Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2015


Recommended Posts

Cansei de ver saídas de modelos apontando bombas polares nos ultimos anos que foram só um fiasco. Eu prefiro sempre aguardar de 3 dias pra menos pra ver a magnitude do evento. Será forte, mas não vejo possibilidade de fazer de 36 a 39 na capital. Mas não descarto 34 ou 35 graus, que já seriam valores bem extremos pra Sampa.

 

As vezes penso que os modelos vão absorvendo fatos passados para serem aprimorados. De repente a onda de calor de Fevereiro de 2014 está sendo usada como parte dos dados das projeções para esta onda de calor de agora, por isso a superestimação dos modelos a essa altura.

 

Daqui a 3 dias veremos o cenário se enfraquecer.

Link to comment
Share on other sites

Evandro. Até pensei que a chuva tivesse caído bastante também pros lados do Granja Viana.

 

E choveu pra KCT desde às 19 hs até 23 hs!!! Temporal mesmo. Escrevi que uns 40 mm; mas foi mais! Uns 70 mm, mais ou menos, como o Evandro escreveu no post dele. Janeiro NORMALÍSSIMO QUANTO ÁS CHUVAS POR HORA. Esquentará BEM MESMO, a partir de 3ª feira que vem , pelos modelos.. Aí sim é capaz que apareça o bloqueio e cesse as pancadas de chuva que vem sendo constantes em Sampa desde o início de janeiro.

Link to comment
Share on other sites

Cansei de ver saídas de modelos apontando bombas polares nos ultimos anos que foram só um fiasco. Eu prefiro sempre aguardar de 3 dias pra menos pra ver a magnitude do evento. Será forte, mas não vejo possibilidade de fazer de 36 a 39 na capital. Mas não descarto 34 ou 35 graus, que já seriam valores bem extremos pra Sampa.

 

As vezes penso que os modelos vão absorvendo fatos passados para serem aprimorados. De repente a onda de calor de Fevereiro de 2014 está sendo usada como parte dos dados das projeções para esta onda de calor de agora, por isso a superestimação dos modelos a essa altura.

 

Daqui a 3 dias veremos o cenário se enfraquecer.

 

 

Assinado, apoiado, ratificado, etc, etc,!!!! JANEIRO NORMALÍSSIMO POR HORA, REPITO ATÉ QUANDO DEIXAR DE ESTAR NORMAL (já estamos no dia 08...)

 

Está havendo, sim, anomalia nas temperaturas ( e nem sei de quanto é o desvio; uns +1,5ºC?), mas, nas CHUVAS NÃO!

Link to comment
Share on other sites

Cansei de ver saídas de modelos apontando bombas polares nos ultimos anos que foram só um fiasco. Eu prefiro sempre aguardar de 3 dias pra menos pra ver a magnitude do evento. Será forte, mas não vejo possibilidade de fazer de 36 a 39 na capital. Mas não descarto 34 ou 35 graus, que já seriam valores bem extremos pra Sampa.

 

As vezes penso que os modelos vão absorvendo fatos passados para serem aprimorados. De repente a onda de calor de Fevereiro de 2014 está sendo usada como parte dos dados das projeções para esta onda de calor de agora, por isso a superestimação dos modelos a essa altura.

 

Daqui a 3 dias veremos o cenário se enfraquecer.

 

 

Assinado, apoiado, ratificado, etc, etc,!!!! JANEIRO NORMALÍSSIMO POR HORA, REPITO ATÉ QUANDO DEIXAR DE ESTAR NORMAL (já estamos no dia 08...)

 

Está havendo, sim, anomalia nas temperaturas ( e nem sei de quanto é o desvio; uns +1,5ºC?), mas, nas CHUVAS NÃO!

 

 

Anomalia de Temperaturas Maximas

 

Cytx0IE.gif

 

 

Anomalia de Chuvas

 

JE24fKD.gif

Link to comment
Share on other sites

Cansei de ver saídas de modelos apontando bombas polares nos ultimos anos que foram só um fiasco. Eu prefiro sempre aguardar de 3 dias pra menos pra ver a magnitude do evento. Será forte, mas não vejo possibilidade de fazer de 36 a 39 na capital. Mas não descarto 34 ou 35 graus, que já seriam valores bem extremos pra Sampa.

 

As vezes penso que os modelos vão absorvendo fatos passados para serem aprimorados. De repente a onda de calor de Fevereiro de 2014 está sendo usada como parte dos dados das projeções para esta onda de calor de agora, por isso a superestimação dos modelos a essa altura.

