Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2015


Recommended Posts

  • Replies 5.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Madrugada "milagrosa" hoje por aqui. A noite passada começou com temperatura amena pelo efeito do ar polar, mas com a queda segurada no freio de mão por conta do vento sul que não parava e o céu pra ajudar estava limpo. A 18z do gfs colou 17.2 pro topo e minha esperança tava zerada por causa do maldito vento, pensei que nem isso ia chegar. Só lá pelas 1h da manhã que o vento zerou ai despencou! A mínima bateu os 15.4 as 04h11 e depois disso nublou e começou a ventar sul de novo ai destruiu a queda e subiu ligeiramente pros 16. Mas se tivesse continuado limpo teria sido incrível..

 

cxmxQKv.png

 

De manhã cerca de 6h a cerração baixou e a visibilidade ficou restrita nuns 300m e com vento sul oscilando 5~15km/h, fazia entre 16~17ºC.

 

B2n4cBhl.jpg

 

1YsKFxRl.jpg

 

UPmLP3cl.jpg

Link to comment
Share on other sites

Estamos tendo um ventinho um pouco frio aqui no Rio, e o céu está limpando, não sei se vai limpar de vez, a previsão seria que hoje teríamos mais um dia chuvoso

Tomara que limpe, com certeza se limpar iremos ter a temperatura mais baixa do ano na próxima madrugada

Link to comment
Share on other sites

Baz-Charlier

 

Pessoal sobre as pws's da Argentina Uruguai e Chile acho interessante tambem ...mas confesso que um baz-charlier 100% Nacional é bem mas atrativo. ..pelo menos pra mim.

 

Imagino que a maioria não tenha gostado também, como já foi falado em outro ambiente.

 

Da minha parte, mais interessante que argentinas e uruguaias, eu tentaria adicionar PWs de cidades de bazianos e capitais como Campo Grande, Cuiabá, Goiânia (Rodrigo) e Belo Horizonte (Rafael). Que são cidades representativas e tem clima interessante também.

 

--

 

Noite sem qualquer frio, a temperatura simplesmente não caiu. Negativas em apenas 3 cidades catarinenses. São Joaquim, Bom Retiro e Rio Rufino. No RS contei Bom Jesus, Vacaria e São José dos Ausentes. Itapiranga, a cidade mais quente teve 3,7°C, mais frio que quase todo o Estado.

 

Aqui em Brusque, temos locais bem nublados, e locais onde o sol aparece tímido. Na estação marca 15°C, mas aqui em casa, no carro marca 13°C. Provavelmente por aqui está bem nublado e lá não.

Link to comment
Share on other sites

Acumulado até hoje 1945mm.

 

Sensacional!, agora vê, por aqui não tivemos um acumulado anual maior que este desde 1998, quando choveu 3300mm, de 2000 pra cá tem sido uma dificuldade pra passar de 1000..

 

 

Não posso ter nenhuma base pois em questão de quilômetros daqui chove mais e alguns lugares chovem bem menos. Não tenho nenhuma estação para fazer tal comparação.

 

Alguns lugares que com certeza já bateram nos 2000mm.

aaaaa.png.7b260034dedd644acd41e76f612333a6.png

Link to comment
Share on other sites

Durante a madrugada, o tempo foi limpando aos poucos e agora estamos com algumas nuvens baixas e um Solzinho querendo aparecer. Em casa, estou com 7,2°C.

 

 

Sérgio uma coisa que venho anotando e percebendo a tempo , quando estamos sob influencia de MP maritima e voces tem garoa ai , por aqui mesmo limpo é o vento que nao para por nada , percebeu ?

 

Voce disse que ai no comecinho da manha começou a limpar , correto ? Foi a hora que o vento deu uma amenizada aqui e a temperatura caiu olha :

 

Lage - Noite toda com rajadas acima dos 30km/h , quando o ventou parou entre 6h e 7h a temperatura que ficava na casa dos 10°C caiu pra 7,8°C a minima !

 

Reserva - Noite toda entre 30km/h-35km quando parou caiu pra 8°C

 

Agora céu azul o vento deu uma bela acalmada as rajadas mal passam dos 13km nenhum nuvem e 13°C , vamos ver como sera a noite !

 

Não deixa de ser frequente, situações assim: do lado paulista, nublado com garoa e do lado mineiro, tempo aberto. A nebulosidade parece que fica " represada" desse lado. Será que só a dificuldade de transpor a altitude, explica isso ?? Ou sei lá, correntes de vento, também influenciam ??

 

Por outro lado, hoje acho que estamos empatado. Por aqui, céu absurdamente AZUL. Mas, com vento gelado. Temperatura de 14°C.

