Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2015


Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Por aqui estamos tendo no momento uma linha de chuva que vai desde Pirituba até o ABC paulista. Mas por aqui não chove ainda.

 

Torcendo para que chova novamente no Cantareira para finalmente amanhã o sistema chegar nos 14%. Ao olhar os radares, percebo que há uma "pista seca" que vai desde a região de Franca até o Vale do Paraíba e ela passa bem em cima do Cantareira.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Hoje, enfim, a minha região foi contemplada com fortes chuvas à tarde, atreladas ao canal de umidade que se instalou

no Sudeste. Uma forte célula varreu parte da zona da mata hoje, trazendo acumulados expressivos em alguns locais.

 

Na minha estação (zona nordeste): 28,2mm

 

Na represa João Penido (zona norte): 36mm

 

No bairro Filgueiras (zona leste): 76mm!!!

 

Na cidade de Coronel Pacheco: 46,4mm

 

-Analisando-se os dados das estações do Cemaden, verifiquei que a parte mais intensa da tempestade passou a norte, leste

e nordeste de Juiz de Fora. No INMET por exemplo, foram meros 11,4mm.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Hoje, enfim, a minha região foi contemplada com fortes chuvas à tarde, atreladas ao canal de umidade que se instalou

no Sudeste. Uma forte célula varreu parte da zona da mata hoje, trazendo acumulados expressivos em alguns locais.

 

Na minha estação (zona nordeste): 28,2mm

 

Na represa João Penido (zona norte): 36mm

 

No bairro Filgueiras (zona leste): 76mm!!!

 

Na cidade de Coronel Pacheco: 46,4mm

 

-Analisando-se os dados das estações do Cemaden, verifiquei que a parte mais intensa da tempestade passou a norte, leste

e nordeste de Juiz de Fora. No INMET por exemplo, foram meros 11,4mm.

 

showw essa chuva ai em JF!!, que venham mais dias de chuva para nós!!

Link to comment
Share on other sites

Saudações a todos! :good2:

 

É com enorme prazer que venho fazer parte deste time fantástico, a partir de agora estarei compartilhando as informações do tempo aqui da minha região e certamente aprendendo mais com todos.

 

 

Ontem aqui o dia foi bem influenciado por conta do corredor de umidade que se formou por conta do ciclone no mar, e desde cedo tempo nublado e uma garoa contínua acumulando 5,5mm até as 12h, ao longo da tarde tivemos algumas de aberturas de sol com observação de algumas altocumulus, tempo sempre bastante abafado, por volta das 16h30 tivemos outra pancada de chuva por conta de instabilidades que formaram a leste acumulando mais 2mm.

 

Agora 00h45 faz uns 22ºC céu com algumas nuvens xexelentas mas nada significativo nem mesmo nas redondezas.

Link to comment
Share on other sites

Saudações a todos! :good2:

 

É com enorme prazer que venho fazer parte deste time fantástico, a partir de agora estarei compartilhando as informações do tempo aqui da minha região e certamente aprendendo mais com todos.

 

 

Ontem aqui o dia foi bem influenciado por conta do corredor de umidade que se formou por conta do ciclone no mar, e desde cedo tempo nublado e uma garoa contínua acumulando 5,5mm até as 12h, ao longo da tarde tivemos algumas de aberturas de sol com observação de algumas altocumulus, tempo sempre bastante abafado, por volta das 16h30 tivemos outra pancada de chuva por conta de instabilidades que formaram a leste acumulando mais 2mm.

 

Agora 00h45 faz uns 22ºC céu com algumas nuvens xexelentas mas nada significativo nem mesmo nas redondezas.

Bem Vindo, Gabriel!

Vai ser interessante acompanhar aki tbm as tuas postagens, principalmente pq não temos muita informação no BAZ sobre as condições do tempo no MT!

Abraço!

 

+

 

Ontem, tbm aki sob influência do canal de umidade gerado pelo ciclone, nuvens de grande desenvolvimento vertical cobriram o céu durante a tarde.

Às 17:00, chuvas e trovoadas atingiram vários pontos da RMCtba, gerando inclusive alagamentos.

No centro de Cwb a chuva foi intensa, com trovoadas por volta das 18h, durando cerca de 20/30 min.

As temperaturas na região despencaram de 28° para 18°C em Curitiba e de 27° para 16°C em Pinhais num curto espaço de tempo.

Infelizmente as estações do Simepar não captaram os grandes volumes da chuva q atingiu parte da região.

