Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

06Z consegue ser ainda pior. Daqui a pouco vai fazer calor ao invés de esfriar.

 

Caio, pela 06Z do GFS a alta se tropicaliza muito rápido no oceano e o ASAS que virá a seguir não vai

ser bom nem para o Sudeste, hehehe!

 

Por outro lado, acho que o Europeu mais confiável para estes prognósticos de 1 semana. Por ele, o frio

será bem razoável tanto para o Sul quanto para o Sudeste, e eu pegaria frio forte na minha escalada

à Pedra do Sino em Teresópolis.

 

E concordo com você, quando disse que este inverno não mais poderá ser classificado como "muito bom".

NO MÁXIMO, NO MÁXIMO, poderá vir a ser "bom" (caso Jul e Ago apresentem temperaturas baixas e/ou

com fortes erupções de ar frio). Entretanto, já podemos dizer que é melhor esperar algum outro ano para

termos nosso tal "inverno excelente". Ahhhh, quantas saudades de 1985, 1990, 1996, 1999....hehehe!

Link to comment
Share on other sites

Falando de frio e neve, algum baziano com planos de pegar uma nevezita na vizinhança em julho... ? :)

 

Estou planejando uma rota da neve, La Paz, Santiago,Bariloche.. mas com essas anomalias positivas estou até com medo do que vou enfrentar naquelas bandas.. hehe

 

 

Por aqui hoje mais um dia de muito calor, e sempre querendo chover, mas só querendo mesmo, e continuando no abafamento sem chuva. Máxima de 32 graus. A 300km em linha reta ao sul de Rio Branco, uma frente fria estacionária sobre a Bolívia, deixou o dia chuvoso e abaixo dos 20 graus.. Maldito jato, bloqueio.. imagino o que os cariocas que gostam de chuva e frio estão pensando como eu, vendo que o Rio amarga dias abafados nessa semana, enquanto SP está fria e chuvosa.

 

Jordan, esse ano impossível para mim..mas ano que vem é quase certo que irei para Chile e alhures.. :good:

Link to comment
Share on other sites

Caio,

Com essa retirada do frio e um possível veranico, será que poderei pegar algo significativo no período de 11 a 15/07 na serra gaúcha?

Abraços

 

Amigo, se estamos com muitas dificuldades nos modelos com 96h de antecedência, o que dirá com mais de 15 dias? Queria muito te ajudar, mas dadas as condições deste ano está quase impossível fazer um prognostico. A tendência pelo CFS de hoje (muito ruim e de baixa confiabilidade) é por um RS dividido entre uma metade sul quente e uma metade norte entre na média a ligeiramente abaixo:

 

CC918E2A-29BD-4B14-B149-C2B90894FDED-3296-000000F02593B498_zpscfc634a7.jpg

 

E a Argentina e o Uruguai torrando, é mole este 2013?

 

Rodrigo, também vou lá do dia 13 pra 14. Já preparei meu calção de banho e minha bermuda. Não acredito nos modelos. Estão doidos. Como pode pegarem um frio intenso e o jogarem prá longe quando o evento se aproxima. Se estivéssemos na Austrália e África, estaríamos achando normal. Lá o frio está chegando. estou jogando a toalha já faz alguns anos: há aquecimento global de fato, estamos indo para o forno. Outro inverno parecido com o ano passado e vou achar que o frio está indo embora definitivamente daqui do RS. Ó frio tem sido normal demais, pequeno demais, nada de um extremo ou ciclone na costa. Tá um marasmo. O frio que faz aqui é um frio paulista. não de CDJ, mas da capital de SP.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, dei uma olhada nos modelos, e continuo vendo um bom frio invadindo o Brasil por volta do dia 2, ficando mais forte na madrugada do dia 3, inclusive o modelo europeu aumentou o frio para SP a partir de 2 de Julho, indicando mínimas na faixa leste entre 6 a 10 graus com maritimização da massa polar, desenhando o ASAS a partir da semana que vem, e mostrando o avanço de frio significativo pelo sul do Brasil dia 05 de Julho em diante.

 

Os modelos que vemos são os mesmos usados pelos maiores institutos do Brasil, e já há previsão de mínima de 5 graus, 7 graus, 8 graus dias 6 a 8 em SP. O maior indicativo de que desta vez não teremos pouco frio está no posicionamento do anticiclone da alta da Bolívia, subindo ao invés de descer, empurrando o jato tropical a norte.

