Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2015


Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Bom dia, pessoal. Em Buenos Aires novamente tivemos uma madrugada muito abafada, com 22,1ºC de mínima. Por sorte, a fraca frente fria que está passando hoje pela cidade deixou o tempo nublado e menos quente. Agora faz 26,6ºC com sensação térmica de 27,8ºC. A máxima prevista é de 28ºC e talvez caia alguma chuvinha isolada em alguns bairros a partir do fim da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Em Floripa , após um início de dia mais nublado , no momento tempo quase ensolarado. Apenas algumas nuvens mais distantes a nordeste e Oeste.

 

Porém começam a surgir tempestades isoladas(distantes) , segundo o radar do M.I. 29°C ao meio-dia no Aeroporto Hercílio Luz. Dia típico de um dia de verão "light".

Link to comment
Share on other sites

Saudações, amigos! Hoje vamos tendo um início de tarde quente, com 29,7ºC agora e com sensação térmica de 32,8ºC. A

pressão atmosférica está caindo rapidamente, e há boa disponibilidade de umidade. Apesar das condições atmosféricas de hoje

serem menos propícias às tempestades do que ontem, acredito que possa ocorrer células isoladas de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

 

Por aqui tempo fechado desde cedo e por volta das 11h20 deu uma pancada rápida, logo depois teve a formação de uma bela área de chuva a oeste e por conta do vento NW ela conseguiu avançar pra cá. No momento chove moderada/forte intensidade, algumas rajadas de NW e temp na casa dos 23ºC.. Maravilha!

 

Sentido W (12h07):

 

iiUffwd.jpg

 

Condições atuais:

 

XWPqiSv.jpg

 

Satélite atualizado:

 

b3UwHHHl.png

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe como anda aquele projeto do INMET de instalação de novas estações ?

 

Precisamos de estações de suma importância nas seguintes cidades:

 

Urupema- SC (Cidade mais fria do Brasil)

 

Pinheiro Machado- RS (Cidade mais fria do sul gaúcho)

 

Novo Hamburgo- RS (Principal cidade da RM de Porto Alegre, que tem clima um pouco divergente da capital)

 

Guarapuava- PR (Cidade com potencial de frio enorme e com população significante)

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe como anda aquele projeto do INMET de instalação de novas estações ?

Guarapuava- PR (Cidade com potencial de frio enorme e com população significante)

O INMET teve estação convencional em Guarapuava-PR durante muitas décadas (Aberta em 1910).

Registrou -8,4°C em 31/07/1955 e -10,0°C em 18/07/1975.

 

Foi desativada.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do calor abafado, faz 8 dias que o Mirante não chega nos 30°C. :good2:

Aliás, neste mês de março chegamos nos 30° por 2 vezes: 30,5°C no dia 04 e 31,6°C no dia 05/03.

Sera tão bom se continuasse assim... :roll:

 

Por ora os números do Mirante, estão bem dentro da média (desvio em relação 1981-2010):

 

Máximas: 27,6ºC (-0,2ºC)

Mínimas: 19,6ºC (+0,8ºC)

Média Compensada: 22,6ºC (+0,3ºC)

 

=======================================================================

 

Em chuvas, o Mirante acumulava até as 9h de hoje, 220mm (o que corresponde a 3,1% a mais da média).

 

E o GFS sugere mais 100-150mm (variando conforme a corrida) para a RMSP nos próximos 7-10 dias!

 

brSVFTI.png

Link to comment
Share on other sites

Hedsgpa, mande um e-mail para o link (Fale conosco do Inmet) dando sugestões das cidades.

Quanto a Novo Hamburgo, acho difícil um estação, tem estações na região do Vale dos Sinos.

Tem a estação do Simepar em Guarapuava,perto a de Inácio Martins.

 

Quanto a Urupema, tem a estação do Ciram em dois lugares do município.

Em Pinheiro Machado seria justo.

 

O mês de março está um fracasso de chuvas aqui em Laje do Muriaé,somente 19 mm até hoje.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. A previsão apra hoje indicava sol, 30ºC e nuvens aumentando à noite, com chance de chuva. Mas Buenos Aires já amanheceu nublada e assim foi o dia todo. A máxima foi de 27,4ºC às 11h10. No final da tarde o tempo começou a abrir. Agora faz apenas 21,6ºC, mínima do dia e baixando. Amanhã o SMN coloca a possibilidade de chuva fraca e isolada de manhã, com tempo abrindo à tarde, com mínima de 19ºC e máxima de 27ºC. Amanhã o sol nasce às 6h52 e se põe às 19h13.