 

Algumas imagens q eu fiz no final da tarde…

Setor leste:

11070097_343113209219655_693023596027498769_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=baf49ca04e63d9272008a06fe52fc12a&oe=557F7DA1&__gda__=1433431964_56ad5db6553e12f40ba401b34b52e78b

 

Setor SW, antes da chuva q alagou parte do centro da cidade:

10994177_343113902552919_4691823127710189093_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

Aki, na praça Tiradentes, onde tive q esperar uns 20 min, até a chuva perder intensidade:

10390232_343114179219558_3361243342295965320_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=4898d1d22257bcda2b5adba81ed0745f&oe=55869046&__gda__=1435083674_5bde5753ed460bd7927de8ef42169f88

 

Em Piraquara na minha estação, registrei apenas 3 mm. Já, em Pinhais o acumulado chegou à 44 mm nas últimas 24h.

 

No Paraná ontem mais uma vez o destake ficou para Maringá, no norte do Estado, com temporal durante a tarde e ventos com rajadas de mais de 80 km/h. Muitas árvores não resistiram à força dos ventos e caíram sobre a rede elétrica.

Gráfico do Simepar:

Maringá

11045370_343106185887024_409687650046853607_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=d8580ddd50274937da9db9a4b68242f6&oe=5589A8E2&__gda__=1434631312_4f555529b3e20388d1795db8c457c65b

 

http://www.simepar.br

 

No PNI, uma tarde fria, com ventos de 30/45 km/h e chuviscos em vários momentos:

11009341_343108845886758_8075378306633296414_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=b1c021990f6804b0ad8baa0bf19e7bd7&oe=55BABA05&__gda__=1438085048_cd60ea993c507f62bc28bd55ae101e8a

 

http://classic.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IRIODEJA40&wuSelect=PWS

 

 

Renan, parabéns pela chuva rs

Em breve o semi-árido voltará a florir!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Mais 19,6 mm acumulados em Jundi City até as 7 horas da manhã de hoje. :good2:

 

Os acumulados nos últimos dias:

 

11/3: 32,8 mm;

 

10/3: 12,2 mm;

 

09/3: 25,2 mm;

 

08/3: 29,5 mm;

 

07/3: 26,2 mm;

 

06/3: 14,2 mm;

 

Ou seja, quase 160 mm nos últimos 7 dias. :clapping:

 

É interessante como essa ZCAS ''funcionou'' bem por aqui e em outras áreas do sudeste, não. :russian:

 

Ontem fomos de 18,1º C a 25,9º C.

 

17,1º C de mínima hoje.

 

Bom dia a todos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Ontem, por volta de 16 horas, houve forte temporal em Maringá. Fazia tempo que não via um vendaval tão forte. Na estação do SIMEPAR, rajadas ao redor de 80 km/h apenas. A temperatura despencou para perto de 18ºC em plena tarde. Além de árvores caídas pela cidade, também tivemos prejuízo. A porta de vidro que dá entrada para nosso escritório se foi...

10982375_1550311438582498_5989792886269879296_o.thumb.jpg.18161d8267b01e92830ff591c2a0ad8c.jpg

Link to comment
Share on other sites

Belíssima imagem, Igor!

 

Obrigado Carlos.

 

Ontem, por volta de 16 horas, houve forte temporal em Maringá. Fazia tempo que não via um vendaval tão forte. Na estação do SIMEPAR, rajadas ao redor de 80 km/h apenas. A temperatura despencou para perto de 18ºC em plena tarde. Além de árvores caídas pela cidade, também tivemos prejuízo. A porta de vidro que dá entrada para nosso escritório se foi...

 

Foi interessante observar daqui ontem, toda a massa de CBs que avançou para Maringá se formou na linha do Rio Ivaí e vale. Como ficamos antes do rio e o vento era SO, o tempo todo tivemos tempo bom!

 

Mas hoje a umidade está mais alta por todo o estado e já há núcleos de tempestade atuando no PR e redondezas.

 

yunJMwn.jpg

Link to comment
Share on other sites

Ontem tivemos muito sol e esquentou bem na capital paulista:

Mirante: 28,1°C

IAG: 28,9°C

Com pancadas isoladas à tarde, principalmente na zona sudeste.

 

------------

Hoje o dia começou com muito sol e cirrus/cirrostratus cobrindo quase todo o céu aqui em Sampa.

Porém, nuvens vindas do norte praticamente já nublaram o tempo.

Os ventos sopram de NO, ainda provável efeito da baixa pressão no Atlântico.

