Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2015


Recommended Posts

É, Caco, você pode torcer para o tempo seco na sua praia sim, mas por favor, que seja um buraco de sol na praia e o resto com chuva :clapping: :laugh: .

 

================================================================

 

Devido ao ar seco, tivemos a mínima de 16,4ºC e agora já esquentou bastante (28,4C). Vamos aos 32/33 hoje!

 

Renan, fica tranquilo!

 

Somos tomados pelas emoções desse nosso hobbie e acabamos extravasando às vezes. Mas somos todos amigos de velha guarda aqui e discussões fazem parte! Pois é, só quero sol nos dias que for à praia. Depois, que chova, forme ZCAS, e volte a fazer sol e tempo seco no último final de semana de janeiro. Depois, uma ZCAS atrás da outra!!!

 

Esse tipo de mínima que você registrou aí hoje em JF não existe na Granja Viana no verão, com excessão se há incursão de forte FF seguida de MP no verão; vide finsal de janeiro/2012 quando tive 12,4ºC de mínima.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Caco, em janeiro de 2012 tive 13,4°C dia 31, e foi a menor para o mês desde 1985. Aliás, Janeiro de 2012 e 2013 foram bem atípicos, eu diria que tão anômalos quanto os de 2014 e 2015, pois tiveram fortes anomalias negativas. Em 2013 foram 6 mínimas abaixo dos 15 aqui, algo raríssimo.

 

Hoje, mínima de 21,8°C. A máxima deve se aproximar dos 37°C.

Link to comment
Share on other sites

Devido ao ar seco, tivemos a mínima de 16,4ºC e agora já esquentou bastante (28,4C). Vamos aos 32/33 hoje!

 

Renan, fica tranquilo!

 

Somos tomados pelas emoções desse nosso hobbie e acabamos extravasando às vezes. Mas somos todos amigos de velha guarda aqui e discussões fazem parte! Pois é, só quero sol nos dias que for à praia. Depois, que chova, forme ZCAS, e volte a fazer sol e tempo seco no último final de semana de janeiro. Depois, uma ZCAS atrás da outra!!!

 

Esse tipo de mínima que você registrou aí hoje em JF não existe na Granja Viana no verão, com excessão se há incursão de forte FF seguida de MP no verão; vide finsal de janeiro/2012 quando tive 12,4ºC de mínima.

 

Abs!

 

Eu olho para o céu lá fora e não há nenhuma nuvem, cara, isso me dá agonia... :cray:

 

Pois é, foi uma boa mínima, pena que pura ilusão: Já faz 29,6ºC lá fora.

 

abraços!

Link to comment
Share on other sites

Caco, em janeiro de 2012 tive 13,4°C dia 31, e foi a menor para o mês desde 1985. Aliás, Janeiro de 2012 e 2013 foram bem atípicos, eu diria que tão anômalos quanto os de 2014 e 2015, pois tiveram fortes anomalias negativas. Em 2013 foram 6 mínimas abaixo dos 15 aqui, algo raríssimo.

 

Hoje, mínima de 21,8°C. A máxima deve se aproximar dos 37°C.

 

Saudosos Jan/12 e 13!! E jan/12 foi ainda um pouco "mais frio". Bem abaixo da média. Espetaculares!!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

 

Muito legal seu blog. Vou passar por ele mais vezes. :good:

 

No momento, sol e céu azul de brigadeiro e 28,4ºC na Granja Viana. Deveremos beliscar os 34ºC hoje. (quem diria...tipo de temperatura inimaginável até 3 anos atrás que agora virou "normal" em ondas de calores mais violentas...). Tipo, o padrão inverno já era sabido que havia mudado (para PIOR!!!) há muitos anos do PR para cima. De 3 anos para cá agora o padrão do verão também piora (desta feita incluindo também o RS e SC).

 

Não é verdade. O João Tur nem falava de SP, somente de sul e de POA. Falava que os invernos de POA aqueceram catastroficamente, quando o aquecimento foi de +0,2ºC o que é imperceptível. Quanto aos verões só o do ano passado que foi muito quente e este parece que vai ser. Mas tivemos verões "frios" também há pouco tempo.

 

Então não é verdade o que o João Tur falava.

 

Outro dia acima de 35ºC. Em Tubarão chegou a 36,2ºC.

Link to comment
Share on other sites

William, sério que choveu 69,3mm em Dezembro aí em MDF e agora em Janeiro só 1mm?

 

Descobri uma cidade que tá pior que aqui!