Link to comment
Share on other sites

Quanto as estações telemétricas da ANA para medir chuvas e nível dos rios,estão sendo instaladas novas estações e algumas que já existiam estão virando telemétricas,desde novembro de 2014 novas estações entrando em operação na bacia do rio Paraíba do Sul.Faz parte do projeto da ANA de 2013 a ampliação de estações telemétricas até 2016.

A montante de Laje do Muriaé-RJ,entraram a partir de novembro/dezembro 5 novas estações telemétricas da ANA, a partir do dia 11 de março as estações telemétricas de usinas PCHs, estão entrando on-line aqui na região da Sub-bacia do rio Muriaé.

Uma lei do governo federal de 2009 ou 2010 obriga as operadoras de usinas a instalarem pluviômetros automáticos e ficarem on-line.

Infelizmente quase não está chovendo aqui na divisa com a zona da mata de minas,para eu acompanhar os volumes de chuvas.

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe como anda aquele projeto do INMET de instalação de novas estações ?

 

Precisamos de estações de suma importância nas seguintes cidades:

 

Urupema- SC (Cidade mais fria do Brasil)

 

Pinheiro Machado- RS (Cidade mais fria do sul gaúcho)

 

Novo Hamburgo- RS (Principal cidade da RM de Porto Alegre, que tem clima um pouco divergente da capital)

 

Guarapuava- PR (Cidade com potencial de frio enorme e com população significante)

É que a prioridade é instalar estações no Uruguai.

Link to comment
Share on other sites

Vou aguardar as chuvas aqui na minha região a partir do dia 21 de março.

 

ECMWF, parece que funcionam 450 estações automáticas do Inmet no Brasil, mais um pouquinho as 202 estações instaladas(já são duas centenas) no Uruguai pelo Inmet, chegam a metade(225) das que ficam no Brasil,não é ECMWF.

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade , um amigo me mandou uma previsão feita por um instituto privado pra quem paga , mostrando a tendencia pra Maria da Fé de temperaturas e chuvas , baseada nas ultimas 15 simulaçoes do CFS / NOAA , é o que é previsto pra Maria da Fé é o seguinte :

 

ABRIL DESVIO DE +1,8°°C NA TEMPERATURA E + 100% DE CHUVAS

 

MAIO DESVIO DE + 0,9°C NA TEMPERATURA E -50% DE CHUVAS

 

JUNHO DESVIO DE +1,8°C NA TEMPERATURA E + 132% NAS CHUVAS

 

JULHO DESVIO DE +3,3°C NA TEMPERATURA E 400% NAS CHUVAS

 

AGOSTO DESVIO DE 2,8°C NA TEMPERATURA E 900% NAS CHUVAS

 

 

E ai o que acham ?

Link to comment
Share on other sites

Alguém de Porto Alegre conhece o bairro Gloria e pode confirmar se ele destoa tanto do demais bairros na temperatura ? As estações do CEIC dão em média 5° de diferença do bairro mais quente para este bairro. Será que está certo ou é estação desajustada ?

 

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/ceic/default.php?p_secao=45

Hedsgpea, a estação do Glória está no alto do Morro da Polícia, a 290 m de altitude. O bairro em si tem terreno um pouco acidentado e está na Zona Sul, mas não junto do Guaíba. Quero ver como essa estação irá se comportar em dias com advecção de ar frio!!

 

Hoje tive variação de 21,6° a terríveis 34,5° sem baixar dos 51%. Agora faz 24,7° com 81%.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade , um amigo me mandou uma previsão feita por um instituto privado pra quem paga , mostrando a tendencia pra Maria da Fé de temperaturas e chuvas , baseada nas ultimas 15 simulaçoes do CFS / NOAA , é o que é previsto pra Maria da Fé é o seguinte :

 

ABRIL DESVIO DE +1,8°°C NA TEMPERATURA E + 100% DE CHUVAS

 

MAIO DESVIO DE + 0,9°C NA TEMPERATURA E -50% DE CHUVAS

 

JUNHO DESVIO DE +1,8°C NA TEMPERATURA E + 132% NAS CHUVAS

 

JULHO DESVIO DE +3,3°C NA TEMPERATURA E 400% NAS CHUVAS

 

AGOSTO DESVIO DE 2,8°C NA TEMPERATURA E 900% NAS CHUVAS

 

 

E ai o que acham ?