 

E temos a ondulação do pacífico, que está alta desta vez, indicando que o frio fará a rota direta desta vez pelo corredor formado pelo anticiclone na bolívia e o ciclone extratropical que está previsto para se formar na próxima semana justamente no Rio da Prata, é só olhar o posicionamento da baixa e a ondulação do Pacífico que fica clara a rota que terá este novo ciclone, favorecendo "puxar" o ar frio, na clássica formação esteira, anticiclone de um lado subindo a norte, ciclone do outro puxando do sul o frio.

 

O legal desta vez é que o posicionamento do ciclone combinado com o empurrão do jato tropical pela alta da Bolívia para norte favoreceria a formação de cavado na altura de SC e PR, até mais ao norte do que se esperaria, o clássico cenário de neve se desenhando a partir do dia 05 no sul do Brasil. Olho no Europeu, indicando fortemente esta tendência.

 

Acho que já deviamos estar acostumados com esta retirada de frio intenso dos modelos dias antes dos eventos, é como se ao fazer e refazer os cálculos matemáticos automáticamente, houvesse um "medo" dos modelos de errar nas contas, isso sempre aconteceu e não será diferente desta vez. Mas os institutos, incluindo Climatempo e Metsul, indicam frio mais forte sim, lá no Metroclima há alerta de temperaturas em POA entre 1 e 3 graus na próxima semana, há alerta de frio forte no Climaterra do Coutinho, Climatempo já indica frio e possível geada no interior de SP dias 6 e 7, então acho impossível que com tanto consenso, o frio desapareça fácil dessa vez. Olhando a dança dos modelos, é de deixar qualquer um maluco!

Link to comment
Share on other sites

Esperança é o afundamento enorme do AAO. Segunda quinzena de julho teremos, provavelmente, eventos bons de frio. Se continuar afundando como está. Bah, teremos coisa boa. A choradeira é normal no BAz, desde que ele existe. uma Nina leve. Ah. não fosse esse maldito aquecimento do Atlântico... :diablo:

Aqui um frio normalzinho. Alguns termômetros de Porto marcando 6°C, outros 8°C. cerração que já se dissipou ou já desaparecendo.

o meu marcou 7.8°C, agora 10.8°C.

Link to comment
Share on other sites

Artur, diante de uma análise tão detalhada (como sempre costuma fzr e é uma delícia visualizar mentalmente as suas projeções [e do Caio tbm] ), começo a ter mais confiança na chegada do frio para o começo de julho.

 

Abraço

 

Céu nublado e sem chuva nas últimas hrs em Piraquara. 14 graus.

Link to comment
Share on other sites

Desvios - Junho:

 

Montevideo (Carrasco): (0,0) 11,0

 

Buenos Aires (obs): (+1,1) 12,3

 

Porto Alegre: (+0,4) 14,7

 

Florianópolis: (+1,6) 18,3

 

Curitiba: (+2,5) 14,7

 

São Paulo: (+1,6) 18,1

 

Belo Horizonte: (+1,8) 20,3

 

 

Goiânia: (+2,7) 23,5

 

Salvador: (+0,2) 24,5

 

Rio Branco: (+2,4) 25,6

 

 

Carlos, deve cair bastante em SP a anomalia positiva, pelo menos cai para a faixa de + 1, +0,8 , continuando o cenário de falta de calor a tarde, com máximas na maioria dos dias até dia 30, abaixo ou perto de 20 graus, compensando um pouco a anomalia do mês. Mesmo assim, fechará acima da média mesmo.

As mínimas, de acordo com a maioria dos modelos, devem começar a cair mais na grande SP a partir da próxima noite, devendo ter seu menor valor justamente na madrugada do dia 29. Já Julho deve começar abaixo da média em SP, principalmente porque irá entrar mais duas boas massas polares até dia 10 de Julho, compensando o Junho ruim.

 

Olhei um mapa de anomalias de temperaturas máximas e mínimas, e realmente a faixa central do estado, incluindo Campinas, não teve anomalias positivas significativas, estando dentro da média, o que confirma as contas tuas novamente de pouca anomalia, e corrobora com o que o nosso amigo Paulo Lima também já afirmou. Com relação as normais 61-90, tenho um pé atrás se devem ser levadas ao pé da letra, porque é nitido que a urbanização da região de Campinas aumentou significativamente nos últimos 15 anos, justamente após 1990. Creio mais no aumento das médias de mínimas do que na manutenção de valores que ocorriam entre 61-90.

