Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

O meu maior temor tá se desenhando. À partir de quarta da semana que vem, dia 3, vai se instalar um veranico com mais ou menos uma semana de duração!! :negative:

Até o momento esse outono/inverno tem sido nota 6,5, talvez 7, por aqui. Bem melhor que 2012 no que diz respeito à ausência de dias quentes, mais pior com relação aos extremos de frio.

 

Quem sabe nao eh disto que estamos precisando para sair deste marasmo? Ateh agora nao houve veranico!

Vai que depois do calor vem uma bela massa de ar polar, com um ciclone bem posicionado...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Menores marcas do dia:

 

Santana do Livramento RS (PWS): 00,9

Quarai RS: 01,7

Soledade RS: 03,3

Rosario do Sul RS: 03,7

São Gabriel RS: 03,7

Santa Maria RS: 03,8

Alegrete RS: 04,0

Santa Rosa RS (PWS): 04,1

Bagé RS: 04,3

Dom Pedrito RS: 04,5

Cruz Alta RS: 04,7

Santana do Livramento RS: 05,4

Monte Negro RS (PWS): 05,5

Rio Pardo RS: 05,6

São Borja RS: 05,7

Uruguaiana RS: 05,8

Canela RS: 05,9

Santa Rosa RS: 05,9

Camaquã RS: 06,0

Teutonia RS (PWS): 06,1

Chuí RS: 06,2

Farroupilha RS (Vicentina): 06,2

Canguçu RS: 06,3

Teutonia RS: 06,3

Bom Jardim da Serra SC: 06,5

Jaguarão RS: 06,5

Canela RS (Castelinho): 06,6

Santiago RS: 06,6

Garibaldi RS (PWS): 06,8

Gramado RS (Alphaville): 06,8

Santo Angelo RS (PWS): 06,8

Palmeira das Missões RS: 06,9

 

 

Villaggio Grando: 6,2ºC

 

http://www.weatherlink.com/user/villaggio1/index.php?view=summary&headers=1

 

:ok:

Link to comment
Share on other sites

Sejamos mais tolerantes e respeitemos mais a opinião do próximo! :hi:

 

VTNC, Torales!!!!

 

:mosking:

 

Usuário Bruno "mundiko" Saraiva foi suspenso por 5.000 segundos do BAZ.

 

Ei, eu sou o modera aqui hahahhahah

 

Por aqui a temperatura está amena também..venta e chuvisca fracamente e a temperatura está na casa dos 16ºC...

Link to comment
Share on other sites

Paraná registra os maiores volumes de chuva do país em junho, inclusive com recorde histórico

 

A passagem de vários sistemas meteorológicos pelo Paraná durante este mês de junho provocaram muita chuva no Estado. O mês ainda não terminou e praticamente todas as cidades registram acumulados muito superiores a média climatológica. Segundo dados das estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade de Dois Vizinhos registrou o maior volume de chuva de todo o país até o momento, com quase 500mm, valor que ultrapassa 234% do normal para junho. Ainda segundo o Inmet foram registrados 400mm em Ivai, 360mm em GeneralCarneiro, 321mm em Inácio Martins, 317mm, 314mm Palmas, 306mm Campo Mourão e cerca de 300mm em Irati e Castro. De acordo com os dados do Simepar, Instituto Tecnológico do Paraná, a cidade de Guarapuava registrou 434mm, o maior volume de chuva já registrado na cidade desde 1997. Em Pinhal já foram acumulados 420mm, em Cândido Abreu quase 400mm, Palmital 388mm e Curitiba 304mm (o triplo do normal para o mês). E a previsão é de mais chuva para o Estado. Segundo a meteorologista Olívia Nunes, a atuação da frente fria sobre o Estado mantém condição de chuva ao longo do dia e embora os acumulados sejam mais baixos do que nos últimos dias, ainda há condição para chuva forte entre a tarde e a noite no norte paranaense. E por conta da nebulosidade e da aproximação de uma massa de ar frio, a sensação será de frio ao longo do dia. A partir de sexta-feira, novas áreas de instabilidade avançam pela Região Sul e voltam a provocar chuvas no Paraná.

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionado com a Africa do Sul, tem temperaturas de até -3ºC nesse momento. Por enquanto a menor marca aqui no continente que eu andei olhando é em cima dos andes onde está -4ºC. Aqui faz 6.3ºC, quem sabe terei uma geada fraquinha pelo amanhecer.
O problema é que grande parte da África do Sul tem altitudes "mantiqueirenses"... :sarcastic:

Johannesburgo, por exemplo, está a 1.600 m de altitude e a quase 500 km do mar, na latitude de Joinville.

