Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Enorme quantidade de nuvens altas sobre o Sudeste neste momento. É bastante perceptível pelo satélite.

 

Está ventando por aqui, resultado do jato em baixos níveis. O PNI deve estar com este vento forte justamente

pela influência do jato.

 

Amanhã, segundo o GFS, ainda seria um dia com tarde quente, embora eu comece a duvidar disso ao olhar

o satélite. O Domingo terá máxima sub-20, algo a se comemorar. Que venha o friozinho.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente choveu na Grande SP. Embora eu acredito que tenha sido uma chuva mais isolada.

Desde a noite de sexta feira que estou novamente em Barueri (oeste da Grande SP) e por aqui tivemos também pancada de chuva, cujo a acumulado na automática (INMET daqui da cidade) aferiu 1.4 mm. Pelo que vi não choveu tanto no começo da ZL da Capital SP, apenas 0.2 mm na Penha (CGE).

Agora não chove mais e a outra linha de chuva que está mais a sudoeste de SP já mostra sinais de enfraquecimento!

 

O que me deixou surpreso foi de ver os ventos soprando mais forte de NO nessa noite. A JBN entrou com tudo em SP e finalmente uma frente fria consegue quebrar o bloqueio que atua no sudeste!

Link to comment
Share on other sites

Campos do Jordão (Inmet) - Media de Junho:

 

2013: 12,2

2012: 11,9

2011: 10,2

2010: 10,9

2009: 09,9

2008: 11,9

2007: 12,0

 

Caio, peguei estes dados aqui mesmo no Baz e espero que já dê pra dar uma ideia. A média de Junho em Campos do Jordão de 2007 / 2012 é de 11,1 para o mês. Então CDJ estaria com +1,2 acima este mês, acompanhando as demais estações da Região. A capital Paulista está com +1,6. Qto ao PNI que está com uma média Simples de 7,5 e com 6,8 de média compensada estimada (-0,7 mesmo desvio do Pico do Couto).

 

O que posso concluir é que a normal 61/90 para o PNI para Junho seria de 5,5...se não for isso, é bem próximo.

 

Curiosamente a diferença de altitude entre a Convencional de Campos do Jordão entre o PNI é de 815 metros (2.457m x 1.642m). A diferença entre as médias é de 5,4 graus isso dá 1 grau para cada 151 metros, bem razoavel.

 

Boa pesquisa, excelentes observações. Eu apenas observo que o comportamento e altas altitudes tende a ser um pouco diferente em latitudes mais baixas pela menor atuação do frio de advecção. Lá no alto é menos propenso a variações e grandes anomalias, a não ser em invasões de ar frio significativas. Assim eu não estimaria uma média baseado em locais mais baixos próximos. É possível os 5,5oC, porém vejo que lá não acompanha as mesmas variações de locais mais baixos/superfície, lá é outro mundo.

Link to comment
Share on other sites

Pelo informe das 7h00 segue 2,3oC no Morro da Igreja com precipitação e vento de tempestade tropical forte. Chegou no pico do frio e a linha de 0oC deve estar entre 750mb e 700mb. O que é insuficiente para neve e chuva congelada. Carnaval desnecessário da RBS e Ciran.

 

Mesmo assim deve estar insuportável a sensação no topo da Serra Geral <1600m.

Link to comment
Share on other sites

Neste início de manhã de inverno o frio já se faz presente definitivamente sobre o Sul do Brasil.

Pode-se dizer "frio paraguaio"... Primeiro, pq entrou pelo oeste e noroeste, atingindo primeiramente akele país antes de entrar no Brasil, e segundo pq não se trata de um frio tão poderoso, como é comum acontecer nos meses de inverno "tradicional".

Em todo o Sul, as temperaturas estão variando entre 2°C (Morro da Igreja) e 17°C (Paranaguá)

No Paraná, as menores temperaturas hoje ocorreram no centro-sul do Estado, com 6°C em Palmas e Guarapuava (cidades com altitudes acima dos 1.100m). Em Curitiba a mínima ficou em 8°C.

Aki em Piraquara (e em boa parte do Sul) ventou forte durante toda a madrugada, com rajadas entre 35 e 50Km/h, agitando as araucárias e fazendo barulho nas janelas e beirais. Vi alguns galhos caídos na rua em frente de casa agora cedo.