 

Daqui a 3 dias veremos o cenário se enfraquecer.

 

 

Assinado, apoiado, ratificado, etc, etc,!!!! JANEIRO NORMALÍSSIMO POR HORA, REPITO ATÉ QUANDO DEIXAR DE ESTAR NORMAL (já estamos no dia 08...)

 

Está havendo, sim, anomalia nas temperaturas ( e nem sei de quanto é o desvio; uns +1,5ºC?), mas, nas CHUVAS NÃO!

 

 

Anomalia de Temperaturas Maximas

 

Cytx0IE.gif

 

 

Anomalia de Chuvas

 

JE24fKD.gif

 

É só analisar e enxergar o mapa e saber a localização geográfica de Sampa e Grande SP. São Paulo está no limite da anomalia de chuvas (está fora da anomalia!); está na parte "branca" do mapa. E está um pouco acima da média nas máximas. (acho que uns 1,5ºC a mais em relação à média).

Link to comment
Share on other sites

Pelo mapa das chuvas dá pra ver q o norte paranaense tem registrado grandes volumes pluviométricos, ao contrário do q ocorreu em janeiro passado.

(Jean, pulando de alegria kk)

Resta saber se seriam chuvas "normais" da estação ou chuvas geradas pela passagem de FF no oceano.

A anomalia térmica negativa, no oeste de SC/PR sugere a segunda hipótese.

(Mas poderia ser causada tbm pela nebulosidade constante na região. No leste do Paraná, nada de frio, mas ausência de calor acima da média, justamente devido à nebulosidade persistente no período mais kente dos dias e tbm às chuvas frequentes).

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

Assinado, apoiado, ratificado, etc, etc,!!!! JANEIRO NORMALÍSSIMO POR HORA, REPITO ATÉ QUANDO DEIXAR DE ESTAR NORMAL (já estamos no dia 08...)

 

Está havendo, sim, anomalia nas temperaturas ( e nem sei de quanto é o desvio; uns +1,5ºC?), mas, nas CHUVAS NÃO!

 

 

 

 

É só analisar e enxergar o mapa e saber a localização geográfica de Sampa e Grande SP. São Paulo está no limite da anomalia de chuvas (está fora da anomalia!); está na parte "branca" do mapa. E está um pouco acima da média nas máximas. (acho que uns 1,5ºC a mais em relação à média).

 

Cacolander, tenho q discordar de vc qto à anoma de temp máx: a RMSP tá sim na área de +2 de anomalia.

Quanto à chuva, vc tem razão. Por pouca coisa, Sampa tá na região de fraca anomalia positiva. Aqui no meu micro, aparece não exatamente como branco, mas como um bege bem suave.

Link to comment
Share on other sites

Pelo mapa das chuvas dá pra ver q o norte paranaense tem registrado grandes volumes pluviométricos, ao contrário do q ocorreu em janeiro passado.

 

Resta saber se seriam chuvas "normais" da estação ou chuvas geradas pela passagem de FF no oceano.

A anomalia térmica negativa, no oeste de SC/PR sugere a segunda hipótese.

(Mas poderia ser causada tbm pela nebulosidade constante na região.

 

Kim, eu acho que é por nebulosidade e instabilidades (palpite...).

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

É só analisar e enxergar o mapa e saber a localização geográfica de Sampa e Grande SP. São Paulo está no limite da anomalia de chuvas (está fora da anomalia!); está na parte "branca" do mapa. E está um pouco acima da média nas máximas. (acho que uns 1,5ºC a mais em relação à média).

 

Cacolander, tenho q discordar de vc qto à anoma de temp máx: a RMSP tá sim na área de +2 de anomalia.

Quanto à chuva, vc tem razão. Por pouca coisa, Sampa tá na região de fraca anomalia positiva. Aqui no meu micro, aparece não exatamente como branco, mas como um bege bem suave.

 

É verdade Lucci. Vendo melhor, a anomali nas máximas é da casa de uns +2ºC. Mas o que realmente bato na tecla e INSISTO é na questão das CHUVAS , que, repito, até agora, ESTÁ NORMALZINHO QUE SÓ.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

É só analisar e enxergar o mapa e saber a localização geográfica de Sampa e Grande SP. São Paulo está no limite da anomalia de chuvas (está fora da anomalia!); está na parte "branca" do mapa. E está um pouco acima da média nas máximas. (acho que uns 1,5ºC a mais em relação à média).

