Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Concordo com o Campos, nada de mudança climática, apenas alterações momentâneas, o que é normal, as normais sempre tiveram alterações para mais ou para menos, isso não significa nada em alguns anos. Já passou anos mais quentes como também mais frios, o clima é assim, alguns se assustam.

Nublado 20ºC

Link to comment
Share on other sites

Afonso Pena - TºC Média:

 

1951/1960: 12,4

 

1961/1970: 12,7

 

1971/1980: 12,9

 

1981/1990: 13,2

 

1991/2000: 13,9

 

2001/2010: 14,3

 

Eis o momentâneo..sem alterações climáticas...

Reflete perfeitamente o intens crescimento da área urbana ao redor do aeroporto!

Já estive lá na década de 80 e era um "vazio". Tudo se resumia em "aeroporto, campo e araucárias" no horizonte, com algumas casas no lado oeste. Hoje, só se vê casas e comércios em todo lado.

Link to comment
Share on other sites

Apesar de todo o pessimismo da última semana, acredito que teremos uma janela para entrada de ar polar entre o finalzinho de junho e especialmente ao longo da primeira quinzena de julho, em conversa que eu tive com o Vinicius essa noite.

 

Nesse período teremos o retorno da passagem do MJO (Madden Julian Oscilation) sobre o continente americano.

 

Normalmente o MJO é conhecido por favorecer o fluxo de umidade no período que passa, e é mais relacionado a trópicos e condições de verão. Porém as duas últimas passagens do MJO sobre o continente americano nos últimos 2 meses, foram os períodos que ocorreram maiores incursões polares. Não sei afirmar se há uma co-relação, mas a ausência do MJO proporciona períodos mais secos, o que pode inibir e/ou enfraquecer formação/passagem de frentes. Há estudos também que mostram a possibilidade da influência da MJO sobre a ENOS por exemplo.

 

O gráfico da evolução do MJO nos últimos 90 dias, mostra as duas passagens pelo continente americano e África, no início de Maio e de Junho, período que São Paulo registrou as menores mínimas, até agora, sendo 10 e 11 graus, no início dos dois meses.

 

Quanto a AAO, um fato interessante há de ser notado, é que nas duas incursões de ar frio que ocorreram no início de Maio e Junho, a AAO sempre apresentou uma queda no segunda quinzena do mês precedente (abril e maio). E a mesma situação está acontecendo novamente, porém a queda da AAO é mais significativa este mês.

 

Esses fatores, MJO e AAO combinados nesse momento me levam a crer nessa janela de ar polar, como já indicada pelos modelos Europeu/INPE/CFS e agora mais recentemente pelo GFS. Vamos aguardar pra vê se confirma.

Perfeita análise, professor!

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão se atendo apenas às suas regiões, não estão entendendo que

estou falando de MINAS GERAIS.

 

Não estou dizendo que o clima MINEIRO mudou em definitivo, mas é bastante

evidente que estamos numa fase mais quente que o normal, com invernos sem

incursões significativas de ar polar, daqueles que traziam geada em mais de 50%

do estado. Acham que estou exagerando? Basta olhar os dados das décadas anteriores

a 2000 e verão que este tipo de evento não era raro. Após 2000, no entanto, as

geadas sumiram do estado, sendo registradas apenas nas cotas acima dos 1000m

no sul mineiro. Falo de geadas intensas, é claro.

 

Não virei um alarmista, estou apenas constatando que meu estado passa por uma

fase de pouco frio, resta saber quanto tempo vai durar...

Link to comment
Share on other sites

Carlos, vc calculou a média de POA pela ponderada ou pela 24 hrs? Ontem eu calculei pela 24 hrs e deu 14,5C.

 

Bruno..vou falar outra vez....Pra verificar desvios, uso a estaçóes convencionais usando (09:00 + Min + Max + 21:00 + 21:00). Não posso usar 24hs para verificar desvios, pois a 61/90... a base foram as estações convencionais com esta regra de calculo....

Link to comment
Share on other sites

Carlos, vc calculou a média de POA pela ponderada ou pela 24 hrs? Ontem eu calculei pela 24 hrs e deu 14,5C.

 

Bruno..vou falar outra vez....Pra verificar desvios, uso a estaçóes convencionais usando (09:00 + Min + Max + 21:00 + 21:00). Não posso usar 24hs para verificar desvios, pois a 61/90... a base foram as estações convencionais com esta regra de calculo....

 

Perfeito.

Link to comment
Share on other sites

Afonso Pena - TºC Média:

 

1951/1960: 12,4

 

1961/1970: 12,7

 

1971/1980: 12,9

 

1981/1990: 13,2

 

1991/2000: 13,9

 

2001/2010: 14,3

 

Eis o momentâneo..sem alterações climáticas...

 

Carlos,

 

É clara a influência da urbanização em SJP. Os números dizem exatamente isso. A partir do final da década de 70 iniciou-se a industrialização de Curitiba com a criação da CIC. Perceba que a partir de lá as médias têm subido. O ápice foi com chegada das montadoras Renault e VW no final dos anos 90, as quais fizeram a população aumentar de forma avassaladora.

 

SJP até a década de 70 era um vilarejo isolado de Curitiba e o aero possuía pouquíssimas construções no seu entorno.

 

Hoje a situação é outra bem diferente, a cidade está conurbada com Ctba, muito urbanizada, tem cerca de 300.000 habitantes e uma das maiores taxas de crescimento do PR!

 

Seria interessante pegar os dados de Quatro Barras ou Piraquara, se houvesse e fazer o mesmo estudo. Daí poderíamos tirar conclusões muito interessantes. Duvido que estas cidades tenham tido o mesmo aumento nas temperaturas médias.

Link to comment
Share on other sites

Já tem peixe morrendo afogado aqui no Paraná e a tendência é continuar assim pelos próximos dias. Sinistro! Aqui segue fechado, úmido e chuva fraca. Alguns poucos quilômetros mais ao sul/oeste a chuva é forte, com raios.

Falou tudo, tem chovido muito por ai?

Aqui apesar do tempo umido a quase uma semana o volume de chuva de quarta feira até hoje não está tão alto, é me parece que vem mais chuva por ai, mais elas estão concentradas mais ao sul do estado...

Link to comment
Share on other sites

Estado de São Paulo dividido em dois mundos distintos:

 

Enquanto o norte do estado está com temperaturas próximas de 30 graus nesta

tarde de Segunda, o centro-sul e leste tem valores próximos ou abaixo de 20 graus.

Realmente muito interessante este contraste causado pelo jato e frente fria bloqueada.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.