Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2015


Recommended Posts

Renan, como você não informou o total de chuvas de 2014 em Juiz de Fora, fiz um levantamento da estação convencional do Inmet.

Vou divulgar o total anual de chuvas de algumas estações convencionais, pluviométricas e uma particular.

A de Juiz de Fora vou informar as chuvas mensais e o total anual.

 

Juiz de Fora ano de 2014

Jan 130,5 mm

fev 60,4

mar 60,2

abr 130,2

mai 9,8

jun 28,3

jul 30,1

ago 11,6

set 4,9

out 63,1

nov 180,2

dez 155,7

Total 865,0 mm

 

Outras cidades com totais anuais

2014

Zona da Mata de Minas

Muriaé-MG 1.025,0 mm

Caparaó 955,0

Viçosa 821,0 mm

Cataguases 811,0(telemétrica da ANA)

 

Belo Horizonte 954,0 mm

 

Cidades do Rio de Janeiro

Itaperuna 970,0 mm

Laje do Muriaé 961,0 mm(particular)

Cordeiro 675,0

Campos 672,0

Santo Ant.de Pádua 596 mm

Link to comment
Share on other sites

MInhas estaçoes nesse mes chuvoso que costuma ser dezembro

 

Lage 2mm

 

Reserva 2,5mm

Não entendi.. Esses números aí são acumulados de dez/2014 nas 2 estações?

 

+

Bruno D,

Sim, é mais provável um núcleo de tempestade produzir granizo qdo este se forma dentro ou na borda de um sistema de Alta, do q se o mesmo se formasse no interior de uma massa de ar kente e úmida.

Não é difícil entender por q..

 

Nas regiões Norte e Nordeste, em épocas chuvosas as tempestade são comuns. As massas de ar q atuam nessas Regiões geralmente são kente/úmidas e granizadas são raras ou inesistentes.

 

Já, no centro oeste da Argentina e tbm no oeste do Texas, regiões áridas ou sub-úmidas, é mto comum as tempestades produzirem granizo, às vzs gigantes.

 

Abraços..

 

Algumas imagens q fiz neste final de tarde em Pinhais...

10906008_320929414771368_4861257301108653833_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=6658b42c7400bd055b2e8ff1a94def74&oe=55321AF0&__gda__=1428461384_1411be316c7af591740c6ec7d5097f56

10270395_320928864771423_4829983126329681731_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=0a94605694d0d468fd39712f49cd4b5e&oe=55348FBC&__gda__=1433282912_2dffaf7a2f26c230311401377f456ccc

10676254_320928191438157_6815473897041898272_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=038d04f67e83c100bf356ca6da71ca04&oe=553DB6F3&__gda__=1433099717_a50870645f555f99ccae34c8d15a643f

Link to comment
Share on other sites

De Javu (é assim que se escreve?) verão/2014 começou por aqui em Sampa no decorrer desta 6ª feira. A mínima aind foi "light" na Granja Viana: 19,5ºC. Máxima já estúpida de 33,2ºC, porém pouco perto do que enfrentaremos nos próximos 10 dias de bloqueio. No momento céu limpíssimo e horrorendos 27,4ºC. Noite será FODA!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, Zie e Igor!

nhaa sempre mto bom receber elogios rs

 

Eu não tenho cam profissional (nem amadora :laugh: )

 

Uso meu cel pra tudo, principalmente pra fotografar as nuvens. É um Philco Phone 500, com uma cam 8 mp.

 

É bom saber q as imagens tem boa qualidade, já q só visualizo elas pelo cel e não tinha mta noção disso ha ha…aff

 

Vlw

 

Muitos relãmpagos na direção de Joinville.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo Carlos 2mm acumuladas nesse Dezembro , se cair 50mm até o fim do mes é muito ainda

 

Agora enquanto dentro de casa da pra ficar só de bermuda ( 23°C ) la fora 17°C , Reserva com 15,7°C e viva o ar seco , nenhuma nuvem !

 

Alias o Alan Hof me disse que aqui ta a mesma temperatura de Londres .... kk

 

 

GFS segue insistindo em possives pancadinhas nas tardes dos proximos dias ...

 

GFS 18UTC Chuva, Brazil - Maria da Fé :

 

 

Day 1 (Sat 10.1.2015):

4.48 (Total precipitation (mm))

 

Day 2 (Sun 11.1.2015):

3.1 (Total precipitation (mm))

 

Day 3 (Mon 12.1.2015):

2.19 (Total precipitation (mm))

Link to comment
Share on other sites

e que torce para o bloqueio continuar até vc sair da praia.