 

Cacolander, tenho q discordar de vc qto à anoma de temp máx: a RMSP tá sim na área de +2 de anomalia.

Quanto à chuva, vc tem razão. Por pouca coisa, Sampa tá na região de fraca anomalia positiva. Aqui no meu micro, aparece não exatamente como branco, mas como um bege bem suave.

 

Mas pode observar: em volta da RMSP, a anoma já tá em -25mm. E isto com 1 semana apenas. Se continuar assim, chega fácil aos 100 mm de anomalia negativa. :hang1:

Acredito que o q tá nos salvando, por paradoxalmente odiável que pareça, seja exatamente o efeito pró-conevcção gerado pela... UHI.

Link to comment
Share on other sites

Caco, concordo com você em relação as chuvas. Elas estão normais até agora, até na distribuição espacial, pois em todas as tardes temos muitos núcleos espalhados. E esse cenário provoca acumulados irregulares, e há lugares com chuva acima e abaixo da média, até próximos um do outro. A questão é: nos próximos dias vai sair do normal, infelizmente :(

 

O GFS vez ou outra aponta uma trégua da alta em 320h, mas na última rodada ele estaria lá até o fim da grade de 384h.

 

Pelos dois modelos globais, levando como base o fluxo constante de ar quente vindo de noroeste (potencializado pela circulação do anticiclone), permita-me discordar Artur, mas pelo menos umas duas máximas acima dos 35°C devem ocorrer na capital, infelizmente² :(

 

Interessante observar que o interior e a RMSP estarão bem parecidos em termos de máxima nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Mas pode observar: em volta da RMSP, a a nomal já tá em -25mm. E isto com 1 semana apenas. Se continuar assim, chega fácil aos 100 mm de anomalia negativa. :hang1:

Acredito que o q tá nos salvando, por paradoxalmente odiável que pareça, seja exatamente o efeito pró-conevcção gerado pela... UHI.

 

Lucci, vai piorar sim pois o bloqueio ainda nem se instalou por aqui! Como consequência temos tido chuvas convectivas por UR alta todos finais de tarde/início da noite. Mas como você alentou: a anomalia está em volta da RMSP, na própria RMSP a chuva está NORMALZINHA NESTE JANEIRO.

 

Hoje está igualzinho ontem! Deveremos ter pancadas fortes de chuva no final da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Caco, concordo com você em relação as chuvas. Elas estão normais até agora, até na distribuição espacial, pois em todas as tardes temos muitos núcleos espalhados. E esse cenário provoca acumulados irregulares, e há lugares com chuva acima e abaixo da média, até próximos um do outro. A questão é: nos próximos dias vai sair do normal, infelizmente :(

 

O GFS vez ou outra aponta uma trégua da alta em 320h, mas na última rodada ele estaria lá até o fim da grade de 384h.

 

Pelos dois modelos globais, levando como base o fluxo constante de ar quente vindo de noroeste (potencializado pela circulação do anticiclone), permita-me discordar Artur, mas pelo menos umas duas máximas acima dos 35°C devem ocorrer na capital, infelizmente² :(

 

Interessante observar que o interior e a RMSP estarão bem parecidos em termos de máxima nos próximos dias.

 

Viny, concordo 100% com você. Por enquanto está normal o regime de chuvas em Sampa. Daqui a uns dias que o padrão 2014 se reinstalará, esse é o ponto! É que parece que o pessoal tá com pressa para que o padrão/2014 se reinstale novamente...Para que a pressa?

 

Outra. O que o Artur não bota fé (e eu também!) é que Sampa atinja 38/39ºCºC :prankster:. Dois dias acima dos 35ºC acho MUITO BEM PLAUSÍVEL pelo que se desenha.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Obviamente, vamos observando os ajustes dos modelos. Mas calor é mais fácil de prever do que frio.

Discordo

Veja bem, essa é a previsão cautelosa. Pessoalmente, acredito que passe de 36°C.

Concordo,

 

O meu descalibrado termômetro de pelo trava a escala entre 32ºC e 42ºC....neste intervalo os critérios de sensações são tão pessoais que quando alguns falam inferno estão brincando, porém, outros literalmente indo para o inferno mesmo.

 

Esses valores certamente farão muitas vítimas fatais em casas de repouso e em especial no litoral.

