Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2024


Recommended Posts

Buenos Aires na segunda, 10 de junho:

Mínima: 12,6°C
Máxima: 21,5°C

Depois da bizarrice da véspera, a temperatura caiu um pouco na segunda, mas ainda assim esteve quase CINCO GRAUS acima do normal. Está bizarro, mesmo quando refresca as temperaturas continuam muito acima da média neste junho portenho. O dia foi de sol e ventinho do rio.

  • Like 5
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 14:26, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Triste demais toda essa configuração se intensificando e se tornando tão semelhante a maio, temo demais pelos gaúchos e torço para que nada tão intenso quanto maio volte a acontecer novamente, ao pensar nessa possibilidade ainda que remota de toda aquela chuvarada voltar a ocorrer em regiões que agora que estão tentando voltar a um meio normal meu coração chegar a gelar de verdade... Mas acredito (e espero) que naquelas proporções de maio não deva chegar, mas que é triste é, muito.... Enquanto isso estamos na mesma, calor de dia e friozinho a noite... Felizmente aqui pro leste de SP não teremos recordes e, de acordo com o Euro e o GFS realmente teremos um mudança de padrão a partir do dia 23/ 24 aqui pro leste com uma MP meio bloqueada e que irá se maritimizar rápido (de acordo especialmente com o GFS, vamos ver o que dirá o ECMWF mas próximas rodadas) mas acabará influenciando bem o leste de SP... Meteored coloca chuvinha no dia 23 e coloca mínima de 7°C aqui em SP por uns dois dias... Meteoblue tbm segue essa tendência de mudança no tempo aqui em SP... Vamos ver as próximas rodadas dos modelos ... 

 

Acho que a ocorrência de recordes ainda não está descartada para a cidade de São Paulo.

 

O recorde absoluto de máxima para junho no Mirante é 28,8°C (08/06/1992).

As maiores máximas deste mês de junho até o momento foram 28,0°C na automática e 28,3°C na convencional.

Porém, ainda temos no mínimo uma semana de calor (Para a época) pela frente.

No atual estado de coisas, nada está garantido.

 

Hoje, dia 15, metade do mês, as médias estão assim em Sampa (INMET, anomalias em relação à 1991-2020),

 

Mirante (Aut)

Mínimas: 15,0°C (+1,5°C)

Máximas: 26,3°C (+3,4°C)

Precipitações: 0,0 mm

 

Interlagos

Mínimas: 14,5°C

Máximas: 26,0°C

Precipitações: 3,4 mm (Uma parte é orvalho)

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 2
  • Sad 12
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 18:33, Renan disse:


Só de ver uma projeção assim, me dá vontade de vomitar. Que previsão ASQUEROSA ! 

E pra piorar ,o período chuvoso de 2023/2024  foi quase inexistente.  Aqui na zona urbana estamos a praticamente 60 dias sem chuva e em alguns micro climas desde o início de abril . Espero  que não repita um padrão semelhante a primavera passada ou um analógo 2014/2015.

Edited by Alberto Hanauer
  • Like 5
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Buenos Aires na quinta, 13 de junho:

Mínima: 20,5°C - RECORDE ABSOLUTO PARA JUNHO
Máxima: 27,7°C - MAIOR EM 19 ANOS PARA JUNHO

Dia nublado, quente, com temperaturas típicas de VERAO, sem nenhum tipo de exagero. Desvio de DOZE GRAUS em relacao à média histórica.

E sabem o que é engracado? 90% da populacao agasalhada. Tudo bem que havia vento, que os ambientes internos andam mais frios que do lado de fora, que estava nublado, que todo mundo nesta época sai pra trabalhar de noite e volta de noite (dando maior impressao de que está/vai fazer frio), que o calor pegou todo mundo de surpresa, mas... acho que botaram algo no Rio da Prata, as pessoas andam meio loucas nesta cidade haha

  • Like 3
  • Haha 3
  • Sad 13
Link to comment
Share on other sites

Buenos Aires ontem:

Mínima: 15,4°C
Máxima: 23,8°C
Chuva: 0,8 mm

Sete graus acima da média pra junho. Dia nublado, com uma pancadinha rápida de 0,8 mm (mes ainda em 7,8 mm, depois de um maio de 10,4 mm, voltou a seca por aqui). Apesar de rápida, essa chuva chegou a trazer granizo em algumas zonas mais ao norte da cidade e da Grande Buenos Aires. No fim da tarde o tempo abriu.

