Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leaderboard

Popular Content

Showing content with the highest reputation on 07/26/22 in all areas

  1. Mais do mesmo nessa noite de segunda feira em São Paulo. Temperaturas variando bastante entre um local e outro e umidade ainda baixas em áreas mais urbanizadas. Novamente, os ventos passaram a soprar do mar à partir do final da tarde sem que houve um grande aumento na umidade. Situação é bizarra que essa madrugada apareceram alguns pernilongos aqui no meu quarto (e que atrapalharam um pouco o meu sono com aquelas picadas). Cheguei a matar dois. Isso é uma coisa bem fora do normal. Lembro de algo parecido ter ocorrido no final de julho de 2018 já na véspera daquela grande mudança no padrão atmosférico (responsável por trazer um agosto úmido e com um vários dias frios).
    16 points
  2. Ontem estava vendo o Bom dia SC na NSC e de vez em quando eles mostravam o nevoeiro marítimo em Florianópolis, Itajaí e algumas outras cidades. Achei muito bacana! Jaraguá do Sul amanheceu submersa num cobertor de algodão no dia de seu aniversário de 146 anos (25/07). Não sei se tem haver com as condições que o Piter explicou acima. A imagem abaixo foi retirada da internet apenas para ilustrar como estava a cidade ontem pelas 07h30 👇
    15 points
  3. Eu vou comentar: wow Pra cá também veio ótima. Penso em 2 temperaturas negativas aqui nas baixadas 😊 Aliás hoje com o frio vampiro, teve um gelinho no capim em alguns pontos. Antes de formar o forte nevoeiro.
    14 points
  4. Aparentemente duas MPs aqui no leste paulista nos próximos dias, sendo a segunda mais intensa.
    14 points
  5. Com o ar seco houve algumas mínimas bem interessantes ontem em Pernambuco. De destaque: 11,4ºC em Belém de São Francisco (Iha Grande) - Menor temperatura registrada no estado desde julho de 2016 12,8ºC em Salgueiro (INMET) - A estação não reportou durante a madrugada, então provavelmente fez menos 14,6ºC em Petrolina (Agrivale) Julho em Petrolina está assim, a esquerda a estação do INMET e a direita a Davis da Agrivale, estação mais fria da região de Petrolina: No INMET a mínimas estão com anomalia de -0,5ºC, e as máximas na normalidade. Hoje amanheceu garoando aqui em Petrolina, então as mínimas foram maiores por aqui. O destaque nas mínimas hoje ficou na PB e no RN. A mínima de 13,0ºC em São Miguel - RN acredito que tenha sido uma das menores já registrada no estado, até porque as estações do INMET no RN estão todas em locais bem mais quentes. No dia 22/06/2022 a mesma estação registrou 12,6ºC.
    14 points
  6. Julho até agora em Caxias do Sul, vejamos o tamanho do estrago: Média mínima: 13,0⁰C (+4,3) Média máxima: 21,6⁰C (+4,7) Ainda teremos calor amanhã, quarta e quinta-feira. Por um breve momento a anomalia deverá superar os +5,0⁰C, mas o friozinho que vem quase na virada do mês deverá evitar que a anomalia mensal feche acima deste patamar. A gente fica tão empolgado quando algum mês, com muito esforço, consegue uma anomalia de -2, ou -1, ou quando apenas não fica acima da média. Aí vem Julho e mete logo quase +5. Isso pouco tempo depois daquilo que ainda lembramos muito bem que aconteceu em Janeiro. Mega anomalias que pensávamos ser algo para acontecer uma vez a cada muitas décadas, desta vez acontecendo duas vezes em um mesmo ano. Novos tempos...
    14 points
  7. As últimas saídas dos modelos (GFS,ECMWF) indicaram uma leve intensificação do pulso de ar frio de Sexta (temperatura chegando proximo a -2C em 850 na região de POA). Eles retiraram por enquanto a precipitação de neve pois não haveria sincronia entre o periodo que a atmosfera estivesse mais fria e a humidade nas areas mais altas (acima dos 1000m). O que me chamou atenção é que indicam a presença de uma baixa fria (VCAN) exatamente sobre POA com baixo valor de espessura 500hpa (5520): Esse sistema deve gerar instabilidade. Pela situação atual, não esta totalmente descartada precipitação invernal nas areas acima dos 1000m, porém estamos numa situação limitrofe pois vai ser uma janela muito pequena (periodo de sexta de manha) devido a curta extensão dessa bolha de atmosfera gelada que deve estar em sincronia com a humidade para gerar precipitação. Vamos monitorar as proximas saidas dos modelos que farão os ajustes finos, acredito que na quarta feira vamos ter um panorama mais definitivo.
