Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Excelente minima com o tempo limpo fez 2,1°C , céu azul nem uma nuvem no momento sol e 5°C

 

O QUE AZUL, WILLIAM????? hahahhaha

 

Edit: já editou :laugh:

 

 

Saiu sem o "e" e com uma coisinha no "ú" mals awe :sarcastic:

 

Procura se um anemometro perdido , ainda nao foi encontrado , mais de 10 arvores cairam aqui essa madruga , inclusive uma araucaria minha que já tem mais de 50 anos e fica aqui no sitio 11°C agora , irei ter que fazer uma vaquinha por aqui kkk

 

William, tem fotos dos estragos pra postar aqui? 97 km/h é bastante vento hein! Suspeito que aconteceu aí uma Micro-explosão!

 

 

 

Por causa do trabalho só tenho tempo a noite , mais vi varias arvores caidas ontem perto a estaçao tinham galhos , vou ver se condigo fotos

Link to comment
Share on other sites

Muita neve em Bariloche

 

E parece que tá nevando ainda.

 

William, já teve registro de neve em Maria da Fé? Pois se já teve em Campos do Jordão, talvez aí tenha chegado.

 

Abs

 

 

Diz minha vó que sim , que caia um "pozinho" branco do céu em uma dia nublado e extremamente frio , tinha chovido um dia antes , e duante todo o dia as poças dagua ficaram congeladas , e quando se olhava nos morros , estavam todos esbranquiçados , QUE INVEJA

Link to comment
Share on other sites

Muita neve em Bariloche

 

E parece que tá nevando ainda.

 

William, já teve registro de neve em Maria da Fé? Pois se já teve em Campos do Jordão, talvez aí tenha chegado.

 

Abs

 

 

Diz minha vó que sim , que caia um "pozinho" branco do céu em uma dia nublado e extremamente frio , tinha chovido um dia antes , e duante todo o dia as poças dagua ficaram congeladas , e quando se olhava nos morros , estavam todos esbranquiçados , QUE INVEJA

 

Show de bola! Deve ter sido uma bomba polar. Quem sabe acontece de novo, em breve hehe

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, tivemos hoje a manhã mais fria de Junho até o momento. Fez muito

frio realmente!!! MÍNIMA DE...13,1ºC :mosking: :mosking: :mosking:

 

13 graus é comum de ocorrer até no final de Outubro, e eu estou comemorando

este valor em JUNHO, cuja média das mínimas é de 12C no INMET e provavelmente

menor nas baixadas da cidade. Lastimável!!! CHEGA LOGO, JULHO...

Link to comment
Share on other sites

William, se a sua baixada cuiúda já está arrebentando mesmo com o Junho quente...fico

me perguntando...e num Junho frio? Média das mínimas próxima a zero?

 

 

 

To me perguntando sera uma maldiçao de estaçao ? Desde de que coloquei a estaçao nem uma MP chegou aqui :sad:

Calculo mínima de -11 na baixada do William em 1981, com base em -8,4 registrado em MF!

Link to comment
Share on other sites

William, se a sua baixada cuiúda já está arrebentando mesmo com o Junho quente...fico

me perguntando...e num Junho frio? Média das mínimas próxima a zero?

 

 

 

To me perguntando sera uma maldiçao de estaçao ? Desde de que coloquei a estaçao nem uma MP chegou aqui :sad:

Calculo mínima de -11 na baixada do William em 1981, com base em -8,4 registrado em MF!

 

 

Na reportagem fala em -13°C registrado em um termo de mercurio na zona rural aqui perto , claro que ele estava desabrigado , mais creio que aqui chegou perto disso

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS 00Z o Paraná ficaria debaixo d'água até o começo de Julho! O que que é isso :shok: Ainda estou com os dois pés atrás sobre o frio da semana que vem. Pode ser até bom, mas do RS pra baixo. Antes, no final de semana um cavado vai se formar na região Sul e trazer mais chuva e sensação térmica baixa para os 3 estados.

 

Já vamos amanhecendo com muitas nuvens e pode voltar a chover ainda hoje. Mínima de 13,9ºC há pouco.

 

 

A 6Z do GFS já seguiu o Europeu e tirou o friozão da semana que vem. Vamos ver se mantém sem o frio, mas de qualquer maneiro o bem mais confiável Europeu mostra sensação forte de frio (em função das temperaturas em torno de 6oC em 850 hpa em boa parte do sul, com vento e chuva) já a partir deste final de semana, apesar de não sinalizar nenhuma incursão de frio abaixo de 0oC em 850 nas próximas 180 horas.

 

Quanto ao GFS, pode ser que ele funcione bem em outros lugares... Mas aqui para América do Sul ele, mas uma vez, se mostra absolutamente errático!

Link to comment
Share on other sites

Como sou da turma dos otimistas, estamos prestes a presenciar um ótimo inverno de julho em diante!

Para os que já jogaram a toalha, não desanimem, vem frio e dos bons, para JAS.