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Eu sabia que o maio abaixo da média ia nos fazer pagar a conta. Só nao imaginava que a conta seria tao alta e chegaria tao rápido. Médias e desvios neste junho bizarro em Buenos Aires, até ontem:

Média das mínimas: 13,5°C (+ 5,1°C)
Média das máximas: 20,3°C (+ 3,9°C)
Média simples: 16,9°C (+ 4,5°C)
Precipitacao acumulada: 7,8 mm (12,6% da média)

  • Like 5
  • Sad 14
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Buenos Aires estamos vivendo aquela clássica situacao de frio no fim da grade e que nao sai de lá, vai sendo adiado e nunca chega. Uns dez dias atrás indicavam que a partir de hoje, dia 15, teriamos frio de inverno. Foi sendo passado pra dia 20, depois 25. E vire e mexe desaparece. Na previsao mais atual aparece um 3°C/10°C, mas frequentemente rodadas assim sao substituídas por um normal 7°C/15°C depois.  De qualquer forma, parece que a segunda quinzena será mais ok aqui. Mas, obviamente, terminaremos junho com uma anomalia positiva absurdamente alta.

image.png.26024d15cc97ef8808b32d75ae420d7b.png

  • Like 6
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 14/06/2024 em 20:28, André L P Souza disse:

Eu lgum dia, quero ser jornalista, meteorologista, historiador e economista.

E pelo visto, caso me forme, terei muito trabalho pra fazer.

Band conseguiu fazer o improvável!

Chamar El Niño Oscilação-Sul (ENOS) de mudança climática é pra martelar esta tela aí!

Mudança climática não tem relação nenhuma com fenômeno climático. São literalmente opostos.

Fenôneno climático é um evento natural da Terra para regular temperatura e regime de chuvas.

Mudança climática é um evento atípico que causa alterações no clima em todo o globo.

Geralmente tem agente causador.

 

 

Screenshot_20240614-202558_Lite.jpg

Realmente os erros são medonhos, e ocorrem bastante. Com economia também, bem lembrado; acrescento mais dois temas: agricultura (relacionado com clima também muitas vezes) e aviação. E sobre a última, talvez tenhamos algo interessante para aplicar. Alguns conhecidos da TFF (Teaching For Free), dão treinamento para imprensa explicando o básico sobre aviação - especialmente comercial. Talvez seja uma boa idéia. 

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 19:19, Fábio De Nittis disse:

Aqui em Buenos Aires estamos vivendo aquela clássica situacao de frio no fim da grade e que nao sai de lá, vai sendo adiado e nunca chega. Uns dez dias atrás indicavam que a partir de hoje, dia 15, teriamos frio de inverno. Foi sendo passado pra dia 20, depois 25. E vire e mexe desaparece. Na previsao mais atual aparece um 3°C/10°C, mas frequentemente rodadas assim sao substituídas por um normal 7°C/15°C depois.  De qualquer forma, parece que a segunda quinzena será mais ok aqui. Mas, obviamente, terminaremos junho com uma anomalia positiva absurdamente alta.

image.png.26024d15cc97ef8808b32d75ae420d7b.png

 

Obrigado pelos relatos, agora te pergunto se esse Junho poderá ser o mais quente dos registros por aí ? Em termos de temperatura média.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 19:34, Renan disse:

 

Obrigado pelos relatos, agora te pergunto se esse Junho poderá ser o mais quente dos registros por aí ? Em termos de temperatura média.


A média simples está em 16,9°C e, pelo que to vendo na tabela de registros do OCBA, o junho mais quente teve média simples de 15,6°C, foi em 1965. Nao saberia dizer, honestamente. As previsoes pra esta segunda quinzena tem variado bastante.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Pelas projeções, em muitas estações de SC caminhamos a passos largos para o junho mais quente da história.

 

Florianópolis teve recorde de máxima absoluta hoje em duas estações, Carijós 32,1 e Itacorubi/Ciran 32,4, além da segunda marca mais alta da história no INMET.

 

Nesse momento temos uma bizarrice sem precedentes para uma noite da segunda quinzena de junho.

 

Screenshot_20240615-185720.png.16aef8e5e9db7a230c71f0997d51ba3c.png

 

 

Aqui na praia brava agora não recordo de noite tão agradável e quente neste verão.

  • Like 6
  • Sad 15
Link to comment
Share on other sites

Variação de hoje: 09,4C / 26,9C

 

O mês aqui na minha estação segue com desvios positivos nas máximas e negativos nas mínimas, e na média geral está dentro do padrão:

 

image.png.9a02f12c60cedf3247bb663e6d605377.png

 

Entretanto, preciso dizer a verdade. QUE MÊS MEDÍOCRE ! Não importa essa média das mínimas baixas, a sensação de frio que ela proporciona é bastante insignificante considerando que estou quase sempre em casa à noite e meu trabalho matinal é dentro de sala de aula, portanto são bem poucos momentos que eu sinto o frio dessas mínimas aí, ao contrário do @LeoP que parece ter um convívio maior com os momentos mais frios do dia.

 

Além disso, temos a problemática da estabilidade extrema. ZERO DINÂMICA nesse mês, ZERO CHUVA. Todos os dias, sem exceção, tiveram sol. 

 

Se o Léo deu nota 5 pra esse Junho, eu passo a régua mais embaixo e dou nota 4. ENtretanto, está longe de ser o pior que eu já vi. Na minha estação dou o exemplo de Junho-2013, que foi simplesmente terrível por aqui, com mínima absoluta de 13,1C...

