, Carlos Campos disse: Minha avó era natural de Venâncio Aires/RS, e os seus pais cultivavam fumo na propriedade. Depois, casada, foi morar em Horizontina, região de Santa Rosa, onde minha mãe nasceu. Então, entre as histórias contadas por ela (tenho hoje a impressão de q ela não era uma grande narradora, pois eram histórias curtas, na hora do chimarrão) uma me chamou atenção por motivo óbvio: nevada no quente noroeste gaúcho. Fazenda uma avaliação temporal, percebi não se tratar da famosa nevada de 1965, pois nesse ano ela já havia mudado para Maravilha, oeste catarinense. Então tudo leva para a década de 1950, possivelmente 1957, talvez e muito provavelmente o mesmo evento polar q atingiu com severidade o norte do Paraná. Engraçado que sempre que eu tento imaginar como foi, as imagens surgem em preto e branco, talvez por só ter visto fotos antigas da família exclusivamente em p&b. Sobre a narrativa, ela contou que meu avô havia quebrado uma das pernas ao tropeçar num tronco de árvore que havia ficado coberto pela (aí então, a parte q eu me interessei) neve q havia caído durante horas. Aparentemente ela não se atinha por muito tempo aos pormenores. Não prolongava as histórias, como alguns fazem. Eu tinha q ficar perguntando. Para ela bastava a informação q meu avô quebrou a perna por culpa da neve e q as coisas q já não eram fáceis, com ele trabalhando na roça, pioraram. Relatos como o do Sr. Marino Mueller (do recorte do Jornal) são muito interessantes e tristes. Retratam uma época terrível, as pessoas sofriam, os pais era severos e insensíveis. Lutavam, literalmente para manter sobrevivência num ambiente hostil. Palmeira das Missões no noroeste RS tem 650 m e já teve nevadas de branquear tudo. 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted August 16, 2024 at 03:37 PM Share Posted August 16, 2024 at 03:37 PM (edited) Em 16/08/2024 em 11:08, Carlos Campos disse: Curitiba, é você? O picolezero também precisa ganhar dinheiro!!! kkkkk... Uma semana picolé. Outra semana founde. E assim a natureza vai sendo justa com toda a sociedade! Rsrsrs... Edited August 16, 2024 at 03:38 PM by SandroAlex 7 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 16, 2024 at 03:51 PM Share Posted August 16, 2024 at 03:51 PM Em 16/08/2024 em 12:37, SandroAlex disse: E assim a natureza vai sendo justa com toda a sociedade! Principalmente com os farmacêuticos. 3 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted August 16, 2024 at 03:58 PM Share Posted August 16, 2024 at 03:58 PM Tarde mal começou 🫠 3 4 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 16, 2024 at 04:10 PM Share Posted August 16, 2024 at 04:10 PM Em 16/08/2024 em 11:05, Victor Naia disse: Os avós da minha namorada são da tua região e já comentaram sobre alguns episódios de neve. Eles vivem entre Descanso e Iporã. Altitude das terras onde moram vai dos 430m até os quase 600m. Pelo que pude extrair das conversas, o evento que eles mais recordam é em algum ano dos anos 50 e a famosa de 1965. Os nonnos vieram do Rio Grande do Sul nos 40´s, nonno de Guaporé e nonna de Bento Gonçalves. Passaram muito perrengue nos primeiros anos vivendo por aí, foram uma das família pioneiras. Bah, que legal. Eu sou de Iporã e tenho 3 estações aqui. O oeste todo foi fundado pelos gaúchos, alguns foram subindo mais. Tenho parentes que foram para região de Serranópolis do Iguaçu no PR. A cidade de Iporã fica entre 520 e 610m. O evento da década de 50 que tu fala é o de 1955 ou 1957. Segundo os relatos aqui nevou mais em 55 (ou 57) que 65. Minha família também foi pioneira aqui. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 16, 2024 at 04:22 PM Share Posted August 16, 2024 at 04:22 PM São Miguel do Oeste em 1965 Iporã em 55 Iporã em 65 Iporã em 1994 eeeee nunca mais kkkkk. Alguns flocos em 2013. 