Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2024


Recommended Posts

Nossa, desanimadora a previsão do tempo. Nem digo somente pela falta de frio, mas principalmente pela falta de chuva. Pelo menos aqui no estado do Rio de Janeiro. Tivemos um verão com chuvas irrregulares, e um outono bem seco. Sempre agredeci por aqui no litoral, nós sermos poupados da bolha quente e seca que predomina o centro do país nesta época do ano, mas infelizmente ela vem se expandindo a cada ano ( ou pode ser impressão minha). Só espero que a chuva volte antecipadamente ou sem atrasos na primavera, pois a situação não está boa...

Edited by Jonatas Dias
  • Like 3
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 10:16, Eclipse POA disse:

 

concordo, pra mim esse ano ta superando fácil até mesmo 2005, 2015 e 2017 na lixeza.

O nosso 2017 foi o inverno mais quente aqui na RMPOA, mas pelo menos não teve tanta chuvarada desastrosa como agora.

 

muitos temporais e chuvas absurdas desde pelo menos o começo do segundo semestre do ano passado

2017 teve uma bomba polar no dia 17/6 com máxima de 8.5 com chuva fraca/garoa aqui e 0 grau no outro dia.

Fico com 2017. 

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Mínima: 09,9°C

 

Máxima: Provavelmente entre 26C a 28C

 

Condição: SOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

 

Previsão: Mais 10 dias de SSSSSSSSOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLL e grandes amplitudes térmicas.

 

Previsão pra Julho: _____________

  • Like 5
  • Haha 12
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Brasília segue com madrugadas frias e dias frescos, com média máxima em 25,8°C na sede do INMET
 

Apesar do bloqueio forte no interior do país, o DF e leste goiano, em especial a região de Alto Paraíso na Chapada dos Veadeiros, são sempre agraciados pelos ventos frescos das altas oceânicas, em especial pela altitude, entre 1100 e 1600 nessas regiões.

Por essa razão, os invernos com predomínio de baleias polares são os melhores por aqui, é o caso de Julho/2017, que entrou como um dos mais frios (pela média compensada) da série histórica. 
 

image.thumb.jpeg.211576f4f92e0ac37aca8f21fd153733.jpeg

 

O mês que iniciou ameno e muito ventoso vai caminhando para o fim com intensificação da subsidência pelo ar seco, e diminuição da nebulosidade baixa que vinha chegando de leste nas primeiras 2 semanas e sempre prejudicavam as mínimas.

 

Seguem valores registrados hoje:

 

Parkway (Quadra 20): 6,3°C

Samambaia (DF-190): 6,7°C
Faz Capão PADF (DF-320): 7,4°C
Parkway (Quadra 17): 7,6°C
Faz Malunga PADF DF-120: 8,1°C 
Planaltina INMET: 8,3°C
Gama INMET: 10,9°C
Centro INMET: 11,3°C

Aeroporto: 11,3°C

Iate Clube (Lago Norte): 11,5°C

Tororó (Santa Mônica): 12,0°C

 

Edited by Thiago_Farias
  • Like 21
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 10:56, Renan disse:

Mínima: 09,9°C

 

Máxima: Provavelmente entre 26C a 28C

 

Condição: SOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

 

Previsão: Mais 10 dias de SSSSSSSSOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLL e grandes amplitudes térmicas.

 

Previsão pra Julho: _____________

 

 

pior que essa situação aí virou o meu clima dos sonhos atual hahahaha

 

dias ensolarados com frio ~ sub-10 na madruga, e tardes com calorzinho levemente sub-30. 

 

 

 

 

  • Like 5
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 13:09, Andre varAD disse:

Será que não poderíamos ter um repeteco de 1965 esse ano? naquele ano teve o maio e junho mais quentes da história e o inverno daquele ano também foi o mais quente. eu tô achando que vamos é ter uma baita onda de frio em julho desse ano e pegar todos de surpresa. e agosto também pode ter frio extremo.

Sim, pode ser que aconteça. O problema é a gente torrar até lá. Que pelo menos venham uns peidos polares pra diminuir a sensação de calor.

  • Like 6
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Aqui caiu enorme acumulado de 76 mm até há pouco! Pior que o sol começou a aparecer, mas com vento E virando para NW. Assim fica difícil !!!!

 

Faz 18,0° com 89%. Segue o vídeo da manhã.

 

Chuva veio muito volumosa nesta madrugada e início da manhã em Porto Alegre alagando várias ruas e dificultando o trabalho de limpeza nos bairros da Zona Norte.

