Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2023


Renan
 Share

Recommended Posts

Aparentemente hoje é o terceiro dia sob influência da fumaça trazida do Centro-Oeste pelos JBN.

É uma situação desagradável. No geral esse quadro é cansativo, fisicamente.

Amanhecer hoje:

20231117_082036.gif.3a6dd370796a16b304ae60604346a556.gif

 

O vídeo com melhor definição:

 

Edited by Carlos Campos
  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 00:57, Evandro O. disse:

Dá até uma Paz de Espírito essas temperaturas, o tempo nublado e essa neblina. 🙂 Igual as fotos que o Carlos Campos posta, bastante verde, árvores frondosas... meu Deus, como eu gostaria de poder morar em lugares assim como o de vocês.

Geralmente não estamos satisfeitos com nossa região, Evandro.

Quanto a paisagem, bem mais cinzenta e "úmida" nos lados do @SandroAlex. Aqui os nevoeiro são mais restritos aos meses de Abril a Setembro.

Abraço 

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Estou cansado de mínimas de 25 ºC dessa semana aqui em Mongaguá, Baixada Santista - SP. Já estou considerando um paraíso aquelas lindas mínimas de 23 ºC e até um friozinho de 22 ºC.

 

A partir de domingo, com o fim da onda de calor, é possível termos lindas mínimas de 22 ºC nas manhãs da semana que vem. Que chegue logo a semana que vem!!!

 

A noite e madrugada foram acima dos 25 ºC aqui, levando a uma mínima de 25,3 ºC hoje. Agora (08:57), eu tenho 28,9 ºC e 71% de URA. É possível que hoje chegue novamente nos 32 ºC, chegando perto do recorde do ano, que são os 32,8 ºC.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

WRF/ECMWF 4 km indicando um cenário gravíssimo de tempo severo entre o noroeste e norte do RS nas próximas horas, provavelmente deve vir um nível 3 na previsão probabilística de tempo severo da PREVOTS.

 

Produtos disponíveis: https://sigmameteorologia.com/sigmaweb

 

wrf_mosaico_tempo_severo_rs_00z_21.png?2070

 

 

 

Volumes expressivos de chuva ainda estão sendo aguardados até a manhã do sábado entre SC e o RS

 

wrf_chuva_acum_total_00z_37.png?2071

Edited by Gabriel Cassol
  • Like 12
  • Thanks 1
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Em 16/11/2023 em 10:29, fsorf9rj disse:

Uma dúvida para os amigos de fora do Rio, principalmente do centro-sul: é comum as residências terem ar condicionado? Uma prima minha de São Bernardo do Campo tem uma casa ampla, mas só com ventiladores. Tá passando sufoco nessa onda de calor. Vocês têm ar condicionado?

Então, vou falar  pelo que vejo ,não é, ou, pelo menos não era comum as pessoas terem Ac nas casas paulistas, pq não precisava, o calor até então era de 32,33° ali por fevereiro, alguns picos já aconteciam entre Setembro e Outubro, mas coisa de poucos dias, não 37° e por semanas. Então qqer ventilador dava conta.

Até mesmo no interior não era comum, morei no interior por 6 anos nos anos 90 em uma casa quente, sem Ac, qdo fazia calor era perrengue, o quarto não ventilava, qdo a coisa apertava nestes sistemas de alta pressão já sabia que não ia chover mesmo, então eu pegava um colchonete e ia dormir na garagem a céu aberto, preferia enfrentar os pernilongos mas dormir um pouco melhor, há uns dois anos atrás passei por lá e vi que a pessoa que está morando colocou Ac, imagino que nos dias atuais qdo faz calor, aquilo ali fica insalubre e percebo que as cidades estão mudando, a realidade das pessoas tbm, muita gente de SP que mora em prédio, são prédios antigos que não foram projetados para ter estrutura de Ac, e estão mudando estatutos de condomínios para adaptar e colocar em padrão para não fazer um liberou geral e qqer um põe de qqer jeito.

Eu nunca morei em casa com Ac, porém estou cotando colocar pq nos últimos 10 anos ventiladores normais ou de teto e climatizadores não resolvem mais

Vai aumentar a conta?, sim, vai pesar no orçamento? Sim, já fiz os cálculos, mas é pagável e prefiro o conforto.

 

Sobre outros lugares que conheço, conheço o litoral e o sertão nordestino.

É muito mais comum ver Ac nas casas, mesmo nas populações de renda mais baixa, bairros comuns, quase todo mundo tem Ac, mesmo pq hoje não é igual a 20 ou 30 anos atrás, os aparelhos ficaram mais acessíveis  e evoluíram bastante, hj tem modelo inverter que consome menos energia, o valor de um Ac slipt de 9000 BTUs é o preço  de uma máquina de lavar comum , cerca de 1800 a 2500 e nestas regiões por ser algo comum, a mão de obra é mais barata.

No caso do sertão o que observei é que tem muita casa com pé direito alto e jardim de inverno, como venta bastante isto faz diferença.

Geralmente o Ac fica só nos quartos e são ligados para dormir o que de certa forma não onera tanto a conta de luz, além do mais há  sim dias mais frescos que dá para dispensar o uso do Ac

Só o pessoal mais rico que põe Ac em todos os cômodos aí põe tipo cassete que é daqueles de teto.

Além disso energia  solar está ficando acessível, tem muita gente colocando placa solar, o condomínio que moro é de 2009, quase ninguém tinha Ac no começo, nos últimos 5 anos acho que 90% das casas colocaram, agora estao começando a colocar energia solar, várias casas já colocaram, eu não sei quanto tempo isso da retorno, mas quem colocou disse que não se arrepende.

 

 

 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 16/11/2023 em 10:50, BrunoSaoPauloCapital disse:

Aqui no estado de São Paulo, por ser o estado mais rico do Brasil, é mais comum encontrar ar-condicionado nas casas do que a média do Brasil. Porém, comparado aos Estados Unidos, estamos MUITO ATRÁS.

 

Se fôssemos fazer uma escala de 0 a 100, com 100 sendo a situação de TODAS as casas tendo ar-condicionado, seria algo assim (na minha percepção):

 

Brasil em geral: 3 / 100

Estado de São Paulo : 15 / 100

Estados Unidos: 90 / 100

 

Ahh, e em relação a mim, eu NUNCA tive ar-condicionado em casa. Estou com a maioria da população paulista (e brasileira). Não nasci de classe média. 😢

Em 16/11/2023 em 11:19, Subzero_2017 disse:

Ar condicionado é caro. E a conta de luz depois fica muito alta. Infelizmente ficamos apenas com o ventilador jogando ar quente na cara...

Um dos motivos da minha dúvida é isso. Sei que o ar condicionado é caro e além disso aumenta o a conta de luz. Mas aqui no RJ, por exemplo, é essencial. Por isso perguntei, porque em outros estados faz calor, mas acho que ventilador sustenta 99% dos dias do ano, com um ou outro dia fugindo do padrão, o que é compreensível. Mas com as mudanças nos últimos anos, SP por exemplo, tende a ter esses dias mais quentes e quem não tem ar vai sofrer. Aqui no RJ é muito comum, pobre ou rico ter, até mais de um.

