Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2019


Renan
 Share

Recommended Posts

Estou sentindo na pele a diferença entre Varginha vs centro espandido de SP. 

 

Hoje ainda está mais fresco na Paulicéia, no entanto, 21.5•C na varanda de casa. Varginha 17•C/18•C na área urbanizada( topo ).  No final de semana peguei 10•C/11•C/12•C na área urbana. 

Em SP, o que compensa com as incursões polares e o frio diurno. 

No sul de Minas os verões são mais frascos e o frio noturno é bom a muito bom. 

 

Link to comment
Share on other sites

Alguns colegas comentavam sobre as diferenças absurdas de temperatura em uma mesma cidade, como S. Paulo. 

 

Fico curioso com Campinas. Eu já vi geada na região de Sousas, Joaquim Egídio. Acredito que ali, a diferença para a região do centro e até mesmo Taquaral/Barão Geraldo/ Viracopos seja enorme.... alguém de Campinas aqui? 

Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Rafael Rezende de loyola disse:

Olá. Desculpe a minha curiosidade, mas eu gostaria de saber como teus gráficos do W.U aparecem em graus Cª exatos? Do tipo, 16,1 16,2 etc?
Quando abro o W.U e nas estações que acompanho ou qualquer uma que eu clique aqui no meu Notebook só aparece as temperaturas inteiras e tal. Está bem ruim, como já falaram hpa um tempo atrás.

 

 

3 horas atrás, Tomás WRuas disse:

É por este link: http://www.wund.com.pl/personal-weather-station/dashboard?ID=ISCLAGOA2. Pra mudar de estação, é só trocar na URL o código em negrito para a estação desejada.

 

^^

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Pelo Europeu por enquanto que to vendo é ele colocando uma anticiclone no meio do nada, com sopro polar chegando até a ilha de Trindade e Martiz Vaz, e um ciclone atrasado se formando no sul "chupando" um peido polar. GFS também não ajuda, será que tem algum outro modelo que nos dê esperança para maio?

Link to comment
Share on other sites

18 horas atrás, LuluBros disse:

 

Também espero Renan. Mas até agora está se desenhando para termos, não um novo 2002, o que seria até bom no padrão atual. Está se desenhando é um novo 2015 mesmo. 

PQP! Aí seria uma M***** TOTAL!

 

2015 foi o pior de todos. Xoxeza escrota.

 

2002 foi quente, bem acima da média. A ÚNICA COISA QUE SALVOU foi aquela baita continental do início de setembro. Foi uma belíssima MP.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Beto Krepsky disse:

Aqui amplitude muito baixa, temperatura variando 20/22ºC.

 

Na expectativa para a primeira sub 20 do ano, que vai demorarrrr.

 

Tava me recordando, outro ano com dinâmica interessante de abril quente e começo de maio com frio de inverno além de 2016 foi 2007.

 

 

2007 teve uma BOMBA em meados de maio, se não me engano...

 

Previsão de xoxeza absoluta até dia 02/Maio. 

 

No momento, bastante encoberto. Tá estranho o céu. 

 

Temperatura de 26ºC Sensação de abafamento. Bastante úmido.

 

Aqui dentro, 23,5ºC e 80% de URA.

Edited by Caco Pacheco
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

PQP! Aí seria uma M***** TOTAL!

 

2015 foi o pior de todos. Xoxeza escrota.

 

2002 foi quente, bem acima da média. A ÚNICA COISA QUE SALVOU foi aquela baita continental do início de setembro. Foi uma belíssima MP.

 

Vai por mim, Caco. Estou torcendo para que você me zoe bastante, mas: O INVERNO DE 2019 SERÁ UM MIX DE 2015 COM 2002, 2006 E 2005. 

  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

2007 teve uma BOMBA em meados de maio, se não me engano...

 

Previsão de xoxeza absoluta até dia 02/Maio. 

 

No momento, bastante encoberto. Tá estranho o céu. 

 

Temperatura de 26ºC Sensação de abafamento. Bastante úmido.

 

Aqui dentro, 23,5ºC e 80% de URA.