Link to comment
Share on other sites

Gente!

 

Vamos viver mais nossas vidas, se preocupar mais com trabalho, família, amigos, laser... Aqui é apenas 1 mero hobby, especulação das previsões dos modelos. Ficar aqui reclamando, lamentando, depressivo, frustrado EM NADA irá mudar o sonho de vcs. e mudar o clima com recordes de frio, mínimas, máximas, médias mais baixas que a média, neve, geada, cavado, ciclone extra tropical forte...

O clima é dinâmico, ou seja, recordes de décadas passadas poderão não serem quebrados nos próximos anos, quem sabe mais adiante num futuro não muito distante o planeta resfrie, lembrando que aqui no hemisfério sul é mais lento que o norte, já que temos mais água que terra, também lembrando que a maioria de vcs. moram em centros urbanos, com temperaturas entre 1°C e 2°C acima no mínimo que as do passado quando eram cidades menores.

E outra, desde quando desvio de 1°C é algo fora do normal, vergonhoso, etc.

Alguns de vocês. já estão doentes, fora da casinha e precisam de 1 psicólogo e acessar menos esta página.

Parece coisa de adolescente e jovens.

Nosso clima é predominantemente tropical na maior parte do território, equatorial no norte e parte do nordeste, Semi árido no sertão do nordeste, subtropical no sul, e "temperado" nas serras gaúchas e catarinenses com 4 estações definidas, com períodos de frio no inverno e de calor no verão.

Abraços. :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Artur :

 

Concordo, acho ultrapassado usarmos a 61/90 pois era uma epoca bem diferente de hoje onde há nitidamente a interferência do homem do Clima como a urbanização como você citou. Deveríamos usar apenas a 81/10, assim como o Noaa, para termos um cenario mais realista do que está acontecendo atualmente.

 

Rodrigo:

 

Desde que estou aqui no Forum, nunca vi uma anomalia tão alta em Goiania nesta epoca do ano e vejam que em termos de pluviosidade está exatamente dentro do esperado com 9 mm. Só espero que em termos de queimadas , esteja com indices baixos, pois a secura somada com calor é a fórmula chavepara isso. Cuiabá acompanha o cenário..!!

 

CDJ:

 

Não sei se repararam, Campos do Jordão não teve nehuma negativa neste mês de Junho e olha que estou falando da estação do Horto Florestal, algo realmente curioso, pois de trata do 2o mês + frio do ano. E neste desastre de Campos, o PNI mesmo assim, contou com 7 negativas neste mês, pois está 800 acima do Horto. Fico imaginando em um inverno normal...resta aguardar Julho.

Link to comment
Share on other sites

Gente!

 

Vamos viver mais nossas vidas, se preocupar mais com trabalho, família, amigos, laser... Aqui é apenas 1 mero hobby, especulação das previsões dos modelos. Ficar aqui reclamando, lamentando, depressivo, frustrado EM NADA irá mudar o sonho de vcs. e mudar o clima com recordes de frio, mínimas, máximas, médias mais baixas que a média, neve, geada, cavado, ciclone extra tropical forte...

O clima é dinâmico, ou seja, recordes de décadas passadas poderão não serem quebrados nos próximos anos, quem sabe mais adiante num futuro não muito distante o planeta resfrie, lembrando que aqui no hemisfério sul é mais lento que o norte, já que temos mais água que terra, também lembrando que a maioria de vcs. moram em centros urbanos, com temperaturas entre 1°C e 2°C acima no mínimo que as do passado quando eram cidades menores.

E outra, desde quando desvio de 1°C é algo fora do normal, vergonhoso, etc.

Alguns de vocês. já estão doentes, fora da casinha e precisam de 1 psicólogo e acessar menos esta página.

Parece coisa de adolescente e jovens.

Nosso clima é predominantemente tropical na maior parte do território, equatorial no norte e parte do nordeste, Semi árido no sertão do nordeste, subtropical no sul, e "temperado" nas serras gaúchas e catarinenses com 4 estações definidas, com períodos de frio no inverno e de calor no verão.

