Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2024


Renan
 Share

Recommended Posts

Em 23/04/2024 em 16:20, Daniel Lisboa disse:

Inacreditável o quanto a Meteored tem se precipitado. De novo, quase cravando previsões com mais de 15 dias de antecedência. E dia desses eles escreveram que só sentiremos os efeitos da La Nina...no inverno de 2025.

Esse último comentário da La Nina eu já estou começando a acreditar kkkk... brincadeira. Vi um vídeo ontem do @coutinhoque deu a entender que a segunda parte do inverno vai ser boa... então bora comprar açaí e sorvete piazada!!!

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Buenos días, temperaturas extremas en el día lunes 22 de abril en Montevideo (Melilla):

 

imagen.png.9b1e60de9153596060ff77ea166004d9.png

 

En la estación Prado de Montevideo máximas de 20,7°C mínimas de 15,4°C .

 

Jornada fresca, con algunas garuas a la mañana, nubosa pero con algo de sol.

 

 

Edited by PabloMQL
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 23/04/2024 em 15:00, ricardosilva disse:

 

Que isso, fica de fora não...PoA com um dia entre 22°/30° com trovoadas a tarde seria interessante.

 

Temperaturas assim nessa época são inaceitáveis. Está faltando dias de tempo bom com manhãs outonais com 15°, 17° u 13°, mas sem calor à tarde. Este ano está repetindo 2023.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Em 23/04/2024 em 14:46, Eclipse POA disse:

28 graus com 66 % nesse demônio 

 

Saí daí no momento certo, porque aqui em Santa Rosa, além de pegar os maravilhosos nasceres do sol, peguei ainda um pouco de frio pela manhã, o maior episódio de chuva ontem no RS, além de trovoadas. E está muito mais agradável do que aí.

 

Agora tenho 21,7° e nublado. Em POA tenho 27,2° com terríveis 74%! Aqui a máxima foi 23,0° e lá 28,6°. Só tenho a comemorar.

Edited by Marcos
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Em 23/04/2024 em 14:14, Renan disse:

30,5°C com 61% UR !!!!!! Sol pleno no céu. 

 

Acabou o "GratiLuz"... 2024 é um ano incrível para mim por causa do nascimento do meu filho, mas se dependesse do clima para eu ser feliz, eu tava lascado. Que padrão terrível, que tristeza profunda o estrago que estão fazendo com nós bazianos, que tanto gostamos de um frio, ou de uma dinâmica. Não estamos pedindo nada demais ! Somente temperaturas mais ou menos dentro do padrão para a época ! E O QUE GANHAMOS ??? Um bloqueio ASQUEROSO, NOJENTO, um padrão tétrico que se iniciou ainda em Agosto de 2023, e que desde então se manifestou em várias ocasiões em nosso país, uma terra arrasada pelas ondas de calor cada vez mais anormais e duradouras.

 

E PARA COROAR ESSE EL NIÑO como o mais devastador da história...VEM AÍ MAIS ESSE EVENTO, EM PLENA VIRADA PARA MAIO...Meu Deus do céu, o que fizemos para merecer isso ? Nossa contribuição com as emissões de CO² é tão pequena se comparado com a população chinesa ou norte-americana, rsrs...

 

Interessante que aqui na capital paulista, nos últimos dias, estamos tendo ventos continentais e umidade baixa nas horas mais quentes.

Hoje, nas estações do CGE da área urbana, INMET-Interlagos e IAG (Horária), a umidade relativa mínima ficou entre 30 e 38%.

 

O Mirante chegou a 26%... porém faz tempo que tenho minhas dúvidas com a umidade e a direção dos ventos na automática...

 

No resto, mais do mesmo: sol e poucas nuvens.

 

Mirante (Aut): 17,5°C / 30,2°C

Interlagos: 17,5°C / 30,6°C

IAG: 14,6°C / 31,0°C

 

Espero estar errado mas tenho um palpite que aqui em Sampa não chove mais neste mês de abril.

Até hoje, estamos assim,

Mirante: 16,6 mm (Média 1991-2020: 87,0 mm)

Interlagos: 72,2 mm (Dos quais 43,6 mm num chuvão isolado na tarde/noite do dia 15)

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

@Renan, hoje tivemos uma mínima bem interessante de 8,7°C em Bom Jardim de Minas. Tem mais informações sobre essa estação meteorológica? Vi que fica numa área rural a SW do centro da cidade.

