Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Brasil - Junho 2013


Recommended Posts

A cidade de São Paulo já teve a máxima absoluta anual e a mínima absoluta anual em setembro (Em anos diferentes, claro :mosking: )

 

Alguns exemplos de máximas absolutas anuais em setembro (Mirante):

35,3°C (26/09/2004)

34,9°C (27/09/1988)

33,0°C (19/09/1981)

32,6°C (28/09/1979)

33,1°C (10/09/1975)

 

Exemplos de mínimas absolutas anuais em setembro (Mirante):

8,7°C (27/09/2012)

6,2°C (06/09/2006)

5,7°C (03/09/2002)

6,5°C (23/09/1980)

3,5°C (04/09/1964)

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

João, como vc projetou os meses de julho quando estava mais ou menos nessa época do mês de junho nos anos de 2012, 2007, 2000, 1992, 1991 e 1989? Imagino que todos estes anos estão na sua memória, não? Pela sua lógica imagino que imaginavas um julho "efervescente"... Saiba que nestes anos o mês de junho foi mais quente ou igual ao atual em termos médios, alguns bem mais quentes (2000 e 1992) e foram seguidos por julhos bem abaixo da média, quando não muito com boas nevadas na serra (caso de 1992 e 1989). Velhinho, o clima é caótico.

Bruno, lembre-se dos teus comentários em junho de 2000. Eu lembro: tu temias que aquele inverno poderia ser como o de 1998. E olha só o que deu no mês seguinte.

 

Minha aposta para esse ano é que teremos um onda e frio prolongada ou marcante. Me parece muito improvável uma ausência TOTAL de frio intenso como em 1998. Estamos numa fronteira climática e não temos o El Niño monstruoso como daquele ano. Ademais, se levarmos em conta a queda da AAO e o padrão americano, algo bom ainda nos espera.

 

Por sinal, hoje tive minha mínima do mês: 8,2°. E um baita nevoeiro. A máxima ficou em 18,3°. Agora o tempo está bom e faz 12,5° com 84%. Devo ter mínima de 9°.

 

Abraços mais otimistas!

Link to comment
Share on other sites

É engraçado como alguns aqui levam a sério alguns comentários e até se ofendem!! :mosking:

 

Virou o muro das lamentações... :mosking:

 

Não acho que o inverno esteja tão ruim, está pouco. Mas fica provado que a maioria prefere uma maior amplitude, do que esses dias nublados e monótonos...

 

Eu não gosto de Junho exatamente por enganar muito. Sempre promete grandes incursões, mas poucas se tornam realidade. E muitas das que as MP's que chegam aqui, as vezes são atrapalhadas por vento. nuvens. Em Maio e Julho as promessas são mais garantidas. Aqui tá razoável desde sexta passada, o problema foi antes, dias como 16ºC/23ºC se tornaram comuns, temperatura mais do que conhecidas durante o ano... Triste. Ano passado o calor tomou conta no fim do mês, mas pelo menos tivemos algum frio no começo. Esse ano Maio veio carrancudo e seco, e fechou acima da média, agora veio Junho mais nublado ainda, nos últimos dias é que veio uma chuvinha, mas fecha acima. Mas o mês tá interminável, por causa dessa baixa variação de temperatura. Estou curioso pra ver como se comporta o PNI e as serras, mas vamos ter que esperar mais um pouco. Delicada mesma, tá a situação da neve. Todo ano se espera uma boa nevada, mas que nunca vem. Agosto e Setembro registram bons episódios de frio, mas não acredito em mínima absoluta nesses meses.

