Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2021

Recommended Posts

10 minutos atrás, EvandroPR disse:

Holandesa é  clássico na volta da praia do povo De Maringá... Tudo mundo pra lá .. Mauá da serra está a 130 km de Maringá... Sempre pegamos serração o neblina quando passamos por lá.

18 minutos atrás, Victor Naia disse:

Acho que não existe. O Iapar tinha uma estação em Mauá da Serra, mas na casa dos 1000 e poucos mt.

Com certeza é o local mais frio de todo norte do estado, seja média anual, e seja temperatura média nos meses de junho, julho e agosto. Mínima realmente não deve ser das melhores pela topografia - embora existem baixadas ali perto entre os 900 e 1000 mt.

Em 2013 houve chuva congelada ali, como em todo eixo entre Maringá até Rolândia, se não me engano. Desta vez, acho que faltará um pouco mais de frio, sobretudo, mais para cima.

Pelo Google Earth, o local está na casa de 1130 mt. Conheço lá. É bom e bonito.

Pois é, eu que passei quase a vida toda viajando para Londrina, seja verão no ou inverno, conheço bem a região... a altitude e beleza do local supreende, alem de estar sempre friozinho, é uma pena a região não ser mais monitorada

Em Joinville, a chuva engrossou, está chovendo até forte com apenas 8ºC, condição rara ...temperatura na casa dos 5/10º C por aqui é quase sempre em noites com tempo bem seco e advecção polar

• Like 13
  • Thanks 3

O dia foi ensolarado, apenas com alguns nevoeiros pontuais em algumas baixadas logo cedo. Grande amplitude térmica, fomos dos aos 24°

Agora, 21h, noite limpa, estrelada, pouco vento e 15,6° em Lafaiete.

Pros próximos dias a previsão não aponta nada espetacular, apenas um aperto do frio com mínimas em torno de 7° e máximas rondando os 20°

Melhor não prever mesmo, ao menos a gente não cria expectativa e o que vier é lucro

• Like 14

Essa frente fria é incrivel, trazendo 13°C as 21H, horario em que estariamos com atingindo 22 graus em um dia normal. Está previsto 7 graus para quarta aqui, e caso confirmado, será a menor tempt aqui desde 2013, quando atingimos incríveis 5 graus.

Google confirma o que eu disse. 

8 minutos atrás, Miguel Russe disse:

Nao consegui trazer os dados, mas aqui em Sud Mennucci essa frente trouxe ventos de 19 kt e rajadas de 24 kt há uns 10 minutos.

19 kt = +/- 33 km/h

Google: 26 km/h

Screenshot_2021-06-28-21-10-45-1.png

• Like 8
  • Thanks 1

1 minuto atrás, Miguel Russe disse:

Essa frente fria é incrivel, trazendo 13°C as 21H, horario em que estariamos com atingindo 22 graus em um dia normal. Está previsto 7 graus para quarta aqui, e caso confirmado, será a menor tempt aqui desde 2013, quando atingimos incríveis 5 graus.

Google confirma o que eu disse. 

19 kt = +/- 33 km/h

Google: 26 km/h

Screenshot_2021-06-28-21-10-45-1.png

Miguel, salvo engano esse valor é apenas estimativa. Aqui o termômetro já marca menos que 10°C e estou a apenas um 40km em linha reta daí. Segue ventando bastante.

• Like 6
  • Thanks 2

A chuva está moderada agora em Curitiba, sei que não há chances praticamente mas seria muito incrível se Curitiba registrasse ao menos chuva congelada hahahah. Temperaturas variando entre 4.8°C no Barigui, 4.4°C no sul da cidade e 5.8°C no Simepar (valor muito provavelmente desatualizado), no oeste da cidade a chuva está forte conforme dados da estação abaixo.

image.png.db735424de7df5cc470fe16151e91749.png

image.png.f3e90006e8b33443f99abc4280004735.png

Edited by RamirezFZ
  • Like 23
  • Thanks 2
  • Haha 1

4 minutos atrás, RamirezFZ disse:

A chuva está moderada agora em Curitiba, sei que não há chances praticamente mas seria muito incrível se Curitiba registrasse ao menos chuva congelada hahahah. Temperaturas variando entre 4.8°C no Barigui, 4.4°C no sul da cidade e 5.8°C no Simepar (valor muito provavelmente desatualizado), no oeste da cidade a chuva está forte conforme dados da estação abaixo.