 

 

Edited by Marcos
  • Like 5
  • Sad 11
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 13:59, Edison Bocorny Jr disse:

Onde frio sub 10 na madrugada?

Frio sub 15 kkkk

 

to falando do registro do Renan, que teve mínima de 9 graus hj

 

edit: 9,9 pra ser mais exato. e isso continua sub 10. portanto, sigo com invejinha (inveja do bem) do @Renan

 

Edited by Eclipse POA
  • Like 3
  • Thanks 1
  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 14:31, Daniel Lisboa disse:

Cara, vi agora e não achei tão ruim. Mostra 3 mps oceânicas até o fim da grade (pro atual padrão tou comemorando)

 

 

tá mais do que bom mesmo, pro padrão atual. Que seja o começo de uma gradual transição pra uma situação climática melhor

 

 

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 13:57, Edison Bocorny Jr disse:

GFS 12Z =nada de MP em 14 dias ao menos.

Pode estender mais ainda.

Então estamos vendo modelos bem diferentes aí ou eu não estou sabendo analisar os mapas kkkkk pois eu até que gostei da saída 12z... Mostra um período razoável de temperaturas abaixo da média no final da grade,  duas boas MP's maritimas e eu Teria aqui pro leste de SP nos dias 25/26 um bom resfriamento por conta da MP maritima...

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 15:33, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Então estamos vendo modelos bem diferentes aí ou eu não estou sabendo analisar os mapas kkkkk pois eu até que gostei da saída 12z... Mostra um período razoável de temperaturas abaixo da média no final da grade,  duas boas MP's maritimas e eu Teria aqui pro leste de SP nos dias 25/26 um bom resfriamento por conta da MP maritima...

 

eu to achando que o Edison confundiu com a saída final de ontem

 

ou ele tá muito exigente kkkkkkkkkkkk

 

@Edison Bocorny Jr o ano tá fraco, vamos deixar 2024 ir com calma, sem muita pressão  kkkkkkkkkk

  • Like 2
  • Haha 6
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2024 já tinha começando sem noção nos EUA quando cidades em Minnesota e Dakota do Norte chegaram a fechar a média mínima de janeiro mais alta que a média máxima normal para o mês, algo entre +10/+11ºC acima. E infelizmente a esquizofrenia climática está replicando por aqui. 

Edited by pindorama
correção ortográfica
  • Like 5
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 10:56, Renan disse:

Mínima: 09,9°C

 

Máxima: Provavelmente entre 26C a 28C

 

Condição: SOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

 

Previsão: Mais 10 dias de SSSSSSSSOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLL e grandes amplitudes térmicas.

 

Quem me dera se o tempo permanecesse como está agora. O marasmo continua absoluto mas, de acordo com algumas previsões, a partir desse final de semana ele virá acompanhado de temperaturas bastante acima da média em nossa região, seguindo a tendência do centro-sul de forma geral. Se confirmar, a gente vai olhar pra trás e desejar ter de volta essas temperaturas atuais.

 

Em BH, dos 13 aos 26 que tem feito até agora iria para 15 aos 29 semana que vem, subindo a média do mês. Continuaria um pouquinho menos porco que São Paulo, por exemplo, mas dentro do mesmo padrão.

 

Se a previsão estiver certa, em muitos lugares (aqui incluso), as médias máximas serão parecidas com as de fevereiro na virada de junho para julho, o que é, em tese, o auge do auge do inverno no Brasil.

 

Climaticamente, isso aqui tá parecendo uma distopia.

Edited by LeoP
  • Like 5
  • Thanks 1
  • Confused 1
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 19:02, pindorama disse:

2024 já tinha começando sem noção nos EUA quando cidades em Minnesota e Dakota do Norte chegaram a fechar a média mínima de janeiro mais alta que a média máxima normal para o mês, algo entre +10/+11ºC acima. E infelizmente a esquizofrenia climática está replicando por aqui. 

Como lá é insuportavelmente frio no inverno naquela região, eles devem ter adorado.

  • Like 7
  • Thanks 1
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

A discrepância topo baixada continua a todo vapor, neste marasmo sinótico que estamos vivendo.

 

Mínimas hoje no município de Juiz de Fora:

Alphaville JF 14,4˚C

Rosário de Minas JF 6,2˚C

 

São mais de oito graus de diferença topo urbano - baixada rural em nosso município.

 

Como o ar frio está sendo drenado para baixo todas as noites aqui no Alphaville tivemos hoje os extremos 14,4˚C/ 25,8˚C - cara já de primavera.

