Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2021


Recommended Posts

A tarde de hoje foi encoberta, escura e nela teve início a entrada de um ar mais frio, o sol só apareceu por alguns períodos no fim da manhã após a dissipação do nevoeiro. A mínima da manhã foi 15,9ºC e a máxima pouco depois do meio dia foi de 23,6ºC:

image.thumb.png.530dbcfc37abcddd93423828d5d56c58.png

 

A chuva da noite já acumulou 8,9mm em Blumenau e a temperatura caiu pra 16,7ºC com 96% às 21:30. 

  • Like 11
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Noite com algumas nuvens em São Paulo.

As nuvens não são de infiltração marítima, mas sim de instabilidades da frente fria que está se aproximando do estado.

Nas estações do CGE, temos temperaturas entre 16 graus no extremo sul e 18 graus em áreas próximas do centro.

yh17pTV.png

 

 

Avenida Paulista - direção noroeste

xw1GlCr.jpg

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Dia mais frio do ano aqui em casa, no Bairro São Bento (970 mas.), em BH: 12,7⁰ C de mínima e 23,2⁰ C de máxima.

O microclima do meu bairro, arborizado e com boa altitude, fez a diferença, já que a região central de BH ficou bem mais quente, entre 14,1⁰ C e 26,2⁰ C.

Abaixo, foto de hoje à tarde.

 

 

20210511_141541.jpg

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Ninguém comentou hoje, mas o frio chegou com vontade na madrugada e amanhecer de terça, na região nordeste de Minas no Jequitinhonha e divisa com a Bahia.

 

9,7ºC Aguas Vermelhas/automática/Inmet

11,6ºC Araçuaí/automática

12,0ºC Salinas/automática

 

As 22 h, a estação de Águas Vermelhas, registrava 10,3ºC.

As 23 h, caiu para 9,8ºC Águas Vermelhas.

 

 

 

 

 

 

 

Edited by marinhonani
  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Juzinho disse:

Águas Vermelhas no Nortão de MG , registrou a incrível mínima de 5.5 graus essa madrugada. 

Impressionante como essa MP que foi super normal , pegou forte em MG .

Juninho,

Outras estações com bastante frio na regiao:

 

8,2 Rio Pardo de Minas

8,6 Araçuaí 

9,3 salinas 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Madrugada inteira choveu aqui em Blumenau e esfriou bem, faz 14,3°C com 98% às 7:20. A mínima de ontem foi trocada pra 15,1ºC.

 

já são 33mm desde ontem à noite e segue chovendo fraco, tomara que se mantenha fechado e chuvoso até de tarde pra segurar a máxima. Temperaturas baixas às 7h:

image.thumb.png.208b10ed727addd7178162c1bc868602.png

 

Chuva na madrugada (desde meia noite):

image.thumb.png.9a01c26c80cb1bb0f56bc531174a08fe.png

  • Like 14
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Buen dia, temperaturas extremas  durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
16.56 a las 13:26:00
TEMP MÍNIMA
9.11 a las 07:23:00

 

 

Asi estamos pasadas a las 7 de la mañana, 7,5°C en la estacion Prado, 4,3°C en la estacion Melilla, todavia no amanecio y da para que todavia desciendan decimas:

 

image.png.0ae1f64bcf0c132f15514671b17cc780.png

 

Screenshot_20210512-070024.thumb.png.d1751dac880b7b64c903ad390ca98eaf.png

Edited by Pablo MQL
  • Like 13
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, marinhonani disse:

Ninguém comentou hoje, mas o frio chegou com vontade na madrugada e amanhecer de terça, na região nordeste de Minas no Jequitinhonha e divisa com a Bahia.

 

9,7ºC Aguas Vermelhas/automática/Inmet

11,6ºC Araçuaí/automática

12,0ºC Salinas/automática

 

As 22 h, a estação de Águas Vermelhas, registrava 10,3ºC.

As 23 h, caiu para 9,8ºC Águas Vermelhas.