16 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted August 16, 2024 at 04:58 PM Share Posted August 16, 2024 at 04:58 PM (edited) Lo mas proximo a la posibilidad de que pudiese ocurrir algun tipo de precipitacion invernal en pleno verano (enero/febrero) que recuerde fue el evento que duro aproximadamente entre el 17/2 y el 19/2 del 2023 en gran parte del Cono Sur. En Montevideo, si bien la máxima del dia 17 de febrero fue invertida (al comientzo del dia, de aprox. 16°C), la tarde fue muy fria y con lluvia, esta era la situación a las 13hrs: Un 17 de febrero de tarde! En Punta del Este se registraba aprox 12°C y con lluvia así que quizás "arriba de los cerros" podría haber estado lloviendo con temperaturas inferiores a 10°C. De todas formas la mañana mas fría de ese evento fue la del 19/2 cuando se registraron 3,6°C en Lavalleja, pero sin lluvia, lo que podría haber permitido la formación de algún tipo de helada flaca en las bajadas. Edited August 16, 2024 at 05:17 PM by PabloMQL 5 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted August 16, 2024 at 05:05 PM Share Posted August 16, 2024 at 05:05 PM Donde si hubo graupel en ese evento fue al sur de la provincia de Buenos Aires, en la sierra de la Ventana (1200msnm): 10 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
carlex Posted August 16, 2024 at 05:05 PM Share Posted August 16, 2024 at 05:05 PM Em 16/08/2024 em 10:18, Samihr Hermes disse: Não existe nada na Lei da Gravitação de Newton que diga isso. Basicamente. Tem sim nos Simpson kkk 1 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted August 16, 2024 at 05:12 PM Share Posted August 16, 2024 at 05:12 PM Yendo al monitoreamiento: Tenemos una tarde fría, gris, un poco ventosa y totalmente invernal en Montevideo, con ocasionales apariciones de sol entre las nubes, 10,6°C a las 14hrs en la estación Prado y 9,5°C en el aeropuerto de la ciudad: 8 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted August 16, 2024 at 05:14 PM Share Posted August 16, 2024 at 05:14 PM El pronostico es de invierno raiz hasta que termine agosto, sin derecho a veranico. 9 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted August 16, 2024 at 05:19 PM Share Posted August 16, 2024 at 05:19 PM Em 16/08/2024 em 14:14, PabloMQL disse: El pronostico es de invierno raiz hasta que termine agosto, sin derecho a veranico. 2 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted August 16, 2024 at 05:21 PM Share Posted August 16, 2024 at 05:21 PM Em 16/08/2024 em 14:05, PabloMQL disse: Donde si hubo graupel en ese evento fue al sur de la provincia de Buenos Aires, en la sierra de la Ventana (1200msnm): Não imaginava que era tão baixo. Parece ter uns 2300m. 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted August 16, 2024 at 05:39 PM Share Posted August 16, 2024 at 05:39 PM (edited) On 8/16/2024 at 2:21 PM, pindorama said: Não imaginava que era tão baixo. Parece ter uns 2300m. Cerro Tres Picos es la mayor elevacion de la provincia de Buenos Aires: 1,239 m Coordenadas: 38°09′20″S Edited August 16, 2024 at 05:40 PM by PabloMQL 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 16, 2024 at 06:00 PM Share Posted August 16, 2024 at 06:00 PM (edited) On 8/16/2024 at 9:33 AM, Carlos Campos said: Mas, pra encurtar essa história, tenho consciência de que não sei muita coisa além do básico, então vamos esquecer "teses escritas por mim". Amigo, Conhecimento formal não é a única forma de conhecimento. Vou te dar um exemplo alegórico: os nativos das américas por milênios cultivaram e selecionaram (tal como fizeram com milho, feijão, batata, etc) plantas que ajudavam na saúde. Dois exemplos são as com canabioides e, no RN, a jurema preta que tem outras substâncias produzidas naturalmente pelos nossos cérebros. Isso tudo foi feito sem conhecimento formal e atualmente os cientistas estão estudando para formalizar algo que já era conhecido pelos nossos ancestrais indígenas. O fato de você não ter conhecimento considerado formal academicamente não significa que você não tenha conhecimento! E muito! PS: seu relato é foda e inspirador! Não vou falar o ano, mas tu já anotava dados no ano que eu nasci kkkkkkkkk Edited August 16, 2024 at 06:21 PM by Samihr Hermes 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