Em 17/11/2023 em 10:02, jrmartinisp disse:

Então, vou falar  pelo que vejo ,não é, ou, pelo menos não era comum as pessoas terem Ac nas casas paulistas, pq não precisava, o calor até então era de 32,33° ali por fevereiro, alguns picos já aconteciam entre Setembro e Outubro, mas coisa de poucos dias, não 37° e por semanas. Então qqer ventilador dava conta.

Até mesmo no interior não era comum, morei no interior por 6 anos nos anos 90 em uma casa quente, sem Ac, qdo fazia calor era perrengue, o quarto não ventilava, qdo a coisa apertava nestes sistemas de alta pressão já sabia que não ia chover mesmo, então eu pegava um colchonete e ia dormir na garagem a céu aberto, preferia enfrentar os pernilongos mas dormir um pouco melhor, há uns dois anos atrás passei por lá e vi que a pessoa que está morando colocou Ac, imagino que nos dias atuais qdo faz calor, aquilo ali fica insalubre e percebo que as cidades estão mudando, a realidade das pessoas tbm, muita gente de SP que mora em prédio, são prédios antigos que não foram projetados para ter estrutura de Ac, e estão mudando estatutos de condomínios para adaptar e colocar em padrão para não fazer um liberou geral e qqer um põe de qqer jeito.

Eu nunca morei em casa com Ac, porém estou cotando colocar pq nos últimos 10 anos ventiladores normais ou de teto e climatizadores não resolvem mais

Vai aumentar a conta?, sim, vai pesar no orçamento? Sim, já fiz os cálculos, mas é pagável e prefiro o conforto.

 

Sobre outros lugares que conheço, conheço o litoral e o sertão nordestino.

É muito mais comum ver Ac nas casas, mesmo nas populações de renda mais baixa, bairros comuns, quase todo mundo tem Ac, mesmo pq hoje não é igual a 20 ou 30 anos atrás, os aparelhos ficaram mais acessíveis  e evoluíram bastante, hj tem modelo inverter que consome menos energia, o valor de um Ac slipt de 9000 BTUs é o preço  de uma máquina de lavar comum , cerca de 1800 a 2500 e nestas regiões por ser algo comum, a mão de obra é mais barata.

No caso do sertão o que observei é que tem muita casa com pé direito alto e jardim de inverno, como venta bastante isto faz diferença.

Geralmente o Ac fica só nos quartos e são ligados para dormir o que de certa forma não onera tanto a conta de luz, além do mais há  sim dias mais frescos que dá para dispensar o uso do Ac

Só o pessoal mais rico que põe Ac em todos os cômodos aí põe tipo cassete que é daqueles de teto.

Além disso energia  solar está ficando acessível, tem muita gente colocando placa solar, o condomínio que moro é de 2009, quase ninguém tinha Ac no começo, nos últimos 5 anos acho que 90% das casas colocaram, agora estao começando a colocar energia solar, várias casas já colocaram, eu não sei quanto tempo isso da retorno, mas quem colocou disse que não se arrepende.

Então acho que é como eu imaginava. O poder aquisitivo nem é o mais preponderante, mas sim o local. Quanto mais quente, mais fácil de encontrar aparelhos.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 08:34, Carlos Campos disse:

Geralmente não estamos satisfeitos com nossa região, Evandro.

Quanto a paisagem, bem mais cinzenta e "úmida" nos lados do @SandroAlex. Aqui os nevoeiro são mais restritos aos meses de Abril a Setembro.

Abraço 

Ontem pela noite a neblina ganhou muita força e eu não me lembro de algo tão intenso no período noturno na região central num mês de novembro. Visibilidade baixíssima tanto nos topos como nas baixadas. Por preguiça não fiz registros fotográficos. 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 00:57, Evandro O. disse:

Dá até uma Paz de Espírito essas temperaturas, o tempo nublado e essa neblina. 🙂 Igual as fotos que o Carlos Campos posta, bastante verde, árvores frondosas... meu Deus, como eu gostaria de poder morar em lugares assim como o de vocês.

 

Começo de madrugada aqui com 29,3° e 73%, brisa fresca correndo pela casa, mas que não resolvem muita coisa. Amanhã o castigo continua com modelos divergindo se dá ou não pelo menos uma pancada de chuva.

Muitas pessoas que vem para SBS e são do  norte/nordeste e até mesmo do sudeste acabam não ficando muito tempo por aqui. Ou voltam para suas cidades de origem ou se mudam para o litoral de SC. Nosso frio úmido não agrada muita gente não. Sem falar que você acaba tendo um gasto maior em várias coisas!

Exemplo: Quem não tem secadora de roupas por aqui tá roubado! Não dá para pintar seu imóvel com qualquer tinta porque não aguenta tanta umidade, o mesmo acontece com o tipo de madeira que você escolhe para deck e pergolado, secar lenha é uma tristeza, em dias de neblina não da pra deixar a casa aberta, pois pode mofar paredes internas, armários e etc... (apesar que mofa de qualquer jeito - ontem o vento soprava a neblina para dentro de minha área de festa!),  e você certamente vai precisar de um lava jato para suas calçadas, muros e telhados.

Enfim... essas paisagens bucólicas são bonitas, mas quem mora nesses locais tem seus dilemas e precisa se adaptar e se adequar estruturalmente! Do contrário não aguenta.

Temperatura permanece variando entre 19,2/21,1ºC, com céu encoberto e neblina densa na borda da serra.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui em BH, a maioria (talvez esmagadora maioria) das casas não tem AC e, naquelas que tem, normalmente, são restritas aos quartos. No comércio é mais comum por causa da questão da produtividade, porém ainda assim é muito comum ver estabelecimentos que se viram só com ventilação natural e ventiladores. Eu mesmo nunca trabalhei em local com AC.

 

Esse número tem aumentado, seguindo a tendência geral e, como o uso do aparelho é dispensável na maior parte do ano, acredito que não onera tanto e é possível, com planejamento, ter o aparelho até pra quem é de baixa renda. Como exemplo, janeiro desse ano, pleno verão, teve média mínima de 18/19 graus por causa da chuva abundante, o que dá pra se virar com ventilação natural e ventilador nas noites mais quentes. Quando há chuva, o "período de calor" torna-se tranquilo de lidar.

 

O problema são os veranicos na estação chuvosa que trazem forte abafamento e, principalmente, as ondas de calor de primavera (como essa atual). Estas últimas, em especial, têm desafiado nossa resiliência nos últimos 10 anos e podem ter se tornado o estopim para o aumento da procura pelos aparelhos.

 

.

.

.

 

Observo um aumento de nuvens mais cedo hoje em relação aos últimos dias. Isso pode evitar um pico de calor mais pronunciado. No entanto, a onda de calor segue castigando. Tenho 34°C às 11h.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Impressionante os volumes de chuva das últimas 48 horas entre o norte do RS, sul de SC e principalmente a região do Alto Vale do Itajaí que já supera os 300 mm neste período em algumas localidades, sendo que ainda tem mais instabilidade por vir nas próximas 24/36 horas.