Céu claro com algumas Cirrus à norte.

Pelas previsões, o frio é passageiro e deve voltar a chover no domingo. Nos últimos 3 dias registrei 224,mm de precipitação na área da minha estação. Exatamente o dobro da média de junho.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Pelo informe das 7h00 segue 2,3oC no Morro da Igreja com precipitação e vento de tempestade tropical forte. Chegou no pico do frio e a linha de 0oC deve estar entre 750mb e 700mb. O que é insuficiente para neve e chuva congelada. Carnaval desnecessário da RBS e Ciran.

 

Mesmo assim deve estar insuportável a sensação no topo da Serra Geral <1600m.

Coitados dos participqntes do "Desafrio" nesse momento :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, tirando o modelo Japonês, se deram conta que a região da Grande SP pode ter o dia mais frio do ano em 2013, no dia 23? Vários modelos convergindo para frio diurno principalmente na cidade de SP e areas ao sul da grande SP, dando MÁXIMA de 15 graus e quiça máxima de 14 ou menos para Riacho Grande e sul de São Bernardo do Campo, e isso sim é significativo para que possamos começar a ter a sensação de frio o dia todo que a maioria deseja!!!

 

Amanhecer de 10 graus na grande SP e também cidade de SP do dia 22 para 23...olho no recorde do Mirante de Santana hein, se o ar frio conseguir subir um cadinho a mais que o previsto...

 

Comemorando internamente.... :clapping: :clapping: :clapping:

 

Domingo região de Monte Verde, CDJ e Maria da Fé com chance de registrar máxima com 1 dígito ou bem perto disso! Vou cravar 10,x de MÁXIMA na estação do William Siqueira e do João de CDJ máxima de 9,x!!!

 

PNI arrisco máxima de 7 graus!!!!

 

Depois coloco aqui o quanto acertei na previsão :laugh: :laugh: :laugh:

 

TEMPO REAL: GFS acabou de atualizar última saída para a madrugada do dia 22 para 23 apontando 8 graus de mínima na cidade de SP!!!!!!! Está convergindo com os modelos todos!!!!! Olha o cadinho de frio que falei bombando em SP!!!!!

 

 

 

Artur leva a mal nao mais onde tu bebeu ? :sarcastic: :sarcastic: Brincadeira hein

 

 

Mais nao consigo acreditar em maxima baixa aqui amanha , mais vou torcer pra que voce disse confirmar vai ser maravilhoso , vou te cobrar hein :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Última rodada do CFS preocupa para julho no Sul do Brasil:

 

F20A5318-6EA1-45BA-BB92-9A6F17437C49-543-00000020DE741769_zps5c7a6751.jpg

 

Em contraste com a média das rodadas dos últimos 10 dias:

 

97B994D3-AEC3-4A76-94AD-14994C5333EE-543-00000020F089153B_zpsb8c8e2a5.jpg

 

Mesmo assim o Sul do RS segue sempre ameaçado pela perspectiva de altas anomalias nos países mais austrais, principalmente na Argentina.

 

 

 

Caio qual a explicaçao pro Sul do Brasil ficar acima da media e a gente aqui em cima abaixo ?

 

As Mps nao tem que passar pelo sul ? Ou essa diferença sera por algum bloqueio ou ASAS aqui pra regiao ?

Link to comment
Share on other sites

Caio qual a explicaçao pro Sul do Brasil ficar acima da media e a gente aqui em cima abaixo ?

 

As Mps nao tem que passar pelo sul ? Ou essa diferença sera por algum bloqueio ou ASAS aqui pra regiao ?

 

Certamente predomínio de bloqueio/ASAS e jato quente entrando pelo oeste da região sul, William. Mas como o índice de acertos do CFS está num patamar pouco aceitável, fixamos na tendência. A Argentina acima não é tão mau sinal, por vezes já identifiquei uma anticorrelação entre lá e aqui.

Link to comment
Share on other sites

O problema é que estas baixas que não possuem como contrapartida um anticiclone acabam puxando para baixo o ar frio, ao invés de catapulta-lo para o norte... É o caso dessa baixa projetada pelo GFS.

 

Sem dúvida, Bruno. Só procurei salientar o fato de que estes sistemas haviam simplesmente desaparecido de nossas latitudes e felizmente estão retornando. Uma hora vai acontecer a sincronia perfeita!

