Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2015


Recommended Posts

Caco ,estás olhando somente para o teu umbigo... Tem locais na própria cidade de SP com pouquíssima chuva.

 

Vitor, você teima em não querer entender o que digo, que este ano, em São Paulo Capital e RMSP, o regime de chuvas está completamente diferente do verão passado.Até olho para MG, ES e RJ, mas não é o que anda ocorrendo em Sampa em termos de regime pluviométrico!, que repito: POR ORA, NADA A VER COM 2014. Entendeu agora? Não estou afirmando que NÃO HAVERÁ BLOQUEIO, E QUE, INCLUSIVE SAMPA, NÃO SERÁ AFETADO POR TAL SISTEMA...Mas, pelas últimas postagens dos colegas, este sistema não chegará nem no chinelo de 2014...Isso não significa que não será forte e consistente! Mas, comparando com 2014, é pangaré; duração de uns 10 dias e depois enfraquecerá. Depois do Natal/2013, ficamos com sol e tempo seco em Sampa até meados de fevereiro!!! Isso sim é bloqueio digno de nota e HISTÓRICO! (a cada 60-60 anos...)

 

No momento, céu com poucas nuvens na Granja Viana e 29,6ºC. Temporal no final da tarde?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Caco ,estás olhando somente para o teu umbigo... Tem locais na própria cidade de SP com pouquíssima chuva.

 

Vitor, você teima em não querer entender o que digo, que este ano, em São Paulo Capital e RMSP, o regime de chuvas está completamente diferente do verão passado.Até olho para MG, ES e RJ, mas não é o que anda ocorrendo em Sampa em termos de regime pluviométrico!, que repito: POR ORA, NADA A VER COM 2014. Entendeu agora? Não estou afirmando que NÃO HAVERÁ BLOQUEIO, E QUE, INCLUSIVE SAMPA, NÃO SERÁ AFETADO POR TAL SISTEMA...Mas, pelas últimas postagens dos colegas, este sistema não chegará nem no chinelo de 2014...Isso não significa que não será forte e consistente! Mas, comparando com 2014, é pangaré; duração de uns 10 dias e depois enfraquecerá. Depois do Natal/2013, ficamos com sol e tempo seco em Sampa até meados de fevereiro!!! Isso sim é bloqueio digno de nota e HISTÓRICO! (a cada 60-60 anos...)

 

No momento, céu com poucas nuvens na Granja Viana e 29,6ºC. Temporal no final da tarde?

 

"Lenha na fogueira mode" ON: só lembrando q ano passado o "filé" do ASAS começou na metade de janeiro...

Link to comment
Share on other sites

Caco ,estás olhando somente para o teu umbigo... Tem locais na própria cidade de SP com pouquíssima chuva.

 

Vitor, você teima em não querer entender o que digo, que este ano, em São Paulo Capital e RMSP, o regime de chuvas está completamente diferente do verão passado.Até olho para MG, ES e RJ, mas não é o que anda ocorrendo em Sampa em termos de regime pluviométrico!, que repito: POR ORA, NADA A VER COM 2014. Entendeu agora? Não estou afirmando que NÃO HAVERÁ BLOQUEIO, E QUE, INCLUSIVE SAMPA, NÃO SERÁ AFETADO POR TAL SISTEMA...Mas, pelas últimas postagens dos colegas, este sistema não chegará nem no chinelo de 2014...Isso não significa que não será forte e consistente! Mas, comparando com 2014, é pangaré; duração de uns 10 dias e depois enfraquecerá. Depois do Natal/2013, ficamos com sol e tempo seco em Sampa até meados de fevereiro!!! Isso sim é bloqueio digno de nota e HISTÓRICO! (a cada 60-60 anos...)

 

No momento, céu com poucas nuvens na Granja Viana e 29,6ºC. Temporal no final da tarde?