Por aqui  uma madrugada agradável, entre 14° e 16° nas estações da cidade de Barra do Piraí-RJ.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

É amigos, sinto muito informar. Vem aí o maio jamais visto. 
 

image.thumb.png.9b688a080af5b3c65ef7a534b66334a9.png

 

Hoje pelo terceiro dia seguido passei dos 33°C, hoje quase 34°C (33,8°C).

 

Recorde de maio em Presidente Prudente é 33,4°C é o recorde mais longínquo da história 1973, igualou em 2021, porém ele se manteve. 
 

Esse ano acredito que ele não se mantém.

 

O que mais me incomoda não é nem tanto o calor, um mês acima da média vai lá. Mas estou há 10meses sustentando anomalias positivas e recordes sucessivos, e não bastasse isso vem mais essa bizarrice. 

  • Like 6
  • Sad 17
Link to comment
Share on other sites

Faltando uma semana para acabar o mês, o comportamento no estado tem sido esse: a maior parte do estado vem registrando chuvas razoáveis, várias estações estão acima dos 100 mm mensais, principalmente no Cariri, onde vários municípios já estão bem acima da média. 

1804180566_ScreenHunter4502.png.8bcd910ee6f4c407390f178673c00ddf.png

 

Aqui em Pombal tem sido um abril ruim, tenho somente 93,3 mm acumulados até agora, 58% da média (161 mm). Enquanto isso no Vale já tem cidades com quase 400 mm:

1181258394_ScreenHunter4503.png.076fc7a1f6de5ecb040ec448bb34b943.png

 

Pelas projeções há chances de chuvas no Sertão em quase todos os dias até o fim do mês, mas isso não significa que vá chover aqui. Independente de estar chovendo mal aqui, o importante é que o Vale do Piancó está com acumulados bem elevados, porque tudo o que cai ali vai para o Complexo Coremas/Mãe D'Água, que atualmente se encontra com 57,3% (no dia 01/02 por exemplo apresentava um nível de 41,1%).

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Em 23/04/2024 em 19:28, Matheus b Santos disse:

É amigos, sinto muito informar. Vem aí o maio jamais visto. 
 

image.thumb.png.9b688a080af5b3c65ef7a534b66334a9.png

 

Hoje pelo terceiro dia seguido passei dos 33°C, hoje quase 34°C (33,8°C).

 

Recorde de maio em Presidente Prudente é 33,4°C é o recorde mais longínquo da história 1973, igualou em 2021, porém ele se manteve. 
 

Esse ano acredito que ele não se mantém.

 

O que mais me incomoda não é nem tanto o calor, um mês acima da média vai lá. Mas estou há 10meses sustentando anomalias positivas e recordes sucessivos, e não bastasse isso vem mais essa bizarrice. 

O menino fazendo a última birra na hora de ir embora, vai levar uma cinta depois de tanto aprontar, tá irritado com a menina que vai entrar no seu lugar e aprontar também.

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 3
  • Thanks 1
  • Haha 10
Link to comment
Share on other sites

Esta terça feira foi abafada e com forte pancada de chuva as 20:45, enfraquecendo após, fazendo 21.6 graus agora.

A mínima foi de 19.9 e a máxima 29.0 graus, devendo chover amanhã e cessando durante o dia da quinta feira, com mínima de 13 graus, aquecendo na sexta, calor no sábado e o retorno das chuvas fortes domingo, se as previsões não alterarem.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Buenos Aires hoje:

Mínima: 16°C
Máxima: 22,6°C
Chuva: 7 mm

A madrugada teve uma pancada de chuva moderada, com trovoadas. Chegamos agora a 161,5 mm no mes. A primeira metade da manha foi nublada, mas depois limpo rapidamente e o resto do dia foi ensolarado e agradável. Agora à noite, queda de temperatura, e registramos a mínima finalizando o dia meteorológico.

Agora temos céu limpo, 15,6°C, URA de 57% e vento sudoeste a 7 km/h.

Para amanha, segundo o SMN, teremos sol e o dia mais frio do ano: mínima de 9°C e máxima de 18°C. Seria também a primeira sub-10°C de 2024. Será? O sol nasce às 7h24 e se poe às 18h18.

image.png.07373447b53d9846959ec8939f851335.png

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 7
  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

On 4/24/2024 at 7:15 AM, Juzinho said:

Pelo que estou vendo , a onda de calor pegará com força o Oeste da região Sul,  a região Sudeste (litoral com menos força) e Centro Oeste .

 

Nenhuma novidade...essas regiões estão sofrendo desde Agosto de 2023 com essa série de temperaturas surreais .