Abraços. :mosking: :mosking:

 

Interessantes tuas palavras, Edison. Mas acho que, se estivéssemos discutindo sobre tempo e clima em qualquer outro fórum, elas seriam bem mais pertinentes. Estamos num fórum de meteorologia e climatologia e, como tal, choros, anseios, análises, frustrações sobre a falta de frio para quem AMA o frio são normais...

 

Sugerir um psicólogo para quem reclama da falta de frio em um fórum cujo nome é BRASIL ABAIXO DE ZERO, composto em grandíssima parte por amantes do frio, é algo no mínimo sem noção e desrespeitoso com os usuários. Se não gosta das discussões e das lamentações, não dê atenção a elas e poste o que lhe convir no tópico pertinente. Simples assim.

Link to comment
Share on other sites

A alguns dias atrás publiquei o perfil de desvios de temperatura considerando 3 níveis da atmosfera: nível do mar, faixa de 500 a 1500 metros, e faixa acima de 2000 metros, e foi constatado que o aquecimento maior foi na cota entre 500 e 1500 metros de altitude, na faixa de altitude superior a 2000 metros, claramente a dinamica favoreceu a manutenção da temperatura em altitude na média, por isso acredito que o PNI vai ficar no máximo 0,7 acima da média histórica, isso se não ficar no zero a zero. O perfil de aquecimento na alta atmosfera está bem diferente do perfil da média atmosfera, tenham isso em mente!

Link to comment
Share on other sites

Com relação ao post do Edison, queria dizer o seguinte:

 

Aqui, sendo um fórum de meteorologia, cuja maioria das pessoas são amantes do frio, acho absolutamente normal, na ausência dele, algumas lamentações, desânimos,etc. É mais normal ainda, a torcida pela chegada do frio a cada rodada dos modelos.

Acredito que ninguém viva do BAZ 24 hs por dia; se bem que, sempre que posso ao longo do dia, dou uma espiadinha; para mim, isso não é caso para psicólogo, é apenas a continuidade daquilo que eu gosto de fazer desde meus 12/14 anos, que é acompanhar as notícias relacionadas ao clima. E atualmente, qual o melhor lugar para isso, que não o BAZ.

 

Todo mundo, tem o direito de se expressar, mas o que o Edison escreveu, achei desrespeitoso. No mais, a caravana segue.

Link to comment
Share on other sites

Gente!

 

Vamos viver mais nossas vidas, se preocupar mais com trabalho, família, amigos, laser... Aqui é apenas 1 mero hobby, especulação das previsões dos modelos. Ficar aqui reclamando, lamentando, depressivo, frustrado EM NADA irá mudar o sonho de vcs. e mudar o clima com recordes de frio, mínimas, máximas, médias mais baixas que a média, neve, geada, cavado, ciclone extra tropical forte...

O clima é dinâmico, ou seja, recordes de décadas passadas poderão não serem quebrados nos próximos anos, quem sabe mais adiante num futuro não muito distante o planeta resfrie, lembrando que aqui no hemisfério sul é mais lento que o norte, já que temos mais água que terra, também lembrando que a maioria de vcs. moram em centros urbanos, com temperaturas entre 1°C e 2°C acima no mínimo que as do passado quando eram cidades menores.

E outra, desde quando desvio de 1°C é algo fora do normal, vergonhoso, etc.

Alguns de vocês. já estão doentes, fora da casinha e precisam de 1 psicólogo e acessar menos esta página.

Parece coisa de adolescente e jovens.

Nosso clima é predominantemente tropical na maior parte do território, equatorial no norte e parte do nordeste, Semi árido no sertão do nordeste, subtropical no sul, e "temperado" nas serras gaúchas e catarinenses com 4 estações definidas, com períodos de frio no inverno e de calor no verão.

Abraços. :mosking: :mosking:

 

 

Edison, tudo certo?

 

Cara, entendo que vc tem todo direito de expressar tua opinião, mas me causa um certo desconforto ler palavras agressivas dirigidas a pessoas que vem aqui justamente botar na tela suas opiniões sobre o frio, creio que esse é o interessante no fórum.

 

Lendo teu texto, considero excelentes e aproveitáveis as linhas 5 a 9, e 12 a 14, já as demais linhas, desculpa amigo, foram desnecessariamente deselegantes, mas nem por isso vou te denegrir ou te ofender, como já disse sou adepto da opinião livre, e cada um tem a sua, e deve ser respeitada. O mesmo que já falei pra outro usuário uso contigo, não te apequene com coisas que são inúteis, traga teu vasto conhecimento aqui, quem tem a ganhar é você e a discussão sadia que a tempos vem rolando aqui!