 

 

 

 

 

 

 

Já morei na distante e muito quente Araçuaí 18 anos atrás. Fica a mais de 600 km de BH e já perto da Bahia. Altitude inferior a 300 metros, com grandes elevações rochosas ao redor que fazem do lugar um forno 8 meses por ano

 No inverno, contudo, são relativamente comuns mínimas entre 10/12 graus, embora as máximas, nesses dias, fiquem na casa de 28/30 graus com facilidade.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Bom dia. Mais uma vez fomos agraciados com chuva por aqui. Acumulado das últimas 24 horas: 15mm (Epagri/Rio Vermelho); 9mm (Samae/Centro); 8,4mm (Epagri/Mato Preto)

As mínimas ficaram na casa dos 10ºC nas estações do município.

20210512_074327.thumb.jpg.2b0157e56e33e0de4578868fe8c82eb5.jpg

No momento temos garoa, neblina e temperatura em 10,8ºC no centro de São Bento do Sul.

 

 

20210512_074334 (1).jpg

  • Like 14
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

16 minutos atrás, Carlos Campos disse:

Bom dia à todos...

Manhã chuvosa, com acumulado de 31 mm desde o final da noite passada. 

20210512_075608.gif.517bb414eaf79ccf44e3425db2208aa0.gif

 

Excelente! E a tendência é de mais um evento chuvoso pelo menos até o fim do mês. Se tivermos pelo menos 3 FF raiz por mês até agosto teremos um alivio na estiagem. 

  • Like 7
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Pablo MQL said:

Buen dia, temperaturas extremas  durante el dia de ayer en Montevideo (Melilla):

 

MÁXIMAS Y MÍNIMAS AYER
TEMP MÁXIMA
16.56 a las 13:26:00
TEMP MÍNIMA
9.11 a las 07:23:00

 

 

Asi estamos pasadas a las 7 de la mañana, 7,5°C en la estacion Prado, 4,3°C en la estacion Melilla, todavia no amanecio y da para que todavia desciendan decimas:

 

image.png.0ae1f64bcf0c132f15514671b17cc780.png

 

Screenshot_20210512-070024.thumb.png.d1751dac880b7b64c903ad390ca98eaf.png

 

Y asi esta la situacion a las 8 de la mañana en las estaciones de Inumet de todo el pais(despues de que salio el sol a las 7.30).

 

7,7°C en la estacion Prado, 1,3°C en Mercedes y Tacuarembo:

 

image.png.b8184b8a27678446f705016808af0aeb.png

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 13
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Na segunda-feira tivemos em Buenos Aires manha nublada e com névoa e tarde de sol, céu parcialmente nublado e vento, devido à chegada da nova massa de ar polar. A temperatura variou entre 11,8°C e 18,8°C.

 

Ontem o dia foi ensolarado e com amanhecer muito frio. A mínima, pra minha surpresa, foi de 5°C, empatando com o registro do dia 7 como menor do ano. A máxima foi de 18,2°C.

 

Hoje outro amanhecer com muito frio. Faz agora 5,7°C, URA de 83% e vento calmo. A máxima prevista é de 18°C. O sol nasceu às 7h38 e se poe às 18h01.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 14
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Eclipse disse:

Mínima de 10,1 °C em POA.  Em alguns períodos da madrugada, a temperatura ficou quase estagnada.

Mesmo assim, boa mínima, e ótimo padrão nesse mês por aqui.

 

E esses 10°C daí não foram por pura perda radiativa e ar seco....são 10°C com advecção de ar frio, que dá uma sensação térmica muito diferente dos 10°C que eu senti aqui ontem, por exemplo. 

 

Senti muito frio em Porto Alegre quando estive aí no Domingo do dia 08-07-2012. Muito sol, mas a máxima foi de apenas 13,8°C. Frio intenso na hora de passear no ônibus turístico, na parte de cima que era descoberta😂🤣

 

Voltando ao frio de perda radiativa: Tive mínima de 12,3°C e vamos aos 26 / 27 hoje à tarde. Última máxima um pouco alta da semana, amanhã devo registrar a menor máxima do ano.

