Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2020


Recommended Posts

Bom dia !

Agosto até agora no leste do PR não há do que reclamar, manhãs frias e tardes bem agradáveis.

Hoje a mínima absoluta do município ficou em 2,8°C, às 3 da manhã antes do nevoeiro cubrir tudo.

Agora com, após a dissipação do nevoeiro. Temos 12°C na cidade.

E parece que teremos algo bom lá por dia 20 de agosto, o GFS vem flertando há várias rodadas sobre esse frio, nunca o tirando da grade, apenas variando. Ora mais caráter forte/histórico ou um frio forte. Está muito bom.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

 

Nesta manhã, como já foi citado, tivemos o registro de SUB 5 na zona sul de São Paulo.

 

Seguem as mínimas:

 

- CGE MARSILAC: 4,9℃

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 6,6℃

- CGE SÃO MATEUS: 8,3℃

- CGE PARELHEIROS: 8,7℃

- CGE PERUS: 9,6℃

- CGE PIRITUBA: 9,9℃

- CGE SANTANA: 12,5℃

 

- INMET SESC: 10,8℃

- INMET MIRANTE: 12,2℃

 

- IAG: 9,2℃

 

Região Metropolitana:

 

- CGE SANTANA DO PARNAÍBA: 7,9℃

- CGE MAUÁ: 9,5℃

 

- INMET BARUERI: 9,7℃

 

GFS continua apontando que teremos uma sequência de dias com máximas baixas em uma parte do sul / sudeste do país, sendo que, para São Paulo, seria a melhor sequência deste inverno.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Ontem foi mais um dia parecido com todos os anteriores, dessa vez sem nuvens em Blumenau, foto da tarde de ontem:

image.thumb.png.7f702ae4e616026ecee3faf32b215171.png

 

Apesar de serem dias sem graça ao menos são bonitos não está fazendo muito calor:

Nome Localização

Temp.

Mín. (Cº)

Temp. Máx. (Cº)
Moema Itaiópolis, SC 5,7 20,6
INMET Indaial, SC 13,5 22,5
Bairro Progresso Blumenau, SC 13,3 24,9
Linha Catres Mondaí, SC 10,6 27,9

 

Nessa madrugada o céu se manteve aberto e as mínimas de ontem no leste foram no fim da noite. Mínima de 11,1C hoje em Blumenau e 2,6C em Itaiópolis, as menores do mês até o momento.

 

Ao contrário de outras partes do sul aqui as anomalias positivas estão bem modestas, as médias aqui em casa são 13,8/25,1 (anomalia de +1 na mínima e +2 na máxima). claro que é bem ruim se considerarmos que a primeira quinzena é normalmente mais fria que a segunda, principalmente porque nada indica que essas anomalias serão revertidas. Mudança de padrão segue sendo indicada pro dia 11 mas nada relevante em questão de frio.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Bom dia à todos... Como não poderia deixar de ser, o nevoeiro cobriu boa parte da região leste paranaense já no começo/metade da noite passada. Praticamente todos os locais situados abaixo da cota altimétrica dos 980/1.050m ficaram sob neblina densa até o começo da manhã. A vista do alto de alguns morros da nossa região deve ter sido muito bonita ao amanhecer deste sábado.

E outra vez as mínimas foram muito ruins, com excessão de locais baixos em topo, como no caso (único) da estação de Colombo, norte da capital q ficou acima do limite dos nevoeiros (baixada à 1.050m) 👇1596895641828.thumb.jpg.a6ef35a607934278747babe2e52a944d.jpg

Amanhecemos sob denso nevoeiro e temperatura de 11°C.

AirBrush_20200808104503.thumb.jpg.dc82fc3592d92a168174cf69c3f9fa02.jpg

1596894386570.thumb.jpg.58fcd3f82b24fb5d905b29d986ebe987.jpg

Ainda na noite passada a temperatura já havia atingido os 9,0°C no abrigo antes das 21h, com 2,7°C na relva, o q sugeria um potencial excelente para formação de geada antes do início da madrugada, porém logo o nevoeiro se formou e a temperatura subiu para 11/12°C.

