Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2019

Recommended Posts

Só por curiosidade: será que não existe a possibilidade de alguma neve ou sincelo está noite? Está muito frio é garoando na Serra catarense!

• Like 1

2 minutos atrás, Lucas Venturini disse:

CHUVA ?

O mesmo em Sampa! 13º em média com chuva moderada agora. É setembro nos dando um agradinho antes de nos incinerar. 

• Haha 9

1 minuto atrás, Daniel Lisboa disse:

O mesmo em Sampa! 13º em média com chuva moderada agora. É setembro nos dando um agradinho antes de nos incinerar. 

Forte agora. Fazia tempo que eu não via isso. Alguém explica aí o que está rolando?

• Like 2

Vou chegar em BH na noite do dia 13/09. Espero que essa onda de calor não me atinja. É até sacanagem! 

• Haha 1

Chove moderado com 12 graus em Santo André! 

Que horror!!! 🤬

• Haha 1

Boa tarde BAZianos!

Queda de temperatura acima do previsto por aqui.

Na Cidade Alta (JF), hoje a temperatura só chegou até os 18,5 C, quando se previa máxima de até 22 C por diferentes modelos.  A tarde mais fria por aqui desde 24/8/19, quando registrou-se apensa 18,4C de máxima.

Neste momento, 17h50m, temos apenas 14,9 C - temperatura 10 C abaixo da mesma observada ontem, neste horário.

Amanhã esfria mais?

Aguardemos...

Edited by sjmolive
  • Like 3

• Tivemos um bom refresco hoje em Cons. Lafaiete. Dia nublado, mínima de 17° e máxima de 22°
  • Pelo terceiro dia a máxima fica 2 graus abaixo do que era previsto...Que continue assim já que estão prevendo 34° pra semana que vem...
  • Pra amanhã segue nublado e deve esfriar um pouquinho mais
  • Chuva que é bom....NADA
  • Like 4

Temperatura estagnou em 7,5°C e chove fraco.

Radar mostra descargas atmosféricas em Curitiba (aki com trovões fracos) e em parte de São Paulo:

IMG_20190905_184334.jpg

• Like 4

Hoje o ar frio ganhou força em Santa Catarina, Blumenau teve as menores máximas do ano (HBR):

14,5 Velha/AlertaBlu

14,3 Itoupava Central/SSBL

14,3 Itoupava Central/Gabriel Voigt

14,1 Indaial/INMET

13,7 Progresso/Felipe Backendorf

12,6 Região da Vila Itoupava/CGR

Florianópolis teve um dia nublado também mas bem seco, máxima foi de 15C e a umidade chegou a 55% no aeroporto.

• Like 9

2 horas atrás, Daniel Lisboa disse:

Forte agora. Fazia tempo que eu não via isso. Alguém explica aí o que está rolando?

Instabilidade vinda do Paraguai se sobrepondo ao ar frio q vem lá das bandas do Uruguai..

Ou...em outras palavras: ar kente chegando do interior e encontrando frio e umidade na sua rota.

• Like 3
  • Thanks 1

Noite bem fria e com chuva fraca em alguns locais de São Paulo.

Temperaturas em 11/12 graus nas estações do CGE.

5vOdwwU.png

Radar de São Roque mostra algumas áreas de chuva no leste de SP e extremo sul de Minas.

SlYoner.jpg

• Like 3

Dia gelado hoje em São Paulo, variação na automática do Mirante foi de deliciosos 12,7°/14,7° com a mínima sendo registrada agora a noite.

• Like 3

Enquanto esta quinta feira está sendo "gelada" em São Paulo, quarta feira da semana que vem será um "forno"

Temperatura pode alcançar os 26 graus em 850 hpa na noite do dia 12 na capital e 28 graus (também em 850 hpa) no interior.

MYS3a98.png

Porém, no dia seguinte, teremos um pequeno alívio para o sul e leste do estado.

UXmLo1c.png?1

• Like 4
  • Sad 6

22 minutos atrás, Daniel85 disse:

Enquanto esta quinta feira está sendo "gelada" em São Paulo, quarta feira da semana que vem será um "forno"

Temperatura pode alcançar os 26 graus em 850 hpa na noite do dia 12 na capital e 28 graus (também em 850 hpa) no interior.

MYS3a98.png

Porém, no dia seguinte, teremos um pequeno alívio para o sul e leste do estado.

UXmLo1c.png?1

Na expectativa por esse calorão, quem sabe será a primeira vez que usarei ventilador desde o último verão. 

• Like 1
  • Sad 1

7 horas atrás, Carlos Campos disse:

Impressiona a manutenção da baixa temperatura no leste da Serra Geral catarinense.

Ambas estações Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra (1.385m e 1.420m) com 3°C nesta tarde. A máxima atingiu 3,3°C. 

É a mesma situação observada na região serrana do nordeste catarinense, com nuvens baixas e muito vento.