 

 

 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 21:29, Juzinho disse:

Desde o Final de Fevereiro aqui na ZS, acho que só choveu forte umas duas vezes nesse tempo . Nem sei mais o que é ...

 

Pois é... já estou até esquecendo como é um dia de céu encoberto. :D

E pensar que muita gente de fora achava Sampa uma cidade nublada...

 

Desde 25 de março (Há 86 dias, praticamente 3 meses), o Mirante teve 3 dias com chuva acima de 10 mm.

E ainda desconfio seriamente que este junho vai terminar zerado por lá, além de ser o mais quente dos registros.

 

Para não fugir do monitoramento... hoje: o de sempre...

Mirante (Aut): 16,0°C / 26,7°C

Interlagos: 13,9°C / 27,9°C

IAG: 9,8°C / 27,6°C

 

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 8
  • Thanks 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Previsão de temperaturas seguem com essa máxima próxima aos 27 ºC pelos próximos dias. Parece que a coisa TRAVOU nesses 27 ºC, em pleno junho. Amanhã é o SOLSTÍCIO de inverno, e os 27 ºC presentes. kkkk

 

Esta previsão é a da Microsoft, que usa vários modelos, inclusive o europeu e o GFS. Faz uma média dos modelos. Previsão para os próximos 3 dias em São Paulo capital:

 

image.png.11fe1284083a394ad571e8cfe5b19a41.png

  • Like 4
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 21:51, BrunoSaoPauloCapital disse:

Previsão de temperaturas seguem com essa máxima próxima aos 27 ºC pelos próximos dias. Parece que a coisa TRAVOU nesses 27 ºC, em pleno junho. Amanhã é o SOLSTÍCIO de inverno, e os 27 ºC presentes. kkkk

 

Esta previsão é a da Microsoft, que usa vários modelos, inclusive o europeu e o GFS. Faz uma média dos modelos. Previsão para os próximos 3 dias em São Paulo capital:

 

image.png.11fe1284083a394ad571e8cfe5b19a41.png

 

Pois é...

Como já comentei e nós paulistanos sabemos, 1 ou 2 picos de 27 e, às vezes, até 28°C num mês de junho é normal, embora não seja em todos os anos.

Mas uma sequência como a atual é uma coisa de doido, bizarra,   totalmente inimaginável até antes deste trágico 2024.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 21:54, Daniel85 disse:

Noite com céu limpo e uma bela lua minguante gibosa em São Paulo.

 

Nesse momento, temos temperaturas que variam dos 10 graus no extremo sul (Capela do Socorro e Marsilac) a 20 graus nas estações do CGE.

Já nos aeroportos, faz 20 graus em Congonhas e 15 graus em Cumbica, ambos às 21 horas.

 

Daniel, só um reparo: é lua crescente.

 

 

  • Like 3
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 20:10, sjmolive disse:

A discrepância topo baixada continua a todo vapor, neste marasmo sinótico que estamos vivendo.

 

Mínimas hoje no município de Juiz de Fora:

Alphaville JF 14,4˚C

Rosário de Minas JF 6,2˚C

 

São mais de oito graus de diferença topo urbano - baixada rural em nosso município.

 

Como o ar frio está sendo drenado para baixo todas as noites aqui no Alphaville tivemos hoje os extremos 14,4˚C/ 25,8˚C - cara já de primavera.

 

 

 

 

Acrescente a baixada urbana: 09,9°C no Bandeirantes. E a máxima por aqui ficou em 27,3°C.

 

Curiosidade: A menor máxima esse mês está em 22,2°C. Nunca antes havíamos deixado de ter uma máxima sub-20 em Junho, essa será a primeira vez.

 

Também pela primeira vez, o mês terminará com 0mm de chuva. Pelo menos de acordo com a inacreditável rodada 12Z do Euro, de fato será 0mm de chuva e, como se não bastasse, uma grande chance de chegar aos 30 graus na minha estação pela primeira vez em Junho. 

 

Sâo más notícias que não param de chegar para nós. Estou acreditando de verdade que esse inverno simplesmente vai ficar nesse mesmo padrão até o final, sem alterações. 

  • Like 7
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 22:02, Aldo Santos disse:

 

Daniel, só um reparo: é lua crescente.

 

 

Fiz confusão hehe Eu achava que era minguante gibosa no final da fase crescente, antes de atingir a lua cheia.

Mas é isso mesmo que você falou.