 

 

Aqui em Sampa, depois de um solzinho entre nuvens durante a manhã (Aqui na zona norte), seguimos com céu nublado.

Sem sinal de chuva, por enquanto.

 

Passamos dos 20°C hoje, o que não acontecia desde o último domingo.

A automática do Mirante bateu em 21,1°C e o IAG chegou nos 20,5°C.

Link to comment
Share on other sites

"Em termos de temperaturas, a previsão para os próximos meses é de um padrão entre normal a ligeiramente acima da normal climatológica nas Regiões Norte e Nordeste, e um comportamento próximo à normalidade nas demais áreas do País. Destaca-se que ao longo do trimestre JAS/2013, ocorrem incursões de massas de ar de origem polar, que provocam queda acentuada de temperatura no centrossul do Brasil, eventualmente podendo atingir parte da Região Centro-Oeste e o sul da Região Norte, caracterizando os conhecidos episódios de “friagem”. Além disso, ao longo do período há possibilidade de formação de geadas e nevoeiros na Região Sul e parte da Região Sudeste, e de forma eventual, queda de neve nas regiões serranas do sul do País." - CPTEC

 

É o que já sabemos, mas não custa ratificar para continuar com esperança. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

O meu maior temor tá se desenhando. À partir de quarta da semana que vem, dia 3, vai se instalar um veranico com mais ou menos uma semana de duração!! :negative:

Até o momento esse outono/inverno tem sido nota 6,5, talvez 7, por aqui. Bem melhor que 2012 no que diz respeito à ausência de dias quentes, mais pior com relação aos extremos de frio.

 

Quem sabe nao eh disto que estamos precisando para sair deste marasmo? Ateh agora nao houve veranico!

Vai que depois do calor vem uma bela massa de ar polar, com um ciclone bem posicionado...

 

Eu odeio veranico, e até agora, o ÚNICO ponto positivo desse inverno climático (climatologicamente falando, antes que me indiquem um psicólogo, até por que já tenho e não foi o clima que

me motivou a isso, hahahahaha) vinha sendo a ausência de veranicos. Veranico significa o quê? BLOQUEIO. Se SEM BLOQUEIO as MPS já não estavam conseguindo entrar no Brasil, quero

ver agora se instalar um veranico...

Link to comment
Share on other sites

O que tá faltando nesse inverno é "emoção", isso que tá faltando. Pra falar a verdade eu não me importaria em ter um ou dois dias tensos com mínima de 15 e máxima de 26/27ºC se depois viesse uma bomba polar com mínima de -3 e máxima de 5/6ºC aqui. Não tivemos nada nem próximo disso esse ano até agora e sei lá quando teremos, se tiver.

 

A média está boa, muito boa até, ruim é essa falta de um bom evento marcante de frio.

Link to comment
Share on other sites

O que tá faltando nesse inverno é "emoção", isso que tá faltando. Pra falar a verdade eu não me importaria em ter um ou dois dias tensos com mínima de 15 e máxima de 26/27ºC se depois viesse uma bomba polar com mínima de -3 e máxima de 5/6ºC aqui. Não tivemos nada nem próximo disso esse ano até agora e sei lá quando teremos, se tiver.

 

A média está boa, muito boa até, ruim é essa falta de um bom evento marcante de frio.

 

Estatisticamente é pouco provável termos num mesmo período ausência de calor mais frio extremo.

Claro, se viesse um veranico por alguns dias e depois fôssemos brindados com uma forte MP, com direito

a neve, inclusive, nas regiões propícias, seria ótimo. O que eu lamento, é que, nos últimos anos, quando

vem o veranico, fica só no veranico, como ocorreu em agosto do ano passado, um mês nulo em termos

de frio, em que algumas cidades aqui no RS chegaram a fechar com anomalia POSITIVA de 3,8ºC!

Aí, é o pior dos mundos...

Link to comment
Share on other sites

O meu maior temor tá se desenhando. À partir de quarta da semana que vem, dia 3, vai se instalar um veranico com mais ou menos uma semana de duração!! :negative:

Até o momento esse outono/inverno tem sido nota 6,5, talvez 7, por aqui. Bem melhor que 2012 no que diz respeito à ausência de dias quentes, mais pior com relação aos extremos de frio.

