Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Morro da Igreja SC:

 

Jun08 : 06,6ºC

Jun09 : 06,5ºC

Jun10 : 07,9ºC

Jun11 : 06,9ºC

Jun12 : 08,8ºC

Jun13 : 09,2ºC

 

Jun13, media até ontem

 

Valeu Carlos! Respondendo a tua pergunta: sim! Porém há o risco de baixar e o final da noite registrar a mínima do dia visto que o ar frio está entrando. Além do céu encoberto com chuva que não deixou a temperatura cair. Por isso ficou nos 11oC.

 

Agora vejo esta média de junho e vejo o quão ruim está este mês no Morro da Igreja, já seguido por um maio RECORDE. Assim, a dupla MAI/JUN 2013 vai fazendo o período de maiores anomalias positivas desta estação desde o início dos registros. Ou seja, o PIOR outono/inverno para os topos em anos.

 

Porém vejo chances desta média cair e quem sabe não ser pior que junho de 2012. O meu pessimismo MODE ON está em STAND BY hoje. Tivemos algumas soluções interessantes:

 

- O Sul do RS será brindado de agora em diante, fazendo uma segunda quinzena de junho certamente abaixo da média.

 

- De SC ao Sul de SP teremos um período úmido pela frente, com um intervalo no final de semana em 66h/72h com a transformação destas áreas de instabilidades sobre o continente em uma baixa fechada em alto mar, trazendo ar seco e frio.

 

- Então a partir de 66h/72h o ar seco toma conta, trazendo novamente boas mínimas para o final de semana, início da próxima. E a sexta-feira tende a ser um dia muito frio, com as menores máximas do ano em muitos pontos, quicá com uma máxima sub-5 no Morro da Igreja.

 

- Na sequência o frio, ainda que não intenso, volta a predominar. Com mais alguns avanços programados pelos modelos que voltaram a mostrar.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus Carlos Campos, o cara tem que ser bom para me tirar do sério, mas tu conseguiu! Quanta baboseira que tu escreveu.vou respirar fundo e parar por aqui. .

 

Mas antes uma coisa: menos você! Que faltou com respeito com o colega de Lages! Meus comentários de 2000 ao menos eram relacionados a frio. Atitudes como as tuas são dignas de punição, mas eu contemporizei num primeiro momento.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus Carlos Campos, o cara tem que ser bom para me tirar do sério, mas tu conseguiu! Quanta baboseira que tu escreveu.vou respirar fundo e parar por aqui. .

 

Mas antes uma coisa: menos você! Que faltou com respeito com o colega de Lages! Meus comentários de 2000 ao menos eram relacionados a frio. Atitudes como as tuas são dignas de punição, mas eu contemporizei num primeiro momento.

Já pedí sinceras desculpas ao q disse à ele 2 VEZES! Q mais ker q eu faça? Q eu me afaste daki? As coisas serão melhores se não houverem argumentos CONTRÁRIOS À TUA VONTADE, DIEGO?

Faça o q achar melhor, então!

Link to comment
Share on other sites

E quem disse que este junho está sem graça, sem extremos? Aqui tem! Junho fazendo história aqui no Paraná! Já é o mês mais chuvoso em pelo menos 10 anos aqui na região. Só hoje já tenho 97 mm e continua chovendo. No mês tenho 250 mm. Por conta disso, pouca variação na temperatura novamente, algo corriqueiro neste período estranho: 17,1ºC | 19,4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Eu se trabalho é primordial, Carlos. Continue postando à vontade. Sou o maior degustador dos teus números, velhinho!

 

Você é o maior degustador, mas não é o único, Bruno!

 

Sou fã dos tabelões do Carlos Dias, são sensacionais!

 

 

Eu tb sou fã, Carlos! continua botando tuas médias que assinamos embaixo teus numeros!

 

abçs

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus Carlos Campos, o cara tem que ser bom para me tirar do sério, mas tu conseguiu! Quanta baboseira que tu escreveu.vou respirar fundo e parar por aqui. .