Mínimas deste sábado na região de Curitiba:

  6,2°C  Colombo

10,1°C  Curitiba/Orleans/Stankevecz

10,2°C  Piraquara/Kim

10,2°C  Quatro Barras/Iraí

10,3°C. São José dos Pinhais/Colônia

10,6°C  Quatro Barras/Britanite

10,7°C  Curitiba/Santa Felicidade

10,8°C  Piraquara/PWS

10,9°C  Curitiba/São Brás

10,9°C  São José dos Pinhais/Aeroporto

11,0°C  Curitiba/Novo Mundo

11,1°C  Curitiba/Parque Barigui

11,2°C  Curitiba/Umbará

11,4°C  Curitiba/Ahu/Rodrigo Sguario

11,4°C  Curitiba/Ahu

11,5°C  Curitiba/Pilarzinho/Stankevecz

11,5°C  Curitiba/Campo Comprido

11,8°C  Curitiba/Boqueirão

11,9°C  Tijucas do Sul

Edited by Carlos Campos
  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

14 horas atrás, Bruno D disse:

Depois do calorão o que o GFS 18z sugere, é quase uma transferência da profecia de Helena 😂, do final de Junho para a segunda quinzena de Agosto. Seria ao menos 1 semana extremamente gelada no Centro-Sul brasileiro, talvez a onda de frio mais forte desde 2016, e uma das mais fortes neste século. 

gfs_T850a_samer_fh192-384.gif

 

Se ficar nesta briga entre ar quente e frio no Nordeste de SP, além de chuvas boas, acredito que haveria risco de tornados...

Muito curioso o ar frio avançando de oeste e o ar quente e seco avançando de leste. Um brigando com o outro...

 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! A sexta-feira foi nublada em Buenos Aires e muito escura, com chuvinha até meio-dia, acumulando 3 mm. Ao todo, temos 8 mm em agosto. A temperatura variou entre 10,2°C e 12,7°C, com uma queda de quase onze graus na máxima em relacao ao dia anterior.

 

Hoje amanhecemos com muita neblina, chegou a chover um pouquinho e agora temos apenas céu nublado. A mínima foi de 11,4°C, faz 15,3°C e o SMN preve máxima de 21°C. O sol nasceu às 7h40 e se poe às 18h18.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Ayer tuvimos un dia absolutamente invernal en Montevideo; un dia lluvioso, humedo y frio.

Temperaturas extremas registradas en la estacion Melilla;

 

TEMP MÁXIMA
10.78 a las 16:03:00
TEMP MÍNIMA
7.83 a las 00:05:00

 

Algunos pics que saque ayer cuando recorria la campiña que rodea Montevideo:

 

image.thumb.png.7b9c1c10582354253871879bbe68b650.png

image.png.d2aef0c5ccfc36529c8c823c8d479d70.png

image.png.985c0f90405d7d9d53870c1a6a8488a1.png

image.thumb.png.4226078a870bf847bbdfe1c50cd4cfe6.png

image.thumb.png.96e16c81173502808bd75cef7bd7efc5.png

Edited by Pablo MQL
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas as 14 horas no RS. Tramandaí com 14ºC e Uruguaiana com 29ºC. A explicação é o nevoeiro que persiste em todo o litoral do estado. Aqui em São Leopoldo o céu abriu e no momento marca 20,2ºC.

Ee6nYzyWoAAhyeV.jpg

Ee6ZAJOWkAASxjC.jpg

Edited by Felipe Meert da Silva
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Por aqui temperatura agradável. Céu nublado.

Máxima bateu 28.8°C.

 

20200808_161639.thumb.jpg.64aa4714683a12bd0082cc188ed443b7.jpg

 

Pela primeira vez no mês não entramos no estação de ATENÇÃO ou ALERTA pela baixa UR. A umidade bateu em 31%.

 

Contudo, hoje deu pra sentir um leve abafamento, diferente dos últimos dias.

 

 

Edited by Maicon
  • Like 5
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Sábado de sol, um pouco mais de nuvens à tarde, temperatura segue bastante agradável, hoje mínima de 10° e máxima de 21° em Conselheiro Lafaiete

Por enquanto nesses 8 primeiros dias de agosto ainda não passamos dos 22 graus por aqui

Semana que vem deve esquentar um pouco, pode chegar aos 28 graus

Expectativa pra o que poderá vir no fim do mês, até agora agosto tem se mostrado muito bom

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Daniel Lisboa disse:

GFS não arreda o pé: continua mostrando frio prolongado pra quase todo o centro-sul entre 17 e 24 de agosto. Incrível a insistência, vamos ver se o maluco do Europeu entra na roda de vez. 

 

Sim, ele entrou na roda. Agora temos um consenso para o resfriamento. Massa Polar forte e extremamente abrangente.

 

ANOMALIA 5 DIAS PELO ECMWF CONTROLE:

 

 

ecmwf-ensemble-c00-brarg-t2m_c_anom_5day-8184000.png

  • Like 12
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

2 hours ago, emilioteixeira said:

Olá! Infelizmente, a estação automática de Capitão Poço parou de funcionar (😢). Seu último registro foi às 20 UTC, com 31,3 graus.

 

Emílio, embora não esteja funcionando essa estação, no weatherlink.com/map existem várias estações razoavelmente próximas a sua localização.

