Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2015


Recommended Posts

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hemisfério norte com recordes de frio. Hemisfério sul cruzando os dedos pra que venha o frio, nem falamos em recordes de frio e nevascas :cray: . Um mundo, duas realidades! :cray: :cray:

 

A própria região de Miami não teve anomalia negativa em fevereiro... essa anomalia começava só no norte da FL.

Ou seja, se for esse o padrão, PR e SP chupam o dedo, SC fica até bacaninha, e RS destrói.

 

O que eu quis dizer é: vc acha realmente que dá pra comparar o HN com o HS? O que tá se projetando é que teremos um inverno sem grandes coisas. Claro, vai nevar, gear, fazer frio. Mas baterá recordes de mais de 40 anos? Até Cuba bateu recorde de frio! :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Hemisfério norte com recordes de frio. Hemisfério sul cruzando os dedos pra que venha o frio, nem falamos em recordes de frio e nevascas :cray: . Um mundo, duas realidades! :cray: :cray:

 

A própria região de Miami não teve anomalia negativa em fevereiro... essa anomalia começava só no norte da FL.

Ou seja, se for esse o padrão, PR e SP chupam o dedo, SC fica até bacaninha, e RS destrói.

 

Sorte que não existe essa correlação exata. Acredito mais numa correlação de grande escala. Quando os EUA esfriam, o Artico, a Sibéria e o Alasca ficam acima da média. Coincidentemente, a área de gelo do inverno lá de cima teve nos invernos de 2013-2014 e 2014-2015 um crescimento médio menor que a média dos últimos 30 anos.

 

o NSIDC publicou material em ingles que corrobora com o pensamento acima

 

"While these localized hotspots are in part driven by the low sea ice extent and the resulting large heat fluxes from the open water to the atmosphere, they are seen to be part of a broad area of unusually warm conditions extending across most of northern Eurasia, across Alaska, and into the western part of the United States. In contrast, cold and snowy conditions have persisted across the eastern half of North America."

 

Continuando (pena que aqui no serviço não posso publicar imagens), aqui segue o link do material: http://nsidc.org/arcticseaicenews/

 

Seguindo a análise, a cobertura de neve na costa leste americana e no centro do país chegou em alguns pontos a 100% a mais que a média histórica, enquanto que no Canadá a coisa ficou dentro a pouco abaixo da normalidade, assim como a costa leste americana.

 

Vamos passar para a América do Sul, nem Brasil nem umbigo do mundo.

 

A cobertura de gelo dos últimos dois anos da Antártida foi das maiores e muito acima da média histórica. Isso explica em partes o porque o inverno no Brasil ano passado foi um fiasco. Já este ano, o continente Antártico registrou a quarta maior perda já documentada de cobertura de gelo no verão, com 3,58 milhoes de km quadrado a menos. Este ano, a tendencia, mesmo que haja um congelamento recorde, é a cobertura ficar menor que nos últimos 2 anos, aí sim favorecendo uma possibilidade de termos mais bombas polares. Claro que há fatores como a SSTA, o PDO, etc etc e milhares de etc.

 

Vou na linha que teremos um misto de 2013 com 2014, poderemos ter uma ou duas erupções realmente poderosas a la 2013, e umas tantas outras mais fracas a la 2014. Portanto, não espero recordes de frio na capital Paulista a semelhança de 2000, mas também não espero nada semelhante a 2014, creio eu que beliscaremos no mirante entre 5 e 6 graus de mínima. e podem me cobrar. alguem ai tire um print do que estou escrevendo agora.

 

Sobre o umbigo do mundo ou o Brasil, não posso afirmar nada, afinal há muitos experts ai que podem falar de outras regiões.

Link to comment
Share on other sites

É o que eu andava vendo nos modelos. Estava prestes a soltar isso aqui. Para Sampa, diria que o outono começa lá para 6ª feira. MUITO ANTECIPADO ESTE ANO!!!! A propósito, transição verão-outono antecipada, outono antecipado. Sinceramente, NÃO GOSTO quando ocorrem estas coisas. Lembro-me de 97 e 98; mais recentemente o outono 2012, que foi excelente, porém o inverno, PÉSSIMO! (para Sampa!). 97/98 o outono e bem início dos inverno foram EXCELENTES, ÚMIDOS E FRIOS (tá lembrando bastante este ano). Vamos ver se mantem, o que é o mais importante; porém TUDO indica que teremos El Nino, aí as maiores chances serão de inverno fraco, a la 97/98! Seria um análogo a 97/98? Vamos monitorar.

 

Graças a Deus que começa o outono![highlight=yellow]Lembro que em 2011 começou cedo e o inverno foi excelente...[/highlight]

Já vi usuário torcer pra que comece tarde pra dar muito frio no miolo do inverno.

Sejamos otimistas, que comece cedo e muito frio tb no miolo.

Vamos parar de pensar pequeno e querer pequeno. 2014 já foi!

 

Outono 2011, início e meados de inverno, foram EXUBERANTES, sem dúvida! :good: O começou, realmente, precoce, e forte. Porém, deu uma estagnada a partir de 10/11 de julho e ausência de MP´s e estabilidade atmosférica - ASAS, a qual perdurou até a próxima MP mais forte, somente em agosto. ( esta MP BEM forte de 08/09 julho foi a última de julho se não me falhe a memória) +- na latitude de Sampa para cima (não sei dizer a respeito do PR e Curitiba). Sei que no RS/SC, o inverno em julho permaneceu BEM FORTE. A transição inverno-primavera deu sinais precoces por aqui em Sampa em 2011; lá para 26/27 de julho. Mas insisto: para mim, o mês de agosto (especialmente na 1ª quinzena (falo por São Paulo), ainda é de inverno, porém já sente-se "ares primaveris". Varia ano a ano. Às vezes já lá pelo dia 10 você começa a beliscar os 30ºC; noutros anos, lá por volta do dia 20. É o mês mais seco em Sampa! Costuma ser um período de transição inverno-primavera, e gradualmente, transição primavera-inverno, até a primavera se instalar definitivamente, ora mais no meio de setembro, ora mais no final de setembro, com a volta das chuvas. Mas, realmente, o outono e, o inverno até dia 10/julho, foram excepcionais em São Paulo e região. Lembro-me que rolou uma "onda" do tipo aqui no BAZ "está lembrando os invernos de antigamente, dos da década de 80...". E lembrou mesmo! Houve uma potente MP no finalzinho de junho (lá para dias 29/30) que CONGELOU o Estado de SP, pegou de "jeitão" mesmo SP; o interior fez "miséria", com geada forte. Em Itapevi, no Evandro, ele fotografou geada da "roça" onde ele mora no iníco da manhã, onde os termômetros acusaram -0,XºC. Em casa eu não vi geada, mas vi fotos de geada na Granja Viana neste evento sim pelo FACE e numa foto postada no BAZ. Foi a temperatura mais baixa por mim registrada desde que meço as temperaturas aqui (desde 2005 creio): 2,5ºC. Fez bastante frio, realmente. Todo santo ano chega aos 5ºC, ao menos, onde moro, aqui na Granja Viana, até no pior ano. Mas. mesmo nesse evento, com 2,5ºC, não vi geada. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não vejo ligação nenhuma do HS com o HN, proporções de terra e água totalmente diferente, não faz sentido.

