Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Chama a atenção todos os modelos apontando que a madrugada do dia 29 deve ser bem fria, podendo inclusive chegar a bater o recorde de mínima do Mirante de Santana deste ano. CMC chega a apontar 9 graus a norte da região metropolitana de SP, e outros modelos colocam entre 8 a 12 graus na mínima do dia 29. Se confirmar, teremos geadona no PNI, justamente no dia de instalação da estação mas alta do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Chuvas adentrando ao sul de mg 13,9°C agora depois de maixma de 17,1°C, E o pau vai quebrar em Maria da Fé daqui a pouco

 

Se chover no Sul de MG vai ser menos que entre PR e SP, afinal é ali que a frente está bloqueada. Para a zona da mata, não creio em chuva significativa.

Link to comment
Share on other sites

Chuvas adentrando ao sul de mg 13,9°C agora depois de maixma de 17,1°C, E o pau vai quebrar em Maria da Fé daqui a pouco

 

Se chover no Sul de MG vai ser menos que entre PR e SP, afinal é ali que a frente está bloqueada. Para a zona da mata, não creio em chuva significativa.

 

 

Sim sim Renan , o sentido do pau vai quebrar e que resolveram protestar aqui hoje e o prefeito teve que fujir da cidade :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Chuvas adentrando ao sul de mg 13,9°C agora depois de maixma de 17,1°C, E o pau vai quebrar em Maria da Fé daqui a pouco

 

Se chover no Sul de MG vai ser menos que entre PR e SP, afinal é ali que a frente está bloqueada. Para a zona da mata, não creio em chuva significativa.

 

 

Sim sim Renan , o sentido do pau vai quebrar e que resolveram protestar aqui hoje e o prefeito teve que fujir da cidade :sarcastic:

Daí se vê q até cidades encantadoras como MdF tem seus políticos corruptos! O q ele fez? (ou não fez: prometeu "trazer" o FRIO, e não cumpriu?).

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia chuvoso na Capital SP. Novamente o Sol não deu às caras!

A diferença de ontem para hoje fica por conta do horário da chuva. Enquanto ontem, a chuva veio na parte da tarde, hoje choveu entre a manhã até agora!

O acumulado na Penha (CGE) desde ontem já bateu os 40 mm.

A máxima novamente ficou baixa, ou seja, fez 17.4 graus. O mais curioso de tudo isso é que os modelos (GFS e COSMO 2x2 km) mostravam de que a máxima aqui hoje poderia até passar dos 24 graus.

Link to comment
Share on other sites

Modelos Inpe e Mbar muito favoráveis ao frio. CMC idem. Erupção ampla e forte ciclone. O pessoal do AC e RO pode tirar a barriga da miséria.

 

Demais globais entre razoáveis a bons para o frio.

 

GFS moderado. Europeu patinho feio, o que preocupa.

 

:good2: :good2: :good2:

 

Mas nem vou me empolgar muito. Já estou vacinado contra esses modelos malucos.. kkkkkkkkk!

Todavia, vamos acompanhar! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Como comentado pelo Daniel, Sampa teve um dia chuvoso hoje.

Desde ontem, os acumulados variam de 30 a 50 mm na cidade.

 

Hoje me lembrou mais um dia chuvoso de janeiro/fevereiro, sob efeito de uma ZCAS, que um mês de junho.

Só faltou a temperatura estar uns 2°C mais alta...

 

Mirante: 15,3°C / 17,3°C

IAG: 15,6°C / 17,7°C

 

Agora temos céu encoberto aqui na zona norte.

A umidade é tanta que parou de chover há umas 2 horas e continua tudo molhado: quintal, asfalto da rua, etc. :shok:

Link to comment
Share on other sites

Esse junho brachante é muito interessante climatológicamente. POA registrará a sua menor máxima absoluta e sua maior mínima absoluta em décadas! Vale a pesquisa. Olhando os modelos é praticamente certo que o mês fechará entre 7,0C e 24,1C. A maior parte dos dias ficou entre 12C e 17C. Uma monotonia excitante!