 

image.thumb.png.7d2c019327a18e752c4473378fbfb8ac.png

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Parece que haverá mudanças significativas no Centro-Sul do Brasil para esta próxima semana. No Centro-Oeste e no norte de Minas e ES as temperaturas vão subir por causa do afastamento da MP que está no oceano. Com isso a pressão atmosférica vai cair, mas se for olhar nos níveis mais altos da atmosfera, a circulação de ventos ainda continua desfavorável para a ocorrência de chuvas, ou seja, a alta pressão nos níveis altos da atmosfera ainda vai influenciar o tempo aqui no Centro-Oeste. Com isso a temperatura pelo jeito vai subir nos próximos dias e a umidade baixar em Goiânia e em Brasília, por exemplo. Pode ver que hoje a pressão atmosférica está em torno de 1021 HPa agora as 18h, enquanto que a previsão para segunda feira indica 1014 HPa para o mesmo horário, o que indica o aumento das temperaturas para os próximos dias. Ao mesmo tempo que uma frente fria muda o tempo no sul do Brasil fazendo baixar as temperaturas.

Pressão 1.png

Pressão_2.png

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Previsão para São Paulo para os próximos 10/14 dias.

 

Tanto as previsões baseadas no modelo europeu 12z de hoje (tempo.com e Foreca) quanto o Meteoblue indicam uma instabilização no tempo em São Paulo para o início da segunda quinzena deste mês.

 

Foreca - 10 dias

e5LDDDU.jpg

 

 

Tempo.com - 14 dias

uOnhdPj.jpg

 

 

Meteoblue - 14 dias

OBS.: Um pé atrás na manutenção das temperaturas mais altas, mesmo com a instabilização nos tempo.

Esse site parece ter uma certa dificuldade em indicar temperaturas mais baixas no médio prazo.

ueEXD24.png

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Gradativamente, as temperaturas vão subindo em Belo Horizonte, mas ainda predominam o frio entre a noite e parte da manhã e temperaturas agradáveis no período da tarde. As mínimas variaram entre 14 e 11ºC , enquanto as máximas entre 26 e 24ºC.

 

Às 16:30, algumas nuvens, vento leve e 22ºC:

 

7631f012-7ae0-4416-8401-8536269c8515.thumb.jpg.529a7cb844457127e41f95a607264ace.jpg

 

 

Hoje a cidade (INMET Santo Agostinho) completou 4 meses consecutivos sem alcançar os 30ºC. Isso pode mudar no final da semana que vem, em virtude das altas temperaturas previstas. A partir de quinta-feira, há previsão de vários dias com máximas de 28/29C.

 

Agora (20h), 17ºC.

Edited by LeoP
  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Agora eu descobri como acessar dados antigos do INMET, é só ir na tabela das estações e acessar as convencionais, que acharemos registros do fundo do baú, não precisa ir ao BDMEP, só estou um pouco decepcionado por está faltando na lista cidades como Rondonópolis e São Joaquim: https://tempo.inmet.gov.br/TabelaEstacoes/A001

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, emilioteixeira disse:

Previsão assustadora para Cuiabá

Screenshot 2020-08-08 at 16.57.03 - Edited.png

Espero que após essa onda de calor venha uma onda de frio, em agosto é comum isso acontecer, pois a bomba pro frio está sendo armada com AAO e Pacífico Leste indo pro negativo. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em Varginha/Inmet

 

9.3 ~ 24.8°C

 

Mais ou menos dentro do mês. 

 

Na fazenda estava bem friozinho de manhã, com 6°C. Nada a reclamar deste começo de agosto por aqui. Esperando um calor fora de época (até 32°C) e um frio bom a seguir.

 

Pelas projeções, o frio previsto seria mais forte que o fim de Maio? Naqueles dias, tivemos mínimas na casa doa 5°C no Inmet, 1/2°C nas baixadas - além de uma tarde com temperatura sub-15 e outras tardes friaszinhas.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Boa noite... Nenhuma novidade, tudo absolutamente igual aos últimos dias. Se não me interessasse tanto por tempo e clima, independente se inverno ou verão, tiraria umas férias... Enfim... variação hoje 10,2/24,5°C com nevoeiro forte, céu limpo e névoa seca e agora aguardando as nuvens baixas e o nevoeiro ( @Daniel85 se puder me passa o link das imagens onde aparecem as MM, por favor...)

Ventos fracos variáveis, soprando às vezes do norte e outras vzs do oeste...1596923271969.thumb.jpg.b45e76b4b56775e8f167ddf66eb962ce.jpg

Hoje até surgiram algumas nuvens secas durante a tarde mas q se dissiparam com a chegada da infiltração às 17h:1596923373744.thumb.jpg.52749da4be3ab5e4c93dab8da3e431bd.jpg

  • Like 11
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

18z GFS e 18z do Europeu, os dois ótimos.