 

Não estou falando de comparar o HN e HS em termos de quem é o mais :pleasantry: porrada do frio. Estou falando que ondas de frio no HN tem destruidos recordes por lá.

 

Tem chance de acontecer quebra de recorde em relação a nós mesmos (HS) esse ano com relação aos outros anos? Não!

 

Capiche :hi:

Link to comment
Share on other sites

Dia MUITO agradável, e promete continuar assim até 6ª feira: cinzento, úmido, ventinho, "friozinho". Tenho 24,4ºC neste momento na Granja Viana, vestindo calça de moletom e camiseta. 4ª/5ª feiras da próxima semana será que se instala o outono (precocemente)???. Tá pintando reforço de ar polar mais seco para essa data chave segundo tendências do modelo Global do Inpe (que é o que mais gosto pois é o ÚNICO que sei usar, rsrsrs - mas é bom mesmo, isso que importa!); porém tem "chão" até lá.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não vejo ligação nenhuma do HS com o HN, proporções de terra e água totalmente diferente, não faz sentido.

 

Não estou falando de comparar o HN e HS em termos de quem é o mais :pleasantry: porrada do frio. Estou falando que ondas de frio no HN tem destruidos recordes por lá.

 

Tem chance de acontecer quebra de recorde em relação a nós mesmos (HS) esse ano com relação aos outros anos? Não!

 

Capiche :hi:

 

Troyano, a questão não é comparar HS com HN, mas entender os mecanismos que regem a dinamica atmosférica. E todos os mecanismos apontam para a questão GELO, seja Artico, seja antártico. Estudos de gente mais inteligente que eu dizem que em anos com cobertura de gelo abaixo da média, favorece o frio em médias latitudes. O mesmo aqui no HS, o excesso de gelo de 2013 pra 2014 apenas se traduziu num inverno ruim de frio pro Brasil (médias latitudes).

 

A origem de nosso frio é maritima, não continental, é mar de Ross, Wedell, aí é que tem que se olhar com mais atenção.

 

Se não tiverem preguiça, olhem no google a quantidade de artigos academicos quando se coloca as palavras chave "antártida correlação inverno Brasil".

Link to comment
Share on other sites

Não é possível cara, sempre que vejo o avatar do Ziemann, eu começo a rir kkkkkk

 

Aqui no Rio estamos tendo um dia "fresco" comparados aos dias que tivemos nesse verão.

 

Em relação aos recordes de frio no H. Norte, parece que estamos tendo uma definição que por lá será frio ano todo, e aqui calor ano todo, só pode!!

 

Bem que podia um vulcão entrar em erupção no sul do nosso continente, capaz de juntar e por grande quantidade de terra ligando o nosso continente com a Antártida :laugh:

 

Dai ficaria fácil as massas glaciais penetrarem continente a dentro :ok:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui agora não chove mais. Ainda temos chuva bem fraca em outras áreas da Grande SP, como mostram os radares.

Faz 19 graus na Mooca-CGE. Temperatura já um pouco baixa. É o outono já dando sinais!

 

Dany, dfesde 28/Fevereiro já estamos em situação de "transição verão-outono"; uns dias com mais "cara de outono" (como hoje), outro com mais "cara de verão" como há dois dias atrás. O bom é que, por enquanto estou achando que temos tido mais dias com "cara outono". E, foi o "período transição verão-outono" mais precoce que já presenciara desde que me interessei por isso há 4 anos devido a influências do colega Coutinho que já falava dessas coisas há muito o BAZ (acompanhamento das mudanças dinâmicas das estações; o que é diferente do clima de uma localidade!). (by Mafili!).

 

E, para nossa sorte (mas, sejamos justos: com juros e correção monetária!), o outono, que SEMPRE, se instala a partir da 2ª quinzena de Abril, parece que pela 1ª vez que acompanho essas coisas, virá precocemente também! Hummm!!!

 

Só para sua curiosidade: A transição verão-outono mais precoce que presenciara tinha sido em 2012 (lá para 03/04/março). Aliás, este 2012 praticamente NÃO HOUVE outono (foi uns 10 dias), embora o outono seja curtíssimo no Brasil mesmo (dura cerca de 1 mês - 15 abril a 20 maio); houve um "pulo" da transição verão-outono direto para o inverno, que também começou precocemente, lá para finalzinho de abril (28/29). Então, maio de 2012 foi EXCELENTE; acho que ficou na média em relação à Normal do Inmet 61-90!!! :clapping: (o que é um feito quase inédito para os dias de hoje). Só esse feito basta para concluir que maior/2012 foi um mês de inverno para os "dias atuais". Porém, junho/12 começou a M****! Choveu horrores![highlight=yellow]Foi o mês de junho (acho que até de inverno) mais chuvoso de toda série histórica do Inmet, desde 1943[/highlight]. E, frio que é bom, quase nadica! Não houve máximas altas devido ao excesso de chuvas. A média das mínimas foi uma catástrofe! Tipo, uns 15,5ºC.

 

O início da transição verão-outono mais tardia foi 2014, lá para 18/março. O verão não queria ir embora de forma alguma!

 

O início do verão climático mais tardio foi 2011 (sempre falo por São Paulo); lá para 10/dezembro.