 

Enfim, o que mais me incomoda é essa completa xoxeza, num padrão que aqui em MG tem me lembrado bastante do insosso Julho-2022.

 

 

  • Like 8
  • Thanks 1
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Tomando o dia de hoje como exemplo: Mínima de 09,4 e máxima de 26,9. Não vi ninguém agasalhado nas ruas, nem quando saí de casa às 9h. 

 

Mas se a variação tivesse sido, por ex: 15C / 21C, com tempo mais nublado, certeza que a sensação de frio seria maior. Esse frio vampiro não presta pra qualificar o inverno.

  • Like 12
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Um dia épico, bizarro demais para nunca ser esquecido.

Se fosse verão já seria um absurdo, agora imaginem registar 28.0 ao amanhecer no miolo de junho.

Pois já não duvido de mais nada e ainda não acredito em la nina forte a muito forte até o final do ano. 

Agora faz 18.3 graus, a mínima do dia, que foi diminuindo a partir do amanhecer.

Quanto aos modelos, muito tira e bota ainda e no final das contas segue o bloqueio.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 6
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Agora vamos para minha estação serrana em Ibitipoca, com a mesma (porca) dinâmica daqui:

 

image.png.2cd0eb504338495b5b6eadc3cca96abb.png

 

Neste caso, obviamente, as mínimas são mais geladas e as máximas não tão altas, o que requer agasalhos por mais momentos de manhã e à noite. Essa tabela desse mês está parecendo um Junho da cidade de Pretória (África do Sul), mas com anomalias um pouco positivas.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Os dias seguem "frescos" e sem percepção de calor muito significativa em Brasília, uma verdadeira monotonicidade.

Os ventos de ENE estão perdurando desde o início do mês, variando de forma mais fraca ou forte no decorrer dos dias, não deixando esquentar, e as madrugadas tem sido frias, principalmente nas baixadas, que tem registrado sub 10°C com alguma frequência. 

Desde o dia primeiro as máximas tem ficado entre 24°C e 26°C na zona central, o que deve ser interrompido após o dia 22, quando a primeira frentes subir e entrarmos num ciclo de pelo menos uma semana em pré-frontal. A princípio nada tão animador após isso, além de mais uma MP maritimizando e trazendo outra sequência de dias amenos.

 

Nas vizinhas centrinas a situação anda pior, com alguma expectativa de mudanças para Cuiabá e Campo Grande na reta final do mês, mas que podem acabar não interferindo tanto nos desvios desastrosos até aqui.

Seguem as variações das AUTs hoje, retrato das últimas duas semanas:

 

Brasília: 12,7°C/25,8°C/47%
Campo Grande: 20,3°C/30,0°C/34%
Goiânia: 14,7°C/31,3°C/28%
Cuiabá: 22,9°C/36,4°C/24%

 

Registro autoral do por do sol hoje:

 

114d3bc1-ebb1-452e-b2c1-b4cac13eccfd.thumb.jpg.947fb561482a31445cc56b7d8fa2fa93.jpg

 

 

 

 

Edited by Thiago_Farias
  • Like 14
  • Thanks 6
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 19:51, Renan disse:

Entretanto, preciso dizer a verdade. QUE MÊS MEDÍOCRE ! Não importa essa média das mínimas baixas, a sensação de frio que ela proporciona é bastante insignificante considerando que estou quase sempre em casa à noite e meu trabalho matinal é dentro de sala de aula, portanto são bem poucos momentos que eu sinto o frio dessas mínimas aí, ao contrário do @LeoP que parece ter um convívio maior com os momentos mais frios do dia.

 

Além disso, temos a problemática da estabilidade extrema. ZERO DINÂMICA nesse mês, ZERO CHUVA. Todos os dias, sem exceção, tiveram sol. 

 

Se o Léo deu nota 5 pra esse Junho, eu passo a régua mais embaixo e dou nota 4. ENtretanto, está longe de ser o pior que eu já vi. Na minha estação dou o exemplo de Junho-2013, que foi simplesmente terrível por aqui, com mínima absoluta de 13,1C...

 

Enfim, o que mais me incomoda é essa completa xoxeza, num padrão que aqui em MG tem me lembrado bastante do insosso Julho-2022.

 

 

 

Junho bom é junho de 2016, que teve calor, chuva e frio de advecção persistente. Mas não dá pra negar que, depois daquela coisa ("maio"), junho devolveu o inverno pra MG, afinal dias assim (frio em alguma intensidade à noite e de manhã cedo e calorzinho à tarde) são muito comuns por aqui. Não é o mais interessante, mas é a cara do nosso inverno.

 

Eu falo sem nenhum receio que junho/2024 está com cara de inverno em BH, um inverno fraco e sem dinâmica (até para os padrões daqui), mas inverno. Maio, sim, estava transfigurado. 

