Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

É realmente precipitado apostar nisso agora, mas o fim da grade do GFS ficou interessante.

 

Em 384 horas, a linha de zero grau em 850 hpa entra no Rio Grande. Tudo bem, é um dado remoto e é do GFS.

 

Mas o modelo Global Acoplado tem insistido muito em um pulso para o início de julho.

 

De esperança também se vive.

Link to comment
Share on other sites

Junho 2015 (21 dias)

 

12,9 (+1,7) - BUENOS AIRES (OBSERVATORIO)

 

15,4 (+1,1) - PORTO ALEGRE RS (CONV/AUT)

 

18,5 (+1,5) - FLORIANÓPOLIS SC (CONV/AUT)

 

15,4 (+1,3) - CURITIBA PR (CONV/AUT)

 

18,6 (+1,5) - SÃO PAULO SP (CONV/AUT)

 

20,4 (+1,9) - BELO HORIZONTE MG (CONV/AUT)

 

22,0 (+0,3) - RIO DE JANEIRO RJ (AERO GALEÃO)

Link to comment
Share on other sites

O sol retornou com tudo, agora q o inverno começou oficialmente.

A frente fria q estava no oceano, perto do Paraná parece q se afastou um pouco mais.

Ontem tivemos formações médias interessantes por aki, mas ao anoitecer o céu limpou e dos 21°C durante a tarde, fomos para os 9°C nesta manhã.

Céu limpo e nevoeiro hj:

 

1397491_378862705644705_7259150868621586614_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

11427334_378863505644625_4777383467469848204_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

1599647_378888402308802_2238899953919395956_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

11425129_378921775638798_2262135543528969786_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

11406266_378922632305379_2367653584718613067_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9

 

Link to comment
Share on other sites

Pena que junho vai fechar acima da média por aqui, mesmo com 10 dias de anomalias negativas.

De quinta em diante, O veranico pega em cheio o Uruguai, norte da Argentina e sul do RS.

 

Como são as coisas...no Sudeste, o frio mais forte ocorre justamente de Quinta em diante. Para a campanha gaúcha, só há uma maneira de fazer frio: Com massa de ar polar continental.

Link to comment
Share on other sites

Como falei no outro tópico, o BAZ em breve será uma empresa importante de meteorologia :laugh:

Temos muita gente aqui que conhece muito de meteorologia, donos de sites meteorológicas.

vamos fazer uma faquinha para comprar um super computador e um satélite :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Eu e o amigo Frederico Wessel fazendo a instalação da Oregon na minha propriedade em Ausentes!

Show de bola Frederico, agora vamos ter os dados corretos do local, inclusive o Wind Chill que ali é tenebroso!

Mario,deve estar errado,pois capão do tigre é distrito de Bom Jesus...

Olha ai...https://pt.wikipedia.org/wiki/Cap%C3%A3o_do_Tigre

VYHDut3.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Tivemos hoje a madrugada mais fria do ano aqui no Rio, 13,8 graus.

Poderia ter sido mais baixa.

 

Em qual estação?

 

Foi ontem, não hoje. Alto da Boa Vista, INMET.

Hoje, como chegou a chover durante a madrugada, a queda foi bem ruim em toda a cidade dessa vez. Nas estações da prefeitura, mínima de 15,9°C no Alto da Boa Vista e acima de 17°C em todas as outras. Aqui em casa, mínima de 19,1°C e agora 24°C ainda com muitas nuvens. Amanhã à noite já chega chuva e mais queda na temperatura e pelo visto na entrada de julho vem coisa muito boa.

Link to comment
Share on other sites

Depois de uma mínima de 7,1°C em casa hoje; desci para Taubaté, que tem agora muitas nuvens e 24°C aqui no centro.

 

Acho que essa alta pressão no oceano, vai trazer muita "massa de ar de circulação marítima" para o continente. Era o que dizia o mestre Narciso Vernizzi no século passado a respeito da infiltração.

 

O tempo passa.

Link to comment
Share on other sites

Eu e o amigo Frederico Wessel fazendo a instalação da Oregon na minha propriedade em Ausentes!