 

Cuidem dos velinhos.....muitos irão nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Não acredito que esta primeira quinzena de Janeiro chegue a uma média de 32,5 graus, porque tem que computar os primeiros dias e já foi metade dos 15...resta saber qual a média das máximas do evento que vem ai, essa média vai ser bem interessante de acompanhar

 

Artur, nesse cálculo já estão computados as máximas de 1 a 6 de Janeiro, que já dá 30,5C de média, mais a previsão de hoje, até o dia 16! :ok:

 

Rodolfo, se até o dia 6 as médias das máximas estão em 30,5ºC, para se chegar a 32,5ºC teria-se que nos próximos 7 dias ter uma média das máxima de IMPOSSÍVEIS 34,5ºC! Completamente fora de cogitação.

 

Isso de 1 a 6.

 

Somando a máxima de ontem, já temos 31,0C de média entre 1 a 7! :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Pelo mapa das chuvas dá pra ver q o norte paranaense tem registrado grandes volumes pluviométricos, ao contrário do q ocorreu em janeiro passado.

(Jean, pulando de alegria kk)

Resta saber se seriam chuvas "normais" da estação ou chuvas geradas pela passagem de FF no oceano.

A anomalia térmica negativa, no oeste de SC/PR sugere a segunda hipótese.

(Mas poderia ser causada tbm pela nebulosidade constante na região. No leste do Paraná, nada de frio, mas ausência de calor acima da média, justamente devido à nebulosidade persistente no período mais kente dos dias e tbm às chuvas frequentes).

 

:laugh: :laugh: Carlos realmente não tenho o que reclamar com relação as chuvas, tenho 106 mm acumulados já é quase o dobro dos 60 mm que foram registrados durante todo o mês de Janeiro do ano passado, detalhe que por sinal a chuva também veio no início do mês, depois do dia 10 não choveu mais.. E agora parece que o tempo mais seco chega por aqui também nos proximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Isso de 1 a 6.

 

Somando a máxima de ontem, já temos 31,0C de média entre 1 a 7! :sarcastic: :sarcastic:

 

Rodolfo, juro por Deus que torço desesperadamente agora para que haja algum tipo de quebra de recorde; AMO MUITO ISSO! (by Mc Donalds). :laugh:

 

Na torcida!

 

É a única diversão que a gente tem hahahaha

Link to comment
Share on other sites

Pelo mapa das chuvas dá pra ver q o norte paranaense tem registrado grandes volumes pluviométricos, ao contrário do q ocorreu em janeiro passado.

(Jean, pulando de alegria kk)

Resta saber se seriam chuvas "normais" da estação ou chuvas geradas pela passagem de FF no oceano.

A anomalia térmica negativa, no oeste de SC/PR sugere a segunda hipótese.

(Mas poderia ser causada tbm pela nebulosidade constante na região. No leste do Paraná, nada de frio, mas ausência de calor acima da média, justamente devido à nebulosidade persistente no período mais kente dos dias e tbm às chuvas frequentes).

 

 

Excesso de nuvens, Carlos. Every day. As frentes frias que passam pelo oceano ajudam a sugar a umidade amazônica, por isso toda essa precipitação. Quando os ventos sopram do interior do continente a umidade vem que é uma beleza favorecendo as chuvas. O padrão de Janeiro passado é o oposto.

Link to comment
Share on other sites

Caco, concordo com você em relação as chuvas. Elas estão normais até agora, até na distribuição espacial, pois em todas as tardes temos muitos núcleos espalhados. E esse cenário provoca acumulados irregulares, e há lugares com chuva acima e abaixo da média, até próximos um do outro. A questão é: nos próximos dias vai sair do normal, infelizmente :(

 

O GFS vez ou outra aponta uma trégua da alta em 320h, mas na última rodada ele estaria lá até o fim da grade de 384h.

 

Pelos dois modelos globais, levando como base o fluxo constante de ar quente vindo de noroeste (potencializado pela circulação do anticiclone), permita-me discordar Artur, mas pelo menos umas duas máximas acima dos 35°C devem ocorrer na capital, infelizmente² :(

 

Interessante observar que o interior e a RMSP estarão bem parecidos em termos de máxima nos próximos dias.

 

Então Vinicius, aqui há um detalhe regional que escapa aos modelos, pois não são capazes de pegar detalhes como separação de serras e baixadas. Há ao menos duas barreiras naturais para o ar do interior, uma é a serra do Japi e outra é a serra da Cantareira, entre outras.