 

O início do verão climático mais precoce foi 2009; lá para 20/Novembro.

 

Resumindo: temos uma amplitude de 30 dias entre o verão climático mais precoce (2009) e o mais tardio (2011), e uma amplitude de 20 dias entre a transição verão-outono entre o início da estação verão-outono mais precoce (este 2015) e a mais tardia (2014).

 

A última curiosidade: o período de verão mais chuvoso que presenciei foi de meados de dez/2009 a finalzinho de jan/2010. Morava no Grajaú à época quando meu FILHÃO E AMOR DA MINHA VIDA NASCEU, no dia 02/01/2010. Chove pra KCT neste período, tudo pancadas que se formavam a partir das 13 hs, às vezes 15 hs, às vezes mais para o final da tarde, às vezes chovia de noite, madrugada... Se não me engano não era ZCAS; era pancadas de chuva de formação de oridem devido ao calor absurdo que fez em dezembro/09 e janeiro/10. Fevereiro/10 também fez MUITO CALOR, mas se não me engano choveu menos. Este período (meados Dez/09 a jan/10 inteiro) foi o período de maior acumulado de chuva nos dados estatísticos do Inmet de sua série histórica desde 1943. Foi MUITA CHUVA!

 

Ah.. para terminar.. (desculpe-me o excesso de informações); após o mês que mais guardo com carinho em termos de frio na Capital (dos anos recentes), [highlight=yellow]junho/2009[/highlight], (melhor ainda que junho/2011, especialmente em dias cinzentos e máximas baixas, e médias das mínimas baixs), só faltou uma MP fortíssima, que houve em junho/11, Julho e agosto/2009 choveu pra KCT! Quase viramos sapos! Mas também houve dias frios, mas longe de junho/2009. Enfim, o inverno/2009 foi muito bom; se este ano conseguirmos repetir o inverno/2009 será um BAITA FEITO!!! Houve 2 BOMBAS POLARES em 2009: uma em junho (no tal nostálgico mês que eu cito, com 8,4ºC) e uma MP "tiro curto" em agosto com uma madrugada gelada e seca (op que foi exceção, pois agosto foi BEM MOLHADO) com uns 8ºC.

 

Chegou a abrir um solzinho fraco aqui na Granja Viana há pouco, mas já nublou novamente: 24,6ºC.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

E não estou sendo bairrista em dizer isso. Tudo bem que é na zona da mata mineira que os índices se mostram piores, mas QUASE TODO

O SUDESTE está pior este ano.

 

São Paulo, o estado mais rico e populoso, por estar com chuvas praticamente dentro do normal, faz parecer que as coisas voltaram ao normal.

Bem, mas pela comparação vocês percebem que o buraco é mais embaixo.

 

Concordo com você Renan! :good:

 

Felizmente, para nós paulistas, este ano escapamos, a partir de +- 13 Fevereiro. Embora em dezembro tenha chovido em formas de pancadas e granizadas como eu já falara, mas não servia para umedecer o solo (efeito "esponja"). Eram pancadas "termodinâmicas" (by Rodolfo), peculiares de uma megalópole como Sampa; chovia um dia num canto, noutro dia noutro canto da cidade. Em Dezembro até +- 10 janeiro peguei uns 3 dias de granizada no Vale do Anhangabaú. A partir dali ficamos sob influência de uma ASAS que lembrou a do ano passado e a situação, AÍ SIM, MELHOROU MUITO, a partir de 20/21 de janeiro, com MUITA CHUVA PROS NOSSOS LADOS, FEVEREIRO COM CHUVA BEM ACIMA DA MÉDIA, MARÇO (POR ENQUANTO) ACIMA DA MÉDIA ( e a tendência é que feche acima da média).

 

Aí para MG, RJ e ES realmente parece que tá pior que ano passado; tem razão.

 

Abraços!

 

Caco

Link to comment
Share on other sites

Mínimas - 17/03:

 

[highlight=yellow]05,8 - Urupema SC (Ciram)[/highlight]

 

[highlight=yellow]07,0 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)[/highlight]

[highlight=yellow]07,1 - Cruzeiro SC (Climaterra)

07,5 - Morro da Igreja SC (Inmet)

 

08,1 - São Joaquim SC (Ciram - St Isabel)

08,1 - São Joaquim SC (Climaterra)

08,6 - São José dos Ausentes RS (PWS)[/highlight]

[highlight=yellow]08,8 - Pq Nacional do Itatiaia RJ (PWS)[/highlight]

[highlight=yellow]12,9 - Campos do Jordão SP (Inmet)[/highlight]

12,9 - Caxias do Sul RS (Inmet) (MEU FUTURO LAR - DEUS DEFINIRÁ QUANDO...)

 

[highlight=yellow]13,7 - Monte Verde MG (Inmet)

[/highlight]

 

Com advecção de ar polar, PNI e Mantiqueira perdem e as serras RS/SC ganham. Para mim, nessa "disputa sadia", não tenho mais dúvida alguma...

 