 

Mas não falo exatamente no regime de chuvas, mas sim no padrão. Só porque choveu na tua horta, enquanto o resto seca, não quer dizer que o padrão não é o mesmo. O ES está sem chuva praticamente todo este verão, vai fechar 1 mês sem nenhuma pausa no bloqueio, coisa que nem houve em 2014, então, este atual não é pangaré não... :good2:

 

Hoje é a prova dos 30 para o GFS e Europeu. O americano pega chuvas convectivas crescendo por todo estado de SP no final da tarde e o ECMWF apenas no Oeste e Extremo Sul do Estado de SP(Capital estaria fora,obviamente). Veremos quem leva a melhor.

Link to comment
Share on other sites

Conversando ontem com o Gabriel, vulgo Gvieira… nhaa.. falei q acho q tem um certo exagero nessas profecias sobre Asas kk

Creio q o pessoal do Sudeste, q foram os mais castigados no verão passado, está com dificuldade de eskecer o ocorrido. (Isto não é uma crítica e sim uma constatação)

Fixação por modelos: Confunde muito as idéias da pessoa! Tem q separar o q é projeção, da realidade.… Muitas vezes a pessoa fica só acompanhando os mapas das rodadas pra sei lá qtas horas no futuro e cria a ilusão de q de fato já estaria acontecendo.

 

Essas chuvas diárias em SP estão ocorrendo justamente pq a Alta no oceano mantém um pekeno blokeio no litoral, então a instabilidade em niveis baixos ficaria represada à oeste da Serra do Mar.

 

Acima dos 700 hPa o ar é frio e seco.

Quando a umidade dos baixos níveis sobe através das correntes convectivas e atinge esse nível atmosférico, forma-se o granizo, q é lançado para o solo nas tempestades q tem ocorrido na região. Não fosse a presença do ar frio e seco em altitude (devido a atuação da Alta nos níveis elevados) haveria pouca ou nenhuma incidência de granizadas.

Essas frequentes chuvaradas no período da tarde em SP não são um indicativo de q está tudo normal.

É indicativo de "meio-termo".

Assim eu penso.

 

Abraços

[/b][/i]

 

 

Perfeito! O que importa é que estamos tendo chuvas DIÁRIAS E FORTES EM SAMPA nos finais de tarde/noite desde o início de janeiro (ao contrário do verão passado!). Todas convectivas, mas de bom volume.

Link to comment
Share on other sites

Caco ,estás olhando somente para o teu umbigo... Tem locais na própria cidade de SP com pouquíssima chuva.

 

Vitor, você teima em não querer entender o que digo, que este ano, em São Paulo Capital e RMSP, o regime de chuvas está completamente diferente do verão passado.Até olho para MG, ES e RJ, mas não é o que anda ocorrendo em Sampa em termos de regime pluviométrico!, que repito: POR ORA, NADA A VER COM 2014. Entendeu agora? Não estou afirmando que NÃO HAVERÁ BLOQUEIO, E QUE, INCLUSIVE SAMPA, NÃO SERÁ AFETADO POR TAL SISTEMA...Mas, pelas últimas postagens dos colegas, este sistema não chegará nem no chinelo de 2014...Isso não significa que não será forte e consistente! Mas, comparando com 2014, é pangaré; duração de uns 10 dias e depois enfraquecerá. Depois do Natal/2013, ficamos com sol e tempo seco em Sampa até meados de fevereiro!!! Isso sim é bloqueio digno de nota e HISTÓRICO! (a cada 60-60 anos...)

 

No momento, céu com poucas nuvens na Granja Viana e 29,6ºC. Temporal no final da tarde?

 

"Lenha na fogueira mode" ON: só lembrando q ano passado o "filé" do ASAS começou na metade de janeiro...

 

Acho que já começou no final de dezembro!

Link to comment
Share on other sites

Caco ,estás olhando somente para o teu umbigo... Tem locais na própria cidade de SP com pouquíssima chuva.