Outro detalhe é que ao mesmo tempo em que são barreiras, também são retentoras, onde a umidade maritima esbarra nessas serras. Mas quanto a fazer 35, até acredito que sim, mas depende muito se por acaso o litoral paulista acabe virando um borderline pra essa massa seca...se virar, esqueçe máximas acima de 33. Se o litoral paulista ficar dentro da área de atuação do ar seco, aí sim pode fazer 35 na capital em pontos isolados.

 

A circulação de fatores como a ORL e os trens de ondas entre outros milhares é quem vai determinar onde será o posicionamento da alta, que ao meu ver vem se definindo mas não está fechada onde ficará exatamente.

 

Na situação de Borderline, pode acontecer de termos 35 no mirante, 32 no IAG, 29 em São Bernardo e 21 no Riacho Grande, com Santos abaixo de 30 graus. Isso é bastante comum na grande SP até mesmo naquela onda de calor de Fevereiro. Não me lembro sinceramente de Santos ter sequer beliscado seu recorde de máximas histórico de Fevereiro, como aconteceu com o Mirante.

 

Acredito em ajustes ainda nos modelos.

Link to comment
Share on other sites

Veja bem, essa é a previsão cautelosa. Pessoalmente, acredito que passe de 36°C.

 

??? Não entendi. Qual é a previsão "cautelosa"? 39ºC é que não, né?

 

Não, 39 não. Nem em outubro quando tivemos a maior onda de calor da história não tivemos uma marca dessas... cautelosa é "pelo menos dois dias acima de 35°C", mas eu acredito que passe uns décimos de 36 em algum dia.

Link to comment
Share on other sites

Caco, concordo com você em relação as chuvas. Elas estão normais até agora, até na distribuição espacial, pois em todas as tardes temos muitos núcleos espalhados. E esse cenário provoca acumulados irregulares, e há lugares com chuva acima e abaixo da média, até próximos um do outro. A questão é: nos próximos dias vai sair do normal, infelizmente :(

 

O GFS vez ou outra aponta uma trégua da alta em 320h, mas na última rodada ele estaria lá até o fim da grade de 384h.

 

Pelos dois modelos globais, levando como base o fluxo constante de ar quente vindo de noroeste (potencializado pela circulação do anticiclone), permita-me discordar Artur, mas pelo menos umas duas máximas acima dos 35°C devem ocorrer na capital, infelizmente² :(

 

Interessante observar que o interior e a RMSP estarão bem parecidos em termos de máxima nos próximos dias.

 

Então Vinicius, aqui há um detalhe regional que escapa aos modelos, pois não são capazes de pegar detalhes como separação de serras e baixadas. Há ao menos duas barreiras naturais para o ar do interior, uma é a serra do Japi e outra é a serra da Cantareira, entre outras.

Outro detalhe é que ao mesmo tempo em que são barreiras, também são retentoras, onde a umidade maritima esbarra nessas serras. Mas quanto a fazer 35, até acredito que sim, mas depende muito se por acaso o litoral paulista acabe virando um borderline pra essa massa seca...se virar, esqueçe máximas acima de 33. Se o litoral paulista ficar dentro da área de atuação do ar seco, aí sim pode fazer 35 na capital em pontos isolados.

 

A circulação de fatores como a ORL e os trens de ondas entre outros milhares é quem vai determinar onde será o posicionamento da alta, que ao meu ver vem se definindo mas não está fechada onde ficará exatamente.

 

Na situação de Borderline, pode acontecer de termos 35 no mirante, 32 no IAG, 29 em São Bernardo e 21 no Riacho Grande, com Santos abaixo de 30 graus. Isso é bastante comum na grande SP até mesmo naquela onda de calor de Fevereiro. Não me lembro sinceramente de Santos ter sequer beliscado seu recorde de máximas histórico de Fevereiro, como aconteceu com o Mirante.

 

Acredito em ajustes ainda nos modelos.

 

 

SHOW de explicação, hein? Didática 1000!

Link to comment
Share on other sites

Veja bem, essa é a previsão cautelosa. Pessoalmente, acredito que passe de 36°C.

 

??? Não entendi. Qual é a previsão "cautelosa"? 39ºC é que não, né?

 

Não, 39 não. Nem em outubro quando tivemos a maior onda de calor da história não tivemos uma marca dessas... cautelosa é "pelo menos dois dias acima de 35°C", mas eu acredito que passe uns décimos de 36 em algum dia.