rafael_rigoni Posted August 16, 2024 at 06:00 PM Share Posted August 16, 2024 at 06:00 PM Em 16/08/2024 em 09:52, jean10lj disse: hehehehehe Esse coroa ai da foto é tio da minha cunhada (Ana Ruschel) ! Esses Ruschel é o que mais tem em Iporã...mas eu mesmo só estive ai uma vez kkk engraçado como o mundo e pequeno ... 27 °C em Blumenau ☀️ 9 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Peregrine Posted August 16, 2024 at 06:02 PM Share Posted August 16, 2024 at 06:02 PM Em 16/08/2024 em 10:01, Flavio Feltrim disse: Desculpe só responder agora, estou participando de um congresso essa semana e não tive tempo de entrar aqui no fórum! De qualquer forma, percebo que não terei condição de manter um debate de ideias contigo porque você não joga o mesmo jogo nem respeita as mesmas regras! Você parece desmerecer toda compreensão existente sobre dinâmica atmosférica que embasa a climatologia e meteorologia atuais. Na realidade, pela sua fala você desmerece até mesmo conceitos fundamentais da física comprovados experimentalmente e através de evidências, tangenciando o negacionismo! "Et non sicut ludens latrunculorum cum columbis". Boa tarde ! Sem problemas por responder agora, também ando bastante atarefado com minha luta de paquero produtor rural aqui pela Caatinga. “Debate de idéias” não é um jogo, nesse sempre há vencedores e perdedores. A regra, no caso das Ciências deve ser pautada em primeiro lugar pela Ética bem como por princípios científicos. Minha visão sobre negacionismo é pautada em princípios filosóficos como por exemplo o da Dúvida Metódica (René Descartes) ou mesmo pelo princípio da Falseabilidade (Carl Popper) que por sinal revolucionou nossa compreensão de Ciências desde os anos 30 do século 20. Jamais, digo jamais, procurei desmerecer a genialidade dos Climatologistas do século 19 ou mesmo a genialidade de Carl Gustav Rossby (Escola Dinâmica 1940) de quem sou profundo admirador. Ocorre caro amigo que os gênios de até então não dispunham dos aparatos tecnológicos que temos hoje. Sua visão de “negacionismo” me parece mais pautada no senso comum do que em princípios filosóficos. Realmente não jogo o mesmo jogo dos que no final de 2023 previam um cenário de seca extrema no Nordeste. Tivemos o trimestre FMA mais chuvoso dos últimos 15 anos. Agora aproveita teus princípios de dinâmica de Circulação Atmosférica e explica pra gente o que ocorreu aqui pelo Nordeste. Abraços! 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Peregrine Posted August 16, 2024 at 06:09 PM Share Posted August 16, 2024 at 06:09 PM Em 16/08/2024 em 10:33, Carlos Campos disse: Gentileza da tua parte. Obrigado querido. Antes de 1992 e já fazia anotações mas geralmente no período do inverno, por conta das geadas e (na minha cabeça) a possibilidade de nevar novamente como em 1975. Eu lembro como se fosse ontem, que por volta de 1984, ainda cursando a "6 série" como falavam na época, eu andei espalhando "fake news" de que em 1985 voltaria a nevar forte, pelo simples fato de que completariam 10 anos do ocorrido. Os meus colegas não entendiam absolutamente nada do q eu falava. Não entenderam e não aceitaram um desenho bem bacana que eu fiz, na aula de artes. O desenho era simplesmente de um céu noturno com lua e nuvens. A ignorância da parte deles chegou ao ponto de ficarem dias seguidos dando risadas da minha burrice, pois segundo os mesmos, era inconcebível nuvens no céu durante a noite. Sim, era algo fácil, provar o quão errados estavam, mas eu morava longe de tudo, era somente um menino, não tinha um celular pra fotografar o céu noturno e pra piorar, eles não estavam de fato interessados pela verdade. Lembro também que na mesma época eu recebia estudo bíblico de um senhor muito querido e atencioso. Ele era natural de Blumenau, mas morou alguns anos em Bento Gonçalves, na