Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2015


Recommended Posts

Aqui em Buenos Aires, dia parcialmente nublado e quente, com valores bem típicos desta época do ano: a mínima foi de 20,2ºC às 3h40 e a máxima de 30,6ºC às 17h25. Agora (18h42) temos sol, 29,5ºC, URA de 49% e sensação térmica de 30,3ºC. O vento sopra de norte a 5 km/h e a pressão é de 1006,6 hpa. Amanhã a previsão é de um dia bem quente, com mínima de 21ºC e máxima de 33ºC, com umidade e elevada sensação térmica. Há chances de chuva à noite. O sol nasce às 5h50 e se põe às 20h10.

Link to comment
Share on other sites

Não acredito que esta primeira quinzena de Janeiro chegue a uma média de 32,5 graus, porque tem que computar os primeiros dias e já foi metade dos 15...resta saber qual a média das máximas do evento que vem ai, essa média vai ser bem interessante de acompanhar

 

Artur, nesse cálculo já estão computados as máximas de 1 a 6 de Janeiro, que já dá 30,5C de média, mais a previsão de hoje, até o dia 16! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Essa estação nunca ficou debaixo d'água em enchentes? :mosking:

 

-------------

Alguns institutos estão agora importando oficialmente o termo "[shadow=blue]aguaceiro[/shadow]" de Portugal que eu nunca tinha ouvido falar até que sites internacionais de previsão do tempo usaram tradutor automático para suas previsões no Brasil. Aliás um temporal atinge partes de Santo André.

Eu também já conhecia esse termo e ouvia até com certa regularidade antigamente.

 

No livro Climatologia do Brasil, de Edmon NImer, publicação do IBGE, a palavra aguaceiro aparece várias vezes.

 

--------------

Já falei. Pode se aproximar à primeira quinzena de janeiro do ano passado, mas a mesma é INSUPERÁVEL!!! Aliás, janeiro (este principalmente) e a 1ª quinzena de fevereiro/2014 são irreparáveis em termos de calor. Nunca mais veremos algo parecido; pode escrever; só na próxima encarnação.

Confesso que já não tenho mais esta certeza... :sad:

Link to comment
Share on other sites

 

Gente, só esclarecendo uma coisa: o alerta de frio da Defesa Civil de SP, se não me engano (e me corrijam se eu estiver errado) é dado, no caso da capital paulista, para temperatura ou sensação térmica abaixo de 10ºC. E o alerta não é para fazer auê pra mídia dizer que está frio em São Paulo, mas sim para proteger vida de pessoas em situação de rua. Por isso acho bastante inapropriado classificar como patético um alerta de um frio que pode levar moradores de rua à hipotermia ou morte.

 

É disso que eu to falando. Se eu fosse morador de rua, teria sérios problemas em dias frios. Temos que nos colocar no lugar deles.

 

 

O Alerta de Frio não é patético coisa nenhuma!

 

É que tem gente que se esquece que São Paulo é cortado pelo Trópico de Capricórnio, e não por 45/50 graus de latitude :sarcastic:

 

Eis a explicação no site do CGE:

 

Com a chegada das estações mais frias do ano, o CGE realiza um assíduo acompanhamento das baixas temperaturas. A partir do mês de maio, quando há previsão de temperatura mínima igual ou inferior a 13ºC, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) é informada, e diante desta condição, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) mobiliza suas equipes e veículos para atender e encaminhar moradores de rua para abrigos da Cidade.

 

Conforme as informações repassadas pelo CGE, a Comdec também considera uma escala de criticidade para as baixas temperaturas, sendo elas:

 

Atenção: entre 13ºC e 10ºC

Alerta: abaixo de 10ºC

 

Ressalta-se que além da temperatura instantânea, a sensação térmica também é considerada, uma vez que mesmo que os termômetros indiquem valores acima dos considerados nos estados de criticidade, os ventos podem proporcionar sensação de temperaturas bem menores.

Link to comment
Share on other sites

Estava na rua, aqui próximo de casa, agora à tarde, quando houve 2 relâmpagos muito próximos. :shok:

O barulho dos trovões foi ensurdecedor.

Levei um dos maiores sustos dos últimos anos.

 

----------

Segundo aguaceiro do dia aqui na zona norte de Sampa, mais trovoadas.