Estamos indo da transição verão-outono, para a outono-inferno. 😂

  • Haha 9
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

On 4/24/2024 at 7:17 AM, Juzinho said:

Quem falava que dificilmente o Mirante teria um Abril pior que 2016, está na hora de rever esse conceito.

 

E para aqueles que desde Março falava que estávamos na transição outono-outono, pior ainda hahahaha.

Desde começo de Abril já cantei a bola que esse mês seria parecido com 2016, e olha, até agora não falhou.

Eu acho que muito provavelmente esse padrão se estenderá até Junho.

A região do Niño no pacífico ainda está positivo, e mesmo quando reverter isso e entrar na fase negativa, AINDA tem o delay da atmosfera para responder como La Niña.

Estou é torcendo para chegar meio de Maio e eu estar completamente errado.

Afinal, eu até gosto de um calorzinho, mas essa monotonia climática desde não sei quando, tá ficando mega chato.

 

Edited by GabrielG.
  • Like 9
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos... 

E continuamos em nosso velho dilema do sofrimento da saga dos bloqueios e calorões fora de época... Enquanto isso a Austrália dando risada da gente descaradamente kkkkk... Pelo que vi nos modelos teremos duas a três massas polares fracas que não conseguirão quebrar a bolha de calor e passarão de raspão pelo sul e extremo leste do sudeste, pífias sem muita influência... Uma terceira talvez, no que mostra o GFS principalmente, por volta do dia 05/06 de maio indica ser mais consistente e mostra um talvez, quem sabe, provavelmente rompimento do bloqueio na região do Chaco conseguindo avançar mais continental mas mostra depois ela meio retida ainda com certas dificuldade em avançar pelo sudeste... O europeu mostra cenário mais precário ainda pelo que percebi mas como a grade dele termina em 240h não sabe-se se concordará com o americano... É aguardar pra ver... Se formos levar em consideração realmente o delay da atmosfera (e deve ser levado) faz todo o sentido que os efeitos do menino continuem sendo sentidos pelo menos até o meio do ano sendo muito otimista... Vamos ver o que dá... Pelo menos podemos dar as mãos pra África do Sul e chorarmos juntos porque lá o negócio tá feio tbm....É anomalia positiva pra dar e vender 😅🙂😐😢😭

  • Like 4
  • Thanks 1
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Em 24/04/2024 em 07:17, Juzinho disse:

E para aqueles que desde Março falava que estávamos na transição outono-outono, pior ainda hahahaha.

 

Interessante que muita gente desaparece quando temos esse tipo de situação, quase sempre a galera dos "ciclos" kkkk

 

A previsão da São Paulo tá com jeitão de setembro: calor (32°C até o dia 01/05) seguido de queda abrupta e passageira (23°C nos dias 02 e 03), retornando o calor em seguida (32°C a partir do dia 05). A impressão que dá é a bolha quente no BR central já tá aí e só deixa de atuar momentaneamente quando algum sistema a força para outro lugar. Nunca tinha visto em maio.

 

Hoje mínima de 18,7°C (Pmpulha - BH). ainda agradável, mas cada dia um pouco mais quente. É triste falar isso, mas a previsão de médio prazo na entrada de maio não tem NADA de frio, nem de manhã cedo. Provavelmente não baixaremos de 17°C pelos próximos 15 dias.

 

Especialmente pelas máximas, a previsão cabe tranquilamente num janeiro. E não é qualquer janeiro não. Cabe num janeiro acima da média.

  • Like 3
  • Sad 11
Link to comment
Share on other sites

Em 24/04/2024 em 09:40, GabrielG. disse:

Desde começo de Abril já cantei a bola que esse mês seria parecido com 2016, e olha, até agora não falhou.

Eu acho que muito provavelmente esse padrão se estenderá até Junho.

A região do Niño no pacífico ainda está positivo, e mesmo quando reverter isso e entrar na fase negativa, AINDA tem o delay da atmosfera para responder como La Niña.

Estou é torcendo para chegar meio de Maio e eu estar completamente errado.

Afinal, eu até gosto de um calorzinho, mas essa monotonia climática desde não sei quando, tá ficando mega chato.

 

Daí seria 2013.

Inverno atrasado chegando com tudo na segunda quinzena de julho, com nevascas, mínimas e máximas bem baixas naquela mp 25 de julho, neve em julho e agosto....