 

Mas antes uma coisa: menos você! Que faltou com respeito com o colega de Lages! Meus comentários de 2000 ao menos eram relacionados a frio. Atitudes como as tuas são dignas de punição, mas eu contemporizei num primeiro momento.

Já pedí sinceras desculpas ao q disse à ele 2 VEZES! Q mais ker q eu faça? Q eu me afaste daki? As coisas serão melhores se não houverem argumentos CONTRÁRIOS À TUA VONTADE, DIEGO?

Faça o q achar melhor, então!

 

Carlos, a ÚNICA coisa que eu pedi está no meu primeiro post (quotado abaixo)

 

Pega leve no jeito de falar com as pessoas. Apenas te peço isto para o bom andamento do fórum. E continue falando sobre o clima na região sul e sobretudo Piraquara e RMC, que disto você entende e contribui para o crescimento da discussão.

 

Se você tivesse lido com atenção o que eu escrevi não estaríamos aqui discutindo isto ainda...

Vai por mim, Carlos...tua participação aqui é muito boa quando você não trata com desdém outro usuário. EU MESMO sou um dos maiores interessados em seus posts, pois o clima daí é semelhante ao da região serrana de Joinville..

 

Espero que me compreendas e que daqui pra frente possamos falar apenas de coisas boas..

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Não consigo enxergar onde essa resposta vai contribuir com alguma coisa ao fórum...

 

Resposta de caráter ofensivo, na minha opinião... E a moderação não disse nada...

 

Retiro o que disse ao ver a resposta do Brunão em seguida...

 

Só para esclarecer que eu "retirei" apenas o comentário sobre a não moderação, pois o Bruno acabou interferindo na resposta. Continuo achando-a ofensiva e desnecessária. Em tempo: não tinha reparado que o Diego era moderador... Na verdade, as minhas mensagens foram todas desnecessárias, he he he! :mosking:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Desde ontem não consigo acessar a rodada das 12z e 18z do GFS, não sei se é só comigo, ou mais algum baziano tá com esse probleminha.

Quem puder me dizer como foi a saída das 18Z, agradeço desde já.

 

Resumo para RS e SC:

 

- Sexta-feira chuvosa e bem fria no RS e SC. Dia tipicamente invernal ao gosto baziano.

 

- Possíveis menores máximas do ano, especialmente nas estações de topo.

 

- Seca o tempo no final de semana e o ar mais frio avança.

 

- O frio predomina até a próxima quarta, nada intenso mas possíveis mínimas interessantes nas baixadas. Especialmente na segunda-feira.

 

- Em Santa Catarina a atmosfera tem mais dificuldades de secar pois a frente estará semi-estacionária entre o PR e SP.

 

- Quarta e quinta possivelmente chuvosas no RS e SC.

 

- Pelo Global há chance de frio mais intenso em 216h/240h.

Link to comment
Share on other sites

Conformismo não significa maturidade.

Des de quando sonhar com frio não é ser baziano?

Enfim, na minha opinião o inverno está um L-I-X-O sim, alias estranho seria baziano falando o contrário!

Com toda educação, sr. FROST, traga-nos o FRIO!

Já seria útil...

Passar bem, sr. FROST!

 

Abraços gélidos

Link to comment
Share on other sites

Desde ontem não consigo acessar a rodada das 12z e 18z do GFS, não sei se é só comigo, ou mais algum baziano tá com esse probleminha.

Quem puder me dizer como foi a saída das 18Z, agradeço desde já.

A rodada 12z tá normal, a 18z está tendo problemas no wxbrasil, alguns mapas estão bons e outros nem rodaram.

Vou tentar corrigir isso agora.

Link to comment
Share on other sites

Parque do Itatiaia RJ:

 

No momento, céu limpo, e 07,4....!!