Link to comment
Share on other sites

Acumulado de "apenas" 40,8 mm na minha estação. Mas vale lembrar que apesar de fraca, a chuva já se estende sem interrupção por pelo menos 15 horas seguidas! Aqui na região já tem estrada sendo bloqueada por pequenos rios que transbordaram. Na região de Londrina a coisa está mais feia. Mínima de 15,7ºC e máxima de 17,3ºC na minha estação. Junho histórico!

Link to comment
Share on other sites

Acumulado de "apenas" 40,8 mm na minha estação. Mas vale lembrar que apesar de fraca, a chuva já se estende sem interrupção por pelo menos 15 horas seguidas! Aqui na região já tem estrada sendo bloqueada por pequenos rios que transbordaram. Na região de Londrina a coisa está mais feia. Mínima de 15,7ºC e máxima de 17,3ºC na minha estação. Junho histórico!

Ah sim Igor hoje a chuva resolveu cair mais pesada no norte do paraná, aqui tenho mais de 50 mm acumulados hoje... incrivel é muita chuva mesmo e me parece que amanha tem mais?

Socorro, é muita chuva...

Link to comment
Share on other sites

Chama a atenção todos os modelos apontando que a madrugada do dia 29 deve ser bem fria, podendo inclusive chegar a bater o recorde de mínima do Mirante de Santana deste ano. CMC chega a apontar 9 graus a norte da região metropolitana de SP, e outros modelos colocam entre 8 a 12 graus na mínima do dia 29. Se confirmar, teremos geadona no PNI, justamente no dia de instalação da estação mas alta do Brasil.

 

 

E vocês ainda pensam em ir tarde pra perder o frio e a geada!?

 

Não faz diferença sair, 2h, 3h ou 5h da manhã. Todos os horários são ruins, mas saindo muito cedo a viagem é mais tranquila e ainda vai pegar um frio forte e geada monstra lá no alto!

 

Eu recomendo!

Link to comment
Share on other sites

Além de 1983, esse mês de junho está bem a cara de julho de 2009, ou seja, sequência de dias chuvosos e poucos dias de tempo bem firme (me refiro àquele céu azul, sem nuvens).

Aqui na Grande SP, nesse mês de junho acredito eu que tivemos no máximo uns 4 dias com tempo ensolarado.

No ano passado, apesar do acumulado ter passados dos 200 mm, eu me recordo bem que a última semana de junho foi de tempo seco e até um calorzinho durante a tarde.

Link to comment
Share on other sites

:sad: CHUVA DE 1 MÊS CAI EM 1 DIA!

Foi o que aconteceu por aqui nesta terça feira, a chuva pra todo o mês de junho praticamente caiu hoje, foram acumulados altos 78 mm, chuva que caiu fraca/moderada porém o dia todo, elevando ainda mais o volume do mês que já está 3 vezes superior a média..

 

Dá-lhe chuva no Paraná!

Há 2 semanas que o padrão é o mesmo.

O engraçado é que quando uma frente fria mal deixa o seu estado, já começa a pipocar novas áreas de instabilidades no Paraguai e que avançam de novo por aí e também outros estados como MS, SC e assim, vocês acabam nem vendo direito o Sol!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante o que está chovendo em SP. Nem parece que estamos no Inverno!

 

Já tem locais da capital paulista (estações do CGE) em que os acumulados passaram dos 60 mm somente em 36 horas.

 

Sé (62 mm);

Lapa (65 mm);

Ipiranga: (63 mm);

Butantã (66 mm);

Pirituba (63.4 mm).

 

Aqui (começo da zona leste) ora chove mais forte, ora dá uma parada!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante o que está chovendo em SP. Nem parece que estamos no Inverno!

 

Já tem locais da capital paulista (estações do CGE) em que os acumulados passaram dos 60 mm somente em 36 horas.

 

Sé (62 mm);

Lapa (65 mm);

Ipiranga: (63 mm);

Butantã (66 mm);

Pirituba (63.4 mm).