 

 

Rafael, onde vc está vendo que haverá veranico a partir do dia 3 de Julho? Todos os modelos e os principais institutos de climatologia (Climaterra, Climatempo, Metsul, Somar, entre outros) já começam a desenhar a entrada da massa polar mais forte do ano já no dia 05, fora que entre o dia 3 e 5, haverá mais ar frio diurno que agora. Veranico antes de 12 de Julho é muito difícil pela condição sinótica que se instalará na virada do mês.

 

Há uma enorme área de baixa pressão que irá cruzar o sul dos andes por volta do dia 30/06, e que dará origem a um ciclone extratropical pouco mais ao sul da foz do prata dia 01 - GFS aponta um poderoso, Europeu aponta a divisão por 2 desse ciclone, de qualquer forma esse(s) ciclone(s) fará(ão) com a alta da Bolívia um corredor do frio, e isto não é uma dança de modelos, já é uma convergencia entre todos para esta condição. Desta vez boto a cara a tapa mais do que daquela vez que previ máxima de 10 em Maria da Fé que não haverá veranico :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, uma dúvida: O que são as rodadas? No Wxbrasil tem -18h, -12h, -6h e Rodada Atual. O que significam e qual devo observar?

 

Abraços

 

 

Alguns modelos como o GFS tem 4 saídas diárias, as 00Z (+-1h40), 06Z (+-7h40), 12Z (+-13h40) e 18Z (+-18h40).

 

Aí pela rodada atual sempre aparece a última saída do horário, e para olhar as anteriores vá clicando no -6h, -12h...

Link to comment
Share on other sites

O que tá faltando nesse inverno é "emoção", isso que tá faltando. Pra falar a verdade eu não me importaria em ter um ou dois dias tensos com mínima de 15 e máxima de 26/27ºC se depois viesse uma bomba polar com mínima de -3 e máxima de 5/6ºC aqui. Não tivemos nada nem próximo disso esse ano até agora e sei lá quando teremos, se tiver.

 

A média está boa, muito boa até, ruim é essa falta de um bom evento marcante de frio.

 

Não generalize. Ano passado, mais precisamente na última semana de setembro, após encerrarmos um duro agosto escaldante e um setembro não muito diferente, o Caio captou um cavado que veio após uma frente fria e que precipitou neve de capucho em Bom Jesus. Todo o estado estava com bom frio, São Chico, Canela e alhures ficaram na expectativa, enquanto que Bonja e Jaquirana provaram da "branquinha" com direito a acumulação!!!! :good:

Link to comment
Share on other sites

Dia nublado, mas sem chuva aqui na Capital SP.

Na Penha CGE: Mínima de 16.5 graus; Máxima de 22.8 graus. Agora temos 20 graus.

 

Segundo a Climatempo, o Sol finalmente vai aparecer por aqui amanhã. Já no domingo vem outra frente fria e volta a chover e pelo jeito será mais outro sistema que ficará estacionado em SP, já que o tempo ficará chuvoso de domingo à terça feira da semana que vem (se não fosse frente estacionária, choveria apenas um dia em vez de 3).

 

Já faz 5 dias em que o Sol não aparece aqui. Embora tenhamos tido algumas aparições durante a manhã, acaba nem dando para considerar. Em muitos locais do centro sul do Brasil o Sol já está virando coisa rara hehe

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, uma dúvida: O que são as rodadas? No Wxbrasil tem -18h, -12h, -6h e Rodada Atual. O que significam e qual devo observar?

 

Abraços

 

 

Alguns modelos como o GFS tem 4 saídas diárias, as 00Z (+-1h40), 06Z (+-7h40), 12Z (+-13h40) e 18Z (+-18h40).

 

Aí pela rodada atual sempre aparece a última saída do horário, e para olhar as anteriores vá clicando no -6h, -12h...

 

Caio, obrigado pela explicação =)

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Exato Daniel...mal vai embora uma frente , chega outra..só espero que não chova no sabado...pois a estrada para o PNI vira um sabão..!!

 

É isso mesmo. De acordo com a Climatempo, o tempo amanhã voltará a ficar instável no sul do Brasil, sendo que a atual frente fria ainda está se deslocando no Rio de Janeiro!

Coisa de doido isso hehe

Link to comment
Share on other sites

Simepar teve muitos "acertos" de uns tempos prá cá, mas errou feio na previsão para esta noite na RMC! Segundo eles, teríamos "poucas nuvens"! À q tipo de "nuvens" será q se referiam? As Nacaradas? Aki está totalmente encoberto e, como se não bastasse, CHOVENDO!