 

Vitor, você teima em não querer entender o que digo, que este ano, em São Paulo Capital e RMSP, o regime de chuvas está completamente diferente do verão passado.Até olho para MG, ES e RJ, mas não é o que anda ocorrendo em Sampa em termos de regime pluviométrico!, que repito: POR ORA, NADA A VER COM 2014. Entendeu agora? Não estou afirmando que NÃO HAVERÁ BLOQUEIO, E QUE, INCLUSIVE SAMPA, NÃO SERÁ AFETADO POR TAL SISTEMA...Mas, pelas últimas postagens dos colegas, este sistema não chegará nem no chinelo de 2014...Isso não significa que não será forte e consistente! Mas, comparando com 2014, é pangaré; duração de uns 10 dias e depois enfraquecerá. Depois do Natal/2013, ficamos com sol e tempo seco em Sampa até meados de fevereiro!!! Isso sim é bloqueio digno de nota e HISTÓRICO! (a cada 60-60 anos...)

 

No momento, céu com poucas nuvens na Granja Viana e 29,6ºC. Temporal no final da tarde?

 

Mas não falo exatamente no regime de chuvas, mas sim no padrão. Só porque choveu na tua horta, enquanto o resto seca, não quer dizer que o padrão não é o mesmo.

 

Você quer me impôr a ter uma visão mais "macro". Estou olhando mais "micro", que mais me interessa, que é RMSP, que está diferente do verão passado no regime de chuvas.Isso é fato, e os dados desde o início de janeiro até hoje comprovam, eu não os inventei.. Mas sim, enxergo situação crítica mais na porção NE do Sudeste que deverá começar a influenciar por aqui. Por enquanto ainda não. E outra, nem sei direito se vai chegar a influenciar tanto assim, por ora são apenas previsões e tendências.Tomara que sim, pois, como te disse, vou à praia daqui uma semana no litoral norte de SP.

Link to comment
Share on other sites

Vou postar novamente pois muitos ignoraram a lista

 

Quantidade de chuvas por estação (SP) de 1 de janeiro até hoje dia 9

Estações sem identificação retirei as informações do site Cemaden

 

 

Vila Clementino 100 mm Zona Sul

Jd Sapopemba 94 mm Zona Leste

Ipiranga 89 mm Zona Sudeste

Centro SP 82 mm

Marsilac Curucutu 78 mm ( CPTEC ) Zona Sul

Perdizes 69 mm Zona Oeste

Parque Morumbi 69 mm Zona Sudoeste

Vila Prudente 68 mm Zona Leste

Mirante 66 mm (INPE ) Zona Norte

Limão 66 mm Zona Norte

Jd Valparaíso - Tremembé 59 mm Zona Norte

Guarapiranga 58 mm (Sabesp) Zona Sul

Jd Ângela 54 mm Zona Sul

Cachoeirinha 54 mm Zona Norte

Itaim Pta 53 mm Zona Leste

Santo Amaro 52 mm Zona Sul

Tucuruvi 51 mm Zona Norte

Pirituba 44 mm Zona Oeste

Vila Aricanduva 43 mm Zona Leste

Pedreira 40 mm Zona Sul

Jd dos Álamos - Parelheiros 35 mm Zona Sul

Interlagos 21 mm Zona Sul

Iguatemi 19 mm Zona Leste

Cidade Tiradentes 6 mm Zona Leste

 

Caco esses últimos bairros não reflete aquilo que você falou sobre as chuvas na Capital, chuvas extremamente concentradas ...