 

Aqui (começo da zona leste) ora chove mais forte, ora dá uma parada!

 

 

Outra coisa impressionante foi a pequena variação na temperatura. Na Vila Madalena mínima de 16,1 e máxima de 17,1. Acho que nunca vi uma variação de apenas 1 grau em um dia!

Link to comment
Share on other sites

Na capital chove bastante e aqui em Taubaté, 120 km prá frente, não cai uma gota. Não atingimos nem 15 mm em junho.

 

O radar de São Roque, já mostra nesse momento, muitas áreas de chuva passando pela capital, vamos acompanhando o deslocamento das mesmas, para ver se chega alguma coisa até aqui.

 

Temperatura em 15°C agora.

Link to comment
Share on other sites

Esse junho brachante é muito interessante climatológicamente. POA registrará a sua menor máxima absoluta e sua maior mínima absoluta em décadas! Vale a pesquisa. Olhando os modelos é praticamente certo que o mês fechará entre 7,0C e 24,1C. A maior parte dos dias ficou entre 12C e 17C. Uma monotonia excitante!

 

Este inverno dai deve estar parelho com o "grande verao londrino" nesse mes de Junho. :sarcastic:

 

min de 6C e max 26C.

 

min das max 12C

max das min 15C

Muito vento frio, nuvens e pancadas de chuva....

 

:cray:

Link to comment
Share on other sites

Céu encoberto em todo o Paraná. Chove neste momento em algumas regiões e tudo indica q as chuvas irão continuar caindo sobre o Estado.

Já são milhares os desabrigados em razão das inundações q vem ocorrendo em áreas onde os rios transbordaram, tanto no norte qto no sul.

Ontem, choveu bem menos q nos dias anteriores no leste paranaense, mas o céu permaneceu encoberto e a forte umidade sempre presente, além dos períodos de chuva leve.

Uma intensa área de instabilidade continua sobre o sul do Brasil e avança lentamente como frente fria. No oeste do RS as temperaturas estão na cs dos 8 graus em alguns municípios e na Argentina faz frio do centro dakele país para o norte. A cidade de Azul está com -2 graus, Buenos Aires, 5. Mar del Plata -1 grau.

Em compensação, no sul do continente faz "calor" agora. Rivadávia (45-SUL) está com 13 graus, Santa Cruz e Rio Gallegos (50-SUL) tem 11 graus e Ushuaia tem incríveis 15 graus agora!

A previsão de forte geada no Sul do Brasil está mantida para o início de julho. Deve gear tbm em SP e parte do MS, segundo as previsões.

 

Céu encoberto e chuviscos em Piraquara. 14 graus de temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Maravilha de mínimas nesta manhã:

 

Uruguaiana (Inmet): 06,0

Quaraí (Inmet): 07,1

São Borja (Inmet): 07,1

Alegrete (Inmet): 08,5

Canguçu (Inmet): 09,0

Maria da Fé (PWS): 09,0

Canela (Inmet): 09,5

Morro da Igreja (Inmet): 09,8

Urupema (PWS): 10,9

Urupema (PWS): 11,3

São Joaquim (Inmet): 12,0

Vacaria (Inmet): 12,1

Campos do Jordão (Inmet): 12,4

São José dos Ausentes RS (Inmet): 12,6

Bom Jardim da Serra (Epagri): 12,7

Maria da Fé (Inmet): 12,7

Água Doce (PWS - Herciliopolis): 13,0

Inacio Martins (Inmet): 13,1

Monte Verde (Inmet): 13,5

Link to comment
Share on other sites

Tenho acompanhado o modelo GLOBAL ACOPLADO T062L28 do CPTEC e o que tem dado gosto de ver é a manutenção de um segundo pulso de ar frio na 1ª quinzena de julho.

 

Só a título de curiosidade, hoje o modelo indicou neve para Cascavel (PR) e Passo Fundo (RS)por volta do dia 8.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.