Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2024


Renan
 Share

Recommended Posts

Chuva forte por vários minutos aqui nessa primeira metade da tarde, só parou agora, é um pesadelo. A segunda metade da madrugada e a manhã foram tomadas por muita chuva tb. Devemos ter passado dos 100 mm de novo, e era previsto bem menos.

 

Já têm diversos alagamentos inclusive perto de onde moro, não por conta de enchente, pois moro longe dos rios, mas possivelmente pela saturação das galerias de esgoto. Devem estar cada vez mais entupidas sem dar conta da vazão de água, e por muito lixo ter entrado nelas ao longo dos dias de enchente.

 

 

Edited by Eclipse POA
  • Like 3
  • Sad 17
Link to comment
Share on other sites

Arroio Araçá, que passa por baixo da Av. Inconfidência em Canoas, começando a transbordar. Eu moro praticamente ao lado disso, possivelmente será um volume baixo de água frente ao que ocorreu, mas trará transtornos pro trÂnsito local. Estamos inclusive alertas para tirar os veículos da garagem que fica no subsolo do edifício. 

 

image.png.307310dee7392577c64a257dfa078c2a.png

Edited by Eclipse POA
  • Like 1
  • Sad 15
Link to comment
Share on other sites

Quase certeza que Porto Alegre terá o recorde histórico quebrado pela segunda vez em menos de um ano, terá incríveis 2600mm desde junho de 2023 e perderá o posto de menor recorde absoluto mensal de chuva das capitais. 

 

Tenho dúvidas sobre qual é o recorde mensal absoluto de chuva de Campo Grande. Sei que Curitiba nunca passou de 500mm em um mês. 

 

A história pluviométrica sendo reescrita no RS em maio de 2024. 

 

  • Like 9
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Tarde se encerrando com céu limpo e temperaturas bem altas para essa hora e época do ano em grande parte de São Paulo.

Nos locais mais quentes da cidade, estamos com 25 graus e URA bem baixa, na casa dos 40% e até mesmo 30%. Mesmo assim, não tivemos aquelas máximas observadas durante os primeiros 10 dias deste mês. Elas chegaram a 28 graus nessa quinta.

A exceção desses valores altos fica por conta de extremo sul da cidade, que chega a registrar nesse momento apenas 18 graus em alguns locais, após máximas também de 28 graus.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Com a iminente quebra de recorde absoluto de Porto Alegre (447,3 de setembro de 2023 vai para o beleléu amanhã) como está os recordes absolutos mensais de chuva das capitais: 

 

Aracaju 968,7mm

Rio de Janeiro Alto da Boa Vista 967,7mm(dados INEA)

Belo Horizonte 934,7mm

Belém 931,1mm

João Pessoa 925,1mm

Salvador 889,8mm

São Luís 849,2mm

Maceió 813,2mm

Natal 791,8mm

Recife 770,4mm

Fortaleza 758,5mm

Vitória 713,9mm

Boa Vista 667,5mm

Porto Velho 665,3mm

São Paulo Mirante 608,1mm

Brasília 602,4mm

Curitiba 473,8mm

 

Faltam os recordes absolutos de Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Rio Branco, Manaus, Macapá, Palmas e Teresina. Se alguém souber qual o mês mais chuvoso que se tem registro nessas capitais, a informação será bem vinda. 

 

Porto Alegre entrará no mesmo grupo que Maceió e Boa Vista - seu recorde absoluto é de maio. 

 

  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

Em 23/05/2024 em 16:20, Eclipse POA disse:

Arroio Araçá, que passa por baixo da Av. Inconfidência em Canoas, começando a transbordar. Eu moro praticamente ao lado disso, possivelmente será um volume baixo de água frente ao que ocorreu, mas trará transtornos pro trÂnsito local. Estamos inclusive alertas para tirar os veículos da garagem que fica no subsolo do edifício. 

 

image.png.307310dee7392577c64a257dfa078c2a.png

 

 

a chuva parou há 1 hora e pouco e com isso o valão da Inconfidência, por passa o Arroio Araçá, foi aos poucos baixando prevenindo alagamentos pelas ruas daqui onde eu moro.