 

Dados obtidos através da plataforma interativa de estações meteorológicas: https://sigmameteorologia.com/sigmaweb/stations.html
 

image.thumb.png.13dcfdddcd2940a9cf51b376fd9b43f9.png

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 10:02, jrmartinisp disse:

Então, vou falar  pelo que vejo ,não é, ou, pelo menos não era comum as pessoas terem Ac nas casas paulistas, pq não precisava, o calor até então era de 32,33° ali por fevereiro, alguns picos já aconteciam entre Setembro e Outubro, mas coisa de poucos dias, não 37° e por semanas. Então qqer ventilador dava conta.

Até mesmo no interior não era comum, morei no interior por 6 anos nos anos 90 em uma casa quente, sem Ac, qdo fazia calor era perrengue, o quarto não ventilava, qdo a coisa apertava nestes sistemas de alta pressão já sabia que não ia chover mesmo, então eu pegava um colchonete e ia dormir na garagem a céu aberto, preferia enfrentar os pernilongos mas dormir um pouco melhor, há uns dois anos atrás passei por lá e vi que a pessoa que está morando colocou Ac, imagino que nos dias atuais qdo faz calor, aquilo ali fica insalubre e percebo que as cidades estão mudando, a realidade das pessoas tbm, muita gente de SP que mora em prédio, são prédios antigos que não foram projetados para ter estrutura de Ac, e estão mudando estatutos de condomínios para adaptar e colocar em padrão para não fazer um liberou geral e qqer um põe de qqer jeito.

Eu nunca morei em casa com Ac, porém estou cotando colocar pq nos últimos 10 anos ventiladores normais ou de teto e climatizadores não resolvem mais

Vai aumentar a conta?, sim, vai pesar no orçamento? Sim, já fiz os cálculos, mas é pagável e prefiro o conforto.

 

Sobre outros lugares que conheço, conheço o litoral e o sertão nordestino.

É muito mais comum ver Ac nas casas, mesmo nas populações de renda mais baixa, bairros comuns, quase todo mundo tem Ac, mesmo pq hoje não é igual a 20 ou 30 anos atrás, os aparelhos ficaram mais acessíveis  e evoluíram bastante, hj tem modelo inverter que consome menos energia, o valor de um Ac slipt de 9000 BTUs é o preço  de uma máquina de lavar comum , cerca de 1800 a 2500 e nestas regiões por ser algo comum, a mão de obra é mais barata.

No caso do sertão o que observei é que tem muita casa com pé direito alto e jardim de inverno, como venta bastante isto faz diferença.

Geralmente o Ac fica só nos quartos e são ligados para dormir o que de certa forma não onera tanto a conta de luz, além do mais há  sim dias mais frescos que dá para dispensar o uso do Ac

Só o pessoal mais rico que põe Ac em todos os cômodos aí põe tipo cassete que é daqueles de teto.

Além disso energia  solar está ficando acessível, tem muita gente colocando placa solar, o condomínio que moro é de 2009, quase ninguém tinha Ac no começo, nos últimos 5 anos acho que 90% das casas colocaram, agora estao começando a colocar energia solar, várias casas já colocaram, eu não sei quanto tempo isso da retorno, mas quem colocou disse que não se arrepende.

 

 

 

Então as coisas mudaram muito. Eu nasci em 1990 (tenho 33 anos), e sempre fui acostumado que as "pessoas normais" não têm ar-condicionado em casa. Sempre morei em regiões pobres. Nunca fui de classe média. Eu até lembro que fui passar férias na casa da minha tia em 1999 e ficava extremamente admirado com o fato de ela ter um ar-condicionado no quarto.  E como ela é de classe média (ela tem uma padaria bem-sucedida no bairro dela), eu fiquei com a ideia na mente, de que ar-condicionado é coisa de gente que tem dinheiro.

 

Durante a minha adolescência (entre 2002 e 2008), eu nunca vi ar-condicionado nas casas dos meus amigos, nem de ninguém que eu conhecia. Eu só via ar-condicionado em alguns estabelecimentos comerciais, escritórios etc. E isso me deu uma ideia de que "ar-condicionado é coisa de estabelecimento comercial e de casas de rico". hahaha

 

Aí quando eu comecei a ver curiosidades sobre os Estados Unidos, vi que lá são 90% das casas com ar-condicionado e achei aquilo uma coisa de outro mundo, de outro universo.

 

Até hoje, se alguém me diz que dorme todos os dias sob 18 ºC do ar-condicionado, eu considero a pessoa uma super privilegiada. Eu achei que o Brasil tinha uns 3% de lares com ar-condicionado, mas descobri ontem que são 17%! Surpresa boa!

 

------------------------------------------------------------

 

No monitoramento, eu tenho um dia com muita nebulosidade e sensação de abafamento aqui em Mongaguá, Baixada Santista - SP. Amanhecemos na casa dos 25,x ºC, e já chegamos a uma máxima parcial de 31,2 ºC.

 

Agora (11:02), eu tenho 31,1 ºC e 71% de URA.

Edited by BrunoSaoPauloCapital
Corrigir a máxima parcial
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos...

Depois de um dia de ontem mais "ameno" em relação aos outros dias, hoje voltamos com o calor abrasador, aeroporto de Guarulhos já com seus 34°C e todas as estações da capital paulista variando de 33 a 35°C... Pelas previsões amanhã ainda poderemos ter forte calor podendo ser um pouco mais intenso ainda para ai então termos finalmente o tão esperado alivio...

Modelo americano insiste em um período de chuvas mais irregulares para a época especialmente do centro de Minas para cima devido a ainda influencia da alta sobre o oceano. Europeu já com um cenário mais favorável no geral... de modo geral El Ninõ segue fazendo o que faz de melhor, bagunçando o clima. Algo que acalenta, além do refresco, é o retorno das chuvas mais constantes na Amazônia a partir do dia 20, felizmente... 

 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Hoje o calor infernal não deu trégua nem na madrugada, a mínima foi a maior do ano com ABSURDOS 26,2° (isso pq deu uma queda rápida por volta das 6 da manhã) a madrugada todinha ficou nos 28 graus e céu limpo.

 

Porém agora nem é meio dia ainda e a temperatura DISPAROU DE VEZ, FAZ 39,2° E DEVE CHEGAR NOS +41.

 

A Próxima noite se não chover tem tudo pra ter uma mínima sob 27... 

  • Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 10
Link to comment
Share on other sites

Estou em Santa Cruz do Sul de novo. Amanheci com 19,5° aqui na Linha Travessa, no interior, mas tempo muito fechado e com névoa, quase neblina. Fez 18,2° no bairro Country, que corresponde mais ou menos ao microclima daqui. Na cidade não baixou dos 20°.

 

Agora faz 22,5° com a claridade pegando no sensor. Segue o vídeo aqui da região hoje de manhã.

 

 

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Se tem uma coisa que aprendi nesses 10 dias da histórica e inacreditável onda de calor em Minas Gerais, foi o seguinte: Tudo é questão de adaptação.