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

POA teve nuvens de madrugada a partir das 2 e pouco da manhã, voltou a cair umas 3 e meia em diante, depois travou de novo. Ainda assim caiu um pouco durante o amanhecer.

 

Essas foram as mínimas na cidade:

 

Jardim Botânico (INMET): 10,1°

Aeroporto: 10,4°

Auxiliadora: 10,4°

Chácara das Pedras: 10,7°

 

Canoas (Base Aérea): 7,1°

 

Este foi o amanhecer de hoje. Gravei entre 6:35 e 8:10 no bairro Três Figueiras, vizinho ao meu. Dose foi ficar parado pegando brisa e sem sol... ao menos ele apareceu depois de um tempo.

 

 

 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

31 minutes ago, Renan said:

 

E esses 10°C daí não foram por pura perda radiativa e ar seco....são 10°C com advecção de ar frio, que dá uma sensação térmica muito diferente dos 10°C que eu senti aqui ontem, por exemplo. 

 

Senti muito frio em Porto Alegre quando estive aí no Domingo do dia 08-07-2012. Muito sol, mas a máxima foi de apenas 13,8°C. Frio intenso na hora de passear no ônibus turístico, na parte de cima que era descoberta😂🤣

 

Voltando ao frio de perda radiativa: Tive mínima de 12,3°C e vamos aos 26 / 27 hoje à tarde. Última máxima um pouco alta da semana, amanhã devo registrar a menor máxima do ano.

 

Eso es cierto, si bien hoy aqui en la zona norte de Montevideo la temperatura a la mañana fue menor que ayer, (4,3°C cuando me levante), estaba poco nublado y con sol,

En cambio ayer la temperatura a esa hora rondaba los 10°C, pero como estaba nublado y con viento la sensacion de frio era mayor, una sensacion que continuo por todo el dia ya que la maxima, poco mas de 16°C se dio en esas condiciones tambien, aunque llego a estar bastante soleado tambien, lo era de a ratos.

 

Hoy la maxima pronosticada es 16°C tambien, pero la sensacion es totalmente diferente, la de un dia primaveral, con un sol extremadamente suave y helado a la sombra.

Sol "lampada de geladeira".

 

 

Edited by Pablo MQL
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

5 minutos atrás, Pablo MQL disse:

 

Eso es cierto, si bien hoy aqui en la zona norte de Montevideo la temperatura a la mañana fue menor que ayer, (4,3°C cuando me levante), estaba poco nublado y con sol,

En cambio ayer la temperatura a esa hora rondaba los 10°C, pero como estaba nublado y con viento la sensacion de frio era mayor, una sensacion que continuo por todo el dia ya que la maxima, poco mas de 16°C se dio en esas condiciones tambien.

 

Hoy la maxima pronosticada es 16°C tambien, pero la sensacion es totalmente diferente, la de un dia primaveral, con un sol extremadamente suave y helado a la sombra.

Sol  "lampada de geladeira".

 

h

 

Exatamente. O vento contribui decisivamente na sensação de frio. Os dois lugares mais frios do Brasil são o Morro da Igreja em Santa Catarina e o parque nacional do Itatiaia, na divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

 

Só que a sensação de frio no Morro da Igreja, na maioria dos dias, é maior do que no Itatiaia. Justamente por causa do vento e das entradas fortes de ar frio.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Mais "aqui pra cima", manhã de boas mínimas nas áreas baixas (<900m) da capital mineira:

 

14,9C Santo Agostinho

13,0C Pampulha

14,0C Cercadinho

 

As mínimas 'elevadas' da estação Cercadinho mostra que não há mais nenhum ar frio na região e esse friozinho da noite e manhã é só resultado do ar seco e da própria época do ano mesmo (sol inclinado, etc). 

 

Já caminhamos pro fim da manhã, com céu azul e 23°. Há previsão de queda das temperaturas diurnas na sexta-feira.