    14 points
  8. Opa! Na maior mínima seria sim, superaria os 12,4°C em 07/07/2007. Tabela de extremos: E na média também é o recorde disparado da estação:
    14 points
  9. O Europeu resolveu congelar o RJ no final da grade kkkkk 🌬️❄️🥶 Parte "continental" da RMRJ Litoral do Rio
    13 points
  10. Grade do Europeu veio ótima e não tou vendo ninguém comentando....#decepção
    13 points
  11. Pessoal, eu acho que todas as opiniões são válidas sobre o assunto, mas eu gostaria de lembrar que temos um material vasto sobre Mudanças Climáticas aqui no BAZ, neste tópico: https://www.abaixodezero.com/index.php?/topic/6196-mudanças-climáticas-discussões-gerais/ Favor continuarem o assunto lá , para que não percamos as discussões.
    13 points
  12. Bom pelo que parece finalmente esse longo veranico vai acabar, porém o problema é que geadas de agosto que são normais já são consideradas tardias pela agricultura depois de um mês inteiro de calor, isso pode ser um problema grande. E os modelos já estão concordando de uma forte Alta entrando na América do Sul, basta é ajustes para saber onde a baixa ira se formar no mar, aqui temos a Projeção do Europeu , figura de cima, e o GFS abaixo
    13 points
  13. @Luide LuckmannEu realmente até agora não entendi aonde você quer chegar com essas mensagens acaloradas em relação a qualquer notícia de calor no planeta, sempre desviando do assunto ou tentando refuta-lo de alguma forma. Então só como um "aquecimento" vou te soltar um leve dado brasileiro, mostrando o estrago que o ser humano está conseguindo fazer com o clima do planeta (por vários motivos, não só CO2): Número de máximas acima de 40°C em Cuiabá: entre 1961 e 2009: 12 entre 2010 e 2021: 165 "Ah mas é um local isolado, certamente temos compensações no resto do planeta". Resposta: Não. Tenho 200 estações tabeladas pelo mundo e nenhuma delas apresenta qualquer tipo de compensação, todas estão aquecendo de forma grave, algumas mais raras de forma leve. O @jean10ljtambém tem outras 200 estações tabeladas, maioria com quase nenhuma interferência urbana, outras isoladas no planeta terra e adivinha só... todas com o mesmo resultado: aquecimento. E claro, extremos de frio diminuindo de forma drástica, não há evidência de que o aquecimento global cause algum aumento nessa variável. A internet ta cheia de conteúdo de extrema qualidade sobre o GW, desde vários sites governamentais como o NOAA, outros relacionados a pesquisas, o próprio IPCC que é riquíssimo de informações (você aprenderia muito com eles, e também, recomendo a todos os foristas que ainda são céticos a lerem bastante). Sair palpitando qualquer coisa como verdade absoluta sem nenhum embasamento é passível de exclusão de mensagem e até advertência, estamos sempre tentando deixar a discussão no fórum com um bom nível. Não precisa me responder nesse assunto, pra não estender o off-topic do monitoramento. Leve numa boa, nunca é tarde para aprender, eu também já tive minhas recaídas no passado. 😅 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Dito tudo isso, sim, eu acredito que esses 39,1°C do Paraguay são de uma estação que está apresentando problemas de aquecimento do sensor ou abrigo. De todas as estações da região, apenas uma ultrapassou a barreira dos 38°C (o que não deixa de ser relevante).