As chuvas foram mais intensas na zona norte, parte da leste e começo da sul.

Acumulados pontuais de até 50,8 mm na Penha (SAISP), zona leste.

Na automática do Mirante: 18,2 mm até 20h.

 

Eu não esperava essa chuvarada para hoje.

 

Mirante: 20,1°C / 33,7°C

IAG: 19,1°C / 33,8°C

Link to comment
Share on other sites

Alguns institutos estão agora importando oficialmente o termo "[shadow=blue]aguaceiro[/shadow]" de Portugal que eu nunca tinha ouvido falar até que sites internacionais de previsão do tempo usaram tradutor automático para suas previsões no Brasil. Aliás um temporal atinge partes de Santo André.

 

achava que era comum, já ouvi esse termo várias vezes no interior do estado.

=======

houve queda de granizo, quando voltava para casa pela marginal Tietê.

 

Meus pais, que são do interior, sempre usaram esse termo.

Link to comment
Share on other sites

O Alerta de Frio não é patético coisa nenhuma!

 

É que tem gente que se esquece que São Paulo é cortado pelo Trópico de Capricórnio, e não por 45/50 graus de latitude :sarcastic:

Isso sem falar quando somos pegos por quedas repentinas de temperatura por não ter ouvido a previsão do tempo.

 

Eu já saí pela manhã de calça e camisa de mangas curtas.

Fiquei o dia todo num local fechado.

Quando saí, lá pelas 7h da noite, estava 12°C em Sampa e eu, repito, de manga curta.

Tomei um conhaque no bar ao lado para chegar no metrô. :mosking:

Quando desci do metrô, aqui na zona norte, tomei outro para chegar em casa. :mosking:

 

Muita gente (A grande maioria) aqui na capital paulista já foi pego em situação semelhante.

Eu sempre tinha uma blusa de prontidão no trabalho.

Mas, naquele dia, estava num local fora da empresa.

Link to comment
Share on other sites

Em Brusque 34,3°C no abrigo a beira do Rio Itajaí-Mirim . Razoável. :sarcastic:

 

Essa estação nunca ficou debaixo d'água em enchentes? :mosking:

 

:laugh:

 

O abrigo foi feito em 2013, por isso ainda não enfrentou grande risco. A cota ali deve ser entre 7~7,5 metros, isto é começo de cheia. Se der enchente e não retirar, para em Itajaí. O dono tem que ficar bastante esperto porque pelo GE está a apenas 10 metros da água, (até mais do que pensei). Uma rápida elevação no nível e tchau.

 

Como não choveu no Centro, muito calor nele, no momento 27,1°C ainda. Mas temos cara de chuva, ou será que a chuva rumou a SP?

 

Se aguaceiro é termo de Portugal, parece normal que na Ilha do Desterro, colonizada por Açorianos se use também. Por aqui só ouvi um Regen uma vez, de um casal velho, o normal é chuva, trovoada, tempestade, no bom português brasileiro.

Link to comment
Share on other sites

Eu já saí pela manhã de calça e camisa de mangas curtas.

Fiquei o dia todo num local fechado.

Quando saí, lá pelas 7h da noite, estava 12°C em Sampa e eu, repito, de manga curta.

Tomei um conhaque no bar ao lado para chegar no metrô. :mosking:

Quando desci do metrô, aqui na zona norte, tomei outro para chegar em casa. :mosking:

 

Muita gente (A grande maioria) aqui na capital paulista já foi pego em situação semelhante.

Eu sempre tinha uma blusa de prontidão no trabalho.

Mas, naquele dia, estava num local fora da empresa.

 

Quem nunca foi pego, que atire a primeira pedra!!

 

Até mesmo eu mais recentemente, que olho modelos diariamente, já fui pego de surpresa algumas vezes de calças e mangas curtas.

 

Acontece com todos nois mortais! :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Que belas fotos Ricardo!

 

======================================

 

Aqui ainda chove e olhando o Radar da USP, temos chuvas fortes no oeste da Grande SP. Creio que essa chuva deva estar atingindo lá onde o Caco mora!

 

Ricardo, tuas fotos ficaram show de bola! :good2:

 

Daniel85, na verdade a chuva está concentrada mais à oeste, exatamente na minha cidade (Itapevi). Chove ininterruptamente desde às 19 horas por aqui.