 

Essa situação de hoje mostra o que poderia ter acontecido no meu bairro nos dias da enchente, caso a chuvarada daqueles  tivesse durado mais um ou dois dias. Talvez em poucas horas, teríamos alagamentos aqui no meu bairro também na época da enchente. Assustador.

  • Like 10
  • Thanks 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 23/05/2024 em 14:06, Renan disse:


A população de BH é friorenta então, hehehe. Ou já estão ansiosos para estrear os novos agasalhos, aproveitando as oportunidades !! 
 

Até agora não consegui colocar casaco 1 vez sequer aqui em JF esse ano, e olha que eu levanto cedo pra sair de casa. Houve algumas manhãs em que senti um leve frio, mas nada demais. Pra eu me agasalhar precisa estar abaixo de 15C com vento (sem sol) ou abaixo de 13C. Essas condições ainda não foram atendidas esse ano por aqui, mas serão cumpridas na semana que vem ! 

 

Não é frio de verdade. Tipo, se vc perguntar alguém se está fazendo frio, geral vai falar que não pelo potencial da cidade nesta época (até porque foi um dia acima da média, como praticamente todos nesse mês). Mas uma temperatura de 16/17 graus com vento já dá pra sentir frio, né? Por isso o abrigo ao sol de manhã.

 

------------------------------

 

Surreal essa chuva em Porto Alegre. Já está confirmado o mês mais chuvoso da história da capital gaúcha, num dia de caos lá e nem é tanto pela chuva de hoje, mas pela soma de tudo que tem ocorrido. A cidade não aguenta mais chuva nenhuma e maio de 2024 é implacável nesse sentido. Que mês de maio pavoroso no Brasil. A única coisa boa nele é que vai acabar.

  • Like 7
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 23/05/2024 em 19:17, Eclipse POA disse:

virou isso aqui aquela super MP de dias atrás:

e mais chuva e umidade pro começo da próxima semana.

e choveu e chove bem mais hj do que era previsto

 

image.png.032df3f9182e9b787a0dd400074faafd.png

Não é só ali a chuvarada. Olha os volumes de chuva hoje  nos vales  do Rio taquari e Rio Pardo que foram  arrasadas pelas enchentes e segue a chuva. Sou natural de Cruzeiro do Sul e moro na cidade vizinha Mato leitão. É assustador os estragos e volumes de chuva nos meses de abril e maio. Totalmente fora da curva.

Screenshot_2024-05-23-19-21-40-275_com.android.chrome.jpg

  • Like 4
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Em 23/05/2024 em 19:17, Eclipse POA disse:

virou isso aqui aquela super MP de dias atrás:

e mais chuva e umidade pro começo da próxima semana.

e choveu e chove bem mais hj do que era previsto

 

image.png.032df3f9182e9b787a0dd400074faafd.png

Forte mp que chegou a prever 2/13 graus aqui, virou 9/14, além de abrandar os próximos pulsos.

  • Like 7
  • Thanks 1
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Em 23/05/2024 em 19:26, leo kronbauer disse:

Não é só ali a chuvarada. Olha os volumes de chuva hoje  nos vales  do Rio taquari e Rio Pardo que foram  arrasadas pelas enchentes e segue a chuva. Sou natural de Cruzeiro do Sul e moro na cidade vizinha Mato leitão. É assustador os estragos e volumes de chuva nos meses de abril e maio. Totalmente fora da curva.

Screenshot_2024-05-23-19-21-40-275_com.android.chrome.jpg

 

 

e veio bem mais do que era previsto né? Pra cá eram uns 20 ou 30, e passou de 100 mm.

Pelo mapa que vc postou , vi que por aí tb passou de 100.

Isso é muito preocupante, porque não dá nem pra confiar nas previsões de acumulados na véspera da chuvarada. Ficamos no escuro, numa caixa preta, sem saber o que esperar da intensidade da próxima chuva.