 

Eu saio de casa todos os dias por volta das 7h e pouco pra trabalhar e saio novamente entre 22 e 23h para ir à academia e, nesses horários, temos tido temperatura de 14 e 18ºC, respectivamente, geralmente com algum vento. E, pelo menos aqui - e acredito que se aplica às outras cidades também - a temperatura mínima é muito sentida pelos moradores, pois a esmagadora maioria das pessoas já está ativa por volta das 7h, boa parte já fora de casa. Ao menos aqui, tenho visto o povo agasalhado nesses extremos do dia, claro que não da pra competir com Buenos Aires, que tem gente encapotada com uma variação 20/27C. E uma coisa que o Fábio falou é importante: a sensação de frio logo cedo dentro de casa é fundamental para o povo decidir a roupa que irá usar. Com essas mínimas, as casas amanhecem frias.

 

---------------------------

 

E realmente houve um ligeiro aquecimento hoje, com variação 13 - 27 graus na Pampulha e um céu de encher os olhos:

 

original_14575ac2-9316-4d0b-bcc5-701e3e04b289_IMG_20240615_133505.jpg.a8eac5008ab898963e351875cbd4a6ac.jpg

 

É a melhor época do ano!

Edited by LeoP
  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

1 ano atrás, em junho/2023, estive em Curitiba e consegui pegar um friozinho até bacana para os padrões que estou acostumado em BH, com destaque para uma máxima de 14°C com sol. Em alguns dias a temperatura já estava abaixo de 10°C por volta de 20:00. A foto abaixo foi ao amanhecer de um dia com 6°C de mínima.

 

20230618_064858.thumb.jpg.d4f4e3f51da3a029677b190b52b62581.jpg

 

1 ano depois, em junho/2024, essa é a previsão para Curitiba. Eu poderia acreditar facilmente que é uma previsão para BH, EM UM ANO RUIM, com uma MP mais forte derrubando a máxima ao final da grade. Mas não é.

 

Screenshot_20240615_210250_Chrome.jpg.3a256588ce23b307c8cb4e3639ee1911.jpg

 

2024 elevou o conceito de bizarrice a um outro patamar. E olha que vocês aqui do fórum ainda me falaram que peguei um período fraco lá em Curitiba em 2023. Quem diria que pioraria tanto assim! 

  • Like 3
  • Haha 1
  • Sad 11
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 20:27, LeoP disse:

 

Junho bom é junho de 2016, que teve calor, chuva e frio de advecção persistente. Mas não dá pra negar que, depois daquela coisa ("maio"), junho devolveu o inverno pra MG, afinal dias assim (frio em alguma intensidade à noite e de manhã cedo e calorzinho à tarde) são muito comuns por aqui. Não é o mais interessante, mas é a cara do nosso inverno.

 

Eu falo sem nenhum receio que junho/2024 está com cara de inverno em BH, um inverno fraco e sem dinâmica (até para os padrões daqui), mas inverno. Maio, sim, estava transfigurado. 

 

Eu saio de casa todos os dias por volta das 7h e pouco pra trabalhar e saio novamente entre 22 e 23h para ir à academia e, nesses horários, temos tido temperatura de 14 e 18ºC, respectivamente, geralmente com algum vento. E, pelo menos aqui - e acredito que se aplica às outras cidades também - a temperatura mínima é muito sentida pelos moradores, pois a esmagadora maioria das pessoas já está ativa por volta das 7h, boa parte já fora de casa. Ao menos aqui, tenho visto o povo agasalhado nesses extremos do dia, claro que não da pra competir com Buenos Aires, que tem gente encapotada com uma variação 20/27C. E uma coisa que o Fábio falou é importante: a sensação de frio logo cedo dentro de casa é fundamental para o povo decidir a roupa que irá usar. Com essas mínimas, as casas amanhecem frias.

 

---------------------------

 

E realmente houve um ligeiro aquecimento hoje, com variação 13 - 27 graus na Pampulha e um céu de encher os olhos:

 

original_14575ac2-9316-4d0b-bcc5-701e3e04b289_IMG_20240615_133505.jpg.a8eac5008ab898963e351875cbd4a6ac.jpg

 

É a melhor época do ano!

 

Tem razão, Junho-24 para nós é simplesmente um padrão de inverno mesmo, porém medíocre. Os dias de sol nesse mês são lindos sim, mas confesso que estou com saudades de um dia nublado também, preferencialmente com chuva. 

 

Sobre a percepção do frio matinal, eu até sinto esse frio também logo cedo, pois também acordo por volta das 6h / 6:30 de Segunda a Sexta, mas é uma percepção muito rápida, entende ? Na verdade, se não tiver nevoeiro, nos primeiros raios de sol já dá para tirar o agasalho. O frio de advecção é muito, mas muito superior a esse da simples perda radiativa, e por mais que o inverno mineiro não seja especializado nesse primeiro tipo, nós ainda temos um número de dias assim no inverno, e que tem sido bem mais raro em 2024. Na verdade, com uma boa massa polar velha, a gente já tem uma sensaçao de inverno bem maior que a atual, mesmo sem advecção.