 

 

Sério que você quer que eu páre de pensar em mim em primeiro lugar para pensar nos outros em primeiro lugar? Justamente na data que vou à praia vou mesmo é torcer para pegar CHUVA em nome da "humanidade, da desgraça alheia"? Pô Renan, menos... Já teve o ano passado inteirinho para chover e ainda tem mais... justamente nos 4 dias que eu vou à praia, EU QUERO É BLOQUEIO MESMO POR UNS 10 DIAS!! Depois que CHOVA ATÉ FINAL DE MARÇO!!! (com excessão novamente no final de semana de 30 à 014/Fev)...

Link to comment
Share on other sites

Média de Máximas de 1 a 9 Janeiro no Mirante (contando com a leitura das 18utc de hoje): 31,4C

 

Algumas Expectativas para a média de máximas na primeira quinzena de Janeiro (1 a 15/1), levando em conta a previsão para os próximos dias, emitida essa noite, mais os dados já computados pelo Mirante até hoje:

 

Climatempo: 32,1C

Somar: 32,2C

CPTEC: 31,5C

Foreca: 32,4C

 

Média de 1 a 15/01 em 2014: 31,7C

 

Pelos principais institutos, somente o CPTEC acha que a primeira quinzena de Janeiro deste ano, será inferior ao ano passado...

Link to comment
Share on other sites

e que torce para o bloqueio continuar até vc sair da praia.

 

 

Sério que você quer que eu páre de pensar em mim em primeiro lugar para pensar nos outros em primeiro lugar? Justamente na data que vou à praia vou mesmo é torcer para pegar CHUVA em nome da "humanidade, da desgraça alheia"? Pô Renan, menos... Já teve o ano passado inteirinho para chover e ainda tem mais... justamente nos 4 dias que eu vou à praia, EU QUERO É BLOQUEIO MESMO POR UNS 10 DIAS!! Depois que CHOVA ATÉ FINAL DE MARÇO!!! (com excessão novamente no final de semana de 30 à 014/Fev)...

Estou a rir-me dos dois!

 

:rofl:

Link to comment
Share on other sites

Em Buenos Aires tivemos uma madrugada quente, sempre acima dos 25ºC, com chuva forte de manhã, com acumulado de 31,8 mm na automática do SMN, que fez a temperatura chegar a 22,1ºC às 9h38. Passada a chuva, o sol apareceu e a umidade se manteve elevada, proporcionando um dia de calor intenso. A máxima foi de 34,7ºC às 16h49, enquanto que a sensação térmica chegou a 38,9ºC. Por causa do calor, o SMN eleveou de verde para amarelo o alerta por ondas de calor em Buenos Aires. Agora (21:14) permanece um forno: faz 30,9ºC, com URA de 59% e sensação térmica de 34,6ºC. O vento sopra de sudoeste a 3 km/h e a pressão é de 1003 hpa. Os ventos de sul e leste devem proporcionar temperaturas um pouco menores amanhã, mas ainda assim a previsão é de mínima de 21ºC e máxima de 32ºC. No domingo o calor úmido volta com tudo, com máxima de 36 graus e sensação térmic que deve superar este valor. Amanhã o sol nasce às 5h52 e se pôe às 20h10.

Link to comment
Share on other sites

Lendo o agroclima , olhem isso .....

 

Previsão Climática para Janeiro

 

Região Sudeste

 

As chuvas mais intensas ocorrem no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e norte do Estado de São Paulo, [highlight=yellow]com a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) nna segunda quinzena do mês[/highlight]. Na primeira quinzena a chuva ocorre em forma de temporais isolados de verão. O norte de Minas e o Espírito Santo terão um mês seco

Link to comment
Share on other sites

Sorte que a ASAS vai enfraquecer bem no dia em que o Caco voltar pra cá pra Sampa e sorte também que essas pancadas de verão durante a atuação da ASAS dificilmente atingem o litoral.

Só que o complicado é que se o tempo secar entre 30/01 até 14/02, o acumulado de fevereiro vai estar bem comprometido.

Mas achei muito engraçado o "bloqueio pangaré" rsrs

Link to comment
Share on other sites

Noite lascada de calor. No momento 26,2ºC. Já tomei banho gelado mas não refresca, fico grudento o tempo inteiro. Sinto-me na paria de noite. Sorte que lá tem ar condicionado dentro do quarto onde mantenho nos 21ºC. Tenebroso! Minha maior mínima no ano passado (e já registrada por mim na Granja desde que meço as temperaturas desde 2006) foi de 22,4ºC. Embora sofrendo, torcendo para quebra de recorde. Nadica de um pingo de chuva hoje.