PNI e Mantiqueira = ar polar "velho", ausência de vento e ar extremamente seco; aí SÃO IMBATÍVEIS, no Brasil sob estas condições.. Sampa fica num "meio a meio", mas depende MUITO de qual localidade da região metropolitana e qual localidade da própria Capital. O extremo da Zona Sul da Capital Grajaú, Parelheiros, Marsilac), ABC, Riacho Grande se dão melhor com advecção de ar polar e infiltração marítima para baixar as máximas. Já a serra da Mantiqueira é um misto; devido à altitude, pode se dar bem com ar extremamente seco e velho de origem polar, mas também com ar "novinho de advecção" em noites claras. Por lá chove menos em sistemas frontais, assim como na Zona Norte. Aqui onde estou na Granja Viana (extremo Oeste Região Metropolitana, Rodovias Raposo Tavares e Castelo Branco); região de Itapevi, Cotia, Alphaville, Santana de Parnaíba, Jandira,Vargem Grande Paulista, rumo a São Roque e Ibiúna mais adiante) damo-nos MUITO BEM com advecção ar polar nos primeiros dias de céu claro, com maior afastamento da serra do mar. Quanto às chuvas, chove menos que o extremo da zona sul da Capital e ABC em sistemas frontais, a infiltração marítima demora mais a chegar (mas SEMPRE APARECE, o que frustra a mínima absoluta de madrugada!!! :fool: ). Tenho curiosidade em saber até QUE PONTO DA COSTA A INFILTRAÇÃO MARÍTIMA ATINGE. Será que atinge Vargem Grande Paulista (Km 43 a 45 da Raposo Tavares) ou São Roque (Km 50 da Raposo Tavares)? Se não, estas duas cidades são EXCELENTES PARA MÍNIMAS ABSOLUTAS COM CÉU LIMPO E AUSÊNCIA DE VENTO COM AR SECO. Quanto a Vargem Grande Paulista eu já sabia, pois o Sipriano postava os dados, inclusive de geadas por lá. São Roque, por estar mais 7 KM a oeste, deve ser melhor ainda para o frio! Eu estou +- no Km 27 da Raposo; o Sipriano no Km 45. O Evandro na parte rural de Itapevi ("roça"), acho que está no Km 40 da Castelo Branco, que é paralela à Raposo Tavares. Ibiúna deve ser "sinistra"; até melhor do que São Roque, pois pega uma bifurcação à esquerda em determinado ponto à frente de Vargem Grande Paulista, antes de chegar a São Roque, ou seja, fica mais a Sudoeste.

 

Granja Viana no momento nublada, com fraquíssima abertura de sol e 24,8ºC. Repito: QUE DIA AGRADABILÍSSIMO DE TRANSIÇÃO VERÃO-OUTONO, COM MAIS CARA DE OUTONO.. (hoje, mínima de transição verão-outono e máxima de outono).

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não vejo ligação nenhuma do HS com o HN, proporções de terra e água totalmente diferente, não faz sentido.

 

Concordo 200%! Isso, de forma alguma, significa que esteja desrespeitando ou "esculachando" quem defenda este ponto de vista. Cada um com sua opinião.

 

Nublado por aí na PG Troy?

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não vejo ligação nenhuma do HS com o HN, proporções de terra e água totalmente diferente, não faz sentido.

 

Concordo 200%! Isso, de forma alguma, significa que esteja desrespeitando ou "esculachando" quem defenda este ponto de vista. Cada um com sua opinião.

 

Nublado por aí na PG Troy?

 

Abraços!

 

Me parece que, segundo o pessoal da Metsul, existe alguma correlação, sim. Pode até não ser direta e evidente, mas existe.

 

Mas, lógico, isso é sem determinismo. Afinal, são muitas as variáveis envolvidas.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas - 17/03:

 

[highlight=yellow]05,8 - Urupema SC (Ciram)[/highlight]

 

[highlight=yellow]07,0 - Bom Jardim da Serra SC (Ciram)[/highlight]

[highlight=yellow]07,1 - Cruzeiro SC (Climaterra)

07,5 - Morro da Igreja SC (Inmet)

 

08,1 - São Joaquim SC (Ciram - St Isabel)

08,1 - São Joaquim SC (Climaterra)

08,6 - São José dos Ausentes RS (PWS)[/highlight]

[highlight=yellow]08,8 - Pq Nacional do Itatiaia RJ (PWS)[/highlight]

[highlight=yellow]12,9 - Campos do Jordão SP (Inmet)[/highlight]

12,9 - Caxias do Sul RS (Inmet) (MEU FUTURO LAR - DEUS DEFINIRÁ QUANDO...)

 

[highlight=yellow]13,7 - Monte Verde MG (Inmet)

[/highlight]

 

Com advecção de ar polar, PNI e Mantiqueira perdem e as serras RS/SC ganham. Para mim, nessa "disputa sadia", não tenho mais dúvida alguma...

 

PNI e Mantiqueira = ar polar "velho", ausência de vento e ar extremamente seco; aí SÃO IMBATÍVEIS, no Brasil sob estas condições.. Sampa fica num "meio a meio", mas depende MUITO de qual localidade da região metropolitana e qual localidade da própria Capital. O extremo da Zona Sul da Capital Grajaú, Parelheiros, Marsilac), ABC, Riacho Grande se dão melhor com advecção de ar polar e infiltração marítima para baixar as máximas. Já a serra da Mantiqueira é um misto; devido à altitude, pode se dar bem com ar extremamente seco e velho de origem polar, mas também com ar "novinho de advecção" em noites claras. Por lá chove menos em sistemas frontais, assim como na Zona Norte. Aqui onde estou na Granja Viana (extremo Oeste Região Metropolitana, Rodovias Raposo Tavares e Castelo Branco); região de Itapevi, Cotia, Alphaville, Santana de Parnaíba, Jandira,Vargem Grande Paulista, rumo a São Roque e Ibiúna mais adiante) damo-nos MUITO BEM com advecção ar polar nos primeiros dias de céu claro, com maior afastamento da serra do mar. Quanto às chuvas, chove menos que o extremo da zona sul da Capital e ABC em sistemas frontais, a infiltração marítima demora mais a chegar (mas SEMPRE APARECE, o que frustra a mínima absoluta de madrugada!!! :fool: ). Tenho curiosidade em saber até QUE PONTO DA COSTA A INFILTRAÇÃO MARÍTIMA ATINGE. Será que atinge Vargem Grande Paulista (Km 43 a 45 da Raposo Tavares) ou São Roque (Km 50 da Raposo Tavares)? Se não, estas duas cidades são EXCELENTES PARA MÍNIMAS ABSOLUTAS COM CÉU LIMPO E AUSÊNCIA DE VENTO COM AR SECO. Quanto a Vargem Grande Paulista eu já sabia, pois o Sipriano postava os dados, inclusive de geadas por lá. São Roque, por estar mais 7 KM a oeste, deve ser melhor ainda para o frio! Eu estou +- no Km 27 da Raposo; o Sipriano no Km 45. O Evandro na parte rural de Itapevi ("roça"), acho que está no Km 40 da Castelo Branco, que é paralela à Raposo Tavares. Ibiúna deve ser "sinistra"; até melhor do que São Roque, pois pega uma bifurcação à esquerda em determinado ponto à frente de Vargem Grande Paulista, antes de chegar a São Roque, ou seja, fica mais a Sudoeste.

