Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Agosto/2024

Recommended Posts

8,6°C em casa agora (Zona Sul - Termômetro em suporte sobre a laje). Mas acho que a queda vai ser bem lenta e com subidas e descidas ao longo da noite, tá formando algumas nuvens baixas, e muita névoa úmida já praticamente virando neblina. Estações CGE registram de 5°C nas estações mais frias até 11°C nas estações mais quentes. 

Screenshot_20240810_215715_Sensor Blue.jpg

Edited by Bruno D
  • Like 13
  • Thanks 2

Em 10/08/2024 em 12:24, Renan disse:

BH é a inimiga do frio, impressionante. Tem latitude e altitude razoáveis , mas as configurações geográficas gerais impedem que a cidade tenha eventos de frio intensos em várias ocasiões. Fica de fora da festa com frequência ! Triste isso ! 

Renan,

na previsão do Coutinho, hoje cedo, ele disse que BH, poderá registrar mínima de 8 a 10 graus no amanhecer do domingo.

• Like 10
  • Thanks 2

22:00 em Iporã do Oeste.

Casa 6,5C 83%
Flor e Ser 3,9C 99%
Wickert 4,6C 99%

Relva de -0,2ºC na Flor e Ser.

Comentaram sobre a intensidade da MP. Foram as menores máximas para agosto no norte do RS e oeste de SC desde 2013. E não seria irrelevante se tivesse sol pleno: estava 7C em 950 e -2C em 850, daria máxima de 9C com sol. Em agosto de 2020 a máxima foi de 9,9C com sol.

Já na serra realmente teve pouco frio diurno, relativamente.

Ontem a máxima foi de 8,8 em São Joaquim (1400m/Inmet) e de 6,8 em Iporã a 520m.

Mas acho que a serra vai meter minimão na terça ou quarta.

• Like 16
  • Thanks 2

Patrocínio registrou hoje finalmente uma tarde fria, neste catastrófico biênio 2023/2024.

No INMET a máxima foi de 20,0ºC, sendo a menor máxima desde 03 de novembro de 2022 quando fez 19,2ºC.

2024 até o momento só teve 5 máximas abaixo de 25ºC na cidade, isso contando com hoje, sendo algo absurdo e totalmente fora do normal, principalmente considerando que a cidade está em quase 1000 metros.

Neste momento faz 6,0ºC, sendo a mínima do ano e amanhã pode ter geada.

• Like 19
  • Thanks 4

Em 10/08/2024 em 22:39, Maicon disse:

22hs20mins DADOS NOROESTE PAULISTA.

FONTE: CIIAGRO.

SANTA SALETE 4.7°C

BARRETOS 5.4°C
JALES 7.6°C
NUPORANGA 8.2°C
BORBOREMA 8.2°C
MONTE APRAZÍVEL 8.3°C
AREALVA 8.6°C
CARDOSO 8.8°C
VOTUPORANGA 9.3°C
DIRCE REIS 9.7°C

Surpreendente o Frio em Barretos, não era previsto que o frio forte chegaria assim no Norte do estado de SP né? 

• Like 10
  • Thanks 3

Em 10/08/2024 em 22:44, Bruno D disse:

Surpreendente o Frio em Barretos, não era previsto que o frio forte chegaria assim no Norte do estado de SP né? 

GEM pegou bem sim!

Vem acertando!

Aqui em casa 8.9°C.

Mas nas baixadas já deve estar uns 6°C!

Edited by Maicon
  • Like 13
  • Thanks 3

Em 10/08/2024 em 21:26, Eclipse POA disse:

pra isso ja tem verão né fofa

Sim, da mesma forma eu acharia muito legal ter uma longa sequência de máximas 14/15°C em Janeiro.

Mesmo não gostando de frio.

Entendeu?

Em 10/08/2024 em 21:27, Eclipse POA disse:

e cadê a La Niña que já era pra ter vindo??

Isso não é da nossa conta. Deixa ela pra lá, já temos problemas demais.

• Like 4
  • Thanks 1
  • Haha 5

Máximas ontem/hoje em Palmas/PR

11,7°C/17,0°C - Cidade 1.018m

11,4°C/15,6°C - Rural 1.267m

Ontem, nublado/passagem frente fria.

Hoje, limpo/massa (polar).

Outubro/Novembro já tiveram máximas "melhores".

No momento já está negativando na estação da cidade e negativo na baixada rural - ar seco.

• Like 13
  • Thanks 1

Agora tenho em Monte Verde -0,2°C e céu limpo, bastante neblina na rua... Pela previsão do Euro ainda teria 3°C em por aqui, isso mostra o quanto o os modelos parecem ter subestimando o potencial dessa MP... Só na base da lareira mesmo com esse frio... Amanhã vai ser bonito de ver a geadona ❄️.... 

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 12
  • Thanks 7

Parelheiros neste momento é a estação mais fria dentre todas da rede CGE e Inmet na grande SP e já belisca uma sub-5. Em Mauá, muito frio também. Faz 6,3°C segundo a ultima atualização. A queda está bem lenta, mas acredito que ao menos uma sub-5 ali é palpável. De todo modo, já batemos o recorde de menor temperatura do ano, que até então era do dia 23 de Julho, quando a mínima foi de 7,x°C. 