 

01/06: 02,1 / 15,2

02/06: 06,8 / 15,2

03/06: 07,1 / 10,0

04/06: -00,3 / 09,8

05/06: -00,7 / 15,6

06/06: 05,9 / 12,4

07/06: 01,9 / 13,4

08/06: -01,3 / 14,1

09/06: -01,5 / 12,5

10/06: -01,0 / 13,3

11/06: 00,8 / 12,3

12/06: 05,6 / 13,0

13/06: 03,5 / 12,6

14/06: 00,9 / 13,0

15/06: 03,6 / 11,1

16/06: 06,6 / 11,0

17/06: 05,2 / 07,9

18/06: -00,4 / 13,9

19/06: -02,0 / 13,7

 

MED: 06,8 (02,5 / 12,6)

 

Link to comment
Share on other sites

Desde ontem não consigo acessar a rodada das 12z e 18z do GFS, não sei se é só comigo, ou mais algum baziano tá com esse probleminha.

Quem puder me dizer como foi a saída das 18Z, agradeço desde já.

A rodada 12z tá normal, a 18z está tendo problemas no wxbrasil, alguns mapas estão bons e outros nem rodaram.

Vou tentar corrigir isso agora.

 

Apesar disso, muito bom o site Marcelo, meu preferido! Muito fácil acesso aos modelos. :good:

Link to comment
Share on other sites

Conformismo não significa maturidade.

Des de quando sonhar com frio não é ser baziano?

Enfim, na minha opinião o inverno está um L-I-X-O sim, alias estranho seria baziano falando o contrário!

 

Concordo com você!! Esse inverno está um lixo!!

 

 

Posso perguntar pra todo mundo que mora aqui , em anos atras já tava tudo seco aqui , morro secos , baixadas secas pela quantidade de geadas , esse ano só o fundo das baixadas e olhe la , inverno muito lixento

 

No momento 5,1°C

Link to comment
Share on other sites

Céu encoberto com nevoeiros em Piraquara. Temperatura 14 graus.

Precipitação acumulada nas últimas 12h atingiu apenas 10 mm. Em diversos municípios de outras regiões do Estado, os volumes acumulados ultrapassaram os 40 mm.

Amanhã, mais chuva!

Temperaturas extremas previstas para amanhã em Curitiba: mín 13 máx 14 graus. Amplitude de apenas 1 grau!!!

Link to comment
Share on other sites

Tem estação em Montevideo marcando -2,3C agora!

 

 

Tem muita nebulosidade por la nao tem ? Qual a chance de alguma Paraguaia ?

 

Zero chance.

 

Eis a estação http://www.weatherlink.com/user/ema/index.php?view=summary&headers=1

 

 

VLLLLW

 

 

Regiao Metropolitana de Buenos Aires com algumas estaçoes marcando 1°C

 

 

 

Aqui sem MP , sem chuva , sem nada mais a unica coisa que temos é céu limpo e vento calmo faz 4,9°C

Link to comment
Share on other sites

Apesar disso, muito bom o site Marcelo, meu preferido! Muito fácil acesso aos modelos. :good:

Obrigado Mauricio! É essa facilidade que sempre busquei e esforço para manter.

O problema foi resolvido. Estava com mais de meio milhão de mapas gerados sem apagar no servidor e o disco chegou no limite. Já dei uma esvaziada, hehe

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Caio, obg pela explicação ....acho que o PNI está sofrendo também uma pré-frontal hoje, pois amanha vira tudo aqui.... Faz 7,1 lá agora com ceu limpo.Ontem no mesmo horário estava quase zerado e deu -2,0 hoje pela manha e ficou tudo branco por lá..

 

Pensava que o fenômeno pré-frontal acontecia em altitudes mais baixas em até 1500m no máximo e não em 2500m ou 3000m...

Link to comment
Share on other sites

Opinião pessoal:

1 - Pena, muita pena que Junho está para terminar sem nenhuma massa polar satisfatória, ao menos pelo que se espera de um mês de Junho.