Show de bola Frederico, agora vamos ter os dados corretos do local, inclusive o Wind Chill que ali é tenebroso!

Mario,deve estar errado,pois capão do tigre é distrito de Bom Jesus...

Olha ai...https://pt.wikipedia.org/wiki/Cap%C3%A3o_do_Tigre

VYHDut3.png

 

Na verdade esta foto fiz no sábado pela manhã quando decidi fazer uma tour por Ausentes, fui em direção a bomja e tinha uma placa dizendo Capão do Tigre, acabei saindo la no silveira, então não sei se é Ausentes ou Bom Jesus, mas se é Bom Jesus show de bola tb hehehe, na verdade sempre saio por aquelas bandas para conhecer novos lugares, conhece o matemático? ou o arrepio? kkkkk. O município é muito grande, tem muito lugar bonito!

:good:

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS 24 HORAS ACUM 6 MESES (2015)

 

09,9 - PNI FURNAS (PWS) RJ / 2469 mts

 

12,1 - MORRO DA IGREJA (AUT/INMET) SC / 1790 mts

12,9 - MORRO DAS TORRES (AUT/CIRAM) SC / 1725 mts

 

14,5 - URUPEMA (AUT/CIRAM) SC / 1315 mts

14,6 - SÃO JOAQUIM (AUT/INMET) SC / 1400 mts

14,7 - SÃO JOSÉ DOS AUSENTES (AUT/INMET) RS / 1229 mts

 

15,0 - BOM JARDIM DA SERRA (AUT/CIRAM) SC / 1220 mts

15,7 - CAMPOS DO JORDÃO (AUT/INMET) SP/ 1663 mts

15,7 - PAINEL (AUT/CIRAM) SC / 1257 mts

15,8 - ÁGUA DOCE (AUT/CIRAM) SC 1329 mts

 

16,0 - BOM JESUS (AUT/CIRAM) RS / 1068 mts

16,4 - LEBON RÉGIS (AUT/CIRAM - F FERTILIDADE) SC / 1139 mts

16,4 - VACARIA (AUT/INMET) RS / 970 mts

16,7 - CAÇADOR (AUT/CIRAM - LINHA BUGRE) SC / 1027 mts

16,9 - CANELA (AUT/INMET) RS / 831 mts

 

17,0 - INACIO MARTINS (AUT/INMET) PR / 1209 mts

17,0 - MATOS COSTA (AUT/CIRAM) SC / 1199 mts

17,0 - LAGES (AUT/INMET) SC / 955 mts

17,3 - CURITIBANOS (AUT/INMET) SC / 978 mts

Link to comment
Share on other sites

Esse ASAS sobre o sul do Brasil, pegando até mesmo o Uruguai nessa época não é muito comum. Vamos ficar com a "polar velha by Coutinho" nas nossas cabeças por quase uma semana. Impressiona a linearidade do frio em altitude, ficando inalterado na casa dos 11 a 12 graus por uns 4 dias aqui! Até o final do mês acho que a coisa muda de novo e voltamos ao esquema de frentes frias e MP's...

Link to comment
Share on other sites

Eu e o amigo Frederico Wessel fazendo a instalação da Oregon na minha propriedade em Ausentes!

Show de bola Frederico, agora vamos ter os dados corretos do local, inclusive o Wind Chill que ali é tenebroso!

Mario,deve estar errado,pois capão do tigre é distrito de Bom Jesus...

Olha ai...https://pt.wikipedia.org/wiki/Cap%C3%A3o_do_Tigre

VYHDut3.png

 

Capão do Tigre para mim parece ser em Soledade! :pleasantry: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

O sol retornou com tudo, agora q o inverno começou oficialmente.

A frente fria q estava no oceano, perto do Paraná parece q se afastou um pouco mais.

Ontem tivemos formações médias interessantes por aki, mas ao anoitecer o céu limpou e dos 21°C durante a tarde, fomos para os 9°C nesta manhã.

Céu limpo e nevoeiro hj:

 

 

Lindas fotos Carlos, onde fica este local?

Link to comment
Share on other sites

PNI já enfrentou uma pressão tão forte a partir de 2013, quanto essa que ele vai presenciar essa semana?