 

Renan a estação Reserva ficou com o Pluviometro entupido alguns dias , mais os acumulados foram bem baixos

 

entre 119mm Casa / 150mm Inmet

 

Por aqui algumas nuvens que quando tapam o sol fica uma beleza , faz 25°C

 

Janeiro é isso mesmo

 

Reserva / INMET 2,5mm

 

Lage 2mm

Link to comment
Share on other sites

Bem em 2014 tivemos o Janeiro mais quente e também o mais seco que eu já havia registrado..

Agora em 2015 a chuva é a única diferença, mesmo sem aquele calorão de 2014 e ainda nenhum dia termos atingidos os 34°C , ai temos a diferença, Janeiro está 2.6°C acima da média.

2014:

Média das Minimas: 19.9°C

Média das Maximas: 31.9°C

Média geral: 25.9°C

 

2015: ( Até ontem)

Média das Minimas: 21.4°C

Média das Máximas: 32.1°C

Média geral: 26.7°C

Link to comment
Share on other sites

 

Ué... tem FF programada para o litoral de SP amanhã? Não sabia dessa! Ótimo! Será que influencia o tempo aqui encima da serra? Por isso que via umas máximas menos absurdas previstas pelos institutos a partir de amanhã! :pleasantry:

 

Granja Viana com 28,9ºC; subindo e sem nuvem alguma no céu por ora.

 

Caco, acreditar neste tipo de aplicativo de celular é demais cara, ontem um rapaz discutiu comigo e disse que o celular dele mostrou que amanhã será um dia chuvoso, deve estar desatualizado.

 

Imagens de satélite mostram um pouco de nuvem na divisa com o Paraná, os ventos também indicam possibilidade de chuva forte sobre o litoral catarinense. Como eu cheguei nisso ?Não sei explicar, apenas olho de deduzo.

 

Possível chuva sobre Santos e São Vicente nas próximas horas, observo um pequeno desenvolvimento vertical.

 

Ainda é cedo, cúmulos observo sobre a serra do mar, ainda calmo.

Link to comment
Share on other sites

 

Como disse o Sra. da Climatempo, esse bloqueio é diferente do do ano passado. O versão 2014 tem magnitudes catastróficas e ocorre a cada 60-60 anos.. Quando falo em "pangaré" o desse ano, obviamente é se se comparar com o do ano passado. Livre de comparação trata-se de um fortíssimo bloqueio, sem dúvida alguma. Ele começou ontem a influenciar fortemente aqui em Sampa. Espero que as projeções mudem e ele enfraqueça o mais breve possível ou perca a intensidade. Depois da praia ainda sonho e desejo MUITAS ZCAS!! Nem sei mais o que é isso!!!

 

Caco, cuidado com a Lei de Murphin hein?? Não crie muitas expectativas... Ela é cientificamente comprovada :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

 

Muito legal seu blog. Vou passar por ele mais vezes. :good:

 

No momento, sol e céu azul de brigadeiro e 28,4ºC na Granja Viana. Deveremos beliscar os 34ºC hoje. (quem diria...tipo de temperatura inimaginável até 3 anos atrás que agora virou "normal" em ondas de calores mais violentas...). Tipo, o padrão inverno já era sabido que havia mudado (para PIOR!!!) há muitos anos do PR para cima. De 3 anos para cá agora o padrão do verão também piora (desta feita incluindo também o RS e SC).

 

Não é verdade. O João Tur nem falava de SP, somente de sul e de POA. Falava que os invernos de POA aqueceram catastroficamente, quando o aquecimento foi de +0,2ºC o que é imperceptível. Quanto aos verões só o do ano passado que foi muito quente e este parece que vai ser. Mas tivemos verões "frios" também há pouco tempo.

 

Então não é verdade o que o João Tur falava.

 

Outro dia acima de 35ºC. Em Tubarão chegou a 36,2ºC.

 

Moretão, você não compreendeu minha mensagem. Primeiro que eu discordo com MUITA coisa que o JT posta, especialmente sobre aquecimento global catastrófico e do RS! O que acho é que anda havendo uma mudança de padrão do PR para cima (principalmente no inverno) já desde o pós 2000. Há 3 anos no própria verão. E, o último verão no RS e SC foi ultra quente, assim como no Sudeste.

 

Outra: gosto sim do JT, embora reconheça que ele muitas vezes peque; mas, nos últimos tempos não o vi desrespeitar ninguém. Sou extremamente contra pegarem um cara para Cristo. Acho uma tremenda sacanagem.