• Like 10
  • Thanks 4

Em 10/08/2024 em 23:21, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Agora tenho em Monte Verde -0,2°C e céu limpo, bastante neblina na rua... Pela previsão do Euro ainda teria 3°C em por aqui, isso mostra o quanto o os modelos parecem ter subestimando o potencial dessa MP... Só na base da lareira mesmo com esse frio... Amanhã vai ser bonito de ver a geadona ❄️.... 

Eu quero ver aqui as fotos. Tuas.

Levanta às 6h20, toma um café e vai.

• Like 1
  • Haha 15

Em 10/08/2024 em 23:26, Carlos Campos disse:

Eu quero ver aqui as fotos. Tuas.

Levanta às 6h20, toma um café e vai.

Hahaahha vou fazer de tudo pra isso, o frio vai estar de lascar mas como o amor pelo gelo é maior não tenho nem como correr kkk Aposto uns -3°C amanhã... Vamos ver...

• Like 8
  • Thanks 3

Em 10/08/2024 em 19:31, BrunoSaoPauloCapital disse:

Latitude 20 S é sofrida mesmo. Se eu aqui no paralelo 24 já considero uma latitude baixíssima, imagina na 20.

Aqui na latitude 30 já não é grande coisa. 

Bom fica em 32 latitude na campanha e muito bom 33 latitude no Chuí, daí sim nada a reclamar. 

• Like 6
  • Thanks 1

Em 10/08/2024 em 23:38, Wagner97 disse:

A Sé é tão ridiculamente quente que tá quase empatada com a estação de Bertioga que fica no litoral, praticamente à beira do mar! Por lá faz 11,4°C, enquanto na Sé; 10,6°C.

Eu olhando meu termômetro marcando 12,7 ºC aqui na Baixada Santista: "Eu sou uma piada pra você?" kkkk

• Haha 8

As estações nos topos mais altos do Sudeste, negativaram hoje:

-2,3 PWS Serra Fina/Pedra da Mina no período da tarde.

-1,7 PWS Morro do Couto/Alto de Itatiaia, período da tarde.

-0,2 PWS Pico da Caledônia/Friburgo nesse fim de noite. 

PWS na baixada do Rio Campo Belo, desceu aos -5,5 nessa noite, mas começou a ventar subiu p/ -0,1 ás 23 h 02.

Mais PWS com negativas em baixadas, nos pontos bem altos da Mantiqueira

-2,3 na PWS baixada da faz. Garrafão/Alagoa

-,1,1  na PWS Tinho VI// Vila Inglesa/C. do Jordão.

-0,3 na PWS Vila Inglesa/C. do Jordão

-0,2 na automática Monte Verde

Automática Monte Verde-MG, promete registrar uma negativa menor do que ano passado

• Like 7
  • Thanks 3

Em 10/08/2024 em 23:51, Edison Bocorny Jr disse:

Aqui na latitude 30 já não é grande coisa. 

Bom fica em 32 latitude na campanha e muito bom 33 latitude no Chuí, daí sim nada a reclamar. 

A gente morreu na praia, por pouco não temos um belíssimo clima temperado (quase uns 300 km mas a norte disso), ou um épico clima de serra (basta uns 200 km), ou algo mais ameno e amortecido de extremos como o do litoral norte gaúcho (uns 100 km). Negócio é chorar mesmo mas agradecer que não moramos em Minas Gerais nesse ano.

• Like 3
  • Sad 3

Em 10/08/2024 em 23:21, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Tássio, se continuar sem vento por aí, a temperatura vai baixar até o amanhecer. Na torcida para não ter vento nenhum, a geada já deve ter tomado conta das partes baixas da Vila. O recorde para agosto aí, parece que é de -3,6.

• Like 4

Em 10/08/2024 em 23:31, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Hahaahha vou fazer de tudo pra isso, o frio vai estar de lascar mas como o amor pelo gelo é maior não tenho nem como correr kkk Aposto uns -3°C amanhã... Vamos ver...

Tem que levantar uns 10 minutos antes das 6 h, para preparar tudo e ir amanhecendo, após 6 horas.

• Like 5
  • Thanks 1

Em 10/08/2024 em 18:12, Wagner97 disse:

Temperaturas nas estações mais frias do CGE nesse momento:

Riacho Grande - 8,4°C

Parelheiros - 7,4°C

Marsilac - 8,1°C

Capela do Socorro - 8,3°C

Infelizmente, o céu está com mais nebulosidade do que gostaríamos…

Eu avisei das MMs hehe ...

• Like 4
  • Haha 2

Em 11/08/2024 em 00:07, Eclipse POA disse:

A gente morreu na praia, por pouco não temos um belíssimo clima temperado (quase uns 300 km mas a norte disso), ou um épico clima de serra (basta uns 200 km), ou algo mais ameno e amortecido de extremos como o do litoral norte gaúcho (uns 100 km). Negócio é chorar mesmo mas agradecer que não moramos em Minas Gerais nesse ano.

Pelo menos no Brasil temos o recorde do mundo em sensação, BH -30 e ao infinito e além.

Dia apoético do Rio, como Eu tinha previsto, a moda está em dia pro frio, aqui em SG/Itaboraí não passou dos 16°c a tarde e todo mundo "a caráter".

Edited by wallace silva
  • Like 1
  • Haha 13

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.