serra gaúcha e me contava sobre muitas coisas da época em q era jovem. Uma dessas histórias falava de um frio muito intenso que houve na região (hoje acredito se tratar de 1965) em que ele viu a água que escorria de uma calha no telhado aos poucos formar uma espécie de estalactite, conforme ia ocorrendo o congelamento. Achei aquilo incrível e não me segurando (hoje eu pensaria 2 vezes), contei para o meu melhor amigo e este me falou no dia seguinte: "eu acho que o pastor lá da tua igreja mentiu pra você". Quando se é jovem, inexperiente, a gente tem uma forma diferente de pensar: eu fiquei arrasado ouvindo aquilo, pois sabia que era verdade. E nunca mais a amizade foi a mesma. O tempo passou, a tão aguardada (por mim) nevada não aconteceu e eu fui me decepcionando. Mas não desisti. 1986 eu fiz a minha primeira estação, que consistia numa caixa com aberturas para circulação do ar e um pedaço de telha na parte de cima. O termômetro até que era bom, de mercúrio e eu anotava o registro todas as manhãs às 7h e depois que voltava da escola, com a tarde se aproximando. Vendo livros na biblioteca, enquanto os colegas jogavam bola, aprendi como fazer uma estação de verdade, e fiz. Mas ainda não possuía termômetro de máxima/mínima. Só fui de fato adquirir um desses em 1989. Em 1990 eu fui por conta própria para São Joaquim e levei meus livros e alguns termômetros na mochila. Essa história é longa e não vou mais contar, nem q vc insista. Mas foi lá na serra catarinense q eu finalmente vi uma verdadeira nevada, em mais de 1 ocasião. O tempo passou e já de volta pra Piraquara, comecei a registrar temperaturas de maneira, digamos, correta e ininterrupta, por volta de 1991. Em 2015, já fazia registros de 2 lugares diferentes aqui na vila. No meu quintal e no quintal da minha meia-irmã. De 2018 pra cá eu faço registros em 3 locais, também aqui na vila e eventualmente na baixada (hoje, só a relva por curiosidade). Mas, pra encurtar essa história, tenho consciência de que não sei muita coisa além do básico, então vamos esquecer "teses escritas por mim". Apesar disso, aprendi muito aqui no fórum, muitas vezes de maneira forçada e descobri que a gurizada de hoje em dia, os que de fato levam a coisa a sério, tem muito o q ensinar. Sim, muitos não são um exemplo de candura ou simpatia, mas isso não muda os fatos. Algo que não tem me agradado de um certo tempo pra cá é a consciência de que o clima já não é mais "natural". Está se modificando artificialmente numa velocidade incrível. Acho que devemos deixar para essa nova geração, o grande abacaxi para descascarem. Vou seguir acompanhando, pois é só o q sei fazer, mas a maior curiosidade que me move, não é entender um clima regional que já está deixando de existir e sim o desastre iminente. * Temperatura subindo na velocidade da fumaça. Comecei o dia com 7,8°C em casa, e já estou vendo aqui 22,1°C. Céu acinzentado, sem cor e feio. É como tenho dito, a Filosofia te aguarda. Quem sabe um filho ou mesmo um neto tenha o mesmo gosto que você por Climatologia. Uma coisa é fato, dados fidedignos não faltaram. Valeu ! 4 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 16, 2024 at 06:13 PM Author Share Posted August 16, 2024 at 06:13 PM Em 16/08/2024 em 14:05, carlex disse: Tem sim nos Simpson kkk então pode ser profecia de algo que ainda será descoberto na física kk 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 16, 2024 at 06:13 PM Share Posted August 16, 2024 at 06:13 PM On 8/16/2024 at 2:13 PM, Eclipse POA said: então pode ser profecia de algo que ainda será descoberto na física kk É verdade. Os roteiristas dos Simpsons são viajantes do tempo kkkkkkk 2 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Peregrine Posted August 16, 2024 at 06:21 PM Share Posted August 16, 2024 at 06:21 PM Em 16/08/2024 em 10:18, Samihr Hermes disse: Não existe nada na Lei da Gravitação de Newton que diga isso. Basicamente. Se a memória não falha, foi você quem trouxe o teorema de MPemba aqui para o BAZ. Quer exemplo mais claro de negacionismo ? Certamente na tua “gogleada” tu não viu que Marcel Leroux é o maior pesquisador do Planeta sobre o Clima da África Tropical. Ou mesmo que é um dos mais brilhantes entre os pesquisadores do Clima da Antártica. “Cogito Ergo Sum” Abraço ! 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted August 16, 2024 at 07:09 PM Share Posted August 16, 2024 at 07:09 PM Tarde bem quente em São Paulo. 6 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