 

Abraços respeitosos! :good2: :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

Eu considero justa a reclamação dos demais foristas habitantes do centro-norte tupiniquim ou do Paraná para cima.Tm sido ruim inclusive em SC. O que não consigo entender está na crítica de alguns gaúchos, em especial do João daqui de Porto Alegre. Esse ano está maiormente abaixo da média em relação a qualquer normal aqui no RS, seja ela a 31/60 ou 61/90. Esse junho está com anomalia negativa em grande parte do RS (aqui em POA ainda não, mas pode fechar na média ou abaixo pelo o que estamos tendo hj e teremos até o dia 30). Também vamos fechar esse mês com a menor máxima absoluta em décadas! Apenas 24,1C! Marcos pode me ajudar, mas acho que para ele também deve ser a menor máxima de junho para a série dele iniciada em 1995. No INMET essa marca pode ser de meio século atrás! O que realmente não há é frio extremo. É o único ponto negativo desse mês aqui no RS. Hoje fez 0,9C em Livramento, mas é ainda modesto perto do que normalmente faz em junho.

 

Sobre as projeções, acalmem-se. Nessa hora sempre lembro do Rafael Dable e suas ânsias sobre o frio extremo que resultavam em declarações do tipo: "esse inverno está perdido", "o frio do passado não existe mais", etc, e ele sempre acabava sendo surpreendido positivamente. Por quê? Porque o clima é dinâmico, não é mecanicista e previsões de LP invariavelmente tem se mostrado um lixo. Exemplo? Em março e abril desse ano foram postadas previsões dando conta que maio e junho seriam gelados e com grandes de frio. Não foi bem assim. Eu costumava ler as previsões trimestrais do INMET. Nunca vi uma dar certo! Enfim, deixem o clima e natureza darem as cartas. Não sacramentem o fim em algo que não é lógico, mas sim totalmente caótico. Os modelos não acertam para 6 dias e vcs querem sacramentar algo baseado neles?

 

Tudo que escrevi acima vale exclusivamente para o RS.

Link to comment
Share on other sites

Vou pegar o caso de POA, onde vivo:

 

Média | anomalia 31/60 | anomalia 61/90

 

Jan: 23,9C (-0,8C) (-0,7C)

Fev: 24,3C (-0,2C) (-0,4C)

Mar: 21,4C (-1,9C) (-1,7C)

Abr: 20,4C (+0,7C) (+0,3C)

Mai: 16,3C (-0,8C) (-0,5C)

Jun: 14,6C (-0,3C) (+0,3C)

 

Reclamar desse ano de 2013 em POA chega a ser uma heresia.

 

Que falta que faz uma normal aqui pra Joinville....caramba, como queria comparar com a minha estação...

Link to comment
Share on other sites

Vou pegar o caso de POA, onde vivo:

 

Média | anomalia 31/60 | anomalia 61/90

 

Jan: 23,9C (-0,8C) (-0,7C)

Fev: 24,3C (-0,2C) (-0,4C)

Mar: 21,4C (-1,9C) (-1,7C)

Abr: 20,4C (+0,7C) (+0,3C)

Mai: 16,3C (-0,8C) (-0,5C)

Jun: 14,6C (-0,3C) (+0,3C)

 

Reclamar desse ano de 2013 em POA chega a ser uma heresia.

 

Que falta que faz uma normal aqui pra Joinville....caramba, como queria comparar com a minha estação...

 

É realmente muito bom comparar!

 

Apenas lembrando que os dados acima são do INMET. Não estou comparando com minha estação. Estou comparando banana com banana.

Link to comment
Share on other sites

Gosto muito das análises e ponderações do fórum, mas o "paradoxo 2012" e a ocorrência desse inverno marcado pela modéstia dos registros térmicos me preocupa.

 

E a preocupação é a seguinte: com a oscilação Madden–Julian temos a ocorrência de chuvas copiosas no Cerro Catedral (Bariloche), inundações no Paraná, máximas amenas no Rio Grande e inúmeras frustrações com seguidas MPs em maio e junho. Diante disso, a questão que coloco é: como poderiam estar se comportando as médias térmicas do continente (no geral, acima das normais) se não estivéssemos influenciados pela Madden–Julian?

