Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Agora fazem 15ºC

 

O frio desses últimos dias levou a média do mês a isso

 

Média mín (até o dia 23): 9.6ºC (+0.4)

Média máx (até o dia 22): 18.5ºC (-0.1)

 

Incrível como esses últimos 5 dias derrubaram as médias, praticamente anulou a anomalia positiva que tinha o_o

 

E devemos fechar junho com uma situação rara, a mínima absoluta do mês será maior que a de maio :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui um dia tipicamente invernal com sol. Variação de 8,5° a 17,3° sem baixar dos 63%. Muito bom. Mas a partir do início da tarde começou a soprar um vento E fraco e constante. Entrou estratus e freiou a queda de temperatura no anoitecer. O jato está baixando a pressão no interior do continente e trazendo nuvens do N da Argentina e Paraguai.

 

A expectativa é de uma semana relativamente comportada mas um pouco mais fria do que a semana que passou. O ETA 15 dá leve aquecimento até 3ª-feira e chuva fraca. Depois variação de 8° a 18° de 4ª à 6ª-feira, chovendo de novo no final de semana. Está bom, mas falta um mp forte!!

 

Agora faz 13,4° com 80% e venta de E a 6,9 km/h. Relativamente nublado. Devo amanhecer com 12° de fechado.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos continuam longe de um consenso a longo prazo, mas começa a encontrar um caminho.

 

A curto prazo todos sinalizam que mais uma baixa pressão deve se formar sobre o Sul do Brasil, rumandonao mar e trazendo mais ar frio e seco do continente.

 

Para o final do mês o Europeu já sinalizou frio mais intenso, jogou quase tudo fora na 00Z e voltou um pouco na 12Z.

 

O GFS está muito instável e sinaliza menor avanço da alta pressão.

 

Global continua colocando frio forte com a linha de 0oC em 850 chegando em Curitiba/Sul de SP.

 

ETA entrou na dança e converge para o Global. Demais modelos de certa maneira parecidos até o campo máximo de previsão.

 

Parece que algo forte está mesmo guardado para a virada do mês. Começo a fica mais confiante.

Link to comment
Share on other sites

Caio, o Global coloca em sua tendência 2 pulsos de ar frio. Mesmo que não venha nada forte após o primeiro pulso, é interessante a tendência de frio mais constante no Sul e de um ASAS se formando pelo 'envelhecimento' da primeira alta. Julho está apontando para começar bem! Vamos torcendo e acompanhando.

 

É verdade Vinicius, a 12Z do Global está um espetáculo. Duas intensas erupções, porém dá pra acreditar pouco e seguir apenas a tendência.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma mínima ridícula por aqui, 16.4C!

Agora tenho céu nublado, sol se esforçando pra sair, faz 19.7C.

Sds.,

 

Ricardo...o PNI ficou com 07,0 de mínima hoje, sendo que a média este mês está em 2,3...então , também foi alta...

 

É Carlos, 7.0C de mínima lá em cima é muito ruim... olhando por esse lado não fiquei tão mal assim...rs.

A minha máxima foi de 21.4C com muitas nuvens o dia todo. Por volta das 15:00h deu uma pancada rápida de chuva, menos de 1mm.

Agora faz 17.0C e venta frio.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Parque do Itatiaia RJ:

 

No momento nublado, 08,7....!!

 

01/06: 02,1 / 15,2

02/06: 06,8 / 15,2

03/06: 07,1 / 10,0

04/06: -00,3 / 09,8

05/06: -00,7 / 15,6

06/06: 05,9 / 12,4

07/06: 01,9 / 13,4

08/06: -01,3 / 14,1

09/06: -01,5 / 12,5

10/06: -01,0 / 13,3

11/06: 00,8 / 12,3

12/06: 05,6 / 13,0

13/06: 03,5 / 12,6

14/06: 00,9 / 13,0

15/06: 03,6 / 11,1

16/06: 06,6 / 11,0

17/06: 05,2 / 07,9

18/06: -00,4 / 13,9

19/06: -02,0 / 13,7

20/06: 03,9 / 11,6

21/06: 06,3 / 12,0

22/06: 08,4 / 09,7

23/06: 07,0 / 11,7

 

Med: 07,0 (03,0 / 12,4 / 07,7)

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre INMET

 

Junho (até agora)

Média: 14,5C (+0,3C)