stankevecz1 Posted August 16, 2024 at 07:46 PM Share Posted August 16, 2024 at 07:46 PM Em 16/08/2024 em 15:02, Peregrine disse: Boa tarde ! Sem problemas por responder agora, também ando bastante atarefado com minha luta de paquero produtor rural aqui pela Caatinga. “Debate de idéias” não é um jogo, nesse sempre há vencedores e perdedores. A regra, no caso das Ciências deve ser pautada em primeiro lugar pela Ética bem como por princípios científicos. Minha visão sobre negacionismo é pautada em princípios filosóficos como por exemplo o da Dúvida Metódica (René Descartes) ou mesmo pelo princípio da Falseabilidade (Carl Popper) que por sinal revolucionou nossa compreensão de Ciências desde os anos 30 do século 20. Jamais, digo jamais, procurei desmerecer a genialidade dos Climatologistas do século 19 ou mesmo a genialidade de Carl Gustav Rossby (Escola Dinâmica 1940) de quem sou profundo admirador. Ocorre caro amigo que os gênios de até então não dispunham dos aparatos tecnológicos que temos hoje. Sua visão de “negacionismo” me parece mais pautada no senso comum do que em princípios filosóficos. Realmente não jogo o mesmo jogo dos que no final de 2023 previam um cenário de seca extrema no Nordeste. Tivemos o trimestre FMA mais chuvoso dos últimos 15 anos. Agora aproveita teus princípios de dinâmica de Circulação Atmosférica e explica pra gente o que ocorreu aqui pelo Nordeste. Abraços! Carteiraço intelectual aqui, que feio. Você falando parece até uma tal de Vania que andava por ai nos grupos de meteorologia. Mais uma que a "turma do scooby" descobriu. Não precisa mais omitir sua identidade (nome, gênero e grau de escolaridade). 3 1 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 16, 2024 at 07:52 PM Author Share Posted August 16, 2024 at 07:52 PM Em 16/08/2024 em 12:51, Carlos Campos disse: Principalmente com os farmacêuticos. e as funerárias 1 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 16, 2024 at 07:54 PM Author Share Posted August 16, 2024 at 07:54 PM Em 16/08/2024 em 15:21, Peregrine disse: Se a memória não falha, foi você quem trouxe o teorema de MPemba aqui para o BAZ. Quer exemplo mais claro de negacionismo ? Certamente na tua “gogleada” tu não viu que Marcel Leroux é o maior pesquisador do Planeta sobre o Clima da África Tropical. Ou mesmo que é um dos mais brilhantes entre os pesquisadores do Clima da Antártica. “Cogito Ergo Sum” Abraço ! o termo pesquisador não se aplica a negacionistas fanfarrão ou, dependendo do caso, charlatão são termos mais apropriados muita luz 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RafaelBHZ Posted August 16, 2024 at 08:20 PM Share Posted August 16, 2024 at 08:20 PM Incrível como o clima de Cuiabá realmente se deteriorou ao longo dos anos. Não há nada parecido no Brasil, e olha que estamos todos na m**** a muito tempo. Ainda estamos em agosto, se manter o pique não duvido de novos recordes históricos (44°C+) na primavera. 4 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted August 16, 2024 at 08:28 PM Share Posted August 16, 2024 at 08:28 PM Em 16/08/2024 em 17:20, RafaelBHZ disse: Incrível como o clima de Cuiabá realmente se deteriorou ao longo dos anos. Não há nada parecido no Brasil, e olha que estamos todos na m**** a muito tempo. Ainda estamos em agosto, se manter o pique não duvido de novos recordes históricos (44°C+) na primavera. Ficou comum beirar e ultrapassar os 40 graus por 100 dias consecutivos, além das mínimas sob 22. 