Link to comment
Share on other sites

A máxima ficou em 31,8C hoje... :cray:

Renan, não reclama. :laugh:

 

Aqui em Sampa, leitura de 0h UTC (22h verão),

Mirante: 21,9°C / 34,0°C

IAG: 19,6°C / 34,8°C

 

 

Às 23h (Verão),

Mirante (Aut.): 28,1°C :heat:

IAG: 24,0°C

 

Vai ser mais uma noite de ventilador em cima do corpo até amanhecer. :sad: :heat:

Link to comment
Share on other sites

A máxima ficou em 31,8C hoje... :cray:

Renan, não reclama. :laugh:

 

Aqui em Sampa, leitura de 0h UTC (22h verão),

Mirante: 21,9°C / 34,0°C

IAG: 19,6°C / 34,8°C

 

 

Às 23h (Verão),

Mirante (Aut.): 28,1°C :heat:

IAG: 24,0°C

 

 

É Rena, não reclama. Granja Viana com sufocantes 25ºC agora. Variei de 19,5ºC/33,4ºC sem um pingo d´água. As mínimas do Mirante APAVORAM!!! Calculo uma mínima entre 21/22ºC para cá amanhã cedo. Mirante entre 23ºC/24ºC.

Link to comment
Share on other sites

Vento e chuva novamente hoje,não lembro de um período dezembro-janeiro tão chuvoso...POA hoje, foi algo espetacular https://www.facebook.com/photo.php?fbid=785280864891356&set=pcb.785281168224659&type=1&theater

 

Fiz 3 vídeos bem legais tambem e botei no blog

 

http://coolclima.blogspot.com.br/2015/01/tempestade-em-porto-alegre-e-torres.html?m=1

Link to comment
Share on other sites

Caras, rezem para o GFS com todas as forças pessoal do Sudeste... Para 240 horas ambos modelos pegam um brake no bloqueio, com ventos de sul entrando no leste Sul do País (uma marítima), porém, o GFS já pega o bloqueio em 500 hpa perdendo muita força, ao contrário do Europeu.

 

Vejam a Diferença, primeira com a solução do GFS, que é praticamente de fim do bloqueio forte :

 

y3x3cYx.gif

 

Já o Europeu, apesar de pegar uma folga, pega algo que nem na atual situação temos, um centro de de Alta ainda mais poderoso, com bizarros e inacreditáveis 594 de Geopotencial indo para Oeste(além da conservação do bloqueio em 500 hpa, apesar da pausa dele em médios e baixos níveis :

 

jC2oOUC.gif

 

A acompanhar as próximas saídas.

Link to comment
Share on other sites

Lendo o agroclima , olhem isso .....

 

Previsão Climática para Janeiro

 

Região Sudeste

 

As chuvas mais intensas ocorrem no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e norte do Estado de São Paulo, [highlight=yellow]com a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) nna segunda quinzena do mês[/highlight]. Na primeira quinzena a chuva ocorre em forma de temporais isolados de verão. O norte de Minas e o Espírito Santo terão um mês seco

 

Achei legal, mas quando vi que a fonte era CLIMATEMPO, perdeu minha confiança total!! :sarcastic: :sarcastic:

 

De qualquer forma, o CFS, que é a nossa melhor fonte hoje, segue sinalizando o retorno das chuvas, e fim do padrão de ASAS no final do mês pra SP, sul de MG e RJ.

Link to comment
Share on other sites

Já sabia que o Agroclima era da Climatempo. Aliás, quanta incoerência, pois no vídeo postado pelo Zie a meteorologista diz que não teremos mais ZCAS nesse verão, enquanto o Agroclima diz o contrário (ZCAS na segunda quinzena deste mês).

Ultimamente a Climatempo tá com a moral baixa rsrs

Sorte que foi a Climatempo que falou que não teria ZCAS e que a chuva ficaria irregular nos próximos 2 meses, pois a chance de se confirmar é muito pouca. O motivo de preocupação seria se fosse o CFS indicando isso rs

Link to comment
Share on other sites

Mínima tranquila hoje cedo na Granja: 22ºC :shok: . Isso só ocorreu nas noites mais quentes do verão passado (traduzindo: logo após o Natal/13 até meados de fevereiro de 2014 direto!) e esta noite passada.) E parece que, por pelo menos uma semana, será assim. Animadora as previsões que o bloqueio enfaquecerá justamente o pós-praia; lá para dia 18/19/Janeiro.

