Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Ronaldo

Members
  • Posts

    177
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Ronaldo

  1. Setembro de 2015 em SP vai terminando com chuvas acima média... No Cantareira caíram 154,5 mm, contra uma média de 86,6 mm. Em 2014 foram 66,0 mm; em 2013 apenas 37,5 mm; e em 2012 somente 13,4 mm! O último Setembro acima da média havia sido 2009, com 144,9 mm. Se os próximos meses mantiverem essa tendência, temos boas chances de recuperação. No entanto, o quadro ainda é grave. O sistema opera hoje com -13% de sua capacidade total.
  2. Que absurdo esses 29ºC em BH à noite! As montanhas de Minas sempre foram sinônimo de noites frescas. Por aqui, choveu mais que os 2 mm que a Climatempo previa até ontem. No Cantareira, volumes razoáveis sendo registrados até o momento: Barragem Jacareí: 33.2 mm Barragem Jaguari - Vargem: 14.8 mm Barragem Cachoeira: 20.8 mm Barragem Atibainha: 10.4 mm Desemboque do Tunel 5: 13.2 mm Barragem Paiva Castro: 2.0 mm Barragem Águas Claras: 1.6 mm
  3. A chuva deu uma boa enfraquecida por aqui já. O lado bom é que ela novamente é bastante abrangente. A área de instabilidade atravessa todo o estado de SP e MS: E mesmo sem chuva ontem, nossos reservatórios tiveram ligeira elevação hoje: Cantareira: -13,7% (aumentou 0,2%) Alto Tietê: 14,3% (aumentou 0,5%) Guarapiranga: 72,5% (aumentou 1,8%) Rio Grande: 85,4% (aumentou 1,5%)
  4. E hoje não choveu por aqui. Felizmente, a forte linha de chuvas que atravessou o estado de São Paulo ontem proporcionou uma razoável elevação no nível dos nossos reservatórios: Cantareira: -13,9% (aumentou 0,4% desde ontem) Alto Tietê: 13,8% (aumentou 0,7% desde ontem) Guarapiranga: 70,7% (aumentou 3,5% desde ontem) Rio Grande: 83,9% (aumentou 3,7% desde ontem)
  5. Mais que isso até. Em 18 e 19 de fevereiro deste ano o aumento no nível foi de 06,%. Foi resultado de vários dias seguidos de chuvas relativamente volumosas, que ajudaram o mês a fechar acima da média - 322,4 mm, contra uma média de 199,1 mm.
  6. Principais mananciais de SP hoje, 08/09/15: Cantareira: -14,3% (estável em relação a ontem) Alto Tietê: 13,1% (aumentou 0,1% desde ontem) Guarapiranga: 67,2% (aumentou 0,7% desde ontem) Rio Grande: 80,2% (aumentou 0,1% desde ontem) A grande novidade do dia foi que a chuva finalmente veio de forma abrangente e em boas quantidades, especialmente sobre o manancial em situação mais crítica: Barragem Jacareí: 58.8 mm Barragem Jaguari-Vargem: 41.2 mm Barragem Cachoeira: 42.8 mm Barragem Atibainha: 49.8 mm Com isso, faço uma aposta otimista de recuperação de 0,2% do Cantareira já pra amanhã.
  7. Principais mananciais de SP hoje: Cantareira: -14,3% Alto Tietê: 13,0% Guarapiranga: 66,5% Rio Grande: 80,1% Mais uma vez entramos na primavera com baixíssimo nível no Cantareira e no Alto Tietê. Se cair toda aquela chuva prevista para esta semana, talvez a situação comece a se reverter mais cedo este ano. Porém, não serão quaisquer 1000 mm de chuva que vão nos salvar... Pra chegar até uns 50% do volume útil em 2016, só com sucessivos dilúvios no verão.
  8. Enquanto isso, no Cantareira... O dia de hoje teve volumes razoáveis de chuva, principalmente por ainda ser Agosto: Barragem Jacareí: 15.8 mm Barragem Jaguari - Vargem: 14.8 mm Barragem Cachoeira: 14.6 mm Barragem Atibainha: 13.6 mm Desemboque do Tunel 5: 18.8 mm Barragem Paiva Castro: 17.8 mm Barragem Águas Claras: 12.4 mm Nível atual dos reservatórios: Índice 1: 15,8 % Índice 2: 12,2 % Índice 3: -13,5 %
  9. Aqui em São Paulo a chuva parou, acumulando bem pouco - menos que 5 mm. Áreas de chuva, porém, continuam sobre a região do Cantareira: Acumulados por lá até o momento: Barragem Jacareí: 8.2 mm Barragem Jaguari - Vargem: 5.4 mm Barragem Cachoeira: 12.2 mm Barragem Atibainha: 9.2 mm Desemboque do Tunel 5: 6.6 mm Barragem Paiva Castro: 3.6 mm Barragem Águas Claras: 2.2 mm
  10. Região interessantíssima. Pelo GE, a rua abaixo está a 1017 metros de altitude: E temos baixadas na região a 915m:
  11. Ótimas notícias! As chuvas de ontem, apesar de fracas, foram bem abrangentes, e conseguiram promover uma elevação de 0,1% no sistema Cantareira! Hoje estamos com -9,7% da capacidade (19,6% se considerarmos o cálculo que considera o volume armazenado dividido pelo volume útil, apenas). E o melhor é que hoje continua chovendo razoavelmente bem por lá. As principais represas já acumulam 10.8 mm hoje.
  12. Na capital paulista as temperaturas estão caindo com a garoa que persiste. Santana do Parnaíba é a estação mais fria no momento, com 12.1°C, seguida por São Mateus, com 12.9°C, e Butantã, com 13.1°C. Temperaturas variando entre 13 e 15 graus na maioria das estações.