  • Like 5
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Em 23/05/2024 em 19:41, Eclipse POA disse:

 

 

e veio bem mais do que era previsto né? Pra cá eram uns 20 ou 30, e passou de 100 mm.

Pelo mapa que vc postou , vi que por aí tb passou de 100.

Isso é muito preocupante, porque não dá nem pra confiar nas previsões de acumulados na véspera da chuvarada. Ficamos no escuro, numa caixa preta, sem saber o que esperar da intensidade da próxima chuva.

Sim, na média tava marcando entre  50 e 70mm, e deu o dobro.  No mês estou com 710 mm e nos últimos 30 dias mais de 1000 mm.  No ano até agora 1844 mm. Na minha estação.

  • Like 4
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

E bem preocupante essa chuva no Rio Grande do Sul, já não suporta mais esse dilúvio, aqui no Rio de Janeiro segue mais um dia de sol forte e fez calor nas horas mais quente do dia porém um calor suportável diferente de como estava antes do dia 15 de maio. Obtive mínima de 22 graus aqui no cachambi, a máxima bateu os 32 graus. Agora céu está claro e faz 27 graus. Teremos uma boa quantidade de chuva se iniciando sábado indo ate quarte feira pois estamos precisando e pouca amplitude térmica porém o destaque será as máximas baixas no domingo será de apenas 22 graus nem me lembro a última vez que isso aconteceu na 2a devemos esquentar um pouquinho mais na 4a feira o ar frio E mais seco chega ae as mínimas ficaram boa também 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 23/05/2024 em 19:52, leo kronbauer disse:

Sim, na média tava marcando entre  50 e 70mm, e deu o dobro.  No mês estou com 710 mm e nos últimos 30 dias mais de 1000 mm.  No ano até agora 1844 mm. Na minha estação.

leo kronbauer,

dei um pesquisada no Cemaden e escolhi as cidades onde mais choveu desde 23 de abril.

mais de 1000 mm em Fontoura Xavier(em 3 dias seguidos mais de 600 mm no começo de maio).

perto de 1000 mm numa estação de Caxias do Sul

mais de 900 mm em Alto Feliz

mais de 800 mm em Teutônia.

Uma área enorme do RS com valores acima de 700 mm. Consequências, essa tragédia por dezenas de cidades.

 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 23/05/2024 em 21:30, Rafael disse:

PNI com -1,3°C (Morro da Antena) as 21hrs, será que rola uma boa mínima amanhã?

O PNI é o único lugar do Brasil que realmente faz frio relativamente constante independente de onda de calor ou massa de ar frio influenciando... Em quanto estaria o ponto de orvalho?

 

Voltando ao monitorando da próxima MP, felizmente o euro voltou a dar uma melhoradinha e gostei muito tbm da previsão pra SP inclusive com a possibilidade de mínima sub10 para final da semana que vem em dois dias... Torcer para que se mantenha e quem sabe melhores ainda mais....

 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 23/05/2024 em 21:36, Renan disse:

Extremos de hoje: 14,7C / 28,3C. 
 

Faltam apenas 2 dias para a frente chegar. E que venha mais forte que o previsto 🙏🙏

Renan,

em qual distrito você leciona geografia e o nome da escola.

você divulgou fotos da escola.

 

Na torcida para a chuva ser generalizada aqui na região no domingo, segunda e terça.

Abril choveu somente 9 mm, nesse maio 0,0 mm

 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Microclimas nos 440 volts essa noite em São Paulo.

Enquanto áreas próximas do centro registram 22 graus e URA na casa dos 50%, o extremo sul da cidade tem apenas 12 graus com URA encostando nos 100%.

 

À partir de manhã, os primeiros sinais de mudança já podem ser notados. As previsões indicam um pouco de chuva no final da tarde.

Mesmo assim, ainda deve fazer calor. O tempo deve realmente mudar no sábado.