Link to comment
Share on other sites

Vou postar novamente pois muitos ignoraram a lista

 

Quantidade de chuvas por estação (SP) de 1 de janeiro até hoje dia 9

Estações sem identificação retirei as informações do site Cemaden

 

 

Vila Clementino 100 mm Zona Sul

Jd Sapopemba 94 mm Zona Leste

Ipiranga 89 mm Zona Sudeste

Centro SP 82 mm

Marsilac Curucutu 78 mm ( CPTEC ) Zona Sul

Perdizes 69 mm Zona Oeste

Parque Morumbi 69 mm Zona Sudoeste

Vila Prudente 68 mm Zona Leste

Mirante 66 mm (INPE ) Zona Norte

Limão 66 mm Zona Norte

Jd Valparaíso - Tremembé 59 mm Zona Norte

Guarapiranga 58 mm (Sabesp) Zona Sul

Jd Ângela 54 mm Zona Sul

Cachoeirinha 54 mm Zona Norte

Itaim Pta 53 mm Zona Leste

Santo Amaro 52 mm Zona Sul

Tucuruvi 51 mm Zona Norte

Pirituba 44 mm Zona Oeste

Vila Aricanduva 43 mm Zona Leste

Pedreira 40 mm Zona Sul

Jd dos Álamos - Parelheiros 35 mm Zona Sul

Interlagos 21 mm Zona Sul

Iguatemi 19 mm Zona Leste

Cidade Tiradentes 6 mm Zona Leste

 

Caco esses últimos bairros não reflete aquilo que você falou sobre as chuvas na Capital, chuvas extremamente concentradas ...

 

Concluímos, portanto, que o Caco é um baita sortudo, porque tem lugares dentro da própria RMSP que estão com menos chuva até que Juiz de Fora em Janeiro. O padrão de chuvas em alguns locais de SP é diferente do ano passado, mas sabem no que isso ajuda a resolver a crise hídrica no Sudeste: NADA!

 

Essas pancadas de verão isoladas não ajudam absolutamente em nada, pessoal.

 

Mas beleza, vamos lá, vamos torcer para que o anticiclone continue secando o Sudeste para pegarmos uma boa praia....

Link to comment
Share on other sites

Bom, não me canso de repetir que as condições de chuva para a Capital paulista nesse verão 2015 NADA lembram o verão 2014. Até hoje chove praticamente TODA SANTA TARDE/INÍCIO NOITE (coisa quase nula nos janeiros/fevereiros de 2014). O que não entendo é o seguinte. Se já estamos sob influência de ASAS em Sampa, por que tem havido temporais com até granizada (como ontem), que embora convectivas, são chuvas devido à umidade e calor (coisa simplória e básica de um mês comum de janeiro em Sampa, as pancadas de tarde), e ASAS significa ar seco (= oposto; deveria bloquear ou anular as condições de chuva, como no caso do RJ, ES e MG; estes sim sob influência já mais forte do ASAS).

 

Alguém me explica?

 

Outra, já estão falando sobre o enfraquecimento do ASAS; quer dizer....MUITO BARULHO!!!! O ser humano tem uma capacidade (muitas vezes inconsciente) sadomasoquista de se fixar por alardes, sensacionalismos, tragédias ainda não confirmadas. Aí nós reclamamos dos aquecimentistas!!!!!! Esse bloqueio é um pangaré perto do que passamos ano passado gente!!!!!

 

Com essas chuvas da tarde deve ter estaçoes em SP passando dos 150mm nesse 9 dias de Dezembro nao ?

Conversando ontem com o Gabriel, vulgo Gvieira… nhaa.. falei q acho q tem um certo exagero nessas profecias sobre Asas kk

Creio q o pessoal do Sudeste, q foram os mais castigados no verão passado, está com dificuldade de eskecer o ocorrido. (Isto não é uma crítica e sim uma constatação)

Fixação por modelos: Confunde muito as idéias da pessoa! Tem q separar o q é projeção, da realidade.… Muitas vezes a pessoa fica só acompanhando os mapas das rodadas pra sei lá qtas horas no futuro e cria a ilusão de q de fato já estaria acontecendo.

 

Essas chuvas diárias em SP estão ocorrendo justamente pq a Alta no oceano mantém um pekeno blokeio no litoral, então a instabilidade em niveis baixos ficaria represada à oeste da Serra do Mar.

 

Acima dos 700 hPa o ar é frio e seco.