 

Até antes deste evento, eu julgava que jamais conseguiria morar em certas cidades quentes do Brasil, tais como Cuiabá, Teresina, Manaus ou Belém. No entanto, no decorrer deste evento vivenciei dias aqui em Juiz de Fora que seriam acima da média até mesmo para os padrões dessas cidades. A diferença é que nessas cidades esse tipo de calor ocorre todos os anos e as temperaturas se mantém numa média elevada na maior parte do tempo, mas de qualquer forma me mostrou que: SIM, EU CONSIGO VIVER E ME ADAPTAR a essas condições climáticas, EU SERIA CAPAZ DE VIVER NUM CLIMA DO TIPO "A" na classificação de Koppen. 

 

Até anteontem, eu ainda estava meio que em desespero com o calor, no início da onda eu estava revoltado e ameaçando nem aparecer no BAZ. Então eu entrei no meu "novo normal": Tomando banho frio de 2 a 3 vezes por dia, bebendo água de meia em meia hora, evitando exposição ao sol entre 13h e 16h, ar condicionado no carro e bastante ventilador em casa....e pronto ! hábitos que adotei e vida que segue.

 

É bom ? Não...mas, definitivamente eu acabaria por me adaptar completamente a um clima assim depois de alguns meses, creio eu. Isso também vale, obviamente, para aqueles climas temperados com verões tórridos, como Tóquio por exemplo. Eu conseguiria lidar facilmente o calorão de Tóquio no verão. Eu me adaptei ao calorão dos últimos 8 dias, eu conseguiria em qualquer local do mundo, mesmo que fosse ainda mais extremo.

  • Like 8
  • Thanks 7
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 14:52, Renan disse:

Se tem uma coisa que aprendi nesses 10 dias da histórica e inacreditável onda de calor em Minas Gerais, foi o seguinte: Tudo é questão de adaptação.

 

Até antes deste evento, eu julgava que jamais conseguiria morar em certas cidades quentes do Brasil, tais como Cuiabá, Teresina, Manaus ou Belém. No entanto, no decorrer deste evento vivenciei dias aqui em Juiz de Fora que seriam acima da média até mesmo para os padrões dessas cidades. A diferença é que nessas cidades esse tipo de calor ocorre todos os anos e as temperaturas se mantém numa média elevada na maior parte do tempo, mas de qualquer forma me mostrou que: SIM, EU CONSIGO VIVER E ME ADAPTAR a essas condições climáticas, EU SERIA CAPAZ DE VIVER NUM CLIMA DO TIPO "A" na classificação de Koppen. 

 

Até anteontem, eu ainda estava meio que em desespero com o calor, no início da onda eu estava revoltado e ameaçando nem aparecer no BAZ. Então eu entrei no meu "novo normal": Tomando banho frio de 2 a 3 vezes por dia, bebendo água de meia em meia hora, evitando exposição ao sol entre 13h e 16h, ar condicionado no carro e bastante ventilador em casa....e pronto ! hábitos que adotei e vida que segue.

 

É bom ? Não...mas, definitivamente eu acabaria por me adaptar completamente a um clima assim depois de alguns meses, creio eu. Isso também vale, obviamente, para aqueles climas temperados com verões tórridos, como Tóquio por exemplo. Eu conseguiria lidar facilmente o calorão de Tóquio no verão. Eu me adaptei ao calorão dos últimos 8 dias, eu conseguiria em qualquer local do mundo, mesmo que fosse ainda mais extremo.

 

Viver é um termo forte, mas percebi que é possível sobreviver. Minha maior adaptação foi no horário noturno, praticamente indo dormir com temperaturas entre 30°C e 28°C todos os dias. O corpo passou a tolerar isso um pouco melhor em relação a antes, agora é como se eu fosse dormir no meio da tarde. Mas claro, meu climatizador ajuda, porque sem ele, eu não conseguiria. 

 

De tarde, em condições naturais,  passei a achar os dias com 36°C até toleráveis perto dos outros com calor mais intenso. Mas ainda assim, não lido muito bem com 37°C ou mais, acho que esse é o meu teto. Para suportar essas condições, apenas ar condicionado e pouca exposição ao sol e ao ar livre. E muito ar condicionado, significa problemas de garganta no meu caso, então não é nada legal. 

 

Em resumo, eu até conseguiria viver em lugares assim, mas com enormes prejuízos em relação a qualidade de vida. 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Buenos Aires ontem:

Mínima: 16°C
Máxima: 26,7°C

Dia ensolarado e de temperaturas agradáveis.

 

Hoje novamente dia de sol, agora com céu parcialmente nublado. Faz 27,9°C, mas com a URA baixa (40%) e o vento (norte a 22 km/h) está bem agradável. Chance de chuva mais tarde.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Algo que sem tem a comentar é que, até o final de outubro, os modelos não indicavam esse calorão todo para a primeira quinzena de novembro. Apenas um tempo menos úmido mesmo e máximas ainda bem mais comportadas (se comparadas com a atual situação).
Bastou a virada do mês para que as previsões começassem a avacalhar e prever esse calor todo.
De 31-33 graus para 37/38 graus em São Paulo, 36-38 graus para 42-44 graus em Cuiabá, 34-36 graus para 40-42 graus no noroeste paulista.

-----------------------
Após a trégua de ontem, calor voltou com tudo em São Paulo.
Nesse momento, apenas o extremo sul está em uma situação melhor.

mapa_sp_geoserver_estacoes.png.dcd69597f1b3eacc43fe844483138a67.png

 

Até o início da semana, haveria a previsão de a chuva chegar mais cedo a as temperaturas não subirem tanto já amanhã. Porém, nos últimos dias, atrasou um pouco essa mudança e, assim, sábado ainda poderá ter calor.
1 dia não é muita coisa. Mas para quem não aguenta mais isso, parece uma eternidade.

  • Like 11
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 15:06, RafaelBHZ disse:

 

Viver é um termo forte, mas percebi que é possível sobreviver. Minha maior adaptação foi no horário noturno, praticamente indo dormir com temperaturas entre 30°C e 28°C todos os dias. O corpo passou a tolerar isso um pouco melhor em relação a antes, agora é como se eu fosse dormir no meio da tarde. Mas claro, meu climatizador ajuda, porque sem ele, eu não conseguiria. 

 

De tarde, em condições naturais,  passei a achar os dias com 36°C até toleráveis perto dos outros com calor mais intenso. Mas ainda assim, não lido muito bem com 37°C ou mais, acho que esse é o meu teto. Para suportar essas condições, apenas ar condicionado e pouca exposição ao sol e ao ar livre. E muito ar condicionado, significa problemas de garganta no meu caso, então não é nada legal. 

 

Em resumo, eu até conseguiria viver em lugares assim, mas com enormes prejuízos em relação a qualidade de vida. 

 

Bacana, Rafael. Ontem mesmo tive um exemplo prático do que estou dizendo: Esperei um Uber durante 20 minutos na rua, enquanto minha estação marcava 35 graus. Eu estava sentindo calor, claro, mas suportando bem. Até leveio um susto quando vi o valor de 35, hehehe.

 

E sobre o assunto de ar condicionado e ventilador no Brasil, em minha cidade é o seguinte: Vejo um bom número de estabelecimentos comerciais com ar condicionado por aqui, mas poucas casas possuem. Ventilador é praticamente em 100% dos lares e lojas. 