 

Gráfico de uma estação do CEMADEN que fica no outro lado da cidade (Vitápolis)... certamente já passamos dos 60 mm:

 

10551059_10205860360133337_8511548654342217329_n.jpg?oh=786ded972a48b8210c11da641213395a&oe=553DECCE

 

Enchente na região de Amador Bueno (SP-274) no início desta noite:

 

10906548_767953759947757_7971691082136402130_n.jpg?oh=e25c669cac80fd317f8f56d9103fb91e&oe=5533D82B

Link to comment
Share on other sites

Evandro. Até pensei que a chuva tivesse caído bastante também pros lados do Granja Viana. Mas belo acumulado por aí.

 

--

Por aqui voltou a chover forte mais ou menos por volta das 20 horas. Mas agora não chove mais. Eu também não esperava por toda essa chuva na Grande SP.

 

---

Faço a mesma pergunta que o Rodolfo. E além disso, queria saber se são dados do Europeu ou do GFS.

Link to comment
Share on other sites

A automática do Mirante soma 47,0 mm até 22h (Verão).

 

A temperatura caiu para 18,7°C na hora da chuva mais forte (20-21h).

Agora, está em 20,7°C.

 

Ainda chove em pontos isolados de Sampa.

 

Repito: eu não esperava toda essa chuva para hoje.

 

Excelente volume!! Ainda mais diante do que tá por vir...

 

Ninguem esperava esse volume... São Paulo e sua termodinâmica sempre surpreendendo!

Link to comment
Share on other sites

Dias 15 e 16 São Paulo pode ter máximas entre 36 e 39°C, com dados de hoje.

 

São Paulo Interior, ou São Paulo Capital??

 

Europeu 12Z SP Capital , Rodolfo.

 

Isso, obrigado Vitor!

São dados do ECMWF das 12Z e é para SP capital.

 

uFV5fTs.png

VBlucTs.png

 

Vejam as anomalias para a RMSP e Vale do Paraíba, além de boa parte de MG.

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, sobre a minha dúvida anterior, à respeito do mês de março: valeu por tirar minha dúvida!

Sobre esse mapa que postaste agora...notei que bem em cima de Livramento, as anomalias seriam entre -10/-12, entre os dias 15 e 16. Será uma MP à caminho do sul do RS?

O GFS não aposta em nenhuma queda de temperatura nos próximos 15 dias, um desastre!!

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, sobre a minha dúvida anterior, à respeito do mês de março: valeu por tirar minha dúvida!

Sobre esse mapa que postaste agora...notei que bem em cima de Livramento, as anomalias seriam entre -10/-12, entre os dias 15 e 16. Será uma MP à caminho do sul do RS?

O GFS não aposta em nenhuma queda de temperatura nos próximos 15 dias, um desastre!!

 

É basicamente só chuva sobre vc, Rafael. Isto é o suficiente para trazer anomalias negativas fortes para a fronteira oeste gaúcha, tradicionalmente seca e ensolarada no verão.

Link to comment
Share on other sites

Global 12z e GFS 18z seguem sem enxergar o fim dessas ASAS ao longo de toda a sua grade (360/384h).

 

O que mais impressiona, é que o quadro é igual ao do ano passado!!

 

Projeção do Global é muito assustadora, mostrando um Geopotencial extremamente forte de 595 daqui a 7 dias.

 

lnjfnqf.png

Link to comment
Share on other sites

Vinicius, sobre a minha dúvida anterior, à respeito do mês de março: valeu por tirar minha dúvida!

Sobre esse mapa que postaste agora...notei que bem em cima de Livramento, as anomalias seriam entre -10/-12, entre os dias 15 e 16. Será uma MP à caminho do sul do RS?

O GFS não aposta em nenhuma queda de temperatura nos próximos 15 dias, um desastre!!

Mas como tu reclama de barriga cheia hein... A Campanha a muito tempo não tem uma legítima onda de calor , apesar do 2014 ameno. Estão sendo rarissimas as vezes que sequer chega a 35 graus Bagé, em plena campanha!

Porém mesmo assim o mapa é sobre anomalias na temperatura máxima e está em °F como salientou o Vinicius.