Link to comment
Share on other sites

CARLOS DIAS,

Andei dando uma olhada na tua estação do Riacho Grande e observei q a pressão nesta madrugada estava em 1005... Está correto? Achei muito baixa...

E vi tbm q os ventos mudam a direção frequentemente, hora NO, hora ESE, enfim, sem um padrão...

Percebeu isso tbm?

(não fui bisbilhotar, apenas kis ver a situação por aí, em virtude da entrada do ar frio em todo o Sul e FF em Sp!)

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Hoje o amanhecer foi aquele típico de inverno, das incursões polares continentais..faltou apenas um pouco mais de frio, mas o cenário estava belíssimo e ainda se encontra muito bonito...

 

O vento oeste soprou forte de madrugada e manhã..fui caminhar logo cedo e vi algumas placas no chão devido ao vento forte...

Link to comment
Share on other sites

Pelo informe das 7h00 segue 2,3oC no Morro da Igreja com precipitação e vento de tempestade tropical forte. Chegou no pico do frio e a linha de 0oC deve estar entre 750mb e 700mb. O que é insuficiente para neve e chuva congelada. Carnaval desnecessário da RBS e Ciran.

 

Mesmo assim deve estar insuportável a sensação no topo da Serra Geral <1600m.

Coitados dos participqntes do "Desafrio" nesse momento :mosking:

 

 

Escapei de uma boa! E tua amiga sempre atraindo o frio, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Caio qual a explicaçao pro Sul do Brasil ficar acima da media e a gente aqui em cima abaixo ?

 

As Mps nao tem que passar pelo sul ? Ou essa diferença sera por algum bloqueio ou ASAS aqui pra regiao ?

 

Certamente predomínio de bloqueio/ASAS e jato quente entrando pelo oeste da região sul, William. Mas como o índice de acertos do CFS está num patamar pouco aceitável, fixamos na tendência. A Argentina acima não é tão mau sinal, por vezes já identifiquei uma anticorrelação entre lá e aqui.

Exactamente!!!!! Em um cenário de ASAS e jato forte o centro-sul da Argentina estaria abaixo da média!

 

O que o CFS indica ou seria uma ausência de ondulações do jato polar ou então ele estaria impreciso... A anomalia negativa na boca do Prata pode indicar algo bom pra nós!

Link to comment
Share on other sites

CARLOS DIAS,

Andei dando uma olhada na tua estação do Riacho Grande e observei q a pressão nesta madrugada estava em 1005... Está correto? Achei muito baixa...

E vi tbm q os ventos mudam a direção frequentemente, hora NO, hora ESE, enfim, sem um padrão...

Percebeu isso tbm?

(não fui bisbilhotar, apenas kis ver a situação por aí, em virtude da entrada do ar frio em todo o Sul e FF em Sp!)

 

Abs

 

Sim está....Vl Madalena caiu também....foi uma ventania danada aqui, lembrei até de Jericoacoara no CE...Agora 21,0 graus e 7,8 de ponto de orvalho e umidade lá embaixo....

Link to comment
Share on other sites

Ando desaparecido do BAZ. Esses foram meus valores nos últimos 4 dias:

 

18/6 - 13,4°/20,8°

19/6 - 12,2°/16,7°

20/6 - 11,8°/15,0°

21/6 - 13,2°/16,1°

 

Destaque para o dia frio e chuvoso de 5ª-feira passada. Mas como não acompanhei as discussões aqui, fiquei bem surpreso com o frio na Argentina. Ficamos chupando dedo...

 

Hoje tive mínima de 11,5° com muito vento!! A rajada atingiu 51,4 km/h, mas certamente bateu 65 km/h em outras áreas da cidade. Agora faz 15,9° com 68% e venta de NO a 20,3 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Vendo o ETA 15 e o GFS, a situação não é nada animadora. Sem calor, mas sem frio decente também. Isso em POA. O GFS dá variação de 6° a 15° no domingo, quase o mesmo que a MetSul dá para cá amanhã, de 6° a 18° nos extremos da cidade. Depois o frio arrefece. Agora imaginem no resto do Brasil. Esse quadro começa a lembrar muito 1998, apesar de que naquele ano os eventos de frio foram PIORES do que o que tivemos até agora.