 

Juiz de Fora tem um verão semelhante ao de BH nas médias de temperatura, creio que por lá o ventilador também seja presente em boa parte dos estabelecimentos. Já na serra da Mantiqueira, o uso de ventilador é uma raridade em praticamente todos os dias do ano e o ar condicionado é dispensável. Porém, nessa onda de calor incomum, acredito que os moradores das cidades acima dos 1300m estejam sentindo um incômodo terrível justamente pela falta desses equipamentos por lá, enquanto que por aqui nós já estamos melhor preparados.

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 15:06, RafaelBHZ disse:

 

Viver é um termo forte, mas percebi que é possível sobreviver. Minha maior adaptação foi no horário noturno, praticamente indo dormir com temperaturas entre 30°C e 28°C todos os dias. O corpo passou a tolerar isso um pouco melhor em relação a antes, agora é como se eu fosse dormir no meio da tarde. Mas claro, meu climatizador ajuda, porque sem ele, eu não conseguiria. 

 

De tarde, em condições naturais,  passei a achar os dias com 36°C até toleráveis perto dos outros com calor mais intenso. Mas ainda assim, não lido muito bem com 37°C ou mais, acho que esse é o meu teto. Para suportar essas condições, apenas ar condicionado e pouca exposição ao sol e ao ar livre. E muito ar condicionado, significa problemas de garganta no meu caso, então não é nada legal. 

 

Em resumo, eu até conseguiria viver em lugares assim, mas com enormes prejuízos em relação a qualidade de vida. 

Imagina alguém que mora em São Joaquim, Ausentes e Campos do Jordão, se mudar para Corumbá, Porto Murtinho, Cuiabá.

Será que se acostumaria?

Por aqui chuva fraca e 23 graus.

  • Like 2
  • Haha 10
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 14:52, Renan disse:

Se tem uma coisa que aprendi nesses 10 dias da histórica e inacreditável onda de calor em Minas Gerais, foi o seguinte: Tudo é questão de adaptação.

 

Até antes deste evento, eu julgava que jamais conseguiria morar em certas cidades quentes do Brasil, tais como Cuiabá, Teresina, Manaus ou Belém. No entanto, no decorrer deste evento vivenciei dias aqui em Juiz de Fora que seriam acima da média até mesmo para os padrões dessas cidades. A diferença é que nessas cidades esse tipo de calor ocorre todos os anos e as temperaturas se mantém numa média elevada na maior parte do tempo, mas de qualquer forma me mostrou que: SIM, EU CONSIGO VIVER E ME ADAPTAR a essas condições climáticas, EU SERIA CAPAZ DE VIVER NUM CLIMA DO TIPO "A" na classificação de Koppen. 

 

Até anteontem, eu ainda estava meio que em desespero com o calor, no início da onda eu estava revoltado e ameaçando nem aparecer no BAZ. Então eu entrei no meu "novo normal": Tomando banho frio de 2 a 3 vezes por dia, bebendo água de meia em meia hora, evitando exposição ao sol entre 13h e 16h, ar condicionado no carro e bastante ventilador em casa....e pronto ! hábitos que adotei e vida que segue.

 

É bom ? Não...mas, definitivamente eu acabaria por me adaptar completamente a um clima assim depois de alguns meses, creio eu. Isso também vale, obviamente, para aqueles climas temperados com verões tórridos, como Tóquio por exemplo. Eu conseguiria lidar facilmente o calorão de Tóquio no verão. Eu me adaptei ao calorão dos últimos 8 dias, eu conseguiria em qualquer local do mundo, mesmo que fosse ainda mais extremo.

 

Oi Renan, eu assino embaixo o que você disse. Eu reagi relativamente bem a essa onda de calor, melhor do que eu esperava. Há uma semana, achei que seria uma semana impraticável, que passaria mal em algum momento, que aconteceria algum problema grave na cidade por causa do calor etc. E foi uma semana tranquila até. Quentíssima, o calor é o assunto em todos os lugares, mas transcorreu normalmente. Há de se considerar que o modelo europeu exagerou em uns 2/3C a máxima para todos os dias da onda de calor (ao menos pra cá), de forma que a nossa percepção antes do evento era de que seria pior.

 

Sobre morar em cidades equatoriais quentes, acho que me adaptaria também, mas vale considerar que, além de o calor lá ser forte o ano inteiro, as mesmas temperaturas que fizeram aqui nessa semana ocorrem lá corriqueiramente com muito mais umidade, por ser uma região favorável. Teria que ser um novo período de adaptação.

 

Por causa da nebulosidade, a temperatura parou de subir mais cedo em BH e a temperatura foi ligeiramente mais baixa que ontem. Nos bairros serranos, a máxima ficou em 34,6 antes do meio-dia e agora faz 31,1.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 15:43, LeoP disse:

Por causa da nebulosidade, a temperatura parou de subir mais cedo em BH e a temperatura foi ligeiramente mais baixa que ontem. Nos bairros serranos, a máxima ficou em 34,6 antes do meio-dia e agora faz 31,1.

 

Chove muito forte aqui na divisa de Contagem com Betim, finalmente lavando a alma depois desse calorão. A temperatura externa aqui em casa caiu de 35°C às 16:00 para 25°C agora as 17:25. 

 

 

20231117_165100.thumb.jpg.100e73360b48e951d3cf8cc803a0c01f.jpg

 

Infelizmente ainda não é uma chuva para todos, mas melhorou em relação aos últimos dias. 

Edited by RafaelBHZ
  • Like 13
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Sobre adaptação, acho que também é algo pessoal.

 

Morei 6 anos em Santos no final da década de 1980, quando o clima de Sampa ainda estava na normal 1961-1990. :D

O 1º verão foi um horror, com noites indormíveis.

À vezes, em fins de semana com tempo bom, que dava praia, eu subia pra Sampa apenas pra conseguir dormir melhor.

Aliás, na minha opinião, no litoral paulista, o pior nem é o calor diurno mas sim as noites/madrugadas quentes, com mínimas normais de 23/24/25°C.

 

Mas fui notando que, com o decorrer dos anos, a coisa ia ficando menos ruim, ou seja, o corpo ia se adaptando.

Nunca cheguei a conviver de boa com o verão no litoral mas, depois de alguns anos, era até suportável.

 

Agora, imaginem os europeus...

Índia, Paquistão, Bangladesh, Sudão, etc, foram colônias britânicas.

Máli, Níger, Senegal, Argélia, etc, tec, foram colônias francesas.

Imaginem militares, burocratas, comerciantes, etc, etc, no século XIX, saindo de Londres, Liverpool, Paris, etc, etc, para passar vários anos naqueles países de calor "brabo".

E quase todo mundo sobrevivia (Lógico que não estou contando os mortos em guerras, batalhas, etc).

E numa época em que não existia energia elétrica, isto é, sem ventilador, sem ar condicionado...

 

----------

 

Para não fugir do monitoramento, mais do mesmo em Sampa.

Dia de sol, cobertura total de nuvens altas (Cirrus, cirrostratus) na maior parte do tempo e ventos continentais.

