Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

Situação de Junho

 

Argentina Sul +0,5 / +1,0

Argentina na parte do Andes +3,0 / +3,5

Argentina centro e leste +1,0 / +1,5

Uruguai +0,5 / +1,0

 

RS +0,5 / +1,0

SC +1,0 / +1,5

PR +1,5 / +2,5

SP +1,5 / +2,5

MG +1,5 / +2,5

MS +2,0 / +2,5

MT +2,0 / +2,5

AC +2,0 / +2,5

GO + 1,5 / +2,5

ES +1,5 / +2,0

 

Credo, quanto "+" aí, heim? :mosking:

Aqui estamos com média de 17,8ºC. Anomalia de +01,5ºC. Junho

quente, porém não tanto como em 2002, 2005 ou 2006.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Vários modelos indicando a mesma situação para a primeira semana de Julho: Alta polar

se acoplando ao ASAS e frio mais significativo para a porção leste do Brasil. Alguns modelos

sugerem a formação de uma baixa mais ao norte que o normal, puxando um interessante

ar frio para latitudes menores. Global segue firme na sua tendência de cavalo polar em

apenas 96 horas, enquanto as previsões do americano e do europeu ainda são divergentes

deste. O consenso, como eu falei, é quanto à atuação de uma MP maritimizada no início

de Julho.

 

Tudo indica que pegarei frio intenso quando estiver nos 2200m do abrigo lá na pedra do

sino em Teresópolis.

Link to comment
Share on other sites

O dia segue chuvoso e frio em Campinas e toda a região, desde segunda feira estamos nesta situação de chuviscos e temperaturas baixas. A média de temperaturas neste mês de junho já está abaixo das normais climatológicas para Campinas, a média histórica é de 18,5°C e no momento estamos com 18.05°C, isto em função das temperaturas máximas que tem se mantido baixas por um longo período. Hoje temos mais um dia de muita instabilidade, chuvas e chuviscos generalizados e temperaturas baixas, no momento 16,6°C no Cepagri e Ciiagro e 16°C em Viracopos....

Link to comment
Share on other sites

O Sol já apareceu brevemente aki em Piraquara nesta manhã, mas o tempo voltou a fechar.

RECORDE de chuvas em Guarapuava, centro-sul do Estado.

Segundo o Simepar, dsd q instalaram seus instrumentos de medição nakele município, nc havia chovido tanto, em junho!

São 435, mm nestes últimos 26 dias!

E deve chover mais!

Aki, na área da minha estação, registrei até agora 354, mm neste mês incrivelmente chuvoso!

Link to comment
Share on other sites

A média de temperaturas neste mês de junho já está abaixo das normais climatológicas para Campinas, a média histórica é de 18,5°C e no momento estamos com 18.05°C

 

Paulo..a normal climatológica informada pelo Inmet para Campinas é de 17,3 para Junho. O Inmet me disse que trata-se da estação do IAC (-22.54 / -47.05 / 674m elev).

 

Campinas nesta estação do IAC até ontem estava:

 

Min med: 13,8

Max med: 22,5

Med comp: 17,5

 

Portanto a anomalia para Junho está em +0,2

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

Junho de 2013 vem sendo o mais quente dos ultimos 8 anos, mesmo com a média de 17.1°C apenas 0.3°C acima da média, a ausencia de um frio significativo vem contribuindo para isso, a média das minimas deste mes está maior do que a registrada em Maio com 13.2°C, o problema mesmo é as minimas a média das maximas está em maravilhosos 20.8°C sendo a maior maxima registrada neste mês de apenas 23.7°C...

Link to comment
Share on other sites

gostei da observação do Coutinho, no rodapé da previsão que fez no site do climaterra:

 

Obs; mantém o indicativo de intensa onda de frio do dia 30 em diante em SC e centro-sul do Brasil, já sinaliza risco para a safrinha do milho no PR e Centro-sul do MS e SP.

Não sendo pessimista, duvido muito o norte do PR ficará de fora novamente do frio...

Link to comment
Share on other sites

Opa opa modelo europeu convergindo pra frio forte a partir do dia 2 em SP e sul de MG, dando temperaturas mínimas de 6 a 8 graus na grande SP as 9 da manhã do dia 03!!! Vai na convergencia com os outros modelos para frio forte!!!

 

Como já estamos todos com as barbas de molho, vamos esperar que o frio será retirado lá pelo dia 29, retornando com menos força dia 01 pelos modelos. Como sabemos que a massa polar será forte e maritimizada mesmo que os modelos retirem algum frio, considero que o amanhecer na grande SP do dia 03 terá temperaturas na faixa de 8 a 10 no amanhecer,grande chance (60% a 80%) do Mirante de Santana bater o recorde de mínima de 2013 em 03/07. Primeira mínima de 1 dígito no Mirante em 2013 a vista!

Link to comment
Share on other sites

Nem me fale William, acho que se tivesse que chover, já tinha chovido; provavelmente agora, só a partir do domingo com a FF que vai chegar. Ou seja, vamos terminar Junho, com algo próximo dos 15 mm de chuva. Prá mim, é muito pouco.

 

Estava vendo a rodada do GFS que o Renan citou e vamos ter uma pressão de quase 1030 aqui no litoral do SE. Índice propício ao "vampirismo" ou estou enganado. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Nem me fale William, acho que se tivesse que chover, já tinha chovido; provavelmente agora, só a partir do domingo com a FF que vai chegar. Ou seja, vamos terminar Junho, com algo próximo dos 15 mm de chuva. Prá mim, é muito pouco.

 

Estava vendo a rodada do GFS que o Renan citou e vamos ter uma pressão de quase 1030 aqui no litoral do SE. Índice propício ao "vampirismo" ou estou enganado. :mosking:

 

O Conde Drácula voltará ao Sudeste, Sérgio! Mas já estava na hora, estou com muitas saudades da nossa dinâmica típica de inverno. Entretanto, nos primeiros

dias da alta polar sobre o Atlântico, mesmo as tardes serão frias. No decorrer dos dias, esta alta se tropicaliza e, aí sim, teremos o vampirão à solta.

 

Penso que nossa estação no PNI já vai começar bombando, você vai ver.

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Até as 23:59 do dia 24 de Junho, acumulado de 53,5 mm de chuva no Assunção, com as chuvas dos últimos dias, a chance é eu já ter ultrapassado a média do mês, que seria de 88 mm (Somar meteorologia). A média de chuvas registradas até dia 25 as 23:59 em 25 pontos de medição em são Bernardo é de 66 mm (defesa civil), onde os bairros mais próximos de SP tem acumulados maiores e os mais afastados, em direção ao topo da serra, tem acumulados menores. Riacho Grande ultrapassou os 71 mm, então creio que os demais bairros de São Bernardo devem ter algo entre 80 e 100 mm acumulados.

Link to comment
Share on other sites

Nem me fale William, acho que se tivesse que chover, já tinha chovido; provavelmente agora, só a partir do domingo com a FF que vai chegar. Ou seja, vamos terminar Junho, com algo próximo dos 15 mm de chuva. Prá mim, é muito pouco.

 

Estava vendo a rodada do GFS que o Renan citou e vamos ter uma pressão de quase 1030 aqui no litoral do SE. Índice propício ao "vampirismo" ou estou enganado. :mosking:

 

O Conde Drácula voltará ao Sudeste, Sérgio! Mas já estava na hora, estou com muitas saudades da nossa dinâmica típica de inverno. Entretanto, nos primeiros

dias da alta polar sobre o Atlântico, mesmo as tardes serão frias. No decorrer dos dias, esta alta se tropicaliza e, aí sim, teremos o vampirão à solta.

 

Penso que nossa estação no PNI já vai começar bombando, você vai ver.

 

abs

 

 

Nem me fale no vampirao num quero nem ver minha estaçao :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Até as 23:59 do dia 24 de Junho, acumulado de 53,5 mm de chuva no Assunção, com as chuvas dos últimos dias, a chance é eu já ter ultrapassado a média do mês, que seria de 88 mm (Somar meteorologia). A média de chuvas registradas até dia 25 as 23:59 em 25 pontos de medição em são Bernardo é de 66 mm (defesa civil), onde os bairros mais próximos de SP tem acumulados maiores e os mais afastados, em direção ao topo da serra, tem acumulados menores. Riacho Grande ultrapassou os 71 mm, então creio que os demais bairros de São Bernardo devem ter algo entre 80 e 100 mm acumulados.

 

Artur, por um acaso você consegue ver os índices pluviométricos da defesa civil de SBC???

Olha o link http://dcsbcsp.blogspot.com.br/

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Opa opa modelo europeu convergindo pra frio forte a partir do dia 2 em SP e sul de MG, dando temperaturas mínimas de 6 a 8 graus na grande SP as 9 da manhã do dia 03!!! Vai na convergencia com os outros modelos para frio forte!!!

 

Como já estamos todos com as barbas de molho, vamos esperar que o frio será retirado lá pelo dia 29, retornando com menos força dia 01 pelos modelos. Como sabemos que a massa polar será forte e maritimizada mesmo que os modelos retirem algum frio, considero que o amanhecer na grande SP do dia 03 terá temperaturas na faixa de 8 a 10 no amanhecer,grande chance (60% a 80%) do Mirante de Santana bater o recorde de mínima de 2013 em 03/07. Primeira mínima de 1 dígito no Mirante em 2013 a vista!

Seção curiosidade... :mosking:

 

E pensar que o Mirante já teve:

54 mínimas sub-10 em 1962 e 1968

43 mínimas sub-10 em 1994...

 

Médias anuais de mínimas sub-10 no Mirante por décadas:

1961-1970: 27,9 mínimas sub-10 por ano

1971-1980: 20,3/ano

1981-1990: 20,8/ano

1991-2000: 16,7/ano

2001-2010: 9,9/ano

Link to comment
Share on other sites

Até as 23:59 do dia 24 de Junho, acumulado de 53,5 mm de chuva no Assunção, com as chuvas dos últimos dias, a chance é eu já ter ultrapassado a média do mês, que seria de 88 mm (Somar meteorologia). A média de chuvas registradas até dia 25 as 23:59 em 25 pontos de medição em são Bernardo é de 66 mm (defesa civil), onde os bairros mais próximos de SP tem acumulados maiores e os mais afastados, em direção ao topo da serra, tem acumulados menores. Riacho Grande ultrapassou os 71 mm, então creio que os demais bairros de São Bernardo devem ter algo entre 80 e 100 mm acumulados.

 

Artur, por um acaso você consegue ver os índices pluviométricos da defesa civil de SBC???

Olha o link http://dcsbcsp.blogspot.com.br/

 

abraços

 

 

Fernando, sim da minha casa consigo ver o tabelão de chuva diário, lá mostra 25 pontos de medição e acima do tabelão, o acumulado mensal até o momento.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

E a chuva deu uma trégua aqui em Sampa.

Aqui na zona norte houve algumas ameaças de aberturas de sol no fim da manhã. Mas foram só ameaças.

O céu continua nublado.

 

O volume de chuva da convencional do Mirante no site do INMET, entre 9 da manhã de ontem e as 9h de hoje (10,9 mm), está evidentemente errado.

A automática registra 46 mm no mesmo período.

Moro a 3 km em linha reta da estação do Mirante e aqui caiu água "pra dedéu" na madrugada e 1ª metade da manhã.

As estações do CGE acumularam de 25 a 50 mm no mesmo período.

 

O Mirante já soma mais de 120 mm neste mês de junho (Considerando o dado da automática para hoje), mais que o dobro da média (1961-1990: 55,7 mm; 1991-2012: 54,2 mm)

Link to comment
Share on other sites

Pelo Mbar e alguns outros com a característica de secura, continentalidade, potencial isobárico, razoável espessura da camada e sustentação de frio em altura, esta será uma MP capaz de provocar mínimas excepcionais nos locais mais frios. Mínima negativa de dois dígitos em algum ponto ou outro também não pode ser descartada pelo o que apresenta o modelo brasileiro.

 

Por este modelo em especial, ressalta-se.

Link to comment
Share on other sites

Fernando, sim da minha casa consigo ver o tabelão de chuva diário, lá mostra 25 pontos de medição e acima do tabelão, o acumulado mensal até o momento.

 

Abraços!

 

Estranho, eu fuço, fuço e não consigo ver os dados, só vejo ####

 

 

Fernando, os caras marcam com #### as estações que não registraram nada ou nao tiveram leitura, eu liguei pra defesa civil em fevereiro e eles disseram que na conta do mes, eles fazem com os dados das 25, mesmo q nao esteja no tabelao os dados. Todo dia muda os dados, os 66 mm q peguei foi anteontem.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Fernando, os caras marcam com #### as estações que não registraram nada ou nao tiveram leitura, eu liguei pra defesa civil em fevereiro e eles disseram que na conta do mes, eles fazem com os dados das 25, mesmo q nao esteja no tabelao os dados. Todo dia muda os dados, os 66 mm q peguei foi anteontem.

 

Pensei que por usar modelo do excel quando passava do limite de espaço não abria, acumulado mensal acima dos 100mm.

 

 

Valeu Chiovitti.

Link to comment
Share on other sites

Caio..vc que é o grande mestre em previsoes aqui...e para o PNI sabado de manha , na faixa dos 2.450m....teremos mesmo ceu limpo e chance de geada..?? Pois de uns dias pra cá a temperatura está oscilando lá entre 6/13 graus com nebulosidade com algumas aberturas...Não temos ar frio nenhum aqui e estamos um pouco ameno por causa das chuvas, coisa que não está ocorrendo lá...apenas presença de nebulosidade e com ventos fortes..

Link to comment
Share on other sites

Caio..vc que é o grande mestre em previsoes aqui...e para o PNI sabado de manha , na faixa dos 2.450m....teremos mesmo ceu limpo e chance de geada..?? Pois de uns dias pra cá a temperatura está oscilando lá entre 6/13 graus com nebulosidade com algumas aberturas...Não temos ar frio nenhum aqui e estamos um pouco ameno por causa das chuvas, coisa que não está ocorrendo lá...apenas presença de nebulosidade e com ventos fortes..

 

 

Agradeço pelo "grande mestre" mas há outros que merecem a honra bem mais do que eu.

 

Quanto ao PNI vou fazer uma pesquisa e posto assim que a minha espoleta Helena deixar.

Link to comment
Share on other sites

Nossa! Que chuvarada que caiu na Capital SP entre o final da noite passado até esta manhã!

Confesso que até eu que curto chuva fiquei preocupado por chover sem parar. A chuva aqui na ZL ora ficava forte, ora ficava mais fraca.

Mas finalmente tivemos uma trégua nessa tarde e olhando o radar de São Roque, essa noite promete ser mais tranquila, pois por enquanto há poucas áreas de chuvas de fraca intensidade no sul e sudoeste paulista!

 

Posso estar errado, mas acredito que essas instabilidades que atuam em parte do sul do Brasil, MS e SP há mais de 2 semanas está sendo causada pelo sistema da alta pressão a 200 hpa que fica naquelas áreas lá da Amazônia, Peru e até o oceano Pacífico. Essa circulação anticiclônica costuma mais atuar nos meses de verão e é responsável por espalhar umidade no Brasil central (a chamada Alta da Bolívia).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.