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

O Centro-Sul brasileiro só não é um dos lugares mais escaldantes da Terra devido à atuação de sistemas como a ZCAS e a MPA, com isso se tornou a região geoeconômica mais desenvolvida e populosa do País, uma vez que as chuvas garantem as atividades agropecuárias e industriais, o que contribui para o progresso da população. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 5
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Se nosso parâmetro for os EUA, uma onda de frio muito forte poderá acontecer em julho, já que lá foi em janeiro, os EUA tiveram novembro e dezembro mais quentes que o normal, o mesmo poderia acontecer por aqui em maio e junho, em dezembro de 2022 houve um '' artic outbreak'' bastante forte no meio oeste americano, passados seis meses, uma onda de frio continental muito forte atingiu as áreas mais a oeste do Brasil em junho de 2023, então outra semelhante pode vir este ano em julho. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 24/04/2024 em 12:19, Leandro A M Leite disse:

Se nosso parâmetro for os EUA, uma onda de frio muito forte poderá acontecer em julho, já que lá foi em janeiro, os EUA tiveram novembro e dezembro mais quentes que o normal, o mesmo poderia acontecer por aqui em maio e junho, em dezembro de 2022 houve um '' artic outbreak'' bastante forte no meio oeste americano, passados seis meses, uma onda de frio continental muito forte atingiu as áreas mais a oeste do Brasil em junho de 2023, então outra semelhante pode vir este ano em julho. 


Esqueça essa teoria , amigo. Ela não tem fundamento científico. 

  • Like 7
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 23/04/2024 em 19:24, Ivan disse:

@Renan, hoje tivemos uma mínima bem interessante de 8,7°C em Bom Jardim de Minas. Tem mais informações sobre essa estação meteorológica? Vi que fica numa área rural a SW do centro da cidade.

Por aqui  uma madrugada agradável, entre 14° e 16° nas estações da cidade de Barra do Piraí-RJ.


Ivan, foi o William quem vendeu a estação para um produtor rural de lá. A estação é representativa da cidade , uma vez que estão na mesma altitude e na mesma posição de relevo (baixada). Estou curioso com os dados durante uma MP forte e seca. 
 

Já viu a nova estação do parque de Ibitipoca? O que está achando ?

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 24/04/2024 em 12:19, Leandro A M Leite disse:

Se nosso parâmetro for os EUA, uma onda de frio muito forte poderá acontecer em julho, já que lá foi em janeiro, os EUA tiveram novembro e dezembro mais quentes que o normal, o mesmo poderia acontecer por aqui em maio e junho, em dezembro de 2022 houve um '' artic outbreak'' bastante forte no meio oeste americano, passados seis meses, uma onda de frio continental muito forte atingiu as áreas mais a oeste do Brasil em junho de 2023, então outra semelhante pode vir este ano em julho. 

Não é regra mas apostaria mais em uma mp bem forte isolada, do que um inverno abaixo da média.

2017 foi assim, mas não acredito repetir toda aquela xoxice.

 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Meteoblue tem mostrado um cenário a partir do dia 03/05 bem mais ameno que o Meteored (não confio) porém existe muita incerteza com relação ao que realmente vai ocorrer, a margem de eventos está bem ampla tanto para a ocorrência de tempo realmente mais ameno/ frio quanto para a manutenção das altas temperaturas atípicas para a época... Mas de toda a forma indica alguma possível mudança de padrão.

202857368_Screenshot_20240424-1231282.thumb.png.1c263354ffc585af3540d1e48a17776f.png

Antes disso, 34°C é o ápice esperado para SP... Nunca presenciei tal temperatura em abril/ maio... Como diria meu tio, é de cair o c#@&$!🤬

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Realmente o bloqueio atmosférico está com tudo no Brasil central vê o ar frio passando pelo RS perdendo toda força e vai continuar assim por um bom tempo, graças ao oceano mais quente, vamos tendo mais um dia quente e seco aqui no alto subúrbio carioca São 13:10 temos 35 graus aqui no cachambi, Rio de Janeiro. Quem sabe não 40 graus em Abril já houve e maio tb? Tudo para isso acontecer.

  • Like 2
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Actualmente tenemos otra jornada soleada, fresca y luminosa, un poco ventosa, 17,6°C en la estacion Prado de Montevideo a las 13hrs.