Máxima Absoluta: 24,1C (não conheço a média, mas diria que a anomalia está ao redor de -4C)

Mínima Absoluta: 7,0C (também não conheço, mas diria que está ao redor de +4C)

 

Mês normal que pode até fechar negativo pelo outlook proposto pelo ECMWF, o modelo que considero mais confiável. Contudo, possui algumas particularidades: está péssimo em termos de extremos e ótimo e termos de comportamento.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre INMET

 

Junho (até agora)

Média: 14,5C (+0,3C)

Máxima Absoluta: 24,1C (não conheço a média, mas diria que a anomalia está ao redor de -4C)

Mínima Absoluta: 7,0C (também não conheço, mas diria que está ao redor de +4C)

Caramba!! Só agora vi que a mínima de hoje (8,5°) é minha mínima absoluta do mês até agora!!! Mínima altas assim no mês de junho só em 1998 (8,5°) e 2003 (8,4°). A máxima até agora foi de 24,3°, dia 5.

 

Quanto às médias, até o dia 23 tenho os seguintes valores:

 

Mínima: 11,7°

Máxima: 18,9°

Simples: 15,3°

 

Agora faz 12,2° com 82%. Abriu o tempo. Vento SE a 10,3 km/h.

 

Abraços sem extremos!

Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja com 3oC e tempo encoberto, a semana começa fria no topo da serra. Assim, tem chance de recuperar terreno no campo da anomalia e salvar este junho de 2013 como o mais quente no local.

 

É por isso que eu relevo mais horas de frio. Pois médias podem mascararar tanto um mês ruim quanto um mês bom com médias dentro da normalidade.

 

O que me impressiona neste ano é como o clima está respeitando o calendário. Coisa rara para as nossas latitudes! Calor e frio exactamente dentro dos conformes, o clima está esfriando gradativamente. Ao contrário que é normal de acontecer de vir uma MP fortíssima para época do ano, como por exemplo em maio, e depois aquele calor que azeda o clima de inverno. Embora na minha opinião, o inverno "pra valer" veio tarde neste ano.

Link to comment
Share on other sites

Pensei que teríamos Sol na Grande SP nesse domingo. Mas não foi isso que aconteceu. O céu ficou o dia todo nublado. Tivemos até algumas aberturas de Sol.

Nós temos a presença de nuvens baixas. Mas eu noite uma coisa: Que os ventos não sopraram do mar (ou seja, de sul ou sudeste), mas sim de leste a nordeste, algo por aqui que é comum de acontecer quando um forte sistema de alta pressão polar se desloca para o oceano.

 

Já estou de volta na zona leste da Capital SP e a temperatura na Penha (CGE) no momento é de 15.3 graus. A máxima foi bem baixa e ficou aos 18.5 graus. Portanto, a previsão do modelo postada anteontem por um colega de que o domingo teria um tarde fria se confirmou!

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal...

Aqui tive mínima de 2,5C porém sem formação de geada uma vez q começou a ventar por volta de 2 da manhã. Creio ter sido isso a causa da ausencia da geada... Pena... Mas pelo menos uma mínima boa... :good:

Condizente, uma vez ser uma baixada. A est da rbs marcou 4,4 e fica no bairro Santa Catarina.

Link to comment
Share on other sites

Renan, aqui em POA a média mínima está em 11,4C, anomalia de apenas +0,7C. Não estamos tendo extremos de frio, mas as mínimas estão girando sempre ao redor da média.

 

Torcendo para que acabe logo Junho! Por outro lado, me dá medo só de ver o calendário e constatar que, daqui a alguns meses, já volta o maldito calor novamente. Vou

tentar curtir cada dia desta época do ano, mesmo com esta forte anomalia positiva nas temps. mínimas!

Link to comment
Share on other sites

Vamos lá, eu falei e vou comparar com o que aconteceu. :laugh: :laugh: :laugh:

 

Pessoal, tirando o modelo Japonês, se deram conta que a região da Grande SP pode ter o dia mais frio do ano em 2013, no dia 23? Vários modelos convergindo para frio diurno principalmente na cidade de SP e areas ao sul da grande SP, dando MÁXIMA de 15 graus e quiça máxima de 14 ou menos para Riacho Grande e sul de São Bernardo do Campo, e isso sim é significativo para que possamos começar a ter a sensação de frio o dia todo que a maioria deseja!!!