 

Nisso eu também acredito! Quem sabe não batemos o recorde de Jan/1999, que fez 37ºC cravados (um dia subsequente acho que 36,XºC). Será que tem chances? I hope so!

Link to comment
Share on other sites

Isso de 1 a 6.

 

Somando a máxima de ontem, já temos 31,0C de média entre 1 a 7! :sarcastic: :sarcastic:

 

Rodolfo, juro por Deus que torço desesperadamente agora para que haja algum tipo de quebra de recorde; AMO MUITO ISSO! (by Mc Donalds). :laugh:

 

Na torcida!

 

Sai fora, Caco! Chega de recordes de calor, né? :cray: :cray: :cray:

 

Lei de Murphy baziana vol.2: "Os modelos ficarão conflitantes vão corrigir os prognósticos de uma baleia polar abrangente e vão

diminuí-la, mas SEMPRE indicarão uma forte massa de ar quente com muita antecedência e consenso entre

eles, concretizando-se com maestria a previsão". :cray: :cray:

Link to comment
Share on other sites

 

Então Vinicius, aqui há um detalhe regional que escapa aos modelos, pois não são capazes de pegar detalhes como separação de serras e baixadas. Há ao menos duas barreiras naturais para o ar do interior, uma é a serra do Japi e outra é a serra da Cantareira, entre outras.

Outro detalhe é que ao mesmo tempo em que são barreiras, também são retentoras, onde a umidade maritima esbarra nessas serras. Mas quanto a fazer 35, até acredito que sim, mas depende muito se por acaso o litoral paulista acabe virando um borderline pra essa massa seca...se virar, esqueçe máximas acima de 33. Se o litoral paulista ficar dentro da área de atuação do ar seco, aí sim pode fazer 35 na capital em pontos isolados.

 

A circulação de fatores como a ORL e os trens de ondas entre outros milhares é quem vai determinar onde será o posicionamento da alta, que ao meu ver vem se definindo mas não está fechada onde ficará exatamente.

 

Na situação de Borderline, pode acontecer de termos 35 no mirante, 32 no IAG, 29 em São Bernardo e 21 no Riacho Grande, com Santos abaixo de 30 graus. Isso é bastante comum na grande SP até mesmo naquela onda de calor de Fevereiro. Não me lembro sinceramente de Santos ter sequer beliscado seu recorde de máximas histórico de Fevereiro, como aconteceu com o Mirante.

 

Acredito em ajustes ainda nos modelos.

 

Eu li esta mesma história por sua parte sobre a Onda de Outubro de 2014. Em vez de tu se atentar ao relevo, simplesmente olhe pra cima e veja as temperaturas em 850 hpa. Se alcançar acima dos 25ºC, como o Europeu por exemplo aponta, não há como simplesmente não fazer 36ºC no Mirante(só com instabilidades).

 

Bom, por aqui em Floripa dia lindo, mar calmo e cristalino. Excelente para aproveitar a praia !!! Já vejo algumas TCU's para os lados da Palhoça, veremos se vai dar em alguma coisa.

Link to comment
Share on other sites

pni 3,8

 

Inacreditável! Sem "ar polar velho"; apenas força da altitude e ar seco. Realmente outro mundo.

 

A 2a + baixa ficou em C do Jordão no horto...deu 10,0

 

Diferença brutal... não custa nada repetir que a parte alta do PNI é outro mundo. :good2:

 

Em Itapevi, depois do temporal de ontem que deixou 70 mm ou mais na cidade, o céu limpou e a mínima hoje cedo foi de 16ºC. Quanto aos recordes, só aprecio os de frio... estou sofrendo muito com esses dias quentes. :bad: :cray:

Link to comment
Share on other sites

O Alerta de Frio não é patético coisa nenhuma!

 

É que tem gente que se esquece que São Paulo é cortado pelo Trópico de Capricórnio, e não por 45/50 graus de latitude :sarcastic:

Isso sem falar quando somos pegos por quedas repentinas de temperatura por não ter ouvido a previsão do tempo.

 

Eu já saí pela manhã de calça e camisa de mangas curtas.

Fiquei o dia todo num local fechado.

Quando saí, lá pelas 7h da noite, estava 12°C em Sampa e eu, repito, de manga curta.