Edited by LeoP
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

26 minutos atrás, SandroAlex disse:

Por aqui também permanece chovendo e a temperatura não sai do lugar! 10,6ºC 10h30m no centro da cidade (Estação Samae).

 

Que maravilha....estou com saudades de viver um dia chuvoso e bem frio.

 

Dá pra ver que a frente fria está bastante ativa entre SC e o PR, já atingindo também o sul de SP. 

 

image.thumb.png.c6ced45fbc97cde040fee67a3ebb8f29.png

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Começo de dia muito bom aqui, a chuva chegou às 08h e continua ainda de forma moderada, o acumulado ainda é modesto, 6.12 mm no Cemaden daqui de Eldorado, mas do jeito que está, vai durar o dia todo essa chuva.

 

image.png.859a49444b5803272db7bbcea6b7640f.png Até mesmo os radares do IPMet, que não costumam pegar esse tipo de chuva, estão detectando.

 

No mapa das estações do Cemaden, temos o seguinte por enquanto:

 

image.png.143ffc9a6c30f706a7775727df8f8d39.png Destaque para os bons acumulados generalizados na Região Metropolitana de Curitiba!

 

E por fim, a temperatura de momento é de 17,9°C às 11h aqui em Eldorado. Tem tudo para ser outro dia sub-20 em Eldorado e na região como um todo!

Edited by Otavio Cyrino
  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Forte cerração hoje no amanhecer e perdurou até agora há pouco. A mínima em Teutônia foi de 5,8°C, na Linha Welp.

camplus.jpg

 

Aproveitar também pra lembrar o pessoal que é agora no final de maio do sorteio da Davis com Weatherlink Live. Tem muito baziano que ainda não garantiu participação hein!

 

16450463_SORTEIOESTAOMODELO1.thumb.png.31d4ee0575a53c71cb406afcdc941d95.png

 

Link para garantir participação no sorteio e acesso a todos os recursos do site Estações do Brasil: estacoesdobrasil.com.br/pagamentos

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Meio dia em Blumenau: 15,4ºC com 97%, tempo escuro e a chuva parou desde as 11h. Muito bom esse frio pra início de Maio!!

 

O tempo deve secar nas próximas horas com a passagem da frente fria:

image.thumb.png.05a6623da2bc28700ade7b9b8535ace0.png

 

Curioso que o europeu não indica frio amanhã (15C), será que a massa de ar frio vai se dissipar tão rápido? Já no noticiário da NSC deu previsão de 9ºC.

  • Like 18
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Dentre os modelos o GFS é o mais agressivo quanto aos acumulados previstos pelo sistema que está chegando na costa nordestina (embora quase tudo esteja no mar), enquanto o europeu é o mais modesto.

 

Acumulados de agora até 00h de sábado.

xx_model-en-178-0_modusa_2021051206_69_11269_157.thumb.png.c0d7263633a76bc8dd4a58dfae8265e5.png

GFS 👆

xx_model-en-178-0_modez_2021051200_75_11269_157.thumb.png.ca6912584cca63ef88bdfcc93370688d.png

Europeu 👆

xx_model-en-178-0_modcan_2021051200_75_11269_157.thumb.png.d55851689de36802c22acd4e50a8b3a0.png

Canadense 👆

 

O boletim técnico do CPTEC falou em chance de chuva intensa entre a noite de hoje e a manhã de sexta na área que vai do leste do Sergipe ao leste do RN (resumindo isso 👇).

Screenshot_20210512-115918.png.ea0ac6887710af1a90b858496d856750.png

Edited by CloudCb
Tinha confundido a data.
  • Like 16
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Renan disse:

 

Achei bem relevante essas informações, muito obrigado. Acredito que o dia com mais influência da MP no Nordeste será amanhã. Que cidade é aquela com máxima de apenas 20,8°C ?

Para as mínimas creio que tenha sido hoje mesmo.