Bom, São Bernardo teve uma máxima sub-20 muito interessante neste dia 23. Eu registrei em estação abrigada 16,8 graus, e o Carlos Dias registrou 16,3 graus, portanto foi sim uma tarde muito fria para o que estava acontecendo até uns dias atrás.

 

Amanhecer de 10 graus na grande SP e também cidade de SP do dia 22 para 23...olho no recorde do Mirante de Santana hein, se o ar frio conseguir subir um cadinho a mais que o previsto...

Barueri teve máxima de 18,6 e mínima de 11,6 graus, Mirante de Santana teve máxima de 18,2 e mínima de 13,7 graus. São Mateus - ZL teve mínima de 10 e máxima de 17,9, Parelheiros teve máxima de 15,8 graus e mínima de 10,3, com a maior parte do dia abaixo de 14,5 graus.

 

Comemorando internamente.... :clapping: :clapping: :clapping:

Opa e porque não? Tive a menor máximas do ano,aqui no Assunção!!! 16,8 graus uhuhuhu. E a cidade de SP teve máximas na grande maioria abaixo de 18 graus!!! Capela do Socorro conseguiu atingir a casa dos 8 graus, com 8,9 registrado.

 

Domingo região de Monte Verde, CDJ e Maria da Fé com chance de registrar máxima com 1 dígito ou bem perto disso! Vou cravar 10,x de MÁXIMA na estação do William Siqueira e do João de CDJ máxima de 9,x!!!

Puts aqui que me ferrei bonito, máxima do William foi 9 graus acima do que previ! Bom, os melhores do mundo também podem errar, quanto mais eu reles mortal kkkk

Já no caso de CDJ, lá do João, a máxima foi de 15,9, o tombo foi menos feio e ficou em 6 graus a diferença previsto x realizado

 

PNI arrisco máxima de 7 graus!!!!

Máxima de 11,7 graus, erro de 4,7 graus.

 

 

TEMPO REAL: GFS acabou de atualizar última saída para a madrugada do dia 22 para 23 apontando 8 graus de mínima na cidade de SP!!!!!!! Está convergindo com os modelos todos!!!!! Olha o cadinho de frio que falei bombando em SP!!!!!

Opa olha eu acertando na lata a mínima absoluta, com os 8,9 graus de Rescue Chapel (Capela do Socorro)kkkkk :laugh: :laugh: :laugh:

 

Bom, o frio veio para São Paulo como previsto, porém sem a intensidade prevista 2 dias antes. A responsabilidade foi o posicionamento do Jato tropical, que acabou descendo e trazendo umidade para SP e Sul de MG, empurrando a massa polar para o oceano. Fica como lição de casa entender o porque o bendito jato desceu novamente, talvez uma correlação com o MJO e com ausencia de ciclone extratropical forte puxando ar frio na costa.

 

Fechando o círculo, coloco como índice pessoal de acerto desta vez 65 %, nada mal para um amador :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Apesar de todo o pessimismo da última semana, acredito que teremos uma janela para entrada de ar polar entre o finalzinho de junho e especialmente ao longo da primeira quinzena de julho, em conversa que eu tive com o Vinicius essa noite.

 

Nesse período teremos o retorno da passagem do MJO (Madden Julian Oscilation) sobre o continente americano.

 

1zd.gif

 

Normalmente o MJO é conhecido por favorecer o fluxo de umidade no período que passa, e é mais relacionado a trópicos e condições de verão. Porém as duas últimas passagens do MJO sobre o continente americano nos últimos 2 meses, foram os períodos que ocorreram maiores incursões polares. Não sei afirmar se há uma co-relação, mas a ausência do MJO proporciona períodos mais secos, o que pode inibir e/ou enfraquecer formação/passagem de frentes. Há estudos também que mostram a possibilidade da influência da MJO sobre a ENOS por exemplo.

 

O gráfico da evolução do MJO nos últimos 90 dias, mostra as duas passagens pelo continente americano e África, no início de Maio e de Junho, período que São Paulo registrou as menores mínimas, até agora, sendo 10 e 11 graus, no início dos dois meses.

 

p4r.gif

 

Quanto a AAO, um fato interessante há de ser notado, é que nas duas incursões de ar frio que ocorreram no início de Maio e Junho, a AAO sempre apresentou uma queda no segunda quinzena do mês precedente (abril e maio). E a mesma situação está acontecendo novamente, porém a queda da AAO é mais significativa este mês.