image.png.db735424de7df5cc470fe16151e91749.png

image.png.f3e90006e8b33443f99abc4280004735.png

Balsa Nova está com 2,8°C 

• Like 14
  • Thanks 1

(Ciiagro) Às 21h, Vale do Ribeira e região:

3,2°C Itararé

6,7°C Barra do Chapéu

7,8°C Bom Sucesso de Itararé (Fazenda São Benedito)

8,2°C Apiaí

10,2°C Sarutaiá

12,0°C Capão Bonito

12,4°C Tejupá

12,5°C Riversul

12,6°C São Miguel Arcanjo (INMET)

12,6°C Piraju

12,8°C Guapiara

13,0°C Cananéia (Litoral)

13,6°C Cajati

13,7°C Juquiá

13,7°C Iguape (Litoral)

13,8°C Eldorado

14,1°C Iporanga

14,3°C Itapeva (INMET)

14,6°C Ilha Comprida (Litoral)

14,9°C Taquarituba

• Like 19
  • Thanks 4

1 minuto atrás, stankevecz1 disse:

Lapa Simepar (60 km de Curitiba) com temperatura muito baixa. E chuva forte. Assim como outras estações do lado de SC.

image.thumb.png.8c29eda73cca79070d244c154e193dad.png

Mas por ora não tem suporte em altitude para ter alguma precipitação hibernal. Ar frio em altitude vai chegar de madrugada, conforme projeção do Euro.

Quando postei vi sua postagem, confundi com a minha kkk

Fiquei pensando, mas eu não escrevi isso

• Haha 12

8 horas atrás, Bruno D disse:

Impressionante como o interior de São Paulo (O centro e o Norte do estado), Goiás e triângulo Mineiro, é um dos maiores paredões tanto térmicos quanto Orográficos, no avanço de MPs... Mas esse cenário é clássico, está tudo dentro do script até o momento.... E a MP é poderosa, ela vai vencer essa batalha e avançar sobre todo o Estado de São Paulo... Depois a próxima batalha são as serras de MG (Nessa batalha a vitória é ainda mais difícil rsrs). 

Alcance do Ar polar no momento:

Screenshot_20210628-131544~3.png

Humildemente nem acho que o relevo seja tanto o problema, pois Santa Catarina e boa parte do Paraná são bem mais acidentados e elevados que o planalto ocidental paulista, mas sim a latitude....o mapa de São Paulo "engana" dando a impressão que você só se move a oeste do litoral e esquecemos que também vamos bem ao norte no interior....regiões como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto estão em latitudes próximas a de Belo Horizonte e de Vitoria, sendo que no Triangulo Mineiro chegamos até ao norte do paralelo 18 S, mesma linha do norte do Espirito Santo....nesses casos, o clima não tem como não ser tropical mesmo, mesmo algo suavizado pela altitude das regiões. 

• Like 13
  • Thanks 2

7 minutos atrás, Felipe Pelisari disse:

Será que o Cambirela pode amanhecer novamente branco? 🤔

Infelizmente não, linha de 0 em altura ta bem longe daquela perfeição de 2013 :(

Mas acredito em pancadas de neve em alguns pontos do interior da GF, alto vale e planalto norte (já seria ótimo!!).

• Like 12
  • Thanks 2

Enquanto isso, a cidade de São Paulo teve um dia parecido com os anteriores, com sol o tempo todo e grande presença de nuvens altas, principalmente cirrus.

Só no finalzinho da tarde é que começou a mudança, com o céu ficando nublado.

Chuva, por enquanto, só alguma coisinha no extremo sul:

CGE-Marsilac: 0,8 mm

CGE-Barragem (Parelheiros): 0,2 mm

Mirante: 14,2°C / 24,0°C

Interlagos: 13,8°C / 21,0°C

IAG: 10,8°C / 22,8°C

• Like 20

59 minutos atrás, BrunoSaoPauloCapital disse:

Pessoal, quando será o auge do frio dessa massa polar?

Eu entendi que amanhã será o auge no Rio Grande do Sul; na quarta-feira será o auge no Paraná; e na quinta-feira será o auge aqui em São Paulo e no Rio de Janeiro. Seria isso?

isso, aqui no RS será o auge, e ainda por cima terá mais vento pra reforçar a sensação térmica.

• Like 8

Agora, alexpira disse:

Aliás uma curiosidade: quão ao norte essa massa polar pode chegar em sua "fachada leste" (SP-MG-RJ-ES)? Acham que teriamos influencia dela até lugares como as maiores altitudes do sul e centro da Bahia?

Com certeza. Ano passado na mp de agosto teve gente que registrou -8 no pico da bandeira

• Like 6

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.