Quando a umidade dos baixos níveis sobe através das correntes convectivas e atinge esse nível atmosférico, forma-se o granizo, q é lançado para o solo nas tempestades q tem ocorrido na região. Não fosse a presença do ar frio e seco em altitude (devido a atuação da Alta nos níveis elevados) haveria pouca ou nenhuma incidência de granizadas.

Essas frequentes chuvaradas no período da tarde em SP não são um indicativo de q está tudo normal.

É indicativo de "meio-termo".

Assim eu penso.

 

Abraços

 

Isso seria a explicação de que nos raros temporais que se forma com alguma atuação da alta, eles vem quase sempre acompanhado de granizo?

 

Quem não lembra da granizada que ocorreu no dia 18/05/2014 em São Paulo, havia ainda uma certa atuação da ASAS mais ela já estava em processo de enfraquecimento com a aproximação de uma frente fria (que ainda estava no sul)

Link to comment
Share on other sites

A anomalia do geopotencial em 500 hPa...em janeiro de 2014

 

ABRAÇOS

 

205boeg.gif

 

Pelo que o Coutinho falo, é aquela anomalia vermelha ali no pacífico a causadora da ASAS. Acho que essa será a palavra mais usada em 2015.

 

É só aterrar o Pacífico de 40 graus sul pra baixo! Aí acaba essa zuera de ASAS e ganhamos um gerador de bons anticiclones polares continentais! :lazy: (Vai Sonhando Mode)

Link to comment
Share on other sites

 

É só aterrar o Pacífico de 40 graus sul pra baixo! Aí acaba essa zuera de ASAS e ganhamos um gerador de bons anticiclones polares continentais! :lazy: (Vai Sonhando Mode)

 

Excelente ideia. Assim essa praga voltaria de vez de onde nunca deveria ter saído e não ficaria atrapalhando as chuvas nessa época do ano.

Link to comment
Share on other sites

 

É só aterrar o Pacífico de 40 graus sul pra baixo! Aí acaba essa zuera de ASAS e ganhamos um gerador de bons anticiclones polares continentais! :lazy: (Vai Sonhando Mode)

 

Excelente ideia. Assim essa praga voltaria de vez de onde nunca deveria ter saído e não ficaria atrapalhando as chuvas nessa época do ano.

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Eu já tinha dado essa ideia antes!

 

Sugeri que pegassem a terra dos Andes pra aterrar o Pacífico sul e criar uma "ponte de ar polar".

Link to comment
Share on other sites

 

Concluímos, portanto, que o Caco é um baita sortudo, porque tem lugares dentro da própria RMSP que estão com menos chuva até que Juiz de Fora em Janeiro. O padrão de chuvas em alguns locais de SP é diferente do ano passado, mas sabem no que isso ajuda a resolver a crise hídrica no Sudeste: NADA!

 

Essas pancadas de verão isoladas não ajudam absolutamente em nada, pessoal.

 

Mas beleza, vamos lá, vamos torcer para que o anticiclone continue secando o Sudeste para pegarmos uma boa praia....

 

Renan, concordo com vc, estamos ainda com muito deficit de precipitação, mas Janeiro ainda tem 2 terços de mês pra fechar, a análise tem que ser feita em Fevereiro. Eu olhei hoje cedo o ecmwf e o GFS, e eles continuam apontando precipitações pra SP, colocando ainda a faixa leste central - onde está a capital, com possibilidades de acumulados superiores a 50 mm na próxima semana. Quem realmente vai ter problemas de estiagem serão os estados de MG, RJ e ES, onde o acumulado na maior parte das regiões, incluindo sul de MG - alô William! será inferior a 20 mm.

 

Não sei se repararam, mas está impressionante a secura no centro-sul Argentino, GFS chega a prever mais de uma semana com 0 de precipitação!

 

Vale a explicação do Carlos Campos o motivo de SP capital continuar a ter muita chuva no final da tarde.

 

Sobre a rede de monitoramento do Cemaden, não é a única na grande SP mas vale pra se ter uma boa idéia de que as chuvas tem caido, alguns lugares mais outros menos, o que é normal pra época mas infelizmente insuficiente pra repor as represas...inverno 2015 vai ser trágico.