 

Na automática do Mirante: 26,2°C

Os aeroportos estão entre 26 e 27°C.

Link to comment
Share on other sites

Desde sábado quando choveu bem por aqui , todos esses dias aqui na minha região estamos vendo de camarote as chuvas fortes em outros bairros e aqui ou garoa ou cai três pingos para molhar o asfalto :laugh:

 

O céu escureceu de repente aqui , vamos ver se vai vir chuva ou vai ficar na promessa ...

Link to comment
Share on other sites

Bem vindo, Gabriel! Você é de qual.cidade?

 

------------------------------------------------------

 

Madrugada de chuva fraca em JF. Acumulei mais 02,6mm aqui na Davis. Previsão de hoje: que venha mais chuva!

 

 

Obrigado Renan e aos outros pelas boas vindas.. Sou de Nova fronteira, distrito de Tabaporã, região dos planaltos centro norte Matogrossense. Mais precisamente (em linha reta) 100km a NW de Sinop e 130km a E de Juara, os locais mais próximos aonde tem estação do INMET.

 

 

Hoje por aqui mesma situação de ontem, choveu pela manhã acumulando 15mm na sede da fazenda onde trabalho. No começo da tarde o sol apareceu algumas vezes mas sempre entre muitas nuvens e mormaço. Agora 15h52 céu nublado uns 24ºC, vento moderado e garoa, várias TCUs e CBs, chove nas vizinhanças..

 

 

Sentido W..

 

9VXxePq.jpg

 

 

e0SLRSi.png

Link to comment
Share on other sites

Saudações a todos! :good2:

 

É com enorme prazer que venho fazer parte deste time fantástico, a partir de agora estarei compartilhando as informações do tempo aqui da minha região e certamente aprendendo mais com todos.

 

 

Ontem aqui o dia foi bem influenciado por conta do corredor de umidade que se formou por conta do ciclone no mar, e desde cedo tempo nublado e uma garoa contínua acumulando 5,5mm até as 12h, ao longo da tarde tivemos algumas de aberturas de sol com observação de algumas altocumulus, tempo sempre bastante abafado, por volta das 16h30 tivemos outra pancada de chuva por conta de instabilidades que formaram a leste acumulando mais 2mm.

 

Agora 00h45 faz uns 22ºC céu com algumas nuvens xexelentas mas nada significativo nem mesmo nas redondezas.

 

Olá, Gabriel.

 

E que fim levou Itaituba-PA?

 

Como nos conhecemos desde 1900 e guaraná com rolha.

 

Que tal? Gabriel Cas Neve.

Link to comment
Share on other sites

Awe Gabriel bom ter voce aqui cara , abraços !

 

Valeu William!

 

 

Saudações a todos! :good2:

 

É com enorme prazer que venho fazer parte deste time fantástico, a partir de agora estarei compartilhando as informações do tempo aqui da minha região e certamente aprendendo mais com todos.

 

 

Ontem aqui o dia foi bem influenciado por conta do corredor de umidade que se formou por conta do ciclone no mar, e desde cedo tempo nublado e uma garoa contínua acumulando 5,5mm até as 12h, ao longo da tarde tivemos algumas de aberturas de sol com observação de algumas altocumulus, tempo sempre bastante abafado, por volta das 16h30 tivemos outra pancada de chuva por conta de instabilidades que formaram a leste acumulando mais 2mm.

 

Agora 00h45 faz uns 22ºC céu com algumas nuvens xexelentas mas nada significativo nem mesmo nas redondezas.

 

Olá, Gabriel.

 

E que fim levou Itaituba-PA?

 

Como nos conhecemos desde 1900 e guaraná com rolha.

 

Que tal? Gabriel Cas Neve.

 

 

Grande Mafili, quanto tempo! Gostei do codinome :-D .. Mês passado fez 1 ano que me mudei pra cá.. Itaituba ficou por lá, agora dá pra sentir um gostinho das continentais :mrgreen: :mrgreen:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Foto do satélite no canal visível mostra o leste paulista praticamente coberto por nuvens mais altas

 

http://i.imgur.com/joi9TT3.jpg

 

Daniel,

 

Quando eu questionei se era uma ZCAS de verdade....Confesso! de puro coração.

 

Estou a 150 km do litoral. (Salto-SP)

 

Te juro....Se eu não soubesse onde estava....Eu diria: _ Uma infiltração marinha ''monstro''.

 

Sei a despeito de outras considerações (que obrigatoriamente eu respeito e faço a minha resignação).

 

Abraços respeitosos a todos.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.