    13 points
  14. Essa estação de Cuiabá mudou de lugar? Esse dado é impressionante, parece outro clima. O Forista Leandro de Cuiabá, uma vez, postou dados de uma outra estação da cidade (se não me engano, do aeroporto). Parece que lá tem bem mais dificuldade de alcançar os 40°C, mesmo atualmente, em relação a essa, por isso a pergunta. De qualquer forma, o aquecimento na cidade é dos mais graves do Brasil. . . . Aqui em BH, seguimos com o julho camarada - quando comparamos com parte do centro-sul, como São Paulo. Hoje a variação ficou entre 14 e 25 graus, com sol entre nuvens e vento. Dia típico da época sem MP. Agora (23h), 17,0°C com um pouco de vento.
    12 points
  15. Boa noite! A próxima MP deve trazer boas mínimas para o interior de SP. O WRF chega a colocar 6ºC aqui, o Euro 9ºC, GFS sub 10 também, MAS.... Só que o principal não deve vir, a chuva! Os modelos desenham quase nada, exceto para o sul do estado. Acredito que na pré-frontal deva pipocar algumas cbs isoladas, mas olhando os mapas fica difícil de acreditar. WRF (frio passageiro e <1mm) Euro (frio passageiro, a chuva nem aparece mais, e o que temos depois é um forte aquecimento e 2 mps maritimizadas... Interior segue chupando o dedo) Abaixo os mapas com o total acumulado até dia 04 de agosto. Alemão e Canadense tbm seguem nessa linha. GFS Euro Visto o exposto, TºC deve diminuir e UR aumentar, finalmente veremos nuvens médias e baixas (tem sido raro por aqui), algumas dinâmica. Mas de que adianta se a chuva nem deve aparecer e logo depois volta o forte aquecimento, com projeções que ainda não apontam para uma baixa mais bem posicionada e portanto, nenhuma MP continental. Última chuva foi dia 18 de junho. Nada a comemorar ainda!
    12 points
  16. Modelo Canadense insistindo na precipitação invernal no fim do mês... ...e engrossando o caldo para o início de agosto.
    11 points
  17. Euro como comentado veio uma belezura, pra uma grade que até dias atras não mostrava uma mpzinha sequer, agora mostra duas, em termos de mínimas não é algo expressivo, mas já vai servir pra deixar tudo na média que deveria estar, que convenhamos, já é uma vitória perto do que foi esse julho horrendo, qualquer coisa abaixo de 9 graus ja renova a mínima desse mês aqui. Nunca aconteceu de julho ter uma mínima absoluta tão alta aqui onde moro, que os modelos deem uma turbinada nessas mps nas próximas rodadas kkkkkk
    11 points
  18. Acho que é importante deixar estas mensagens aqui, pois pessoal tem bom senso e uma hora a discussão cessa. Mas, se eu pudesse falar só uma coisa sobre tudo isto, queria dizer que ciência é apreensão da realidade, para transformá-la. Infelizmente o ser-humano é contaminado por ideologias, que são as mais altas manifestações do seu ego. E em tempos de redes sociais se criam aquelas "bolhas ideológicas", pois aquilo que é manifestação pura do ego de alguns vira uma manifestação do ego coletivo. Temos que ter esta noção desta nova realidade na qual vivemos. Por isto o BAZ é exemplo, pois tem moderadores... É inegável que o homem produz mudanças no ambiente, inclusive no clima. O IPCC é uma instituição criada só pra trabalhos científicos de todas as partes do mundo sobre isto. É ciência só sobre isto, do mais alto nível. Só que chega uma hora que a gente tem que parar pra pensar sobre tudo que estamos fazendo. Pois inúmeras civilizações já morreram, foram exterminadas, pela fome, seca, etc. É só pesquisar a história. E não é sobre o mundo, é sobre a gente mesmo. Como podemos aceitar a derrubada da Amazônia se a gente vê (não é ninguém que nos diz), o ano todo, canais de umidade vindo de lá alimentando a chuva em todas demais regiões do país que deveriam ser um deserto pelas leis naturais da física? Sei lá... não bate um certo receio de faltar água, comida, etc. Ou será que já não está faltando tudo isto, mas o ego não deixa ver. Então, se teria uma coisa que queria deixar de mensagem aqui é que: ideologia não enche barriga, e ciência foi feito para mudar a nossa vida pra melhor. Fazemos parte do meio que destruímos. E a mudança do clima é os menores dos problemas que teremos se não mudar-mos nossa mentalidade. Principalmente em nosso país, de dimensão continental, onde ciclo da água necessita de florestas. E a água é elemento essencial para qualquer vida, inclusive a humana. Enfim... é o básico do básico tudo isto. OBS: Aliás, pesquisem muralha de árvores na África. Parece que eles aprenderam, antes da gente, o básico do básico (ciclo da água).