Link to comment
Share on other sites

Conversando ontem com o Gabriel, vulgo Gvieira… nhaa.. falei q acho q tem um certo exagero nessas profecias sobre Asas kk

Creio q o pessoal do Sudeste, q foram os mais castigados no verão passado, está com dificuldade de eskecer o ocorrido. (Isto não é uma crítica e sim uma constatação)

Fixação por modelos: Confunde muito as idéias da pessoa! Tem q separar o q é projeção, da realidade.… Muitas vezes a pessoa fica só acompanhando os mapas das rodadas pra sei lá qtas horas no futuro e cria a ilusão de q de fato já estaria acontecendo.

 

Essas chuvas diárias em SP estão ocorrendo justamente pq a Alta no oceano mantém um pekeno blokeio no litoral, então a instabilidade em niveis baixos ficaria represada à oeste da Serra do Mar.

 

Acima dos 700 hPa o ar é frio e seco.

Quando a umidade dos baixos níveis sobe através das correntes convectivas e atinge esse nível atmosférico, forma-se o granizo, q é lançado para o solo nas tempestades q tem ocorrido na região. Não fosse a presença do ar frio e seco em altitude (devido a atuação da Alta nos níveis elevados) haveria pouca ou nenhuma incidência de granizadas.

Essas frequentes chuvaradas no período da tarde em SP não são um indicativo de q está tudo normal.

É indicativo de "meio-termo".

Assim eu penso.

 

Abraços

 

Bem por aí mesmo.... no meu modo de pensar

 

Vale lembrar que no ano passado, mesmo sobre a atuação da ASAS, São Paulo (Mirante de Santana) teve 237,7mm em Janeiro, e 197,6mm em Fevereiro... O que acontece, é que com a ASAS a chuva tende a ficar muito irregular... E chuvas irregulares no mês mais chuvoso, na situação que tá as represas, é péssimo! Eu ao menos penso assim.

 

São Paulo também tem fatores termodinâmicos, que alimentam a formação de chuva... Vejam a chuva que deu ontem, foi um núcleo que cresceu na Zona Leste, e ao avançar para oeste, ganhou força, alimentada pelo forte calor do centro da cidade, aonde tudo é asfaltado... A chuva de São Paulo ontem foi pura termodinâmica do centro da cidade... Não a toa, quando a área entrou no oeste da RMSP, morreu.... Aliás fora a Capital, não choveu praticamente no leste de SP ontem.

 

O problema é que a cada dia, a atmosfera está ficando mais estável.... O Indice K obtido em sondagens que é um fator primário para formação de trovoadas, era 36 anteontem, era 26 ontem, e hoje é 19... Teoricamente, a chance de chover hoje a tarde por exemplo, é menor que ontem... O que era ontem também em relação a anteontem, mas vimos no que deu.

 

Vamos vê até quando a termodinâmica de SP continuará atuando, com uma atmosfera que tende a ficar cada mais estável. E assim vamos levando Janeiro!

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

 

É só aterrar o Pacífico de 40 graus sul pra baixo! Aí acaba essa zuera de ASAS e ganhamos um gerador de bons anticiclones polares continentais! :lazy: (Vai Sonhando Mode)

 

Excelente ideia. Assim essa praga voltaria de vez de onde nunca deveria ter saído e não ficaria atrapalhando as chuvas nessa época do ano.

Um possível efeito colateral disso seria o aumento do número e da potência dos tornado. Já imaginaram uma polar continental encontrando o calor do Chaco? Hehe.

 

Por aqui mais um dia abafado e agora (infelizmente) o sol começa a aparecer. Tive mínima de 22,7°. Agora faz 29,7° com 73%. Ontem acumulei 20,4 mm de chuva.

 

Abraços sonhadores!