 

Nossa! As temperaturas vão ficar acima da média tanto no outono quando no inverno.

O que me deixou bem surpreso foi de ver que o mês de agosto poderá ser excessivamente úmido. Não sei quanto é a média de precipitação aí nesse mês, mas chuto entre 30 mm e calculando aqui, essas últimas 15 corridas do CFS indicariam aproximadamente 250 mm, algo digno de um mês úmido.

 

Outra coisa que notei é uma relação umidade-temperatura. Se a chuva fica acima da média, as temperaturas tendem a ficar mais altas (ausência de MPs e também de madrugadas mais frias por conta da alta umidade). Maio, que é o único mês com previsão de chuvas abaixo da média, indica um desvio positivo de temperatura não tão alto.

 

Imagino que para a Grande SP a previsão deva mostrar algo semelhante.

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade , um amigo me mandou uma previsão feita por um instituto privado pra quem paga , mostrando a tendencia pra Maria da Fé de temperaturas e chuvas , baseada nas ultimas 15 simulaçoes do CFS / NOAA , é o que é previsto pra Maria da Fé é o seguinte :

 

ABRIL DESVIO DE +1,8°°C NA TEMPERATURA E + 100% DE CHUVAS

 

MAIO DESVIO DE + 0,9°C NA TEMPERATURA E -50% DE CHUVAS

 

JUNHO DESVIO DE +1,8°C NA TEMPERATURA E + 132% NAS CHUVAS

 

JULHO DESVIO DE +3,3°C NA TEMPERATURA E 400% NAS CHUVAS

 

AGOSTO DESVIO DE 2,8°C NA TEMPERATURA E 900% NAS CHUVAS

 

 

E ai o que acham ?

 

O que eu acho? Eu acho que quem fez isso fumou um antes. Teríamos meses de verão em pleno inverno, e a chance de um mês no inverno que tem chuva muito acima do normal de ter temperatura acima da média é quase nula. Pelo menos aqui no Sudeste, quando as temperaturas acima da média estão diretamente ligadas à falta de umidade, ao bloqueio em 500hPa e à alta insolação.

Link to comment
Share on other sites

Tá bom esse março, hein? Assim como a partir do dia 10 de fevereiro também foi bom. Estamos entrando no eixos, finalmente ? I Hope so! Fevereiro com chuvas bem acima da média, março idem. Temperaturas BEM mais agradáveis; inexistência de máximas intoleráveis. Realmente a Argentina é totalmente anti-correlacionada com Sampa, ao menos, para Sampa. Aliás, a o clima argentino é correlacionado com qual região brasileira; centro-sul gaúcho? Acho que só!

 

Chuviscando agora de madrugada na Granja Viana; tem sido bem úmido este março por aqui. No momento 19,5º. Argentina quente e seca (até uns dias atrás) e por aqui ameno e úmido. Totalmente oposto!

 

Novamente, O QUE FALAR DA CLIMATEMPO? Eles não previram chuvas somente até os 10 primeiros dias de março para o Sudeste? E não é que, NOVAMENTE OCORRE O CONTRÁRIO??? Na primeira semana mal choveu, depois.... NÃO PAROU MAIS!!! Nossa Climatempo, acerta só uma vai!!! Meu Deus!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Alguém sabe como anda aquele projeto do INMET de instalação de novas estações ?

 

Precisamos de estações de suma importância nas seguintes cidades:

 

Urupema- SC (Cidade mais fria do Brasil)

 

Pinheiro Machado- RS (Cidade mais fria do sul gaúcho)

 

Novo Hamburgo- RS (Principal cidade da RM de Porto Alegre, que tem clima um pouco divergente da capital)

 

Guarapuava- PR (Cidade com potencial de frio enorme e com população significante)

É que a prioridade é instalar estações no Uruguai.

Concordo!