 

-------

Grande diferença entre a 12z de segunda feira e a 12z de hoje

 

12z de segunda feira

xW22XzO.png

 

 

12z de hoje

NYVYbh4.png

 

  • Like 5
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Todos sabemos que o aquecimento global está elevando as médias das temperaturas no planeta inteiro. As previsões a longo prazo (as mais pessimistas) chegam a enxergar um cenário de mudança dos climas das cidades ao redor do mundo, a ponto de São Paulo capital "adotar" o clima de Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul por volta do ano 2080.

Quem diz isso é esse site que vou colocar o link. Divirtam-se com a triste notícia da mudança do clima nas cidades de vocês: https://fitzlab.shinyapps.io/cityapp/

  • Like 10
  • Thanks 5
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 22:28, BrunoSaoPauloCapital disse:

Todos sabemos que o aquecimento global está elevando as médias das temperaturas no planeta inteiro. As previsões a longo prazo (as mais pessimistas) chegam a enxergar um cenário de mudança dos climas das cidades ao redor do mundo, a ponto de São Paulo capital "adotar" o clima de Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul por volta do ano 2080.

Quem diz isso é esse site que vou colocar o link. Divirtam-se com a triste notícia da mudança do clima nas cidades de vocês: https://fitzlab.shinyapps.io/cityapp/

 

obrigado pelo link. 

POA viraria Ciudad del Este.

 

essa semana não ta muito diferente de lá , conforme o weather.com

 

talvez isso ja valha pra 2030 KKKKKKK

 

brinks

mas o link é excelente, obrigado 

Edited by Eclipse POA
  • Like 2
  • Haha 6
Link to comment
Share on other sites

🌫️🌤️🌤️🌥️☁️🌧️⛈️

 

Máximas: 28,9°C em São Carlos/Balneário de Pratas

                    28,72°C em Caibi/Linha Roversi/Epagri

Mínima: 6,9°C em Joinville/Serra Dona Francisca

Menor máxima: 13,7°C no Morro da Igreja

Rajadas máximas: 95,3 km/h em Abelardo Luz/Linha Imigra

                                      81,5 km/h no Morro das Torres

                                      79,2 km/h no Morro da Igreja

Precipitação máxima até o momento: 24,41 mm em Passo de Torres/Balneário Bella Torres

 

> Praia Grande chegou a 400 mm no mês hoje.

> Certeza nenhuma, nem sobre o friozinho que viria. 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

On 6/19/2024 at 10:22 PM, Daniel85 said:

Fiz confusão hehe Eu achava que era minguante gibosa no final da fase crescente, antes de atingir a lua cheia.

Mas é isso mesmo que você falou.

 

-------

Grande diferença entre a 12z de segunda feira e a 12z de hoje

 

12z de segunda feira

xW22XzO.png

 

 

12z de hoje

NYVYbh4.png

 

Esse bloqueio no BR central é sacanagem, a MP consegue chegar até baixas latitudes pelo pacífico e aqui nadaaaaaaaa. Pelo que olhei, Junho só teve um dia que esteve abaixo da média, de resto muito acima. Vou nem reclamar pq já virou redundância falar do clima que tá agora. Ao menos ta agradável, espero que esse padrão não perdure durante a primavera, pq ai é papo de chorar

  • Like 5
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 19/06/2024 em 22:28, BrunoSaoPauloCapital disse:

Todos sabemos que o aquecimento global está elevando as médias das temperaturas no planeta inteiro. As previsões a longo prazo (as mais pessimistas) chegam a enxergar um cenário de mudança dos climas das cidades ao redor do mundo, a ponto de São Paulo capital "adotar" o clima de Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul por volta do ano 2080.

Quem diz isso é esse site que vou colocar o link. Divirtam-se com a triste notícia da mudança do clima nas cidades de vocês: https://fitzlab.shinyapps.io/cityapp/

Fui testar Cuiabá e me aparece isso 🗣️🗣️🗣️🗣️🗣️🗣️

 

Screenshot_20240619_224405_Chrome.thumb.jpg.6ad16dd5a95292d00d4ce43ca430579d.jpg

 

o malabarismo pra não falar que vai virar uma cópia do oriente médio 🤡

  • Haha 12
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 18/06/2024 em 23:25, Paulo Vítor disse:

Temperatura mínima hoje (até o momento) registrada no PNI foi de -11ºC pela manhã.

 

Agora às 23h20 está marcando -10,2ºC.

Alguém sabe se o incêndio afetou alguma das estações? Uma delas não está enviando dados.

 

 

Paulo Vítor, o incêndio deve ter afetado a PWS do morro do couto, foi lá que o incêndio começou.

  • Like 4
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.