    11 points
  19. Pessoal , estou desaprovando as mensagens fora do contexto do tópico, beleza ?
    11 points
  20. Bom dia a todos do BAZ. As tarefas aqui pelo Sertão vão impedindo uma presença mais constante aqui no Site. Dando uma breve olhada no que dizem aos meus comentários o que posso dizer é: 1- Se compartilhar artigos científicos ou incentivar a juventude a leitura, sim, sou Troll. Aliás, quem mais recebe trollagens por aqui ? Vou errando nas projeções ? Sim. Achei que os modelos começariam a enxergar frio no final de Julho a partir do dia 20. Projetei que seria a mais forte onda de frio desse inverno. Posso errar ? Sim.
    11 points
  21. Entendo que o que alguns cientistas questionam, não é sobre se existe ou não aquecimento global, mas se o ser humano de fato é capaz de interferir nesse processo. O Carlos Molion, por exemplo, famoso por ir na contramão da teoria do AGA(aquecimento global antropogenico), acredita que o impacto causado pelas mudanças provocadas pelo ser humano se restringem ao clima local, ou seja, ilhas de calor, etc. E ele defende que hajam variações climáticas naturais, com períodos de aquecimento e resfriamento, tendo como fatores a atividade solar, os oceanos, a atividade vulcânica e etc. Confesso que por muito anos eu defendi essa ideia tbm, mas recentemente voltei a me questionar sobre isso, visto todas as bizarrices acontecendo no clima do planeta. Mas sei lá, acho que ciência é isso, não existe consenso... E independente do AGA ser real ou não, uma coisa que concordo com o @Luide Luckmanné sobre a hipocrisia de certas pessoas e países com relação a ele. Al Gore por exemplo fez previsões catastróficas sobre o degelo, e logo em seguida comprou uma mansão à beira mar 🤭
    11 points
  22. 11 points
  23. NÃO CHAMA ATENÇÃO, VALOR AGRADÁVEL. FLORIPA É BEM QUENTE, MÍNIMAS, NESTA ÉPOCA. EM 87 DEU 12,6 EM FEVEREIRO NO "TRACOBI"
    10 points
  24. Uma terça-feira muito bonita e um pouco diferente dos outros dias. Brisa constante soprando fria de leste e sudeste. Variação de hoje: 7,8/17,9°C Epagri Rio Vermelho 9,7/19,7°C Incoterm Rio Negro 11,8/20°C Samae Centro 7,8/22,6°C Epagri Mato Preto Na foto abaixo já dá para observar no horizonte as nuvens (num tom mais cinzento) que o oceano nos envia praticamente todas as noites e impedem uma maior queda nas temperaturas.
    10 points
  25. GFS 12Z dizimou a já pequena chance de neve, enquanto isso a RBS colocando manchete prevendo neve no telejornal. Como pode sob uma condição limítrofe e restrita os veículos e algumas empresas de meteorologia se prestarem a esse papel? Europeu 12Z também praticamente aniquilando a pequena e curta janela para qualquer precipitação invernal, seguindo o gfs. No geral o que está mandando é o posicionamento da baixa pressão em altitude, quanto mais distante e menos profunda, pior para a possibilidade do fenômeno. Os modelos estão dançando com ela. Esperamos melhoras, mas a tendência de redução no potencial parece estar guiando os modelos.
    10 points
  26. Para finalizar minha "trollagem" aproveito a citação do Metsul para acrescentar que esse "bloqueio" ou Anticiclone na Antártica não é fixo, ele se movimenta em sentido Oeste Leste buscando os trópicos. Aliás esse fórum é também América do Sul. Ninguém falou nada ainda das nevascas "históricas" que vêem atingindo nosso Continente agora em Julho.