Link to comment
Share on other sites

Climaterra, Meteorologia e Agronomia

Publicado por Climaterra Ronaldo Coutinho · Agora mesmo ·

 

Sábado, mínimas abaixo dos 6,0°C em SC;

 

-1,4 S.Joaquim* G

-0,7 Bom Retiro* G

-0,7 Rio Rufino* G

-0,2 M.Igreja/B.Jardim e Urubicí/Inmet G

-0,1 Urupema/M.Torres* G

1,2 Lages* G

1,4 Painel* G

2,7 Alfredo Wagner* G

2,8 Ituporanga*

3,5 Curitibanos/Inmet

3,6 Maravilha* G

3,6 Otacílio Costa*

3,7 Itapiranga*

4,0 Tangará*

4,1 Ponte Serrada*

4,2 Monte Carlo*

4,2 Timbé do Sul*

4,2 Campo Belo do Sul*

4,2 Vargem*

4,3 Agua Doce*

4,4 Brunópolis*

4,4 Major Gercino*

4,7 Jacinto Machado*

4,8 Lebon Régis*

4,8 Campos Novos*

5,0 Petrolândia*

5,0 Ponte Alta do Norte*

5,1 Zortéa*

5,4 Fraiburgo*

5,4 Matos Costa*

5,4 Três Barras*

5,4 Rancho Queimado*

5,5 Araranguá/Inmet

5,7 Meleiro*

5,7 São Bonifácio*

5,8 Lontras*

5,8 Mafra*

5,8 Criciúma/SATC

5,8 Urussanga/Inmet

 

*Epagri

G; Geada.

 

-1,1°C (-7,4°C relva) Climaterra/S.Joaquim/cidade.

7,6 Florianópolis/Epagri

Link to comment
Share on other sites

COMUNICADO

 

Denominações de cunho político (petralha, coxinha, etc) serão consideradas ofensas. EVITEM esses termos aqui. Política e outros temas devem ficar no bate-papo, e de forma limpa. Creio que não estou lidando com crianças aqui, e que todos entenderão.

 

Insinuações xenofóbicas não passarão em branco a partir desta mensagem.

 

[]'s

 

edit: Qualquer dúvida, crítica, sugestão ou outro, entrar em contato comigo ou qualquer membro da equipe via mp. Não aqui.

Link to comment
Share on other sites

Madrugada mais fria do ano aqui no bairro da Abolição, zona norte da cidade do Rio. Tive mínima de 17,3°C mesmo com tempo chuvoso durante toda a noite. Ao amanhecer, o tempo abriu e a manhã foi de sol com algumas nuvens, o que fez frustrar a possibilidade da primeira máxima sub 20°C do ano por aqui. Mas, pouco antes do meio dia, a infiltração marítima aumentou e o tempo volta a ficar nublado por aqui. Ventos moderados e frios sopram, e pode chover fraco em breve. No momento, 21°C.

Link to comment
Share on other sites

De fato uma tarde agradabilíssima para os cariocas, o céu estava mais limpo há algumas horas, agora olhando pra sul o céu está bem carregado. No momento 22,7° em casa com 52% de umidade e vento moderado. A minima em casa foi de 17,7°. No alto da boa vista, a 360m a minima ficou em 14,7°.

 

1zbrqt.jpg

Link to comment
Share on other sites

22 A 27 E TALVEZ 28, MÉDIA ABAIXO DO NORMAL EM POA.

 

COM DADOS DE HOJE, JÁ ESTOU COM +0,2°C, TAVA EM MAIS DE +3°C! FLORIPA PODE FICAR COM +1,0°C ATÉ HOJE.

 

Será, Ronaldo? Eu tô imaginando que nesse período a média aqui vai ficar em torno de 15C, o que é acima do normal. Essa frente que entra amanhã se maritimizou demais e deve trazer um frio rozável para todo o planalto sul brasileiro, entre São Francisco de Paula e Curitiba, mas para as áreas abaixo do paralelo 30S, entre Porto Alegre e provícia de Bs As acho que ficará razoavelmente acima.

Link to comment
Share on other sites

Ah, seria bom se minha estação voltasse...ela é confiável, é uma Davis Vue!

 

Renan, pelo que vi a sua estação está lá... Mas está com problemas de atualização lá no site mesmo ou no Wunderground...

 

Basta clicar no "Francisco de Assis" que cai na sua estação (Bairro Bandeirantes né?)...

Link to comment
Share on other sites

Carlos, sua ideia de ter uma página de estações para cada país é excelente. Poderia ser pelo mesmo link, com abas. Seria bem legal!