 

Mirante (Aut): 23,4°C / 35,8°C

Interlagos (SESC): 21,4°C / 36,7°C

 

Como curiosidade, CGE-Capela do Socorro, bem lá no extremo sul da cidade: 18,0°C / 35,6°C

Isto é, ninguém escapa do calorão.

 

 

  • Like 9
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 15:57, Rafael disse:

Santa Cruz no Rio registra 40,8°C neste momento.

Rio teve sensação térmica de 59,3°C:

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/593oc-rio-tem-novo-recorde-de-sensacao-termica/

 

Aqui em Friburgo máxima (17/11) de 35,6°C na Vila Amélia/UERJ e 32,0°C em Salinas/Inmet.

  • Like 7
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 11:00, BrunoSaoPauloCapital disse:

Então as coisas mudaram muito. Eu nasci em 1990 (tenho 33 anos), e sempre fui acostumado que as "pessoas normais" não têm ar-condicionado em casa. Sempre morei em regiões pobres. Nunca fui de classe média. Eu até lembro que fui passar férias na casa da minha tia em 1999 e ficava extremamente admirado com o fato de ela ter um ar-condicionado no quarto.  E como ela é de classe média (ela tem uma padaria bem-sucedida no bairro dela), eu fiquei com a ideia na mente, de que ar-condicionado é coisa de gente que tem dinheiro.

 

Durante a minha adolescência (entre 2002 e 2008), eu nunca vi ar-condicionado nas casas dos meus amigos, nem de ninguém que eu conhecia. Eu só via ar-condicionado em alguns estabelecimentos comerciais, escritórios etc. E isso me deu uma ideia de que "ar-condicionado é coisa de estabelecimento comercial e de casas de rico". hahaha

 

Aí quando eu comecei a ver curiosidades sobre os Estados Unidos, vi que lá são 90% das casas com ar-condicionado e achei aquilo uma coisa de outro mundo, de outro universo.

 

Até hoje, se alguém me diz que dorme todos os dias sob 18 ºC do ar-condicionado, eu considero a pessoa uma super privilegiada. Eu achei que o Brasil tinha uns 3% de lares com ar-condicionado, mas descobri ontem que são 17%! Surpresa boa!

 

------------------------------------------------------------

 

No monitoramento, eu tenho um dia com muita nebulosidade e sensação de abafamento aqui em Mongaguá, Baixada Santista - SP. Amanhecemos na casa dos 25,x ºC, e já chegamos a uma máxima parcial de 31,2 ºC.

 

Agora (11:02), eu tenho 31,1 ºC e 71% de URA.

Eu nasci bem antes de 1990 e me lembro de ter visto e aproveitado o conforto do ar condicionado pela primeira vez (q me recordo) aos 16 anos quando trabalhava na distribuidora de Revistas da Editora Abril e eu fazia o check-up das vendas nas bancas de Curitiba.

No verão o calor era pra mim (assim como deve ser pro Matheus) insuportável e eu me refrescava ao entrar mas bancas pra fazer a contagem das revistas/gibis.

Eram momentos de alívio mas naquela época os aparelhos eram maiores e barulhentos. E era estranho sair do calor de 30°C para um "frio" de sei lá, 18°C bastando atravessar a porta de entrada q sempre estava aberta, óbvio.

Nunca tive em casa. Pra falar a verdade meu filho q mora aqui em casa tem um ventilador, e me oferece às vzs mas não uso pelo barulhinho chato e pq resseca muito o ambiente. Então eu tenho q me danar mesmo kkk

Sobre esse calorão q estamos vivenciando com frequência, tá ruim.  O fato de eu não gostar dos dias nebulosos e frios, com 15/17°C de tarde não me obrigam a ter q gostar de 33°C. Hoje superei essa marca, com 33,6°C na minha estação (@SandroAlex, sim...invejei vc com seus 21°C).

Aliás agora depois da chuva q finalmente veio durante a tarde, tenho 20,4°C e estou imensamente grato por isso. Q delícia.

Ainda sobre AC, também cresci achando q era luxo de rico. Ninguém tinha, no meu círculo de conhecidos. Provavelmente os meus tios (por parte de pai/ausente) e suas famílias deviam ter, eram ricos e mandavam seus filhos esnobes estudar fora do país. É óbvio q não iriam passar calor desnecessário, os queridinhos. 

Enquanto isso, vivemos na minha infância por uns 3 anos sem nem mesmo luz elétrica, pois não havia rede de distribuição no bairro. 

Então a luz um dia chegou e isso sim era algo luxuoso kkkkk (2 anos depois da luz, veio a água kk)

Claro q apesar das dificuldades, pelo menos minha mãe havia escolhido um local onde o q não faltava era natureza, com rios limpos e até uma pequena cachoeira perto de casa, fora a vegetação q era muito bonita. (Atualmente aquele local está horrível e o rio que passava pertinho de casa virou um valetão).

  • Like 11
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 17:46, Carlos Campos disse:

Eu nasci bem antes de 1990 e me lembro de ter visto e aproveitado o conforto do ar condicionado pela primeira vez (q me recordo) aos 16 anos quando trabalhava na distribuidora de Revistas da Editora Abril e eu fazia o check-up das vendas nas bancas de Curitiba.

No verão o calor era pra mim (assim como deve ser pro Matheus) insuportável e eu me refrescava ao entrar mas bancas pra fazer a contagem das revistas/gibis.

Eram momentos de alívio mas naquela época os aparelhos eram maiores e barulhentos. E era estranho sair do calor de 30°C para um "frio" de sei lá, 18°C bastando atravessar a porta de entrada q sempre estava aberta, óbvio.

Nunca tive em casa. Pra falar a verdade meu filho q mora aqui em casa tem um ventilador, e me oferece às vzs mas não uso pelo barulhinho chato e pq resseca muito o ambiente. Então eu tenho q me danar mesmo kkk

Sobre esse calorão q estamos vivenciando com frequência, tá ruim.  O fato de eu não gostar dos dias nebulosos e frios, com 15/17°C de tarde não me obrigam a ter q gostar de 33°C. Hoje superei essa marca, com 33,6°C na minha estação (@SandroAlex, sim...invejei vc com seus 21°C).

Aliás agora depois da chuva q finalmente veio durante a tarde, tenho 20,4°C e estou imensamente grato por isso. Q delícia.

Ainda sobre AC, também cresci achando q era luxo de rico. Ninguém tinha, no meu círculo de conhecidos. Provavelmente os meus tios (por parte de pai/ausente) e suas famílias deviam ter, eram ricos e mandavam seus filhos esnobes estudar fora do país. É óbvio q não iriam passar calor desnecessário, os queridinhos. 

Enquanto isso, vivemos na minha infância por uns 3 anos sem nem mesmo luz elétrica, pois não havia rede de distribuição no bairro. 

Então a luz um dia chegou e isso sim era algo luxuoso kkkkk (2 anos depois da luz, veio a água kk)

Claro q apesar das dificuldades, pelo menos minha mãe havia escolhido um local onde o q não faltava era natureza, com rios limpos e até uma pequena cachoeira perto de casa, fora a vegetação q era muito bonita. (Atualmente aquele local está horrível e o rio que passava pertinho de casa virou um valetão).