La madrugada y mañana fueron muy ventosas, impidiendo una minima sub10 que parecia asegurada ayer de noche, debido al viento, la sensacion termica fue baja:

 

image.png.8c7d1f3f85c5dfb7642efe107ce38ca8.png

 

image.png.d315f4713f7611fe3353b6609d4208d0.png

Edited by PabloMQL
  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 24/04/2024 em 13:29, Fábio De Nittis disse:

Boa tarde! Demorou, mas até que enfim aconteceu: primeira sub-10°C do ano hoje no OCBA: 9,7°C! El Palomar foi a 3,3°C!

image.png.44d3faed76654d76c3f0d5aceeb5c9fe.png

 

Moderação, gentileza banir o Fábio e o @SandroAlex pelo bem estar coletivo. Esbanjar felicidade e contentamento com as condições climáticas, além de provocar inveja em um momento de angústia geral aqui no fórum é uma conduta inaceitável.

 

Gentileza também restaurar o acesso do Matheus Vinicius. Grato!

 

#pas 

  • Haha 13
Link to comment
Share on other sites

Em 24/04/2024 em 12:36, Renan disse:


Ivan, foi o William quem vendeu a estação para um produtor rural de lá. A estação é representativa da cidade , uma vez que estão na mesma altitude e na mesma posição de relevo (baixada). Estou curioso com os dados durante uma MP forte e seca. 
 

Já viu a nova estação do parque de Ibitipoca? O que está achando ?

Também estou curioso com os dados de Bom Jardim de Minas. Hoje chegou a registrar 8,5°C.

Em relação a Ibiti, tô impressionado com as diferenças entre os microclimas... A baixada está bem mais fria mesmo!

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 24/04/2024 em 17:20, RafaelBHZ disse:

 

Moderação, gentileza banir o Fábio e o @SandroAlex pelo bem estar coletivo. Esbanjar felicidade e contentamento com as condições climáticas, além de provocar inveja em um momento de angústia geral aqui no fórum é uma conduta inaceitável.

 

Gentileza também restaurar o acesso do Matheus Vinicius. Grato!

 

#pas 

Olha... contentamento por estar vivendo dias agradáveis! Mas contente, contente, contente... contente... não tem como ficar contente quando você gosta de abrir a janela de casa e ver os gramados brancos de geada e ao mesmo tempo ver que a cada dia a vaca, o boi e o bezerro (referência as previsões) vão pro brejo! 

  • Haha 9
Link to comment
Share on other sites

Em 24/04/2024 em 17:20, RafaelBHZ disse:

 

Moderação, gentileza banir o Fábio e o @SandroAlex pelo bem estar coletivo. Esbanjar felicidade e contentamento com as condições climáticas, além de provocar inveja em um momento de angústia geral aqui no fórum é uma conduta inaceitável.

 

Gentileza também restaurar o acesso do Matheus Vinicius. Grato!

 

#pas 

 

Screenshot_20240424-173711~2.png

  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

Em 24/04/2024 em 17:31, SandroAlex disse:

Olha... contentamento por estar vivendo dias agradáveis! Mas contente, contente, contente... contente... não tem como ficar contente quando você gosta de abrir a janela de casa e ver os gramados brancos de geada e ao mesmo tempo ver que a cada dia a vaca, o boi e o bezerro (referência as previsões) vão pro brejo! 

 

Tenho saudades das nevascas que tínhamos em POA, nessa época as festas de são joão eram regadas a vinho, pinhão e guerras intermináveis de neve madrugada adentro.

Fazíamos lindos bonecos de neve em todas as comemorações de junho a agosto. Esquiávamos em Gramado e Canelo, os Alpes gaúchos. Em Canoas, patinávamos no gelo formado sobre o Jardim do Lago, ou no Parque da Redenção em POA.

Os cachorros eram peludos e felizes. Nós éramos peludos e felizes.

  • Haha 9
Link to comment
Share on other sites

Em 24/04/2024 em 17:56, Eclipse POA disse:

 

Tenho saudades das nevascas que tínhamos em POA, nessa época as festas de são joão eram regadas a vinho, pinhão e guerras intermináveis de neve madrugada adentro.

Fazíamos lindos bonecos de neve em todas as comemorações de junho a agosto. Esquiávamos em Gramado e Canelo, os Alpes gaúchos. Em Canoas, patinávamos no gelo formado sobre o Jardim do Lago, ou no Parque da Redenção em POA.

Os cachorros eram peludos e felizes. Nós éramos peludos e felizes.

Eu me lembro de uma viagem que fiz até POA! Fotografei um dos inumeráveis bonecos de neve que tinha lá:

 

Sem neve em Curitiba, memes #nevenobrasil fazem sucesso nas ...

 

No começo os bonecos eram de 40 metros. Depois com o aquecimento global começaram a diminuir para 30, depois 20 e hoje são sabugos de neve kkkkk...

Edited by SandroAlex
  • Like 1
  • Haha 8
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.