Sou de Novo Hamburgo, mas agora com a nova estação na cidade vizinha de Campo Bom 8 ou 9 Km daqui em linha reta, este projeto não deverá sair do papel. O nosso clima é 1 pouco diferente da capital, especialmente no verão temos mais temporais com quedas mais bruscas da temperatura e maior volume pluviométrico que à capital por estar no pé da serra.

Link to comment
Share on other sites

Tá bom esse março, hein? Assim como a partir do dia 10 de fevereiro também foi bom. Estamos entrando no eixos, finalmente ? I Hope so! Fevereiro com chuvas bem acima da média, março idem. Temperaturas BEM mais agradáveis; inexistência de máximas intoleráveis. Realmente a Argentina é totalmente anti-correlacionada com Sampa, ao menos, para Sampa. Aliás, a o clima argentino é correlacionado com qual região brasileira; centro-sul gaúcho? Acho que só!

 

Chuviscando agora de madrugada na Granja Viana; tem sido bem úmido este março por aqui. No momento 19,5º. Argentina quente e seca (até uns dias atrás) e por aqui ameno e úmido. Totalmente oposto!

 

Novamente, O QUE FALAR DA CLIMATEMPO? Eles não previram chuvas somente até os 10 primeiros dias de março para o Sudeste? E não é que, NOVAMENTE OCORRE O CONTRÁRIO??? Na primeira semana mal choveu, depois.... NÃO PAROU MAIS!!! Nossa Climatempo, acerta só uma vai!!! Meu Deus!!!!!!

 

Totalmente de acordo. A Climatemmpo previu um período seco em todo o sudeste, mas ''não contou com a astúcia" dessa ZCAS, que tanto beneficiou São Paulo.

 

Aliás, a dinâmica favoreceu muito SP em relação aos outros estados da região. Creio que isso se deveu muito à dinâmica do ciclone Cari. Comentaram aqui que, no Paraná, durante o evento os ventos e instabilidades tenderam a soprar em direção aos quadrantes oeste e noroeste. Enquanto isso, no estado de São Paulo os ventos e instabilidades tenderam a se deslocar a grosso modo de oeste para o leste do estado, trazendo sucessivas pancadas de chuvas por todo o interior e até a capital. Cogito que no nosso estado essas precipitações foram fortalecidas pelo carreamento de umidade presente no centro-oeste e na Amazônia. Mas isso é só uma hipótese. O problema mesmo é que praticamente Minas e Rio de Janeiro ficaram de fora dessa ''festa'' ou foram bem menos beneficiados.

 

Mas é isso, também estou satisfeito com esse padrão ameno de verão, sem marcas excessivas, tempo predominantemente nublado e chuvas abundantes (ao menos em SP). Já que a grande maioria da população de São Paulo não tem um ''inverno de verdade pra chamar de seu'', que ao menos o verão seja ameno e bem suportável.

 

Bom dia a todos.

Link to comment
Share on other sites

Minima de 14,7°C com céu parcialmente nublado , agora sai um sol com a umidade alta muito abafado horrviel !

 

Sobre a previssão é um consenso NOAA / CFS nas ultimas 15 rodadas ...

 

Já imaginou inverno bem umido aqui no sudeste e temperaturas perto da media .....

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Minima de 14,7°C com céu parcialmente nublado , agora sai um sol com a umidade alta muito abafado horrviel !

 

Sobre a previssão é um consenso NOAO / CFS nas ultimas 15 rodadas ...

 

Já imaginou inverno bem umido aqui no sudeste e temperaturas perto da media .....

 

Queria ser uma mosca pra ir lá ver o que a Metsul prognostica para esse inverno. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade , um amigo me mandou uma previsão feita por um instituto privado pra quem paga , mostrando a tendencia pra Maria da Fé de temperaturas e chuvas , baseada nas ultimas 15 simulaçoes do CFS / NOAA , é o que é previsto pra Maria da Fé é o seguinte :

 

ABRIL DESVIO DE +1,8°°C NA TEMPERATURA E + 100% DE CHUVAS

 

MAIO DESVIO DE + 0,9°C NA TEMPERATURA E -50% DE CHUVAS

 

JUNHO DESVIO DE +1,8°C NA TEMPERATURA E + 132% NAS CHUVAS

 

JULHO DESVIO DE +3,3°C NA TEMPERATURA E 400% NAS CHUVAS

 

AGOSTO DESVIO DE 2,8°C NA TEMPERATURA E 900% NAS CHUVAS

 

 

E ai o que acham ?