    10 points
  27. Não existe qualquer possibilidade de reversão no quadro caótico em q o planeta se encontra e ninguém irá abandonar o conforto da vida moderna, indo pro meio do mato, ainda mais tendo consciência de q 99% das outras pessoas continuará seguindo direta ou indiretamente no sentido oposto. Os motores da degradação ambiental estão em funcionamento constante há décadas... talvez há centenas de anos. Nós só estamos recebendo a herança do q foi deixado pelos nossos antepassados, q no fundo só queriam uma vida mais fácil e confortável e não há nenhum mal em querer isso. A vida nas comunidades não era nada fácil no passado, sobretudo nos países com invernos extremamente frios. O homem se viu obrigado à criar mecanismos para melhorar a sobrevivência da família e não tinha muita noção do impacto q algumas atitudes causariam na natureza. Agora, imagine uma simples ação em prol da melhora nas condições se vida, multiplicada milhões de vezes, já q a população foi se multiplicando ao longo das décadas. Hoje vivemos numa sociedade q não está preocupada apenas com a melhora na qualidade de vida e sim em viver a vida despreocupadamente, com luxos desnecessários e desperdícios. Como exemplo, a minha Vila: eu não conheço ninguém q não possua um automóvel. A exceção sou eu q utilizo transporte coletivo, Uber e minha bike, e eu vivo bem (não posso ser condutor de veículo pq sou muito desatento no trânsito, mesmo tendo me saído bem na autoescola... eu fico nervoso e me atrapalho kk). Mas viajo bastante sem me preocupar com nada relacionado à como falei para chegar ao destino q eu escolhi. No entanto eu não sou exemplo de cidadania consciente, já q também e inevitavelmente sou um consumidor. O fato é q não existe solução para acabar com o q já está em andamento. Até mesmo pq a destruição do planeta irá ocorrer um dia, com o inevitável colapso do Sistema Solar. Como dizia aquela música antiga: "não adianta escrever seu nome numa pedra... pois essa pedra em pó, vai se transformar... você não vê q a vida corre contra o tempo.... sou um castelo de areia na beira do mar...." Vamos viver e enfrentar o q está por vir e é isso aí. ********** Outra mínima muito boa para um veranico, mas somente na baixada. A PWS aqui na Vila registrou 5,3°C às 6h35 e eu já estava na outra baixada fazendo vídeo do nevoeiro q se intensificava.
    10 points
  28. São Paulo está tendo uma terça feira mais amena em relção aos dias anteriores. Isso ocorre já que os ventos passaram a soprar do oceano ainda pela manhã. Nesse momento, temos nas estações do CGE temperaturas que vão desde os 16 graus no extremo sul com umidade acima dos 90% a 23 graus no extremo norte da cidade com umidade na casa dos 50/60%. Já em áreas mais centrais da cidade (incluindo as zonas leste e oeste, além do próprio centro), faz 19-21 graus. De acordo com o METAR Ddo aeroporto de Congonhas, os ventos sopram de SSE a uma velocidade me 22 km/h na atualização da última hora. Hoje teremos grandes chances de termos nuvens baixas durante a noite.
    9 points
  29. Dia ensolarado, seco, mínima 11°, máxima 23°. E essa está sendo também a média do mês. O sol da tarde já queima bem... Agora, 18:20, faz 18 graus em Lafaiete
    8 points
  30. Fico impressionado com a mediocridade deste Julho de 1977, ainda mais numa época de temperaturas globais mais amenas e estações menos urbanizadas. Simplesmente terrível este Julho. Veja o tempo que demorou para essa inhaca se repetir. Infelizmente, justamente num ano com La Niña e Atlântico friozinho.
    8 points
  31. Linda imagem ilustrativa. Esqueci de comentar dia desses q teve belas formações (vistas do satélite) de nuvens rolo no oceano, na altura do norte catarinense. Dia 23/7..
    8 points
  32. 3- Quando me refiro ao Sul de Minas, é por conta do relevo (Serra da Mantiqueira) e seguindo as orientações de Leroux, os relevos acima de 1.000m canalizam o ar frio. Varginha (sudoeste) apesar da altitude, talvez esteja a mais de 100km da Mantiqueira.