Link to comment
Share on other sites

Vou pegar o caso de POA, onde vivo:

 

Média | anomalia 31/60 | anomalia 61/90

 

Jan: 23,9C (-0,8C) (-0,7C) [25,3C]

Fev: 24,3C (-0,2C) (-0,4C) [25,9C]

Mar: 21,4C (-1,9C) (-1,7C) [22,65C]

Abr: 20,4C (+0,7C) (+0,3C) [21,5C]

Mai: 16,3C (-0,8C) (-0,5C) [17,45C]

Jun: 14,6C (-0,3C) (+0,3C) [15,3C]

 

Reclamar desse ano de 2013 em POA chega a ser uma heresia.

Estou achando muito bom esse ano. Falta APENAS o frio intenso. SÓ ISSO!! E meu agrado com 2013 se acentua com a PÉSSIMA lembrança de 2012. Entre ter o ano mais quente da história com inverno climático de 2 meses e passando calor em maio e agosto, prefiro um milhão de vezes um novo 1998. Perto de 2012, 1998 é a Miss Universo.

 

Para efeito de comparação, acrescentei minhas médias simples entre colchetes.

 

Ainda 12,5°.

 

Abraços agradáveis!

Link to comment
Share on other sites

Esse ano está maiormente abaixo da média em relação a qualquer normal aqui no RS, seja ela a 31/60 ou 61/90. Esse junho está com anomalia negativa em grande parte do RS (aqui em POA ainda não, mas pode fechar na média ou abaixo pelo o que estamos tendo hj e teremos até o dia 30). Também vamos fechar esse mês com a menor máxima absoluta em décadas! Apenas 24,1C! Marcos pode me ajudar, mas acho que para ele também deve ser a menor máxima de junho para a série dele iniciada em 1995. No INMET essa marca pode ser de meio século atrás!

Bruno, esqueceste 2008!!

 

Minhas máximas absolutas em cada junho (1996-2013):

 

21,8° - 2008 (apenas 3 máximas em 20°)

23,9° - 1999

24,0° - 1998 (mês sem extremos)

24,1° - 2013 (até o dia 27)

25,2° - 2011

25,5° - 2009

27,3° - 2010

27,6°* - 2003 (outro junho sem extremos; essa máxima e outra de 26,1° são exceção)

27,8° - 2000

27,9° - 2001

28,1° - 2004

28,3° - 1996

28,6° - 2007

28,9° - 2002

29,3° - 2006

29,4° - 2012

29,5° - 2005

29,7° - 1997 (aqui só não bati 30° porque meu sensor na época ficava abrigado)

 

* = INMET convencional

 

Conclusão: as máximas absolutas de junho geralmente ficam entre 27° e 29°.

 

Ainda 12,5°.

 

Abraços máximos!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acho que o conceito de veranico vai de acordo com a média de cada lugar. Na minha classificação veranico seria temperaturas 5ºC ou mais acima do normal durante um período de 5 dias ou mais. Um veranico de julho em Passo Fundo, por exemplo, eu consideraria se fosse algo desse tipo.

 

Dia 1: 13 - 23

Dia 2: 14 - 25

Dia 3: 14 - 26

Dia 4: 15 - 24

Dia 5: 13 - 23

 

Em 2005 (que fique para sempre no passado), por exemplo, tivemos dias com tais temperaturas entre os dias 31 de maio e 11 de junho, de "ico" não teve nada.

 

Agora 2 ou 3 dias com temperaturas acima do normal pra mim não chega a ser, é algo curto ainda, quando passa disso que se torna um verdadeiro veranico.

 

E em ondas fortes de frio seria simplesmente o contrário, temperaturas 5ºC abaixo do normal por pelo menos 5 dias como foi em 2012 no começo de junho:

 

Dia 5: 2 - 12

Dia 6: 1 - 12

Dia 7: -2 - 9

Dia 8: -2 - 12

Dia 9: 0 - 16

 

Não sei se está correto o que falei mas acho que não existem definições exatas, cada um vê de uma maneira, hehe.