Link to comment
Share on other sites

Vou pegar o caso de POA, onde vivo:

 

Média | anomalia 31/60 | anomalia 61/90

 

Jan: 23,9C (-0,8C) (-0,7C)

Fev: 24,3C (-0,2C) (-0,4C)

Mar: 21,4C (-1,9C) (-1,7C)

Abr: 20,4C (+0,7C) (+0,3C)

Mai: 16,3C (-0,8C) (-0,5C)

Jun: 14,6C (-0,3C) (+0,3C)

 

Reclamar desse ano de 2013 em POA chega a ser uma heresia.

 

Que falta que faz uma normal aqui pra Joinville....caramba, como queria comparar com a minha estação...

 

É realmente muito bom comparar!

 

Apenas lembrando que os dados acima são do INMET. Não estou comparando com minha estação. Estou comparando banana com banana.

 

Perfeito, Bruno...como aqui não tenho nem um, nem outro com dados suficientes para comparar, fico a ver navios e apenas monitorar a região...

Link to comment
Share on other sites

Pelos dados de hj a média de junho em POA já está em 14,5C. Se eu considerar que amanhã teremos mínima ao redor de 7C/8C mais uma vez, que sábado deve chover a temperatura média do dia deverá ficar em torno de 14C e que esfria forte no domingo, não duvido que o mês termine cravadinho nos 14,3C, que é exatamente a normal de 61/90 e -0,6C em relação à normal 31/60.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no baz..qdo ocorre uma anomalia positiva em Fev ou Out.quase ninguem fala nada , ou não há choro. Mas ocorrer um desvio POSITIVO de 1/2 graus em Junho , Julho ou Agosto, para os usuários do Forum que 95% gostam de frio é um desastre e nem preciso explicar o obvio. Então é isso normal o que está ocorrendo. Até em Porto Alegre que está com +0,4 e está apotando fechar em +0,2 ou +0,3..tem gente triste aqui....é normal, afinal o espírito do Baz é o frio extremo..

 

O que conforta pra mim,aficionado pelo frio...é termos várias negativas e Urupema e Bom Jardim da Serra que são um mundo a parte. A instalação de uma estação particular a quase 2.500m de altitude, chamando a atenção até da mídia. Uma rede de PWS de amigos aqui espalhadas no País. Debates de modelos, desvios, clima do passado, etc, com pessoas apaixonadas pelo assunto sendo que isto é um grande diferencial.

 

Me dedico muito ao meu trabalho, familia, e tambem aqui , pois me sinto feliz e satisfeito com isso. Imagine se este espaço não existisse?? Estariamos onde..?? Num mural?? São incontáveis os assuntos aqui que aprendi e tomei conhecimento pelo assunto. Sabemos de coisas que nem os mais renomados institutos sabem e para finalizar , somos privilegiados de partipar de um espaço amador, com foco cientifico e ao mesmo tempo descontraído neste mundo chamado internet, diferentemente de um facebook oou twitter, que são opções mais evasivas ou com pouco esclarecimento de um determinado assunto. Fora as amizades que este espaço nos proporcionou....

Link to comment
Share on other sites

Caio , tomei a liberdade de colocar este fantástico post seu de 2009:

 

por Caio César » Ter Jan 27, 2009 9:46 pm

 

Eu não teria:

 

- Feito alguns dos meus melhores amigos

 

- Conhecido pessoas de coração enorme

 

- Viajado algumas vezes para São Joaquim, Gramado e até Itália e Austria

 

- Aprendido tanto sobre meteorologia e climatologia

 

- Comprado um sítio no Cruzeiro

 

- A possibilidade de trocar informações e conhecimento com pessoas de todo o mundo

Link to comment
Share on other sites

Gente!

 

Vamos viver mais nossas vidas, se preocupar mais com trabalho, família, amigos, laser... Aqui é apenas 1 mero hobby, especulação das previsões dos modelos. Ficar aqui reclamando, lamentando, depressivo, frustrado EM NADA irá mudar o sonho de vcs. e mudar o clima com recordes de frio, mínimas, máximas, médias mais baixas que a média, neve, geada, cavado, ciclone extra tropical forte...