E olha q a Sede do Simepar fica em Curitiba. (a previsão q me refiro é a q está nas tabelas das cidades paranaenses, não na pág inicial).

Bem, como já mencionei, chove e temos 15 graus agora.

Link to comment
Share on other sites

aqui no 1o planalto o marasmo continua. O calor inexiste, a última vez que a temp. chegou a 20ºC em minha casa foi no primeiro dia do mês, porém o frio tá mixuruca, foram somente 14 registros sub-10 em junho...

 

HOJE:

Mínima 12ºC e máxima de 17ºC com sol entre nuvens a tarde.

 

Voltou a chover por estas bandas.

 

No momento 14ºC e chuvisqueiro

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Caio , tomei a liberdade de colocar este fantástico post seu de 2009:

 

por Caio César » Ter Jan 27, 2009 9:46 pm

 

Eu não teria:

 

- Feito alguns dos meus melhores amigos

 

- Conhecido pessoas de coração enorme

 

- Viajado algumas vezes para São Joaquim, Gramado e até Itália e Austria

 

- Aprendido tanto sobre meteorologia e climatologia

 

- Comprado um sítio no Cruzeiro

 

- A possibilidade de trocar informações e conhecimento com pessoas de todo o mundo

 

Que achado, Carlão. Como foi atrás disto?

 

Poderia incluir hoje aí:

 

- Ter salvado a minha vida com o apoio, oração e energia positiva dos amigos.

 

- Encontrado neste espaço a amizade e a diversão em um momento tão delicado de minha vida.

 

- Ter ainda na UTI acessado o BAZ como primeira fonte de informação, louco pra saber da onda polar que explodiria no início de agosto de 2011.

 

- Ter comemorado com os amigos o meu renascimento e o nascimento de minha pequena anjinha.

 

- Ter instalado a estação PWS mais acessada do Brasil.

 

Esse é o BAZ na minha vida!

Link to comment
Share on other sites

Artur, todos os modelos apontam que vai esquentar geral aqui no RS à partir do dia 3. Tem cidades que não descarto 28 graus nos dias 4 e 5.

Tomara que venha uma MP varrendo a América do Sul com frio extremo depois disso, mas o cenário atual é de veranico por uma semana, começando na quarta que vem.

Sobre a MP do fim de semana, na terça os modelos apontavam pro dia 01 de julho mínima de 0 e máxima de 10 graus. Hoje aponta mínima de 4 e máxima de 15 graus. Rodada pós rodada o frio foi minguando...!!

Link to comment
Share on other sites

 

Que achado, Carlão. Como foi atrás disto?

 

Estão nos meus arquivos secretos...kkkkkkk

 

Caio...já fiz um bem bolado com o guarda da noite lá e qdo tiver alguma geada forte ele vai tirar foto com o celular e me mandar..olha só que maravilha...

 

Hehehe!

 

Show de bola! Gostaria de um dia ter acesso aos "arquivos secretos do Carlos Dias"...

Link to comment
Share on other sites

São Paulo numa noite friazinha com 17 a 18 graus de temperatura na região Central.

 

Ao que indica amanhã e sábado deverão ser dias secos por aqui, e alguma chuva fraca ainda pode cair no domingo, pra encerrar esse mês que foi bem chuvoso por aqui.

 

Na próxima semana, mais um sistema frontal vai passar na segunda-feira. Ao que parece deve chover de forma significativa ao longo da segunda, com bons volumes, já para estrear o mês de Julho. Após isso a entrada de um ar frio, mas realmente como já dito, sem maior intensidade do já visto.

 

Após isso, um sistema de alta pressão em média troposfera deve ganhar força, deixando o tempo seco por aqui até ao menos o próximo final de semana. Durante essa alta, a tendência parece ser de tardes agradáveis e noites frias. Talvez alguns problemas com umidade relativa do ar também.

 

E aguardemos o que Julho nos reservará em termos de ar frio, pois setembro já é logo alí.