 

bn.gif

 

Esses fatores, MJO e AAO combinados nesse momento me levam a crer nessa janela de ar polar, como já indicada pelos modelos Europeu/INPE/CFS e agora mais recentemente pelo GFS. Vamos aguardar pra vê se confirma.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Vale, continuamos com céu nublado; durante a noite/madrugada, tivemos garoa em vários momentos. Temperatura na casa dos 15°C agora.

Muita nebulosidade entrando pelo sul do estado. Vamos ver se consegue chegar até aqui.

 

Será que é isso mesmo, no UOL, tem uma foto das Cataratas do Iguaçu e estão dizendo que o volume de água, está 10 vezes acima do normal. Parece que a vazão está em torno dos 10 milhões de litros por segundo.

Link to comment
Share on other sites

Desvios - Junho13:

 

A coisa tá mais feia que eu pensava...!!

 

Porto Alegre: (+0,4) 14,7

 

Florianópolis: (+1,7) 18,4

 

Curitiba: (+2,5) 14,7

 

São Paulo: (+1,8) 18,3

 

Belo Horizonte: (+1,9) 20,4

 

Vitoria: (+1,5) 24,0

 

Campo Grande: (+2,2) 21,3

 

Goiânia: (+2,5) 23,3

 

Somente os gaúchos estão achando este Junho normal, e olhe lá! Acontece que também não houve

frio muito intenso no RS...

 

Nos demais estados, lixo total, uma grande decepção certamente. Eu pensava que não poderia

haver um Junho pior que 2012, quando tivemos a maior mínima absoluta da história (10,2ºC). Mas

então...MAS ENTÃO....EIS QUE Junho/2013 conseguirá superar este feito histórico, e tudo indica

que a mínima absoluta deste mês será ainda pior que 2012, não baixando dos 12C. É o que os modelos

dizem!

 

Depois da segunda temperatura mais alta da história em Outubro/12 e do Dezembro mais quente

de sempre neste mesmo ano, agora tenho o Junho com a mínima absoluta mais alta de sempre...É,

O CLIMA MUDOU MESMO... :negative:

Link to comment
Share on other sites

O clima não mudou!

Estamos passando apenas por um período climático não muito comum no centro-sul do Brasil.

Se não temos mínimas baixas, esta "ausência" está sendo compensada com máximas não tão elevadas. Além disso a população em geral (q não se prende em números) não tem reclamado de "calor fora de época", isso pq não está fzndo calor em Curitiba (msm os números apontando anomalia d +2,5).

Aki no leste paranaense, a situação está mto parecida com o q se presenciou em julho1983. Ou seja, 30 anos atrás já tivemos um período de pouco frio e muita chuva em pleno trimestre d inverno.

Já estamos na casa dos 300mm de precipitação neste mês. A média aki é 100mm. Depois d toda esta chuvarada, virá o período mais seco e consequentemente mais frio.

Tudo será compensado d uma certa forma, mesmo q fikemos com índices acima da média d qker maneira.

Além disso, em Piraquara já fez este ano 1,2 grau em maio e 3,8 em junho. Isto já ocorreu outras vzs!

 

Aki, chuva e 12 graus.

Tempestades já atingiram alguns municípios paranaenses nesta madrugada.

Ontem, geou em diversas áreas da metade sul do Estado, e em alguns setores foi forte. Em Piraquara geou fraco devido ao nevoeiro. As máximas aki estão baixas à vários dias.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui no Vale, continuamos com céu nublado; durante a noite/madrugada, tivemos garoa em vários momentos. Temperatura na casa dos 15°C agora.

Muita nebulosidade entrando pelo sul do estado. Vamos ver se consegue chegar até aqui.

 

Será que é isso mesmo, no UOL, tem uma foto das Cataratas do Iguaçu e estão dizendo que o volume de água, está 10 vezes acima do normal. Parece que a vazão está em torno dos 10 milhões de litros por segundo.

 

pudera, pois choveu praticamente a semana passada inteira nas cabeceiras do rio Iguaçu. Pelo menos uma das nascentes que fica próxima a minha casa estava transbordando na última sexta-feira.

 

Tivemos sol somente no sábado e parte do domingo com forte declínio nas temperaturas. Nesta madrugada começou o aguaceiro novamente, chove desde meia-noite sem parar...

 

No momento 11 graus.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.