O clima é dinâmico, ou seja, recordes de décadas passadas poderão não serem quebrados nos próximos anos, quem sabe mais adiante num futuro não muito distante o planeta resfrie, lembrando que aqui no hemisfério sul é mais lento que o norte, já que temos mais água que terra, também lembrando que a maioria de vcs. moram em centros urbanos, com temperaturas entre 1°C e 2°C acima no mínimo que as do passado quando eram cidades menores.

E outra, desde quando desvio de 1°C é algo fora do normal, vergonhoso, etc.

Alguns de vocês. já estão doentes, fora da casinha e precisam de 1 psicólogo e acessar menos esta página.

Parece coisa de adolescente e jovens.

Nosso clima é predominantemente tropical na maior parte do território, equatorial no norte e parte do nordeste, Semi árido no sertão do nordeste, subtropical no sul, e "temperado" nas serras gaúchas e catarinenses com 4 estações definidas, com períodos de frio no inverno e de calor no verão.

Abraços. :mosking: :mosking:

 

Acho que você deveria ser o primeiro a procurar um psicólogo. :wacko:

Link to comment
Share on other sites

A alguns dias atrás publiquei o perfil de desvios de temperatura considerando 3 níveis da atmosfera: nível do mar, faixa de 500 a 1500 metros, e faixa acima de 2000 metros, e foi constatado que o aquecimento maior foi na cota entre 500 e 1500 metros de altitude, na faixa de altitude superior a 2000 metros, claramente a dinamica favoreceu a manutenção da temperatura em altitude na média, por isso acredito que o PNI vai ficar no máximo 0,7 acima da média histórica, isso se não ficar no zero a zero. O perfil de aquecimento na alta atmosfera está bem diferente do perfil da média atmosfera, tenham isso em mente!

 

Eu concordo, Rei Artur. :mosking:

Apenas ressalto que estes desvios de temperatura em altitude são considerados sem

relevar a importância do fator geográfico. As medidas de temperatura em altitude no

perfil atmosférico dão uma ideia do que ocorre no PNI, mas não totalmente. Também

acho que talvez a anomalia positiva não esteja muito alta no PNI, mas mesmo assim

está mais quente, sem dúvidas, pois a atmosfera tem estado mais úmida que o normal

sobre o Sudeste e isso atrapalha definitivamente o frio da Mantiqueira.

 

Se eu fosse chutar, diria que estamos com aproximadamente +1ºC de desvio por lá.

Link to comment
Share on other sites

Já está confirmado: Junho/2013 quebrará um recorde por aqui: Este mês terá a maior mínima absoluta da história,

com mínima absoluta de INCRÍVEIS 13,5ºC no INMET. Vai conseguir superar fácil o antigo recorde de Junho-1982,

cuja mínima foi de 12,2ºC.

 

HISTORICAMENTE DE CHORAR...

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

é rir pra não chorar

 

Aqui minima de 14,2C esse mes,,,,um absurdo...mas só tive 1 dia acima de 30C :cray: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Ivatuba decreta estado de emergência após vazão do Rio Ivaí.

 

O município de Ivatuba, decretou estado de emergência após parte de a cidade ficar alagada por causa da vazão do Rio Ivaí. O prefeito de Ivatuba, o médico Robson Ramos (PSC), calcula que aproximadamente 100 casas foram afetadas.

O prefeito citou que as casas mais atingidas são as de veraneio, que ficam próximas à beira do rio e são usadas mais nos fins de semana. “Tivemos poucos moradores desalojados. Calculo que sejam sete pessoas, mas nenhuma está precisando de ajuda direta da prefeitura. Todos estão em casa de parentes”, explicou. Segundo Ramos, um clube e uma igreja da cidade disponibilizaram salões para pessoas que eventualmente ficarem sem abrigo.

Ramos explicou que o município declarou estado de emergência porque pode haver um gasto maior da Prefeitura para auxiliar na limpeza e em eventuais obras. “Não chegamos a acionar algum ressarcimento do governo, pois acredito que conseguiremos sanar os problemas através do município”, explicou.

A casa onde moram os pais da gerente bancária Michele Tauscheck foi uma das atingidas pelo alagamento. O terreno tem 5 mil metros quadrados e fica a 150 metros da margem do rio. Mesmo assim, Michele contou que a água ficou a um palmo do telhado. “Nossa casa está embaixo d´água”, disse. “Não tem nem como calcular o prejuízo. Perdemos eletrodomésticos, louças, roupas, armários. Temos uma piscina que foi atingida, além dos bichos que entraram dentro de casa.”