 

O que eu acho? Eu acho que quem fez isso fumou um antes. Teríamos meses de verão em pleno inverno, e a chance de um mês no inverno que tem chuva muito acima do normal de ter temperatura acima da média é quase nula. Pelo menos aqui no Sudeste, quando as temperaturas acima da média estão diretamente ligadas à falta de umidade, ao bloqueio em 500hPa e à alta insolação.

kkkkkkk

ausuaushuaauus

Eu lí o post ontem e achei mto sem noção!

O cara deveria pedir a grana de volta!!

 

PS: O William kkkk

Link to comment
Share on other sites

Curiosidade , um amigo me mandou uma previsão feita por um instituto privado pra quem paga , mostrando a tendencia pra Maria da Fé de temperaturas e chuvas , baseada nas ultimas 15 simulaçoes do CFS / NOAA , é o que é previsto pra Maria da Fé é o seguinte :

 

ABRIL DESVIO DE +1,8°°C NA TEMPERATURA E + 100% DE CHUVAS

 

MAIO DESVIO DE + 0,9°C NA TEMPERATURA E -50% DE CHUVAS

 

JUNHO DESVIO DE +1,8°C NA TEMPERATURA E + 132% NAS CHUVAS

 

JULHO DESVIO DE +3,3°C NA TEMPERATURA E 400% NAS CHUVAS

 

AGOSTO DESVIO DE 2,8°C NA TEMPERATURA E 900% NAS CHUVAS

 

 

E ai o que acham ?

 

O que eu acho? Eu acho que quem fez isso fumou um antes. Teríamos meses de verão em pleno inverno, e a chance de um mês no inverno que tem chuva muito acima do normal de ter temperatura acima da média é quase nula. Pelo menos aqui no Sudeste, quando as temperaturas acima da média estão diretamente ligadas à falta de umidade, ao bloqueio em 500hPa e à alta insolação.

kkkkkkk

ausuaushuaauus

Eu lí o post ontem e achei mto sem noção!

O cara deveria pedir a grana de volta!!

 

Pelo jeitão não dá pra saber se foi a Mãe Dinah ou o ''instituto'' Cacique Cobra Coral. :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

São grandes as chances de não termos mais máximas acima dos 30°C aqui em Matão até o fim do mês. Tanto GFS quanto ECMWF vem indicando dias predominantemente úmidos, com muita nebulosidade e máximas sempre entre 24 e 29°C. A média de máximas deve ficar abaixo da média, e a de mínimas levemente acima.

 

Hoje tive mínima de 18,6°C, e agora faz 24,4°C com sol e muitas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Mas é isso, também estou satisfeito com esse padrão ameno de verão, sem marcas excessivas, tempo predominantemente nublado e chuvas abundantes (ao menos em SP). Já que a grande maioria da população de São Paulo não tem um ''inverno de verdade pra chamar de seu'', que ao menos o verão seja ameno e bem suportável.

Na verdade, fevereiro e março de 2015 (Até agora) estão bem próximos da média da normal 1981-2010, em Sampa.

Quando se vê a normal 1961-1990, a gente tem uma idéia de como nossos verões já foram bem mais amenos... :cray:

 

-----------

Aqui em Sampa, depois de manhã nublada, mormacenta e um tanto abafada, chove fraco em várias áreas da cidade.

São áreas de chuva que atuam no leste do estado.

 

Aqui na zona norte, a chuva fraca parou.

Temos muitas nuvens e o sol querendo sair.

 

A automática do Mirante registrava 24,2°C às 12h, com 0,2 mm de acumulação.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, pessoal. Em Buenos Aires a frente fria passou seca mesmo e março segue com pluviômetros zerados por aqui. Pelo menos serviu para quebrar o padrão de dias muito quentes que vínhamos tendo. A mínima hoje foi de 17,4ºC, menor valor do mês, empatando com o dia 2. Agora sol, poucas nuvens e 26,6ºC com sensação de 27,7ºC. Apesar disso, não parece abafado, acho que devido ao vento leste que sopra hoje por aqui. O SMN coloca máxima de 27ºC para hoje. Talvez passe um pouco, mas está bem melhor que os dias que a temperatura passava dos 30ºC.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.