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde a todos. Em Buenos Aires tivemos uma madrugada abafada. No meio da manhã, choveu e a temperatura caiu até 22,1ºC às 9h38. Depois das chuvas, o tempo abriu e agora temos uma tarde de bastante sol, muito calor e muito abafamento. A temperatura atual é de 33,0ºC, com URA de 48%, o que proporciona sensação térmica atual de 35,8ºC. Temos vento sudoeste a 11 km/h e pressão em 1002,8 hpa. A máxima prevista para hoje é de 35ºC.

Link to comment
Share on other sites

Concluímos, portanto, que o Caco é um baita sortudo, porque tem lugares dentro da própria RMSP que estão com menos chuva até que Juiz de Fora em Janeiro. O padrão de chuvas em alguns locais de SP é diferente do ano passado, mas sabem no que isso ajuda a resolver a crise hídrica no Sudeste: NADA!

Barueri (Aut. INMET): 95,0 mm (Fica a oeste da reg. metropolitana, como o Caco)

Mirante: 66,4 mm

 

E eu tenho que ficar explicando para todo mundo aqui que essas chuvas não resolvem nada em termos de encher represas. :prankster:

 

---------------

Aqui em Sampa, sol e aumento de nuvens.

 

Os 3 aeroportos marcando 33°C.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que vejo os radares da Unesp, as pancadas hoje estão caindo mais no Oeste, sudoeste e sul do estado paulista. Já o Norte, Nordeste e Leste paulista está limpo de chuva. Isso já mostra que quanto mais pra leste, maior a influência da ASAS.

 

-------

 

Corrida das 12z do GFS continua a indicar um maior enfraquecimento da ASAS à partir do dia 18. Com isso, voltaria a chover no RJ, zona da Mata mineira e até mesmo na região de BH. Infelizmente, o centro norte de MG e também o estado de ES continuaria tendo muito pouca chuva.

Link to comment
Share on other sites

Ótimas análises do Kim, do Rodolfo, do Daniel, dentre tantos outros bazianos feras.

 

Eu fiquei animado hoje de manhã ao ver que a Climatempo está prevendo um Fevereiro com pouquíssima chuva no Sudeste. Vocês sabem o que isso significa, né? :mosking:

 

Que vai chover acima da média no sudeste :clapping: :clapping: :clapping:

E março também será acima da média, já que a Climatempo previu que o tempo secaria.

 

=========================================

 

O segundo mapa abaixo já mostra o reflexo do enfraquecimento da ASAS. Claro que ainda falta muito pra imagem das chuvas acumuladas virar uma verdadeira obra de arte!

 

fGCMGry.png?1

Link to comment
Share on other sites

 

=========================================

 

O segundo mapa abaixo já mostra o reflexo do enfraquecimento da ASAS. Claro que ainda falta muito pra imagem das chuvas acumuladas virar uma verdadeira obra de arte!

 

fGCMGry.png?1

 

É....já é alguma coisa! Aliás, onde você pega esses mapas, Daniel?

 

A máxima ficou em 31,8C hoje... :cray:

Link to comment
Share on other sites

Climaterra, Meteorologia e Agronomia

Publicado por Climaterra Ronaldo Coutinho · há 3 minutos

Máximas de uma tarde quente de verão em SC, dentro do padrão da época.

 

38,3 Blumenau/Furb

37,1°C Itapiranga/Sr Wolfgang

36,9 Santo Amaro da Imperatriz/Epagri

36,8 Tubarão/Plantar Agronomia

36,3 Brusque/Ciro Groh

36,1 Jaraguá do Sul/Epagri

36,0 Botuverá/Epagri

35,9 Antônio Carlos/Epagri

35,5 Joinville/DSoares

35,4 Florianópolis/Epagri

35,4 Joinville/Epagri

35,3 Tijucas/Epagri

35,2 Schroeder/Epagri

35,2 Corupá/Epagri

35,0 Lontras/Epagri

 

Na Climaterra/São Joaquim cidade; 16,1°C/27,3°C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.