Link to comment
Share on other sites

Eu considero justa a reclamação dos demais foristas habitantes do centro-norte tupiniquim ou do Paraná para cima.Tm sido ruim inclusive em SC. O que não consigo entender está na crítica de alguns gaúchos, em especial do João daqui de Porto Alegre. Esse ano está maiormente abaixo da média em relação a qualquer normal aqui no RS, seja ela a 31/60 ou 61/90. Esse junho está com anomalia negativa em grande parte do RS (aqui em POA ainda não, mas pode fechar na média ou abaixo pelo o que estamos tendo hj e teremos até o dia 30). Também vamos fechar esse mês com a menor máxima absoluta em décadas! Apenas 24,1C! Marcos pode me ajudar, mas acho que para ele também deve ser a menor máxima de junho para a série dele iniciada em 1995. No INMET essa marca pode ser de meio século atrás! O que realmente não há é frio extremo. É o único ponto negativo desse mês aqui no RS. Hoje fez 0,9C em Livramento, mas é ainda modesto perto do que normalmente faz em junho.

 

Sobre as projeções, acalmem-se. Nessa hora sempre lembro do Rafael Dable e suas ânsias sobre o frio extremo que resultavam em declarações do tipo: "esse inverno está perdido", "o frio do passado não existe mais", etc, e ele sempre acabava sendo surpreendido positivamente. Por quê? Porque o clima é dinâmico, não é mecanicista e previsões de LP invariavelmente tem se mostrado um lixo. Exemplo? Em março e abril desse ano foram postadas previsões dando conta que maio e junho seriam gelados e com grandes de frio. Não foi bem assim. Eu costumava ler as previsões trimestrais do INMET. Nunca vi uma dar certo! Enfim, deixem o clima e natureza darem as cartas. Não sacramentem o fim em algo que não é lógico, mas sim totalmente caótico. Os modelos não acertam para 6 dias e vcs querem sacramentar algo baseado neles?

 

Tudo que escrevi acima vale exclusivamente para o RS.

 

Desculpa, Bruno, mas esta média de Porto Alegre dentro da normalidade se deveu às temperaturas máximas, que não dispararam muito. Só isso. Eu até agora não vi um frio decente no RS. Vi aquele frio pela manhã, com tardes agradáveis... Aqueles dias frios, que permanece o frio praticamente o dia inteiro, com vento gélido e sensação que "vai nevar", não vi mesmo. Vai ser, na minha opinião, mais um inverno fiasquento. Depois do frio que vem semana que vem, que também não é nada excepcional vem um aquecimento por dias.... E assim o inverno vai passando. Abraços, amigo!

Link to comment
Share on other sites

Artur, todos os modelos apontam que vai esquentar geral aqui no RS à partir do dia 3. Tem cidades que não descarto 28 graus nos dias 4 e 5.

Tomara que venha uma MP varrendo a América do Sul com frio extremo depois disso, mas o cenário atual é de veranico por uma semana, começando na quarta que vem.

Sobre a MP do fim de semana, na terça os modelos apontavam pro dia 01 de julho mínima de 0 e máxima de 10 graus. Hoje aponta mínima de 4 e máxima de 15 graus. Rodada pós rodada o frio foi minguando...!!

 

 

 

Rafael, dei uma olhada em diversas cidades do RS e não consegui ver esse aquecimento todo, e o que vi foi de frio vampiro dias 4 e 5, máximas ao redor de 22 a 26 no norte gaucho, e com relação as mínimas apenas dia 5 teria um valor mais elevado, girando de 12 a 17 dependendo da região do estado, o que não dá pra considerar como veranico. Li artigos na Metsul que pra se considerar veranico, deve ter máximas perto ou acima de 28 por no mínimo 4 dias seguidos.

 

Entendi o que você quis dizer com os modelos darem aquecimento, mas não vejo este cenário de veranico nem de perto. Bom, gosto sempre de me basear na verdade então fui atrás de texto na Metsul que comprova o que acabei de falar, não haverá veranico dias 4 e 5, apenas um aquecimento não tão forte assim, já seguido de chuva e frio dia 6.

 

"Na literatura, o veranico foi pela primeira vez conceituado por Floriano Peixoto Machado em 1950. Segundo o autor, trata-se de uma anomalia climática que tão-somente se caracteriza após um período relativamente prolongado de frio, verificando-se durante a sua ocorrência o predomínio de ar seco, vento fraco (normalmente do quadrante norte), temperatura mínima acima de 12 graus e máxima acima de 25 graus. A duração média de um veranico é de quatro a sete dias e os eventos acontecem, geralmente, entre maio e agosto. Machado também analisou os principais casos de veranico no estado e identificou como causas determinantes para a sua ocorrência a presença de uma crista oriunda do Anticiclone Subtropical do Atlântico e o desvio das massas de ar polar para leste sem que atinjam o Rio Grande do Sul. "

 

Extraido de http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=39&cod_texto=640

 

O fato do autor dizer do desvio de massas polares a leste, é o que menos tem acontecido desde Maio aí no RS.