2007 teve uma bomba logo no começo de maio; entre os dias 5 e 10, que de cara provocou a primeira queda de neve nas serras de SC e geadas amplas até no extremo sul dos estados do MS e SP, a frente fria chegou até no Acre e Espírito Santo. Foi a primeira onda de frio intensa da temporada. Depois, outra massa de ar frio, ainda mais intensa, chegou na América do Sul por volta do dia 21, nos dias 22, 23 e 24 seu avanço pelo continente foi excepcional, resfriou até mesmo Brasília e partes da Bahia, as geadas foram dignas de julho e ocorreu novamente queda de neve em SC (São Joaquim), na capital São Paulo a mínima foi de 8 graus. Nos últimos dias do mês houve um reforço por outro anticiclone polar também amplo e intenso, desta vez o maior destaque foi a máxima de 10 graus em Porto Alegre, bem como a ocorrência de precipitação invernal na região de Buenos Aires.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

2007 teve uma bomba logo no começo de maio; entre os dias 5 e 10, que de cara provocou a primeira queda de neve nas serras de SC e geadas amplas até no extremo sul dos estados do MS e SP, a frente fria chegou até no Acre e Espírito Santo. Foi a primeira onda de frio intensa da temporada. Depois, outra massa de ar frio, ainda mais intensa, chegou na América do Sul por volta do dia 21, nos dias 22, 23 e 24 seu avanço pelo continente foi excepcional, resfriou até mesmo Brasília e partes da Bahia, as geadas foram dignas de julho e ocorreu novamente queda de neve em SC (São Joaquim), na capital São Paulo a mínima foi de 8 graus. Nos últimos dias do mês houve um reforço por outro anticiclone polar também amplo e intenso, desta vez o maior destaque foi a máxima de 10 graus em Porto Alegre, bem como a ocorrência de precipitação invernal na região de Buenos Aires.

 

A década de 2000 teve 2 fases distintas, de 2001 a 2006 com invernos pífios que assustou a gente (bem na época do AlGore).

 

E depois a fase fria de 2007 a 2011. Detalhe que naquela época mesmo apresentando invernos ridículos a gente estava LONGE de ter esses pesadelos de verão que estamos tendo agora. Coincidia com La Nina no verão e seca no RS.

 

Já nesta década de 2012 pra cá é uma gangorra bizonha pendendo muito mais para o calor, apesar de ter havido frio excepcional e umas marcas históricas com certeza essa é a década mais quente de nossas vidas.

 

 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

8 minutos atrás, Beto Krepsky disse:

Pra mim disparado os 3 piores invernos que já vi são: 2017, 2012 e 2015 (nessa ordem exata).

 

Segundo escalão: 2005, 2006, 2002, 2014 (não necessariamente nessa ordem).

 

Mas vamos aguardar muito cedo ainda pra esse pessimismo todo.

 

2017 foi o inverno mais estranho que já presenciei.

 

Em matéria de médias de temperatura, na minha região foi o melhor em muitos anos, com Julho sendo o mais frio desde 2000 no INMET. Acontece que, em termos de extremos, foi um dos PIORES já registrados, pois a mínima absoluta foi de ridículos 9 graus na convencional do INMET. Já na minha estação, eu registrei 07,1 graus em Agosto.

 

Ou seja: Para minha cidade, inverno frio, porém extremamente xoxo. Eu gostei, mas ficou longe de outros anos da década de 90. Para mim o que mais conta são os extremos.

Link to comment
Share on other sites

3 minutos atrás, Renan disse:

 

2017 foi o inverno mais estranho que já presenciei.

 

Em matéria de médias de temperatura, na minha região foi o melhor em muitos anos, com Julho sendo o mais frio desde 2000 no INMET. Acontece que, em termos de extremos, foi um dos PIORES já registrados, pois a mínima absoluta foi de ridículos 9 graus na convencional do INMET. Já na minha estação, eu registrei 07,1 graus em Agosto.

 

Ou seja: Para minha cidade, inverno frio, porém extremamente xoxo. Eu gostei, mas ficou longe de outros anos da década de 90. Para mim o que mais conta são os extremos.

Sim eu lembro, o que salvou o sudeste de um total desastre foi uma sequência constante de forte ASAS naquela ocasião, ano em que a globo fez milhares de pessoas subir a Mantiqueira na esperança de ver nevasca hehehe

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

7 minutos atrás, Beto Krepsky disse:

 

A década de 2000 teve 2 fases distintas, de 2001 a 2006 com invernos pífios que assustou a gente (bem na época do AlGore).

 

E depois a fase fria de 2007 a 2011. Detalhe que naquela época mesmo apresentando invernos ridículos a gente estava LONGE de ter esses pesadelos de verão que estamos tendo agora. Coincidia com La Nina no verão e seca no RS.