 

Granja Viana no momento nublada, com fraquíssima abertura de sol e 24,8ºC. Repito: QUE DIA AGRADABILÍSSIMO DE TRANSIÇÃO VERÃO-OUTONO, COM MAIS CARA DE OUTONO.. (hoje, mínima de transição verão-outono e máxima de outono).

Caco, me parece q a ADVECÇÃO POLAR não ta essas coisas hj na Serra Catarinense.

Enqto no começo da tarde o PNI estava com 10°C, em São Joaquim estava assim:

11066609_346161245581518_4998947443067636266_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=7c8aed507ffcdfaf6ae9fc704101b17d&oe=558393BB&__gda__=1438527754_961a9c23d8a504208d4369cd756c33c4

 

Eu chamaria de "ADVECÇÃO POLAR VAMPIRÓIDE"

 

aushuaushuauuuss

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

 

(...)Vou na linha que teremos um misto de 2013 com 2014(...) (CONCORDO "A GROSSO MODO", MAIS EM RELAÇÃO A NÃO TEMOS A M**** DE 2014 DO QUE A POSSIBILIDADE DE UM EVENTO FANTÁSTICO DE JULHO DE 2013)

 

(...) Portanto, não espero recordes de frio na capital Paulista a semelhança de 2000(...) (CONCORDO PLENAMENTE!)

 

(...)mas também não espero nada semelhante a 2014, creio eu que beliscaremos no mirante entre 5 e 6 graus de mínima.(...) (CONCORDO [highlight=yellow]QUASE 100% ACORDO[/highlight] PLENAMENTE; PULGA ATRÁS DA ORELHA SE TEREMOS ENTRE 5ºC/6ºC no MIrante; "fui forçado a ser cético" nestes últimos 15 anos de "vacas magras", com raras exceções:"BOMBA POLAR" início set/02, ago/2003, julho/2004, ago/2006, maio/07, set/2008, junho/2009, ago/2010, maio e junho/2011,maio/12 julho/2013.

 

 

 

Postei em msg anterior: se vier um inverno a la 2009, estarei [highlight=yellow]SATISFEITÍSSIMO!!!![/highlight]. Não precisa nem nevar ou haver geada em São Paulo (coisa que não vejo a 21 anos na Granja Viana, então tanto faz, tanto fez...; e neve eu não estou no RS ou SC mesmo; a menos que eu vá a Gramado ver minha primeira namora - Rosa Maria Andrade em julho; mas nós paramos de nos falarmos há 2 meses pelo FACE e telefone, então parece que "miou"...). Estou acreditando numa mínima absoluta de uns 7ºC no Mirante e, para Granja Viana, uns 4ºC.

 

Forte Abraço

Link to comment
Share on other sites

Análogos mais fortes pela SST global no momento em ordem decrescente:

 

2014, 2012, 2010, 1960, 1959, 1958

 

Nada muito animador.

 

Bom, 58,59 e 60 não posso comentar. 2012 (com exceção de final de abril e maio, que foram ÓTIMOS), a partir de junho foi LIXO TOTAL! 2014 FRAQUÍSSIMO (porém, menos mau que 2012, mas péssimo também). 2010 ruim (com exceção do início de agosto, a quebra do jejum da neve no Brasil!). Maio de 2010 foi bom também, havia me esquecido. Mas junho e julho foram ruins. Então, do que posso comentar, dos análogos, ficaria, por eliminação, com 2010, SEM DÚVIDA ALGUMA!

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não vejo ligação nenhuma do HS com o HN, proporções de terra e água totalmente diferente, não faz sentido.

 

Concordo 200%! Isso, de forma alguma, significa que esteja desrespeitando ou "esculachando" quem defenda este ponto de vista. Cada um com sua opinião.

 

Nublado por aí na PG Troy?

 

Abraços!

 

Me parece que,[highlight=yellow] segundo o pessoal da Metsul,[/highlight] existe alguma correlação, sim. Pode até não ser direta e evidente, mas existe.

 

Mas, lógico, isso é sem determinismo. Afinal, são muitas as variáveis envolvidas.

 

Como você bem disse: segundo os profissionais da MetSul. EU, não concordo com essa visão, embora respeite os trabalhos da Metsul e muitos de seus profissionais, especialmente o Professor Eugênio.

 

Abraços.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tenho curiosidade em saber até QUE PONTO DA COSTA A INFILTRAÇÃO MARÍTIMA ATINGE. Será que atinge Vargem Grande Paulista (Km 43 a 45 da Raposo Tavares) ou São Roque (Km 50 da Raposo Tavares)? Se não, estas duas cidades são EXCELENTES PARA MÍNIMAS ABSOLUTAS COM CÉU LIMPO E AUSÊNCIA DE VENTO COM AR SECO. Quanto a Vargem Grande Paulista eu já sabia, pois o Sipriano postava os dados, inclusive de geadas por lá. São Roque, por estar mais 7 KM a oeste, deve ser melhor ainda para o frio! Eu estou +- no Km 27 da Raposo; o Sipriano no Km 45. O Evandro na parte rural de Itapevi ("roça"), acho que está no Km 40 da Castelo Branco, que é paralela à Raposo Tavares. Ibiúna deve ser "sinistra"; até melhor do que São Roque, pois pega uma bifurcação à esquerda em determinado ponto à frente de Vargem Grande Paulista, antes de chegar a São Roque, ou seja, fica mais a Sudoeste.

Mínimas em julho de 2000 na antiga estação convencional do CIIAGRO em São Roque, atualmente fora de operação:

 

17/07: -3,0°C / 14,8°C

18/07: -2,2°C / 17,2°C

19/07: -1,0°C / 15,3°C

20/07: 1,1°C / 17,4°C (Mínima positiva)

21/07: -2,0°C / -

22/07: -1,2°C / 19,6°C

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Terça-feira de céu totalmente nublado em Taubaté; em nenhum momento, o sol deu as caras. Agora, vento fresco e 25°C.

 

Caco, o Global que vc costuma olhar é o de 15 dias??

 

Ele está mostrando algo bem interessante a partir do dia 26.

 

Sim, sim, o analiso desde 2004, dois anos após ingressar no BAZ (julho 2002).