 

Com certeza Junho-24 não compensa o desastroso Maio-24, e Julho não deverá também compensar. Estou esperando algum desvio bem negativo apenas na primavera.

 

Agora 13,3°C lá fora, mas agradáveis 21°C dentro de casa. Estou de camisa e bermuda, padrão meia-estação. Não consigo sentir frio dentro de casa com as condições atuais, por mais que o resfriamento noturno seja forte, as máximas estão demasiadamente elevadas para ficar frio aqui dentro.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 19:51, Renan disse:

Variação de hoje: 09,4C / 26,9C

 

O mês aqui na minha estação segue com desvios positivos nas máximas e negativos nas mínimas, e na média geral está dentro do padrão:

 

image.png.9a02f12c60cedf3247bb663e6d605377.png

 

Entretanto, preciso dizer a verdade. QUE MÊS MEDÍOCRE ! Não importa essa média das mínimas baixas, a sensação de frio que ela proporciona é bastante insignificante considerando que estou quase sempre em casa à noite e meu trabalho matinal é dentro de sala de aula, portanto são bem poucos momentos que eu sinto o frio dessas mínimas aí, ao contrário do @LeoP que parece ter um convívio maior com os momentos mais frios do dia.

 

Além disso, temos a problemática da estabilidade extrema. ZERO DINÂMICA nesse mês, ZERO CHUVA. Todos os dias, sem exceção, tiveram sol. 

 

Se o Léo deu nota 5 pra esse Junho, eu passo a régua mais embaixo e dou nota 4. ENtretanto, está longe de ser o pior que eu já vi. Na minha estação dou o exemplo de Junho-2013, que foi simplesmente terrível por aqui, com mínima absoluta de 13,1C...

 

Enfim, o que mais me incomoda é essa completa xoxeza, num padrão que aqui em MG tem me lembrado bastante do insosso Julho-2022.

 

 

Pois é, @Renan, esses dias citei junho de 2013 aqui e como você estava irritado na época. Mas naquele mês pelo menos teve dinâmica, chuva, e ausência de calor. O que estamos vivendo é sem precedentes.

  • Like 8
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

☀️🌤️🌥️☁️🌧️⛈️

 

Máximas: 36,2°C em Jaraguá do Sul/Vila Lenzi

                    35,4°C em Jaraguá do Sul/Jaraguá Esquerdo

                    34,57°C em Jonville/Pirabeiraba/EPAGRI

OFF: Jaraguá do Sul/Tifa Monos e Garuva/São João Abaixo.

Na Grande Florianópolis:

                    35,1°C em Palhoça/Passagem do Maciambú

                    34,8°C em Palhoça/Barra do Aririú

                    34,6°C em Palhoça/Guarda do Cubatão

                    33,8°C em Florianópolis/Saco dos Limões

                    33,1°C em Florianópolis/Abraão e Tapera

                    32,6°C em São José/INMET (segunda mais alta, segundo o @Caio César)

OFF: Paulo Lopes/Espraiado.

Mínima: 7,6°C em Joinville/Serra Dona Francisca

Menor máxima: 19,3°C no Morro da Igreja (provável recorde)

Rajadas máximas: 109,08 km/h no Morro da Igreja

                                      107,78 km/h em Siderópolis/Barragem São Bento

                                      84,13 km/h no Morro das Torres

                                      83,7 km/h em Bom Jardim da Serra/Serra do Rio do Rastro

                                      84,13 km/h no Morro das Torres

                                      82,1 km/h em Palhoça/Praia de Fora

                                      80,6 km/h em Praia Grande/Serra do Faxinal

                                      71 km/h em Abelardo Luz/Linha Imigra

Precipitação máxima até o momento: 69,6 mm↑ em Praia Grande/Alvorada

 

> Mais um dia de sol em parte do estado. De 15 dias, são 10/12 dias. Impensável para Junho.

> Praia Grande teve mínima 27,5°C das 21h de ontem até depois das 11 h. Da leitura do meio dia em diante, refrescou.

> Recompensa? Americano e Europeu colocam uma MP comum na outra semana, mas comum. Considero como uma NÃO quebra do padrão ainda.

  • Like 6
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Santa Cruz do Sul meu termômetro acusada 26,4° às 7h!! Depois finalmente o vento virou de sul e baixo para os 19°. A chuva começou no meio da tarde e parou agora de noite.

 

No momento tenho 17,8°. Segue o vídeo que fiz em Sinimbu, a primeira cidade a ser atingida pela tragédia deste ano aqui no RS. Foi ainda no finzinho de abril.

 

 

  • Like 2
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Apesar do dia todo ter sido fechado e com alguns pingos esparsos pela manhã e início da tarde, só veio chover de fato em Pombal-PB depois das 16h. De lá pra cá ora chuvisca ora chove fraco, de forma ininterrupta. Não gera volumes altos, mas chega a escorrer no telhado e molha bem a terra.