 

Aqui em Matão tive mínima de 10,5°C nesta madrugada, com vento fraco a moderado quase o tempo todo. Agora, sol forte e nada de nuvens. Faz 23,2°C.

Link to comment
Share on other sites

Top 10 - Mínimas 20/06 - Mato Grosso

 

São Vicente: 11,1°C (Conv/Inmet)

Itiquira: 14,1°C (Aut/Inmet)

Vila Bela S. Trindade: 14,6°C (Aut/Inmet)

Campo Novo do Parecis: 14,7°C (Aut/Inmet)

Rondonópolis: 14,8°C (Aut/Inmet)

Tangará da Serra: 14,8°C (Aut/Inmet)

Diamantino: 15,2°C (Conv/Inmet)

Pontes de Lacerda: 15,3°C (Aut/Inmet)

Campo Verde: 15,3°C (Aut/Inmet)

Nova Fronteira: 15,4ºC (PWS)

Link to comment
Share on other sites

SP vai tendo uma tarde muito ensolarada e amena. Porém muito mais quente no extremo norte em relação ao extremo sul

 

CGE 14:00

 

Perus (z norte) 21,1º

Butantã (z oeste) 20,9º

Sé (Centro) 19,1º

Itaim Paulista (Z Leste) 17,6º

Parelheiros (extremo sul) 15,6º [ Deve estar sob neblina, pois acusa umidade de 95%]

Link to comment
Share on other sites

19°C com sol, e algumas nuvens aqui no Campo Limpo. De vez em quando bate um vento frio de SE. Excelente dia, apesar de preferir algo nublado como ontem.

 

Projeções apontam pressões de 1030, sobre parte do Estado de SP, na semana que vem. Bem raro acontecer algo assim. Porém, ainda não há previsões solidas, para às primeiras sub-10 generalizadas na capital.

 

Este ano esta melhor que 2014, mais esta uma chatura para as minimas mais baixas. O ano passado, mesmo não sendo lá essas coisas, já tinha acontecido umas minimas mais interessantes nesta altura do campeonato. No começo de junho (daquele ano), a temperatura baixou de 10 em boa parte da cidade, batendo ótimos 2°C no Marcilac, com uma MP bem fraquinha comparada a esta de agora, e a da semana que vem.

Link to comment
Share on other sites

Grande diferença de temperaturas pela cidade do Rio essa tarde, devido á variação de nebulosidade. Temos bairros que estão apenas com algumas nuvens e sol, e outros bem nublados e até com garoa isolada, o que tem causado a diferença. Temos termômetros entre 19 e 24°C no momento. Aqui em casa, 22,8°C e céu quase todo nublado, mas já variou entre céu todo cinza e sol com algumas nuvens por diversas vezes no dia de hoje.

Link to comment
Share on other sites

 

Não deixa de ser frequente, situações assim: do lado paulista, nublado com garoa e do lado mineiro, tempo aberto. A nebulosidade parece que fica " represada" desse lado. Será que só a dificuldade de transpor a altitude, explica isso ?? Ou sei lá, correntes de vento, também influenciam ??

 

Por outro lado, hoje acho que estamos empatado. Por aqui, céu absurdamente AZUL. Mas, com vento gelado. Temperatura de 14°C.

 

O lado paulista está a barlavento/windward (direção de onde vem o vento, sentido de subida do vento vindo do mar ainda bastante úmido, antes de transpor a serra), já o lado mineiro está a sotavento/leeward (sentido de descida do vento, menor umidade).

 

NluokxD.jpg

Link to comment
Share on other sites

Eu não esperava pelo tempo abrir tanto assim hoje aqui em Sampa. Achei que o sol apareceria (como comentei na última madrugada), mas de forma fraca.

 

Eu também acho que esse ano o fim de outono aqui em Sampa está melhor do que no ano passado, mesmo com ausência das mínimas mais baixas (já comentado) além da atuação do bloqueio que tivemos entre o feriado de corpus christis e a semana passada, mas normal, todos is anos isso ocorre. Outra coisa que percebi é que esse ano estamos tendo mais instabilidades atmosféricas do que no mesmo periodo de 2014.

Link to comment
Share on other sites

Ah e como faz falta as estações da CEOPS, tenho certeza que se elas existissem ainda teríamos marcas de 2/4ºC no amanhecer desta terça-feira. Lamentável.

 

2°C nem com banda de música!

 

INMET de Indaial deu 5,5°C e a noite era calma e limpa. Nestas noites a diferença para Itoupava Central girava em torno de 1°C. Algo próximo de 4°C é o mais provável. Diferença maior só dava com nebulosidade, vento.