 

Abraços estudiosos!

Link to comment
Share on other sites

João, como vc projetou os meses de julho quando estava mais ou menos nessa época do mês de junho nos anos de 2012, 2007, 2000, 1992, 1991 e 1989? Imagino que todos estes anos estão na sua memória, não? Pela sua lógica imagino que imaginavas um julho "efervescente"... Saiba que nestes anos o mês de junho foi mais quente ou igual ao atual em termos médios, alguns bem mais quentes (2000 e 1992) e foram seguidos por julhos bem abaixo da média, quando não muito com boas nevadas na serra (caso de 1992 e 1989). Velhinho, o clima é caótico.

Link to comment
Share on other sites

Recordar é viver: há dois anos atrás eu, o Marcos e o Torales pegamos a maior nevada desde 2000 em Gramado/Canela. Nevou por algumas horas, alguns momentos de forma intensa, na madrugada do dia 26/06 para o dia 27/06. O início da neve tinha capuchos grandes que fez o Marcos ficar desnorteado na frente de crianças! Dizia: "Bruno, filma pra postar no BAZ! Filma pra postar no BAZ!!"

 

Eis o filme com o Marcos enlouquecido! Reparem nos segundos 14 até 17!

 

5Iv0FtvE7xU

Link to comment
Share on other sites

João, como vc projetou os meses de julho quando estava mais ou menos nessa época do mês de junho nos anos de 2012, 2007, 2000, 1992, 1991 e 1989? Imagino que todos estes anos estão na sua memória, não? Pela sua lógica imagino que imaginavas um julho "efervescente"... Saiba que nestes anos o mês de junho foi mais quente ou igual ao atual em termos médios, alguns bem mais quentes (2000 e 1992) e foram seguidos por julhos bem abaixo da média, quando não muito com boas nevadas na serra (caso de 1992 e 1989). Velhinho, o clima é caótico.

 

Exatamente!

Nosso povo nao tem memória e estão tentando prever o clima (neste caso o nosso inverno), como se ele fosse uma linha reta em um gráfico cartesiano. "Se nao fez frio em junho, nao farah em Julho".

As coisas nao sao assim moçada!

 

Ja vi nevar em 2004 (Cambara do sul), em uma noite que estava estrelada, sendo que quatro dias antes estávamos no maior veranico.

 

Para quem quiser conferir, eh soh olhar no livro do Prof. Nilson Pedro Wolff, "A neve no Brasil", com direito aparecer eu e o meu filho em algumas fotos com uma boa neve.

 

Vamos ao fatos...

 

Manchete do site Terra, dia (05/ago/2004):

Após registrar 33,5°C, Sul do Brasil pode ter neve

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI356581-EI306,00-Apos+registrar+C+Sul+do+Brasil+pode+ter+neve.html

 

Manchete de outro site, quatro dias depois (09/ago/2004):

Neve é show para turistas - Cambará do Sul

http://www.sindisprevrs.org.br/site/index.php?menu=detalhe_noticia&codigo=13808

 

Peço aos mais novos apenas uma coisa:

-Respeitem a experiencia de quem já viu algumas nevadas. A natureza costuma pregar muitas peças.

Estou mais confiante neste ano "que estah quente" do que em outros que tiveram maio e junho excelentes e o resto do inverno uma piada.

Quanto a "imprevisibilidade" do clima, diziam os antigos: "Quem quiser mentir, que fale do tempo".

Link to comment
Share on other sites

Recordar é viver: há dois anos atrás eu, o Marcos e o Torales pegamos a maior nevada desde 2000 em Gramado/Canela. Nevou por algumas horas, alguns momentos de forma intensa, na madrugada do dia 26/06 para o dia 27/06. O início da neve tinha capuchos grandes que fez o Marcos ficar desnorteado na frente de crianças! Dizia: "Bruno, filma pra postar no BAZ! Filma pra postar no BAZ!!"

 

Eis o filme com o Marcos enlouquecido! Reparem nos segundos 14 até 17!

 

5Iv0FtvE7xU

Hahaha! Memorável momento!! E frio de rachar! No dia seguinte tive variação de 5,9° a 10,3° em POA, com sensação em 0° ou negativa o dia todo. Incrível!! Por sinal, grande inverno o de 2011.

 

Abraços nostálgicos!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.