2 - Muita gente falando que o inverno está um lixo. Mas que inverno? Só se foi 2012, concordo, porque o de 2013 ainda vai começar. Então, nada está acabado sem ao menos ter começado. Muita calma nessa hora, a atmosfera não responde aos nossos desejos.

3 - Tenho esperança nos índices bem expostos pelo Caio anteriormente. O jogo começa a virar a nosso favor e mesmo que a sensação é de já estarmos no começo do segundo tempo, ainda tem tempo.

Link to comment
Share on other sites

Opinião pessoal:

1 - Pena, muita pena que Junho está para terminar sem nenhuma massa polar satisfatória, ao menos pelo que se espera de um mês de Junho.

2 - Muita gente falando que o inverno está um lixo. Mas que inverno? Só se foi 2012, concordo, porque o de 2013 ainda vai começar. Então, nada está acabado sem ao menos ter começado. Muita calma nessa hora, a atmosfera não responde aos nossos desejos.

3 - Tenho esperança nos índices bem expostos pelo Caio anteriormente. O jogo começa a virar a nosso favor e mesmo que a sensação é de já estarmos no começo do segundo tempo, ainda tem tempo.

 

Igor, o que me refiro é que prefiro um junho mais frio que um setembro com uma incursão polar forte, pela sensação de "quero mais", algo improvável de se imaginar de setembro em diante. Eu disse que até agora o inverno climático está muito fraco para minha região..sem uma normal climatológica não tenho como comprovar, mas a normal de Florianópolis não me deixa mentir..estamos bem acima da média...

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Caio, obg pela explicação ....acho que o PNI está sofrendo também uma pré-frontal hoje, pois amanha vira tudo aqui.... Faz 7,1 lá agora com ceu limpo.Ontem no mesmo horário estava quase zerado e deu -2,0 hoje pela manha e ficou tudo branco por lá..

 

Pensava que o fenômeno pré-frontal acontecia em altitudes de até 1500m no máximo e não em 2500m ou 3000m...

 

 

Ganhando de la no momento uma vez na vida 4,6°C . inmet na casa dos 8°C

Link to comment
Share on other sites

Aqui também Diego, maior volume que já registrei num dia só. E segue a chuva.

Quanto ao frio, sinto o mesmo em relação ao frio "setembrino". Por isso eu disse que sinto muito a pena que Junho está terminando desse jeito. Mas tem Julho aí e as vezes até Agosto surpreende. O tempo dirá. Aqui também deve estar acima da média, não tive nenhuma mínima de 1 dígito e a coisa só não está pior devido ao tempo chuvoso constante. Abs.

Link to comment
Share on other sites

Caio, obg pela explicação ....acho que o PNI está sofrendo também uma pré-frontal hoje, pois amanha vira tudo aqui.... Faz 7,1 lá agora com ceu limpo.Ontem no mesmo horário estava quase zerado e deu -2,0 hoje pela manha e ficou tudo branco por lá..

 

Pensava que o fenômeno pré-frontal acontecia em altitudes mais baixas em até 1500m no máximo e não em 2500m ou 3000m...

 

Carlos na minha opinião o PNI tem potencial para mais. Apenas verifique como CDJ também está acima da média. A estação do Willian é que está uma loucura. Os topos estão sofrendo de norte a sul sem incursões. O PNI é uma encosta num topo.

 

Floripa vergonhosa com +2oC neste junho, o que é um alto desvio padrão para nossa ilha subtropical. Prefiro 1994 com calorões intercalados por porretes. Bem mais emocionante.

Link to comment
Share on other sites

Caio, infelizmente saber o desvio de CDJ acho que é uma missão quase impossível...pois a normal de CDJ como vc bem sabe está pra lá de comprometida...mas vou tentar pegar algumas estações da região aqui do Vale do Paraíba e ver o desvio...eu arrisco que estamos entre +1,5/+2,0.....o PNI está com 7,5 de média simples..imagino uma media por lá real de 6,8...Imagino que se existisse uma 61/90 para o PNI para o mês de junho , chutaria 05,0/05,5

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.