 

Já nesta década de 2012 pra cá é uma gangorra bizonha pendendo muito mais para o calor, apesar de ter havido frio excepcional e umas marcas históricas com certeza essa é a década mais quente de nossas vidas.

 

 

Perfeito. Lembrar das exceções dos invernos de 2016 (foi show demais!, o Parque do Ibirapuera branqueou de geada. Simplesmente fantástico...) e dos 2 eventos memoráveis de 2013: São Paulo teve 3 dias gélidos, sendo que, em um dia, a máxiam no Mirante de Santana, foi de 8,XºC!!!!!!. Nos outros dois dias ficou na casa dos 11/13ºC. Foi impressionante aqueles 3/4 dias... No primeiro de advecção, a mínima na madrugada, COM CÉU NUBLADO, foi de 5,XºC.  O primeiro evento de 2013 foi fantástico no PR e centro-leste, Vale do Itajaí de SC. No segundo evento, que se deu melhor foi a serra do RS, especialmente com Caxias e Gramado bombando de neve.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

22 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

2007 teve uma bomba logo no começo de maio; entre os dias 5 e 10, que de cara provocou a primeira queda de neve nas serras de SC e geadas amplas até no extremo sul dos estados do MS e SP, a frente fria chegou até no Acre e Espírito Santo. Foi a primeira onda de frio intensa da temporada. Depois, outra massa de ar frio, ainda mais intensa, chegou na América do Sul por volta do dia 21, nos dias 22, 23 e 24 seu avanço pelo continente foi excepcional, resfriou até mesmo Brasília e partes da Bahia, as geadas foram dignas de julho e ocorreu novamente queda de neve em SC (São Joaquim), na capital São Paulo a mínima foi de 8 graus. Nos últimos dias do mês houve um reforço por outro anticiclone polar também amplo e intenso, desta vez o maior destaque foi a máxima de 10 graus em Porto Alegre, bem como a ocorrência de precipitação invernal na região de Buenos Aires.

Exato. Um dos eventos de maio/2007 foi o que eu vi no modelo Global Ensemble, Temperatura em 850 hPa mais FODÁSTICO que já vi em minha vida. Foi a ÚNICA VEZ QUE VI a linhas dos 0ºC em 850 hPa alcançando a Capital paulista, mas não se confirmou. 

 

Já é extremamente difícil isso ocorrer em Curitiba, em Sampa é praticamente impossível. Acho que nunca deva ter ocorrido... Alguém sabe se alinha dos 0ºC em 850 hPa já alcançou Sampa alguma vez? 

Link to comment
Share on other sites

36 minutos atrás, Beto Krepsky disse:

Pra mim disparado os 3 piores invernos que já vi são: 2017, 2012 e 2015 (nessa ordem exata).

 

Segundo escalão: 2005, 2006, 2002, 2014 (não necessariamente nessa ordem).

 

Mas vamos aguardar muito cedo ainda pra esse pessimismo todo.

Concordo quase que integralmente.

 

Trocarias apenas 2017 e 2005 de lugares, além de acrescentar 1995 nos "4 piores", na ordem: 2015, 1995, 2005 e 2012. Incrível a sina com o final "5"!

 

Segundo escalão: 2001,2002, 2006, 2014 e 2017.

 

A partir de 2015 começou a "bizarrice" das máximas, com o evento bizarro de outubro.

 

O pós-2000 inicia uma mudança no padrão climático, porém essa mesma mudança tem seu embrião em 95. 1997 e 1998 tiveram outono bons, porém o inverno foi ruim. Salvaram-se no período 1996 e 1999, além de 2000.

 

Até 2000 éramos "felizes"...

 

 

 

Edited by Caco Pacheco
  • Like 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

13 minutos atrás, Caco Pacheco disse:

Exato. Um dos eventos de maio/2007 foi o que eu vi no modelo Global Ensemble, Temperatura em 850 hPa mais FODÁSTICO que já vi em minha vida. Foi a ÚNICA VEZ QUE VI a linhas dos 0ºC em 850 hPa alcançando a Capital paulista, mas não se confirmou. 

 

Já é extremamente difícil isso ocorrer em Curitiba, em Sampa é praticamente impossível. Acho que nunca deva ter ocorrido... Alguém sabe se alinha dos 0ºC em 850 hPa já alcançou Sampa alguma vez? 

 

Já alcançou sim. Em Junho e Julho de 1994, isso aconteceu, assim como em Maio/Junho de 1979. Essas eu tenho certeza. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

46 minutos atrás, Renan disse:

 

Já alcançou sim. Em Junho e Julho de 1994, isso aconteceu, assim como em Maio/Junho de 1979. Essas eu tenho certeza. 