Tomei um conhaque no bar ao lado para chegar no metrô. :mosking:

Quando desci do metrô, aqui na zona norte, tomei outro para chegar em casa. :mosking:

 

Muita gente (A grande maioria) aqui na capital paulista já foi pego em situação semelhante.

Eu sempre tinha uma blusa de prontidão no trabalho.

Mas, naquele dia, estava num local fora da empresa.

 

Eu VIVIA passando por isso em São Paulo, porque na hora de escolher roupa, por via das dúvidas, eu sempre levava a menos pra não ficar carregando jaqueta e casaco depois. Acho que a lembrança mais marcante que tenho disso foi um dia, acho que 2011, que saí de casa para trabalhar às 7h com céu nublado, 13ºC e máxima prevista de 19ºC. Botei uma fina jaqueta e fui. Quando cheguei ao trabalho, já às 10h e ao lado da represa da Guarapiranga (sim, eu trabalhava a 35 km de casa e levava 3h pra chegar todos os dias), garoava, fazia 9ºC e eu já passava frio. Na hora do almoço, uma rara CHUVA FORTE E TROVOADAS COM 11ºC. E assim ficou o dia, chuvoso, com temperatura em torno de 10ºC naquela região o dia todo (e eu já com frio até dentro do escritório). Depois ainda saí 18h, fui pra faculdade e só cheguei meia-noite. Como passei frio aquele dia!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Buenos Aires vamos tendo uma quinta-feira de sol, algumas nuvens e muito calor. A temperatura atual é de 30,1ºC e com URA de 58%, proporcionando sensação térmica de 32,7ºC. O vento sopra de norte a 5 km/h e a pressão é de 1009 hpa. A mínima ficou em 21,1ºC às 6h25 e a máxima prevista é de 33ºC. Há possibilidade de chuva para o período da noite. Para amanhã e sábado o SMN prevê máxima de 35ºC, e para domingo máxima de 33ºC.

Link to comment
Share on other sites

Pelo mapa das chuvas dá pra ver q o norte paranaense tem registrado grandes volumes pluviométricos, ao contrário do q ocorreu em janeiro passado.

(Jean, pulando de alegria kk)

Resta saber se seriam chuvas "normais" da estação ou chuvas geradas pela passagem de FF no oceano.

A anomalia térmica negativa, no oeste de SC/PR sugere a segunda hipótese.

(Mas poderia ser causada tbm pela nebulosidade constante na região. No leste do Paraná, nada de frio, mas ausência de calor acima da média, justamente devido à nebulosidade persistente no período mais kente dos dias e tbm às chuvas frequentes).

 

 

 

Kim, eu acho que é por nebulosidade e instabilidades (palpite...).

 

Abs!

 

 

 

Excesso de nuvens, Carlos. Every day. As frentes frias que passam pelo oceano ajudam a sugar a umidade amazônica, por isso toda essa precipitação. Quando os ventos sopram do interior do continente a umidade vem que é uma beleza favorecendo as chuvas. O padrão de Janeiro passado é o oposto.

Vamos de , então!

Mas essas nuvens entram no Estado, como o Igor comentou, devido em parte pela passagem das frentes no oceano.

Sem este fator, dependeríamos exclusivamente de chuvas convectivas de curta duração, com maiores períodos de sol ao longo dos dias e consequentemente, máximas mais elevadas.

 

Minha memória climática não é mto boa, mas lembro do quadro geral de dez/jan/fev do ano passado, qdo sopravam ventos do mar dia após dia.

Esses ventos gerados pela Asas no leste do Sudeste empurravam mtas vzs até mesmo as Cirrus e bigornas das Cb's para NW ou Oeste, algo raramente visto por aki.

No litoral praticamente não chovia, já q as nuvens não conseguiam avançar para leste, além dos limites da Serra do Mar.

 

Neste início de verão a dinâmica é outra.

Talvez tenhamos ainda curtos episódios de calor, porém não acredito mto em recordes no Sul.

 

Abraços

 

Link to comment
Share on other sites

Ontem nesse mesmo horário, vários núcleos já estavam ativos sobre a Mantiqueira e Vale do Paraíba. Hoje, só um núcleo na divisa de SP e MG, entre Bragança Paulista e Extrema.

 

Isso é porque hoje a atmosfera está sensivelmente mais seca!

 

Se você for observar a sondagem vai ver claramente que os valores de instabilidades estão bem menores que ontem...

 

Já é o começo dos efeitos da ASAS

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.