Link to comment
Share on other sites

É engraçado como alguns aqui levam a sério alguns comentários e até se ofendem!! :mosking:

 

Virou o muro das lamentações... :mosking:

 

Não acho que o inverno esteja tão ruim, está pouco. Mas fica provado que a maioria prefere uma maior amplitude, do que esses dias nublados e monótonos...

 

Eu não gosto de Junho exatamente por enganar muito. Sempre promete grandes incursões, mas poucas se tornam realidade. E muitas das que as MP's que chegam aqui, as vezes são atrapalhadas por vento. nuvens. Em Maio e Julho as promessas são mais garantidas. Aqui tá razoável desde sexta passada, o problema foi antes, dias como 16ºC/23ºC se tornaram comuns, temperatura mais do que conhecidas durante o ano... Triste. Ano passado o calor tomou conta no fim do mês, mas pelo menos tivemos algum frio no começo. Esse ano Maio veio carrancudo e seco, e fechou acima da média, agora veio Junho mais nublado ainda, nos últimos dias é que veio uma chuvinha, mas fecha acima. Mas o mês tá interminável, por causa dessa baixa variação de temperatura. Estou curioso pra ver como se comporta o PNI e as serras, mas vamos ter que esperar mais um pouco. Delicada mesma, tá a situação da neve. Todo ano se espera uma boa nevada, mas que nunca vem. Agosto e Setembro registram bons episódios de frio, mas não acredito em mínima absoluta nesses meses.

 

Sou suspeito em falar, pois gosto e prefiro dias nublados, frios e com pouco amplitude térmica, porém com mínimas e máximas mais baixas, tal qual o inverno na ilha britânica.

Meu sonho de consumo é viver no clima inglês ou irlandês, com temperaturas invernais variando de 2 graus a 5 graus ao longo do dia!!

Link to comment
Share on other sites

Sou suspeito em falar, pois gosto e prefiro dias nublados, frios e com pouco amplitude térmica, porém com mínimas e máximas mais baixas, tal qual o inverno na ilha britânica.

Meu sonho de consumo é viver no clima inglês ou irlandês, com temperaturas invernais variando de 2 graus a 5 graus ao longo do dia!!

 

Assino em embaixo, Giulliano. Dias assim, são perfeitos. :good2:

 

Amanhecendo mais uma vez com muuita névoa úmida. Temperatura na casa dos 17°C.

Link to comment
Share on other sites

João, como vc projetou os meses de julho quando estava mais ou menos nessa época do mês de junho nos anos de 2012, 2007, 2000, 1992, 1991 e 1989? Imagino que todos estes anos estão na sua memória, não? Pela sua lógica imagino que imaginavas um julho "efervescente"... Saiba que nestes anos o mês de junho foi mais quente ou igual ao atual em termos médios, alguns bem mais quentes (2000 e 1992) e foram seguidos por julhos bem abaixo da média, quando não muito com boas nevadas na serra (caso de 1992 e 1989). Velhinho, o clima é caótico.

 

Tens razão, amigo! É que ainda estou ansioso pela bomba polar do ano! Hehehe. Prometo não reclamar mais... Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o frio teima em não dar as caras, segue o outono mais extenso da minha vida. Finalmente vamos amanhecendo com céu claro e altos 15,5ºC. Há névoa úmida. O tempo deve ajudar, mas só hoje, em baixar um pouco os rios da região. A foto abaixo é da ponte (sim, existe uma ponte ali) do Rio Ivaí, entre Cianorte e Maringá.

 

2qrzswj.jpg

http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2013/06/nossa-geracao-nunca-viu-algo-parecido-diz-internauta-sobre-chuva.html

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o frio teima em não dar as caras, segue o outono mais extenso da minha vida. Finalmente vamos amanhecendo com céu claro e altos 15,5ºC. Há névoa úmida. O tempo deve ajudar, mas só hoje, em baixar um pouco os rios da região. A foto abaixo é da ponte (sim, existe uma ponte ali) do Rio Ivaí, entre Cianorte e Maringá.