 

Como disse o Sra. da Climatempo, esse bloqueio é diferente do do ano passado. O versão 2014 tem magnitudes catastróficas e ocorre a cada 60-60 anos.. Quando falo em "pangaré" o desse ano, obviamente é se se comparar com o do ano passado. Livre de comparação trata-se de um fortíssimo bloqueio, sem dúvida alguma. Ele começou ontem a influenciar fortemente aqui em Sampa. Espero que as projeções mudem e ele enfraqueça o mais breve possível ou perca a intensidade. Depois da praia ainda sonho e desejo MUITAS ZCAS!! Nem sei mais o que é isso!!!

 

No momento, sol e céu azul de brigadeiro e 28,4ºC na Granja Viana. Deveremos beliscar os 34ºC hoje. (quem diria...tipo de temperatura inimaginável até 3 anos atrás que agora virou "normal" em ondas de calores mais violentas...). Tipo, o padrão inverno já era sabido que havia mudado (para PIOR!!!) há muitos anos do PR para cima. De 3 anos para cá agora o padrão do verão também piora (desta feita incluindo também o RS e SC).

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo Carlos 2mm acumuladas nesse Dezembro , se cair 50mm até o fim do mes é muito ainda

Sobrinho pateta! Eu sabia q tinha algo errado!

Vc falou em acumulado de 2 mm na estação de Reserva em DEZEMBRO e eu achei um absurdo. Não acreditei! Seria algo histórico. Por isso pergunte se era mesmo de dezembro o valor e vc confirmou.

Acho q vc pensa q ainda estamos em dezembro kkkkkk

Fui verificar e encontrei este valor, q é o de dez/2014:

Reserva

10917346_321055228092120_323379945671686559_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=2e4d8ad31360cb5c627ab137b5634c64&oe=5521A744&__gda__=1428359444_e59e61256c8a747ae5d88eaecf47b065

Claro q é um valor mto abaixo do esperado para dezembro aí na tua região, mas assusta menos do q os 2 mm q corresponde ao acumulado de jan/2015 até hj (10/01).

:rtfm:

Abraço

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio Grande, temporada típica de verão.

 

Céu azul de manhã e chuvas/tempestades à tarde.

 

Peguei ontem um calor sufocante perto de Ivoti, próxima a Novo Hamburgo. O maluquinho indicava 37º C. Na sequência uma tempestade com ventos fortes e árvore derrubada na estrada.

 

Depois da chuvarada que entrou pelo início da noite, temperaturas muito agradáveis em Canela.

 

21,4º C em Gramado agora.

 

Sem pressa para pegar o calor senegalesco que faz em São Paulo.

 

Abraços e bom dia a todos!

Link to comment
Share on other sites

Mínima de agradáveis 28,2°C aqui em casa, praticamente norte da Rússia.

 

Hoje o dia promete.

 

Abraços

 

Meu Deus!!! Tem ar condicionado aí? Aqui mínima de 22ºC cravados.

 

Nada de ar, mas estamos providenciando, o ano foi ruim demais e la se foi todo o dinheiro. kkkk

 

Só ventiladores no máxima, quando ligamos todos até a casa estufa. :heat: :heat:

 

Esquentando demais, agora 34,8ºC horário solar 8:37

 

Com cara de pré frontal brabo, aqueles aplicativos de celular indicam mudança de tempo que não consigo aceitar.

 

Uma leve refrescada amanhã no máximo.

Link to comment
Share on other sites

No momento, sol e céu azul de brigadeiro e 28,4ºC na Granja Viana. Deveremos beliscar os 34ºC hoje. (quem diria...tipo de temperatura inimaginável até 3 anos atrás que agora virou "normal" em ondas de calores mais violentas...). Tipo, o padrão inverno já era sabido que havia mudado (para PIOR!!!) há muitos anos do PR para cima. De 3 anos para cá agora o padrão do verão também piora (desta feita incluindo também o RS e SC).

 

O JT tava certo!!!!!!!!! Volta João Tur!!! :rofl: :rofl: :rofl:

 

Em Bagé a última onda de calor foi em dez 2012... Desde lá mal teve máximas acima de 35°C !! Coisa rara na Campanha. Isto pelo padrão de chuvas que está fora do normal. Lembrando que a maior temperatura por lá é de 41°C registrada em 1 de janeiro de 1943!!

Link to comment
Share on other sites

Nada de ar, mas estamos providenciando, o ano foi ruim demais e la se foi todo o dinheiro. kkkk

 

Com cara de pré frontal brabo, aqueles aplicativos de celular indicam mudança de tempo que não consigo aceitar.

 

Uma leve refrescada amanhã no máximo.