    8 points
  33. 2- Ao amigo @Eclipse e os demais participantes, "As tempestades de neve foram o resultado de um padrão atmosférico anticiclônico de bloqueio perto da Península Antártica que dirigiu vários ciclones extratropicais em direção ao Chile. Dois sistemas – de 9 a 10 de julho e de 14 a 15 de julho – despejaram chuva ao longo da costa e neve nas montanhas." Trecho retirado de um artigo da Metsul.
    8 points
  34. Mais uma manhã de muito sol em São Paulo. Devido a isso, as temperaturas estão subindo. As temperaturas nas estações do CGE estão variando bastante. Dos ainda 12 graus no extremo sul com umidade encostando os 100% a 18/19 graus em áreas próximas do centro com umidade na casa dos 70%. Os ventos sopram fraco.
    8 points
  35. Máximas: 30,4°C em Braço do Norte/Pinheiral 30,3°C em Jacinto Machado/Paraguai 30,2°C em Braço do Norte/Uruguaia Mínimas: 2,1°C em Água Doce/Fazenda Gottardi 2,1°C em Vargem Bonita 2,4°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo Menores máximas: 17,5°C no Morro da Igreja 17,99°C no Morro das Torres 18,6°C em Itajaí/Cabeçudas 18,7°C em São Francisco do Sul/Ilha da Paz 18,8°C em Penha/Armação Rajada máxima: 33,52 km/h em Imbituba/Porto de Imbituba > Nevoeiro salvou algumas máximas no nordeste de SC. Um dia de calor a menos nestas áreas. Restam três dias acima da média. > Europeu sumiu com a neve. > Morro da Igreja amanheceu com 12,5°C, quase recorde! Mas trocou a mínima agora há pouco. Mês está: +2,4°C nas mínimas e +2,5°C nas máximas por lá. Hoje seria recorde @Augusto Göelzer?
    8 points
  36. As próximas rodadas desse gráfico do Euro devem trazer uma mudança drástica na previsão a médio e longo prazo, conforme mapas do EPS: Sobretudo o leste do Sudeste, em que deverá haver fortes resfriamentos na primeira quinzena de Agosto. Mas aí para o interior de SP com certeza vai ser também um mês bem melhor que o terrível Julho.
    8 points
  37. Frio? Chuva? O agosto savânico nem sabe o que é isso mais...
    7 points
  38. A minima hoje em Socorro/SP foi de 7.7°C e a máxima de 27°C.Não aguento mais essa amplitude térmica e a falta de chuva. Estes tem sido os últimos dias aqui em Socorro/SP pela CIIAGRO:
    7 points
  39. O quê, não chama atenção? A mínima de 15,8°C de Fev/20? As 9 mínimas sub 20°C de fevereiro? O fato de ng comentar o ocorrido? A onda de frio em pleno verão? O Luide tentando mostrar q frio também faz parte do verão em plena era de aquecimento global? Parece um enigma! "VALOR AGRADÁVEL. FLORIPA É BEM QUENTE, MÍNIMAS NESTA ÉPOCA. " O q quer dizer isso?
    7 points
  40. Incrível ! Só quem conhece Salgueiro e região sabe como é impactante temperaturas na casa dos 12°. Aqui na minha região a "matutada" anda reclamando bastante do frio ao amanhecer, e olhe que fica na casa dos 18°. Valeu, grande relato !
    7 points
  41. A Filosofia espera por você ! Ambiente Poluição e principalmente Clima devem ser tratados em seus campos específicos. Quer um exemplo de degradação ambiental ? Basta olhar para Cima (HN). Quer exemplo de Poluição ? Alguns países da Europa queimam carvão com alto teor de enxofre e o resultado é o que um participante já disse noutro tópico "chuva ácida"
    7 points
  42. Mas o planeta já esteve em fases mais quentes do que essa, numa época já habitada pelo ser humano, e todo mundo tá vivo aqui. Acho que pode aquecer muito, mas a vida ainda vai ser plena, já que todo o ecossistema já foi adaptado a climas mais frios e quentes num período não muito distante. Vai aquecer, os humanos vão desenvolver tecnologias inacreditáveis que possibilitarão a geração de energia sem impacto, e aí o planeta entra em outro ciclo. Imagina só, em 200 anos de revolução industrial, o que já temos. Agora bota 200 anos a frente, como acha que estaremos? Procura um pouquinho sobre o que o Nikola Tesla desenvolveu, isso vai ser a fonte de energia logo logo. Aquecer o planeta não é, necessariamente, algo negativo. Planeta mais frio significa um intervalo de plantio menor no hemisfério norte, em função das geadas precoces e tardias que prejudicam as culturas.