Link to comment
Share on other sites

 

Rodolfo tem um video no site da climatempo , sem ZCAS pra esse mes e pros Proximos ... insistem em falar que esse bloqueio é uma formiga perto do ano de 2014

 

Eu vi o vídeo ontem a noite também. Engraçado né?? Num lugar fala que vai ter ZCAS e no outro que não.... Dá pra acreditar na Climatempo??

 

==============================================================================

 

Em relação ao Bloqueio, na minha opinião, (eu to estudando sobre essa circulação inclusive), ele não tem realmente a mesma configuração do ano passado, mas há um meio-termo nisto.

 

O bloqueio do ano passado, como bem dito pela Climatempo durou praticamente 2 meses, e apresentava geopotenciais muito elevados por semanas.

 

Esse bloqueio, vai durar mais 10 ou 20 dias no máximo pelo visto... Quer dizer, mal durou 1 mês, e não tem expectativa inicial de voltar nessas configurações em fevereiro. E esse bloqueio não tá apresentando geopotenciais extremos, como do ano passado.

 

Mas esse bloqueio está muito anômalo, e formando mais ao sul do que devia... a exemplo de 2014.

 

Quer dizer, então há um meio-termo entre comparar as ASAS de 2014 e 2015, porém na minha concepção a ASAS desse ano é mais fraca (mais não formiga) do que em relação ao ano passado.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

E esse bloqueio não tá apresentando geopotenciais extremos, como do ano passado.

 

.... porém na minha concepção a ASAS desse ano é mais fraca (mais não formiga) do que em relação ao ano passado.

 

EU JÁ SABIA!!! É o que venho falando. Em comparação ao bloqueio do verão 2014, É PANGARÉ!!! :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Moretão, você não compreendeu minha mensagem. Primeiro que eu discordo com MUITA coisa que o JT posta, especialmente sobre aquecimento global catastrófico e do RS! O que acho é que anda havendo uma mudança de padrão do PR para cima (principalmente no inverno) já desde o pós 2000. Há 3 anos no própria verão. E, o último verão no RS e SC foi ultra quente, assim como no Sudeste.

 

Outra: gosto sim do JT, embora reconheça que ele muitas vezes peque; mas, nos últimos tempos não o vi desrespeitar ninguém. Sou extremamente contra pegarem um cara para Cristo. Acho uma tremenda sacanagem.

 

Eu já acho que compreendi. O que você diz está certo, o verão que me referi é do Sul. Mas isso não tem nada a ver com o que o João Tur dizia apenas isto. Então você deve concordar que o João Tur não estava certo...

 

Não acho que pegaram ele para Cristo. Já parou para ver a consideração que ele tinha pelo que todos os outros postavam? Bruno, Coutinho, Mafili, Vinicius, Melo, Aldo, William? A repetição terrorista diária?

 

Sei lá Caco, sei lá... Abraços!!

Link to comment
Share on other sites

Apesar do forte calor, a sondagem do Campo de Marte mostra atmosfera bem mais instável e mais úmida hoje. Índice K hoje de manhã era de 34, contra 19 de ontem.

 

Imagens de satélite já mostram formações se desenvolvendo na região da Serra do Mar... Hoje a chance de chuva a tarde é maior... A acompanhar...

 

NUpmOLJ.jpg

Link to comment
Share on other sites

Apesar do forte calor, a sondagem do Campo de Marte mostra atmosfera bem mais instável e mais úmida hoje. Índice K hoje de manhã era de 34, contra 19 de ontem.

 

Imagens de satélite já mostram formações se desenvolvendo na região da Serra do Mar... Hoje a chance de chuva a tarde é maior... A acompanhar...

 

NUpmOLJ.jpg

 

Que ótima notícia Rodolfo. Que venha uma boa pancada pra refrescar bem.

Link to comment
Share on other sites

Caco, em janeiro de 2012 tive 13,4°C dia 31, e foi a menor para o mês desde 1985. Aliás, Janeiro de 2012 e 2013 foram bem atípicos, eu diria que tão anômalos quanto os de 2014 e 2015, pois tiveram fortes anomalias negativas. Em 2013 foram 6 mínimas abaixo dos 15 aqui, algo raríssimo.

Saudosos Jan/12 e 13!! E jan/12 foi ainda um pouco "mais frio". Bem abaixo da média. Espetaculares!!

Pois é...

 

Em termos de média compensada (Mirante):

Janeiro de 2012 esteve 0,5°C abaixo da normal 1961-1990.