A dinâmica dos sistemas estão ditando a regra de MJ, a posição do Jato polar e do jato subtropical, como também, dos vértices importantes, como a alta da Bolívia, do Atlântico sul e do nordeste BR e pouca da atividade das baixas do Plata e chaco, estão correlacionados com a dinâmica do sistema de pressão apresentado. Não se verificam bloqueios atms, causados por bolhas de ar quente no Brasil central, que corriqueiramente impossibilitam as incursões de MP's, mas sim, a falta da atividade de MP´s e da própria inversão de atms no pólo. Contudo, o pólo sul está como uma bomba preste a explodir, altas expressivas de 1050/1054 hPa estão sendo registrados neste junho, e como os sistemas se completam estamos tendo baixas acima do normal no índico, pacífico sul e atlântico sul, desde a borda do círculo antártico até latitudes de 30ºLAT S. Também verifica-se um fluxo maior de altas moderadas ao sul 10ºLAT S e da zona de convergência atualmente deslocada mais próxima da linha equatorial.

Tudo indica, uma segunda semana de julho e agosto com boas incursões de MP's e quiça acima de 1040/1042hPa no conesul. O sistema atual tende a confirmar esta tendência.

Coisa boa a frente. É tudo que os amantes do frio querem!

Link to comment
Share on other sites

Relaxaa ,

 

aqui CÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉU azul e 18°C muito sol e quse nem uma nuvem

 

 

Sera que temos alguma MP perdida e fraca por aqui ?

Droga!

Fikei um tempão esperando as nuvens irem embora prá poder dizer tbm q aki o CÉU tava azul, mas não adiantou!

Então: "Aki, CÉU meio azul" e 18 graus agora.

kkkkk

 

Sobre a massa polar, não sei!

 

kkkkk

Link to comment
Share on other sites

Dia de primavera hoje, mínima de 12 e máxima de 21 (sendo a máxima do mês empatada com alguns outros dias), agora fazem 20ºC. Céu com algumas nuvens e um bom sol. Boa parte das pessoas que vi na rua vestem bermuda e manga curta, os mais friolentos no máximo com um casaquinho leve. Interessante que em 2010, 2011 e 2012 o dia 18 de junho foi quase igual ao desse de 2013 (mínima acima de 10 e máxima em torno de 20), só em 2009 que teve a decência de uma mínima sub-10 de 6ºC :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Dia de primavera hoje, mínima de 12 e máxima de 21 (sendo a máxima do mês empatada com alguns outros dias), agora fazem 20ºC. Céu com algumas nuvens e um bom sol. Boa parte das pessoas que vi na rua vestem bermuda e manga curta, os mais friolentos no máximo com um casaquinho leve. Interessante que em 2010, 2011 e 2012 o dia 18 de junho foi quase igual ao desse de 2013 (mínima acima de 10 e máxima em torno de 20), só em 2009 que teve a decência de uma mínima sub-10 de 6ºC :laugh:

 

 

Por aqui fiquei quase 60 dias sem uma minima maior que 10°C , semana passada foi quebrado isso

Link to comment
Share on other sites

Dia de primavera hoje, mínima de 12 e máxima de 21 (sendo a máxima do mês empatada com alguns outros dias), agora fazem 20ºC. Céu com algumas nuvens e um bom sol. Boa parte das pessoas que vi na rua vestem bermuda e manga curta, os mais friolentos no máximo com um casaquinho leve. Interessante que em 2010, 2011 e 2012 o dia 18 de junho foi quase igual ao desse de 2013 (mínima acima de 10 e máxima em torno de 20), só em 2009 que teve a decência de uma mínima sub-10 de 6ºC :laugh:

 

 

Por aqui fiquei quase 60 dias sem uma minima maior que 10°C , semana passada foi quebrado isso

 

Durante Dez/Jan/Fev é comum fazer sub-10 aí também?

Link to comment
Share on other sites

Dia de primavera hoje, mínima de 12 e máxima de 21 (sendo a máxima do mês empatada com alguns outros dias), agora fazem 20ºC. Céu com algumas nuvens e um bom sol. Boa parte das pessoas que vi na rua vestem bermuda e manga curta, os mais friolentos no máximo com um casaquinho leve. Interessante que em 2010, 2011 e 2012 o dia 18 de junho foi quase igual ao desse de 2013 (mínima acima de 10 e máxima em torno de 20), só em 2009 que teve a decência de uma mínima sub-10 de 6ºC :laugh:

 

 

Por aqui fiquei quase 60 dias sem uma minima maior que 10°C , semana passada foi quebrado isso

 

Durante Dez/Jan/Fev é comum fazer sub-10 aí também?

 

 

Sim sim , principalmente se tiver céu limpo , é comum termos de 1 a 5 sub 10 entre esses meses

Link to comment
Share on other sites

Interessante...

Hoje, depois de amanhecer com bastante névoa (Nevoeiro em Cumbica), Sampa teve um dia de céu praticamente limpo e ameno, com ventos de E a NE, que davam até uma sensação de friozinho na sombra.

A temperatura subiu menos que o previsto.

 

Mirante: 14,5°C / 22,1°C (Automática após 15h)

IAG: 11,5°C / 22,7°C.

 

Não sei se os colegas paulistanos concordam, mas junho é o mês menos sujeito a altas temperaturas fora de época aqui em Sampa.

Normalmente, tem máximas absolutas inferiores a julho, embora a média das máximas seja praticamente igual.

Julho e agosto costumam ter variações mais extremas nas temperaturas máximas.

 

A título de curiosidade, as máximas absolutas registradas nos 3 meses na estação do Mirante, desde a sua abertura:

Junho: 28,8°C (08/06/1992)

Julho: 30,2°C (24/07/2006. É a única acima de 30°)

Agosto: 33,1°C (31/08/1955. É o único recorde da normal 1931-1960 que permanece até hoje. :shok: )

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.