 

Acho MUITO BOM! E, realmente, indica tendência de coisa boa para dia 26. Vamos monitorar! É o que eu disse em outra mensagem postada anteriormente: seria o início antecipado do outono climático? Sá aguardando...

 

Abs

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tenho curiosidade em saber até QUE PONTO DA COSTA A INFILTRAÇÃO MARÍTIMA ATINGE. Será que atinge Vargem Grande Paulista (Km 43 a 45 da Raposo Tavares) ou São Roque (Km 50 da Raposo Tavares)? Se não, estas duas cidades são EXCELENTES PARA MÍNIMAS ABSOLUTAS COM CÉU LIMPO E AUSÊNCIA DE VENTO COM AR SECO. Quanto a Vargem Grande Paulista eu já sabia, pois o Sipriano postava os dados, inclusive de geadas por lá. São Roque, por estar mais 7 KM a oeste, deve ser melhor ainda para o frio! Eu estou +- no Km 27 da Raposo; o Sipriano no Km 45. O Evandro na parte rural de Itapevi ("roça"), acho que está no Km 40 da Castelo Branco, que é paralela à Raposo Tavares. Ibiúna deve ser "sinistra"; até melhor do que São Roque, pois pega uma bifurcação à esquerda em determinado ponto à frente de Vargem Grande Paulista, antes de chegar a São Roque, ou seja, fica mais a Sudoeste.

Mínimas em julho de 2000 na antiga estação convencional do CIIAGRO em São Roque, atualmente fora de operação:

 

17/07: -3,0°C / 14,8°C

18/07: -2,2°C / 17,2°C

19/07: -1,0°C / 15,3°C

20/07: 1,1°C / 17,4°C (Mínima positiva)

21/07: -2,0°C / -

22/07: -1,2°C / 19,6°C

 

 

Que ANIMAL, hein? O detalhe é que essas máximas foram com sol! São Roque fica no Km 50 da Rodovia Raposo Tavares (Oeste do Estado SP); eu estou +- no Km 27. Eu devo ter tido mínima absoluta mínima de uns +1ºC aqui em casa.

 

Aldo, não teria estação em Ibiúna? Lá eu imagino que é mais "PUNK" que São Roque (mais a Sudoeste) e mais rural.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Concordo 200%! Isso, de forma alguma, significa que esteja desrespeitando ou "esculachando" quem defenda este ponto de vista. Cada um com sua opinião.

 

Nublado por aí na PG Troy?

 

Abraços!

 

Me parece que,[highlight=yellow] segundo o pessoal da Metsul,[/highlight] existe alguma correlação, sim. Pode até não ser direta e evidente, mas existe.

 

Mas, lógico, isso é sem determinismo. Afinal, são muitas as variáveis envolvidas.

 

Como você bem disse: segundo os profissionais da MetSul. EU, não concordo com essa visão, embora respeite os trabalhos da Metsul e muitos de seus profissionais, especialmente o Professor Eugênio.

 

Abraços.

 

Ok, ok, eu entendi que era a sua opinião. Que aliás eu tenho em alta conta!

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

1. Como eu sou do tempo em que o Mirante baixava dos 5°C a cada 2/3 anos, muitas vezes em anos seguidos, dos invernos a partir de 2001 só achei excepcional o de 2013 por causa daquela máxima de 8,5°C.

Portanto, só vou achar um inverno realmente marcante (Em termos de mínimas) se repetir 2000.

(Sujeitinho exigente... :laugh: ).

 

2. Caco, me desculpe mas eu não estou conseguindo ver nenhum sinal de outono aqui em Sampa, ainda.

Acho que ficamos mal acostumados com os últimos verões abrasadores que tivemos.

Mínimas de 17, 16°C sempre ocorreram no verão aqui em Sampa (Mirante).

Noites frescas, idem.

Dias com situação pós-frontal, idem.

Máximas sub-22 (E até sub-20), idem.

Infiltração marítima de vez em quando, idem.

Link to comment
Share on other sites

Aldo, não teria estação em Ibiúna? Lá eu imagino que é mais "PUNK" que São Roque (mais a Sudoeste) e mais rural.

Teve.

Também fora de operação.

 

Julho de 2000:

17/07: -3,0 / 14,0

18/07: -3,0 / 17,0

19/07: 1,6 / 15,2 (Mínima positiva. Registra 0,5 mm de precipitação, provavelmente nevoeiro)

20/07: 0,0 / 16,0

21/07: -3,2 / 22,0

22/07: -1,0 / 25,2

Link to comment
Share on other sites

1. Como eu sou do tempo em que o Mirante baixava dos 5°C a cada 2/3 anos, muitas vezes em anos seguidos, dos invernos a partir de 2001 só achei excepcional o de 2013 por causa daquela máxima de 8,5°C.

Portanto, só vou achar um inverno realmente marcante (Em termos de mínimas) se repetir 2000.

(Sujeitinho exigente... :laugh: ). (Aldo, vais ter que tomar caixas e caixas de Lexotan para tolerar e suportar os "novos tempos climáticos, do PR para cima", rsrsrsrsrs)

 

2. Caco, me desculpe mas eu [highlight=yellow]não estou conseguindo ver nenhum sinal de outono aqui em Sampa, ainda.[/highlight] (ALDO, VEJA, O OUTONO NÃO COMEÇOU, AINDA MAIS SE INSTALOU DEFINITIVAMENTE, ESTÁ LONGE DISSO ACONTECER; O QUE PREGO É QUE, DESDE 28/FEVEREIRO HOUVE UMA NOTÓRIA MUDANÇA SIM, ESPECIALMENTE NA QUEDA GRADUAL NAS MÁXIMAS, E "SUTIL" QUEDA GRADUAL NAS MÍNIMAS, ISSO NADA MAIS, NADA MENOS É O QUE EU CHAMO DE ESTAÇÃO TRANSIÇÃO VERÃO-OUTONO, QUE, ESTE ANO, DEU AS CARAS ANTES; APENAS ISSO.)

 

(...)Acho que ficamos mal acostumados com os últimos verões abrasadores que tivemos.(...) (CONCORDO PLENAMENTE!!!; ÀS VEZES A GENTE MESMO SE ENGANA, HAHAHAHAHA)

 

(...)Mínimas de 17, 16°C sempre ocorreram no verão aqui em Sampa (Mirante).