 

2qrzswj.jpg

http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2013/06/nossa-geracao-nunca-viu-algo-parecido-diz-internauta-sobre-chuva.html

 

Tenho visto algumas imagens da região..absurdo o volume de água!!!

Link to comment
Share on other sites

Parque do Itatiaia RJ - (8.061 pés):

 

01/06: 02,1 / 15,2

02/06: 06,8 / 15,2

03/06: 07,1 / 10,0

04/06: -00,3 / 09,8

05/06: -00,7 / 15,6

06/06: 05,9 / 12,4

07/06: 01,9 / 13,4

08/06: -01,3 / 14,1

09/06: -01,5 / 12,5

10/06: -01,0 / 13,3

11/06: 00,8 / 12,3

12/06: 05,6 / 13,0

13/06: 03,5 / 12,6

14/06: 00,9 / 13,0

15/06: 03,6 / 11,1

16/06: 06,6 / 11,0

17/06: 05,2 / 07,9

18/06: -00,4 / 13,9

19/06: -02,0 / 13,7

20/06: 03,9 / 11,6

21/06: 06,3 / 12,0

22/06: 08,4 / 09,7

23/06: 07,0 / 11,7

24/06: 07,3 / 12,2

25/06: 06,9 / 14,7

26/06: 07,5 / 13,3

27/06: 06,9 / 14,7

 

Med: 07,4 (03,6 / 12,6 / 08,1)

 

(Med comp estimada, - 0,7 / mesmo desvio do P do Couto)

Link to comment
Share on other sites

Enquanto que nessa época do ano a média das mínimas aqui na roça varia entre 6ºC e 9ºC, hoje amanheceu com céu totalmente encoberto e mínima de 15,5ºC.

 

Isso é temperatura de final de março / início de abril. Esse inverno, até o momento, está uma bela porcaria. :negative:

 

Inverno? Que inverno? :russian:

Quem sabe ele resolve aparecer este ano...mas por enquanto segue o outonão interminável.

 

Enquanto o frio forte não vem, 06Z do GFS apontando tardes frias para o leste do Sudeste na semana que vem.

 

É verdade, mas a meu ver as temperaturas mínimas é que serão mais chamativas. Negativas serão

registradas na Mantiqueira e áreas acima dos 1500m no Sudeste. Devo pegar frio intenso Sábado que

vem lá na Pedra do Sino!

Link to comment
Share on other sites

Corrigindo minima de 9,0°C agora a pouco , choveu até as 5:30 depois limpou completamente em poucas horas

 

Do lado de cá, algumas aberturas de sol mas, muitas nuvens ainda; principalmente aquelas nuvens baixas, que passam "correndo" pelo céu. Preciso aprender a identificar melhor as nuvens. :mosking:

Temperatura aqui no centro em 21,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Noticia boa pra quem vai ao PNI amanha , pelo menos aqui céu completamente limpo , choveu ontem a noite depois limpou , minima de 11,3°C , INMET com 11,2°C Céu completamente azul

 

 

 

EU JÁ SABIA!!!!

:laugh: :laugh: :laugh:

 

Excelente notícia, William!

 

 

 

Artur da minha Weather Cam agora , nao ficava assim desde Semana passada

 

 

16°C

 

 

vRKLZK5.jpg

Link to comment
Share on other sites

A rodada 06Z do GFS mostra de forma elucidativa o ASAS que passará a influenciar o leste

das regiões S e SE a partir da semana que vem:

 

tx7.png

 

z7q.png

 

Podemos observar que os ventos da alta pressão irão percorrer o centro

do continente, aquecendo neste processo e trazendo ar mais quente para

o oeste da região Sul. Lá, sim, poderemos chamar de veranico.

Link to comment
Share on other sites

Quem precisaria de psicólogo aqui seria eu.