 

E bem provável, se a situação de ventos/nebulosidade, estiver favoravel, a estação bata o recorde negativo do ano, ou quiça desde sua instalação.

 

1031, mesmo sendo de Polar velha, não é brincadeira ainda mais para as regiões alta do sudeste.

Link to comment
Share on other sites

PNI já enfrentou uma pressão tão forte a partir de 2013, quanto essa que ele vai presenciar essa semana?

 

E bem provável, se a situação de ventos/nebulosidade, estiver favoravel, a estação bata o recorde negativo do ano, ou quiça desde sua instalação.

 

1031, mesmo sendo de Polar velha, não é brincadeira ainda mais para as regiões alta do sudeste.

 

Já vi 1032 e não bateu recorde...tem que olhar se há inversão térmica, quando é fraca não favorece, quando a mp tá ficando velha, a inversão aumenta induzindo acumulo de ar frio na baixada. Mas mesmo assim, apostaria num -8 essa semana!

Link to comment
Share on other sites

PNI já enfrentou uma pressão tão forte a partir de 2013, quanto essa que ele vai presenciar essa semana?

 

E bem provável, se a situação de ventos/nebulosidade, estiver favoravel, a estação bata o recorde negativo do ano, ou quiça desde sua instalação.

 

1031, mesmo sendo de Polar velha, não é brincadeira ainda mais para as regiões alta do sudeste.

 

Já vi 1032 e não bateu recorde...tem que olhar se há inversão térmica, quando é fraca não favorece, quando a mp tá ficando velha, a inversão aumenta induzindo acumulo de ar frio na baixada. Mas mesmo assim, apostaria num -8 essa semana!

 

Se for nos mesmo moldes que essa sera horrivel , ventando o dia e noite toda e muita nebulosidade hoje até garoou , no momento metade limpo e a outra metade escura com cara de chuva 18°C !

 

PNI com apenas 6,2 graus, será que o tempo lá está bem fechado?

 

Obrigado por por a estação de Friburgo Carlos

 

Aqui olhando pros lados de la creio que 80% do céu tomado por nuvens !

Link to comment
Share on other sites

Musica para meus ouvidos

Fonte http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/854/Primeiro_inverno_sob_influ%C3%AAncia_do_El_Ni%C3%B1o_em_mais_de_meia_d%C3%A9cada

 

E a neve? Ausente no ano passado, a neve pode aparecer este ano no Rio Grande do Sul. Previsão de neve somente pode ser feita no curto prazo, mas a história mostra que em anos de El Niño houve episódios de enorme relevância histórica, mesmo em invernos que na temperatura média não chegaram a ser muito frios. Dois dos anos análogos de El Niño usados pela MetSul em seu prognóstico climático para 2015, tiveram grandes nevadas, o que não significa se repetirão. Em 1957, em julho, uma nevada histórica atingiu o Planalto Sul catarinense. Em agosto de 1965, após enormes enchentes na Metade Norte, episódio incomum na história gaúcha trouxe neve com impressionantes acumulações no Centro e Norte do Rio Grande do Sul. Em várias cidades da Metade Norte foi a maior precipitação de neve já documentada.

Link to comment
Share on other sites

O sol retornou com tudo, agora q o inverno começou oficialmente.

A frente fria q estava no oceano, perto do Paraná parece q se afastou um pouco mais.

Ontem tivemos formações médias interessantes por aki, mas ao anoitecer o céu limpou e dos 21°C durante a tarde, fomos para os 9°C nesta manhã.

Céu limpo e nevoeiro hj:

 

 

Lindas fotos Carlos, onde fica este local?

Obrigado!

 

Fica praticamente ao lado de casa, nessa área verde quase no centro do mapa.

Na real toda a metade direita do mapa deveria estar em verde, pois 80% da área são fazendas, matas e campos. A excessão seria a cidade de Piraquara.

 

11539601_378986638965645_9189051203365107460_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=9277e5b659c480ee125231b98c941a4c&oe=562CB4BB&__gda__=1441575939_7110be2cc862aa438958d4902243a9e2

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Musica para meus ouvidos.....