No leste nas últimas 12h foram registrados volumes mais significativos, segundo o CEMADEN:

Screenshot_20240615-231818.png.4b816113691c3ca14e028984e3e9fed6.png

Edited by CloudCb
  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

QUERIDOS USUÁRIOS DESTE FÓRUM....

 

POR FAVOR...

 

ESTE TÓPICO É PARA MONITORAMENTO DAS CONDIÇÕES E PREVISÃO. AS OPINIÕES/COMENTÁRIOS SÃO LIVRES, MAS PRECISAM DE PONDERAÇÃO.

 

TODOS OS CASOS QUE OCORRERAM AGORA A NOITE, SERÃO AVALIADOS PELA EQUIPE DE ADMINISTRAÇÃO.

 

VOU LIBERAR NOVAMENTE O TÓPICO.

 

 

 

  • Like 11
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

Hoje a noite, soube pelo Jornal Nacional, que o Parque de Itatiaia, estava pegando fogo, tinha queimado uma área enorme e que tinha começado no Morro do Couto, onde tem uma PWS instalada, na torcida para que os guardas tenham salvo a estação e o fogo não tenha chegado na PWS da baixada do Rio Campo Belo.

  • Like 1
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 21:33, Renan disse:

 

Tem razão, Junho-24 para nós é simplesmente um padrão de inverno mesmo, porém medíocre. Os dias de sol nesse mês são lindos sim, mas confesso que estou com saudades de um dia nublado também, preferencialmente com chuva. 

 

Sobre a percepção do frio matinal, eu até sinto esse frio também logo cedo, pois também acordo por volta das 6h / 6:30 de Segunda a Sexta, mas é uma percepção muito rápida, entende ? Na verdade, se não tiver nevoeiro, nos primeiros raios de sol já dá para tirar o agasalho. O frio de advecção é muito, mas muito superior a esse da simples perda radiativa, e por mais que o inverno mineiro não seja especializado nesse primeiro tipo, nós ainda temos um número de dias assim no inverno, e que tem sido bem mais raro em 2024. Na verdade, com uma boa massa polar velha, a gente já tem uma sensaçao de inverno bem maior que a atual, mesmo sem advecção.

 

Com certeza Junho-24 não compensa o desastroso Maio-24, e Julho não deverá também compensar. Estou esperando algum desvio bem negativo apenas na primavera.

 

Agora 13,3°C lá fora, mas agradáveis 21°C dentro de casa. Estou de camisa e bermuda, padrão meia-estação. Não consigo sentir frio dentro de casa com as condições atuais, por mais que o resfriamento noturno seja forte, as máximas estão demasiadamente elevadas para ficar frio aqui dentro.

Renan,

a PWS da Epamig em Leopoldina, registrou mínimas bem baixas, altitude da estação(190 m), ontem 10,7 e hoje 10,6.

 

Outra PWS da Epamig, também com mínimas baixas, área rural de Ponte Nova, hoje 7,7 graus numa altitude de 475 metros.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

A mp quase sumiu de novo.

Que tanto bota e tira e no final das contas deve dar em nada.

Modelos cada vez piores para a previsão na América do Sul, e assim vai todo o mês de junho.

Euro de ontem pra hoje, aumentou a mínima de 2 para 9 graus e o GFS de 5 para 10, já a máxima foi de 12 para 17 graus 

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Hoje foram registradas as menores mínimas do ano no DF, em praticamente todas as estações, tanto INMET, como as PWS..

Logo no amanhecer era um frio de geladeira, com ar bem parado.

Agora já venta bastante, faz 16°C/80%, e a máxima deve ficar na casa dos 25°C.

 

Samambaia (DF190): 7,6°C

Parkway (Quadra 20): 7,9°C
Faz Capão PADF: 7,9°C
Faz Malunga PADF: 8,2°C
Ponte Alta INMET: 9,4°C
Parkway (Quadra 17): 9,6°C
Águas Emendadas INMET: 10,1°C
Tororó: 11,2°C

Aeroporto: 12,0°C
Sudoeste INMET: 12,6°C
Iate Clube: 12,7°C
Lago Sul: 12,7°C
Paranoá INMET: 13,3°C

 

O CMC está com uma ótima previsibilidade nesses episódios de frio por perda de radiação. O pico seria na terça-feira:

 

IMG_5220.thumb.png.0813435d909d9f37d4bbd9b41bca4d52.png

 

  • Like 11
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

apesar de uma fortíssima e duradoura pancada de chuva pelo meio da madrugada, nessa manhã a chuva tem sido mais amena (apesar de constante

 

acho que teremos menos acumulados que os quase 100 mm que apareciam pra hj no tempo.com, a própria previsão de hj já reajustou para em torno de 40 mm.

 

com relação ao nível do Guaiba, a MetSul dá uma tranquilizada pelo menos pra esse primeiro momento das chuvas "

 

 

 

 

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Ontem a noite parecia verão aqui na serra catarinense, sem brincadeira. Bizarro demais.