Será? Mas você chegou a ver na carta sinótica?

 

Aqui o céu está bem estranho. Tá com algumas nuvens. O ar tá bem pesado, denso. 

 

Temperatura de 28ºC. Nojento.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

53 minutos atrás, Renan disse:

 

Antes que você termine de surtar, um alento: MESMO COM INVERNOS QUENTES, NUNCA PODEMOS DESCARTAR UMA BOMBA POLAR ISOLADA, o que já garantiria uma lembrança inesquecível deste inverno, caso aconteça.

Isso é verdade. Se for como 2015, será ridículo.

 

Se for similar a 2002, com uma mega polar tipo setembro, já me contento.

Edited by Caco Pacheco
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Caco Pacheco disse:

Concordo quase que integralmente.

 

Trocarias apenas 2017 e 2005 de lugares, além de acrescentar 1995 nos "4 piores", na ordem: 2015, 1995, 2005 e 2012. Incrível a sina com o final "5"!

 

Segundo escalão: 2001,2002, 2006, 2014 e 2017.

 

A partir de 2015 começou a "bizarrice" das máximas, com o evento bizarro de outubro.

 

O pós-2000 inicia uma mudança no padrão climático, porém essa mesma mudança tem seu embrião em 95. 1997 e 1998 tiveram outono bons, porém o inverno foi ruim. Salvaram-se no período 1996 e 1999, além de 2000.

 

Até 2000 éramos "felizes"...

 

 

 

95 foi um desastre tanto no outono quanto no inverno, depois veio 96 com longos e excelentes períodos de frio coroado por uma onda polar continental no final de junho daquele ano. 1997 teve o primeiro semestre marcado pelo frio antecipado, que começou já em março, abril, maio e junho foram abaixo da média e chuvosos, em junho ocorreu uma onda de frio com geadas intensas até no sul de Goiás; a partir de julho a dinâmica f&@$/ com inúmeros bloqueios e tempo seco. 1998 foi muito pior, o único destaque foi um evento de frio em julho com neve no Morro da Igreja sob temperaturas positivas.

2001-2006 a vaca magra para o frio, 2007-2013 a vaca gorda e a partir de 2014 de novo a dinâmica azedou.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Incrível como a variabilidade é tão grande mesmo numa cidade relativamente pequena como Fortaleza. A FUNCEME disponibiliza os dados de quatro postos espalhados pela capital. Em um deles, o do bairro Água Fria, o acumulado de 1º a 23 de abril já está em 457,4 milímetros. Enquanto isso, no posto de Messejana (que é um bairro não tão distante da Água Fria), o acumulado desse mesmo período está em apenas 262,2 milímetros. 

 

Isso tá tão acentuado agora em 2019 que você chega a pensar que se trata de um erro. Vejam o acumulado mensal de março nos quatro postos:

 

Pici - 679,3 milímetros 

Água Fria - 509,0 milímetros 

Messejana - 448,7 milímetros 

Castelão (INMET) - 387,7 milímetros

 

Olhem a diferença de quase 300 milímetros entre o posto do Pici e o do Castelão! O mais curioso é que quase sempre a estação do INMET é a que registra os menores acumulados. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

95 foi um desastre tanto no outono quanto no inverno, depois veio 96 com longos e excelentes períodos de frio coroado por uma onda polar continental no final de junho daquele ano. 1997 teve o primeiro semestre marcado pelo frio antecipado, que começou já em março, abril, maio e junho foram abaixo da média e chuvosos, em junho ocorreu uma onda de frio com geadas intensas até no sul de Goiás; a partir de julho a dinâmica f&@$/ com inúmeros bloqueios e tempo seco. 1998 foi muito pior, o único destaque foi um evento de frio em julho com neve no Morro da Igreja sob temperaturas positivas.

2001-2006 a vaca magra para o frio, 2007-2013 a vaca gorda e a partir de 2014 de novo a dinâmica azedou.

Faço exatamente essa leitura, acrescentando apenas que a dupla 1999/2000 foi sensacional em termos de frio e eventos rigorosos.

Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Caco Pacheco disse:

PQP! Aí seria uma M***** TOTAL!

 

2015 foi o pior de todos. Xoxeza escrota.

 

2002 foi quente, bem acima da média. A ÚNICA COISA QUE SALVOU foi aquela baita continental do início de setembro. Foi uma belíssima MP.