Pois então meu nobre amigo. Hoje foi o quarto dia seguido de flopagem por aqui. As máximas não chegaram nem perto dos 30°C previstos.

 

20,2°C - Rio Vermelho Estação

20,9°C - Rio Vermelho Povoado 

21,1°C - Lençol

21,4°C - Rio Negro

23,7°C - Mato Preto

 

Tivemos uma manhã com muita neblina (na verdade foi até umas 14h00m) e no final da tarde ela se dissipou, mas o céu nublado permanece.

 

 

 

  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, aos poucos irei postando as maiores temperaturas desta onda de calor em estações do INMET para ficar registrado no BAZ.

São dados das estações automáticas... quando for de convencional, está indicado.

Começarei do dia 14, a partir do qual uma correria devido a assuntos particulares não me deixou tempo livre para postar as temperaturas.

 

                     Dia 14/11

 

SP

Barra Bonita: 40,5°C

Ituverava: 40,5°C

Valparaíso: 39,9°C

Lins: 39,6°C

 

BA

Ibotirama: 41,2°C

Correntina: 40,9°C

Bom Jesus da Lapa: 40,7°C

Formosa do Rio Preto: 40,7°C

Santa Rita de Cássia: 40,6°C

Barreiras: 39,9°C

 

ES

Alegre: 40,8°C

 

GO

Itumbiara: 40,8°C

Aragarças: 40,4°C

 

MG

Arinos (Conv): 42,5°C

São Romão: 42,3°C

Nova Porteirinha (Janaúba): 41,9°C

Espinosa: 41,0°C

Ituiutaba: 41,0°C

Januária: 40,9°C

Pirapora: 40,7°C

Muriaé: 40,4°C

Araçuaí: 40,2°C

Conceição das Alagoas: 40,1°C

Campina Verde: 39,9°C

Governador Valadares: 39,8°C

Salinas: 39,8°C

 

MS

Corumbá: 29,6°C / 43,3°C

Água Clara: 41,3°C

Aquidauana: 41,2°C

Nhumirim: 40,7°C

Três Lagoas: 40,7°C

Paranaíba: 40,4°C

Porto Murtinho: 40,3°C

Paranaíba: 40,0°C

 

MT

Cuiabá: 40,4°C

Rondonópolis: 40,1°C

 

PI

Oeiras: 41,2°C

Campo Maior: 40,5°C

Castelo do Piauí: 40,5°C

Bom Jesus do Piauí: 40,4°C

Picos: 40,4°C

Teresina: 40,2°C

 

RJ

Seropédica-Ecologia Agrícola: 41,3°C

Cambuci: 41,0°C

Três Rios: 40,5°C

 

RR

Boa Vista: (Conv): 40,1°C

 

TO

Paranã: 40,6°C

 

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 7
  • Thanks 8
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 17:59, SandroAlex disse:

Pois então meu nobre amigo. Hoje foi o quarto dia seguido de flopagem por aqui. As máximas não chegaram nem perto dos 30°C previstos.

 

20,2°C - Rio Vermelho Estação

20,9°C - Rio Vermelho Povoado 

21,1°C - Lençol

21,4°C - Rio Negro

23,7°C - Mato Preto

 

Tivemos uma manhã com muita neblina (na verdade foi até umas 14h00m) e no final da tarde ela se dissipou, mas o céu nublado permanece.

Esse nevoeiro intenso q cobriu SBS hoje e possivelmente nos últimos dias tem a meu ver duas causas principais: 1) - o contrate térmico entre a área instável e fresca ao sul e o calor pré frontal ao norte.

2) - A nuvem de fumaça q cobriu boa parte do Paraná e uma parte do norte catarinense. Uma mistura não muito saudável de umidade e poluição q veio de longe.

Aqui hoje apesar da quase ausência de nuvens durante a manhã, apenas com algumas Cirrus, não era possível visualizar o céu, tanta fumaça havia.

AirBrush_20231117140655.thumb.jpg.ff44e2803c11fa46e546bc88b4556b58.jpg

 

AirBrush_20231117140746.thumb.jpg.29bccce196a60e699af9f29704c14035.jpg

 

O Sol estava quase invisível, e não produzia muita sombra.

Fora isso, um calor de 31/33°C e vento muito quente e desagradável do norte.

Depois das 16h melhorou com a chuva.

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 19:10, Carlos Campos disse:

Esse nevoeiro intenso q cobriu SBS hoje e possivelmente nos últimos dias tem a meu ver duas causas principais: 1) - o contrate térmico entre a área instável e fresca ao sul e o calor pré frontal ao norte.

2) - A nuvem de fumaça q cobriu boa parte do Paraná e uma parte do norte catarinense. Uma mistura não muito saudável de umidade e poluição q veio de longe.

Aqui hoje apesar da quase ausência de nuvens durante a manhã, apenas com algumas Cirrus, não era possível visualizar o céu, tanta fumaça havia.

AirBrush_20231117140655.thumb.jpg.ff44e2803c11fa46e546bc88b4556b58.jpg

 

AirBrush_20231117140746.thumb.jpg.29bccce196a60e699af9f29704c14035.jpg

 

O Sol estava quase invisível, e não produzia muita sombra.

Fora isso, um calor de 31/33°C e vento muito quente e desagradável do norte.

Depois das 16h melhorou com a chuva.

Aqui também foi o dia todo nublado, mas não me atentei se era por conta de fumaça ou não. Provavelmente também era, já que a temperatura atingiu, nos dados instantâneos, 35°C | 65,4% mesmo sem sol, o que dá um índice de calor de 48°C... 

 

Prefiro muito mais os 41°C que fez neste mês com o ar seco do que essas temperaturas atuais com a URA lá em cima. Só quem passa pelo calor úmido sabe o quão insuportável ele é. O mês até aqui em Eldorado, anomalias de +0,1°C nas mínimas e de +2,3°C nas máximas, tudo isso depois de um outubro abaixo da média:

image.png.50dd96eae5607d892814c1c6fcaa8231.png

 

Pelo menos tá chovendo agora para dar uma aliviada:

image.thumb.png.999877f4a634a3ee13400e9b08054e19.png

 

E este núcleo veio acompanhado de muitos raios, algo típicamente do verão:

image.thumb.png.10e73cd6ff53d04f588416adc26b5277.png

  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

 

Máximas em estações do INMET.