2 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel Nogeira Posted August 16, 2024 at 08:33 PM Share Posted August 16, 2024 at 08:33 PM Em 16/08/2024 em 17:20, RafaelBHZ disse: Incrível como o clima de Cuiabá realmente se deteriorou ao longo dos anos. Não há nada parecido no Brasil, e olha que estamos todos na m**** a muito tempo. Ainda estamos em agosto, se manter o pique não duvido de novos recordes históricos (44°C+) na primavera. Eu ficou impressionado com Cuiabá a média máxima fica aos 30 graus o ano todo diferente do Rio de Janeiro que a média fica abaixo de 30 graus, Cuiabá é mais quente do que o Rio de Janeiro mais quando chega uma massa polar de origem continental derruba mais a temperatura do que no Rio de Janeiro 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel Nogeira Posted August 16, 2024 at 08:33 PM Share Posted August 16, 2024 at 08:33 PM Em 16/08/2024 em 17:20, RafaelBHZ disse: Incrível como o clima de Cuiabá realmente se deteriorou ao longo dos anos. Não há nada parecido no Brasil, e olha que estamos todos na m**** a muito tempo. Ainda estamos em agosto, se manter o pique não duvido de novos recordes históricos (44°C+) na primavera. Gente essa frente fria do final do mês de agosto não vai chegar Cuiabá pelo jeito não vai ser continental vai ser oceanica 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel Nogeira Posted August 16, 2024 at 08:35 PM Share Posted August 16, 2024 at 08:35 PM Em 16/08/2024 em 17:20, RafaelBHZ disse: Incrível como o clima de Cuiabá realmente se deteriorou ao longo dos anos. Não há nada parecido no Brasil, e olha que estamos todos na m**** a muito tempo. Ainda estamos em agosto, se manter o pique não duvido de novos recordes históricos (44°C+) na primavera. Mínima de 26 graus é muito abafado boa sorte em aguentar isso 1 1 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted August 16, 2024 at 08:54 PM Share Posted August 16, 2024 at 08:54 PM Qual a razão do centro da América do Sul esquentar tanto no período do inverno? Cria-se um paradoxo sem igual no mundo. Oriente médio tem uma vastidão infinita de desertos bem mais escaldantes, o verão é terrível e o inverno é fresco. Região central do Saara ainda faz calor no inverno porém não é nem de longe o período das maiores temperaturas. Austrália e África do Sul tem regiões assim? 4 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Samihr Hermes Posted August 16, 2024 at 09:05 PM Share Posted August 16, 2024 at 09:05 PM (edited) On 8/15/2024 at 5:46 PM, Carlos Campos said: Isso está errado. Não há e nunca houve pomares de oliveira em Porto Alegre. Se não me engano a EMBRAPA recentemente desenvolveu uma espécie de azeitona que está sendo plantada nas regiões de altitude da Bahia Edited August 16, 2024 at 09:06 PM by Samihr Hermes 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RamirezFZ Posted August 16, 2024 at 09:07 PM Share Posted August 16, 2024 at 09:07 PM Em 16/08/2024 em 17:54, pindorama disse: Austrália e África do Sul tem regiões assim? Pelo que vejo de médias, só a América do Sul tem essa anomalia.... Que sempre existiu, só está ficando "mais quente", por uma razão ou outra. Ademais, creio que esteja intrinsicamente ligada a geografia, paredão impassável ao Oeste, montanhoso a leste com passagem fácil de ar somente ao norte e sul, oras, como denotado no histórico climático, uma hora está consideravelmente abaixo do normal durante incursões polares, e, normalmente na falta deste, esquenta com facilidade, respondendo mais ao albedo terrestre e umidade da massa de ar que ali ocupa dependendo do período do ano, se não fosse a injeção de umidade do oceano atlântico tropical, e não tanto da Amazônia como muito se divulga (floresta tropical não produz umidade, só ajuda a mantê-la no solo), sem dúvidas ALGUMA, a região seria um deserto tórrido permeada por savanas que em nada deveriam a savana tropical Africana. 9 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts