Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pelo menos duas pontes seguem bloqueadas ao longo do Rio Ivaí, com água bem acima do nível normal. Hoje só choveu fraco durante a madrugada e manhã e a parte da tarde ficou apenas nublada. Até agora a temperatura variou entre 16,2ºC e 17,8ºC. Torcendo pelos modelos brazucas em relação ao frio da semana que vem!

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Riacho Grande encoberto com 18,2....nem em abril tive uma noite com essa temperatura que eu me lembre...definitivamente este junho é pra esquecer....hoje 16,1 / 19,4

 

Excesso de umidade.

Litoral mais frio

Cananéia 14,5°C

Peruíbe 18,1°C

Santos esquentou nos últimos minutos 23°C.

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

La Quiaca: -05,0 / 12,4

Mar del Plata: -03,1 / 14,0

Salta: -00,7 / 17,6

Córdoba: -00,7 / 22,0

Rosario: -00,5 / 19,6

Mendoza: 01,2 / 17,0

Bariloche: 02,6 / 11,0

Buenos Aires: 04,6 / 17,4

Ushuaia: 07,2 / 15,2

 

Porto Alegre: 12,8 / 16,2

Florianópolis: 17,7 / 19,6

Curitiba: 14,1 / 18,2

São Paulo: 16,0 / 18,5

Rio de Janeiro: 21,2 / 30,1

Belo Horizonte: 14,4 / 25,9

Brasília: 14,2 / 26,4

Goiânia: 18,3 / 30,4

 

Parque do Itatiaia: 07,5 / 13,3

Urupema SC: 10,9 / 13,9

São Joaquim SC: 11,1 / 14,1

Campos Novos SC: 11,5 / 14,1

Painel SC: 12,2 / 13,7

Bom Jardim da Serra SC: 12,8 / 15,2

Link to comment
Share on other sites

18Z horrível, totalmente divergente do Mbar.

 

O que não é bom para ninguém: o GFS veio reduzindo o potencial do frio em altura sobre POA rodada a rodada. Dava quase -1,5oC na 00Z e agora na 18Z não baixa de +2oC. Parecido com o Europeu, o que é pior, muito pior.

 

Quanto mais a linha de 0oC subir, mais amplo o frio. Mas o modelo americano vem restringindo. Vamos acompanhar se o padrão Inpe/Mbar vai ganhar a parada de frio mais intenso, amplo e seco. Rezem por eles, mas é bem difícil eles virarem o jogo sobre estes dois pesos pesados, embora não impossível como já visto algumas poucas vezes.

 

Para o PNI no dia 29 há divergência nos principais modelos globais, a maioria dos modelos aponta tempo úmido, com chuviscos ocasionais e temperatura máxima na casa dos 10oC e vento fraco. Europeu e Mbar apostam em tempo mais seco e temperaturas um pouco menores ao amanhecer.

Link to comment
Share on other sites

A média de temperaturas neste mês de junho já está abaixo das normais climatológicas para Campinas, a média histórica é de 18,5°C e no momento estamos com 18.05°C

 

Paulo..a normal climatológica informada pelo Inmet para Campinas é de 17,3 para Junho. O Inmet me disse que trata-se da estação do IAC (-22.54 / -47.05 / 674m elev).

 

Campinas nesta estação do IAC até ontem estava:

 

Min med: 13,8

Max med: 22,5

Med comp: 17,5

 

Portanto a anomalia para Junho está em +0,2

 

 

Obrigado Carlos, de qualquer forma isso mostra que este mês de Junho não está ruim para quem gosta de frio, no leste paulista, temos tardes frias, apesar de não termos tido frios extremos nas mínimas. Acho que o mês de Julho contribuirá para termos um Inverno bem próximo a média ou até mesmo abaixo, o que tem sido difícil ultimamente....

 

abraço

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

18Z horrível, totalmente divergente do Mbar.

 

O que não é bom para ninguém: o GFS veio reduzindo o potencial do frio em altura sobre POA rodada a rodada. Dava quase -1,5oC na 00Z e agora na 18Z não baixa de +2oC. Parecido com o Europeu, o que é pior, muito pior.

 

Quanto mais a linha de 0oC subir, mais amplo o frio. Mas o modelo americano vem restringindo. Vamos acompanhar se o padrão Inpe/Mbar vai ganhar a parada de frio mais intenso, amplo e seco. Rezem por eles, mas é bem difícil eles virarem o jogo sobre estes dois pesos pesados, embora não impossível como já visto algumas poucas vezes.

 

Para o PNI no dia 29 há divergência nos principais modelos globais, a maioria dos modelos aponta tempo úmido, com chuviscos ocasionais e temperatura máxima na casa dos 10oC e vento fraco. Europeu e Mbar apostam em tempo mais seco e temperaturas um pouco menores ao amanhecer.

 

Putz... O negócio agora é esperar pelas 00z, vai que temos uma boa surpresa, tipo GFS ou europeu seguindo o MBAR.... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

La Quiaca: -05,0 / 12,4

Mar del Plata: -03,1 / 14,0

Salta: -00,7 / 17,6

Córdoba: -00,7 / 22,0

Rosario: -00,5 / 19,6

Mendoza: 01,2 / 17,0

Bariloche: 02,6 / 11,0

Buenos Aires: 04,6 / 17,4

Ushuaia: 07,2 / 15,2

 

Porto Alegre: 12,8 / 16,2

Florianópolis: 17,7 / 19,6

Curitiba: 14,1 / 18,2

São Paulo: 16,0 / 18,5

Rio de Janeiro: 21,2 / 30,1

Belo Horizonte: 14,4 / 25,9

Brasília: 14,2 / 26,4

Goiânia: 18,3 / 30,4

 

Parque do Itatiaia: 07,5 / 13,3

Urupema SC: 10,9 / 13,9

São Joaquim SC: 11,1 / 14,1

Campos Novos SC: 11,5 / 14,1

Painel SC: 12,2 / 13,7

Bom Jardim da Serra SC: 12,8 / 15,2

 

Minha nossa o_O

É normal dias assim em Ushuaia em Junho?

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

La Quiaca: -05,0 / 12,4

Mar del Plata: -03,1 / 14,0

Salta: -00,7 / 17,6

Córdoba: -00,7 / 22,0

Rosario: -00,5 / 19,6

Mendoza: 01,2 / 17,0

Bariloche: 02,6 / 11,0

Buenos Aires: 04,6 / 17,4

Ushuaia: 07,2 / 15,2

 

Porto Alegre: 12,8 / 16,2

Florianópolis: 17,7 / 19,6

Curitiba: 14,1 / 18,2

São Paulo: 16,0 / 18,5

Rio de Janeiro: 21,2 / 30,1

Belo Horizonte: 14,4 / 25,9

Brasília: 14,2 / 26,4

Goiânia: 18,3 / 30,4

 

Parque do Itatiaia: 07,5 / 13,3

Urupema SC: 10,9 / 13,9

São Joaquim SC: 11,1 / 14,1

Campos Novos SC: 11,5 / 14,1

Painel SC: 12,2 / 13,7

Bom Jardim da Serra SC: 12,8 / 15,2

 

Minha nossa o_O

É normal dias assim em Ushuaia em Junho?

 

Isso eu acredito ser temperatura de verão ou quase! :sad:

Link to comment
Share on other sites

Esuardo Finatto, temho acompanhado uma estação que há nas Torres Del Paine que ficam no Chile ao redor do paralelo 50. Bateu perto de 20C nos últimos dias, o que é uma temperatura de verão. Para vc ter uma idéia, a máxima desse ano até agora nessa estação não passou de 23C.

 

Sobre a próxima onda de frio, só um modelo me guia: o Europeu. É quem mais acerta. Será uma onda de frio forte para o RS, mas nada de extraordinário.

Link to comment
Share on other sites

Livramento agora com 5C, sendo que a média está 11,5C nesse mês. Penso que toda a fronteira oeste gaúcha deve estar levemente abaixo da média, enquanto que o leste está levemente acima.

 

Bingo, Bruno!

 

543cfa65676eeaa53c2b6226fd5d881d_zps3e4900f9.jpg

 

Frio na fronteira, sudeste do Brasil bem acima. Argentina acima, dia desses em um fórum em espanhol vi o pessoal reclamando e citando o fato de Ushuaia ter registrado 14oC a poucos dias. Raríssimo para o local em fins de junho.

Link to comment
Share on other sites

Já está confirmado: Junho/2013 quebrará um recorde por aqui: Este mês terá a maior mínima absoluta da história,

com mínima absoluta de INCRÍVEIS 13,5ºC no INMET. Vai conseguir superar fácil o antigo recorde de Junho-1982,

cuja mínima foi de 12,2ºC.

 

HISTORICAMENTE DE CHORAR...

Link to comment
Share on other sites

Sobre modelos:

 

Europeu o melhor, porém demasiadamente instável nesta MP da virada.

 

Mbar estável e muito bem neste inverno.

 

ETA e Global estáveis nesta MP, porém "Maria vai com o Europeu e o GFS" na hora H.

 

Nenhum instituto arriscando palpite e indo além de "forte frio a partir de domingo", apenas a Climaterra citando INDICATIVO de intensa onda de frio. O que não chega a ser uma previsão.

 

Difícil cenário para os profissionais.

Link to comment
Share on other sites

Os 3°C daqui provavelmente devem estar entre as maiores mínimas de Junho, isso se não for a maior. Acho que até 2005 teve menos.

 

Maurício, Ushuaia mais quente do que a média de Janeiro em fins de Junho é assustador, é como se Passo Fundo tivesse 30°C nessa época (acho que seria recorde). Me aborrece não termos clima como o do hemisfério norte pra falar a verdade, até New York no inverno consegue se dar melhor que Ushuaia e em uma latitude não muito alta, hehe.

Link to comment
Share on other sites

Já está confirmado: Junho/2013 quebrará um recorde por aqui: Este mês terá a maior mínima absoluta da história,

com mínima absoluta de INCRÍVEIS 13,5ºC no INMET. Vai conseguir superar fácil o antigo recorde de Junho-1982,

cuja mínima foi de 12,2ºC.

 

HISTORICAMENTE DE CHORAR...

 

 

Bizarramente trágico neste junho absolutamente DECEPCIONANTE, sem nenhuma MP decente. O que remete a julho de 1998, que pelo menos teve 40cm de neve em um cenário muito peculiar nas cotas <1500m.

 

Pacífico ajudando e finalmente a AAO melhorando.

 

Mas depois de um maio meia-boca e um junho fraco já da pra dizer que 2013 não entra para o rol dos grandes invernos. Temos 60 dias para salvar a lavoura. Depois disso é lucro na bolsa. Só no mínimo uns 2 episódios muito memoráveis neste intervalo podem fazer 2013 ser lembrado ao invés de eternamente esquecido.

 

Oremos.

Link to comment
Share on other sites

Creio que ainda é cedo para dizer o quão ruim ou bom será essa inverno. De fato, junho entra como um dos piores que já vi em termos de frio intenso. Foi pior do que 1998 e melhor do que 2003, quando não baixei de 8° em ambos os meses. Em 2003 tive UMA mínima de um dígito. 2005 foi o junho mais quente que já vi, ficando com simples de 19,05°.

 

Engraçado que estou gostando desse ano. O principal motivo é que fiquei com uma impressão monstruosamente péssima de 2012, certamente o pior trauma climático da minha vida. Olhando para trás, só vejo alegria na frente. :mosking: Ademais porque 2013 tem tido meses abaixo ou na média aqui no Sul.

 

Quanto ao frio vindouro, a MetSul divulgou um boletim para POA no Metroclima: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/default.php?reg=1282&p_secao=7#. Como disse o Bruno: frio forte, mas nada excepcional.

 

Agora tenho 11,3° com +-87%. O tempo abriu e está esfriando.

Link to comment
Share on other sites

Falando de frio e neve, algum baziano com planos de pegar uma nevezita na vizinhança em julho... ? :)

 

Estou planejando uma rota da neve, La Paz, Santiago,Bariloche.. mas com essas anomalias positivas estou até com medo do que vou enfrentar naquelas bandas.. hehe

 

 

Por aqui hoje mais um dia de muito calor, e sempre querendo chover, mas só querendo mesmo, e continuando no abafamento sem chuva. Máxima de 32 graus. A 300km em linha reta ao sul de Rio Branco, uma frente fria estacionária sobre a Bolívia, deixou o dia chuvoso e abaixo dos 20 graus.. Maldito jato, bloqueio.. imagino o que os cariocas que gostam de chuva e frio estão pensando como eu, vendo que o Rio amarga dias abafados nessa semana, enquanto SP está fria e chuvosa.

Link to comment
Share on other sites

Máxima de 12ºC hoje

 

A média máxima do mês já está em 17.7ºC, 0.9 abaixo da média e 0.6 abaixo da média de julho, o mês mais frio do ano.

Belo valor. Minha média máxima está em 18,8°. E hoje foi mais uma máxima relativamente baixa: 16,2°.

 

Ontem tive variação de 14,5° a 18,1°. Hoje de 11,5° (à meia-noite) a 16,2°.

 

Agora ainda 11,3°, calmo e tempo bom. Devo chegar a 9°.

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

Tem ocorrido nos últimos anos em sp grandes acumulados de chuva em alguns meses do inverno. Esses dias choveu sem parar por um período que não vi acontecer nem no verão. O mesmo valeu pro ano passado, também em junho.

 

Só lembrando também que as 2 ou 3 noites de menores mínimas em sp ano passado ocorreram com chuva!

 

É uma subtropicalidade "fajuta" :laugh: As razões desses eventos tem a ver justamente com a falta das características que causavam o frio forte e a neve de antigamente...

Link to comment
Share on other sites

Galera, tive coisas estranhas acontecendo hoje aqui no Assunção, a primeira foi a chuva, em 72 horas choveu 110 mm aqui em casa (pluviometro analógico com coleta diária), o que fez o acumulado do mês chegar a 121,5 mm.

A outra coisa estranha, foi a mínima, que chegou a 15,2 graus na minha estação digital, isso as 8 da manhã, não de madrugada. Máxima de 18,2 também no digital. Pensando que havia erro de leitura, fui conferir o analógico, e para minha surpresa, mínima de 15,0 e máxima de 18,3, confirmando os dados da estação.

 

Bem o que o Carlos Campos comentou outro dia, na dúvida, sempre manter dois tipos de medição, analógica e digital. Inclusive no site da OMM, a recomendação é sempre manter analógico e digital.

Link to comment
Share on other sites

Creio que ainda é cedo para dizer o quão ruim ou bom será essa inverno. De fato, junho entra como um dos piores que já vi em termos de frio intenso. Foi pior do que 1998 e melhor do que 2003, quando não baixei de 8° em ambos os meses. Em 2003 tive UMA mínima de um dígito. 2005 foi o junho mais quente que já vi, ficando com simples de 19,05°.

 

Engraçado que estou gostando desse ano. O principal motivo é que fiquei com uma impressão monstruosamente péssima de 2012, certamente o pior trauma climático da minha vida. Olhando para trás, só vejo alegria na frente. :mosking: Ademais porque 2013 tem tido meses abaixo ou na média aqui no Sul.

 

Quanto ao frio vindouro, a MetSul divulgou um boletim para POA no Metroclima: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/default.php?reg=1282&p_secao=7#. Como disse o Bruno: frio forte, mas nada excepcional.

 

Agora tenho 11,3° com +-87%. O tempo abriu e está esfriando.

 

Isso é um temor que eu tenho sobre o Planeta esquentar gradativamente, é a gente ir se acostumando com aumentos suaves e gradativos. 2012 e 2013 estão sendo bemmm atípicos climaticamente, algumas coisas para o bem, mas a grande maioria para o ruim infelizmente.

 

E acho que já da pra avaliar parcialmente o nosso inverno de 2013 sim, pois 50% do nosso inverno climático já se foi! Maio e junho em resumo estão/foram de meia-boca a ruins. Com poucos momentos que se salvaram.

 

Mas ainda é muito cedo jogar a toalha, a natureza sempre compensa, dificilmente a Argentina se manterá assim acima da média por muito tempo. Foda que se esse padrão americano se mantiver, julho será outro mês sem grandes emoções, tomara que não!

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 00Z do GFS escandalosamente desastrosa. Soterrou o frio intenso. De -1,5oC em 850 para POA ontem 00Z para +5oC. Fiasco total, até em abril fez mais frio em altura, bem mais.

 

E agora o pior: Global e ETA convergindo para o cenário de onda de frio normal, sem destaque nenhum. Soterrando o frio intenso que mostravam. A chama vai se apagando.

 

Mbar o único a resistir com o frio intenso com a linha de 0oC atingindo o RS e raspando SC, mas já apresenta reduzida no frio.

 

E depois de passar pelo Sul o anticiclone ganhará força no oceano se estabelecendo como ASAS. Bom para o sudeste.

 

Verânico no Sul em julho a vista com este possível ASAS?

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 00Z do GFS escandalosamente desastrosa. Soterrou o frio intenso. De -1,5oC em 850 para POA ontem 00Z para +5oC. Fiasco total, até em abril fez mais frio em altura, bem mais.

 

E agora o pior: Global e ETA convergindo para o cenário de onda de frio normal, sem destaque nenhum. Soterrando o frio intenso que mostravam. A chama vai se apagando.

 

Mbar o único a resistir com o frio intenso com a linha de 0oC atingindo o RS e raspando SC, mas já apresenta reduzida no frio.

 

E depois de passar pelo Sul o anticiclone ganhará força no oceano se estabelecendo como ASAS. Bom para o sudeste.

 

Verânico no Sul em julho a vista com este possível ASAS?

 

Caio,

Com essa retirada do frio e um possível veranico, será que poderei pegar algo significativo no período de 11 a 15/07 na serra gaúcha?

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Creio que ainda é cedo para dizer o quão ruim ou bom será essa inverno. De fato, junho entra como um dos piores que já vi em termos de frio intenso. Foi pior do que 1998 e melhor do que 2003, quando não baixei de 8° em ambos os meses. Em 2003 tive UMA mínima de um dígito. 2005 foi o junho mais quente que já vi, ficando com simples de 19,05°.

 

Engraçado que estou gostando desse ano. O principal motivo é que fiquei com uma impressão monstruosamente péssima de 2012, certamente o pior trauma climático da minha vida. Olhando para trás, só vejo alegria na frente. :mosking: Ademais porque 2013 tem tido meses abaixo ou na média aqui no Sul.

 

Quanto ao frio vindouro, a MetSul divulgou um boletim para POA no Metroclima: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/default.php?reg=1282&p_secao=7#. Como disse o Bruno: frio forte, mas nada excepcional.

 

Agora tenho 11,3° com +-87%. O tempo abriu e está esfriando.

 

Marcos, não quero parecer pessimista, mas pra mim este será mais um inverno xoxo, sem graça... Este frio que virá semana que vem será normal, sem nada demais. A METSUL já está dando entre 10 e 17°c para domingo aqui em Porto ALegre, o que é um frio comum. Após esta MP viria um aquecimento e temperatura amena por muito tempo!

E assim o tempo vai passando, quando vemos é agosto... e o miolo do inverno se foi.. Sem falar que em agosto vem os calorões... Mesmo que não seja igual a agosto do ano passado, mas sempre tem calor.

Abraços decepcionados! Hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Paulo..a normal climatológica informada pelo Inmet para Campinas é de 17,3 para Junho. O Inmet me disse que trata-se da estação do IAC (-22.54 / -47.05 / 674m elev).

 

Campinas nesta estação do IAC até ontem estava:

 

Min med: 13,8

Max med: 22,5

Med comp: 17,5

 

Portanto a anomalia para Junho está em +0,2

 

Paulo, essa normal é do Cepagri e não confio muito, por ela o clima aqui nem seria mesotérmico, não teria mês abaixo de 18ºC!

Carlos, essa média de mínimas de 13,8º tá muito alta! A normal que tenho do IAC 61-90 indica 12,3ºC de mínima média em junho e 11,9ºC em julho.

Link to comment
Share on other sites

Caio,

Com essa retirada do frio e um possível veranico, será que poderei pegar algo significativo no período de 11 a 15/07 na serra gaúcha?

Abraços

 

Amigo, se estamos com muitas dificuldades nos modelos com 96h de antecedência, o que dirá com mais de 15 dias? Queria muito te ajudar, mas dadas as condições deste ano está quase impossível fazer um prognostico. A tendência pelo CFS de hoje (muito ruim e de baixa confiabilidade) é por um RS dividido entre uma metade sul quente e uma metade norte entre na média a ligeiramente abaixo:

 

CC918E2A-29BD-4B14-B149-C2B90894FDED-3296-000000F02593B498_zpscfc634a7.jpg

 

E a Argentina e o Uruguai torrando, é mole este 2013?

Link to comment
Share on other sites

:cray: Não tem como tapar os olhos e negar q este começo de inverno tem sido a maior decepção para os amantes do frio.

É triste ver, dia após dia, o desânimo exposto claramente em cada postagem...

Algumas vzs já falei aki em "COMPENSAÇÕES" e acredito fortemente q esta "lei" da natureza gere o clima do planeta.

Já comentei em outro post sobre a extrema secura q castigou grande parte do Sul do país em meados do mês de maio. Nesta ocasião inúmeros municípios dos 3 estados tiveram os menores índices de umidade relativa em muitos anos de observações. Os valores desceram à 7% em alguns locais (SJoaquim, Palmas, Caçador, Vacaria, etc).

Índice no Morro da Igreja chegou à 2,5%!!

Agora, tivemos a "resposta" com toda essa chuva extrema q castigou exatamente as mesmas áreas onde a umidade faltou em maio.

Aki no Paraná já choveu nos últimos dias o ekivalente à toda a chuva esperada para o trimestre invernal. Mais até! Teve cidades q registraram mais de 400,mm na última kinzena.

Nas baixadas da serra catarinense, o número de dias com geada neste outono foi recorde, chegando a 50 ocorrências em algumas áreas, entretanto, justamente agora q o inverno chegou as geadas não estão ocorrendo!

O q virá a seguir é incerto...

Modelos apontam para frio extremo mas a cada rodada o frio diminui... O descrédito é evidente a cada nova "erupção polar" mostrada por eles.

Eu, particularmente perdi meu tempo apenas umas 2 vzs acreditando q o frio previsto realmente iria se confirmar. Não kero dizer com isso q eles sempre irão errar, afinal cedo ou tarde algo irá ocorrer e os acertos serão bem vindos. Com um bom "acerto", "êrros" costumam ser "eskecidos"...

Estou, como todos, torcendo pela vinda do frio intenso ao Brasil, mas no momento até a Argentina está acima de zero!

Hoje, Ushuaia tem 5 graus, Bariloche tbm 5 e não neva em nenhuma cidade. Até os terríveis ventos da Patagônia se acalmaram...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.