                                     

                                   Dia 15/11

 

 SP

Barretos: 39,4°C

Barra Bonita: 39,2°C

Ituverava: 39,1°C

 

BA

Ibotirama: 40,7°C

Formosa do Rio Preto: 40,5°C

Bom Jesus da Lapa: 40,4°C

Correntina: 40,2°C

Barreiras: 39,9°C

 

GO

Aragarças: 41,1°C

Itumbiara: 41,0°C

 

MG

São Romão: 43,4°C

Arinos (Conv): 42,1°C

Nova Porteirinha (Janaúba): 41,4°C

Januária: 40,5°C

Paracatu: 40,4°C

Unaí: 40,3°C

Pirapora: 40,2°C

Araçuaí: 40,0°C

Espinosa: 39,9°C

Ituiutaba: 39,9°C

 

MS

Corumbá: 42,1°C

Porto Murtinho: 41,4°C

Água Clara: 41,2°C

Coxim: 41,1°C

Aquidauana: 41,0°C

Nhumirim: 40,8°C

 

MT

Cuiabá (Conv): 41,8°C

Porto Estrela: 41,4°C

Cuiabá (Aut): 41,2°C

Rosário do Oeste: 40,8°C

Guarantã do Norte: 40,4°C

Rondonópolis: 40,2°C

Salto do Céu: 39,9°C

Vila Bela da Santíssima Trindade: 39,9°C

 

PI

Bom Jesus do Piauí: 40,3°C

Oeiras: 40,3°C

 

RR

Boa Vista (Conv): 40,6°C

 

TO

Paranã: 40,5°C

Peixe: 40,1°C

 

  • Like 9
  • Thanks 2
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

E hoje acabou sendo o dia mais insuportável, pelo menos por causa da fumaça que estava no céu e tbm pareceu que a sensação estava maior que no outro dia que fez "42,8°"

 

Clima digno de pré monção, me senti num tira gosto desse clima asiático

 

variação de hoje:

 

MÍNIMA DE 26,2 (MAIOR DO ANO)

MÁXIMA DE 41,1° 

 

E HOJE A NOITE COMEÇOU MAIS QUENTE QUE ONTEM NESSE HORÁRIO FAZ "APENAS" 32,6°

 

Se não chover tem tudo pra um amanhecer com temperatura SOB 27, OU ATÉ UMA SOB 28...

 

pelas rodadas que saíram de previsão o euro voltou com várias maximas sub 30 e mínimas sub 18...

 

QUEM DIRIA QUE IRIA TORCER PRA TER MÁXIMA SUB 30???? 2023 como sempre surpreendendo 🫣🫣🫣

Edited by Luke
  • Like 4
  • Sad 13
Link to comment
Share on other sites

Deu uma baita tempestade elétrica aqui em Santa Cruz!! Agora os trovões estão voltando.

 

Está feia a coisa no N do RS. Núcleos potentes com provável granizo em três pontos: Tupanciretã e Júlio de Castilhos, Sobradinho e Arroio do Tigre e ao N de Venâncio Aires. Grande POA tem que ficar alerta, pois pode dar tempo severo por lá.

 

Depois coloco o vídeo dos relâmpagos aqui. Parecia uma festa rave. Agora faz 20,6° e chove fraco com trovoadas.

  • Like 9
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

 

Máximas em estações do INMET.

                                     

                                   Dia 16/11

 

SP

Ituverava: 39,6°C

Valparaíso: 39,4°C

José Bonifácio: 38,5°C

Lins: 38,5°C

 

GO

Aragarças: 41,9°C

Itumbiara: 40,1°C

São Simão: 40,0°C

 

MG

São Romão: 42,1°C

Arinos (Conv): 41,5°C

Ituiutaba: 40,1°C

 

MS

Porto Murtinho: 31,7°C / 43,4°C

Corumbá: 29,4°C / 42,3°C

Aquidauana: 31,1°C / 41,3°C

Nhumirim: 41,2°C

Coxim: 40,9°C

Água Clara: 40,4°C

Miranda: 40,2°C

Três Lagoas: 40,2°C

Jardim: 40,0°C

 

MT

Porto Estrela: 40,9°C

Cuiabá (Conv): 40,4°C

Cuiabá (Aut): 39,8°C

 

PI

Oeiras: 40,2°C

Campo Maior: 40,1°C

Piripiri: 40,1°C

 

RJ

Rio de Janeiro-Marambaia: 40,6°C

Duque de Caxias-Xerém: 40,2°C

Niterói: 40,1°C

 

  • Like 7
  • Thanks 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos.

 

Nenhuma das principais localidades do Brasil e de MG que eu acompanho apresentou recorde de temperatura máxima, absoluto ou desta onda de calor, no dia de hoje. A onda  parece já estar sofrendo o início de seu colapso, ainda que as temperaturas estejam extremamente elevadas.

 

Como amanhã tem pré frontal, vamos ver o que acontece.

 

Aqui no Alphaville JF tivemos um feito notável. Novembro de 2023 até agora está com média das máximas em 30,1˚C. Se novembro terminasse agora seria o primeiro mês com este registro acima de 30˚C na estação.

 

A média do mês até agora, tem promovido nov/23 como o mês mais quente  do ano, com 22,9˚C,  suplantando fev/23 (21,9˚C).  E não é só isso - também tem sido o mais quente de toda a série de registros e aquele de maior anomalia, cerca de 3˚C.  Vejamos o quanto os próximos dias revertem isso.

 

Extremos de hoje: 21,7˚C/ 34,3˚C - hoje tivemos a segunda mínima mais elevada de toda a série de registro da estação.

 

A noite está bem abafada, um pouco após as 21h ainda temos 27,6˚C e UR 71%. Noite tropicalíssima, digna de um dia de verão no litoral brasileiro, a 900 m de altitude.

Edited by sjmolive
  • Like 9
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

image.png.c6156a1bb046b8ba2ef38b40c203be15.png

 

Se esse modelo estiver correto, alcançaremos algo entre 40 ºC e 43 ºC amanhã (18/11) aqui em Mongaguá, Baixada Santista - SP. Seria o meu novo recorde de calor pessoal, de toda a minha vida.

 

Atualmente, os meus recordes PESSOAIS, da minha vida, para o frio e o calor são, respectivamente, 4 ºC e 37 ºC.

 

Essa previsão é para as 15:00 de amanhã.

Edited by BrunoSaoPauloCapital
  • Sad 13
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 19:59, Aldo Santos disse:

 

Máximas em estações do INMET.

                                     

                                   Dia 15/11

 

 SP

Barretos: 39,4°C

Barra Bonita: 39,2°C

Ituverava: 39,1°C

 

BA

Ibotirama: 40,7°C

Formosa do Rio Preto: 40,5°C

Bom Jesus da Lapa: 40,4°C

Correntina: 40,2°C

Barreiras: 39,9°C

 

GO

Aragarças: 41,1°C

Itumbiara: 41,0°C

 

MG

São Romão: 43,4°C

Arinos (Conv): 42,1°C....

 

 

Ótima iniciativa, que tal um compilado com 12-19/11 (que acredito ser a extensão da onda de calor), para a gente na segunda feira?

 

Posso plotar em um mapa e compartilhar com vocês para a gente guardar de recordação.... Até o próximo El Niño nos obrigar a corrigir estes valores para maior. rsrsrs

 

De repente um compilado de estações que suplantaram 38-40˚C.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 17/11/2023 em 15:38, Edison Bocorny Jr disse:

Imagina alguém que mora em São Joaquim, Ausentes e Campos do Jordão, se mudar para Corumbá, Porto Murtinho, Cuiabá.

Será que se acostumaria?

Por aqui chuva fraca e 23 graus.

Um detalhe campos do jordao tá passando dos 30 direto nessa onda de calor 

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.