 

--

 

Por aqui chove fraco, o que é muito bom para não aquecer os ambientes. Semana boa de frio, mas o mês deve fechar acima. Porém será pouco.

 

Quem sabe Julho não marque a grande virada com uma pequena anomalia negativa!

Link to comment
Share on other sites

Ah e como faz falta as estações da CEOPS, tenho certeza que se elas existissem ainda teríamos marcas de 2/4ºC no amanhecer desta terça-feira. Lamentável.

 

2°C nem com banda de música!

 

INMET de Indaial deu 5,5°C e a noite era calma e limpa. Nestas noites a diferença para Itoupava Central girava em torno de 1°C. Algo próximo de 4°C é o mais provável. Diferença maior só dava com nebulosidade, vento.

 

--

 

Por aqui chove fraco, o que é muito bom para não aquecer os ambientes. Semana boa de frio, mas o mês deve fechar acima. Porém será pouco.

 

Quem sabe Julho não marque a grande virada com uma pequena anomalia negativa!

 

hmm verdade, não lembrei que a mínima la em Indaial ficou em 5,5ºC, tens razão. De qualquer forma é uma temp parecida com a mínima absoluta do ano passado não?

Link to comment
Share on other sites

Em Tandil ontem a baixa temperatura (oficial -6,8°C) congelou a superfície da água nesta piscina:

https://scontent-lax1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xft1/t31.0-8/1484064_1009025452450418_1607664887053302142_o.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9[/g]

Foto: Hugo Suarez

 

Céu nublado e tempo bem chato por aki.

Temperatura 13°C

 

Amanha eu tiro um foto daqui de casa assim pode deixa :ok:

 

 

 

SQN kkkkkk

Link to comment
Share on other sites

ECMWF 12Z: Massa polar marítima intensa a partir de quarta-feira (24), com isóbara de 1030hPa invadindo o Sudeste e parte do Sul - chegando inclusive à Londrina e BH, sem grande perturbação em médios níveis. Enfraquecimento da alta pressão no sábado (27) e ao mesmo tempo queda na altura geopotencial em 500mb. Com esse quadro, não se espera forte aquecimento da ASAS até o fim da grade, e não há configuração de bloqueio. Noites geladas na Mantiqueiras e frias em SP, RJ e MG, além do PR, SC e norte do RS ao longo da semana, com tardes amenas e agradáveis.

Link to comment
Share on other sites

 

Vejamos:

 

Temos um PT-100 que consegue ter calibração em 0,2, semelhante a das melhores estações meteorológicas no momento existentes na superficie terrestre.

 

Abrigo posso arranjar um e inclusive já tenho aprimoramentos nele...falta conseguir um cooler a energia solar cujo resultado faria uma Davis se roer de inveja. To lendo Vaisala pra ver possiveis melhorias. Não confunda com Valhala. Thor nada sabe disso.

 

Sobre temperaturas negativas, baseado em quê conseguiu um bom resultado em negativas? Qual foi o parametro ou método de medição? Freezer, geladeira, ar livre? E pra complementar o drama, a marca do freezer foi qual? Brastemp, consul?

 

Acho que tá na hora de vermos o pastel no domingão, topa?

 

-------------------------------------------

 

Artur, Estou precisando ir a SBC assim que possível combinaremos, sim.

 

Eu tenho aqui vários sais como o Cloreto de Sódio, Cloreto de Lítio entre outros.

 

Vários alcoóis metanol, etílico, isopropílico, butanol.

 

CO2 em gás e sólido gelo seco.

 

Enfim, várias possibilidades de misturas criogênicas além é claro de outros já calibrados em virtude da ISO 9001.

 

Assim você consegue temperaturas entre -14 e -18ºC

10 kg de gelo

500 ml de álcool líquido

500g de sal grosso

 

images?q=tbn:ANd9GcSvt8rJRIsD3ljq8DSFbUrwqYsnZrocRe_bp2BVJM9yAoTBOM_9Dg

 

E a calibração você faz também em temperaturas positivas neste caso utilizando substâncias puras com ponto de fusão definido.

 

Abração

 

Opa sensacional, melhor que geladeira!!!

 

Me avise antes de vir, assim deixo o dia pra comer pastel kkkkkk

 

Um pouco desse sal grosso ai da pra fazer um belo de um churrasco!

Link to comment
Share on other sites

Pesquisem as temperaturas das estações do Alerta-Rio, a estação do Jardim Botânico está descalibrada nas temperaturas, marca 22ºC, enquanto bairros da zona norte e centro registram 18,3ºC, não tem como ter uma diferença dessas em noite chuvosa.

 

Essa estação parou de reportar temperatura.

 

Espero que o AR providencie logo o conserto.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.