 

Tenho 15,9° com 67%.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente, acho que a nebulosidade mais consistente já passou por aqui; o sol até apareceu. :hang1:

 

A temperatura que até tinha caído um pouquinho, já voltou a subir. Aqui no centro, 24,1. :negative:

 

Será que nem aquele vento S/SE, vamos ter; para pelo menos, dar uma refrescadinha.

 

Chuvas??? Aqui nada. Em CDJ, caíram uns pingos, o Inmet registrou 0,2mmm.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente, acho que a nebulosidade mais consistente já passou por aqui; o sol até apareceu. :hang1:

 

A temperatura que até tinha caído um pouquinho, já voltou a subir. Aqui no centro, 24,1. :negative:

 

Será que nem aquele vento S/SE, vamos ter; para pelo menos, dar uma refrescadinha.

 

Chuvas??? Aqui nada. Em CDJ, caíram uns pingos, o Inmet registrou 0,2mmm.

 

 

Aqui ta uma garoinha céu carregadao e 14°C Venta forte rajadas de 30km/h

Link to comment
Share on other sites

Vendo o ETA 15 e o GFS, a situação não é nada animadora. Sem calor, mas sem frio decente também. Isso em POA. O GFS dá variação de 6° a 15° no domingo, quase o mesmo que a MetSul dá para cá amanhã, de 6° a 18° nos extremos da cidade. Depois o frio arrefece. Agora imaginem no resto do Brasil. Esse quadro começa a lembrar muito 1998, apesar de que naquele ano os eventos de frio foram PIORES do que o que tivemos até agora.

 

Tenho 15,9° com 67%.

 

Pois é, Marcos. Infelizmente, teremos mais um inverno xoxo... Dá pra notar isso. Eu acredito ao menos em uma MP significativa em julho, e só...

Acredito em períodos de calor e até bem extensos. A gente já percebe aqui em Porto Alegre as lojas liquidando algumas roupas de inverno, principalmente as mais pesadas, pois não terão saída se assim não o fizerem.

Abraços decepcionados! Hehehe.

Link to comment
Share on other sites

João, eu apostaria num inverno no padrão, talvez até um pouco abaixo da média, mas bem comportado. Pelo padrão que temos desde maio, teríamos um inverno com episódios bem pontuais de frio intenso. Não creio que será um novo 1998, mas mais frio e com alguns frios fortes, coisa que NÃO EXISTIU em 1998. Para quem teve a menor máxima absoluta de 14,5° naquele ano, qualquer frio mais consistente é lucro.

 

Pelo menos temos SOL e tempo SECO!! Coisa rara a mais de mês por aqui!!! Agora tenho 17,1° com 63% e vento O a 23,2 km/h. Sol e nuvens!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, choveu pouco.

Os acumulados variaram entre 0 e 2,2 mm entre ontem e hoje (SAISP e CGE).

As convencionais do INMET no Mirante e em Guarulhos não registraram chuva. Na automática de Barueri 2,2 mm.

 

O começo da manhã foi nublado e escuro, com mínimas altas: Mirante 17,9°C, IAG 17,5°C.

 

Lá pela metade da manhã as nuvens baixas foram desaparecendo e saiu um belo sol, com muitos cirrus.

Muito vento de O a ONO, com rajadas de até 48 km/h no Mirante e 42 km/h em Congonhas.

 

Agora, temos uma bela tarde de sol com diminuição dos cirrus.

A automática do Mirante já bateu em 22,6°C.

 

Não olhei modelos ainda mas a Climatempo está apostando na entrada de ventos SE já amanhã cedo.

Se isso acontecer, deveremos ter infiltração. Se tivermos infiltração, tchau mínimas sub-10 (Acho...)

Link to comment
Share on other sites

O que posso esperar da nebulosidade por aqui?

A temperatura segue baixa com 17°C o sol aparece com nuvens altas que cobrem boa parte do céu..

Previsões já apontam o retorno da chuva amanhã e minima de 8°C.. tem coisa errada..

 

Nossa, praticamente não esfriou aí! Aqui o sol até apareceu um pouco com mais força, mas uma corrente de jato em altos níveis encheu o céu com nuvens altas. Extremos do dia na minha estação: 9,1ºC | 14,7ºC.

 

E sim, já deve chover amanhã aqui no Paraná.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.