    7 points
  43. Não é hipocrisia de algumas pessoas, é de todas as pessoas. Se você não quer agredir o meio ambiente, você não pode participar da sociedade humana ocidental. Isso pois, todas as atividades humanas que envolvem matéria prima, envolvem queima, que resulta em emissão de co2. Aí eu já falaria de tudo que tem ferro e aço na composição, gasolina, produtos industrializados em geral, tudo que é de madeira. Alguns criticam até o reflorestamento de eucalipto, chamando de "deserto verde", mas usando folha sufite, lendo jornal, lendo livro de papel, usando papel higiênico. O alimento que consumimos também provém de regiões que foram desmatadas . Então é simples, qualquer um que queira participar dessa sociedade precisa arcar com a sua responsabilidade. Não quer que o planeta aqueça, não use nenhum produto dessa sociedade. Não adianta fugir da realidade e culpar fulano e ciclano pelo aquecimento global.
    7 points
  44. Caramba, fevereiro 2010 teve um dia bem quente no Morro da Igreja, maior Tmáx e maior Tmín de toda essa série, apesar de na média não ter configurado o mês mais quente em termos de anomalia.
    7 points
  45. Por esse mapa aqui ficaria dentro da média, um agosto normal aqui nos últimos anos é ter mps que até chegam a aproximar de 0 mas também ter dias com 33/34/35 graus de máxima. Creio que esse ano não vai fugir da regra disso, o que de fato, diante a aberração que foi Julho é um feito e tanto. Que venha alguma chuva também nesse pacote 🤔
    7 points
  46. Me baseando pelos registros recordes da capital, não vi nada absurdo nesses últimos dias. Aliás excelentes máximas há apenas alguns dias atrás. Acho q faz parte: Eu, acho q faz parte... Mas não sou perito. Pela extensão territorial, não dá pra confiar muito nessa diferença de 7°C entre Assunção e o vilarejo em questão.
    7 points
  47. E a cidade de São Paulo caminha a passos largos para ter o mês de julho mais quente de toda a série de registros. Este julho está assim até hoje (Dia 25) no Mirante (Anomalias em relação à normal 1991-2020): Média das mínimas: 14,8°C (+2,0°C) Média das máximas: 25,9°C (+3,0°C) Média simples: 20,4°C (+2,5°C) Média compensada: 19,4°C (+2,2°C) Precipitações: 0,0 mm (Média 1991-2020: 48,4 mm) Neste julho até hoje, o Mirante registrou apenas uma mínima na média e uma abaixo. Que foram: 11,6°C (Dia 01) 12,8°C (Dia 02) A maior temperatura deste mês até hoje no Mirante foi 28,1°C no dia 16. Quanto às chuvas, o Mirante está há 28 dias com 0,0 mm. E 45 dias com precipitações inferiores a 1 mm. A última chuva acima de 1 mm foi em 10/06, com acumulado de 21,8 mm. No INMET-Interlagos: Média das mínimas: 13,7°C Média das máximas: 25,1°C Média simples: 19,4°C Média compensada: 18,0°C -------------- Se este mês terminasse hoje, a lista dos meses de julho mais quentes (Mirante) ficaria assim: (Mínimas/máximas/média compensada) 2022 => 14,8°C / 25,9°C / 19,4°C 1977 => 14,2°C / 25,3°C / 19,0°C 2018 => 14,2°C / 25,1°C / 18,7°C 1995 => 14,5°C / 24,0°C / 18,6°C 1987 => 13,7°C / 24,8°C / 18,5°C 2020 => 14,2°C / 24,3°C / 18,4°C 2010 => 14,2°C / 24,2°C / 18,4°C Por fim, as maiores temperaturas já registradas em julho no Mirante: 30,2°C (24/07/2006) 29,9°C (28/07/2006) 29,8°C (27/07/1999) 29,5°C (20/07/1999) 29,5°C (25/07/2002)
    7 points
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.