 

Vamos ser justos. 2002 teve tb um mês de julho bem dentro da média. 

2015 teve um bom mês de abril. E só. 

Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Beto Krepsky disse:

Sim eu lembro, o que salvou o sudeste de um total desastre foi uma sequência constante de forte ASAS naquela ocasião, ano em que a globo fez milhares de pessoas subir a Mantiqueira na esperança de ver nevasca hehehe

 

Mas o frio que deu esperança de neve na Mantiqueira não foi de ASAS. Foi uma polar marítima que deu um jump incrível no Sul e centrou o grosso de sua munição no Sudeste. Frio de ASAS centrada ao sul da posição normal foi em julho de 2008. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

21 minutos atrás, LuluBros disse:

 

Vamos ser justos. 2002 teve tb um mês de julho bem dentro da média. 

2015 teve um bom mês de abril. E só. 

2002 só julho e setembro se salvaram, 2015 somente setembro com aqueda onda de frio tardia que queimou algumas plantações de hortaliças no Sul.

Link to comment
Share on other sites

4 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

2002 só julho e setembro se salvaram, 2015 somente setembro com aqueda onda de frio tardia que queimou algumas plantações de hortaliças no Sul.

 

Klinsmann, como você tem uma boa memória climática, me diga por que o inverno de 1988 foi tão especial ? Esse ano, na série histórica de JF, simplesmente aparece em primeiro lugar na lista dos invernos mais frios desde 1973 (JJA).

Link to comment
Share on other sites

12 minutos atrás, Renan disse:

 

Klinsmann, como você tem uma boa memória climática, me diga por que o inverno de 1988 foi tão especial ? Esse ano, na série histórica de JF, simplesmente aparece em primeiro lugar na lista dos invernos mais frios desde 1973 (JJA).

1988, nos primeiros meses do ano, estava sob a influência de um el niño em declínio, a partir de março ocorreu uma rápida transição para um intenso e duradouro la niña. Outro fator favorável foi que as águas do oceano atlântico sul estavam mais frias do que a normalidade e a ASAS estava numa posição mais afastada da América do Sul; permitindo um avanço mais ao norte dos sistemas frontais e anticiclones polares. Naquele ano, a partir de abril, os anticiclones declinavam as temperaturas de forma excepcional, porque boa parte deles tinha como origem a massa de ar frio semi-estacionária do Pacífico Sul, entre o litoral meridional chileno e a Terra do Fogo, também eram acompanhados de pronunciados cavados em todos os níveis atmosféricos e ciclones extratropicais ao largo da costa sul do Brasil.

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em função da atuação de um novo episódio de Onda de Leste a manhã e, agora, a tarde está sendo instável em áreas do nordeste do NEB. Por conta da atuação do distúrbio, dos ventos (que estão ESE) e da orografia há possibilidades de ocorrer acumulados mais significativos no Vale do Piancó - PB e no Pajeú - PE (na área marcada em vermelho na imagem abaixo):

Recorte - Satélite Goes 14 - 15h20 de 23/04

image.png.e618cac235ba80ca1eb779b14549b747.png

 

O maior volume de chuva desde a madrugada até agora foi registrado em Cortês, (localizada na zona da mata do PE) 74 mm (cemaden).

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, LuluBros disse:

 

2015 em Sampa foi o anti-frio. Primeiro ano que não baixou de 10 no Mirante de Santana. 

Não só em Sampa como em toda a América do Sul; falam tento que 2012 foi ruim de frio mas pelo menos houve a massa polar do final de abril, julho foi gelado e no final de setembro fez frio invernal. 2015 colocou 2012 no bolso totalmente.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

41 minutos atrás, klinsmannrdesouza disse:

Não só em Sampa como em toda a América do Sul; falam tento que 2012 foi ruim de frio mas pelo menos houve a massa polar do final de abril, julho foi gelado e no final de setembro fez frio invernal. 2015 colocou 2012 no bolso totalmente.

 

Concordo, isso sem falar que 2015, em sua TOTALIDADE, foi quente. Disparadamente o ano mais quente já registrado aqui, em média anual, ficando fácil em primeiro lugar desde o início dos registros no local atual da estação do INMET. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Dia bem interessante hoje lá em Floripa. Variação louca de temperatura, com a máxima de 23,6° ocorrendo agora há pouco. A mínima ficou em 19,1° no começo da madrugada. Gráfico na minha estação, no Canto dos Araçás:

 

image.thumb.png.116cfc6bc4c0501cee0da44e8083e194.png

 

Choveu fraco de madrugada e no meio da tarde, acumulando um total de 6,6 mm.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Ivan disse:

Estou assustado com essas mínimas do final de abril.