  13. As áreas de chuva avançam sobre a região do Cantareira: No entanto, os acumulados ainda são pífios. Variam de 0.2 mm na Barragem Águas Claras a 3.2 mm na Barragem Cachoeira. Hoje o sistema opera com 19,5% de sua capacidade (-9,8% considerando apenas o volume útil). Nível estável em relação a ontem. No mês, o sistema registra 62 mm, para uma média de 78.2 mm.
  14. É uma área de chuva muito boa, que está abrangendo todos os sistemas de abastecimento da grande SP: Vamos ver quanto acumula até o final do dia, sobretudo no Cantareira, e que reflexos isso causará nos níveis das represas. Hoje temos: Cantareira: 19,5% (-9,7%) Guarapiranga: 80,9% Alto Tietê: 22,6% Rio Grande: 94,8% Alto Cotia: 65,5% Rio Claro: 52,7%
  15. Nesse aspecto o clima daí é parecido com o de São Paulo. Ontem usei agasalho pela primeira vez no ano. O padrão de dias de conforto térmico total foi finalmente quebrado, e agora um pouco de proteção já se faz realmente necessário. É claro que tem gente friorenta que estava usando roupas de frio desde o começo de abril, mas esse não é o meu caso.
  16. Em termos de agradabilidade, o tempo em São Paulo tem estado perfeito neste abril. Não passo calor, não passo frio, não preciso levar guarda-chuva quando saio, nem qualquer agasalho. A umidade continua razoavelmente elevada, então o ar está bom para respirar. Não há nada do que reclamar. Já em termos de emoções, chato demais. Nada diference acontece, nenhuma surpresa.
  17. Finalmente a justiça obrigou a SABESP a informar o volume real do Cantareira: -9,3%, no início da estação seca.
  18. Leste do sudeste recebe agora pancadas isoladas de chuva. A represa Cachoeira, em Piracaia, acaba de ser agraciada com a maior chuva do mês até agora: 35.0 mm. Atibainha com 4.6 mm, e Paiva Castro com 3.4 mm, são as únicas atingidas por enquanto. Na expectativa de que as áreas de chuva mais forte entre Piracicaba e Campinas avancem para lá.
  19. Bom, já tivemos 8 negativos em Maria da Fé, e 7 negativos em Poços de Caldas, em uma época em que as MPs avançavam com mais força sobre o sudeste. Se essa dinâmica atmosférica voltar, PNI poderá apresentar surpresas...
  20. Aqui em São Paulo tivemos uma excelente chuva de verão hoje. Ela foi bem abrangente, atingindo praticamente todos os pluviômetros. Alguns tiveram acumulados superiores a 50 mm. A chuva chegou inclusive ao Cantareira, mas ficou restrita às represas menores, já próximas a capital. A barragem Águas Claras recebeu 12.6 mm e a Paiva Castro 13.4 mm. Honestamente, se o padrão verão voltar mesmo (calorzinho durante o dia, e pancadas de chuva à tarde) estarei plenamente satisfeito com esse outono 2015. As ondas de frio podem ficar para o inverno.
  21. CRISE HÍDRICA Ministério Público entra na Justiça contra a Sabesp Órgão quer que a estatal divulgue os índices negativos de armazenamento do Sistema Cantareira; companhia diz que se manifestará em juízo O Ministério Público de São Paulo entrou na Justiça contra a Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo para que a estatal divulgue os índices negativos de armazenamento do Sistema Cantareira. O órgão afirma que a metodologia utilizada “é questionável”, já que não adota os mesmos parâmetros da Agência Nacional de Águas e do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo. Na ação, o Ministério Público solicita que a Sabesp detalhe imediatamente os níveis de armazenamento do Cantareira com a exata indicação de que “opera com índices negativos”. O órgão afirma que, antes de levar a questão para a Justiça, recomendou por duas vezes para a estatal a divulgação dos índices negativos. Em oficio encaminhado para responder a solicitação do MP em 30 de março, a estatal reconheceu que “muitas outras maneiras poderiam ser concebidas para expressar o estoque de água no Sistema Cantareira”. Entretanto, alega que “a melhor maneira” é como é feita atualmente. A Sabesp informou em nota que não recebeu a notificação e irá se manifestar formalmente em juízo. A estatal declarou ainda que os dados sobre os mananciais estão disponíveis no site da companhia. Também em nota, a Sabesp considera que “esta ação sobrecarrega desnecessariamente o Judiciário”. Fonte: VEJA SÃO PAULO
  22. Uma linha de chuvas avançou do interior de SP para o sul de MG no final da manhã, passando sobre o Cantareira e indo em direção às cabeceiras dos rios que o alimentam. A trajetória é muito boa, mas infelizmente muito rápida, deixando pouca água pelo caminho. A represa Atibainha teve o maior acumulado, com 3.4 mm.
  23. É uma área de chuva fraca a moderada, mas bem ampla, cobrindo desde Extrema até Poços de Caldas, Maria da Fé e Campos do Jordão. Além disso, a barragem Jacareí foi a que mais recebeu chuva hoje, até o momento com 19.2 mm. Estou certo de que vai fechar março acima dos 19%. Mesmo com essa recuperação, estamos muito piores do que há 1 ano. Março de 2014 fechou com 13,4% no volume útil.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.