Noites frescas, idem.

Dias com situação pós-frontal, idem.

Máximas sub-22 (E até sub-20), idem.

Infiltração marítima de vez em quando, idem.(...) (COMPREENDO, TEM A VER COM O FATO DE ESTARMOS MAL ACOSTUMADOS COM OS ÚLTIMOS VERÕES TÓRRIDOS, CREIO QUE SEJA ISSO)

 

 

Abração!

Link to comment
Share on other sites

Calor no oeste, Santa Rosa-Ilson com 36,2ºC. :heat:

 

Literalmente. O centro do RS para baixo (Santa Rosa é região central do RS, não?) é, dinamicamente "HABLANDO", muito mais portenha do que brasileira. Aqui, estou com tempo carrancudo, úmido e 24,9ºC, Completamente oposto!

 

Não! É extremo noroeste!

 

Ok, blz! Mesmo assim, já é completamente distinto em termos de dinâmica! E, quanto mais a oeste, mais quente e seco.

 

Abs tricolores!

Link to comment
Share on other sites

Aldo, não teria estação em Ibiúna? Lá eu imagino que é mais "PUNK" que São Roque (mais a Sudoeste) e mais rural.

Teve.

Também fora de operação.

 

Julho de 2000:

17/07: -3,0 / 14,0

18/07: -3,0 / 17,0

19/07: 1,6 / 15,2 (Mínima positiva. Registra 0,5 mm de precipitação, provavelmente nevoeiro)

20/07: 0,0 / 16,0

21/07: -3,2 / 22,0

22/07: -1,0 / 25,2

 

Taí! Mais fria que São Roque! Imagino que realmente a infiltração marítima não atinja Ibiúna nem São Roque. Olha, LAMENTÁVEL (especialmente para nós, amantes de climatologia) a desativação destas estações. A destas duas então, que são próximas de onde moro, dá uma pontada no coração. Muito chato. :negative:

Link to comment
Share on other sites

Literalmente. O centro do RS para baixo (Santa Rosa é região central do RS, não?) é, dinamicamente "HABLANDO", muito mais portenha do que brasileira. Aqui, estou com tempo carrancudo, úmido e 24,9ºC, Completamente oposto!

Santa Rosa fica no NO gaúcho.

Próxima da Argentina, na latitude aproximada de Passo Fundo.

 

-----------

Aqui em Sampa, tivemos manhã de sol entre nuvens e vamos tendo tarde nublada.

 

Congonhas 22°C, já com ventos de SE (Bateu nos 26°)

Campo de Marte 25°C

Cumbica: 24°C

Link to comment
Share on other sites

Literalmente. O centro do RS para baixo (Santa Rosa é região central do RS, não?) é, dinamicamente "HABLANDO", muito mais portenha do que brasileira. Aqui, estou com tempo carrancudo, úmido e 24,9ºC, Completamente oposto!

Santa Rosa fica no NO gaúcho.

Próxima da Argentina, na latitude aproximada de Passo Fundo.

 

-----------

Aqui em Sampa, tivemos manhã de sol entre nuvens e vamos tendo tarde nublada.

 

Congonhas 22°C, já com ventos de SE (Bateu nos 26°)

Campo de Marte 25°C

Cumbica: 24°C

O Caco kis dizer Santa Maria.

E ta falando hj igual uma Maritaca.

Se é q esse animal fala…

Link to comment
Share on other sites

Literalmente. O centro do RS para baixo (Santa Rosa é região central do RS, não?) é, dinamicamente "HABLANDO", muito mais portenha do que brasileira. Aqui, estou com tempo carrancudo, úmido e 24,9ºC, Completamente oposto!

Santa Rosa fica no NO gaúcho.

Próxima da Argentina, na latitude aproximada de Passo Fundo.

 

-----------

Aqui em Sampa, tivemos manhã de sol entre nuvens e vamos tendo tarde nublada.

 

Congonhas 22°C, já com ventos de SE (Bateu nos 26°)

Campo de Marte 25°C

Cumbica: 24°C

O Caco kis dizer Santa Maria.

E ta falando hj igual uma Maritaca.

Se é q esse animal fala…

 

kkkkkkkkkk;

 

Sabe o que é isso? Explico. Dois dias sem postar no BAZ; aí entro com um monte de msgens e quero respondê-las; aí vai aparecendo outras. E eu sou um cara que, para ficar tranquilo, "Zen", não posso sair sem terminar as coisas. Bom, ontem discuti com minha ex-chefe reivindicando singelos e míseros simbólicos R$ 170,00, que ela falou que não pagaria "NEM FODENDO" pois era "crica mesmo", que era melhor eu arranjar um advogado. Também minha.... bom aí depende do "momento, circunstâncias, conveniência", entende? Ontem era inimiga. Anteontem, foi amante. Quanto estou com raiva dela, é a "mãe do meu filho" ou inimiga. Raramente tem sido minha mulher, aquela pessoa leal, companheira, amiga, que te admira, etc...

 

Então, creio (não, na verdade tenho certeza!) que estou "usando" o BAZ!!!!! Um mix de útil ao agradável, saca?

 

Bem, parece que cairá O pé d´água daqui a pouco por aqui; tá fechando o tempo.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

ALDO, VEJA, O OUTONO NÃO COMEÇOU, AINDA MAIS SE INSTALOU DEFINITIVAMENTE, ESTÁ LONGE DISSO ACONTECER; O QUE PREGO É QUE, DESDE 28/FEVEREIRO HOUVE UMA NOTÓRIA MUDANÇA SIM, ESPECIALMENTE NA QUEDA GRADUAL NAS MÁXIMAS, E "SUTIL" QUEDA GRADUAL NAS MÍNIMAS, ISSO NADA MAIS, NADA MENOS É O QUE EU CHAMO DE ESTAÇÃO TRANSIÇÃO VERÃO-OUTONO, QUE, ESTE ANO, DEU AS CARAS ANTES; APENAS ISSO.
:good2:

 

 

Taí! Mais fria que São Roque! Imagino que realmente a infiltração marítima não atinja Ibiúna nem São Roque. Olha, LAMENTÁVEL (especialmente para nós, amantes de climatologia) a desativação destas estações. A destas duas então, que são próximas de onde moro, dá uma pontada no coração. Muito chato. :negative:

Várias estações convencionais do CIIAGRO estão fora de operação (Ou foram desativadas no estado).