Barra do Piraí-RJ 

Altitude: 370m

24/04/2019

Mínima de hoje: 22,2°C

 

Reflexo de um Atlântico Sul aquecido?!

 

Ivan, as mínimas de Abril estão simplesmente RIDÍCULAS. 

 

Pra você ter uma ideia, a mínima absoluta do mês até o momento é de 16C no INMET, ao passo que a média das mínimas normal do mês é de 16,1C. Precisa dizer algo mais ?

 

Se manter assim até o fim do mês, vamos igualar Abril de 1990 com a maior mínima absoluta do mês. Só que naquele ano, em Maio, veio uma compensação gigantesca: Mínima de 05,1C no dia 19/05/90 !!!

  • Like 1
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Em 22/04/2019 em 18:34, Moretão disse:

 

Pelo que entendi Passo dos Pires é em Pinheiro Machado e Passo dos Vimes é em Herval. A mínima de hoje é da segunda.

 

Suspeito que as mínimas absolutas da primeira sejam melhor. E as outras médias da segunda sejam melhores. Assunto para o @Allef Matos.

 

 

Sim, Passo dos Pires é em PM e o Passo dos Vimes em Herval. Ainda desconhecemos o potencial dos Vimes, já que ficou online entre Outubro e meados de dezembro, depois saiu fora e só conseguimos coloca-la online de volta, agora, dia 20 de abril. Mas no tempo que esteve online venceu nas médias de outubro e perdeu em novembro.
Nos extremos empatou com o Pires em outubro, venceu em novembro e dezembro, e perdeu agora nessa mp de abril.

Talvez não fiquem tão destoantes nas médias e nos extremos, mas acredito que naquelas situações onde o grosso do ar frio fica restrito ao Uruguai e a fronteira o Vimes deva arregaçar. Vamos ver.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Essa vai para o @Darley que adora estatísticas sobre chuva, então vai aí um dado sobre a estação convencional do INMET de Juiz de Fora.

 

Estamos fazendo história nesse mês de Abril-19 em termos de chuva. Com 173,4mm acumulados até a data de hoje, esse Abril já é o SEGUNDO MAIS CHUVOSO DA SÉRIE, que inicia em 1973 na localização atual da estação. Faço comparações apenas com a localização atual, pois a estação já existia antes, porém ficava em lugar completamente diferente.

 

O Abril mais chuvoso de todos ainda é o de 1994, com 200mm acumulados. Mas, eu não descartaria a possibilidade disso ser alcançado ou superado, visto haver chances de chuva ainda.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 23/04/2019 em 11:27, Beto Krepsky disse:

Pra mim disparado os 3 piores invernos que já vi são: 2017, 2012 e 2015 (nessa ordem exata).

 

Segundo escalão: 2005, 2006, 2002, 2014 (não necessariamente nessa ordem).

 

Mas vamos aguardar muito cedo ainda pra esse pessimismo todo.

 

Diante dessa percepção, fica claro que a análise dos invernos depende de onde se está falando, realmente. Enquanto vc coloca 2017 como o pior, eu o coloco como o melhor de todos! (Que me lembro, lógico)

 

BH passou mais de 40 dias seguidos sob anomalia negativa. No começo de julho, veio a baleia marítima que trouxe mínimas de 9 a 6 graus pela cidade e máximas de 19 a 15C COM SOL. 

 

Não achei nada xoxo, fazia frio todos os dias, ora mais ora menos. As tardes variavam entre frescas e levemente frias, sempre com muito vento e nebulosidade variável.

 

Sou do time 2017.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

29 minutos atrás, LeoP disse:

 

Diante dessa percepção, fica claro que a análise dos invernos depende de onde se está falando, realmente. Enquanto vc coloca 2017 como o pior, eu o coloco como o melhor de todos! (Que me lembro, lógico)

 

BH passou mais de 40 dias seguidos sob anomalia negativa. No começo de julho, veio a baleia marítima que trouxe mínimas de 9 a 6 graus pela cidade e máximas de 19 a 15C COM SOL. 

 

Não achei nada xoxo, fazia frio todos os dias, ora mais ora menos. As tardes variavam entre frescas e levemente frias, sempre com muito vento e nebulosidade variável.

 

Sou do time 2017.

 

2017 é um joia rara pros padrões pós-2014! :x

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.