IMG_20200808_204004.thumb.jpg.4a0dc6402419059fc75a8d232a1ebc50.jpg

Nesta imagem tem:4 dias em sequência de máxima >=15°, -4,1° em 850p, neve na cota de 750, chuva com 8°, e 1,7° manhã do dia 21. 

Por enquanto é algo irreal, mas os modelos vem indo consistentes nas últimas rodadas, o que é um bom sinal.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Dia de sol e calor aqui na zona norte do Rio.

 

Começamos com 19º e fomos até os 27º.

 

Os modelos entram em consenso sobre um aumento das temperaturas durante a semana e no próximo fim de semana o jogo vira. Teríamos o que seria o período de maior frio por aqui. Agora é só saber o quanto vai resfriar, porque não ha dúvida se vai mas quando e quanto. Que bom que Agosto tá trazendo, minimamente, a dignidade de volta nessa metade final do inverno, porque foi brabo, um marasmo sem fim entre Junho e Julho.

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Carlos Campos disse:

Boa noite... Nenhuma novidade, tudo absolutamente igual aos últimos dias. Se não me interessasse tanto por tempo e clima, independente se inverno ou verão, tiraria umas férias... Enfim... variação hoje 10,2/24,5°C com nevoeiro forte, céu limpo e névoa seca e agora aguardando as nuvens baixas e o nevoeiro ( @Daniel85 se puder me passa o link das imagens onde aparecem as MM, por favor...)

Ventos fracos variáveis, soprando às vezes do norte e outras vzs do oeste...

Kim.

 

O link para visualizar as fotos do satélite que eu tenho usado é este aqui: https://rammb-slider.cira.colostate.edu/.

 

-----------------------------------------------------------------------------------

18z do GFS voltOU a indicar acumulados bem altos para parte de SP após o dia 15 de agosto.

Poderemos ter mais de 100 mm na metade sul do estado e mais de 150 mm na Grande SP. No litoral, mais de 200 mm. Tudo isso em apenas 7 dias.

 

Sudeste - chuva para os próximos 15 dias

RaunXd9.png

 

 

Zoom para o sul e leste do estado de SP

spcdRq6.png

  • Like 9
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Para Curitiba: A previsão para cá está assustadoramente PERFEITA no fim da grade. Tudo certo. Máximas baixas, chuva boa, frio mais frio do ano em sequência.
Quero ser iludido de acreditar nessa maravilha ai:

 

WhatsApp Image 2020-08-08 at 20.51.46.jpeg

Edited by Rafael Rezende de loyola
  • Like 17
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Últimos dias vem sendo uma monotonia, a única coisa que destacou hoje foi a máxima de 30,9°, a primeira a passar dos 30° neste mês, o que não é muito significante, porque todas as outras anteriores foram na casa de 28°-29°.

A umidade ainda está baixa, 34%, e a lua ainda não apareceu, o que favorece uma boa visualização do céu.

 

IMG_20200808_205327_copy_2250x3000.jpg

IMG_20200808_213503.jpg

IMG_20200808_214612_copy_3000x2250.jpg

Edited by Felipe S Monteiro
  • Like 10
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, Renan disse:

Vou deixar salvo na minha pasta denominada "projeções surreais dos modelos":

 

1268738136_Umasupostahecatombepolarem20-08-2020.thumb.png.84952122c71972e1268d693458bf655f.png

A rodada do GFS saída 18Z foi uma das mais fortes q saíram esse ano pra cá. Quase negativa em 850hPa, chega a 0,7°C. O Europeu também coloca essa MP pra cá. Vamos torcer para q continue assim

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

33 minutos atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

Para Curitiba: A previsão para cá está assustadoramente PERFEITA no fim da grade. Tudo certo. Máximas baixas, chuva boa, frio mais frio do ano em sequência.
Quero ser iludido de acreditar nessa maravilha ai:

 

WhatsApp Image 2020-08-08 at 20.51.46.jpeg

QUE VENHA PELO MENOS UM 0 PELO SIMEPAR. 

ÚNICA COISA QUE PEÇO.

 

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Samihr Hermes disse:

Essa sequência de dias nas Serras Baianas

 

image.png.6d96533884d8d26ed3babb9bb9fa34be.png

 

 

Piatã esfria igual Primavera, tá tecnicamente empatada na mínima absoluta este ano, mas lá o frio é ainda mais constante, Vitória da Conquista também tá tecnicamente empatada com Primavera na mínima anual até agora, Primavera do Leste teve 10,2 C em 24 de maio. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.