Moro em um lugar infernal onde raramente faz frio, sendo que meu humor fica péssimo quando estou sentindo calor e pra piorar, este "inverno" aqui está um desastre completo. Entro aqui no BAZ e vejo o povo reclamando de calor com 8º, 10º. Ai é pra cortar os pulsos mesmo depois de uma overdose de tarja preta! :hang1:

 

Mas brincadeiras a parte, o BAZ me estimula a me esforçar para conseguir logo me mudar para o sul, de preferência para algum lugar da serra. :hi:

Link to comment
Share on other sites

Conversando com o Mafili , inicialmente ele aposta em Anomalia + para julho para o sul e sudeste do Brasil....

 

Interessante que no Baz tem os *positivistas* e os negativistas*..

 

Anomalias Interessantes..

 

:mosking:

 

Pois eu aposto em primeira quinzena + fria em Julho, segunda quinzena zerando, mês fechando em SP entre 0 e -0,5. Diversos motivos me fazem crer nesta situação. AAO predominantemente negativa, Madden-Julian sse posicionando mais acima, tirando o fluxo de umidade de Sul/Sudeste e jogando para Norte, Inverno na Argentina bem acima da média, tendência a La Nina, apesar do aquecimento do Nino 3.4, Modelos apontando para a formação de ciclones extratropicais em cascata, reversão do quadro nos últimos dias de temperatura acima da média em SP (nas máximas).

 

E pra completar, modelos indicando duas massas polares na sequencia, após 02/07 e 06/07, mesmo que eu não tenha como ter 100% de certeza, pelo menos 70% de chance de resfriamento no centro-sul. Dia 15 de Julho publico aqui o quanto estava certo, ou pedir perdão de joelhos com arma na cara caso eu tenha errado e feio kkkkkkkkkkkkkkk :laugh: :laugh: :laugh: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

A Climaterra prevendo mínimas entre -9oC e -7oC na terça em SC só pode estar baseando a previsão em grande porcentagem por influência do Mbar. O único modelo que dá pra apostar em algo mais intenso, mas não sei se a este ponto. Os demais seguem bem moderados com relação a esta onda de frio.

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z aumenta significativamente a advecção de ar frio nas camadas mais altas sobre a Serra Geral RS/SC. Finalmente uma boa notícia.

 

A linha de 0oC que mal encostava em 700mb já baixou até os 750mb, sendo já negativo em 700mb. Sinal que há alguma sustentação em altura, podendo o amanhecer de terça realmente surpreender com uma bela marca como prevê a Climaterra.

 

A semana no geral será de boas mínimas, e a Mantiqueira vai finalmente rugir na segunda metade. Vai ser um teste excelente para a estação PNI, pois deve se configurar uma condição de ASAS clássico. Aí já teremos um parâmetro de como funciona o clima lá em cima com esta condição.

 

Para o PNI o pico do frio entra na terça, quando deve ter chuviscos com temperatura na casa dos 5oC entre terça e quarta, e talvez a menor máxima do ano nestes dois dias.

 

A partir de quinta a atmosfera seca bem na Mntiqueira, a umidade baixa e poderemos enfim ver o potencial para mínimas do PNI. Mas duvido muito que baterá Urupema/Bom Jardim da Serra com esta expectativa de -9oC a -7oC da Climaterra, caso concretize.

 

Boa semana para todos. Finalmente uma erupção polar democrática, ainda que decepcionante ante os prognósticos iniciais.

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo:[/u]

 

Desde que estou aqui no Forum, nunca vi uma anomalia tão alta em Goiania nesta epoca do ano e vejam que em termos de pluviosidade está exatamente dentro do esperado com 9 mm. Só espero que em termos de queimadas , esteja com indices baixos, pois a secura somada com calor é a fórmula chavepara isso. Cuiabá acompanha o cenário..!!