 

No site do CIIAGRO, numa época, aparecia que elas estavam momentaneamente fora de operação por falta de suporte financeiro.

Link to comment
Share on other sites

ALDO, VEJA, O OUTONO NÃO COMEÇOU, AINDA MAIS SE INSTALOU DEFINITIVAMENTE, ESTÁ LONGE DISSO ACONTECER; O QUE PREGO É QUE, DESDE 28/FEVEREIRO HOUVE UMA NOTÓRIA MUDANÇA SIM, ESPECIALMENTE NA QUEDA GRADUAL NAS MÁXIMAS, E "SUTIL" QUEDA GRADUAL NAS MÍNIMAS, ISSO NADA MAIS, NADA MENOS É O QUE EU CHAMO DE ESTAÇÃO TRANSIÇÃO VERÃO-OUTONO, QUE, ESTE ANO, DEU AS CARAS ANTES; APENAS ISSO.
:good2:

 

 

Taí! Mais fria que São Roque! Imagino que realmente a infiltração marítima não atinja Ibiúna nem São Roque. Olha, LAMENTÁVEL (especialmente para nós, amantes de climatologia) a desativação destas estações. A destas duas então, que são próximas de onde moro, dá uma pontada no coração. Muito chato. :negative:

Várias estações convencionais do CIIAGRO estão fora de operação (Ou foram desativadas no estado).

 

No site do CIIAGRO, numa época, aparecia que elas estavam momentaneamente fora de operação por falta de suporte financeiro.

 

ahahahahhahahahahahahahahhahahahahha

 

pros corruptores é dinheiro da pinga, pro CIIAGRO manteria estações funcionando

 

Brasil-sil-sil!

Link to comment
Share on other sites

O Caco kis dizer Santa Maria.

E ta falando hj igual uma Maritaca.

Se é q esse animal fala…

 

:friends: :cray: :cray:

 

Brigar por 170 Reais.....Cidade Alerta, Datena, Ratinho, Márcia etc,,,

 

Cuidado. Não quero te ver em notícias populares. (o jornal)

 

==============

 

Caio, Os anos que você colocou são realmente os mais comentados e acrescento 1935.

 

1935. O Ronaldo ficou de ver com Seo Wolfgang e quem sabe o Aldo tenha dados Inmet e IAG no ano inteiro.

 

Abraços....desculpe o OFF....escapou.

Link to comment
Share on other sites

O Caco kis dizer Santa Maria.

E ta falando hj igual uma Maritaca.

Se é q esse animal fala…

 

:friends: :cray: :cray:

 

Brigar por 170 Reais.....Cidade Alerta, Datena, Ratinho, Márcia etc,,,

 

Cuidado. Não quero te ver em notícias populares. (o jornal)

 

==============

 

Caio, Os anos que você colocou são realmente os mais comentados e acrescento 1935.

 

1935. O Ronaldo ficou de ver com Seo Wolfgang e quem sabe o Aldo tenha dados Inmet e IAG no ano inteiro.

 

Abraços....desculpe o OFF....escapou.

 

 

FOI NORMAL A FRIO, TEVE 6 DIAS ENTRE 0/-2,5 DE MÍNIMA, JUNHO FOI BEM FRIO.

 

GARANTO QUE ESTÁ INDICANDO UM INVERNO MUITO BOM, 20/30% DE SER BEM FRIO DO SUL DO PR PARA BAIXO.

Link to comment
Share on other sites

Análogos mais fortes pela SST global no momento em ordem decrescente:

 

2014, 2012, 2010, 1960, 1959, 1958

 

Nada muito animador.

 

Diria que nada nada animador rs. Dados do IAG, em SP:

 

uhkoki7.png

NKag87m.png

GLxRWNn.png

fWZIVqi.png

NCqXZXS.png

 

Houve destaques em 1960, 2010 e 2012, mas nada que disfarçasse o horror desses invernos. Olhem só a média de máximas de julho de 1959; houve cidades no centro-norte e oeste de SP fechando com média acima dos 30°C!

 

Em 1960 houve uma onda de frio em maio que provocou o recorde de frio de 1931-1960 em Campo Grande-MS. Em São Joaquim o recorde de maio também é de 1960: -7,0°C.

Em 2010, como todos sabem, houve a friagem histórica de julho, uma das maiores ondas de frio que o oeste do Brasil já viu, e no início de agosto a grande nevada na Serra Catarinense. Porém, o inverno foi marcado por bloqueios intensos.

Em 2012 os destaques ficaram para a onda de frio do fim de abril, que provocou marcas baixíssimas em plena tarde (coisa de 11-13°C) em áreas consideradas quentes do estado de SP no dia 30, além da queda de aguaneve em algumas cidades das serras gaúcha e catarinense - a precipitação invernal não era registrada no mês desde 1999, além da onda de frio do início de Junho e a do fim de Setembro, sendo essa uma das mais fortes já registradas para o último decêndio do mês em parte de SP, RJ e MG.

Link to comment
Share on other sites

Sampa 1935.

Como nenhuma das estações do INMET que existe/existiram na capital operavam nesta época, suspeito que sejam dados do IAG (Mas podem ser da estação da Água Branca ou do Observatório de S. Paulo).

 

W95iBLg.jpg

 

Obrigado Aldo, eu estava caçando aqui e lembrei-me da tua conpetência

 

Batem com os dados que o INmet considera oficial para São Paulo em 1935. (no Met Office)

 

14,4ªC de média em maio de 1935 e 14,8ªC em agosto de 1935 e quente no miolo 15,9 em junho e 15,5 em julho.

 

Existe 13,7ºC em maio de 1910 e 12,9ºC em julho de 1910.

 

1935 foi um inverno quente no miolo para a época....

 

....Não consigo traçar paralelos...é uma pena...talvez um dia eu entenda o que aconteceu de fato.

 

1935

Jan 20.0

FEV20.5

mar 20.3

Abri 17.3

Maio14.4

JUN15.9

JUL15.5

AGO 14.8

SET 16.0

OUT 17.2

NOV 18.1

DEZ 20.7

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.