Janeiro de 2013 foi exatamente igual ao valor da normal 1961-1990 para o mês.

 

Janeiro de 2013 deu uma boa idéia de como o verão de Sampa não era tão quente.

 

------------

Em Sampa :heat: :heat:

Embora tenhamos muito sol, a quantidade de cumulus já aumentou bem (Pela manhã o céu esteve quase limpo) mas... sem cara de chuva por enquanto.

 

A automática do Mirante registrava 33,5°C às 15h (Já bateu em 33,9°)

Link to comment
Share on other sites

Corrida deste sábado do CFS sugere MUITA CHUVA ao longo do mês de Fevereiro em todo o Estado de São Paulo! Corredores de umidade são notáveis ao longo do mês, o que pode indicar atuação de ZCAS.

 

Não a toa, o modelo agora projeta um Fevereiro com chuvas acima da média em todo o estado, no balanço do mês... Padrão de Fevereiro pode ser totalmente diferente de Janeiro! Acompanhando (mais sem criar expectativas :sarcastic: )....

 

Lk91rjZ.png

Link to comment
Share on other sites

Corrida deste sábado do CFS sugere MUITA CHUVA ao longo do mês de Fevereiro em todo o Estado de São Paulo! Corredores de umidade são notáveis ao longo do mês, o que pode indicar atuação de ZCAS.

 

Não a toa, o modelo agora projeta um Fevereiro com chuvas acima da média em todo o estado, no balanço do mês... Padrão de Fevereiro pode ser totalmente diferente de Janeiro! Acompanhando (mais sem criar expectativas :sarcastic: )....

 

Isso sim seria excelente. :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Maravilhosa essa corrida de hoje do CFS. Ela indica um repeteco do que tivemos em fevereiro de 1995.

 

=================================

Olhando os radares dá pra notar os reflexos do índice K mais alto de hoje, ou seja, há mais áreas de chuva pipocando no leste paulista e também sul de MG em relação à ontem. Só que aqui em Sampa eu percebo uma dificuldade de se formar chuva!

Link to comment
Share on other sites

Olhando os radares dá pra notar os reflexos do índice K mais alto de hoje, ou seja, há mais áreas de chuva pipocando no leste paulista e também sul de MG em relação à ontem. Só que aqui em Sampa eu percebo uma dificuldade de se formar chuva!

 

A ASAS ainda influência (e muito), então tem essa dificuldade, mas hoje mais trovoadas estão pipocando, por conta desse ar mais instável, visto pelo Indice K.

 

Olhando o GFS, dá pra notar que há um incremento de umidade nas baixas camadas da troposfera amanhã e na segunda, por conta da passagem duma frente fria no litoral.

 

Esse incremento, poderá ser o "Up" que falta pra pipocar mais trovoadas...

Link to comment
Share on other sites

Caco, em janeiro de 2012 tive 13,4°C dia 31, e foi a menor para o mês desde 1985. Aliás, Janeiro de 2012 e 2013 foram bem atípicos, eu diria que tão anômalos quanto os de 2014 e 2015, pois tiveram fortes anomalias negativas. Em 2013 foram 6 mínimas abaixo dos 15 aqui, algo raríssimo.

 

Hoje, mínima de 21,8°C. A máxima deve se aproximar dos 37°C.

Vini me fez lembrar 2009, tive 12.1°C em 4/1/2009 e outros 3 dias abaixo de 13°C...quem sabe um dia vejo isso em Janeiro novamente :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Mirante de Santana chegou aos 34,1C de máxima agora a tarde, na pré-oficial.

Com isso, a média de máximas no mês de janeiro está em 31,7C até o momento.

 

No IAG a máxima registrada na leitura de hoje a tarde foi de 34,9C

 

O que aconteceu com o IAG nesses últimos tempos,antigamente quase sempre registrava temperaturas mais baixas que o mirante, agora o que vejo é muitos dias com máximas maiores.

Link to comment
Share on other sites

Até a manhã de hoje meu bairro tem apenas 40 mm de chuvas acumuladas nesse mês :prankster:

 

Vejam como, de bairro para bairro, os volumes pluviométricos mudam. Aqui na Granja (Oeste da RMSP, a 25/30 Km Pça da Sé) devo estar com acumulado de uns 100 mm em janeiro. Varia de mês para mês no verão. Isso ocorre quando há falta de ZCAS, quando são apenas pancadas de chuvas convectivas.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.