 

Carlos,

A cada ano parece que piora. Sou um cara otimista mas não consigo mais imaginar aquelas ondas de frio que experimentávamos aqui na década de 70 e 80. Esse ano perigamos não baixar de 12ºC, o que seria DISPARADO o pior ano que já vi aqui. Imagina então quando tivermos um EL NINO.

A minha esperança é pegar algum frio em Gramado, daqui a 15 dias e no encontro em Campos do Jordão. Se o padrão USA se repetir o Sul será brindado mas nós de latitudes menores vamos amargar um PÉSSIMO inverno.

Tomara que eu erre.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

GFS e principalmente ETA e Europeu dão chuva em SC no domingo e na manhã de segunda, ao contrário da Climaterra que prevê tempo seco. Mbar dá tempo seco.

 

Fortes instabilidades aparecendo em 700mb e linha de 0oC em 2.500m na borda da Serra Geral.

 

Quem acertará? Os pesos pesados ou o modelo brasileiro?

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo, depois de madrugada e início de manhã nublados, finalmente um dia com bastante sol (Pessoalmente, não me queixo de dias nublados e chuvosos :mosking: ).

Tivemos momentos de céu quase limpo aqui na zona norte de Sampa. Agora está com cerca de 50% do céu tomado por nuvens.

 

A automática do Mirante já bateu em 24,2°C e o IAG em 24,6°C, ventos de SO a ONO.

Link to comment
Share on other sites

Tens razão, Marcos! 2008 foi algo espetacular, mesmo! Minha máxima no meu ex-apto ficou em 20,7C!

 

Porém, 1998 e 1999 passou disso! Bateu em 26C pelos dados do Salgado Filho!

Até 1999, meus registros no inverno eram em área protegida, o que retia as máximas em calor fora de época. De 2000 a 2002 fiz as medições em área sombreada, mas aberta. Comecei a usar abrigos a partir de 2003, mas só em 2006 é que passei a ter máximas realmente confiáveis.

 

Hoje tive mínima de 9,9°. É uma maravilha perder um dígito na mínima por causa de um décimo, hehehehe. :mosking:

 

E para vocês verem como estão as coisas aqui, minha máxima agora a pouco bateu 22,2°. É a TERCEIRA MAIOR temperatura desse mês de junho!! :mosking: E apenas a 7ª (e a última) na casa dos 20°. Não chegava a esse patamar desde os 20,8° do dia 18.

 

Agora faz 21,8° com 69%. Venta de ENE a 8,5 km/h.

 

Abraços subtropicais!

Link to comment
Share on other sites

Conversando com o Mafili , inicialmente ele aposta em Anomalia + para julho para o sul e sudeste do Brasil....

 

Interessante que no Baz tem os *positivistas* e os negativistas*..

 

Anomalias Interessantes..

 

:mosking:

 

Pois eu aposto em primeira quinzena + fria em Julho, segunda quinzena zerando, mês fechando em SP entre 0 e -0,5. Diversos motivos me fazem crer nesta situação. AAO predominantemente negativa, Madden-Julian sse posicionando mais acima, tirando o fluxo de umidade de Sul/Sudeste e jogando para Norte, Inverno na Argentina bem acima da média, tendência a La Nina, apesar do aquecimento do Nino 3.4, Modelos apontando para a formação de ciclones extratropicais em cascata, reversão do quadro nos últimos dias de temperatura acima da média em SP (nas máximas).

 

E pra completar, modelos indicando duas massas polares na sequencia, após 02/07 e 06/07, mesmo que eu não tenha como ter 100% de certeza, pelo menos 70% de chance de resfriamento no centro-sul. Dia 15 de Julho publico aqui o quanto estava certo, ou pedir perdão de joelhos com arma na cara caso eu tenha errado e feio kkkkkkkkkkkkkkk :laugh: :laugh: :laugh: :rofl: :rofl: :rofl:

 

Também to achando a mesma coisa Artur. Mas não se importe se por acaso, errar pra anomalias negativas, será um erro bem vindo a todos :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.