  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

🌤️🌥️☁️☁️🌧️⛈️

 

Máxima: 33,1°C em Paulo Lopes/Espraiado

Mínima: 8,2°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo

Menor máxima: 16°C no Morro da Igreja

Rajadas máximas: 102,6 km/h no Morro da Igreja

                                      85,39 km/h no Morro das Torres

                                      82 km/h em Abelardo Luz/Linha Imigra

                                      76,7 km/h em São Joaquim/Fabrini

                                      76,32 km/h em Curitibanos

Precipitação máxima até o momento: 83 mm em Guatambu

 

> Calor considerável para final de Maio, mas nada mais surpreende neste Maio. Só na altitude é que não esquentou.

> Dia "2/2" de calor na maior parte de SC. No Vale do Itajaí foi o dia "2/3". Se não houver surpresa, amanhã ainda deve fazer pelo menos uns 25°C/26°C.

> Estação do Morro da Igreja voltou a reportar vento depois de 3 meses offline. Sabemos que não deve durar muito, mas vamos aproveitar esta temporada de funcionamento.

Edited by Moretão
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Buenas noches, temperaturas extremas el día de ayer miercoles (quarta-feira) en Montevideo (Melilla):

 

imagen.png.05cd1ddcaa749ed6b9937a90de406b46.png

 

En la estación Prado extremos de 14,8°C y 10,2°C .

 

Jornada cubierta, gris (cinza), ventosa e invernal, con baja sensación térmica.

Edited by PabloMQL
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Hoy jueves (quinta -feira) tuvimos y todavia tenemos una jornada calcada de la de ayer, cubierta, gris (cinza), ventosa e invernal, pero con mas baja sensacion termica debido a que tenemos viento mas fuerte.

 

De verdad estuvo y todavia esta muy inconfotable por esa razon caminar por la calle.

La maxima llego a 14,8°C en la estacion Prado y fue similar en la estacion Melilla.

 

La minima la estamos teniendo actualmente, alas 23hrs.: 11,5°C en la estacion Melilla y 11,8°C en la estacion Prado.

 

Noche nubosa y ventosa.

 

image.png.01b03df1ccf9f49474b8f11c52362c69.png

 

image.png.033968d5eb14dd1948d835b55fccf9fe.png

Edited by PabloMQL
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Limpando o céu, ar mais seco entrando, em boa hora para que os alagamentos sumam em tempo hábil para não causar transtornos na manhã desta sexta para quem for ao trabalho. 

 

Pela base aérea de Canoas, choveu 88 mm só hoje. Mais do que em qualquer um dos dias que levaram à enchente, mas é que naqueles dias foram vários dias - quase duas semanass - com altos acumulados (ainda que menores, em um dia, do que hj) em sequência.

Um dia totalmente imprevisível, literalmente. Só sabíamos que choveria, mas não tudo isso. 

 

Não descarto a possibilidade de eu morar em outra cidade no futuro, trabalho integralmente de forma autônoma e computacional. Mas não quero abandonar a cidade de minha infância. 

Edited by Eclipse POA
  • Like 10
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 24/05/2024 em 01:23, Eclipse POA disse:

Limpando o céu, ar mais seco entrando, em boa hora para que os alagamentos sumam em tempo hábil para não causar transtornos na manhã desta sexta para quem for ao trabalho. 

 

Pela base aérea de Canoas, choveu 88 mm só hoje.

Mais do que em qualquer um dos dias que levaram à enchente, mas é que naqueles dias foram vários dias - quase duas semanass - com altos acumulados (ainda que menores, em um dia, do que hj) em sequência.

Um dia totalmente imprevisível, literalmente. Só sabíamos que choveria, mas não tudo isso. 

 

Não descarto a possibilidade de eu morar em outra cidade no futuro, trabalho integralmente de forma autônoma e computacional. Mas não quero abandonar a cidade de minha infância. 

 

Pela prefeitura de Canoas, choveu MAIS DE 100 mm hj.

 

image.png.3f4bdbffd4606bf7910c6ba788705e44.png

  • Like 5
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 24/05/2024 em 06:58, SandroAlex disse:

Aqui em SBS a chuva chegou duas horas antes do que o Euro previa e ainda continua caindo de forma moderada. Me acordei às 02h00 com os ventos da frente de rajada e já em seguida chuva forte.

