Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

alexpira

Members
  • Posts

    7
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by alexpira

  1. Aliás uma curiosidade: quão ao norte essa massa polar pode chegar em sua "fachada leste" (SP-MG-RJ-ES)? Acham que teriamos influencia dela até lugares como as maiores altitudes do sul e centro da Bahia?
  2. Humildemente nem acho que o relevo seja tanto o problema, pois Santa Catarina e boa parte do Paraná são bem mais acidentados e elevados que o planalto ocidental paulista, mas sim a latitude....o mapa de São Paulo "engana" dando a impressão que você só se move a oeste do litoral e esquecemos que também vamos bem ao norte no interior....regiões como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto estão em latitudes próximas a de Belo Horizonte e de Vitoria, sendo que no Triangulo Mineiro chegamos até ao norte do paralelo 18 S, mesma linha do norte do Espirito Santo....nesses casos, o clima não tem como não ser tropical mesmo, mesmo algo suavizado pela altitude das regiões.
  3. Tenho receio que o padrão de 2013-2014 esteja se repetindo em SP...FF fracas, sem umidade seguidas por quase um mês de bloqueio e calor seco
  4. Ótimo ponto. Imagino se tais estruturas trabalhassem de forma integrada ou ao menos em um sistema de coberta nacional....enfim, não quero polemizar o fórum. Uma pena só todo o alarde (na Grande São Paulo) para um alerta laranja que acabou em..garoa.......qdo for uma situação real, ninguém levará a sério.
  5. Verdade...o INPE me parece mais profissional, atualizado e preciso. Entretanto, não compreendo pq essa sobreposição de estruturas para o mesmo serviço....fora que temos demais órgãos que tentam suprir as lacunas de ambos, como a Aeronautica fazendo meteorologia para aviadores, Marinha, EMBRAPA, SIMEPAR, CIIAGRO etc... Bom, visualmente em São Paulo a previsão da "tempestade do ano" de ontem realmente furou....tempo nublado, algumas aberturas e garoa apenas.
  6. Concordo com os avisos e até mesmo com o caso do Rio....mas, aqui em São Paulo, até o momento, o erro parece ter sido brutal....o tempo está abrindo quando se previam chuvas fortes e constantes. O receio é que, com o tempo, o alerta seja visto mais como uma especulação do que algo com relativa eficácia. Uma coisa que me chama a atenção, comparando com outros institutos do mundo, é a amplitude geográfica dos alertas...enquanto no exterior os alertas são, grosso modo, locais / regionais, aqui temos faixas de alertas de quase 1000 km, como o famigerado "alerta laranja" de hoje, que cobria todo o leste paulista (uma região de quase 800 km). Isso, leigamente, me assemelha mais a tentativa de acertar algo do que uma previsão cientifica (mesmo considerando os naturais erros)....
  7. Caros, não querendo polemizar e tb na qualidade inferior de alguém quem somente muito mais lê o fórum que contribui ativamente, mas qual o sentimento geral sobre os alertas meteorológicos brasileiros? Aqui em São Paulo estamos em alerta laranja, mas se choveu mais de 30 mm e muito...em alguns pontos se da a impressão que o tempo pode inclusive mudar para parcialmente nublado....seriam os alertas feitos mais na emoção (ex: reflexo da ultima tragedia no Rio, a qual, diga-se de passagem, não teve alerta nenhum) do que na ciência?
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.