 

Nazar, desde 1987, 1991, 1992,2002, 2004 e 2009 foram El Niños e caso a memória não falha em todos nevaram em São Joaquim.

 

Falo para várias pessoas que a neve de 1965 se deu com um inverno mais quente. Mas, o que ficou na memória(fraca, diga-se de passagem...) do povo da época é o evento extremo de neve.

 

Alguém se lembra do inverno de 2007?

 

 

:russian:

Link to comment
Share on other sites

Temos por aqui nesse final de tarde algumas nuvens médias no céu do tipo altocúmlos. Faz 23 graus na Mooca-CGE.

Poderemos ter uma chance muito baixa de chuva para amanhã por casa da passagem da frente fria que trará aquela MP que vai virar ASAS.

 

Pelo visto, SP já sente a pré-frontal, né?

 

Realmente temos algumas características pré frontais como por exemplo o aparecimento dessas nuvens médias e as temperaturas um pouco mais altas para a hora. No entanto, os ventos soprando de ENE, leste, em vez de norte ou noroeste.

Link to comment
Share on other sites

Musica para meus ouvidos.....

 

Nazar, desde 1987, 1991, 1992,2002, 2004 e 2009 foram El Niños e caso a memória não falha em todos nevaram em São Joaquim.

 

Falo para várias pessoas que a neve de 1965 se deu com um inverno mais quente. Mas, o que ficou na memória(fraca, diga-se de passagem...) do povo da época é o evento extremo de neve.

 

Alguém se lembra do inverno de 2007?

 

 

:russian:

 

Eu e o rafael lembramos MUITO bem!

Link to comment
Share on other sites

Wiliam, permita-me uma pergunta.

 

Vejo que a região onde tu mora é agraciada com belas temperaturas pra quem gosta de inverno, temperaturas baixíssimas

Tem algum histórico de neve recente ai na região de MdF ? ou algum ano que tenha tido um evento com acumulo bacana ?

 

Também notei, que as temperaturas são baixíssimas, mas a umidade também é baixa né, o que dificulta a precipitação.

 

Só por curiosidade mesmo, abraço!

Link to comment
Share on other sites

Wiliam, permita-me uma pergunta.

 

Vejo que a região onde tu mora é agraciada com belas temperaturas pra quem gosta de inverno, temperaturas baixíssimas

Tem algum histórico de neve recente ai na região de MdF ? ou algum ano que tenha tido um evento com acumulo bacana ?

 

Também notei, que as temperaturas são baixíssimas, mas a umidade também é baixa né, o que dificulta a precipitação.

 

Só por curiosidade mesmo, abraço!

 

Fala Deivid , teve um evento nos anos 80 , fraco como diz minha vó uma poeirinha só , pra gente aqui é difícil porque é muito seco , evento com acumulo mesmo só acima dos 2400m como aquela do Pni ! Alguém sabe qual o recorde de pressão atmosférica aqui no sudeste ? A chance de termos recorde nessa alta ?

Link to comment
Share on other sites

Musica para meus ouvidos

Fonte http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/854/Primeiro_inverno_sob_influ%C3%AAncia_do_El_Ni%C3%B1o_em_mais_de_meia_d%C3%A9cada

 

E a neve? Ausente no ano passado, a neve pode aparecer este ano no Rio Grande do Sul. Previsão de neve somente pode ser feita no curto prazo, mas a história mostra que em anos de El Niño houve episódios de enorme relevância histórica, mesmo em invernos que na temperatura média não chegaram a ser muito frios. Dois dos anos análogos de El Niño usados pela MetSul em seu prognóstico climático para 2015, tiveram grandes nevadas, o que não significa se repetirão. Em 1957, em julho, uma nevada histórica atingiu o Planalto Sul catarinense. Em agosto de 1965, após enormes enchentes na Metade Norte, episódio incomum na história gaúcha trouxe neve com impressionantes acumulações no Centro e Norte do Rio Grande do Sul. Em várias cidades da Metade Norte foi a maior precipitação de neve já documentada.

Previsão meio enrolada e contraditória.

Resumindo: Tem e não tem....

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.