 

Hoje amanheceu com 14,8°C, agora tenho 16°C com forte nevoeiro alternando com pancadas de chuva fraca.

 

A única mudança de padrão indicada pra cá é chuva e umidade. Frio consistente, por ora, muito pouco.

  • Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Aqui em Santa Cruz do Sul tenho 16,9° com chuva fraca e contínuas trovoadas ao longe.

 

Mas choveu muito forte aqui às 3 e às 5h da manhã. No Centro da cidade o acumulado está em 48,7 mm na Rádio Gazeta, onde faz 17,6°.

 

Segue o vídeo da minha volta de Sinimbu onde falo do tempo e mostro como está a região.

 

 

  • Like 3
  • Thanks 1
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Tô achando muito que não teremos qualquer MP relevante nesse mês de junho principalmente pela configuração que se mantém intacta até agora que é a combinação da baixa na costa chilena com a ASAS atuante e persistente sem qualquer indício que isso venha a mudar por enquanto... Temos um outro agravante que na verdade estaria intimamente ligado a essa configuração que é o Trem de Ondas de Rossby que está mantendo esse padrão e interligando o Índico ao clima sulamericano... Precisamos saber o seguinte? Já teremos alguma configuração mínima de La Ninã em Julho? Muito provável não... Essa interconexão pelo Trem de Ondas e sua influência direta no clima daqui continuará persistindo em julho? Gostaria de saber as previsões... E o Dipolo no Índico continuará em sua fase positiva? (o que é péssimo pra gente). Pela previsão que vi ele só começaria a entrar em neutralidade para a fase negativa entre agosto e setembro... Diante disso fica muito difícil, por todas essas variáveis, de termos algo no mínimo decente em julho inclusive... Alguém havia postado aqui que os modelos mostravam por volta do dia 02 de julho uma MP potente que conseguiria avançar pelo país... Vamos ver... Enquanto todo esse padrão persistir, ficaremos a mercê das bizarrices climáticas como as chuvas todas concentradas no sul e o calor e a secura no restante do Brasil... Eis o tempo em que imaginava que o clima do Brasil era regido somente por El Ninõ ou La Ninã, é tudo muito mais complexo do que se imagina... 

 

Aqui céu de brigadeiro sem qualquer nuvem e 25°C...

  • Like 5
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

JUN 24 - DESVIOS (1a QUINZENA)
  
04,7 (+1,8) Bariloche 
16,4 (+4,7) Buenos Aires 
18,9 (+4,5) Porto Alegre
15,7 (+4,0) Sta Vitória Palmar
21,6 (+5,8) S Luiz Gonzaga 
19,7 (+6,3) Uruguaiana
18,1 (+5,9) Bagé 
19,5 (+5,3) Santa Maria
17,8 (+5,1) Caxias do Sul 
16,5 (+5,0) Canela
17,8 (+4,7) Passo Fundo 
14,5 (+4,4) S José d Ausentes
20,0 (+5,2) Chapecó
17,1 (+4,5) Campos Novos
11,7 (+3,6) Morro da Igreja
12,7 (+3,7) Urupema 
14,1 (+4,1) São Joaquim
15,2 (+3,6) Lages
19,6 (+3,3) Indaial
18,5 (+3,2) Urussanga 
17,6 (+3,7) Curitiba
22,5 (+4,1) Maringá
19,7 (+2,6) São Paulo
12,3 (+0,4) Campos do Jordão 
21,6 (+0,8) Rio de Janeiro VM
20,6 (+1,3) Belo Horizonte 
19,7 (+0,3) Brasília 
22,2 (+1,2) Goiânia
24,5 (+3,6) Campo Grande
17,3 (-0,4) Piatã BA

 

81/10 (Conv)

  • Like 8
  • Haha 1
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Em 15/06/2024 em 20:10, Renan disse:

Agora vamos para minha estação serrana em Ibitipoca, com a mesma (porca) dinâmica daqui:

 

image.png.2cd0eb504338495b5b6eadc3cca96abb.png

 

Neste caso, obviamente, as mínimas são mais geladas e as máximas não tão altas, o que requer agasalhos por mais momentos de manhã e à noite. Essa tabela desse mês está parecendo um Junho da cidade de Pretória (África do Sul), mas com anomalias um pouco positivas.

ESTÁ MELHOR QUE AQUI!