 

Screenshot_350.png.ff6f060e6d2dae6c22c2a4f4fa2c4eb9.png

 

Na Bahia, destaque para:

  • 11,8ºC em Piatã - segunda menor mínima registrada no mês (desde 2008) - perde somente para os 11,4ºC de 27/05/2011.
  • 12,1ºC em Correntina - terceira menor temperatura registrada em maio (desde 2008) - atrás dos 10,3ºC e dos 11,2ºC dos dias 30 e 31 de maio de 2020, respectivamente.
  • 12,9ºC em Itiruçu - recorde de mínima para o mês (desde 2003).
  • 13,7ºC em Irecê - menor temperatura já registrada em maio (desde 2008).

No norte de Minas Gerais também fez muito frio, com a mínima chegando a apenas 5,5ºC em Águas Vermelhas (como já citado pelo @juninho). Também foi o novo recorde para maio, até então a menor temperatura registrada lá no mês havia sido de 6,9ºC nos dias 27 e 28 de maio de 2016.  Lembrando que a cidade de Águas Vermelhas fica a apenas 14 km da divisa com a Bahia, o que torna o registro ainda mais impressionante.

 

A máxima de Garanhuns de ontem, os 20,8ºC, também foi a terceira menor máxima para maio na automática. As menores foram 20,1ºC em 13/05/2014 e 20,4ºC em 17/05/2008.

 

Ou seja, essa MP foi muita expressiva para o Nordeste e norte de MG, não apenas pelas marcas em si, mas por ter ocorrido no início de maio, já que quase sempre as menores temperaturas do mês ocorrem apenas nos últimos dias do mês.

  • Like 15
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Agora, Felipe Backendorf disse:

Meio dia em Blumenau: 15,4ºC com 97%, tempo escuro e a chuva parou desde as 11h. Muito bom esse frio pra início de Maio!!

 

O tempo deve secar nas próximas horas com a passagem da frente fria:

image.thumb.png.05a6623da2bc28700ade7b9b8535ace0.png

 

Curioso que o europeu não indica frio amanhã, será que a massa de ar frio vai se dissipar tão rápido? Já no noticiário da NSC deu previsão de 9ºC.

Piter tá apostando em frio:

1061694159_Semttulo.jpg.39c5403b5cfcb4f409e2618979468fd5.jpg

Fonte:https://www.meteorologistapiterscheuer.com/previsao-do-tempo

  • Like 10
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

6 minutos atrás, SandroAlex disse:

Tomara que acerte. No YR indica 15C amanhã de manhã sendo que está isso agora ao meio dia.

 

Temperaturas bem baixas em todo nordeste de SC meio dia:

image.thumb.png.5669eb0e65a902429aaad9dbc167a767.png

  • Like 14
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Felipe Backendorf disse:

Tomara que acerte. No YR indica 15C amanhã de manhã sendo que está isso agora ao meio dia. 

Hoje indica máxima de 14 por aqui, mas não bateu 11 no Centro. Acredito que se não abrir sol durante o dia, corremos o risco de não chegarmos nessa máxima prevista e talvez passar longe.

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Bem mais frio do que o previsto agora em São Paulo, tenho 18,6°C em Casa, pela previsão estaria uns 22-23°C neste momento. Tou sentindo que amanhã teremos um episódio interessante de frio de máximas, para os padrões de Maio.

 

Pela cidade temperaturas entre 19 e 21°C na maior parte das estações CGE. No extremo sul anota-se 17°C.

 

 

image.png.e7a63c36d2efc90190afdf1f6ca40687.png

Edited by Bruno D
  • Like 16
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos!

 

Mínima de -3,3ºC em Pinheiro Machado, a estação com mais registros de temperaturas negativas no RS neste ano.

 

No Aeroporto de Bagé, mínima de 2ºC. INMET da cidade está fora de funcionamento, assim como todos da região Sul e Campanha, desde meados da Primavera 2020.

 

Mais sobre esse amanhecer abaixo de zero na região: 

(2) Sigma Meteorologia — Publicações | Facebook

Edited by VitorVM
  • Like 16
  • Thanks 9
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.