 

Ué... tem FF programada para o litoral de SP amanhã? Não sabia dessa! Ótimo! Será que influencia o tempo aqui encima da serra? Por isso que via umas máximas menos absurdas previstas pelos institutos a partir de amanhã! :pleasantry:

 

Granja Viana com 28,9ºC; subindo e sem nuvem alguma no céu por ora.

Link to comment
Share on other sites

No momento, sol e céu azul de brigadeiro e 28,4ºC na Granja Viana. Deveremos beliscar os 34ºC hoje. (quem diria...tipo de temperatura inimaginável até 3 anos atrás que agora virou "normal" em ondas de calores mais violentas...). Tipo, o padrão inverno já era sabido que havia mudado (para PIOR!!!) há muitos anos do PR para cima. De 3 anos para cá agora o padrão do verão também piora (desta feita incluindo também o RS e SC).

 

O JT tava certo!!!!!!!!! Volta João Tur!!! :rofl: :rofl: :rofl:

 

Em Bagé a última onda de calor foi em dez 2012... Desde lá mal teve máximas acima de 35°C !! Coisa rara na Campanha. Isto pelo padrão de chuvas que está fora do normal. Lembrando que a maior temperatura por lá é de 41°C registrada em 1 de janeiro de 1943!!

 

Vitor, estou falando de Brasil. Bagé, Livramento, Uruguaiana, etc (Campanha em geral). Você sabe muito bem disso. Já se assemelha muito mais com BSAires e Montevideo. O Sul gaúcho tem um clima peculiar em relação até mesmo ao restante do Sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo Carlos 2mm acumuladas nesse Dezembro , se cair 50mm até o fim do mes é muito ainda

Sobrinho pateta! Eu sabia q tinha algo errado!

Vc falou em acumulado de 2 mm na estação de Reserva em DEZEMBRO e eu achei um absurdo. Não acreditei! Seria algo histórico. Por isso pergunte se era mesmo de dezembro o valor e vc confirmou.

Acho q vc pensa q ainda estamos em dezembro kkkkkk

Fui verificar e encontrei este valor, q é o de dez/2014:

Reserva

10917346_321055228092120_323379945671686559_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=2e4d8ad31360cb5c627ab137b5634c64&oe=5521A744&__gda__=1428359444_e59e61256c8a747ae5d88eaecf47b065

Claro q é um valor mto abaixo do esperado para dezembro aí na tua região, mas assusta menos do q os 2 mm q corresponde ao acumulado de jan/2015 até hj (10/01).

:rtfm:

Abraço

 

Tinha me esquecido que ja era Janeiro .... em Janeiro temos 2mm kkkkkkkkk perdão :rofl:

 

Dia começou com temperaturas entre 11°C e 13°C mais aqueeceu bem rapido já temos temperaturas perto dos 23°C , ta horrivel !

 

 

Rodolfo tem um video no site da climatempo , sem ZCAS pra esse mes e pros Proximos ... insistem em falar que esse bloqueio é uma formiga perto do ano de 2014

Link to comment
Share on other sites

NANI, tem um outro tópico que eu coloquei a precipitação total de 2014. Mas interessante observar alguns valores que

você postou aí. Como choveu pouco em Viçosa e Cataguases! :negative:

 

================================================================

 

ALDO E CACO...perdão...parece que estou estressado com mais um verão seco e quente por aqui. Quando eu havia pensado

que as coisas tinham normalizado em Novembro, eis que me aparece um Dezembro com pouca chuva e um Janeiro agora com praticamente

nada de chuva também.

 

É, Caco, você pode torcer para o tempo seco na sua praia sim, mas por favor, que seja um buraco de sol na praia e o resto com chuva :clapping: :laugh: .

 

================================================================

 

Devido ao ar seco, tivemos a mínima de 16,4ºC e agora já esquentou bastante (28,4C). Vamos aos 32/33 hoje!

Link to comment
Share on other sites

... insistem em falar que esse bloqueio é uma formiga perto do ano de 2014

 

Vamos monitorando. Acho que dependo muito da região. Por aqui esse bloqueio começou a "mostrar as garras" ontem. Por aí a coisa esta feia mesmo já faz tempo. Aqui em janeiro já choveu 100 mm, embora só convectiva; nada de ZCAS, que não vislumbro no horizonte. Concordo com a Climatempo (para cá), que este bloqueio, em comparação com o de 2014, é fichinha. Isso não significa, de forma alguma, que ele não seja muito intenso..

 

No momento calor escaldante de 32,9ºC na Granja Viana; céu sem nenhuma nuvem. Mínima de porcos 22ºC.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.