Michele contou que os pais dela perceberam na tarde de terça (25) que o rio estava com um volume maior. Eles pediram ajuda a moradores da cidade e conseguiram um caminhão para guardar roupas, camas, colchões, cobertores e peças de vestuário. “O rio chegou a subir uns 15 metros”, calculou ela.

 

IVATUBA EM FOCO

Link to comment
Share on other sites

Menores marcas do dia:

 

Santana do Livramento RS (PWS): 00,9

Quarai RS: 01,7

Soledade RS: 03,3

Rosario do Sul RS: 03,7

São Gabriel RS: 03,7

Santa Maria RS: 03,8

Alegrete RS: 04,0

Santa Rosa RS (PWS): 04,1

Bagé RS: 04,3

Dom Pedrito RS: 04,5

Cruz Alta RS: 04,7

Santana do Livramento RS: 05,4

Monte Negro RS (PWS): 05,5

Rio Pardo RS: 05,6

São Borja RS: 05,7

Uruguaiana RS: 05,8

Canela RS: 05,9

Santa Rosa RS: 05,9

Camaquã RS: 06,0

Teutonia RS (PWS): 06,1

Chuí RS: 06,2

Farroupilha RS (Vicentina): 06,2

Canguçu RS: 06,3

Teutonia RS: 06,3

Bom Jardim da Serra SC: 06,5

Jaguarão RS: 06,5

Canela RS (Castelinho): 06,6

Santiago RS: 06,6

Garibaldi RS (PWS): 06,8

Gramado RS (Alphaville): 06,8

Santo Angelo RS (PWS): 06,8

Palmeira das Missões RS: 06,9

Link to comment
Share on other sites

Só uma consideração: a alma do BAZ, assim como era também no MB, é a emoção, a choradeira, a amizade, a discussão, a paixão pelo frio, pelos extremos, pela meteorologia. Tenho minha vida fora do fórum, mas não imagino a minha vida sem ele. Faz parte da minha vida. Faz parte da minha terapia. Isso aqui me faz um bem que vocês não fazem ideia. Eu AMO isso aqui.

 

Recomendaram um psicólogo para nós. Em verdade eu digo que o BAZ É o psicólogo, pois

sem ele estaríamos loucos, kkkkkkkkk! :prankster:

Link to comment
Share on other sites

TOP10 - REGISTROS SE'S (113 und.) CATARINENSES ÀS 14:00, 27/06/2013:

 

1º-São Joaquim (Planalto Sul): 14,7ºC;

2º-Bom Jardim da Serra (Planalto Sul): 14,9ºC;

3º-Lages (Planalto Sul): 15,2ºC;

4º-Blumenau (Vale do Itajaí): 16,3ºC;

5º-Agua Doce (Meio Oeste): 16,4ºC;

6º-Caçador (Meio Oeste): 16,4ºC;

7º-Siderópolis (sul): 16,7ºC;

8º-Ermo (sul): 16,7ºC;

9º-Orleans (Sul): 16,7ºC;

10º-Criciuma (Sul): 16,8ºC;

 

 

O MAIOR REGISTRO ÀS 14:00(27/06/2013):

 

São josé do Cedro- (Oeste): 22,2ºC;

Link to comment
Share on other sites

O meu maior temor tá se desenhando. À partir de quarta da semana que vem, dia 3, vai se instalar um veranico com mais ou menos uma semana de duração!! :negative:

Até o momento esse outono/inverno tem sido nota 6,5, talvez 7, por aqui. Bem melhor que 2012 no que diz respeito à ausência de dias quentes, mais pior com relação aos extremos de frio.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre é o a cidade do blusão. Não dá pra sair cedo só de camisa. Mas também não dá pra colocar casaco. Um blusão está bem. Não faz frio forte nem faz calor. Já estou desanimando! Tomara que venha uma onda de calor por aí para dar uma chacoalhada nessa mesmice que não é nada comum!

 

Sobre as reclamações da turma: o BAZ é justamente o LOCAL para reclamar, se espernear, torcer, chorar, comemorar. Tem outro lugar pra isso? Já vi gente que reclama porque os outros anunciam onda polar aos quatro ventos pela mera chance. Todo mundo tem direito de se expressar livremente. E sobre a ausência de frio, cada um reage de um jeito. Sejamos mais tolerantes e respeitemos mais a opinião do próximo! :hi:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.