E já ultrapassou de longe o acumulado previsto para hoje pelo EURO.

O modelo previu 15mm e já temos 28mm nas últimas 04hs na estação do bairro Colonial.

 

50mm no inmet Rio Negrinho onde previa 15mm.

 

78.5mm em Mafra onde previa 20mm.

 

E continua chovendo forte principalmente na borda da serra.

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 24/05/2024 em 01:23, Eclipse POA disse:

Limpando o céu, ar mais seco entrando, em boa hora para que os alagamentos sumam em tempo hábil para não causar transtornos na manhã desta sexta para quem for ao trabalho. 

 

Pela base aérea de Canoas, choveu 88 mm só hoje. Mais do que em qualquer um dos dias que levaram à enchente, mas é que naqueles dias foram vários dias - quase duas semanass - com altos acumulados (ainda que menores, em um dia, do que hj) em sequência.

Um dia totalmente imprevisível, literalmente. Só sabíamos que choveria, mas não tudo isso. 

 

Não descarto a possibilidade de eu morar em outra cidade no futuro, trabalho integralmente de forma autônoma e computacional. Mas não quero abandonar a cidade de minha infância. 

Bom dia. Me tira uma dúvida e também desculpe a minha ignorância: Existe a possibilidade aí das pessoas construírem as casas no alto? Tipo as palafitas que existem na região norte, mas feitas de concreto e no mínimo a uns 2,50m do chão.

Me desculpa se eu falei alguma besteira.

Edited by pauloribrj
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 24/05/2024 em 01:23, Eclipse POA disse:

Não descarto a possibilidade de eu morar em outra cidade no futuro, trabalho integralmente de forma autônoma e computacional. Mas não quero abandonar a cidade de minha infância. 

 

Eu acredito muito que vocês terão tempos melhores. Estava olhando as estatísticas, apesar destes extremos recentes, boa parte dos meses mais chuvosos da história de POA são antigos, sinal que já ocorria antes, embora agora tenha o agravante das mudanças climáticas.

 

E, de acordo com dados mais recentes que vi da enchente, o Guaíba pode ter tido pico máximo de 5 ou 5,10 m, acima mas não tanto assim da enchente da década de 40 (um acréscimo de ~30 cm). À medida que conheço mais a história climática da cidade (por meio de relatos aqui, matérias de institutos aí da região, etc), vejo que a inundação foi uma anomalia, mas não tão distante do 2º lugar. E, convenhamos, uma hora ou outra a inundação de 1941 seria superada. Mais no auge do evento, lá no começo de maio, tinha a impressão de ser algo até maior, do ponto de vista histórico. Falo somente por POA, claro. Em Caxias do Sul, sim, a superação do recorde anterior é alarmante.

 

O que acredito muito é que o RS deve pensar em proteger suas APPs e a população do estado respeitar o espaço do rio, construindo casas distantes o suficiente pra se proteger e proteger as águas. Margem de rio não é lugar de prédio. Fico pensando se, na década de 40, houvesse a população atual morando nos locais em que estão, teríamos visto essas cenas horrorosas no Vale do Taquari. Acredito que sim, talvez um pouco menos impactantes, mas sim. O centro de Porto alegre por exemplo, alagado desde o começo do mês. Não era pra ter cidade ali, que parece ser uma planície de inundação natural, dado que tornou-se o leito maior do corpo d'água. Não é uma enchente que avança momentaneamente por uma anomalia, a água foi e sentou encima de onde é o seu lugar. Há, também, o fator da falta de manutenção das comportas da cidade.

 

Enfim, as mudanças climáticas são uma realidade e um desafio cada vez mais presente, mas com uma mudança na forma de uso do solo, dá pra conviver melhor com seus extremos. Isso aqui vale pra quase todas as cidades brasileiras, inclusive.

 

Mínima de 15,7ºC hoje na Pampulha. 

 

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.