  • Like 7
  • Thanks 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 16/06/2024 em 11:10, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Tô achando muito que não teremos qualquer MP relevante nesse mês de junho principalmente pela configuração que se mantém intacta até agora que é a combinação da baixa na costa chilena com a ASAS atuante e persistente sem qualquer indício que isso venha a mudar por enquanto... Temos um outro agravante que na verdade estaria intimamente ligado a essa configuração que é o Trem de Ondas de Rossby que está mantendo esse padrão e interligando o Índico ao clima sulamericano... Precisamos saber o seguinte? Já teremos alguma configuração mínima de La Ninã em Julho? Muito provável não... Essa interconexão pelo Trem de Ondas e sua influência direta no clima daqui continuará persistindo em julho? Gostaria de saber as previsões... E o Dipolo no Índico continuará em sua fase positiva? (o que é péssimo pra gente). Pela previsão que vi ele só começaria a entrar em neutralidade para a fase negativa entre agosto e setembro... Diante disso fica muito difícil, por todas essas variáveis, de termos algo no mínimo decente em julho inclusive... Alguém havia postado aqui que os modelos mostravam por volta do dia 02 de julho uma MP potente que conseguiria avançar pelo país... Vamos ver... Enquanto todo esse padrão persistir, ficaremos a mercê das bizarrices climáticas como as chuvas todas concentradas no sul e o calor e a secura no restante do Brasil... Eis o tempo em que imaginava que o clima do Brasil era regido somente por El Ninõ ou La Ninã, é tudo muito mais complexo do que se imagina... 

 

Aqui céu de brigadeiro sem qualquer nuvem e 25°C...

Seria igual 1998? Naquele ano só teve um frio mais forte no Mato Grosso em setembro, dia 20, já entrando na primavera astronômica, mesmo com La Niña já configurada em julho, os efeitos da La Niña com relação ao frio no Brasil só se deram em 1999, com aquela nevada em São Joaquim em abril, depois um frio muito forte em agosto, e ondas de frio mais fortes no ano 2000, que se deram em julho com 4 pulsos. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 5
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Se você for analisar, alguns anos de introdução da La Niña não tiveram ondas de frio muito marcantes, ninguém fala de muito frio em 1983 ou 1998, términos de Super El Niños, aliás, os dois invernos mais fracos da década de 90 se deram em anos de introdução à La Niña, foram 1995 e 1998, nem 1997 com Super El Niño foi tão fraco, ondas de frio potencialmente históricas se deram em anos subsequentes como 1984, 1985, 1996, 1999 e 2000, sob La Niña ou neutro negativo, ainda é muito cedo pra isso, mas o desenho pra 2025 é de uma neutralidade fria no inverno, podemos considerar 2025 como pré-candidato a ano com frio potencialmente histórico. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Tarde começando com bastante sol e calor em São Paulo.

Agora, é possível notar um pouco de cúmulos no céu, da mesma forma que ocorreu ontem também a tarde.

 

Continuamos com aquelas temperaturas que variam de 26 a 28 graus nas estações do CGE.

 

Em relação aos ventos, eles estão soprando mais fraco do continente em relação aos dias anteriores.

Screenshot_20240616-130217.thumb.png.22cf1deaa398864cdf7009b0430b1e6e.png

Edited by Daniel85
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 16/06/2024 em 12:56, Leandro A M Leite disse:

Se você for analisar, alguns anos de introdução da La Niña não tiveram ondas de frio muito marcantes, ninguém fala de muito frio em 1983 ou 1998, términos de Super El Niños, aliás, os dois invernos mais fracos da década de 90 se deram em anos de introdução à La Niña, foram 1995 e 1998, nem 1997 com Super El Niño foi tão fraco, ondas de frio potencialmente históricas se deram em anos subsequentes como 1984, 1985, 1996, 1999 e 2000, sob La Niña ou neutro negativo, ainda é muito cedo pra isso, mas o desenho pra 2025 é de uma neutralidade fria no inverno, podemos considerar 2025 como pré-candidato a ano com frio potencialmente histórico. 

 

mas 2016 teve término de super el niño, introdução de la niña, e foi gélido com frio democrático inclusive

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 16/06/2024 em 12:56, Leandro A M Leite disse:

Se você for analisar, alguns anos de introdução da La Niña não tiveram ondas de frio muito marcantes, ninguém fala de muito frio em 1983 ou 1998, términos de Super El Niños, aliás, os dois invernos mais fracos da década de 90 se deram em anos de introdução à La Niña, foram 1995 e 1998, nem 1997 com Super El Niño foi tão fraco, ondas de frio potencialmente históricas se deram em anos subsequentes como 1984, 1985, 1996, 1999 e 2000, sob La Niña ou neutro negativo, ainda é muito cedo pra isso, mas o desenho pra 2025 é de uma neutralidade fria no inverno, podemos considerar 2025 como pré-candidato a ano com frio potencialmente histórico. 

@Leandro A M Leitetodos esses anos subsequentes que você citou eram de La Nina forte e prolongada. Em 2025, já há indícios de que estaremos em neutro quente pra El Nino durante o inverno. Então eu não contaria com esses análogos.

 

De resto, vc tem razão, e eu ainda incluiria 2020 nesse time. Tinha uma La Nina em desenvolvimento e só tivemos uma mísera MP de um dia no final de agosto.

 

2010 e 2016 são as exceções. Mas por enquanto não está com cara de que irão  se repetir...

Edited by Daniel Lisboa
  • Like 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.