Abraço

Link to comment
Share on other sites

O foreca basea suas previsões no modelo europeu, modelo este que pisa no acelerador quando o assunto se trata em calor e bloqueio. Foi esse mesmo modelo que chegou a indicar 30 graus em 850 hpa em alguns locais do centro do Brasil durante a onda de calor de Outubro passado.

 

Daniel, aliás os modelos sempre levam ao extremo suas tendências futuras, é bom que se diga. Não estou bancando o advogado do diabo aqui querendo dizer que não há configuração de bloqueio; só estou salientando que todos os cenários futuros são potencializados.

 

Bem, mais uma vez tivemos grande temporal na Granja Viana das 19 hs até 22 hs. Deve ter chovido uns 30 mm. Isso que digo: por enquanto (pelo menos no oeste da RMSP) este janeiro, em relação ao regime pluviométrico, tem se mostrado COMPLETAMENTE DIFERENTE do ano passado gente! Hoje (mais um dia...) choveu pra KCT aqui na Granja. Agora de madrugada o céu já limpou completamente após o temporal indicando que a manhã já iniciará com sol.

 

Variei de 19 a 32,9 nesta 4 feira.

Link to comment
Share on other sites

Depois de pegar muita chuva ao voltar para Campos do Jordão ontem, o dia hoje está amanhecendo com céu azul. Com isso, a mínima ficou em 12,5°C aqui em casa.

 

Acabou de passar uma reportagem na afiliada da Globo aqui na região, entrevistando um meteorologista do Cptec e o mesmo disse que nos próximos 15 dias a chuva vai ficar abaixo do normal na região. Mas que, mesmo assim, principalmente a região da Mantiqueira pode ter a ocorrência de pancadas de chuva forte. Vamos acompanhando.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de céu azul na cidade do Rio. A mínima caiu bastante devido a pouca nebulosidade, fez 22° na Vila Militar. Foreca prevê 37° hoje, assim como Accuweather. Wunderground dá 36° de máxima. Colegas do sudeste(RJ, MG e ES), não adianta chorar e nem reclamar, infelizmente nosso filme de terror voltou e ele só deve acabar em abril, igualzinho como vimos ano passado, quando passava um frente fria fraca, provocava pouca chuva e logo o bloqueio voltava forte. Como dizem os poetas modernos, melhor aceitar que dói menos.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba, agora:

10801481_320437524820557_7314737862962298377_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=8fb651b94edce120b7a2f050882f0acf&oe=553E15FB&__gda__=1429585987_72954050cec0f059a23cafdf36cbe3c9

 

Até o momento, temperaturas muito comportadas em Curitiba, neste início de ano.

A máxima atingiu apenas 29°C no Afonso Pena.

Em Piraquara, 28,8°C.

Nada q lembre o início de janeiro/2014, inclusive estamos registrando precipitações todos os dias, porém a maioria de forma isolada.

Temporais quase q diariamente.

 

Extremas diárias no Afonso Pena

Janeiro/2015..

10915242_320438348153808_3609025334785497752_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=3bf0ce7d7a7b7eb7d767161451e2e05e&oe=5539FDAF&__gda__=1429525619_ebadac8368424e595d75dc9fa6ca51ff

Link to comment
Share on other sites

Não acredito que esta primeira quinzena de Janeiro chegue a uma média de 32,5 graus, porque tem que computar os primeiros dias e já foi metade dos 15...resta saber qual a média das máximas do evento que vem ai, essa média vai ser bem interessante de acompanhar

 

Artur, nesse cálculo já estão computados as máximas de 1 a 6 de Janeiro, que já dá 30,5C de média, mais a previsão de hoje, até o dia 16! :ok:

 

Rodolfo, se até o dia 6 as médias das máximas estão em 30,5ºC, para se chegar a 32,5ºC teria-se que nos próximos 7 dias ter uma média das máxima de IMPOSSÍVEIS 34,5ºC! Completamente fora de cogitação.

 

Mínima de agradabilíssimos 18ºC cravados na Granja Viana devido ao temporal de ontem à noite, que refrescou (limpou o tempo logo no início da madrugada!).

 

Início de dia com sol e céu azul. Iremos aos 33/34ºC hoje! Ontem, variei de 19ºC/32,9ºC na Granja Viana.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.