Lembro de ter passado 1 Setembro em Silveira/São José dos Ausentes/RS e ter enfrentado frio parecido, com dias nublados e tardes com temperaturas oscilando entre 3/5°C. Não dá pra descrever a tristeza q eu senti nessas ocasiões, tendo q trabalhar como empregado não remunerado numa das fazendas do distrito (Silveira) em troca de morada e alimentação, apenas pra poder fazer meus registros climáticos. Foi uma verdadeira loucura e me lembro bem de algumas vzs ter chorado quase em desespero por não poder simplesmente sumir dakele lugar e nc mais voltar. O gado estava morrendo de fome e as pastagens secas devido às geadas q foram intensas todo o inverno, além dos 3 episódios de neve entre Julho e Agosto... Um horror...

Carlos Campos,

em que ano ocorreu os 3 episódios de neve?

• Like 1

Hoje foi um dia bastante agradável (friozinho para os padrões locais) mas "triste" no Rio de Janeiro, com céu completamente encoberto e alternando entre chuva fraca, chuvisco e garoa quase o tempo todo no Centro do Rio, onde eu estive durante o dia (o destaque foi a chuva orográfica, variando entre 130 mm nas últimas 24 horas na Rocinha e apenas 1 mm na Penha)!!  Nestas áreas de encosta onde choveu mais houve também períodos de chuva moderada/ligeiramente forte.  No centro do Rio foram 11 mm.

Em Niterói o INMET (Barreto) registrou apenas 6 mm e a estação Cemaden mais perto de casa teve 15 mm (vários períodos de chuva fraca).  Agora céu nublado sem chuva e 18ºc no Ingá.

Alguns extremos de temperatura hoje pela RM (a mínima foi registrada entre o final da tarde e a noite em todos os locais, e pode ter caído mais alguns décimos após as 20:00 nas estações INMET):

Galeão aero (ZN): 18ºc/20,6ºc

Ipanema/Lagoa PWS (ZS): 17,6ºc/20,6ºc

São Conrado PWS (Praia do Pepino, ZS): 17,1ºc/21,2ºc

Rampa Pedra Bonita PWS (520 m): 13,7ºc/18,2ºc

Helicentro Guaratiba PWS (ZO): 17,1ºc/20,1ºc

Santa Cruz PWS (aeródromo Armando Nogueira, ZO): 17,7ºc/21ºc

Nova Iguaçu Adrianópolis PWS (Baixada Fluminense, semi-rural): 16,8ºc/20,7ºc

Niterói INMET: 17,7ºc/21,2ºc

Duque de Caxias Xerém INMET (Baixada Fluminense, semi-rural): 16,6ºc/20,3ºc

Seropédica INMET (Baixada Fluminense, semi-rural): 17,2ºc/20,6ºc

Marambaia INMET: 17,8ºc/21,1ºc

Jacarepaguá INMET: 17,2ºc/20,4ºc

Vila Militar INMET: 17,4ºc/20,8ºc

Edited by Wallace Rezende
  • Like 5

1 hora atrás, ricardosilva disse:

Dia gelado hoje em São Paulo, variação na automática do Mirante foi de deliciosos 12,7°/14,7° com a mínima sendo registrada agora a noite.

Essa foi a máxima mais baixa para setembro desde quando? Alguém sabe informar??

• Like 1

Máximas 05/09 (diurnas)

9,9°C - Curitiba aut.

10,1°C - Colombo aut.

14,5°C - Morretes aut.

14,9°C - Paranaguá conv.

(meu chute de 9,5 passou perto)

Edited by Guto Cesar
  • Like 5

Confesso que pelo negativismo que começou o inverno, ele está sendo legal aqui em Floripa....a Meses que não sentimos calor e essa semana está toda nublada/chuva/fria/vento sul ...as pessoas só comentam do frio.

É legal de observar como o pessoal fica mais pra baixo e irritado com esse tempo, até eu estou com saudade de calor e sol. Devo imaginar o pavor de morar em lugares que este tipo de clima predomina na maior parte do tempo...

• Like 3

14 horas atrás, marinhonani disse:

Carlos Campos,

em que ano ocorreu os 3 episódios de neve?

1990, Nani... O mais intenso, com cerca de 10cm em Julho. Se não me engano nos dias 21 e 22. Os outros dois foram fracos mas com fortes geadas na sequência.

• Like 2
  • Thanks 1

4 horas atrás, Guto Cesar disse:

Máximas 05/09 (diurnas)

9,9°C - Curitiba aut.

10,1°C - Colombo aut.

14,5°C - Morretes aut.

14,9°C - Paranaguá conv.

(meu chute de 9,5 passou perto)

Máximas na madrugada, pra variar. Aki foi 10,4°C mas durante a tarde não ultrapassou 8,7°C.

Detalhe, com trovoada!

Sobre o teu chute (9,5°C), foi mais ou menos esse valor, se ignorarmos a madrugada...

Parabéns

Edited by Carlos Campos
  • Like 1
  • Thanks 1

Guest
This topic is now closed to further replies.

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.